• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Bom dia guys, essa semana chega meu ryzen 7 5800x, a ultima peça do meu pc da assinatura, as demais já estão aqui em casa na caixa. Estou ouvindo falar que esse processador é esquentado para um carahl***, tenho um WC de 240mm da Super Flower, não é certeza que vai segurar esse proc. nos 70~75c como imaginei, então vi esse tópico a respeito do PBO2 + CO (que não sei nem pra onde vai), passei a noite acordado pesquisando a respeito e meio que entendi é um tipo de undervolted. reduzir o consumo pra ele gerar menos calor (básicamente isso).
Bom, eu tenho uma B550 Tomahawk e dei uma olhada nesse video () e ele fez pelo modo ECO, que parece ser uma configuração pronta, colocando o consumo do proc. em 65W, aparentemente resolveu o problema da temperatura, que no caso dele tava chegando em 90c com AIO de 240mm, gostaria de saber qual é o melhor modo de fazer isso, pelo modo ECO ou configurando manualmente o PBO2 + CO ?
bom, montei esse pc esse mês apenas pra jogar o BF2042 (só jogo a franquia BF e DOTA as vezes), e gostaria de saber se nesses dois modos eu vou ser bastante penalizado em desempenho em jogos como Battlefield multiplayer ? tenho uma RTX 3070ti e um monitor de 144hz 1080p, gostaria de jogar nessas taxas de quadros e não pretendo fazer over no proc. (e nem dá mesmo se quisesse kkkk).
sei que é dificil falar de algo que ainda nao tenho em mãos, mas já quero ficar ciente do que vou ter que fazer, fiquei em duvida pq no video dele me pareceu bem eficaz fazendo pelo ECO, travando em 65W ou 95W.
e a ultima pergunta é que eu vejo testes no youtube desse processador rodando jogos a 75c, essa é uma temp. aceitável pra esse processador em games como BF ? desde já agradeço !
 
Última edição:
Tenho o PC da assinatura com um Lian Li Galahad 360mm e um 5600X, não consigo fazer as temperaturas ficarem aceitáveis e, teste de stress… puta bicho quente. Já reapliquei pasta e chego a achar que meu cooler esteja bichado. Pro 5600X ficar em 4.6ghz preciso mandar bala na tensão e o bicho vai até 80ºC….
 
Tenho o PC da assinatura com um Lian Li Galahad 360mm e um 5600X, não consigo fazer as temperaturas ficarem aceitáveis e, teste de stress… puta bicho quente. Já reapliquei pasta e chego a achar que meu cooler esteja bichado. Pro 5600X ficar em 4.6ghz preciso mandar bala na tensão e o bicho vai até 80ºC….
80ºc em teste de stress está muito bom.

Não me preocuparia com isso
 
Tenho o PC da assinatura com um Lian Li Galahad 360mm e um 5600X, não consigo fazer as temperaturas ficarem aceitáveis e, teste de stress… puta bicho quente. Já reapliquei pasta e chego a achar que meu cooler esteja bichado. Pro 5600X ficar em 4.6ghz preciso mandar bala na tensão e o bicho vai até 80ºC….
Estranho o meu mesmo em stock fica em 4.65 ghz
 
80ºc em teste de stress está muito bom.

Não me preocuparia com isso
Mas é meio estranho. Eu tenho um 5600x num gabinete minúsculo, uma Biostar B450GT e um Air Cooler CM 212 Turbo. Fiz um teste de stress de 5min no CPU-Z com ele setado a 4,6GHz @ 1.35V e não passou de 75ºC.

Inclusive, se alguém souber mexer no PBO de uma mobo Biostar, eu aceito uma ajuda aqui haha.
 
Mas é meio estranho. Eu tenho um 5600x num gabinete minúsculo, uma Biostar B450GT e um Air Cooler CM 212 Turbo. Fiz um teste de stress de 5min no CPU-Z com ele setado a 4,6GHz @ 1.35V e não passou de 75ºC.

Inclusive, se alguém souber mexer no PBO de uma mobo Biostar, eu aceito uma ajuda aqui haha.
cpuz é um test "nutella"..

stress é prime95 , intelburntest , cinebench , occt, entre outros...

baixe o Intelburntest e rode ele na config extreme.
 
Tenho o PC da assinatura com um Lian Li Galahad 360mm e um 5600X, não consigo fazer as temperaturas ficarem aceitáveis e, teste de stress… puta bicho quente. Já reapliquei pasta e chego a achar que meu cooler esteja bichado. Pro 5600X ficar em 4.6ghz preciso mandar bala na tensão e o bicho vai até 80ºC….
Qual teste de stress você fez e por quanto tempo?
 
Mas é meio estranho. Eu tenho um 5600x num gabinete minúsculo, uma Biostar B450GT e um Air Cooler CM 212 Turbo. Fiz um teste de stress de 5min no CPU-Z com ele setado a 4,6GHz @ 1.35V e não passou de 75ºC.

Inclusive, se alguém souber mexer no PBO de uma mobo Biostar, eu aceito uma ajuda aqui haha.
Seu VCORE está fixo, em auto ele sobe mais do que vc está usando

E vai depender muito do teste de stress utilizado.

O CPU-Z como já disseram não é tão exigente qto a outros que existem por ai
 
Seu VCORE está fixo, em auto ele sobe mais do que vc está usando

E vai depender muito do teste de stress utilizado.

O CPU-Z como já disseram não é tão exigente qto a outros que existem por ai
Setei em 4.6GHz como o brother comentou... Mas pelo jeito o cara mandou mensagem e abandonou o tópico. Quanto ao software, quero usar o mesmo para fazer sentido a comparação.
 
Boa noite pessoal, resolvi brincar um pouco com o 5800x, e configurei da seguinte forma:
PPT: 120W
TDC: 85A
EDC: 130A

Curve Optimizer: All Cores, -20

EWz5QwA.png


Queria saber se estão bons esses valores? Aceito sugestões para melhorar.
 
Boa noite pessoal, resolvi brincar um pouco com o 5800x, e configurei da seguinte forma:
PPT: 120W
TDC: 85A
EDC: 130A

Curve Optimizer: All Cores, -20

EWz5QwA.png


Queria saber se estão bons esses valores? Aceito sugestões para melhorar.

Testa com TDC 95A e EDC 140A.

Pode deixar o PPT em 120W (o padrão é 142W).

Dessa forma deve estar com desempenho bem próximo de stock mas com temperaturas menores (graças a curva negativa).

Vale a pena testar em stock e dessa forma pra comparar a redução de temperatura e validar se a performance está realmente no mesmo nível de stock.
 
Testa com TDC 95A e EDC 140A.

Pode deixar o PPT em 120W (o padrão é 142W).

Dessa forma deve estar com desempenho bem próximo de stock com temperaturas menores (graças a curva negativa).
Ta pra chegar meu 5600x
Tem algum parâmetro para começar no co+pbo2?

Vou testar ele no ctr e depois começar a brincar
 
Ta pra chegar meu 5600x
Tem algum parâmetro para começar no co+pbo2?

Vou testar ele no ctr e depois começar a brincar

O 5600X é uma CPU de 65W. Tu pode transformar ele num "5600XT" (clocks bombados) se usar os mesmos parâmetros padrões das CPUs de 105W. Sua placa mãe vai suportar pois ela suporta as CPUs de 105W.

O padrão de 105W é:

PPT: 142W.
TDC: 95A.
EDC: 140A.

Quanto ao CO varia muito de chip para chip. Recomendo começar com -10 em todos núcleos e ir aumentando colocando -5 em -5, o ideal seria -30 em tudo.

Quando der falha nos testes, você tem que isolar o núcleo que deu falha e voltar atrás só nesse núcleo.

É bem mais trabalhoso que Intel mas o resultado final é superior pois está extraindo o máximo de cada núcleo (ao invés de dimensionar todos núcleos para baixo como é no OC Fixo / Intel).

Como de praxe, vale a pena rodar alguns benchs tipo cinebench a cada alteração para você validar temperaturas, clocks, consumo e pontuação, e decidir por si se o "Custo" (Temperatura e Consumo) está valendo o benefício atingido (Clocks e Pontuação).
 
O 5600X é uma CPU de 65W. Tu pode transformar ele num "5600XT" (clocks bombados) se usar os mesmos parâmetros padrões das CPUs de 105W. Sua placa mãe vai suportar pois ela suporta as CPUs de 105W.

O padrão de 105W é:

PPT: 142W.
TDC: 95A.
EDC: 140A.

Quanto ao CO varia muito de chip para chip. Recomendo começar com -10 em todos núcleos e ir aumentando colocando -5 em -5, o ideal seria -30 em tudo.

Quando der falha nos testes, você tem que isolar o núcleo que deu falha e voltar atrás só nesse núcleo.

É bem mais trabalhoso que Intel mas o resultado final é superior pois está extraindo o máximo de cada núcleo (ao invés de dimensionar todos núcleos para baixo como é no OC Fixo / Intel).
Até salvei o post aqui, to só dependendo dos correios porque ja era pra ter chegado
 
Até salvei o post aqui, to só dependendo dos correios porque ja era pra ter chegado
Complementando

Como de praxe, vale a pena rodar alguns benchs tipo cinebench a cada alteração para você validar temperaturas, clocks, consumo e pontuação, e decidir por si se o "Custo" (Temperatura e Consumo) está valendo o benefício atingido (Clocks e Pontuação).

Não vi nenhum cooler na sua assinatura, acredito que seja o stock, então não espere muita margem de temperatura para brincar.
 
Complementando

Como de praxe, vale a pena rodar alguns benchs tipo cinebench a cada alteração para você validar temperaturas, clocks, consumo e pontuação, e decidir por si se o "Custo" (Temperatura e Consumo) está valendo o benefício atingido (Clocks e Pontuação).

Não vi nenhum cooler na sua assinatura, acredito que seja o stock, então não espere muita margem de temperatura para brincar.

É um corsair h110, é um bom WC mas tem 7 anos de idade kkkk
porém ainda segura muito bem o 3600 com ótimas temperaturas!

Eu vou tentar pelo menos manter 4.7 no 5600, sei que é muita loteria mas vou tentar!
 
É um corsair h110, é um bom WC mas tem 7 anos de idade kkkk
porém ainda segura muito bem o 3600 com ótimas temperaturas!

Eu vou tentar pelo menos manter 4.7 no 5600, sei que é muita loteria mas vou tentar!

7 anos é um tempo considerável para um WC Selado, ao manusear ele, dê umas "chacoalhadas" para mover qualquer bolsão de ar, tem que tomar cuidado com a orientação nessa idade de WC Selado.

Se for facilmente audível o som, recomendo providênciar a troca, não precisa de ter urgência se está funcionando, mas a performance não é mais a mesma de quando era novo.
 
7 anos é um tempo considerável para um WC Selado, ao manusear ele, dê umas "chacoalhadas" para mover qualquer bolsão de ar, tem que tomar cuidado com a orientação nessa idade de WC Selado.

Se for facilmente audível o som, recomendo providênciar a troca, não precisa de ter urgência se está funcionando, mas a performance não é mais a mesma de quando era novo.
A isso com certeza
Vou ver se compro outro, é uma pena que WC do mesmo nível ta acima dos 700 reais, mas ele segura o 3600 a menos de 55 graus jogando
 
Testa com TDC 95A e EDC 140A.

Pode deixar o PPT em 120W (o padrão é 142W).

Dessa forma deve estar com desempenho bem próximo de stock mas com temperaturas menores (graças a curva negativa).

Vale a pena testar em stock e dessa forma pra comparar a redução de temperatura e validar se a performance está realmente no mesmo nível de stock.
Obrigado, a pontuação na vdd, está maior que a stock.

gfvQPbf.png


Com TDC 95A e EDC 140A.

Aqui está o resultado do stock:
sd0VT5a.png


Pensando em testar um -30 no C.O. Como faço para saber qual núcleo que deu problema?
 
Última edição:
será que essa temp tá boa ? quero reduzir a temperatura.
Fiz dessa forma que o RHBH falou com as seguntes config.
TDC 95A
EDC 140A
PPT 120W
C.O -20 all
fico me perguntando se tenho que alterar mais alguma coisa na bios, tipo ativar alguma outra config que tem lá no PBO, ou é só isso mesmo
segue os resultados (o print foi no finalzinho do teste):
h0yKwGb.png
 
atualização aqui guys
TDC 95A
EDC 140A
PPT 120W
C.O -30 all
será que agora está bacana ?
GGXfuu1.png
 
atualização aqui guys
TDC 95A
EDC 140A
PPT 120W
C.O -30 all
será que agora está bacana ?
GGXfuu1.png
Caraca -30, show de bola. Qualquer hora vou testar. Qual agesa está usando?

Pessoal o meu GTA V deu dois crashs pro desktop, tem como saber se foi problema de instabilidade da cpu ou se foi bug do jogo msm?
 
Última edição:
Caraca -30, show de bola. Qualquer hora vou testar. Qual agesa está usando?

Pessoal o meu GTA V deu dois crashs pro desktop, tem como saber se foi problema de instabilidade da cpu ou se foi bug do jogo msm?
Vou olhar lá e te falo, montei o PC ontem kkkk
 
Como faço para colocar esse TDC EDC PPT e CO no meu 5600x? Não sei por onde começar
 
Como faço para colocar esse TDC EDC PPT e CO no meu 5600x? Não sei por onde começar
O caminho varia de placa pra placa, recomendo seguir o guia no começo do tópico, se eu fosse arriscar seria em AMD Overclock 🙄
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo