[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Sim, no CB as frequências baixam para que ele fique estável no multicore, ja em jogos a frequência sobe em impulsos de núcleo único, já que você já está usando uma Taichi deixe tudo em automático, os picos de vcore são normais, normalmente aqui no CB fica em 1.30 1.31 ja em jogos dependendo, fica em 1.37 1.40 1.45 mas isso não é em todos os núcleos ou seja é projetado para funcionar assim, não recomendo mexer em LLC principalmente se tratando de uma taichi, nem na minha B550 tomahawk eu não toco nele.

LLC não tem problema mexer meu caro, vc só está ajustando se quer permitir vdroop ou não. No caso só mencionei LLC 2 como info, veio como padrão.

No fim essa curva negativa dos AMD é chatinha de ajustar, trocentos benchs e games estáveis, PC em idle a madruga inteira de boas, aí tava aqui usando o navegador e o PC reinicia kkkk.

Acabei tirando o PBO e instalei o CTR 2.1. Não deu certo usar o modo MIX, aparentemente esse meu CPU não curte undervolt não.
Por hora deixei os profiles do CTR com OC hybrido mas em modo AVX.
Score do CB R20 melhorou pra 8802 batendo 82C, no MSFS fica em 4625Mhz com picos de 4800, que é o máximo do P2 profile para uso abaixo de 29%, já que o jogo não passa de 19% aqui kkk. Provavelmente daria pra aumentar isso mas sinceramente acho que tá bom, a vantagem é que a temperatura caiu pra 65/70C no jogo.

No fim não queria nada agressivo, se ficar estável devo deixar assim mesmo.
 
LLC não tem problema mexer meu caro, vc só está ajustando se quer permitir vdroop ou não. No caso só mencionei LLC 2 como info, veio como padrão.

No fim essa curva negativa dos AMD é chatinha de ajustar, trocentos benchs e games estáveis, PC em idle a madruga inteira de boas, aí tava aqui usando o navegador e o PC reinicia kkkk.

Acabei tirando o PBO e instalei o CTR 2.1. Não deu certo usar o modo MIX, aparentemente esse meu CPU não curte undervolt não.
Por hora deixei os profiles do CTR com OC hybrido mas em modo AVX.
Score do CB R20 melhorou pra 8802 batendo 82C, no MSFS fica em 4625Mhz com picos de 4800, que é o máximo do P2 profile para uso abaixo de 29%, já que o jogo não passa de 19% aqui kkk. Provavelmente daria pra aumentar isso mas sinceramente acho que tá bom, a vantagem é que a temperatura caiu pra 65/70C no jogo.

No fim não queria nada agressivo, se ficar estável devo deixar assim mesmo.
Cara usa o corecycler, ele vai acusar os cores ruins, vai na bios ajusta reinicia o teste é assim que faz tem que ter paciência mesmo, quanto ao LLC se veio em 2 e tem auto põe em auto, melhor prevenir do que remediar o algoritmo PBO2 ele é chatinho, ou é do jeito que ele quer ou a coisa mela, boa sorte espero que consiga ajustar, tem que ter muita paciencia e lembre-se intel neste aspecto sempre vai bater na AMD, a AMD é poder bruto mas só quando ele quer que seja kkkkkk.
 
Cara usa o corecycler, ele vai acusar os cores ruins, vai na bios ajusta reinicia o teste é assim que faz tem que ter paciência mesmo, quanto ao LLC se veio em 2 e tem auto põe em auto, melhor prevenir do que remediar o algoritmo PBO2 ele é chatinho, ou é do jeito que ele quer ou a coisa mela, boa sorte espero que consiga ajustar, tem que ter muita paciencia e lembre-se intel neste aspecto sempre vai bater na AMD, a AMD é poder bruto mas só quando ele quer que seja kkkkkk.

Ahhh eu desisti, devolvi um 5900x e vendi meu 5800x, vou de 10900k em 5.2 e memórias com menos de 40ns ... não consegui rodar em 4.8 o 5900x ( o que eu consigo o 5800x) com uma voltagem abaixo de 1.40 ... e ficar ajustando core por core esse pbo, haja saco ....
 
Ahhh eu desisti, devolvi um 5900x e vendi meu 5800x, vou de 10900k em 5.2 e memórias com menos de 40ns ... não consegui rodar em 4.8 o 5900x ( o que eu consigo o 5800x) com uma voltagem abaixo de 1.40 ... e ficar ajustando core por core esse pbo, haja saco ....
Literalmente a Intel da uma pisa de cipó de goiabeira na AMD nesse aspecto.
 
Ahhh eu desisti, devolvi um 5900x e vendi meu 5800x, vou de 10900k em 5.2 e memórias com menos de 40ns ... não consegui rodar em 4.8 o 5900x ( o que eu consigo o 5800x) com uma voltagem abaixo de 1.40 ... e ficar ajustando core por core esse pbo, haja saco ....

Acho que tu fez bem, o importante é estar satisfeito com teu setup.
 
Acho que tu fez bem, o importante é estar satisfeito com teu setup.

obviamente, não estou dizendo q o processador é ruim ou coisa e tal ... eu que sou preguiçoso mesmo ... mass achei o 5800x, apesar de mais quente, bem mais fácil de lidar ... 5900x é muito core ... imagina qdo vier esses raphael da vida ae com trocentos cores ... vai ter q fazer um curso de curva de pbo para isso ....

De saideira deixo um tutorial do freethy para amd ... tudo mastigado:
 
Não vale mais a pena deixar um lock fixo, tipo 4.7, e 1,215 de voltage?
No 5600x. Que fase undervolt core por core e o pbo ?
 
Não vale mais a pena deixar um lock fixo, tipo 4.7, e 1,215 de voltage?
No 5600x. Que fase undervolt core por core e o pbo ?

o 5900x que eu devolvi não pegava nem com 1.40 ... isso que no crt 2.1, ele foi classificado como gold (se é que quer dizer alguma coisa isso) ... enfim, o 5800x em 4.7 pega com 1.38, mas clock fixo nesses processadores, minha opinião, não combina com a própria arquitetura ... e o pbo, como bem disseram, é meio da lua ... são inúmeros fatores ...
 
o 5900x que eu devolvi não pegava nem com 1.40 ... isso que no crt 2.1, ele foi classificado como gold (se é que quer dizer alguma coisa isso) ... enfim, o 5800x em 4.7 pega com 1.38, mas clock fixo nesses processadores, minha opinião, não combina com a própria arquitetura ... e o pbo, como bem disseram, é meio da lua ... são inúmeros fatores ...
Mas vcore fixo nesses processadores é perder potencia, o PBO é que se auto ajusta.
 
Fiz uns ajustes aqui, deixei -22 em todos os cores do meu 5800x, PPT em 122, Max Cpu Clock em 150Mhz, e rodei o OCCT por 1 hora aqui.

O que consegui foi isso:

Devo me preocupar ou tentar melhorar algo?


 
Eu só fiquei encucado com uma coisa, Power Reporting Deviation, não sei o que quer dizer aquilo no HWINFO, vou pesquisar, mas se puderem me explicar eu agradeço.

A placa mãe informa na telemetria um valor de consumo diferente do real, para "enganar" o processador fazendo ele trabalhar acima do especificado.
 
Caros, apresento meu guia e comentários sobre como utilizar o "Precision Boost Overdrive 2" (PBO2) e o "Curve Optimizer" (CO) nos processadores Ryzen 5000 baseados na arquitetura Zen 3.

Primeiramente um aviso de segurança e responsabilidade para quem é novato no mundo do overclock:

Qualquer mudança nos parâmetros originais de fábrica do processador e placa mãe podem causar danos ao seu sistema. Eu não sou responsável por nenhum dano que o conteúdo desse guia possa causar ao seu sistema. Sempre que estiver com dúvida, pergunte antes de alterar algo para minimizar os riscos.

Termos importantes que serão utilizados neste guia para que você tenha uma base de conhecimento para começar e não se sentir perdido.

Alguns termos podem ter sido descritos de forma específica para o contexto deste guia.

PBO2 (Precision Boost Overdrive 2): É um algoritmo desenvolvido pela AMD para que os processadores AMD Ryzen 5000 trabalhem fora das especificações de fábrica.

CO (Curve Optimizer): Ferramenta do PBO2 que permite ao usuário alterar o comportamento da curva de boost (frequência X tensão) dos núcleos do processador; aumentando ou diminuindo a tensão fornecida aos núcleos para se operar numa determinada frequência.

VRM (Voltage Regulator Module): Componente responsável por converter a tensão da linha 12V da fonte na tensão que alimenta o seu processador (nos Ryzen 5000 a tensão típica que você vai observar está entre 0.90v e 1.50v).

TDP (Thermal Design Power)
: É a quantidade máxima de calor gerado pelo processador. Sua solução térmica deve ser capaz de refrigerar a "quantidade de TDP" para o qual seu processador está configurado.

PPT (Package Power Tracking): Poder total do socket da sua placa mãe, a quantidade máxima de energia que seu socket (AM4) irá consumir.

TDC (Thermal Design Current): Corrente máxima que o VRM da placa mãe é capaz de fornecer de forma sustentada em cenários com restrição térmica.

EDC (Electrical Design Current): Corrente máxima que o VRM da placa mãe é capaz de fornecer em curtos períodos de tempo (picos).

Thermal Throttling: Ocorre quando o processador reduz o clock devido a fatores térmicos (temperatura).

Overvolt: Quando o processador opera em tensão acima das especificações de fábrica.

Undervolt: Quando o processador opera em tensão abaixo das especificações de fábrica.

Overclock: Quando o processador opera em frequência/clock acima das especificação de fábrica.

Underclock: Quando o processador opera em frequência/clock abaixo das especificações de fábrica.

Loteria do silício: Todo chip é único e tem características diferentes mesmo que sejam do mesmo modelo, existem chips melhores e chips piores, uns precisam de mais tensão do que outros para trabalhar de forma estável no mesmo clock. Isso é normal e não é um problema. A maioria de nós temos processadores dentro da média, mas existem os sortudos e os azarados.

_______________________________________________________________________________________________________

Sobre o PBO2

O PBO2 não realiza overclock ou underclock diretamente. O efeito de overclock ou underclock é atingido com base nos parâmetros utilizados, o overclock ou underclock são resultado dos parâmetros utilizados.

O PBO2 funciona alterando os limites operacionais de potência e corrente do soquete do processador e VRM da placa mãe, permitindo que mais ou menos energia seja fornecida ao processador, desta forma o clock boost irá atingir frequências maiores e/ou será possível reduzir o consumo e temperaturas.

PBO2 e OC fixo é a mesma coisa?
Não, PBO2 e OC fixo são diferentes.

O PBO2 altera o comportamento do boost do processador, ou seja, o clock varia de acordo com o uso do computador, enquanto o overclock fixo determina em qual clock o processador deve operar.

O PBO2 e CO não especificam diretamente o clock ou tensão em que seu processador irá operar.

Caso o seu intuito seja especificar diretamente o clock e tensão do processador, este guia não é para você!

_______________________________________________________________________________________________________

Sobre o Curve Optimizer

O CO serve para "modificar" a curva de boost do processador, aumentando ou diminuindo a frequência que será atingida com uma mesma tensão.

Valores positivos modificam a curva "para baixo", reduzindo a frequência atingida (se comparado com a operação em stock).

Valores negativos modificam a curva "para cima", aumentando a frequência atingida (se comparado com a operação em stock).

Para os fins desta guia vou apresentar somente cenários com valores negativos.

Valores positivos = Overvolt
Valores negativos = Undervolt

_______________________________________________________________________________________________________

Requisitos e softwares recomendados

- Processador AMD Ryzen 5000;
- BIOS da placa mãe com AGESA 1.1.8.0 (recomendo o AGESA 1.1.9.0 ou mais atual);

*Atenção: Caso você decida aumentar os limites operacionais da sua placa mãe e processador, eu recomendo que você possua uma solução de refrigeração de alta performance para seu processador e uma boa circulação de ar no gabinete para evitar temperaturas altas no VRM da sua placa-mãe.

HWiNFO64
Uso: Monitorar temperaturas, tensões e clocks.




Ryzen Master
Uso: Monitorar temperaturas, tensões e clocks.

Há situações que o Ryzen Master é mais preciso que o HWiNFO64 para ler as tensões do processador.




Prime95
Uso: Teste de estabilidade




CPU-Z
Uso: Benchmark rápido




Cinebench R20 e Cinebench R23
Uso: Benchmark mais preciso e demorado, também ajuda a testar estabilidade de forma rápida.





Thread Switcher
Uso: Altera o thread em que a aplicação está rodando, muito útil para validar a estabilidade de cada núcleo individualmente.


_______________________________________________________________________________________________________

Como encontrar as configurações do PBO2 e CO na interface da sua BIOS

Na maioria das placas mãe as configurações estarão no caminho: "Advanced > AMD Overclocking > Precision Boost Overdrive", para acessar o menu "AMD Overclocking" você precisa ler e estar ciente dos termos da AMD que aparecerão em sua tela.

Vamos falar das opções do PBO2.

v5ULnbx.png


6sqfNCa.png


Precision Boost Overdrive
Auto: Por padrão a configuração está em "automático". Na maioria das placas mãe automático é igual a desativado. Essa configuração existe pois algumas placas mãe tem menus próprios do fabricante.
Enabled: Habilita com todos os padrões.
Disabled: Desabilita o PBO2.
Advanced: Habilita o menu avançado do PBO2.

RECOMENDAÇÃO: Advanced


PBO Limits
Auto: O modo automático, em todas placas mãe que utilizei, se comporta da mesma forma que a opção "Disabled" / desabilitado.
Disabled: Mantém os limites operacionais padrões de acordo com a especificação oficial AMD para seu processador.
Motherboard: Utiliza os limites operacionais que o fabricante da sua placa mãe configurou.
Manual: Permite personalizar os limites operacionais da sua CPU e placa mãe.

RECOMENDAÇÃO: Depende do objetivo do usuário, falarei disso mais abaixo.


Precision Boost Overdrive Scalar
Permite personalizar o fator de tensão do algoritmo do PBO2, recomendo manter em automático. Um scalar mais elevado pode ajudar a estabilizar a CPU e/ou alcançar clocks maiores (pode ajudar, não significa que irá ajudar).

RECOMENDAÇÃO: Automático.

Atenção: Existem discussões sobre usar um scalar alto não ser seguro, use essa opção com cautela. A recomendação geral é não passar de 4X.


Max CPU Boost Clock Override
Permite aumentar o clock máximo da CPU em até +200MHz, usar essa opção não garante clock maior, o PBO irá tentar alcançar clocks maiores que o boost padrão, em alguns cenários essa opção pode causar instabilidade num processador que antes estava estável.

RECOMENDAÇÃO: Depende, Não existe regra para um valor melhor ou pior, existe somente o valor ideal para o seu processador por causa da loteria do silício.


Platform Thermal Throttle Limit
Permite personalizar a temperatura na qual irá ocorrer Thermal Throttling, nas CPUs com TDP de 105W o limite padrão é 90ºC.

RECOMENDAÇÃO: Automático.

Atenção: Usar um processador em temperaturas acima do limite padrão pode reduzir a vida útil do mesmo e em casos extremos danificar o seu processador.


Curve Optimizer
Disabled: Desabilita o CO.
All cores: Ativa o CO com o mesmo parâmetro para todos os núcleos do processador.
Per core: Ativa o CO com parâmetros individuais para cada núcleo do processador.

No CO você vai configurar um sinal negativo (-) ou positivo (+).

Depois de configura o sinal você configura quantos "ticks", num valor de 0 a 30. Cada tick corresponde entre 3mV e 5mV.

Valores positivos (+) = Overvolt
Quanto mais positivo o valor, mais agressivo é o overvolt, mais você está movendo a curva de boost para trabalhar numa frequência menor.

Valores negativos (-) = Undervolt
Quanto mais negativo o valor, mais agressivo é o undervolt, mais você está movendo a curva de boost para trabalhar numa frequência maior.

Exemplos:
-10 significa entre -30mV e -50mV (-0.03V E -0.05V).
+20 significa entre +60mV e +100mV (+0.06V e +0.10V).

fcnl4ry.png


zZNcqIh.png


_______________________________________________________________________________________________________

Qual o seu objetivo?

Você precisa definir qual seu objetivo, os ajustes que você vai fazer irão variar dependendo do que você quer alcançar.

Cenário 1 - Melhorar ao máximo a performance com aumento na temperatura da CPU.

Cenário 2 - Melhorar consideravelmente a performance com aumento na temperatura, ajuste rápido sem risco de instabilidade.

Cenário 3 -Melhorar consideravelmente a performance sem impacto na temperatura.

Cenário 4 - Melhorar um pouco a performance com pouca redução na temperatura.

Cenário 5 - Reduzir ao máximo a temperatura com impacto mínimo ou nulo na performance.

xX9O7mF.jpg


kokWHh9.jpg


b0ODuX8.jpg


Ao tentar reduzir as temperaturas da CPU, recomendo reduzir primeiro o PPT e testar a performance e temperatura, posteriormente você reduz o TDC e EDC e valide novamente a performance e temperatura. Pela minha experiência reduzir o EDC tem alto impacto na performance.

Abaixo os resultados que eu obtive com cada um dos cenários, não é o melhor resultado possível pois não usei uma instalação limpa, mas os resultados são comparáveis entre si.

Setup: Ryzen 9 5900X + Crosshair VIII Hero Wi-Fi (BIOS 3202) + 2x16GB @3800C16

p8ybTGg.jpg


_______________________________________________________________________________________________________

Começo com PBO2 ou CO?

Recomendo você começar com o CO, até atingir o undervolt mais agressivo que seus núcleos suportarem sem perder a estabilidade.

Sempre que você alterar algum valor no CO você vai precisar testar a estabilidade do seu processador, se você ultrapassar o limite de um dos núcleos, o processador ficará instável.

Sugiro que você comece com -5 nos melhores núcleos (com estrela e bolinha no Ryzen Master) e -10 nos demais núcleos e vá adicionando de -5 em -5 até que você vá descobrindo os limites de seus núcleos.

_______________________________________________________________________________________________________

Como testo a estabilidade?

Vamos começar com um teste "leve e fácil", inicialmente recomendo que você execute 10 minutos de Cinebench all core, caso haja instabilidade , o sistema não está nem perto da estabilidade, você passou muito do limite de um ou mais núcleos.

Se seu sistema sobreviveu com sucesso a 10 minutos de Cinebench, vamos fazer o stress pesado e individual em cada núcleo a fim de validar todos individualmente.

Eu testei a estabilidade dos meu núcleos da seguinte forma:

- Prime95 Small FFTs AVX Disabled 1T (1 Thread)
- Thread Switcher trocando o thread do prime 95 a cada 60 segundos
- HWiNFO64 aberto para acompanhar as frequências de cada núcleo.

PMCrcJB.jpg


eGHXMW4.jpg


iYgOwQ3.jpg

Atualmente estou rodando meu CO da seguinte forma, sem erros após 14 horas de Prime95.

N7kZAm0.jpg


_______________________________________________________________________________________________________

Como sei se meu processador está estável ou instável?

Seu sistema está instável se apresentar comportamentos indesejados como: congelamentos, tela preta, tela azul, jogos e aplicações dando crash/fechando ou erros em testes de stress/estabilidade.

Caso após muitas horas de stress, jogatina e sistema ocioso não haja nenhum dos comportamentos acima, você pode considerar seu sistema estável.

Sistema ocioso também é um teste, especialmente quando fazemos undervolt, se a tensão cair demais quando a CPU estiver ociosa ou com baixo uso o computador pode simplesmente reiniciar (tela preta).

Pela minha experiência, esse tipo de problema ocorre quando a tensão cai abaixo de 0.30v em algum núcleo.

Exemplos de situações que o sistema pode ficar instável com tensão baixa demais: Navegar na internet, ouvir música, PC ligado de madrugada sem uso, fazer um download.

_______________________________________________________________________________________________________

Como descobrir qual núcleo causou a instabilidade?

No teste de stress sugerido por mim com o Prime95 + Thread Switcher você deverá ler os logs das aplicações e do Windows.

O log do Thread Switcher se chama "log.txt" e fica salvo na mesma pasta que você salvou o script/programa.
O log do Prime95 se chama "results.txt" e fica salvo na mesma pasta que você salvou o script/programa.

Se o seu computador reiniciou, você deverá verificar quando o PC reiniciou pelo "Visualizador de Eventos" do Windows, anote a data e hora, veja no log do Thread Switcher qual núcleo estava sendo testado naquela data e hora. Este é o núcleo que causou a instabilidade.

Se o computador não reiniciou e o Prime95 apenas apontou erro, você deverá verificar quando houve o erro no Prime95, anote a data e hora, veja no log do Thread Switcher qual núcleo estava sendo testado naquela data e hora. Este é o núcleo que causou a instabilidade.

_______________________________________________________________________________________________________

O que fazer se meu processador está instável?

A solução principal consiste em reduzir a quantidade de ticks do núcleo que causou a instabilidade, tornando o undervolt menos agressivo. Recomendo que sempre que encontrar instabilidade volte atrás no undervolt em 5 ticks (por exemplo: De -30 para -25).

_______________________________________________________________________________________________________

Tem outro jeito de resolver a instabilidade sem voltar atrás no undervolt?

Se um núcleo estiver no limite entre estável e instável, é possível que ajustes no sistema de fases da placa mãe lhe tragam o pouco que falta para garantir a estabilidade.

Ajustes comuns que podem ajudar são:
- Alterar o "CPU Power Phase Mode" da placa mãe de "Padrão" ou "Automático" para "Otimizado", "Full" ou "Extreme".

- Alterar o "CPU Load-Line level calibration" para uma configuração mais agressiva, evitando que a tensão caia muito quando a CPU estiver ociosa e reduzindo oscilações de tensão durante cargas de trabalho.

Os nomes dessas opções e onde encontrar variam entre os fabricantes da placa mãe.

Outro ajuste possível é aumentar o Scalar do PBO no menu "Advanced > AMD Overclocking > Precision Boost Overdrive".

_______________________________________________________________________________________________________

Por enquanto é só, espero que o conteúdo seja útil.

Um abraço e happy tuning!

Brother obrigado pelo post, tenho um sistema parecido

Ryzen 9 5900x
Asus Dark Hero
G.SKILL TridentZ 32GB (2 x 16GB) CL14 - F4-3200C14D-32GTZR
Corsair H150i RGB PRO XT

Por enquanto estou usando tudo em AUTO, nesse momento faz 32ºC aqui na minha cidade, minha temperatura navegando chrome 10 aba e com excell aberto é 46ºC o estranho que as vezes do nada ele da um pico a 70º e depois volta para 46ºC, em teste prime95 temp fica 70 a 75º, já fiz teste no prime de 12hrs.

Qual foi o limite que vc já conseguiu chegar nele passado pelos teste stress ? Quero saber se o meu chip eu foi sortudo ou azarado kkkkkkk

 
Brother obrigado pelo post, tenho um sistema parecido

Ryzen 9 5900x
Asus Dark Hero
G.SKILL TridentZ 32GB (2 x 16GB) CL14 - F4-3200C14D-32GTZR
Corsair H150i RGB PRO XT

Por enquanto estou usando tudo em AUTO, nesse momento faz 32ºC aqui na minha cidade, minha temperatura navegando chrome 10 aba e com excell aberto é 46ºC o estranho que as vezes do nada ele da um pico a 70º e depois volta para 46ºC, em teste prime95 temp fica 70 a 75º, já fiz teste no prime de 12hrs.

Qual foi o limite que vc já conseguiu chegar nele passado pelos teste stress ? Quero saber se o meu chip eu foi sortudo ou azarado kkkkkkk



Qual temperatura bate no Cinebench R20?

Por aqui no multi fica em 65~68 graus.

Meu H150i está tecendo ar frio de fora do gabinete.
 
bate 71 graus no fim do teste tanto no teste multi como single no final no máximo que chega é 68



O que posso dizer é configura o H150i para o perfil extreme nos fans e no pump.

Põe o radiador pra receber ar frio de fora.

Tenta replicar pasta térmica, aqui to usando pasta térmica Kyronaut.

Isso pode ajudar nas temperaturas.
 
O que posso dizer é configura o H150i para o perfil extreme nos fans e no pump.

Põe o radiador pra receber ar frio de fora.

Tenta replicar pasta térmica, aqui to usando pasta térmica Kyronaut.

Isso pode ajudar nas temperaturas.

Eu só deixo a bomba extremo, se eu colocar os fans ae realmente melhora bem, mas pelo ruido que gera, prefiro deixar no balanceado

 
Eu só deixo a bomba extremo, se eu colocar os fans ae realmente melhora bem, mas pelo ruido que gera, prefiro deixar no balanceado



Então... acho que ta normal a temp....

Só a pontuação tá baixa, essa pontuação é de um 5900X stock.

Faz pelo menos o curve optimizer negativo que ja vai conseguir subir uns 400 a 500 pontos.
 
Última edição:
Qual temperatura bate no Cinebench R20?

Por aqui no multi fica em 65~68 graus.

Meu H150i está tecendo ar frio de fora do gabinete.
Vc instalou seu h150i na frente do gabinete ou na parte de cima? Vc coloca para jogar o ar para fora ou para puxar? é que eu comprei um aio igual o seu, mas ainda não chegou ... tenho um lian li com três fans na dianteira puxando o ar ... ae quero ver se tiro esses três fans e coloco o aio ali e passo esses fans para cima ... valeu
 
Vc instalou seu h150i na frente do gabinete ou na parte de cima? Vc coloca para jogar o ar para fora ou para puxar? é que eu comprei um aio igual o seu, mas ainda não chegou ... tenho um lian li com três fans na dianteira puxando o ar ... ae quero ver se tiro esses três fans e coloco o aio ali e passo esses fans para cima ... valeu

O meu está como intake na frente.
 
Sou meio n00b com OC e afins, a única configuração que eu tinha aqui era o PBO2 me dando aqueles 200Mhz extra nos cores pra bater 4,65Ghz, que é o teto sem OC fixo acima do turbo do 5600G. Nem Ryzen Master eu uso.

Então fui testar essa parada e meti logo um "negative 25" em todos os cores. E pra minha surpresa, agora o bicho pegou 4,65Ghz em todos os cores no stress do 7-Zip (meu único parâmetro fácil de comparação em mãos) quando antes só fazia 4,5Ghz, com 1,375v ao invés dos mais de 1,4v. E ainda uns 5º C mais frio. Bizarro.

Acho que se eu fuçar um pouco mais, o processador vai resfriar o cômodo. :mr:

Tutorial muito massa!
 
Alguém tem uma Biostar e fez a configuração de PBO? Tenho um 5600X mas não achei as configs do tópico na BIOS. Não sei se é por ser leigo no assunto ou se é diferente mesmo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo