Compartilho do mesmo pensamento
Não tem ganhos expressivos em jogos.
Uma coisa que você pode fazer é igual ao
@HunS faz, um perfil "4.6, 4.7" com tensões um pouco mais altas para dias mais frios que você irá jogar
E um perfil tipo 4.5 ou 4.4 com tensões bem mais baixas.
Aqui to deixando 4.5 com 1.15mv +llc lvl 1 batendo 1.169 as vezes, jogando não muda nada para o processador em stock nas máximas e mínimas, ai fiquei satisfeito
é o que falamos via pv.
dps que o usuário começa analisar detalhe a detalhe , com um CPU que já "sobra" em qualquer cenário de games atuais ( falando de ryzen 5xxxx ) , ele começa a perceber que a diferença é insignificante ou inexistente no fps do jogo, seja em AUTO , CLOCK FIXO e PBO+CO.
passei dias , semanas e até mês tentando extrair o maior clock possível FIXO , seja o PBO+CO mais agressivo ( pra ver o single bonitinho bater 4.9 , 5.0 ) , ou seja o automático do cpu.
qnd se trata de benchmarks sintéticos , r20 , r23 , occt , aida , firestrike , intelburntest , e benchs SINTETICOS dos games ( ex : TOmbraider ) , vc enxerga os números flutuarem , porem mto próximos , o que varia dai bastante é as temperaturas , tanto em IDLE , qnto de média , quanto PICOS. E claro que com essa oscilação doida , vem os "picos de VUMMMMMMM" dos fans pra tentar acompanhar a loucura de sair de um 0.6v para um 1.45v.
acho que as 3 formas de usar são legais , e respeito todas elas , eu sinceramente queria ter visto um resultado maior no PBO+CO , pois sempre esperamos que o relogio batendo o maior numero possível ( e cheguei a ver o meu bater 4925 ) , isso refletisse em desempenho superior , mesmo que custasse alguns Graus. Porem além de não ver esse ganho (FPS) aparecer , o aumento de temperatura é praticamente 10c e o consumo "jogando" de 85w(do meu uso habitual) passa para 115-120w. Sem considerar o consumo adicional das ventoinhas e os ruídos excessivos.
desde abril venho usando 4.550mhz fixo , porem a cada bios , venho conseguindo abaixar cada vez mais.
atualmente uso com 1.14v + LLC2 ( que é o segundo mais agressivo da minha mb ) e deixo as Phases da MB em 130% em modos High.
dias quentes ( 30 a 38c ) ambiente , jogando fico com 64-68c , com todas ventoinhas em modo silents.
dias amenos ( 20 a 30 ) fico com 60-64c
dias frios ( <20 ) fico com <60c.