• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Se vai funcionar bem não vejo o porque se preocupar, porém monitore os picos de tensão, se ficar subindo muito em altas voltagens a cima das que o PBO em automático controla aí sim se preocupe.

Só porque comentei, acabei de sofrer um congelamento, provavelmente algum núcleo "ruim" peidou. Testando -25 agora.

Mas problemas com tensões altas acho que está tranquilo, mesmo em pico nenhuma tensão ficou acima dos patamares sem PBO ativado por aqui.
 
Só porque comentei, acabei de sofrer um congelamento, provavelmente algum núcleo "ruim" peidou. Testando -25 agora.

Mas problemas com tensões altas acho que está tranquilo, mesmo em pico nenhuma tensão ficou acima dos patamares sem PBO ativado por aqui.
Aqui com -10 no CO o máximo ta batendo 1.44mv

To meio preocupado com essas tensões, pensei que baixaria bem mais
 
Aqui com -10 no CO o máximo ta batendo 1.44mv

To meio preocupado com essas tensões, pensei que baixaria bem mais
Axo que hoje o que mais danifica a cpu eh altas temperaturas. Diferente dos Intel de antigamente que degradavam com tensões altas.
 
Aqui com -10 no CO o máximo ta batendo 1.44mv

To meio preocupado com essas tensões, pensei que baixaria bem mais

Aqui com -18 (que é como normalmente uso, sem mexer no LLC) não atinge 1,4v nem em pico.
 
Axo que hoje o que mais danifica a cpu eh altas temperaturas. Diferente dos Intel de antigamente que degradavam com tensões altas.
Né não, o que degrada é tensão alta mesmo, pelo menos na série 3xxx não era legal passar de 1.35mv

Sem-t-tulooioi.jpg


Isso ai jogando pubg, temp média de 63 graus
 
Né não, o que degrada é tensão alta mesmo, pelo menos na série 3xxx não era legal passar de 1.35mv

Sem-t-tulooioi.jpg


Isso ai jogando pubg, temp média de 63 graus
Experimenta colocar - 15
 
Deixo em quanto o max boost?

Mexo no load line calibration?
Seu objetivo é só baixar vcore e temperatura? Aqui só mexi no ppt e coloquei o curve em - 15 all cores.
 
Estou testando sem os 200Mhz aqui e é impressionante o aparente esforço que a CPU faz pra conseguir esse boost.

Pico de 1,385v mesmo com curve em -25 antes, agora pico de 1,256v com curve em -22 rodando o mesmo teste do 7-Zip. E com pico de temperatura batendo 10º C a menos.

ZzVUm18.png


É só um teste rápido, sei que não define nada, mas se continuar assim largo mão fácil desses 200Mhz. Ótima dica, estava sempre colocando esses 200Mhz e nem me dei conta disso.
 
Estou testando sem os 200Mhz aqui e é impressionante o aparente esforço que a CPU faz pra conseguir esse boost.

Pico de 1,385v mesmo com curve em -25 antes, agora pico de 1,256v com curve em -22 rodando o mesmo teste do 7-Zip. E com pico de temperatura batendo 10º C a menos.

ZzVUm18.png


É só um teste rápido, sei que não define nada, mas se continuar assim largo mão fácil desses 200Mhz. Ótima dica, estava sempre colocando esses 200Mhz e nem me dei conta disso.
Aqui o VID tá sempre batendo 1.4+
To com -15 e +100mhz mas acho que vou baixar mais...tipo para 50mhz e -20, -25 em all cores

Ou deixar fixo mesmo em 4.6 com 1.25mv
 
Aqui o VID tá sempre batendo 1.4+
To com -15 e +100mhz mas acho que vou baixar mais...tipo para 50mhz e -20, -25 em all cores

Ou deixar fixo mesmo em 4.6 com 1.25mv

Apenas 50Mhz pra um processador que sem PBO2 já roda a 4,65Ghz faz mesmo diferença?

Achei a dica do outro forista excelente. Que tal testar sem nenhum boost no PBO pra ver como fica? Aqui está simplesmente ótimo, a diferença de desempenho é insignificante pela tensão e temperaturas requeridas a mais pra sustentar esse boost.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E aqui ainda com -22 e sem boost no PBO2 está rodando perfeitamente estável até com 6 threads do 7-Zip no meu "pior" núcleo.

Kek71tP.png


Vou tentar ver se pego -25 ou até -30 logo, já que desativei o boost.
 
Última edição:
Apenas 50Mhz pra um processador que sem PBO2 já roda a 4,65Ghz faz mesmo diferença?

Achei a dica do outro forista excelente. Que tal testar sem nenhum boost no PBO pra ver como fica? Aqui está simplesmente ótimo, a diferença de desempenho é insignificante pela tensão e temperaturas requeridas a mais pra sustentar esse boost.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E aqui ainda com -22 e sem boost no PBO2 está rodando perfeitamente estável até com 6 threads do 7-Zip no meu "pior" núcleo.

Kek71tP.png


Vou tentar ver se pego -25 ou até -30 logo, já que desativei o boost.
Eu vou tentar desativar e testar
Mas tô com o corecycle testando núcleo por núcleo, as X é até melhor deixar no fixo mesmo já que consigo tensões bem menores.


Edit: o VID não baixa por nada...sempre na casa dos 1.41 quando dá o boost
Não importa se tiver-30
 
Última edição:
Eu vou tentar desativar e testar
Mas tô com o corecycle testando núcleo por núcleo, as X é até melhor deixar no fixo mesmo já que consigo tensões bem menores.


Edit: o VID não baixa por nada...sempre na casa dos 1.41 quando dá o boost
Não importa se tiver-30

Que estranho. Testei -30 e o pico máximo foi 1,205v, mas o Windows reiniciou e estou testando -25.

Está usando LLC High/Extreme? Testei mexer no LLC e as tensões ficaram altas mesmo com -30, depois voltei pro Auto.
 
Que estranho. Testei -30 e o pico máximo foi 1,205v, mas o Windows reiniciou e estou testando -25.

Está usando LLC High/Extreme? Testei mexer no LLC e as tensões ficaram altas mesmo com -30, depois voltei pro Auto.
Aqui na asrock e do leve 1 ao 5, na tensão fixa o level 1 é o que se assemelha a tensão da bios, level 5 no c.o é o que mantém a tensão baixa, aqui em -30 +50 a tensão máxima bateu 1.28, porém, reiniciou no core 3..vou tentar -25

Edit: Desisto, os picos de tensão ficam bem altos, bate do nada 1.41, 1.44

Deixei em 4.7 com 1.3mv mesmo e ta bom
 
Última edição:
Mudei a estratégia e resolvi testar núcleo por núcleo usando o Prime 95 com 2 threads, que depois pelo gerenciador de tarefas mesmo eu atribuo às threads do núcleo que eu quero testar. Tô usando Small FFTs sem desativar AVX2, que gera uma carga de trabalho irreal, mas se fica estável com isso, então fica estável em qualquer outro uso normal.

A vantagem é que quando a tensão é insuficiente não demora muito a dar erro, coisa de minutos, às vezes logo no começo. Depois, quando a coisa parece estável, deixei rodar de 40 a 60 minutos e se não der nada já considero estável. Comecei pelo meu "pior núcleo", que ficou estável com -16 no curve optimizer com boost do PBO2 desligado. A tensão no pico não chegou a 1,28v.

O que acham dessa abordagem?
 
pessoal, para fazer OVERCLOCK precisa melhorar a refrigeração, não tem saída, infelizmente. Testar núcleo a núcleo é bom, mas quando todos estão ativos o calor gerado é maior do que individualmente, então pode haver instabilidade. Considerem que se estão usando AVX2, então é preciso ter uma margem mínima de 10°C do ponto crítico de funcionamento do transístor de processador, por exemplo, se o ponto crítico for 74°C, então 64ºC é o limite máximo que os núcleos individuais devem manter, sem subir nada.

lembrando: tensão muito alta + temperatura alta e além dos limites críticos = degradação permanente.
 
Mudei a estratégia e resolvi testar núcleo por núcleo usando o Prime 95 com 2 threads, que depois pelo gerenciador de tarefas mesmo eu atribuo às threads do núcleo que eu quero testar. Tô usando Small FFTs sem desativar AVX2, que gera uma carga de trabalho irreal, mas se fica estável com isso, então fica estável em qualquer outro uso normal.

A vantagem é que quando a tensão é insuficiente não demora muito a dar erro, coisa de minutos, às vezes logo no começo. Depois, quando a coisa parece estável, deixei rodar de 40 a 60 minutos e se não der nada já considero estável. Comecei pelo meu "pior núcleo", que ficou estável com -16 no curve optimizer com boost do PBO2 desligado. A tensão no pico não chegou a 1,28v.

O que acham dessa abordagem?
Acho que no meu caso como vou apenas jogar BF e fazer pequenos renders, ativei o ECO mode na bios em 65w e tou feliz, processador não passa de 67c no cineR20 fazendo 5682pts ficando a 4.4 GHz, 300pts a baixo do o pbo que fiz, porém no pbo a temperatura chegava a 82c no bf que não é um absurdo, agora no bf não passa de 73c e isso no pior cenário. Eco mode pra quem vai apenas jogar n vai fazer diferença e VC vai reduzir bastante a temp.
 
Acho que no meu caso como vou apenas jogar BF e fazer pequenos renders, ativei o ECO mode na bios em 65w e tou feliz, processador não passa de 67c no cineR20 fazendo 5682pts ficando a 4.4 GHz, 300pts a baixo do o pbo que fiz, porém no pbo a temperatura chegava a 82c no bf que não é um absurdo, agora no bf não passa de 73c e isso no pior cenário. Eco mode pra quem vai apenas jogar n vai fazer diferença e VC vai reduzir bastante a temp.

Nesse seu cenário não seria mais interessante deixar tudo no padrão, apenas definindo no PBO uma temperatura máxima? Já testei por aqui deixando o máximo em 40º C e realmente o processador sozinho toma conta de aliviar a carga para não passar dessa temperatura, por exemplo.

Para quem não quer se preocupar muito em ficar configurando e testando ou não se importa com perda de desempenho porque na prática não haverá diferença, como ao jogar, não seria melhor?

Mas acredito que mexer na curva seja melhor justamente para o processador oferecer mais aquecendo menos (melhoria de eficiência), não apenas para ficar abaixo de certo limitar de temperatura a qualquer custo.
 
Nesse seu cenário não seria mais interessante deixar tudo no padrão, apenas definindo no PBO uma temperatura máxima? Já testei por aqui deixando o máximo em 40º C e realmente o processador sozinho toma conta de aliviar a carga para não passar dessa temperatura, por exemplo.

Para quem não quer se preocupar muito em ficar configurando e testando ou não se importa com perda de desempenho porque na prática não haverá diferença, como ao jogar, não seria melhor?

Mas acredito que mexer na curva seja melhor justamente para o processador oferecer mais aquecendo menos (melhoria de eficiência), não apenas para ficar abaixo de certo limitar de temperatura a qualquer custo.
VC fala do thermal throttle, eu usava isso até dois dias atrás, e decidi testar o eco mode e tou gostando
 
Finalizei os testes usando o Prime95 em 2 threads por núcleo com AVX2. E testei a estabilidade em idle também. Consegui não ter nenhum problema ao configurar a curva em -23, -23, -18, -23, -19, -19, sem AutoOC, PBO Limits (Motherboard) e PBO Scalar (Auto) e vou usar desse jeito.

Fiz alguns testes no Cinebench R20 e os resultados foram esses:

Teste #1 - Sem configurar curva, sem AutoOC, PBO Limits (Motherboard) e PBO Scalar (Auto).
4150 (multi) / 556 (single) / tensão no pico: 1,381v

Teste #2 - Sem configurar curva, AutoOC +200, PBO Limits (Motherboard) e PBO Scalar (Auto).
4148 (multi) / 579 (single) / tensão no pico: 1,456v

Teste #3 - Curva -23, -23, -18, -23, -19, -19, sem AutoOC, PBO Limits (Motherboard) e PBO Scalar (Auto).
4257 (multi) / 556 (single) / tensão no pico: 1,281v

Teste #4 - Curva -23, -23, -18, -23, -19, -19, AutoOC +200, PBO Limits (Motherboard) e PBO Scalar (Auto).
4282 (multi) / 583 (single) / tensão no pico: 1,381v (sim, igual ao primeiro teste)

O único teste em que a temperatura não passou de 70º C foi o #3.
 
Finalizei os testes usando o Prime95 em 2 threads por núcleo com AVX2. E testei a estabilidade em idle também. Consegui não ter nenhum problema ao configurar a curva em -23, -23, -18, -23, -19, -19, sem AutoOC, PBO Limits (Motherboard) e PBO Scalar (Auto) e vou usar desse jeito.

Fiz alguns testes no Cinebench R20 e os resultados foram esses:

Teste #1 - Sem configurar curva, sem AutoOC, PBO Limits (Motherboard) e PBO Scalar (Auto).
4150 (multi) / 556 (single) / tensão no pico: 1,381v

Teste #2 - Sem configurar curva, AutoOC +200, PBO Limits (Motherboard) e PBO Scalar (Auto).
4148 (multi) / 579 (single) / tensão no pico: 1,456v

Teste #3 - Curva -23, -23, -18, -23, -19, -19, sem AutoOC, PBO Limits (Motherboard) e PBO Scalar (Auto).
4257 (multi) / 556 (single) / tensão no pico: 1,281v

Teste #4 - Curva -23, -23, -18, -23, -19, -19, AutoOC +200, PBO Limits (Motherboard) e PBO Scalar (Auto).
4282 (multi) / 583 (single) / tensão no pico: 1,381v (sim, igual ao primeiro teste)

O único teste em que a temperatura não passou de 70º C foi o #3.
Bons resultados, deixou rodando quanto tempo o prime95?
 
Bons resultados, deixou rodando quanto tempo o prime95?

De 40 a 60 minutos em cada núcleo com as 2 threads. Mas na prática só rodou tanto tempo quando achei o melhor número na curva (comecei com -30), pois nos outros cenários não demorava nem uns 5 minutos pra dar erro, isso quando o teste nem rodava. Depois de terminar tudo, deixei mais 1 hora rodando com 12 threads, sem problemas também.

Como uso APU, hoje estou fazendo o mesmo com o IGP e testando via FurMark.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo