• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] DRAM Calculator para os Ryzen

thomas

Hungry Member
Registrado
Atualizei o vídeo contendo a versão 1.7.3. Os mesmos toques do vídeo anterior ainda se aplicam, isso é uma visão generalizada do que eu vejo, leio, e passei. Cada um pode ter uma experiência completamente diferente entre overclock de memória, achar estabilidade, ou qualquer coisa do tipo. Cada sistema se comporta de uma forma.



Teste rápido de estabilidade, TM5 - utilizando os perfis que estao na pasta.

FMT4VVB.png


Link TM5 abaixo com os perfis do 1usmus e do anta777,


Basta abrir o TM5 como administador, clicar em "Load config & exit", selecionar o arquivo, fechar o TM5 e abrir novamente como administador e deixar rodar.

**************

Video antigo abaixo,

Teclado uk, vai tudo sem acento, depois quanto pegar o laptop eu edito e conserto tudo..

Fiz um video com instrucoes de como rodar o DRAM Calculator, uma vez que vejo o pessoal abrindo topico com duvidas de como fazer overclock nas ddr4, porem sem os timings "corretos" fica mais dificil, muitas vezes nao da certo, fica instavel, nao boota, ou ate mesmo usando somente os dados "validados" do XMP/DOCP/EOCP tambem nao vai.

Exemplo aqui, 1800X + Asrock Taichi x370 + Corsair Vengeance 3200 Led chip Hynix MFR, XMP a 3200 nao roda sem diversos erros no memtes86, e 3333 da 3x mais erros. XMP sem erros so em 3133, mas eu queria 3200, paguei por isso ueh, mesmo eu sabendo (depois) que o kit nao esta na qvl da mobo - fui saber o que era QVL depois tambem - na minha outra epoca dos desktops nao existia isso.. Mas enfim, queria 3200. Asrock em termos de suporte eh tao "lixo" que duvido que aquela lista seja estudada/atualizada por eles, vide as bios que so aparece uma nova uma vez na vida e outra na morte..

Depois de usar os valores da DRAM Calculator 3200 me apresentou tipo, coisa de 5 erros, bumpei a memoria para 1.385 + SOC 1.15, zero erros. Testei 3333, com a mesma voltagem dos 3200 e deu alguns erros, bf1/5 (juntamente com pubg sao bons testes de estabilidade, acredite) fechava do nada, subi a voltagem para 1.45 + SOC 1.1625 (subi SOC para 1.2 e fui reduzindo), e para minha surpresa, 9 horas de teste, 50 passes, zero erros. MAS 1.45??????? Bom gente, isso eh questao de opiniao pessoal, airflow, temperatura ambiente. Eu considero safe.
ZNMkEPA.jpg

Falo um pouco de cada coisa o mais rapido possivel, nao tenho a melhor oratoria do mundo mas ta ai para quem quiser testar.

Nao sei se merece um "topico dedicado" mas selecionei essa opcao pois acho que pode ser interessante para discutir o uso e funcionalidade do DRAM Calculator bem como a estabilidade das memorias usando os valores gerados por ele.



Link do topico oficial do DRAM Calculator for Ryzen,

https://www.overclock.net/forum/13-...tor-ryzena-1-4-0-1-overclocking-dram-am4.html

Tips e Tricks para o DRAM Calculator,

https://www.overclock.net/forum/27694284-post3363.html

*aos 08:54 eu falo "se seu processador estiver instavel" eu quis dizer, estavel.
**aos 07:57 eu falo a respeito de um ganho de 2000mb/s, isso era referente a 3200 vs 3333. Logo depois falo a respeito de uma perda, isso se refere ao video sendo feito ao mesmo momento do teste, coisa de -250mb/s no aida memory read.

EDIT

3333 se tornava instavel as vezes, o memtest86 passava mas o hci memtest pegava uns erros depois de uns 800%, e fechava bf1/5 esporadicamente.
Retornei para 3200 e apertei os timings, ate o momento foi onde conseguir chegar, testes etc demanda tempo. Rodando a 1.45V.

6nqQniK.jpg

oyXRztG.jpg
 
Última edição:
Eu tentei mexer nas minhas, utilizando o XMP ele seta elas a 1.25v, e eu coloco em 2800mhz. Queria setar elas a 3000mhz, mas não entendo muito disso, e é difícil alguém acompanhar passo a passo pra eu colocar os valores corretamente. Estou com dificuldades pra setar o 3000mhz sem crashs(realmente PUBG é um ótimo teste de estabilidade, pois é nele que crasha eventualmente quando eu mexo, por isso parei) e em fazer um OC leve na minha RX580 Sapphire. Você consegue me dar uma moral??
 
Meu setup é o da assinatura, Asus b350 tuf, R5 2600, 8gb corsair 3000mhz, RX580 4gb Sapphire, 550w corsair.
Esse taiphoon vou fazer quando voltar pra casa hoje
 
Parabéns pelo tópico, mas tenho uma dúvida? Meus pentes de memória são memórias SpecTek, e não tem escolha no DRAM Ryzen Calculator. E ai?
 
Parabéns pelo tópico, mas tenho uma dúvida? Meus pentes de memória são memórias SpecTek, e não tem escolha no DRAM Ryzen Calculator. E ai?

quando vc roda o thaiphoon burner qual o tipo do chip que ele informa?
o dram nao vai trabalhar com todos os tipos de IC, apenas sams, hynix, e micron..
 
quando vc roda o thaiphoon burner qual o tipo do chip que ele informa?

Manufacturing Description
Module Manufacturer:A-DATA Technology
Module Part Number:DDR4 2400 2OZ
DRAM Manufacturer:SpecTek
DRAM Components:MT40A512M8??-083:?
Component Design ID:Not determined
DRAM Die Revision / Process Node:FFh / Not determined
Module Manufacturing Date:Week 45, 2018
Module Manufacturing Location:Suzhou, China
Module Serial Number:E64F0000h
Manufacturing Identification Label:2I4500020454-X40050SP
Module PCB Revision:00h
 
Manufacturing Description

pelo codigo MT40A512M8??-083:? o google retorna como se fosse chip da micron, já é um comeco.. mas nao informa QUAL micron que é.. se vc estiver afim de descobrir dá, tirando o heatspreader da memoria vc tera acesso ao modelo do chip, isso se ele nao foi apagado antes..

outra opcao é salvar o report em html (nao o completo, a outra opcao) pelo thaiphoon, e pela calculadora dar "import xmp", selecionar a velocidade que vc quer tentar setar, e comecar a partir dai.

lembrando de algumas coisas, o dram nao é 100% garantido que vá funcionar, ele te dá um ponto de partida. outra, algumas memorias de fato não sobem, eu tenho um kit da corsair que usa chip hynix mfr 3200 e nao passa de 3333 nem com reza.

neste exato momento mesmo eu estou rodando memoria a 3733 mas nao posso seguir a risca todos os timings que o dram me dá, somente alguns, e foi na tentativa e erro.. setava alguns.. passava.. setava mais uns dois passada.. dai setava outros, black screen. comecava tudo de novo até entender qual que eu poderia mudar, ou nao.

a proposito, qual seu cpu/mobo?
 
Meu sonho é rodar a 3200mhz no meu G skill tridente Z 3600mhz de forma lisa, pois ainda em momentos BEEEMMMM ocasionais, vejo que da alguns BSOD.
 
Tente o que falei acima + soc em 1.2 e dram a 1.45.
Pior que já tentei, tenho varias planilhas de testes que fiz, simplesmente preciso de uma Mobo melhor pra fazer um over mais decente. Já tentei Soc de 0.9 a 1.4v, dram de 1.1v a 1.38v., tudo isso junto a diversas tentativas de alinhas o Timing também.
 
Meu sonho é rodar a 3200mhz no meu G skill tridente Z 3600mhz de forma lisa, pois ainda em momentos BEEEMMMM ocasionais, vejo que da alguns BSOD.
Seu problema acho que é single channel e nao mobo ...
Pode testar ai até sem overclock, vai sentir umas leves travadas em jogos ou algo que force, eu estava com dual, vendi uma memoria por causa do chip e to sentindo muito isto, até pensei que fosse o overclock que eu tinha feito, mas realmente nao é...
Me diga qual o chip da sua memoria...?
 
Pior que já tentei, tenho varias planilhas de testes que fiz, simplesmente preciso de uma Mobo melhor pra fazer um over mais decente. Já tentei Soc de 0.9 a 1.4v, dram de 1.1v a 1.38v., tudo isso junto a diversas tentativas de alinhas o Timing também.

1.38V nao é praticamente nada. Se estiver com zen1 ou zen+ tem que jogar seus 1.45 para teste. zen2 pega menos voltagem na memoria, os mesmos 1.45v que usava para 3200 no zen1 uso para 3733 no zen2.

vram e soc, se esses dois já nao estiverem 1.45v e 1.125v seus testes ja vao comecar mal. soc de 1.4 é absurdamente excessivo, nao passe de 1.2..
 
2019-09-23.png

Esses são os valores que eu defini, reduzi pra 2933mhz porque em 3200 tava dando BSOD em algumas ocasiões raras, preferi ficar mais estável.
Já fiz todo tipo de pesquisa sobre o assunto, participo desse tópico aqui desde ano passado, e não consegui melhores resultados que esse, cheguei a conclusão que poderia ser minha placa mae que ta me impedindo de conseguir melhor (TUF B350), além disso qualquer coisa acima de 3200mhz meu PC nem da boot. (as memorias são 3600mhz)
 
2019-09-23.png

Esses são os valores que eu defini, reduzi pra 2933mhz porque em 3200 tava dando BSOD em algumas ocasiões raras, preferi ficar mais estável.
Já fiz todo tipo de pesquisa sobre o assunto, participo desse tópico aqui desde ano passado, e não consegui melhores resultados que esse, cheguei a conclusão que poderia ser minha placa mae que ta me impedindo de conseguir melhor (TUF B350), além disso qualquer coisa acima de 3200mhz meu PC nem da boot. (as memorias são 3600mhz)

Uma simples dica, se tentou via XMP e nao subiu, mesmo com a voltagem indicada, tente subir manual, com times folgados e ajustar manualmente, sem o DRAM Calculator
" A mais isso é perigoso ", desde que tu defina o ODT e voltagem que nao seja nada elevado, estará "safe" pela minha visao, e se ficar estável, acho que o sinal principal sobre estar "safe"...
Se alguem tem algo concreto para fazer uma critica construtiva, aceito...

--
Edit: Pelos times de 14-14-14 em 2933, tu ta bem apertado, e garanto que deve subir, afinal a minha nao pega times tao baixos e consegui 3466 ...
Manda o modelo do chip dessa memoria pra nos avaliarmos ai tambem
 
Última edição:
Como vc mesmo citou, a placa mãe é fundamental para um oc estável, seja ram ou cpu. Eu tentaria algum fórum que tenha tópico dedicado dessa mobo e daria uma lida a respeito de relatos de gente que roda ram a 3200 nela, isso pode ajudar. Qual voltagem vc usou para testar 3200mhz? Sua placa mãe tem uma opção chamada "ram boot voltage" ou algo parecido?

Outro detalhe, geardownmod ON é meio que "essencial" para que as coisas comecem a dar certo em oc de ram. Qual é o processador que está usando?

Como o vilela citou, seus timings estão ótimos. Manda um print do Aida aí do mem benchmark.

Edit

Exporta o xmp pelo thaiphoon e carrega no dram calc.. tente usar essa opção também..
 
Uma simples dica, se tentou via XMP e nao subiu, mesmo com a voltagem indicada, tente subir manual, com times folgados e ajustar manualmente, sem o DRAM Calculator
" A mais isso é perigoso ", desde que tu defina o ODT e voltagem que nao seja nada elevado, estará "safe" pela minha visao, e se ficar estável, acho que o sinal principal sobre estar "safe"...
Se alguem tem algo concreto para fazer uma critica construtiva, aceito...

--
Edit: Pelos times de 14-14-14 em 2933, tu ta bem apertado, e garanto que deve subir, afinal a minha nao pega times tao baixos e consegui 3466 ...
Manda o modelo do chip dessa memoria pra nos avaliarmos ai tambem
Mas tudo que eu fiz foi de forma manual amigo, so postei a foto pra mostrar pra vocês de forma mais clara, eu entrei pela BIOS e setei cada informação manualmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como vc mesmo citou, a placa mãe é fundamental para um oc estável, seja ram ou cpu. Eu tentaria algum fórum que tenha tópico dedicado dessa mobo e daria uma lida a respeito de relatos de gente que roda ram a 3200 nela, isso pode ajudar. Qual voltagem vc usou para testar 3200mhz? Sua placa mãe tem uma opção chamada "ram boot voltage" ou algo parecido?

Outro detalhe, geardownmod ON é meio que "essencial" para que as coisas comecem a dar certo em oc de ram. Qual é o processador que está usando?

Como o vilela citou, seus timings estão ótimos. Manda um print do Aida aí do mem benchmark.

Edit

Exporta o xmp pelo thaiphoon e carrega no dram calc.. tente usar essa opção também..
Sim, eu queria ter pego uma modelo X ou Z, mas a diferença de preço era absurda demais na época, essa aqui foi 450$, uma desses 2 modelos estava beirando 1k....
A voltagem se não me engano usei de 1.3v até 1.38v, não quis passar a faixa dos 1.4v, mesmo porque na propria BIOS após 1.4v já fica na cor ROXA kkkkkk, e varios foruns indicam que 1.4v já não é saudavel a longo termo.
Referente as opções, tem VDDCR CPU Voltage, VDDCR SOC Voltage, DRAM Voltage, VTTDDR Voltage, VPP_MEM Voltage. Boot voltage não tinha, nem mesmo achei esse boot voltage em foruns gringos e nem nos aplicativos que usei.
Sobre o GearDown Mode, eu desativei porque desci pra 2933mhz, e aqui ele fica estavel, sei que ele ajuda na estabilidade, eu ligaria ele caso fosse novamente tentar achar alguma outra formula, mas ele desligado da mais performance pros jogos que estou rodando.
Processador é o da assinatura, Ryzen 5 2600, BIOS atualizada, ultima AGESA.

Vi que vc usa uma Biostar B350, a sua pegou 3466???.... Vou tentar setar novamente então, você ta me dando esperança kkkk, eu curto mexer com isso, mas as vezes irrita passar tempo demais.

Minhas memorias são Samsung B-Die 3600mhz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

2019-09-24.png

Referente ao report da memoria.
Ainda e mem benchmark eu não tenho aqui amigo.
 
Última edição:
Gostei do topico, acompanhando.
 
Mas tudo que eu fiz foi de forma manual amigo, so postei a foto pra mostrar pra vocês de forma mais clara, eu entrei pela BIOS e setei cada informação manualmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim, eu queria ter pego uma modelo X ou Z, mas a diferença de preço era absurda demais na época, essa aqui foi 450$, uma desses 2 modelos estava beirando 1k....
A voltagem se não me engano usei de 1.3v até 1.38v, não quis passar a faixa dos 1.4v, mesmo porque na propria BIOS após 1.4v já fica na cor ROXA kkkkkk, e varios foruns indicam que 1.4v já não é saudavel a longo termo.
Referente as opções, tem VDDCR CPU Voltage, VDDCR SOC Voltage, DRAM Voltage, VTTDDR Voltage, VPP_MEM Voltage. Boot voltage não tinha, nem mesmo achei esse boot voltage em foruns gringos e nem nos aplicativos que usei.
Sobre o GearDown Mode, eu desativei porque desci pra 2933mhz, e aqui ele fica estavel, sei que ele ajuda na estabilidade, eu ligaria ele caso fosse novamente tentar achar alguma outra formula, mas ele desligado da mais performance pros jogos que estou rodando.
Processador é o da assinatura, Ryzen 5 2600, BIOS atualizada, ultima AGESA.

Vi que vc usa uma Biostar B350, a sua pegou 3466???.... Vou tentar setar novamente então, você ta me dando esperança kkkk, eu curto mexer com isso, mas as vezes irrita passar tempo demais.

Minhas memorias são Samsung B-Die 3600mhz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

2019-09-24.png

Referente ao report da memoria.
Ainda e mem benchmark eu não tenho aqui amigo.
Atualiza sua BIOS se tiver sem att, houve atualização mes passado, joga esses times la nas alturas, e sobe o clock, depois vai abaixando os times ...
Testa e conta pra nois
 
A voltagem se não me engano usei de 1.3v até 1.38v, não quis passar a faixa dos 1.4v, mesmo porque na propria BIOS após 1.4v já fica na cor ROXA kkkkkk, e varios foruns indicam que 1.4v já não é saudavel a longo termo.

zen1 e zen+ trabalham com voltagem bem acima dos teóricos 1.35V e isso é normal. DDR4 trabalha com 1.45V sem qualquer problema e existem diversos reports de usuarios usando 1.5V sem qualquer treta tambem, isso vai de chip e de quão eficiente a mobo é em entregar essa voltagem para a memoria. BDIEs trabalham a 1.45V sem qualquer problema de degradação, então é IMPERATIVO que vc suba o vram para 1.45V e soc para 1.2 (coloca o soc logo no maximo safe conhecido) para realizar seus testes. Ram precisa de tensão, se vc está testando com voltagem baixa, não adianta. Se vc está apertando os timings, precisa de tensão. Se vc quer subir o clock da ram, precisa de tensão. Já zen2 trabalha com menos voltagem, o que não é seu caso. Sim, a maioria das placas mudam a cor a partir de certo limite mas isto nao quer dizer que vai danificar nada, é só um aviso, aviso este bem engraçado porque se vc procurar pela internet nao vai achar muita gente rodando 3200 com menos de 1.40V ESTÁVEL (via tm5, hci por exemplo).
Isso pq estamos falando de RAM, pois CPU sim (como muitos aqui do forum falam que "é de boa" mas nao é) pode, e vai, degradar se for usado com voltagens abusivas e temperatura altas - o que geralmente ocorre e depois nego não sabe pq o cpu nao atinge mais certos clocks com certas voltagens que antes rodava de boa.


Referente as opções, tem VDDCR CPU Voltage, VDDCR SOC Voltage, DRAM Voltage, VTTDDR Voltage, VPP_MEM Voltage. Boot voltage não tinha, nem mesmo achei esse boot voltage em foruns gringos e nem nos aplicativos que usei.
Sobre o GearDown Mode, eu desativei porque desci pra 2933mhz, e aqui ele fica estavel, sei que ele ajuda na estabilidade, eu ligaria ele caso fosse novamente tentar achar alguma outra formula, mas ele desligado da mais performance pros jogos que estou rodando.
Processador é o da assinatura, Ryzen 5 2600, BIOS atualizada, ultima AGESA.

GDM on e off é o seguinte. Existe command rate de 1T e 2T. Quando on (ou auto) a mobo trabalha em "1.5T", digamos assim. Não vai ser apertado como 1T, e nao vai te dar uma perda de latencia como 2T deria. E vai ter uma possibilidade maior de sucesso no seu oc caso esteja ativado. Eu testaria qualquer coisa neste momento com 2T, ou com GMD ON mesmo que seria um meio termo entre 1T e 2T, mas daria preferencia a 2T, vc nunca vai saber sem tentar. E claro, isso não é 100% confiável, tem kit que não se dá bem com essa mudança e prefere somente trabalhar em 1T ou 2T, é algo que vc vai ter que notar por si só nos testes. Power down eu também deixaria desativado. VTTDDR e VPP são conhecidos por aí por ajudar no OC da ram, siga o que a dram calc sugere como max nos seus testes e retorne para o normal (ou meio termo) caso tenha sucesso.

Vi que vc usa uma Biostar B350, a sua pegou 3466???.... Vou tentar setar novamente então, você ta me dando esperança kkkk, eu curto mexer com isso, mas as vezes irrita passar tempo demais.

Não, eu uso uma taichi x370, mas eu não deixaria de continuar testando. Black screen, bsod, travamentos, é tudo natural ao tentar subir ram. Mas de fato, a sua mobo não ajuda, mas isso não ME faria parar por aí rsrs. 3466 é meio que o limite para zen+ no seu caso, eu diria até antes por causa do chipset/mobo que você tem. Muito pouca gente consegue clocks acima de 3466 com zen+, com zen1 é mais raro ainda. Mas isso é relativo, é possível, porém como você deve ter notado existem diversos timings, primario, secondário, terciario, que todos tem seus tricks para que


Referente ao report da memoria.
Ainda e mem benchmark eu não tenho aqui amigo.

baixe o aida, e faça o mem benchmark que ele tem, assim vc vai ter uma ideia do read, write, e latency da memoria. É essencial ter o aida, pois assim vc sabe como está indo o oc e performance da sua ram. Muitas vezes vc já pode estar com uma boa performance, até bem proxima dos 3200 e nao sabe pq nao rodou nada para saber, e está aí correndo atrás de 3200 sem nem saber qual a atual performance do seu 2933 está. Muita vezes 2933 com bons timings, menor latencia, tem mais ou praticamente mesma performance que 3200 com outro range de timings.
Seus timings estão apertados, bons, e sem o teste do aida não adianta nada, vc está cego em um tiroteio assim :) baixa e manda um print o benchmark aí para a gente ver.



 
Atualiza sua BIOS se tiver sem att, houve atualização mes passado, joga esses times la nas alturas, e sobe o clock, depois vai abaixando os times ...
Testa e conta pra nois
Vou fazer, so não garanto que vou dar reply aqui em pouco tempo kkk.
Referente ao ProcODT, se não me engano sempre recomendavam ele em 60 ohms ou o que vinha logo atraz, que era 53 se não me engano. Deixa ele sempre em 60 testando então??
 
Vou fazer, so não garanto que vou dar reply aqui em pouco tempo kkk.
Referente ao ProcODT, se não me engano sempre recomendavam ele em 60 ohms ou o que vinha logo atraz, que era 53 se não me engano. Deixa ele sempre em 60 testando então??
Testa 60, depois que fixar algo, testa em 53
 
2019-09-26.png

Você tinha razão, subiu mesmo, mas taquei TUDO la emcima kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, nem sabia qual o limite real de quanto eu poderia subir, só coloquei la emcima mesmo, isso depois de tentar subir la pra cima 3x diferentes kkkkk, 3x nem deu post , eu so subi os principais timings e deixei o ProcODT em 60.
Tentei 3000mhz, ai subiu, tentei 3133mhz subiu, ai tentei 3200mhz, que é o que eu realmente quero, mesmo as memorias sendo 3600mhz.

Dentro do que vc sabe, o que vc recomenda eu tentar??? (Descer cada timing em 1 por vez? No caso deixar tudo 24/24/24/24/49/69) ou de outra forma???
Eu rodava MemTest e deixava um Burn test por 60 mins, mas depois que vi que ele força em níveis surreais a placa, eu deixei de fazer, apenas coloco o game mais pesado q tenho e deixo ele aberto e deixo lá.
Vou dormir daqui a poco então so amanha a noite vou poder continuar tentando.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo