DLCs - A aberração da industria dos games

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos hacls
  • Data de Início Data de Início

hacls

know-it-all Member
Na verdade eu tinha feito apenas um post na sessão Notícias - Games - Anunciado 1º DLC para Bioshok 2
e eu não gosto de criar tópicos, mas visto do que acho sobre DLCs (e medo do que eles podem ser no futuro) e como não vejo as pessoas discutirem isso (o que da a impressão de que ninguém percebeu o que esse DLC é ou simplesmente não ligam) decidi criar este aqui.

Eu acho uma bela porcaria o que inventaram agora desse DLC... Agora lançam um game incompleto e depois vão soltando os restos dele por um preço camarada...

Pode não ser totalmente assim ainda (apesar que já está chegando a isso, vide SF4), mas esperem esse treco se popularizar, isso se chegar a popularizar, porque não gasto nem um centavo nessa aberração que a industria inventou.

Simplesmente trocaram as boas e velhas atualizações por esse DLC. No TDU vinha um monte de carro extras nas atualizações grátis (que geralmente vinham correções+extras), agora no NFS Shift vem um monte de carro só que dividido em vários DLCs e todos pagos.

Deixando claro que meu medo não é nos DLCs hoje (quase), mas sim no futuro se infiltrando aos poucos na cultura de compras parciais de games, e que fique bem pior que hoje e ninguém perceba ou ligue, como aconteceu com o mercado de VGAs, só que nesse caso os consoles entrariam na dança.

Não sei se estou certo, errado, paranoico ou atrasado, o que sei é que a indústria dos games não é boba, pelo contrário, se tornou na maior industria de entretenimento em poucos anos e que é muito gananciosa.

Concordo. Acho que pra quem opta por jogos originais, já paga caro pra caramba, então merece um jogo completo. Já é um absurdo o preço dos jogos, e ainda agora estão dando um jeito de tirarem mais dinheiro ainda dos gamers.

A indústria de games inventou os DLCs com o intuito de diminuir a pirataria, mas até mesmo os DLCs podem ser pirateados.

A grande verdade é: quem QUER piratear um jogo, vai fazê-lo, e isso inclui patches, DLCs e qualquer conteúdo que saia para o jogo.

A palhaçada dos DLCs me parece bem óbvia, principalmente de publishers como a gananciosa da EA, que provavelmente vai obrigar as desenvolvedoras a lançar um jogo incompleto no menor tempo possível, vendê-lo a preço de jogo completo e depois vender pacotinhos de DLCs a preços "camaradas" de 2 a 5 dólares e, no fim das contas, o jogo completo sai pelo valor do original + DLCs, ou seja, bem mais caro do que um jogo que sai "completo".

Pra mim é bem simples: eu simplesmente não compro DLCs idiotas. Só baixo as free, como todo patch deveria ser.

Última edição:
CONCORDO 100% com tudo q vc falou

e depois reclamam de pirataria!

vc lembra qdo um jogo custava R$50 e vinha numa box mto loca com um manual ultra explicativo? (Heretic, Warcraft II, Diablo...)
hj um jogo custa R$100 e vem num lixo de caixinha de dvd. aí se passam 2 anos e o jogo está à venda por R$30...
eu acho q a indústria de games deveria ser menos gananciosa e voltar a vender games por um preço mais acessível. eu tenho certeza q eles íam tomar menos prejuízo com pirataria. CAPITALISMO BURRO

Também não gosto destes DLC´s.
Comprei o DAO e ME2....mas esses DLC´s que saem todo dia é foda. Não gosto de ficar torrando minha grana por causa de uma espadinha ou armadura nova.

Se bem que nem precisava esquentar com isso...pessoal ae já disponibiliza os dlc´s de graça mesmo... :/

No final das contas DLC se tornou um caça níquel.

Ainda num entendi muito a reclamaçao... se for pra pensar assim è IMENSAMENTE pior imaginar aquela velha (e continua) historia de jogos a episodios.

Pow vc pago uma NOTA PRETA pelo hl2, aidna tem que se satisfazer em soh jogar 1/4 do HL2, pq dps tem o ep1, ep2 e o ep3!?!?!?!

Ok,ok, ainda acho q paguei preço justo no HL2, jogao e ainda com mto suporte da Valve e da comunidade...

Mas agora lanço a pergunta: "Seria melhor pequenos jogos baratos, onde vc 'investe' na continuaçao. Ou um jogo 'completo' caro, e com gosto de 'falta algo'?"

Afinal SC2 ta saindo... e vai ser em episodios...

O que da mais raiva é os DLCs que já vem incluidos no jogo, ai depois "lançam" DLC que simplismente desbloqueia o que já está no seu HD desde o início.
Acho idiota cobrar um preço mínimo para um conteúdo mais mínimo ainda, que facilmente poderia ter sido integrado no jogo original ou feito por qualquer modder "maomeno". E pior quando o DLC é anunciado logo após o lançamento ou até mesmo ANTES do jogo.

Já expansões que adicionam uma boa quantidade de conteúdo, melhorias na engine e coisas assim, por um preço menor que o full, geralmente são bem-vindas.

Se os DLCs se equivalecem às expansões que muitos jogos para PC recebem eu aceitaria tal prática, mas hoje as produtoras estão planejando estes pacotes de atualização antes mesmo do jogo sair, e o pior é que algumas até mesmo acabam removendo conteúdo da versão final para vender separadamente e superfaturar depois.

O comércio de DLCs chegou ao absurdo, ultrapassou totalmente o limite do bom-senso. Até a Infinity Ward resolveu "lacrar" seu Modern Warfare 2 com a IWnet para vender DLCs e impedir conteúdo criado gratuitamente pelos jogadores.

Felizmente esta moda não durará muito tempo. Os jogadores já começaram a se manifestar, e isso é mostrado na constante diminuição da vendagem destes pacotes. :yes:

Concordo. Acho que pra quem opta por jogos originais, já paga caro pra caramba, então merece um jogo completo. Já é um absurdo o preço dos jogos, e ainda agora estão dando um jeito de tirarem mais dinheiro ainda dos gamers.

na verdade os brasileiros são alguns dos únicos que reclamam dos preços dos jogos por causa do que ele significa no salário médio dos gamers daqui, o que não é pouco...

na verdade os brasileiros são alguns dos únicos que reclamam dos preços dos jogos por causa do que ele significa no salário médio dos gamers daqui, o que não é pouco...

Mas isso ficou feio hein :lol:

Eu sinceramente prefiro como antes: pacotes de expansões, e não isso de DLCs.

soh não sei daonde vc tirou as afirmações sobre o TDU, o jogo soh teve um unico patch de correção de bugs q não corrigiu nada e 2 carros a mais q quase ninguem joga, e o megapack com os 45 carros foi pago e bem pago em torno de 50 reais mas sem correções de bugs!

fora isso o resto ateh concordo!

Jogo original não é caro! O problema é que nego quer comprar qualquer mmmmm de lançamento. Eu compro 3 jogos originais ao ano + ou - porque é o que presta dentro dos 12 meses. só sai lixo. EX: Bioshock 2 , Alien vs Predador, Mass Efect 2, MW2 entre outros mais que só tem nome! De uns meses até hoje, um dos melhoresr fps foi o Dead 4 Left 2 com um multiplayer impecavel e, esse sim vale a pena pagar até R$200,00 porque é jogo. Essas porcariadas que vem lançando até agora eu não perco tempo nem de baixar e muito menos de compra os reloaded, razor e os K - ralho A4. condeno a pirataria mesmo. você que baixa ou compra essa mmm é um bom ***

ta dado o recado :sly:

Última edição:
Eu não contra só acho uma putaria quando o conteúdo vem no jogo e tu paga por uma arquivo minúsculo pra liberar o conteúdo.

Acho que você utilizou a palavra correta: aberração.

Se o preço do game fosse camarada, tipo uns 25 dólares e depois lançassem DLCs importantes por 10 dólares, por exemplo, OK. Mas cobram 50 dólares no jogo e ainda metem a faca com DLCs. Quando o jogo já vem picotado pra receber o que deveria estar nele como DLC, então, pior ainda.

Como no caso do NFS Shift pra Xbox360. Ridículo, tava tudo lá já, tudo pronto, o DLC programado desse jeito eu condeno.

Esse negocio de DLC, também não sou fã não..

Alias TDU não tinha um que era pago???

(eu tenho o jogo original..se não me engano era o que vem com o skyline)

Problema maior é cobrarem full price no lançamento, eu não ligaria de pagar $20 no jogo e mais $10 por DLC agora pagar $50~$60 no jogo e ainda ter que pagar mais é um absurdo.
Um grande exemplo de um jogo que continua com atualizações que adicionam várias coisas sem custo é o Team Fortress 2, eu ja tava até pensando que a Valve não iria aderir a essa ideia de DLC quando eles vão e lançam Left 4 Dead 2 e na mesma anunciam que irá ter um DLC pago, sei la se continuar nesse rumo os jogos pra PC vão continuar entrando em extinção.

Essa porcaria que acontece denominada DLC é o fim mesmo... Esta cada vez mais claro, principalmente quando se percebe a total falta dos famosos editores que antes acompanhavam não só grandes jogos, como até os mais ridículos... Hoje em dia, editor é artigo de luxo e - se bobear e o barco continuar a seguir esse rumo - pago... :cry:

Abçs

Preço nem tanto o problema.
BF2 por exemplo, a quase CINCO anos atrás paguei 100 reais, ta instalado agora no meu PC. Caro?
No entanto, só pago por jogos que vou jogar bastante com certeza. Os outros normalmente deixo de jogar.

DLC também o problema não é tanto o preço (a não ser que seja $5 por uma roupa ou um carro, coisas assim) mas sim a cara de pau da produtara lançar o jogo e logo em seguida lançar o pacote. Não poderia estar junto(se é que já não está)? E como disse antes, com as ferramentas, tem gente que faz melhor, de graça.

Mas isso é o que eu acho.

DLC é só uma mapa novo ou uma fase a mais nada de "Ó meu deus esse jogo sem DLC é incompleto ou é uma *****" nunca baixei um DLC e não sinto falta(talvez se eu experimentar algum dia eu possa mudar de idéia)
Acho muito mimimim isso "ai tem que pagar mais tanto" tem que pagar nada é só um conteúdo extra que aumenta um pouco do tempo de gameplay e só , quem pode compra e pronto o joog não vai deixar de ser bom ou vai ficar melhor por causa de um DLC claro que que alguns são bons e etc e como ja repeti não vai deixar o seu jogo pior por não ter ele.

Agora vou para outro assunto que é o preço, dos DLCs pagar 5 dolares por umas 3-4 horas até vai mais que isso pelo mesmo tempo eu acho exagero.
Ja o preço dos jogos é um mimimi desgraçado "ai 100 pila é muito caro" da pra char por 50 até menos em algusn jogos,os jogadores de console tem que pagar um olho por cada jogo (150 a 200 lançamentos) da pra importar,mas nem todos podem.

Quem tem condição de dar varios up gastando 1000 reais + ou - ou mais por ai pode comprar um jogo aqui e ali tranqüilamente ja quem não tem uma condição tão boa como no meu caso da pra comprar uns 2-3 por ano como eu fiz (estudo e não trabalho),mas é que o pc gamer só quer saber de hardware por isso que a indústria de jogos virou a cara quem ganha mesmo é empresa de hardware,as publishers gigantes como a EA que vende um dos jogos mais vendidos de pc que é a série The Sims e a Steam que é a domina a venda digital.
Por isso que os melhores jogos saem pra console, se vai montar um PC para jogos por que não compra um?
Se todo pc gamer comprasse um jogo que seja ja ajudaria bastante.
"AHHHHH mas não tem jogo bom" claro que tem, e mesmo que não tivesse continuaria não tendo ja que ninguem compra jogo então quem faz jogo bom não vai querer lançar e quebrar a cara.
"Jogo bom vende bem" não não vende comparado ao numero de jogadores.

Fui para um assunto diferente sim mas que esta ligado ao do tópico.

Jogo original não é caro! O problema é que nego quer comprar qualquer mmmmm de lançamento. Eu compro 3 jogos originais ao ano + ou - porque é o que presta dentro dos 12 meses. só sai lixo. EX: Bioshock 2 , Alien vs Predador, Mass Efect 2, MW2 entre outros mais que só tem nome! De uns meses até hoje, um dos melhoresr fps foi o Dead 4 Left 2 com um multiplayer impecavel e, esse sim vale a pena pagar até R$200,00 porque é jogo. Essas porcariadas que vem lançando até agora eu não perco tempo nem de baixar e muito menos de compra os reloaded, razor e os K - ralho A4. condeno a pirataria mesmo. você que baixa ou compra essa mmm é um bom ***

ta dado o recado :sly:

Nossa, quanta bobagem.

Alguns DLCs nao faz muita questao de ter ou nao ter, é trocar 6 por meia duzia na hora da compra. Mas em casos que vale a pena, que renova o jogo e deixa ele 10x mais diferente, com 10x mais coisas a fazer e assim continuar jogando. Exemplo é Borderlands, com ele é só DLC's para continuar e que realmente valeram a pena por causa do progresso do jogo, ele aumenta, te da mais horas de diversao por preços minimos. Bem obvio, se tu comprou o jogo é porque tu tem dinheiro, se tu tem dinheiro e comprou o jogo é bem possivel que tu compre o DLC.
Voltando ao Borderlands, eles vao lançar o MAIOR DLC jamais feito para um jogo, ele promete adicionar 584095934 tipos de armas a mais e veiculos, inimigos, novos leveis e etc.... Um otimo DLC e com bonus nas compras, foi Mass Effect 2, esse sim vale cada centavo.

Vejo, logo penso....

Se vc compra o jogo, é porque vc gosta dele.... Se sai DLC e tu nao comprar, é sinal que nao se interessou muito. Isso até ajuda os produtores a melhorarem os jogos, pois lá eles tem noçao de tantas copias que foram vendidas e quantas copias do DLC foram instaladas/ativadas. Tambem isso ajuda e muito a trazer uma continuaçao para o jogo.

Users who are viewing this thread

Voltar