• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] DRAM Calculator para os Ryzen

O comando nao é "Obedecido" porque você está com "Gear Down Mode" ligado, isso força que os timings primários sejam pares, então na verdade você está rodando a 16-16-16-16-30 e não 16-15-15-15-30
Nessa configuração ai, eu reduziria o CLDO VDDP pra 900mv
Para desativar o GDM, você precisa aumentar o ClkDrvStr para pelo menos 40ohm.
tRDWR está alto também, dá pra reduzir em 1
SCL's rodam a 2-2 a 1,5v
Porém você está com 4 DIMMS, então os SD's e DD's tem que estar em 1-4-4-1-6-6
tFAW em 10 não muda nada, o valor será autocorrigido.
tFAW tem que ser 4xRDDs. que no seu caso seria 20
Mas eu reduziria o RDDS pra 4 para usar tFAW 16, colocaria o RDDL em 6
tWR e tRTP são relacionados, normalmente tWR é 2xtRTP, nesse caso eu setaria o tRTP para 5
WTRS você pode por em 4, e WTRL em 2xRDDL (no caso seria 12)
Teste a memoria e veja quais (se houver) erros ele mostrará, que dai continuamos com o OC
EDIT: Utilize o preset 1UsmusV3 para o TM5, e não o Anta777

Obrigado pelo feedback!

Vou aplicar todos estes ajustes, e na sequencia compartilho o resultado aqui novamente!

EDIT:
Postei o resultado logo abaixo ⬇️
 
Última edição:
O comando nao é "Obedecido" porque você está com "Gear Down Mode" ligado, isso força que os timings primários sejam pares, então na verdade você está rodando a 16-16-16-16-30 e não 16-15-15-15-30
Nessa configuração ai, eu reduziria o CLDO VDDP pra 900mv
Para desativar o GDM, você precisa aumentar o ClkDrvStr para pelo menos 40ohm.
tRDWR está alto também, dá pra reduzir em 1
SCL's rodam a 2-2 a 1,5v
Porém você está com 4 DIMMS, então os SD's e DD's tem que estar em 1-4-4-1-6-6
tFAW em 10 não muda nada, o valor será autocorrigido.
tFAW tem que ser 4xRDDs. que no seu caso seria 20
Mas eu reduziria o RDDS pra 4 para usar tFAW 16, colocaria o RDDL em 6
tWR e tRTP são relacionados, normalmente tWR é 2xtRTP, nesse caso eu setaria o tRTP para 5
WTRS você pode por em 4, e WTRL em 2xRDDL (no caso seria 12)
Teste a memoria e veja quais (se houver) erros ele mostrará, que dai continuamos com o OC
EDIT: Utilize o preset 1UsmusV3 para o TM5, e não o Anta777

Quanto ao tCL e GDM, entendido!
  • Vou aguardar finalizarmos a primeira etapa (alterações 1~6), para então prosseguirmos para GDM OFF, e tentativa de Cmd2T 1T (parece ser uma missão difícil).

Realizei as alterações sugeridas, por partes:

1. CLDO VDDP -> 900mv | ✅
2. tRDWR -> -1 (9) | ❌
  • tRDWR 9 / tWRRD 1, não foi possível (não da boot).
    • Encontrei algumas informações a respeito de tRDWR 9 ou 8 / tWRRD 3 ou 4. (variando de acordo com single ou dual rank)
      • Você tem informações mais precisas a respeito?
3. SD's e DD's -> 1-4-4-1-6-6 | ✅
4. RDDS 4, TFAW 16, RDDL 6 | ✅
5. tWR 10, tRTP 5 | ✅⚠️
  • Parâmetros atualizados na bios, boot ok, mas o ZenTimings indica tWR 10 e tRTP 6.
    • Logo, subi tWR para 12 e tRTP para 6.
6. WTRS 4, WTRL 12 | ✅


TM5: preset 1Usmus_V3, 25 ciclos | ✅ (sem ocorrência de erros)


Abaixo, vou deixar a atual tela do ZenTimings e também o benchmark do AIDA64.

Obrigado até aqui!

WDApaWg.jpg
A1vH8tZ.jpg



Nota:

Encontrei, no Overclock.net, uma tabela fornecida pelo usuário @Veii, que sugere tCKE 11 em MCLK 2000mhz, para viabilizar Cmd2T 1T.
  • Você tem informações mais precisas a respeito?
  • Vou deixar anotado o link desta discussão, que se estende para as páginas seguintes:
E4KYlej.png
 
Última edição:
Quanto ao tCL e GDM, entendido!
  • Vou aguardar finalizarmos a primeira etapa (alterações 1~6), para então prosseguirmos para GDM OFF, e tentativa de Cmd2T 1T (parece ser uma missão difícil).

Realizei as alterações sugeridas, por partes:

1. CLDO VDDP -> 900mv | ✅
2. tRDWR -> -1 (9) | ❌
  • tRDWR 9 / tWRRD 1, não foi possível (não da boot).
    • Encontrei algumas informações a respeito de tRDWR 9 ou 8 / tWRRD 3 ou 4. (variando de acordo com single ou dual rank)
      • Você tem informações mais precisas a respeito?
3. SD's e DD's -> 1-4-4-1-6-6 | ✅
4. RDDS 4, TFAW 16, RDDL 6 | ✅
5. tWR 10, tRTP 5 | ✅⚠️
  • Parâmetros atualizados na bios, boot ok, mas o ZenTimings indica tWR 10 e tRTP 6.
    • Logo, subi tWR para 12 e tRTP para 6.
6. WTRS 4, WTRL 12 | ✅


TM5: preset 1Usmus_V3, 25 ciclos | ✅ (sem ocorrência de erros)


Abaixo, vou deixar a atual tela do ZenTimings e também o benchmark do AIDA64.

Obrigado até aqui!

WDApaWg.jpg
A1vH8tZ.jpg



Nota:

Encontrei, no Overclock.net, uma tabela fornecida pelo usuário @Veii, que sugere tCKE 11 em MCLK 2000mhz, para viabilizar Cmd2T 1T.
  • Você tem informações mais precisas a respeito?
  • Vou deixar anotado o link desta discussão, que se estende para as páginas seguintes:
E4KYlej.png
Salve!
Desculpe a demora, não fui notificado via email.

Seu tRTP está em 6 por causa do Gear Down Mode, ele força que o tRTP junto com alguns outros timings sejam pares.

A prioridade é você tirar o GDM, porque ele em algumas aplicações o GDM é mais lento até que o 2T.
Comece com 16-16-16-16-32-48 (Que é o que REALMENTE está rodando), caso funcione sem erros, tente abaixar o RCD, porém, ao abaixar o RCD, tem que abaixar o tRAS e por consequência o tRC (RCD, junto com RDWR são os timings que mais aumentam a largura de banda), depois tente reduzir o tRP até você ter o set "15 flat" (15-15-15-15-30-45)
Talvez, para você ter o set 15 "flat", possa ser necessário aumentar os RRD's e WTR's, mas isso fica pra depois.

Por incrivel que pareça, não é tão dificil rodar com GDM off. normalmente só precisa subir o ClkDrvStr pra 40~60ohms

Em relação a RDWR aumente o tCL na BIOS e o tCWL para 16 que você provavelmente conseguirá rodar o RDWR em 9 ou até mesmo em 8, normalmente as memorias dual rank precisam de +2 que o valor "normal" (normalmente é tRCDRD/2, arredondando pra cima), o que bate com sua conta (15/2 + 2 = 10), mas seu tCWL está num valor -2 em relação ao tCL (normalmente eles são iguais, provavelmente você setou o tCL em 15 na BIOS, como a AMD não aceita valores impares no tCWL, ela simplesmente setou de 16 para 14). Outra forma de tentar reduzir o tRDWR é colocar o tWRRD em "auto".

Sobre o tCke, ele deve ser usado com os "Setup Timings", porém, costuma ser mais problematico do que realmente ajudar, ainda mais usado em conjunto com RTTWR (que você atualmente utiliza), pois o RTTWR é dinâmico (ele pode ocupar a posição do RTTPARK e do RTTNOM, dependendo do caso) e os "setup timings" são delays "fixos". Já da pra entender o porque que eles não dão certo juntos ne?

Outra coisa, dependendo da AGESA, ela costuma ter problemas com "memory training" nos Ryzen 5000, para resolver isso é necessário aumentar a impedância do CsOdtDrvStr para pelo menos 30ohm e abaixar o AddClkDrvStr para 20ohms. (Quanto menor a impedancia, melhor a "integridade" do sinal).

Um bom set de impedancias para começar com GDM Off, no seu caso, seria 40-20-30-20 ou 40-20-30-24.

Estou no trabalho mas se quiser, quando eu chegar em casa te mostro meu SET.

Abraços e bom OC!
 
Última edição:
Guys,eu tentei usa o Dram Calculator e ele não''cabe''na tela 4K (tv)do pc, mesmo se mudar a resolução e não dar
pra ver todos os parãmetros.alguma idéia?
 
Começando nesse mundo agora, o que devo mudar?
2h de teste do AIDA64 sem erros, joguei BF2042 sem erros
WxUbePi.png


Db8vIi9.png
sDqCNHz.png
GJ6MmpR.png
 
-
 
Última edição:
Galera, consegui estabilizar 3200mhz.
Mais que isso nao ta indo, alguem consegue me auxiliar.

Hynix CJR


Zen-timming-3200.png
Thaiphoon.png
 
Última edição:
Minhas CJR funcionam assim.

1234.jpg


Porém, depois que eu inseri +2 pentes e vieram uma samsung b-die porca (deve ser c-die), to usando em 3533.

Cara o meu nao sobe, mais que 3.200mhz nessa placa mae + processador. q bizarro
 
Ou seu chip é podre para overclock ou é o controlador do 5800x3d que não é bom para over na memória
Já att a bios?
Estava fazendo isso agora.
Atualizei pra ultima versao... tentei de novo e nada. mesma coisa, nao sobe e nem ligar liga.
 
Estava fazendo isso agora.
Atualizei pra ultima versao... tentei de novo e nada. mesma coisa, nao sobe e nem ligar liga.
É, não tem o que fazer
É usar o XMP e ser feliz, se eu fosse você nem tentaria comprar uma com frequencia maior e cl menor porque pode não bootar também
 
É, não tem o que fazer
É usar o XMP e ser feliz, se eu fosse você nem tentaria comprar uma com frequencia maior e cl menor porque pode não bootar também

Lendo relatos no reddit e outros foruns, cheguei a conclusão que o 5800x3d tem um controlador de memória no mínimo estranho e que não precisa ser "tão fissurado com memos" com ele, por ter o v-cache alto.

Ryzen 7 5800X3D​
Memory​
Gaming Perf.​
Test Settings​
QuasarzoneDDR4/3200 CL22 vs DDR4/3800 CL16 +1.4% 5 tests @ 1080p, avg fps
TechSpot DDR4/3200 vs DDR4/3800 +1.3% 8 tests @ 1080p, 1%lows
Tom's Hardware DDR4/3200 vs DDR4/3800 +1.0% 7 tests @ 1080p, 99th percentile

O último teste que irei fazer é subir a Dram Voltage pra acima de 1.39 e tentar. Senão vou deixar em 3200mhz e tentar somente baixar os timmings e cadencia.
 
Última edição:
Lendo relatos no reddit e outros foruns, cheguei a conclusão que o 5800x3d tem um controlador de memória no mínimo estranho e que não precisa ser "tão fissurado com memos" com ele, por ter o v-cache alto.

Ryzen 7 5800X3D​
Memory​
Gaming Perf.​
Test Settings​
QuasarzoneDDR4/3200 CL22 vs DDR4/3800 CL16 +1.4% 5 tests @ 1080p, avg fps
TechSpotDDR4/3200 vs DDR4/3800 +1.3% 8 tests @ 1080p, 1%lows
Tom's Hardware DDR4/3200 vs DDR4/3800 +1.0% 7 tests @ 1080p, 99th percentile

O último teste que irei fazer é subir a Dram Voltage pra acima de 1.39 e tentar. Senão vou deixar em 3200mhz e tentar somente baixar os timmings e cadencia.
Melhor deixar assim, nem no 5600x deve fazer tanta diferença de 3200 para 3800
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo