[TÓPICO DEDICADO] DRAM Calculator para os Ryzen

@claudiomendonça só dá para saber com certeza se vc baixar o aida e rodar o benchmark da memoria para entender seus números. E também vai servir de parâmetro para vc no futuro para comparar uma config com a outra.
83ns é alto, mesmo sem saber seu sistema. Deve dar para apertar alguma coisa aí, seja dos primários, secundários ou terciários para ficar com menos de 80 se for zen 1.
 
Consegui 83.1 ns com latência 16-18-18-38 @2933mhz 1T

tá bom ou médio?

Não posso afirmar com certeza se esse é um valor ótimo para essa configuração, mas é fato que os Ryzen funcionam melhor quanto menor for a latência e essa latência é consideravelmente alta, mesmo para os Ryzen 3000.

O ideal é estar abaixo dos 70 ns, mas isso você só deve conseguir com memórias que conseguem trabalhar com frequências mais altas e latências apertadas, mas se você conseguir abaixo de 80, ficando na faixa dos 75-77 ns, acredito que pode ser considerado aceitável.

Pra ter certeza do impacto na performance, baixa e roda o Cinebench R15 e R20, pois são testes simples, relativamente rápidos, e que te darão com certa precisão a performance do teu Ryzen com uma determinada configuração de memória. Pra testes mais profundos, gameplays ou benchmarks in-game de jogos que dependem muito da CPU, já que quanto menor for a latência, mais frames o Ryzen será capaz de gerar; preste atenção nos ganhos com FPS mínimo, que são os mais importantes.

Falouws :cool:
 
Não posso afirmar com certeza se esse é um valor ótimo para essa configuração, mas é fato que os Ryzen funcionam melhor quanto menor for a latência e essa latência é consideravelmente alta, mesmo para os Ryzen 3000.

O ideal é estar abaixo dos 70 ns, mas isso você só deve conseguir com memórias que conseguem trabalhar com frequências mais altas e latências apertadas, mas se você conseguir abaixo de 80, ficando na faixa dos 75-77 ns, acredito que pode ser considerado aceitável.

Pra ter certeza do impacto na performance, baixa e roda o Cinebench R15 e R20, pois são testes simples, relativamente rápidos, e que te darão com certa precisão a performance do teu Ryzen com uma determinada configuração de memória. Pra testes mais profundos, gameplays ou benchmarks in-game de jogos que dependem muito da CPU, já que quanto menor for a latência, mais frames o Ryzen será capaz de gerar; preste atenção nos ganhos com FPS mínimo, que são os mais importantes.

Falouws :cool:
Realmente senti muito melhor quando esta abaixo dos 74ms
Nos meus overclock melhor que consegui foi 68ms, ficou muito bom
 
Qual CPU mesmo?

Lembro até hoje do meu R5 1400 + Memórias em @2133 com 103ns kkkk

Segue:

SdeWjBC.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@claudiomendonça só dá para saber com certeza se vc baixar o aida e rodar o benchmark da memoria para entender seus números. E também vai servir de parâmetro para vc no futuro para comparar uma config com a outra.
83ns é alto, mesmo sem saber seu sistema. Deve dar para apertar alguma coisa aí, seja dos primários, secundários ou terciários para ficar com menos de 80 se for zen 1.

É o R5 3600
 
Caralhu, um 3600 a 79ms
Pode refinar isso ai amigo, ta faltando ajuste :hmm2:


Pode me ajudar? Colocando todos os dados do dram calculator o pc nao da boot.

O que fiz? Aumentei para 2933mhz e setei so os 4 primeiros timings.
 
Pode me ajudar? Colocando todos os dados do dram calculator o pc nao da boot.

O que fiz? Aumentei para 2933mhz e setei so os 4 primeiros timings.
Tambem ja tentei com as config do Dram, só falta estabilizar de verdade, pois senti alguns probleminhas ...
Verifique voltagem, PROC e se esta -> 1 T ou 2 T ou Auto, se caso o Dram jogou 1T e voce definiu, tente em Auto, provavelmente ja de imagem e inicie
 
Tambem ja tentei com as config do Dram, só falta estabilizar de verdade, pois senti alguns probleminhas ...
Verifique voltagem, PROC e se esta -> 1 T ou 2 T ou Auto, se caso o Dram jogou 1T e voce definiu, tente em Auto, provavelmente ja de imagem e inicie


Está 1T(Auto), voltagem da ram 1.35v(setado).
Ela é Micron E-Die
A memoria em questão é essa:
 
@_EagleMan_ Pelo que eu ando pesquisando a questão não é apenas que quanto menor latência, e sim que o Infinity Fabric também trabalha melhor quando vc também consegue clock maior. Tipo 3000mhz a determinado CL x 3466mhz a determinado CL, mesmo que os dois cheguem na mesma latência, o Infinity Fabric trabalharia de melhor forma no 3466 por ser maior.
Procede isso, ou algum de vcs já fez testes que não demonstrou diferença alguma???
Pq se não tiver, vou abortar esses timings em 3200mhz, e tentar apertar a 2933mhz/3000mhz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@claudiomendonça Tenta subir mais sua dram voltage, até uns 1.38v, se não me engano é seguro até 1.42v em Ryzen, apesar de eu não passar de 1.4v nunca.
 
Última edição:
Aqui por exemplo, os 3 Overclocks que fiz, apertando o que deu pra apertar de forma rápida, consegui:
2800Mhz 12,13,13,13,26,42 Latency 70.2 Read 43571Mb/s
3000Mhz 16,15,15,17,30,45 Latency 76.6 Read 45522Mb/s
3200Mhz 14,15,16,16,32,48 Latency 72.1 Read 49562Mb/s
Resultados pelo Aida Trial, que tem alguns dados que não mostra...
Isso aqui foi pra tentar exemplificar o que eu disse anteriormente, em Ryzen, compensa deixar a latencia menor ou deixar a largura de banda maior??? Deu mais Read em maior latencia, tambem acho valido frisar que a 2800mhz eu mal mexi na voltagem (1.34v), enquanto 3200mhz se não me engano está a 1.39v aproximadamente.
 
Aqui por exemplo, os 3 Overclocks que fiz, apertando o que deu pra apertar de forma rápida, consegui:
2800Mhz 12,13,13,13,26,42 Latency 70.2 Read 43571Mb/s
3000Mhz 16,15,15,17,30,45 Latency 76.6 Read 45522Mb/s
3200Mhz 14,15,16,16,32,48 Latency 72.1 Read 49562Mb/s
Resultados pelo Aida Trial, que tem alguns dados que não mostra...
Isso aqui foi pra tentar exemplificar o que eu disse anteriormente, em Ryzen, compensa deixar a latencia menor ou deixar a largura de banda maior??? Deu mais Read em maior latencia, tambem acho valido frisar que a 2800mhz eu mal mexi na voltagem (1.34v), enquanto 3200mhz se não me engano está a 1.39v aproximadamente.
Em @3200Mhz tem mais desempenho sem dúvidas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Voce esta certo.

São D-Die
Daria pra tentar esses, tenta em @3000Mhz, depois tenta @3200Mhz:

ZNwSKP2.png
 
@_EagleMan_ Pelo que eu ando pesquisando a questão não é apenas que quanto menor latência, e sim que o Infinity Fabric também trabalha melhor quando vc também consegue clock maior. Tipo 3000mhz a determinado CL x 3466mhz a determinado CL, mesmo que os dois cheguem na mesma latência, o Infinity Fabric trabalharia de melhor forma no 3466 por ser maior.
Procede isso, ou algum de vcs já fez testes que não demonstrou diferença alguma???
Pq se não tiver, vou abortar esses timings em 3200mhz, e tentar apertar a 2933mhz/3000mhz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@claudiomendonça Tenta subir mais sua dram voltage, até uns 1.38v, se não me engano é seguro até 1.42v em Ryzen, apesar de eu não passar de 1.4v nunca.

Até 3733 MHz, o clock do IF trabalha em sincronia com o clock da memória RAM e isso por si só já garante maior performance em virtude de uma maior latência. Qualquer coisa acima disso, o multiplicador passa a ser 2:1, ou seja, o clock do IF trabalha com metade do clock da memória RAM, o que aumenta a latência e faz você perder performance.

Portanto, se você tiver duas memórias que conseguem trabalhar numa mesma latência, mas uma consegue trabalhar com frequência maior, essa última entregará mais performance.

Quanto às tensões, eu não pretendo trabalhar acima de 1.35V. Até pode ser que 1.4V seja considerado "normal", mas à longo prazo não há como saber os efeitos de degradação nos ICs. Por conta disso, eu particularmente prefiro não arriscar.

Aqui por exemplo, os 3 Overclocks que fiz, apertando o que deu pra apertar de forma rápida, consegui:
2800Mhz 12,13,13,13,26,42 Latency 70.2 Read 43571Mb/s
3000Mhz 16,15,15,17,30,45 Latency 76.6 Read 45522Mb/s
3200Mhz 14,15,16,16,32,48 Latency 72.1 Read 49562Mb/s
Resultados pelo Aida Trial, que tem alguns dados que não mostra...
Isso aqui foi pra tentar exemplificar o que eu disse anteriormente, em Ryzen, compensa deixar a latencia menor ou deixar a largura de banda maior??? Deu mais Read em maior latencia, tambem acho valido frisar que a 2800mhz eu mal mexi na voltagem (1.34v), enquanto 3200mhz se não me engano está a 1.39v aproximadamente.

Resultado no AIDA é interessante, mas não é definitivo. Você tem que testar em algum benchmark que consiga medir diferenças pontuais nas alterações de latência e frequência que você vem fazendo, como os Cinebenchs ou mesmo jogos que tenham benchmark integrado (AC Odyssey, Shadow of TR, Gears 5, etc.).

Para a sua pergunta sobre o que compensa mais, recomendo você ver esse vídeo do Linus e do Tech Deals:




O melhor cenário é o de frequências altas com latências apertadas, porém, se tá difícil conseguir atingir frequências muito altas, com latências reduzidas, é melhor tentar o contrário, já que também há ganhos de performance quando você mexe apenas nas latências.

Falouws :cool:
 
@_EagleMan_ sobre a voltagem, eu entendo que 1.35v seja onde vc gosta mais, mas meus kits não sobem de jeito algum abaixo de 1.37v quando subo além de 3000mhz, a diferença de voltagem em sair de 3000mhz pra 3200mhz é gigantesca, por isso que estou tentando ver se consigo apertar mais ainda em 2800mhz ou 3000mhz.
Sobre o vídeo, entendi tudo, mas não sei que opção é essa de "Infinity Fabric Overclock". é algo especifico pra algumas mobo High-End?? Porque na minha não vi nenhuma opção pra isso.
Vou baixar o Cinebench e fazer o Benchmark do AC Odyssey, que é o game mais pesado que tenho (bugado na vdd)
 
@_EagleMan_ sobre a voltagem, eu entendo que 1.35v seja onde vc gosta mais, mas meus kits não sobem de jeito algum abaixo de 1.37v quando subo além de 3000mhz, a diferença de voltagem em sair de 3000mhz pra 3200mhz é gigantesca, por isso que estou tentando ver se consigo apertar mais ainda em 2800mhz ou 3000mhz.
Sobre o vídeo, entendi tudo, mas não sei que opção é essa de "Infinity Fabric Overclock". é algo especifico pra algumas mobo High-End?? Porque na minha não vi nenhuma opção pra isso.
Vou baixar o Cinebench e fazer o Benchmark do AC Odyssey, que é o game mais pesado que tenho (bugado na vdd)

É, eu sei que tem ICs que demandam mais tensão que 1.35V para estabilizarem numa frequência mais alta e até entendo que eles possam trabalhar em segurança com essa tensão, por longos períodos de tempo, mas é como eu disse: eu particularmente não colocaria nada acima de 1.35V por não saber até que ponto isso afeta negativamente a longevidade dos ICs da memória e/ou do IMC do Ryzen. No teu caso, eu tentaria encontrar o equilíbrio entre 2800-3000, ou seja, a combinação entre tensão, frequência e latências que me entregasse melhor performance.

Infinity Fabric Overclock é a capacidade de alterar o clock do IF (FCLK, na maioria das BIOS), que surgiu junto com os Ryzen 3000. Tenho certeza que essa opção existe nas X570 atuais, mas não posso afirmar nada sobre esse suporte nas demais gerações de chipsets.

No caso do Cinebench, tem o R15 e o R20. O R15 é mais leve e rápido, já o R20 é mais exigente e demorado, porém ambos podem ser usados como parâmetro de comparação. Ah, e tem também o benchmark integrado no próprio CPU-Z. Vale à pena usar todos eles, preferencialmente testando single (bem mais demorado: R15 demora uns 5 min aqui, já o R20 passa dos 13) e multithread

Falouws :cool:
 
Em @3200Mhz tem mais desempenho sem dúvidas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Daria pra tentar esses, tenta em @3000Mhz, depois tenta @3200Mhz:

ZNwSKP2.png
Obrigado pela ajuda.

Então amigo.... eu coloco todos esses dados na bios da mobo e nao inicia o windows.

Devo colocar tudo mesmo?

O que devo fazer?

OBS: Copiei os dados do thaiphoon e joguei no dram calculator.

ele me deu essa imagem:

IRkRRas.png
 
Última edição:
Obrigado pela ajuda.

Então amigo.... eu coloco todos esses dados na bios da mobo e nao inicia o windows.

Devo colocar tudo mesmo?

O que devo fazer?

OBS: Copiei os dados do thaiphoon e joguei no dram calculator.

ele me deu essa imagem:

IRkRRas.png
Pode ser que tenha que ir testando aqueles settings do Termination Block e CAD_BUS Block, na direita, bem como a voltagem... O certo é ir por etapas de Clock. Uma opção também é mudar pra Command Rate 2T pra ver se funciona.
 
Galera,
nao to sabendo mexer em uma coisa aqui.

Devo fazer o overclock pela opcao M.I.T da BIOS ou em AMD Overclock????

Quando seto os valores de timing no amd overclock ele nao aceita. so pelo M.I.T da BIOS que vai
 
Galera,
nao to sabendo mexer em uma coisa aqui.

Devo fazer o overclock pela opcao M.I.T da BIOS ou em AMD Overclock????

Quando seto os valores de timing no amd overclock ele nao aceita. so pelo M.I.T da BIOS que vai

Altere onde ele deixar você fazer as mudanças.

Falouws :cool:
 
Obrigado pela ajuda.

Então amigo.... eu coloco todos esses dados na bios da mobo e nao inicia o windows.

Devo colocar tudo mesmo?

O que devo fazer?

OBS: Copiei os dados do thaiphoon e joguei no dram calculator.

ele me deu essa imagem:

IRkRRas.png
Bom...
Mexendo na minha memoria, consegui subir os times recomendado pelo Calculator, subiu, porem nao fica 5 minutos sem tela azul ...
E para subir, aumentei a voltagem, o procODT e deixei o Command Rate em Auto...
Meu chip é samsung, sobe apenas com procODT 68 e voltagem acima de 3.5v ... porem estou tentando chegar a 3466mhz estaveis, consegui apenas 3400mhz 16-19-19-19 ( até o momento sem travar ou telas azul )
 
Bom dia/tarde/noite galera. Estou iniciando agora nessa de Overclock li bastante e estou começando a tentar uns over, gostaria de saber se esse resultados são bons. Esses testes são validos ? Quais testes recomendam? E quais timings influenciam mais na performance/estabilidade ?
PS: So alterei os Timings primários. Test do MEMBench pelo Dram Calculator Cinebench20 Test de memoria do Aida64
 
Bom dia/tarde/noite galera. Estou iniciando agora nessa de Overclock li bastante e estou começando a tentar uns over, gostaria de saber se esse resultados são bons. Esses testes são validos ? Quais testes recomendam? E quais timings influenciam mais na performance/estabilidade ?
PS: So alterei os Timings primários. Test do MEMBench pelo Dram Calculator Cinebench20 Test de memoria do Aida64

Tem que ver que memórias está usando, se carregou XMP ou só deixou tudo no auto normal, qual tensão, etc. Mas em números está mt bom o resultado.
 
Bom dia/tarde/noite galera. Estou iniciando agora nessa de Overclock li bastante e estou começando a tentar uns over, gostaria de saber se esse resultados são bons. Esses testes são validos ? Quais testes recomendam? E quais timings influenciam mais na performance/estabilidade ?
PS: So alterei os Timings primários. Test do MEMBench pelo Dram Calculator Cinebench20 Test de memoria do Aida64
Rapaz , me passa link de onde comprar essas Ballistix ai, ja quero kkkkkkk
Subiu a 3466 em CL14 , muito bom u.u
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo