• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Uma coisa que reparei, que msm colocando o curve optimizer em - 15 o vcore sempre passa dos 1.4v. Axo q não muito como fugir desse vcore.
 
Uma coisa que reparei, que msm colocando o curve optimizer em - 15 o vcore sempre passa dos 1.4v. Axo q não muito como fugir desse vcore.
É essa que é a minha questão
Dizem que acima dos 1.35 rola degradação do chip porém, ao usar em automático o VID pega essas tensões extratosféricas.
Não consigo entender
 
É essa que é a minha questão
Dizem que acima dos 1.35 rola degradação do chip porém, ao usar em automático o VID pega essas tensões extratosféricas.
Não consigo entender
Não creio que a AMD faça um negócio para estragar. Se ele pega essa tensão em auto, deve ser normal.
 
Não creio que a AMD faça um negócio para estragar. Se ele pega essa tensão em auto, deve ser normal.
Esse é o meu receio
to usando clock travado em 4.6 mesmo e to subindo as memórias, ja fiz o teste do TM5 com perfil extreme e agora to rodando o memory test e ja tem 2 horas
processador no talo e memória também e está tranquilo, depois vou ver se volto ao pbo2+co
 
Boa tarde pessoal, fiz alguns testes aqui no 5800x e em todos cenários o vcore vai para a casa dos 1.4V, até utilizando o ECO mode (65W). Bom utilizei os seguintes programas para fazer bench, o Cinebench R20, Cinebench R15 e o CPUZ. No caso da cpu em stock ainda não testei no R20.

1º Caso: CPU Stock (tudo em auto):

Cinebench R15:
vzcW9oi.png
2º Caso: PPT 120W, TDC 95A, EDC 140A, Curve Optimizer em -15 All Cores:

Cinebench R20:
Enzi0v9.png
Cinebench R15:
Zj4oVbI.png
CPUZ:
06aETJg.png
3º Caso: PPT 120W, TDC 95A, EDC 140A, Curve Optimizer Per core -25 -25 -25 -25 -20 -25 -25 -25:

Cinebench R20:
jtM3adZ.png
Cinebench R15:
RUcQKBx.png
CPUZ:
GFV7MFD.png
4º Caso: ECO MODE 65W Curve Optimizer disable

Cinebench R20:
zfTOV1U.png
Cinebench R15:
mDoFYvm.png
CPUZ:
4cTgW9j.png

5º Caso: ECO MODE 65W, Curve Optimizer All Cores -15:

Cinebench R20:
HtMg2T6.png

Cinebench R15:
MnB73df.png

CPUZ:
I4tA5iE.png

6º Caso: ECO MODE 65W, Curve Optimizer Per core -25 -25 -25 -25 -20 -25 -25 -25:

CInebench R20:
7Rj8J13.png

Cinebench R15:
juqruhr.png

CPUZ:
6qR7a8m.png

Lembrando que o Curve Optimizer Per core -25 -25 -25 -25 -20 -25 -25 -25 eu testei com 1minuto em cada nucleo no modo AVX2, obviamente que tenho que testar mais, porém utilizei mais para efeito de comparação, por enquanto para uso diário estou usando All cores -15, PPT 120W, TDC 95A, EDC 140A.

Sobre o Vcore, notei que em todos os casos ele fica acima dos 1.4V, realmente não sei se ainda existe a degradação por conta disso, talvez o @RHBH saiba sobre esse fato.
 
Boa tarde pessoal, fiz alguns testes aqui no 5800x e em todos cenários o vcore vai para a casa dos 1.4V, até utilizando o ECO mode (65W). Bom utilizei os seguintes programas para fazer bench, o Cinebench R20, Cinebench R15 e o CPUZ. No caso da cpu em stock ainda não testei no R20.

1º Caso: CPU Stock (tudo em auto):

Cinebench R15:
vzcW9oi.png
2º Caso: PPT 120W, TDC 95A, EDC 140A, Curve Optimizer em -15 All Cores:

Cinebench R20:
Enzi0v9.png
Cinebench R15:
Zj4oVbI.png
CPUZ:
06aETJg.png
3º Caso: PPT 120W, TDC 95A, EDC 140A, Curve Optimizer Per core -25 -25 -25 -25 -20 -25 -25 -25:

Cinebench R20:
jtM3adZ.png
Cinebench R15:
RUcQKBx.png
CPUZ:
GFV7MFD.png
4º Caso: ECO MODE 65W Curve Optimizer disable

Cinebench R20:
zfTOV1U.png
Cinebench R15:
mDoFYvm.png
CPUZ:
4cTgW9j.png

5º Caso: ECO MODE 65W, Curve Optimizer All Cores -15:

Cinebench R20:
HtMg2T6.png

Cinebench R15:
MnB73df.png

CPUZ:
I4tA5iE.png

6º Caso: ECO MODE 65W, Curve Optimizer Per core -25 -25 -25 -25 -20 -25 -25 -25:

CInebench R20:
7Rj8J13.png

Cinebench R15:
juqruhr.png

CPUZ:
6qR7a8m.png

Lembrando que o Curve Optimizer Per core -25 -25 -25 -25 -20 -25 -25 -25 eu testei com 1minuto em cada nucleo no modo AVX2, obviamente que tenho que testar mais, porém utilizei mais para efeito de comparação, por enquanto para uso diário estou usando All cores -15, PPT 120W, TDC 95A, EDC 140A.

Sobre o Vcore, notei que em todos os casos ele fica acima dos 1.4V, realmente não sei se ainda existe a degradação por conta disso, talvez o @RHBH saiba sobre esse fato.
É isso que eu quero entender, teoricamente não era para atingir essa tensão pelo fato de você jogar a curva negativa
Será que vai automaticamente esse vcore para conseguir o boost?
 
É isso que eu quero entender, teoricamente não era para atingir essa tensão pelo fato de você jogar a curva negativa
Será que vai automaticamente esse vcore para conseguir o boost?
Até no modo eco 65w. Axo que eh assim msm, acredito q ele joga no alto para não correr risco de dar falta e dar bsod
 
É isso que eu quero entender, teoricamente não era para atingir essa tensão pelo fato de você jogar a curva negativa
Será que vai automaticamente esse vcore para conseguir o boost?
Mandei os dados pro joel aqui, uso C.O all cores -20 e modo ECO (65W), jogando BFV processador nao passa de 72c no pior cenário e fica entre 1.2/3v no max.
3khVtVU.jpg
 
Manda os dados pra mim?
era pra ser um video mas nao consegui subir o video aqui, mas tá ai o print do video que acabei de fazer, botei o game no ultra com o Fps travados a 140, 64players e esperei uma cena problemátca e gravei.
C.O -20 negative
Eco Mode (65w)
0 perda de desenpenho em jogos e faço render tmb nao notei diferença. processador n passa de 72c muito bom !
EqiA8K7.png
BWtzhTP.png
 
É isso que eu quero entender, teoricamente não era para atingir essa tensão pelo fato de você jogar a curva negativa
Será que vai automaticamente esse vcore para conseguir o boost?

O undervolt com CO negativo consiste em mover a curva de forma que a CPU faça um boost maior com a mesma tensão.

Caso queira reduzir o consumo é necessário reduzir o PPT.
 
O undervolt com CO negativo consiste em mover a curva de forma que a CPU faça um boost maior com a mesma tensão.

Caso queira reduzir o consumo é necessário reduzir o PPT.
Mas será que a tensão que atinge com o ppt que me passou, tipo 1.4, 1.42 é grave a longo prazo mesmo com a curva negativa?
 
Mas será que a tensão que atinge com o ppt que me passou, tipo 1.4, 1.42 é grave a longo prazo mesmo com a curva negativa?

Se a tensão estiver em automático, a tensão utilizada sempre é segura, com pequenas ressalvas em relação ao Scalar, não conheço em detalhes os efeitos mas alguns dizem que um Scalar em 10x reduz a vida útil / aumenta a degradação do silício, repetindo, não conheço em detalhes para dissertar se tais alegações são verídicas ou não.

Os Ryzen podem ir até 1.50v em boost single thread / burst.

Em cargas multi thread pesadas raramente vemos acima de 1.30v, pois exigem muita corrente.
 
Se a tensão estiver em automático, a tensão utilizada sempre é segura, com pequenas ressalvas em relação ao Scalar, não conheço em detalhes os efeitos mas alguns dizem que um Scalar em 10x reduz a vida útil / aumenta a degradação do silício, repetindo, não conheço em detalhes para dissertar se tais alegações são verídicas ou não.

Os Ryzen podem ir até 1.50v em boost single thread / burst.

Em cargas multi thread pesadas raramente vemos acima de 1.30v, pois exigem muita corrente.
Então posso manter safe o CO+PBO2 né?
Porque a temperatura ta safe.

pensei em limitar em 45w, será que vou perder muito desempenho?
 
Então posso manter safe o CO+PBO2 né?
Porque a temperatura ta safe.

pensei em limitar em 45w, será que vou perder muito desempenho?

Até uns 15% de redução no PPT o CO deve compensar e ficar mais ou menos com performance "stock".

Acima disso já deve perder desempenho em relação a stock.

Questão de temperatura não precisa se preocupar muito, os Ryzen são mais esquentados que Intel, mas mesmo assim consomem menos. São arquiteturas bem diferentes.
 
Até uns 15% de redução no PPT o CO deve compensar e ficar mais ou menos com performance "stock".

Acima disso já deve perder desempenho em relação a stock.

Questão de temperatura não precisa se preocupar muito, os Ryzen são mais esquentados que Intel, mas mesmo assim consomem menos. São arquiteturas bem diferentes.
Qual configuração você sugere para ficar assim?
 
Entrre 65W e 75W de PPT com CO negativo, deve reduzir as temps sem perder desempenho em relação a stock.
 
Entrre 65W e 75W de PPT com CO negativo, deve reduzir as temps sem perder desempenho em relação a stock.
O modo eco joga para 80w o PPT, porém baixa drasticamente o EDC e TDC.
 
Uma configuração que fiz aqui que ficou legal, é baixar o PPT para 110W e colocar o Curve em -15 all cores. Está com desempenho similar ao processador em stock porém com a temperatura 10º C mais baixa.

Uma coisa que não entendo o pessoal falando sobre o melhor núcleo, pq o pessoal usa uma curva menos agressiva nos melhores núcleos?
 
Uma configuração que fiz aqui que ficou legal, é baixar o PPT para 110W e colocar o Curve em -15 all cores. Está com desempenho similar ao processador em stock porém com a temperatura 10º C mais baixa.

Uma coisa que não entendo o pessoal falando sobre o melhor núcleo, pq o pessoal usa uma curva menos agressiva nos melhores núcleos?

Pq ele já faz um boost maior que todos os outros, se aplicar o mesmo offset negativo ele crasha.
 
Pq ele já faz um boost maior que todos os outros, se aplicar o mesmo offset negativo ele crasha.
A valeu. Então os melhores núcleos é melhor nem usar curva negativa?

Pena o ryzen Master não instala nem com Reza aqui, ele roda o executável do instalador, faz que instalou e hora que vou abrir nada acontece. Nem na lista de programas ele aparece.
 
A valeu. Então os melhores núcleos é melhor nem usar curva negativa?

Pena o ryzen Master não instala nem com Reza aqui, ele roda o executável do instalador, faz que instalou e hora que vou abrir nada acontece. Nem na lista de programas ele aparece.

Pode usar sim.
 
Pode usar sim.
Me tira uma dúvida, eu preciso mexer no LLC para estabilizar melhor a curva?

Edit: jogando escape from tarkov todos os nucleos estão a 4750-4800 e 1.38mv de vcore, temperatura 55 graus.

To com muito medo é dessa tensão
 
Última edição:
Me tira uma dúvida, eu preciso mexer no LLC para estabilizar melhor a curva?

Edit: jogando escape from tarkov todos os nucleos estão a 4750-4800 e 1.38mv de vcore, temperatura 55 graus.

To com muito medo é dessa tensão
Aqui fica nisso:
z5WqHM3.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo