Putz tem gente que ainda não entendeu mesmo ( e ainda fica inflando esse topico, inclusive eu ) não é que os outros DX (9, 10, 10.1) não possam fazer um telhado ou uma rua de pedrinhas com relevo, a diferença é que com o uso do tesselation isso fica mais simples, vc pode fazer um objeto plano em 2d que a propria placa "entende" como relevo e acresenta os poligonos necessarios, usando uma instrução (nosso amigo Uvapotta fez uma analogia excelente) e não sendo necessario o proprio programador colocar eses poligonos, torna o trabalho mais simples e teoricamente mais leve pra GPU.
Outra vantagem é que com mais poligonos, menos arestas, então o uso de AA pode ser menor, oque tambem ajuda a GPU a sofrer menos, tambem se fala que precisaria menos loading nos objetos, ja que conforme vc se aproximasse desse objeto a propria GPU acresentaria os poligonos e não seria um outro objeto mais detalhado, hj eles fazem varias vezes o mesmo objeto, mas dependo da distancia ele pode ser mais ou menos detalhado, isso acabaria, teoricamente.
Outra vantagem é que com mais poligonos, menos arestas, então o uso de AA pode ser menor, oque tambem ajuda a GPU a sofrer menos, tambem se fala que precisaria menos loading nos objetos, ja que conforme vc se aproximasse desse objeto a propria GPU acresentaria os poligonos e não seria um outro objeto mais detalhado, hj eles fazem varias vezes o mesmo objeto, mas dependo da distancia ele pode ser mais ou menos detalhado, isso acabaria, teoricamente.