• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

tive o mesmo pensamento sobre o processador, um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, a MB é uma crosshair viii hero.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O que também acho difícil ser problema da MB, por se tratar de um produto de altíssima qualidade, eu você tentava fazer um roolback de bios ai pra alguma bios mais antiga, a 6 meses eu era usuario de intel com um 9700k , mas uma coisa que a intel da de 1000 X 0 na AMD é essa palhaçada de lançar produto e sair corrigindo com o tempo através dessas agesa, é um absurdo aposto que muitos membros também compactuariam da mesma opinião que a minha.
 
apenas atualizando, ocorreu uma tela azul com o erro whea_uncorrectable_error

image.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

nao acredito que seja dificil ser a MB, é uma highend, porem ja tive problema com ela, ja troqei, pois nao estava funcionando o slot m.2_2 dela, esta é a nova. enfim quero levar a algum lugar que possua mais ferramentas para teste.
 
Última edição:
apenas atualizando, ocorreu uma tela azul com o erro whea_uncorrectable_error

image.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

nao acredito que seja dificil ser a MB, é uma highend, porem ja tive problema com ela, ja troqei, pois nao estava funcionando o slot m.2_2 dela, esta é a nova. enfim quero levar a algum lugar que possua mais ferramentas para teste.

O problema acontece com memória rodando a no máximo 3200MHz? Se você tem certeza que sua ram está ok e o problema acontece com 3200MHz você pode solicitar RMA do processador.

Até 3200MHz é a especificação oficial da AMD.
 
O problema acontece com memória rodando a no máximo 3200MHz? Se você tem certeza que sua ram está ok e o problema acontece com 3200MHz você pode solicitar RMA do processador.

Até 3200MHz é a especificação oficial da AMD.
sigo averiguando, sim estou utilizando 3200mhz, suspeito essa garantia só de 1 ano nos 5000 kkk
 
O problema acontece com memória rodando a no máximo 3200MHz? Se você tem certeza que sua ram está ok e o problema acontece com 3200MHz você pode solicitar RMA do processador.

Até 3200MHz é a especificação oficial da AMD.
outra coisa estranha da MB, se eu coloco 1.35v na bios ela seta como 1.34, sempre alguns décimos a menos, isso para as voltagens do dram, vsoc, cldo_vddp e as vddg, isso medindo por software ou direto na MB, não sei se pode ter relação, mas é outro fato.
não q incomode é so colocar 0,10 acima do que é preciso
 
outra coisa estranha da MB, se eu coloco 1.35v na bios ela seta como 1.34, sempre alguns décimos a menos, isso para as voltagens do dram, vsoc, cldo_vddp e as vddg, isso medindo por software ou direto na MB, não sei se pode ter relação, mas é outro fato.
não q incomode é so colocar 0,10 acima do que é preciso

Isso acontece no Vddp e nos Vddg.

Em algum grau é aceitável na dram.

No SOC pode melhorar o comportamento com o ajuste de load line calibration.
 
Isso acontece no Vddp e nos Vddg.

Em algum grau é aceitável na dram.

No SOC pode melhorar o comportamento com o ajuste de load line calibration.
entendi, entao ta safe, tive o azar de pegar outro 5900x com defeito, a ram com oc 3200cl14 subtimings apertados, passou no extreme anta777 e 1600% coverage hci memtest.
 
entendi, entao ta safe, tive o azar de pegar outro 5900x com defeito, a ram com oc 3200cl14 subtimings apertados, passou no extreme anta777 e 1600% coverage hci memtest.

Se o problema não ocorre em 3200 ou menos, não vejo muito pra onde correr.

A ram funciona no XMP.
A cpu funciona em 3200.
Já testou outra placa mãe?
 
Se o problema não ocorre em 3200 ou menos, não vejo muito pra onde correr.

A ram funciona no XMP.
A cpu funciona em 3200.
Já testou outra placa mãe?
nao conheço ninguém por perto que tenha uma build parecida pra testar com outra MB e se fosse a MB talvez apresentaria problema em outros setores, talvez nem ligasse.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

nao conheço ninguém por perto que tenha uma build parecida pra testar com outra MB e se fosse a MB talvez apresentaria problema em outros setores, talvez nem ligasse.
recapitulando o erro ocorre no segundo nucleo mais rapido, nao no primeiro
 
Última edição:
Eu to com um problema parecido com o do @Bagda257 no meu 5600x quando executo o prime95 pra testar os cores individuais ele da Fatal error e para o teste depois de uns 5 minutos
ja coloquei o sistema todo em stock e é só no core 2 que é o mais rapido. minha placa mãe é uma ASUS X470-F, ja testei as memórias e estão ok.

usei o CO assim:

Core 0 -10 Bolinha
Core 1 0 Estrelinhal
Core 2 -20
Core 3 -20
Core 4 -20
Core 5 -20

mesmo tudo colocando 0 da erro no core 2

SmallFFT e AVX desligado
Não sei se é o certo mas to Fazendo o teste com 2 Threads inves de 1 como no guia aqui do topico fiz como indica no site do thread_switcher
ANE1qE9.png
 
Eu to com um problema parecido com o do @Bagda257 no meu 5600x quando executo o prime95 pra testar os cores individuais ele da Fatal error e para o teste depois de uns 5 minutos
ja coloquei o sistema todo em stock e é só no core 2 que é o mais rapido. minha placa mãe é uma ASUS X470-F, ja testei as memórias e estão ok.

usei o CO assim:

Core 0 -10 Bolinha
Core 1 0 Estrelinhal
Core 2 -20
Core 3 -20
Core 4 -20
Core 5 -20

mesmo tudo colocando 0 da erro no core 2

SmallFFT e AVX desligado
Não sei se é o certo mas to Fazendo o teste com 2 Threads inves de 1 como no guia aqui do topico fiz como indica no site do thread_switcher
ANE1qE9.png
Faz o mesmo teste so que dessa vez com o core performance boost e pbo desabilitados, pode manter o xmp ou overclock da memoria. Se nao apresentar erro = RMA processador, pode ir sem medo. Se continuar o erro pode ser MB, tera que averiguar, passa uma borracha na ram e certifique-se se o oc nela esta estavel e testa dnv.
Rma da amd costuma ser rapido, so a fase inicial que pode demorar, 1 dia por resposta. Documente todos os teste e envie na abertura da garantia.
 
Faz o mesmo teste so que dessa vez com o core performance boost e pbo desabilitados, pode manter o xmp ou overclock da memoria. Se nao apresentar erro = RMA processador, pode ir sem medo. Se continuar o erro pode ser MB, tera que averiguar, passa uma borracha na ram e certifique-se se o oc nela esta estavel e testa dnv.
Rma da amd costuma ser rapido, so a fase inicial que pode demorar, 1 dia por resposta. Documente todos os teste e envie na abertura da garantia.
Se não der erro faz o RMA? não entendi o.o
 
Se não der erro faz o RMA? não entendi o.o
Faz o mesmo teste, so que com o core performance boost e pbo desabilitados, sem erro = RMA. Se seu processador nao funciona bem com estas tecnologias significa que ha um problema com ele. Com o tempo pode ser q a amd resolva isso com atualizaçao do agesa, o que acho difícil, pelo fato da serie 5000 ter somente 1 ano de garantia, diferente da serie anterior. Isso mostra q tem algo errado com a produçao.
 
Última edição:
Pessoal sou meio noob entao vamos lá.
Deixei meu vcore em auto e setei o clock fixo para 4.6 GHZ no meu Ryzen 5 5600X, que comprei faz 3 dias.
Isso deixou todos os cores em 4.6 (que é o que quero), nao quero fazer overclock porque minha mobo é a da assinatura e nao quero degradar o chip.
Devo trabalhar com a hipótese de setar um VCORE fixo tambem ? Pra de repente diminuir consumo e temperatura ? Ou deixar em AUTO ta OK tambem ?
Com nada de carga no sistema o VCORE fica em 1.297 e dá umas variadas.
Já em 100% de carga VCORE fica fixo em 1.286 e dá umas variadas.
 
Pessoal sou meio noob entao vamos lá.
Deixei meu vcore em auto e setei o clock fixo para 4.6 GHZ no meu Ryzen 5 5600X, que comprei faz 3 dias.
Isso deixou todos os cores em 4.6 (que é o que quero), nao quero fazer overclock porque minha mobo é a da assinatura e nao quero degradar o chip.
Devo trabalhar com a hipótese de setar um VCORE fixo tambem ? Pra de repente diminuir consumo e temperatura ? Ou deixar em AUTO ta OK tambem ?
Com nada de carga no sistema o VCORE fica em 1.297 e dá umas variadas.
Já em 100% de carga VCORE fica fixo em 1.286 e dá umas variadas.
Tente trabalhar com o CO, siga as instruçoes que estao na pagina 1 vai conseguir um processador mais frio, oc fixo so beneficia os processos multi thread.
 
alguém já testou como esta a AGESA V2 PI 1.2.0.3 Patch C ?

e atualização sobre meu caso, resolvi, tinha pego 2 5900x zicado, estou com um golden agora, CO - foi firmin.
 
Pra quem tem um bom sistema de refrigeração e não precisa se preocupar com temperatura, tem algum beneficio configurar o CO por núcleo ? Ou posso deixar negativo all cores 0 e configurar apenas o PBO.
 
Última edição:
alguém já testou como esta a AGESA V2 PI 1.2.0.3 Patch C ?

e atualização sobre meu caso, resolvi, tinha pego 2 5900x zicado, estou com um golden agora, CO - foi firmin.

Estou usando, até agora sem reclamações.
 
Estou com um 5800x e não entendo nada de Undervolt :confused: Gostaria de testar os cenários 3, 4 e 5 citados na primeira página, consigo fazer isso com esse tal de CTR 2.1 ?
 
Estou com um 5800x e não entendo nada de Undervolt :confused: Gostaria de testar os cenários 3, 4 e 5 citados na primeira página, consigo fazer isso com esse tal de CTR 2.1 ?
procure pelo CTR 2.1 RC6 ver.25 (PUB), é a ultima versao otimizada para a serie 5000, apenas rode um diagnostic na pagina tuner, apos terminar, ative ctr hybrid oc na pagina profile e os demais px profile, da pra deixa o autoload profile ativo tbm, assim que a maquina ligar o ctr abre e aplica os perfis.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

meu CO ficou assim

-30
-30
-20
-30
-20
-30
-30
-30
-25
-20
-25
-10

como eu acho o sweet spot mexendo no ppt? altero de 5 em 5 tbm? é a + ou -? é preciso rodar teste de estabilidade?
 
Última edição:
Pessoal

Chegou o 5900x aqui e fui fazer uns benchs com PBO2 e to um pouco confuso com o que to vendo, muitos anos de Intel nao to acostumado com o comportamento dos Ryzen

Por hora estou com CO -20 all core, PBO limits 185 125 170, Clock Override 200mhz e scalar 2x
CB r20 tá me dando max score de 8450 (Multi) com pico de 80C, mas uma coisa que notei e achei confuso: os clocks durante o CB não sobem muito não, ficam ali na casa dos 4.2/4.3Ghz, e o vCore que fica dando picos de 1.4v durante tarefas bobas, na hora do Bench não chega nem a 1.2v

Testei algumas coisas como rodar o PBO tudo no auto e fica pior ainda, vcore mal passa de 1.0, clocks não batem nem 3.9ghz, temps nao chegam a 70C e o score cai pra 7500ish.

Quando rodo um OCCT Large o boost all cores até chega em 4.6 e vcore e. 1.35, temps nao passam de 70/75.

Tem algo errado nisso não? Pode ser alguma merda na Bios? To na ultima versão da Taichi.

Edit: testei o MSFS2020 e no jogo o clock fica bem estável em 4.8/4.9 em 68/70C (uns picos esporádicos de 77C) e vCore em 1.4, com umas quedas pontuais pra 3675Mhz.

To achando que é isso mesmo, os benchs que nao estavam puxando mais clock sem precisar?
 
Última edição:
Pessoal

Chegou o 5900x aqui e fui fazer uns benchs com PBO2 e to um pouco confuso com o que to vendo, muitos anos de Intel nao to acostumado com o comportamento dos Ryzen

Por hora estou com CO -20 all core, PBO limits 185 125 170, Clock Override 200mhz e scalar 2x
CB r20 tá me dando max score de 8450 (Multi) com pico de 80C, mas uma coisa que notei e achei confuso: os clocks durante o CB não sobem muito não, ficam ali na casa dos 4.2/4.3Ghz, e o vCore que fica dando picos de 1.4v durante tarefas bobas, na hora do Bench não chega nem a 1.2v

Testei algumas coisas como rodar o PBO tudo no auto e fica pior ainda, vcore mal passa de 1.0, clocks não batem nem 3.9ghz, temps nao chegam a 70C e o score cai pra 7500ish.

Quando rodo um OCCT Large o boost all cores até chega em 4.6 e vcore e. 1.35, temps nao passam de 70/75.

Tem algo errado nisso não? Pode ser alguma merda na Bios? To na ultima versão da Taichi.

Edit: testei o MSFS2020 e no jogo o clock fica bem estável em 4.8/4.9 em 68/70C (uns picos esporádicos de 77C) e vCore em 1.4, com umas quedas pontuais pra 3675Mhz.

To achando que é isso mesmo, os benchs que nao estavam puxando mais clock sem precisar?
Como um árduo usuário do msfs2020 eu, ele realmente tem puxado do cpu aqui fica a uns 50 - 60 deixa teu limites pbo em auto, não precisa de 200mhz isso aquece muito o cpu da um baixada pra uns 150mhz, ele estável gira mais que instável e te da mais segurança, passa o corecycler recomendo esse vídeo para estabilizar.

 
Como um árduo usuário do msfs2020 eu, ele realmente tem puxado do cpu aqui fica a uns 50 - 60 deixa teu limites pbo em auto, não precisa de 200mhz isso aquece muito o cpu da um baixada pra uns 150mhz, ele estável gira mais que instável e te da mais segurança, passa o corecycler recomendo esse vídeo para estabilizar.



Opa, valeu, mas acho que vc não entendeu meu ponto. Não to preocupado com a frequencia que tá batendo no MSFS, e as temps estão ok pra mim (aqui onde moro é calor, tá 27 graus agora).
Meu ponto é sobre a frequência/vcore em benchmarks, parecia que estava baixa sem motivo aparente, nos Intel se tem vcore e temp headroom o core clock vai subir o máximo que der.
Achei estranho um jogo pesado conseguir manter 4.8/4.9 com vCore 1.4 em 70C e um benchmark que teoricamente é pra CPU nao passa de 4.3Ghz com vCore 1.2 em 70/75C

Só queria saber se é assim mesmo, se no CB seus boosts não são tao altos quanto em outros usos e esse comportamento do Vcore sendo que meu LLC tá em 2 (na AsRock o mais agressivo começa em 1)
 
Opa, valeu, mas acho que vc não entendeu meu ponto. Não to preocupado com a frequencia que tá batendo no MSFS, e as temps estão ok pra mim (aqui onde moro é calor, tá 27 graus agora).
Meu ponto é sobre a frequência/vcore em benchmarks, parecia que estava baixa sem motivo aparente, nos Intel se tem vcore e temp headroom o core clock vai subir o máximo que der.
Achei estranho um jogo pesado conseguir manter 4.8/4.9 com vCore 1.4 em 70C e um benchmark que teoricamente é pra CPU nao passa de 4.3Ghz com vCore 1.2 em 70/75C

Só queria saber se é assim mesmo, se no CB seus boosts não são tao altos quanto em outros usos e esse comportamento do Vcore sendo que meu LLC tá em 2 (na AsRock o mais agressivo começa em 1)

Sim, no CB as frequências baixam para que ele fique estável no multicore, ja em jogos a frequência sobe em impulsos de núcleo único, já que você já está usando uma Taichi deixe tudo em automático, os picos de vcore são normais, normalmente aqui no CB fica em 1.30 1.31 ja em jogos dependendo, fica em 1.37 1.40 1.45 mas isso não é em todos os núcleos ou seja é projetado para funcionar assim, não recomendo mexer em LLC principalmente se tratando de uma taichi, nem na minha B550 tomahawk eu não toco nele.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo