[Dica] Melhorar desempenho de HDs Sata

ʟєαη∂яσ

know-it-all Member
Registrado
Bom, pessoal, não sei se todos aqui sabem, mas fuçando na net achei um dica interessante para melhorar o desempenho de HDs sata tanto na copia quanto na leitura de arquivos e também no carregamento do S.O. e programas, decidi compartilhar com a galera do Adrenaline, chega de conversa e vamos ao tutorial.
A dica consiste em ativar o o modo AHCI na controladora Sata, sem ter que formatar e reinstalar o windows, essa alteração deve ser feita na BIOS. Mas antes da dica vamos a alguns conceitos importantes:

Dúvidas comuns:


O que é AHCI?


R: É uma especificação de interface que permite que o driver de armazenamento ative recursos avançados do Serial ATA, como NCQ e Hot Plug.

Por que colocar em modo AHCI?

R: Porque o modo AHCI é o modo que permite ativar todos os recursos de um HD SATA, incluindo o famigerado NCQ. Muitas pessoas instalam suas HDs SATA e nem se dão conta que é preciso ativar o modo AHCI na bios, caso contrário ele funcionará como ATA, isto é, em uma interface IDE, pois todos os PCs vem de fábrica com a controladora sata em modo IDE, que por sinal é muito mais lenta que no modo AHCI

Epa! NCQ! O que é isso? É de comer?

R: O Comando Nativo de Enfileiramento também conhecido como NCQ , é um protocolo de comando para dispositivos com o padrão SATA que possibilita ter diversos comandos proeminentes dentro de um driver ao mesmo tempo. A grande maioria dos HDs SATA atuais suporta o NCQ, onde a controladora utiliza o tempo ocioso, entre uma leitura e outra, para estudar e reorganizar a ordem das leituras seguintes, de forma que elas possam ser executadas na ordem em que seja necessário o menor movimento possível dos discos. É como no caso de um ônibus, que precisa fazer um itinerário passando por diversos pontos da cidade. Com o NCQ o motorista tem autonomia para fazer alterações na rota, de acordo com as condições do trânsito, escolhendo a rota mais rápida.

A imagem abaixo mostra como o sistema NCQ funciona:

ahci_ncq.jpg


O HD à esquerda não possui suporte a NCQ, de forma que, ao realizar 4 leituras a setores aleatórios do disco ele precisa realizá-las em ordem, fazendo com que sejam necessários um número maior de rotações do disco. À direita, o HD com NCQ usa um atalho para realizar a mesma seqüência de leitura em menos tempo, lendo os setores não pela ordem dos dados, mas pela ordem da rotação do disco, ou seja, fora de ordem. Na prática, o NCQ pode melhorar a taxa de transferência do HD em até 10% em situações específicas, onde são lidos diversos arquivos pequenos espalhados pelo HD, como durante o carregamento do sistema operacional, ou de um programa pesado, mas faz pouca diferença quando você está transferindo grandes arquivos. De qualquer forma, ele é uma otimização implementada via software, que não aumenta o custo de produção dos discos e não tem contra indicações.

Como o NCQ trabalha?

R: O NCQ compreende três componentes principais de funcionalidade. Dentro de cada um deles inclui as potencialidades que aumentam o desempenho e a
durabilidade de movimentações de SATA.

- Comando de enfileiramento: Um driver SATA NCQ pode enfileirar comandos e executá-los imediatamente. O driver sabe qual protocolo que deve ser aplicado aos diferentes comandos. Aplica um tag único para os comandos.

- Transferindo dados para cada comando: NCQ deixa o driver ajustar uma operação de "acesso direto à memória" (DMA) para transferência de dados sem intervenção do software do host. O driver controla o motor do "Acesso Direto à Memória", seleciona transferências para minimizar latências, e otimizar o pedido de comando.

- Status de retorno para comandos terminados: O driver retorna um status para comandos terminados. O status do comando é "corrida-livre", que significa que um status para qualquer comando pode ser comunicado em qualquer momento, sem um "handshake" entre o dispositivo e o host. O host e o driver usam um registro de 32-bit para comunicar-se sobre comandos proeminentes, e mantém este registro sempre exato.

Resumindo, o HD desgasta menos, pois vai girar menos do que o usual, de forma mais prática e econômica, aumentando sua vida útil.

O que é Hot Plug?

R: Comutação hot plug é um recurso suportado pelo AHCI que permite que os dispositivos sejam removidos ou instalados com o sistema em funcionamento. Ou seja, pode-se colocar e retirar o HD do PC sem precisar desligá-lo, pois ele reconhecerá normalmente como um pen-drive ou HD externo

Requerimentos para que a dica funcione corretamente:



  • 1 ou mais HD (s) Sata ou SSDs, a dica inicialmente era para HDs, mas teve uma galera que tem SSD e testou e notou melhorias também nos SSDs.
  • Estar utilizando Windows Vista/Windows 7 ou 8 (O modo AHCI não funciona com Windows XP, para funcionar seria necessário integrar um driver AHCI na ISO do Windows XP, mas se quiser se arriscar e testar, faça por sua conta e risco, lembrando que se algo der errado a unica coisa que pode acontecer é dar tela azul na proxima inicialização do sistema, nada que uma formatação não resolva, pode ficar despreocupado que não causará nenhum dano em seu (s) HD (s) )
Como Ativar o modo AHCI?

Windows Vista/7

1º passo: inicialize normalmente o windows
2º passo: vá em iniciar > executar e digite "regedit" (sem as aspas) para entrar no editor de registros do windows
3º passo: navegue pelas seguintes chaves: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Msahci
4º passo: Mude a chave "Start" para 0 depois clique em Ok
5º passo: Reinicie o Computador e mude na BIOS o modo da controladora sata que está em IDE para AHCI e depois salve as alterações
Obs: caso vc tenha mais de um HD e queira fazer RAID pode mudar de IDE para RAID, pois o RAID é como o AHCI só que para mais de um disco
6º passo: Depois de alterado na BIOS quando vc fizer o logon no windows ele irá instalar os drivers do modo AHCI automaticamente e quando terminar pedirá pra vc reinicar o pc, reinicie o pc novamente

Windows 8/8.1

1º passo: inicialize normalmente o windows
2º passo: Abra o editor de registros do windows pressionando as Windows+R e digitando regedit para entrar no editor de registros do windows
3º passo: navegue pelas seguintes chaves: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\storahci.
4º passo: Localize o item “ErrorControl", dê um clique com o botão direito sobre ele e clique em “Modificar”.
5º passo: Em “Dados do valor” digite 0 e confirme.
6º passo: Em seguida, abra a pasta “StartOverride” no registro (ela deverá estar dentro da pasta “storahci”) e localize uma chave de nome “0”. Ela estará com valor “3”. Mude para 0, confirme e feche o editor de registro.
7º passo: Reinicie o Computador e mude na BIOS o modo da controladora sata que está em IDE para AHCI e depois salve as alterações.
8º passo: Depois de alterado na BIOS quando vc fizer o logon no windows ele irá instalar os drivers do modo AHCI automaticamente, talvez você precise reiniciar novamente o computador depois das configurações.

Pronto!! Seu (s) HD (s) já estará (ão) operando no modo AHCI

Fonte: http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/33/33979-ahci-aprenda-a-sua-importancia/index.html
Parece difícil, mas não é...: Problema Boot - HDD Sata AHCI
Tecmundo


Espero que tenham gostado e qualquer dúvida postem aqui :D
 
Última edição:
Eu uso um WD Blue com o AHCI ativado na bios, PC ficou um pouco mais estável, muito boa essa dica.
Dica pro tópico: O AHCI não funciona no windows XP não, tentei ativar no notebook da minha mãe mas não deu certo. Deu logo tala azul ao carregar o S.O.:eek:
 
Última edição:
Opa vou testar isso aki com meu Seagate.
Uma pergunta: Tem algum programa do tipo benchmark que eu possa fazer com ele em IDE e dps em AHCI pra ver se ouve resultados (ganhos de velocidade e etc) ?
 
Opa vou testar isso aki com meu Seagate.
Uma pergunta: Tem algum programa do tipo benchmark que eu possa fazer com ele em IDE e dps em AHCI pra ver se ouve resultados (ganhos de velocidade e etc) ?

tem sim, o HD tune, procure usar a versão pro (versão paga), pois a versão gratis as vezes apresenta resultados falsos
 
tem sim, o HD tune, procure usar a versão pro (versão paga), pois a versão gratis as vezes apresenta resultados falsos

Tenho ele aki :)
Em qual opção vou pra fazer ?

Valeu!
 
é só ir na aba benchmark e clicar em start para começar o teste, quando terminar ele apresentará os resultados nesse painel do lado direito, ai vai mostrar as taxas minima, maxima e media que o HD atingiu no teste
 
Ahci no Win xp precisa instalar manualmente o driver...

Acho que aqui nem rola...
ICH7 nao suporta ahci.
 
é só ir na aba benchmark e clicar em start para começar o teste, quando terminar ele apresentará os resultados nesse painel do lado direito, ai vai mostrar as taxas minima, maxima e media que o HD atingiu no teste

Valeeu velho.
Qualificado! :)
 
muito bom essa dica eu nao sabia disso e bom a gente ler um pouco as vezes para aprender mais sobre assuntos
 
Galera, de velocidade eu não sei, só sei que, "misteriosamente", o BFBC2 que tava com baixo desempenho agora ta rodando com tudo no HIGH na média de 45FPS no mapa Heavy Metal :D
Com Vsync e HBAO On!!
AA 32XCSAA e AF16X!!
Vlw ai!
Em outros mapas o fps cai pra +o- 35...
Qualificado ;D
--
Cantei vitória "cedo demais" :feelbad:
Quando vira explode explode cai pra 25 fps -.-
DiRT 3 com tudo no High o fps nao cai de 40...
BFBC2 = jogo bugado T_T
 
Última edição:
Bela dica!
Fiz aqui no notebook e deu tudo certo, vou fazer no pc também! :yes:
 
Galera, de velocidade eu não sei, só sei que, "misteriosamente", o BFBC2 que tava com baixo desempenho agora ta rodando com tudo no HIGH na média de 45FPS no mapa Heavy Metal :D
Com Vsync e HBAO On!!
AA 32XCSAA e AF16X!!
Vlw ai!
Em outros mapas o fps cai pra +o- 35...
Qualificado ;D
--
Cantei vitória "cedo demais" :feelbad:
Quando vira explode explode cai pra 25 fps -.-
DiRT 3 com tudo no High o fps nao cai de 40...
BFBC2 = jogo bugado T_T

ativar o AHCI não interfere em FPS, ele vai melhorar a performance do PC de um modo geral (copia, leitura de arquivos, carregamento do S.O. e programas)
 
Fiz esse esquema aqui, mas agora no windows os HDs ficam como se fosse um pendrive, com equela coisainha pra remover do lado do relogio
HD.jpg


É normal, tem como tirar?
 
Fiz esse esquema aqui, mas agora no windows os HDs ficam como se fosse um pendrive, com equela coisainha pra remover do lado do relogio
http://i168.photobucket.com/albums/u186/MerlimBR/Pessoal/HD.jpg

É normal, tem como tirar?

isso ai é o recurso Hot Plug do AHCI como explicado no tutorial, serve para vc remover qualquer HD do pc sem desligar o pc, não tem como tirar, a unica forma de tirar é desfazendo todos os procedimentos da dica e deixando como estava antes
 
e a fonte do artigo, cade?
 
O AHCI, ao invés que muitos pensam, pode reduzir a velocidade do disco justamente pelo NCQ. Com o NCQ ativado as cabeças se movem melhor em transferências sequenciais, porém em rajadas de leituras de vários setores o disco irá perder o rendimento.
 
e a fonte do artigo, cade?

mall's, tinha esquecido de colocar, já está no primeiro post

O AHCI, ao invés que muitos pensam, pode reduzir a velocidade do disco justamente pelo NCQ. Com o NCQ ativado as cabeças se movem melhor em transferências sequenciais, porém em rajadas de leituras de vários setores o disco irá perder o rendimento.

aqui depois que fiz essa dica melhorou e muito o desempenho do pc em geral, já vi varias pessoas falando que melhora, e tem gente aqui no topico também dizendo que depois que fez os procedimentos melhorou
 
Última edição:
Muito boa a dica !!!
 
E pra quem usa RAID 0? Na minha placa mãe dá pra configurar como Sata, IDE, Raid e AHCI. No caso eu perderia o raid se fisesse isso, não?

Mas configurando como Sata, já não teria todos os benefícios da interface? Pra mim AHCI só tem vantagem sobre Sata na função Hot Swap.


Alguém com Windows 7 pode testar o desempenho do HD antes e depois da mudança através do WEI? Poste e divulgue a diferença da nota no desempenho de disco rígido. Com dois 7200.12 em RAID 0, a minha ocila entre 5.9 e 6.2.
 
isso ai é o recurso Hot Plug do AHCI como explicado no tutorial, serve para vc remover qualquer HD do pc sem desligar o pc, não tem como tirar, a unica forma de tirar é desfazendo todos os procedimentos da dica e deixando como estava antes
É, mancada minha, devo ter passado batido nessa explicação :p

No caso, se não quiser esta função, posso por lá na BIOS como SATA? Se fizer isso, como deixo no regedit? 0 mesmo ou boto outro número?
 
Essa primeira imagem tenho quase certeza que foi tirada quando usava AHCI, porque lembro que com AHCI ativado a leitura ficava oscilando

jagv4l.jpg


Essa foi tirada com o hd em IDE

14uwfif.png


Aqui com AHCI ativado so tive perde de desempenho, mas usando o pc normalmente talves nem consiga sentir diferença.
 
E pra quem usa RAID 0? Na minha placa mãe dá pra configurar como Sata, IDE, Raid e AHCI. No caso eu perderia o raid se fisesse isso, não?

Mas configurando como Sata, já não teria todos os benefícios da interface? Pra mim AHCI só tem vantagem sobre Sata na função Hot Swap.


Alguém com Windows 7 pode testar o desempenho do HD antes e depois da mudança através do WEI? Poste e divulgue a diferença da nota no desempenho de disco rígido. Com dois 7200.12 em RAID 0, a minha ocila entre 5.9 e 6.2.

pra quem usa raid0 nao pode usar AHCI.. ou um , ou outro....

eu vou tentar aplicar o modo AHCI tambem pra ver como funciona... mas eu preciso realmente formatar a maquina?
valeu...
 
Essa primeira imagem tenho quase certeza que foi tirada quando usava AHCI, porque lembro que com AHCI ativado a leitura ficava oscilando

http://i52.tinypic.com/jagv4l.jpg

Essa foi tirada com o hd em IDE

http://i54.tinypic.com/14uwfif.png

Aqui com AHCI ativado so tive perde de desempenho, mas usando o pc normalmente talves nem consiga sentir diferença.

Esse raid 0 ai é com 3 HDs? to com 2 aqui, pensando em colocar +1, será q vale a pena?
Especialmente pq esse 1 é Seagate 7200.11 e os outros 2 são 7200.12, ou seja, ele é mais lerdo..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo