[TÓPICO DEDICADO] DRAM Calculator para os Ryzen

2019-09-26.png

Você tinha razão, subiu mesmo, mas taquei TUDO la emcima kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, nem sabia qual o limite real de quanto eu poderia subir, só coloquei la emcima mesmo, isso depois de tentar subir la pra cima 3x diferentes kkkkk, 3x nem deu post , eu so subi os principais timings e deixei o ProcODT em 60.
Tentei 3000mhz, ai subiu, tentei 3133mhz subiu, ai tentei 3200mhz, que é o que eu realmente quero, mesmo as memorias sendo 3600mhz.

Dentro do que vc sabe, o que vc recomenda eu tentar??? (Descer cada timing em 1 por vez? No caso deixar tudo 24/24/24/24/49/69) ou de outra forma???
Eu rodava MemTest e deixava um Burn test por 60 mins, mas depois que vi que ele força em níveis surreais a placa, eu deixei de fazer, apenas coloco o game mais pesado q tenho e deixo ele aberto e deixo lá.
Vou dormir daqui a poco então so amanha a noite vou poder continuar tentando.
Pra deixar CL24 pode deixar em @2133 sem mexer em nada na BIOS que é melhor.
 
Eu sei amigo, se vc ler o que esta sendo discutido aqui, vc entenderia que estou tentando so fazer a placa pegar 3200mhz, obviamente que estou refinando. Seria bom ler as mensagens ditas antes de responder algo né.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegui descer pra 18/18/18/18/40/60, com Ram Voltage a 1.38v. Estava descendo mais mas deu BSOD já, e como ta tarde vou parar por aqui e deixar o MemTest ver se pega algo até amanhã a noite.
Qualquer dica é bem vinda. Desativei o Precision Boost Overdrive pra fazer o teste tambem, nao sei se da conflito mas é melhor prevenir.

Na Ryzen Calculator deu no preset "Safe" que poderia chegar a tCL14/ tRCDWR 14/ tRCDRD 14/ tRP 14/ tRAS 30/ tRC 44/ tRFC 307 / Ram Volt a 1.35v / procODT 53 ohms e PowerDown e GearDown Enabled e Command Rate 1T.
Não estou pegando nenhum parametro do aplicativo, estou tentando eu mesmo, valor por valor.
Como que está o seu????

2019-09-26-1.png
 
Última edição:
Devido tamanho da foto ... Print
Proc ODT esta em 60.0 ( porem nao aparece no checker )
Caso vejam algo errado ou preocupante avisem
 
Para testar, TestMem5 e depois HCI. RAM Test do Karhu é bom, mais rapido que o HCI, porém é pago. O HCI vc tem que abrir a mesma quantidade de threads que vc tem, dividir a memoria total livre, e colocar em cada janela o valor dividido, e rodar por algumas horas, pelo menos 1000% para ver se está estável. Mas antes do HCI (ou Karhu se vc comprar, eu acho mega util) rode o TM5, se ele nao passar nem tente o HCI. Outra opção é usar o HCI que é built-in no dram calc.

Como vc subiu com timings soltos, agora é apertar eles, tente carregar o xmp no dram calc que já vai te dar uns timings mais soltos que o profile v2 ou v1 da dram calc. E sua chance de sucesso é maior, e ai vc tenta apertar eles.

Mantenha geardownmod ON e siga seus testes. Ai eu baixaria tcl, trcdwr, trcdrd, trp, pulava o tras, pulava o trc, trfc, deixaria o resto como está e rodava o aida para ver como estao os numeros de read write da memoria. Uma vez estando estavel eu anotaria tudo (ou salva na bios se tiver tal opcao), e iria apertando o resto pouco a pouco.

Tomar nota do seu progresso é importante, facilita muito depois de um blackscreen ou se vc precisar resetar a bios.

É valido informar que vc nao deve fazer mudanças volumosas e salvar, vá de pouco em pouco, 1 ou 2 timings por vez tcl, depois trcdwr, etc (eu faria de 1 em 1), salve, e vá para o próximo. Comece pelos primários, e depois secundários e se precisar terciarios. Na realidade a gente quer apertar todos para tirar o possivel da memoria, mas nem tudo sao flores e alguns timings tem que ser ignorados e deixos mais soltos em detrimento de estabildiade ou simplesmente para fazer o sistema bootar mesmo.

Outra dica, nem sempre sua placa mãe vai se dar bem todos os timings que a dram de te da, então entender quais os timings que dão certo, e quais não dão, é importante. Como eu citei em algum momento deste topico, posso apertar quase todos aqui, mas seu mudo o tRAS e o tRC meu sistema não boota.

Boa sorte e vai postando o progresso aí.
 
Para testar, TestMem5 e depois HCI. RAM Test do Karhu é bom, mais rapido que o HCI, porém é pago. O HCI vc tem que abrir a mesma quantidade de threads que vc tem, dividir a memoria total livre, e colocar em cada janela o valor dividido, e rodar por algumas horas, pelo menos 1000% para ver se está estável. Mas antes do HCI (ou Karhu se vc comprar, eu acho mega util) rode o TM5, se ele nao passar nem tente o HCI. Outra opção é usar o HCI que é built-in no dram calc.

Como vc subiu com timings soltos, agora é apertar eles, tente carregar o xmp no dram calc que já vai te dar uns timings mais soltos que o profile v2 ou v1 da dram calc. E sua chance de sucesso é maior, e ai vc tenta apertar eles.

Mantenha geardownmod ON e siga seus testes. Ai eu baixaria tcl, trcdwr, trcdrd, trp, pulava o tras, pulava o trc, trfc, deixaria o resto como está e rodava o aida para ver como estao os numeros de read write da memoria. Uma vez estando estavel eu anotaria tudo (ou salva na bios se tiver tal opcao), e iria apertando o resto pouco a pouco.

Tomar nota do seu progresso é importante, facilita muito depois de um blackscreen ou se vc precisar resetar a bios.

É valido informar que vc nao deve fazer mudanças volumosas e salvar, vá de pouco em pouco, 1 ou 2 timings por vez tcl, depois trcdwr, etc (eu faria de 1 em 1), salve, e vá para o próximo. Comece pelos primários, e depois secundários e se precisar terciarios. Na realidade a gente quer apertar todos para tirar o possivel da memoria, mas nem tudo sao flores e alguns timings tem que ser ignorados e deixos mais soltos em detrimento de estabildiade ou simplesmente para fazer o sistema bootar mesmo.

Outra dica, nem sempre sua placa mãe vai se dar bem todos os timings que a dram de te da, então entender quais os timings que dão certo, e quais não dão, é importante. Como eu citei em algum momento deste topico, posso apertar quase todos aqui, mas seu mudo o tRAS e o tRC meu sistema não boota.

Boa sorte e vai postando o progresso aí.
Ótima explicação isso deveria até ser uma referencia para todos que procuram dicas para overclock, creio que assim como eu, muitos nao conseguem seguir os times dados pelo Dram...
Show
 
Ótima explicação isso deveria até ser uma referencia para todos que procuram dicas para overclock, creio que assim como eu, muitos nao conseguem seguir os times dados pelo Dram...
Show

obrigado! é só a galera começar a demonstrar interesse pelo tópico que pode-se fazer possível um "xtudo" com informações no primeiro post. Claro, muito ainda pode ser adicionado traduzindo vários esquemas do 1usmus, the stilt, e um outro projeto no github.
 
Ainda estou na busca man, mas ainda fico confuso quando vejo os erros no MemTest.... Eu já tentei subir o SoC Volt, subir o Dram Volt, já subi os timings (os 6 primeiros...), já passei pra 2T.
E meio tenso fazer 1 por 1 sem ver se tem alguma diferença, msm pq não sei quando esta melhorando ou quando ta estagnado, pois o memtest falha aleatoriamente, dessa ultima vez chegou a quase 100% e ai deu 1 erro em cada 1 dos 5 MemTest que abri.
Enquanto escrevia mesmo, já dei um erro antes dos 20%.
Importando o XMP da minha memoria no Dram Calculator, ele me deu (resumindo) tCL 16/tRCDWR 16/tRCDRD 16/tRP 16/tRAS 32/tRC 48, o que eu achei apertado considerando que o XMP da memoria já joga 18 pro 3600mhz.
Fora que as vezes parece que eu diminuo e acaba piorando, indo de tRP 16 pra 17, crashou antes de chegar no Windows, e no 16 só da erro na memoria até agora....
Como você descobriu os valores que são mais sensíveis pra sua maquina??? o tRAS e o tRC no caso vc deixa em auto???
 
Realmente, após mexer a madrugada toda, descobri que não posso mexer no tRDWR e tWRRD, senão não da boot. Estou indo Clock por clock, deixei no 2800mhz que estava estável, e estou subindo, estou testando no 3000mhz, MemTest em ate 300%, e depois algumas horas de jogo.
 
Coloca CL 20 e ve até onde ela vai subir, creio que tbm sera no maximo 3466, até porque a placa mae vai apresentar um grafico na esquerda onde ficara "vermelho" , que nao sei se ela calcula o maximo do chip, ou é somente algo simbólico, ja que ela possui até 4000mhz ...
Após subir, comece a descer os times, de 20 pra 19, até onde começar dar tela azul, e ai tu voltar a subir os times até estabilizar...
 
Como você descobriu os valores que são mais sensíveis pra sua maquina??? o tRAS e o tRC no caso vc deixa em auto???

sim, ambos deixo em auto. porém pelo windows faço a leitura dos timings e seto o tRas e o tRC conforme.
como falei antes é questão de teste, e da forma com a qual voce testa. Primarios > secondarios > terciarios. Deixo tudo em auto ou xmp, ou xmp no dram calc e vejo o que vai bootar. Se bootar otimo que nao preciso mexer no procdt, cadbus etc. caso nao boote mudo eles conforme dram calc ou conforme o que vejo na net.

Mas, voltando ao assunto de quando boota ou nao, deixo os secondarios e terciarios em auto e faco o ajuste dos primarios, tomo nota. Passo para os secondarios de um a um, e vou tomando nota. Deu tela preta? Retorno o ultimo valor que deu tela preta e sigo o jogo até (se precisar) chegar nos terciarios. As vezes a performace de determinado clock já está proximo da nominal, entao nem me preocupo. No momento, por exemplo, estou rodando 3733 16-16-16-16-58-86-358. Posso apertar? Posso, certamente consigo 14-15-14-15 mas ja to batendo read 58K write 58K e uns 65ns de latencia. Nao preciso mais que isso, pq sei que se for apertar mais lá se vao mais alguma horas brincando com timings, e ja gastei MUITO tempo com isso. Quem sabe quando eu entrar de ferias.
 
As placas da Gigabyte costumam ter todas as opções que o DRAM Calculator apresenta?

O fabricante do chip somos nós que temos definir? Marinheiro de primeira viagem em overclock DDR4 aqui. DDR3 era só relaxar os timings principais e ótimo, tudo resolvido rsrs.

O que é importante tirar do DRAM Calculator e jogar lá? Não vi muitos controles de voltagem como DRAM Calculator sugere. Só o controle de voltagem principal.
 
Nunca me dei bem com o DRAM calculator. Eu ativo o XMP e vejo quais valores a BIOS jogou automaticamente. Depois vou refinando tanto frequência quanto timings
 
As placas da Gigabyte costumam ter todas as opções que o DRAM Calculator apresenta?

O fabricante do chip somos nós que temos definir? Marinheiro de primeira viagem em overclock DDR4 aqui. DDR3 era só relaxar os timings principais e ótimo, tudo resolvido rsrs.

O que é importante tirar do DRAM Calculator e jogar lá? Não vi muitos controles de voltagem como DRAM Calculator sugere. Só o controle de voltagem principal.
Tem sim, pelo menos aqui na minha B350 consigo mexer em todas as opções do DRAM Calculalor: Timings primários, secundários, terciários, procODT, RttPark, etc. Em voltagem não tem tanta coisa, mas tem a principal que é o VDD (Que geralmente o padrão é 0.900V). Mas isso não significa que vai funcionar, eu seguindo todos os parâmetros da calculadora, e deixando até mais folgado os timings, não consigo os resultados que são simulados no programa.
 
Valeu. É a segunda vez que tento usr esse programa sem ter sucesso. Vou fazer o que sempre fiz em over de memória e ignorar esse programa.
 
Pronto, foi só ignorar os parâmetros mais avançados e consegui 3000Mhz molezinha na Crucial Sports 2666Mhz.

Consegui 16-19-19-38-69

Depois vou tentar apertar um pouquinho mais, porém acho que está óttimo. Vou focar em baixar a voltagem, que está no máximo 1.35v.
 
Esse topico aqui tem algo errado, foi eu postar sobre minha memoria aqui, começou a dar tela azul toda hr a 3466mhz kkkkkkkk
E como estou em fechamento de mes, quase nao fico em casa, mas depois vou estudar oque pode ser...
Acho que pode ser degradação ou algo do tipo
 
As placas da Gigabyte costumam ter todas as opções que o DRAM Calculator apresenta?

O fabricante do chip somos nós que temos definir? Marinheiro de primeira viagem em overclock DDR4 aqui. DDR3 era só relaxar os timings principais e ótimo, tudo resolvido rsrs.

O que é importante tirar do DRAM Calculator e jogar lá? Não vi muitos controles de voltagem como DRAM Calculator sugere. Só o controle de voltagem principal.

quase nenhuma placa tem TODAS opcoes que o dram apresenta, algumas chegam perto, outras tem menos ainda. depende da organizacao da bios, na taichi x370 por exemplo muitas das opcoes estao na aba CBS. Se estiver usando zen2 vai estar no amd overclocking.

o que é imporatante? só testando, cada placa, kit de ram, e cpu influenciam nisso.


Nunca me dei bem com o DRAM calculator. Eu ativo o XMP e vejo quais valores a BIOS jogou automaticamente. Depois vou refinando tanto frequência quanto timings

rola dessas, passei por isso por muito tempo e depois de uma atualizacao da taichi a compatvilidade com as memorias melhorou muito e ai eu consegui usar a maioria dos timings sugeridos

Tem sim, pelo menos aqui na minha B350 consigo mexer em todas as opções do DRAM Calculalor: Timings primários, secundários, terciários, procODT, RttPark, etc. Em voltagem não tem tanta coisa, mas tem a principal que é o VDD (Que geralmente o padrão é 0.900V). Mas isso não significa que vai funcionar, eu seguindo todos os parâmetros da calculadora, e deixando até mais folgado os timings, não consigo os resultados que são simulados no programa.

talvez com mais voltagem na ram vc consiga apertar alguns timings

Pronto, foi só ignorar os parâmetros mais avançados e consegui 3000Mhz molezinha na Crucial Sports 2666Mhz.

Consegui 16-19-19-38-69

Depois vou tentar apertar um pouquinho mais, porém acho que está óttimo. Vou focar em baixar a voltagem, que está no máximo 1.35v.

1.35 é o minimo dos minimos para comecar a brincar.. se estiver com zen2 precisa de bem menos voltagem do que com zen1 ou zen+

Esse topico aqui tem algo errado, foi eu postar sobre minha memoria aqui, começou a dar tela azul toda hr a 3466mhz kkkkkkkk
E como estou em fechamento de mes, quase nao fico em casa, mas depois vou estudar oque pode ser...
Acho que pode ser degradação ou algo do tipo

qual voltagem e soc?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse vídeo tem que ser atualizado, da mesma forma que já saiu várias outras versões do dram calc portanto o mesmo necessita um update.. farei outro logo mais..
 
Última edição:
quase nenhuma placa tem TODAS opcoes que o dram apresenta, algumas chegam perto, outras tem menos ainda. depende da organizacao da bios, na taichi x370 por exemplo muitas das opcoes estao na aba CBS. Se estiver usando zen2 vai estar no amd overclocking.

o que é imporatante? só testando, cada placa, kit de ram, e cpu influenciam nisso.




rola dessas, passei por isso por muito tempo e depois de uma atualizacao da taichi a compatvilidade com as memorias melhorou muito e ai eu consegui usar a maioria dos timings sugeridos



talvez com mais voltagem na ram vc consiga apertar alguns timings



1.35 é o minimo dos minimos para comecar a brincar.. se estiver com zen2 precisa de bem menos voltagem do que com zen1 ou zen+



qual voltagem e soc?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse vídeo tem que ser atualizado, da mesma forma que já saiu várias outras versões do dram calc portanto o mesmo necessita um update.. farei outro logo mais..
A AMD pede pra não passar de 1.425, então creio que 1.35 seja uma voltagem pra lá de segura e nada de começar a brincadeira não. Provavelmente consigo com tranquilidade utilizando muito menos, depois vou deixar mais fino esse mini over de RAM.
 
A AMD pede pra não passar de 1.425, então creio que 1.35 seja uma voltagem pra lá de segura e nada de começar a brincadeira não. Provavelmente consigo com tranquilidade utilizando muito menos, depois vou deixar mais fino esse mini over de RAM.
Até 1.40V é 100% seguro, sem degradação dos chips. Mas nem sempre voltagem é igual a estabilidade, minhas memórias funcionam melhor em 1.30V do que em 1.35V.
 
Bom, testei intensamente em 3000mhz e esta totalmente estável, todos os games, e MemTest a mais de 500% sem erros, testei ao longo de 6 dias. Totalmente OK.
Agora vou pra 3200mhz que é meu objetivo, refinar o máximo possível dentro de 3200mhz.
Depois que vocês falaram que tem algumas opções que não podem ser mexidas, ai sim deslanchei com sucesso.
Tive que subir Dram Volt pra 1.4v, sendo que a 2800mhz tava a 1.35v, achei muita diferença...
CPU Core Volt a 1.3 e Soc Volt a 1.1v também achei alto, no automatico mesmo subindo Overclock no Ryzen mal precisava chegar a 1.0v Soc Volt, além de dizerem que o SoC Volt é o mais perigoso a ficar setando muito alto, que dizem 1.3v já ser o limite seguro.
Opiniões são bem vindas, vou deixar rodando o MemTest agr, se tudo der certo começo a refinar o timing caso as voltagens nao precisem ser diminuidas...
2019-10-01-4.png
 
Bom, testei intensamente em 3000mhz e esta totalmente estável, todos os games, e MemTest a mais de 500% sem erros, testei ao longo de 6 dias. Totalmente OK.
Agora vou pra 3200mhz que é meu objetivo, refinar o máximo possível dentro de 3200mhz.
Depois que vocês falaram que tem algumas opções que não podem ser mexidas, ai sim deslanchei com sucesso.
Tive que subir Dram Volt pra 1.4v, sendo que a 2800mhz tava a 1.35v, achei muita diferença...
CPU Core Volt a 1.3 e Soc Volt a 1.1v também achei alto, no automatico mesmo subindo Overclock no Ryzen mal precisava chegar a 1.0v Soc Volt, além de dizerem que o SoC Volt é o mais perigoso a ficar setando muito alto, que dizem 1.3v já ser o limite seguro.
Opiniões são bem vindas, vou deixar rodando o MemTest agr, se tudo der certo começo a refinar o timing caso as voltagens nao precisem ser diminuidas...
2019-10-01-4.png
Prime 95 não é melhor para testar memória? RAM Test pelo que sei não é estressa as memórias, mas só as enche e verifica erros. O Prime 95 estressa pelo uso.
 
Prime 95 não é melhor para testar memória? RAM Test pelo que sei não é estressa as memórias, mas só as enche e verifica erros. O Prime 95 estressa pelo uso.
Pelo que eu leio tanto em fóruns daqui quanto internacionais, o MemTest verifica se sua memoria esta se comportando dentro do padrão, se ele acusar algum erro, pode ser ou não ser critico, mas é algo que definivamente acusa que não está estável.
O Prime95 eu já usei, na minha opinião ele estressa em níveis totalmente fora do que vc jamais usara em qlq momento da sua vida, não acho valido, somente pra quem é bem extremista, qd eu fazia os testes de CPU Com ele, meu CPU Chegava a + de 100º graus, sendo que em games ele mal passava do 65-70º.

Todas as pessoas que vejo fazendo Ram OC aqui do fórum usam mais o MemTest, e ele realmente está me sendo útil, eu prefiro continuar com ele.
 
Galera, minha memoria crucial da pichau é Micron D-Die 1 rank.

é boa?
 
Mas pra fazer over nas memórias é OBRIGATÓRIO mexer nos timings delas ??
tipo eu tenho um par de memórias Ballistic X de 2400mhz se eu apenas subir o clock delas via XMP para suponhamos 2666mhz o meu sistema ficaria instável por não ter mexido nós ciclos dela ???
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo