[TÓPICO DEDICADO] DRAM Calculator para os Ryzen

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos thomas
  • Data de Início Data de Início
Também não usaria acima de 1.45V, e tb prefiro não passar dos 1.4V

Eu acho que as memórias até aguentam 1.5V a longo prazo, o problema é a controladora.

Bom dia amigos
Esta memoria seria uma boa compra? Vengeance

Não compensa mais pagar R$500 nas Ballistix aqui no Brasil? Rodam em 3600 CL16.
Me passa qual seriam elas, pois nao sei ao certo qual é, ou até mesmo se alguma que tiver em promoção na pichau la de 100+ que pegue 3400 ja ta bom...

Parabéns pelo tópico, mas tenho uma dúvida? Meus pentes de memória são memórias SpecTek, e não tem escolha no DRAM Ryzen Calculator. E ai?
Conseguiu descobrir qual item escolher no Drama Calculator? Soube se o chip usado é
Parabéns pelo tópico, mas tenho uma dúvida? Meus pentes de memória são memórias SpecTek, e não tem escolha no DRAM Ryzen Calculator. E ai?
Sabe qual opção escolher no Dram Calculator ou até msm qual o chip usado na memória?

Conseguiu descobrir qual item escolher no Drama Calculator? Soube se o chip usado é

Sabe qual opção escolher no Dram Calculator ou até msm qual o chip usado na memória?
Thaipoon Burner.

Bom dia amigos
Esta memoria seria uma boa compra? Vengeance
Eu tenho exatamente essa memória, caí nesse tópico pq to aqui quebrando cabeça do que fazer pra diminuir os timings dela (18-22-22-42). PS: sou novo nisso de overclock. Elas são Micron D-die pelo que eu vi (ainda nem sei oq isso significa direito ehuehua). Só sei que o DRAM calculator não consegue gerar timings pra ela :(. A propósito, alguém pode me sugerir uns timings pra eu tentar? heheh nao faço ideia do que fazer. To tendendo mais a desistir da minha curta carreira de overclocker (durou 2 ou 3 horas de google)

Eu tenho exatamente essa memória, caí nesse tópico pq to aqui quebrando cabeça do que fazer pra diminuir os timings dela (18-22-22-42). PS: sou novo nisso de overclock. Elas são Micron D-die pelo que eu vi (ainda nem sei oq isso significa direito ehuehua). Só sei que o DRAM calculator não consegue gerar timings pra ela :(. A propósito, alguém pode me sugerir uns timings pra eu tentar? heheh nao faço ideia do que fazer. To tendendo mais a desistir da minha curta carreira de overclocker (durou 2 ou 3 horas de google)

A primeira sugestão é não passar dos 1.35V, ao contrário de todas as outras memórias de outros fabricantes, nas Micron anteriores a E-Die foi observado um comportamento nelas em que o potencial de overclock evolui até 1.35V, mas após isso começa a perder estabilidade ao invés de ganhar. Fora isso é tentar o calculator pra ver. Seta somente os timmings principais, deixa a BIOS escolher os secundários, depois compara com o que o calculator deu e vai apertando pra chegar num meio termo.

Não fui muito feliz não. Tentei 16-20-20-42 e o PC nem liga, tentei 18-20-20-42 e também não. Na real em uma das tentativas eu tive um mini infarto, pq nem imagem aparecia mais e só voltou a aparecer quando resolvi tirar um dos pentes e assim a bios resetou a config. Minha placa mãe é uma asus b450m-gaming/br. Não sei se o problema é ela ou o fato de ser esse tal Micron D-Die, encontrei pouca informação sobre ele em específico. Bom, tudo bem. Acho que vou só subir ela de 3600mhz pra 3733mhz, que é algo que ela aceita

edit: nos benchs do aida64 ficou ligeiramente pior com 3733. hahahh. que tristeza
edit2: achei essa planilha onde um usuário conseguiu fazer OC na mesma ram que a minha. Segue LINK a quem interessar. O modelo é CORSAIR CM4X8GD3600C18K2D. Só mandei por curiosidade, eu mesmo desisto KK
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Resolvi tentar de novo e não é que funcionou? Botei os 16-21-21-41 que vi nessa planilha. Também subi o clock para 3733 de novo e percebi que na ultima tentativa o clock do Infinity Fabric tinha ficado em 1800. Botei ele em 1866... e mano, os números do AIDA melhoraram um pouco alguns testes. A latência por ex diminuiu de 71.5ns stock para 68.1ns. Sucesso!! :):)

Última edição:
Galera, qual MEMORY TYPE eu devo colocar no DRAM CALCULATOR com esses dados aqui? n achei essa Hynix M-Die lá..
1fNnm6o.jpg

E0Cdl6J.jpg

Seria MFR?

3600mhz CL14-15-14-28 ou 3600mhz CL14-13-13-13-36 //// qual seria a melhor escolha pensando somente em jogos? Já consegui estabilidade em ambas.

BTW onde eu acho qual é o cpu soc voltage padrão? a bios da minha placa mae só tem incrementos (+) e n consigo colocar o valor inteiro.. mas n sei qual o padrão e nem onde achar lul

Galera, no DRAM calculator so mostra Ryzen de segunda geração ou tem alguma atualização? Pra calcular dos Ryzen 5 3600 usa qual opção lá?

Galera, no DRAM calculator so mostra Ryzen de segunda geração ou tem alguma atualização? Pra calcular dos Ryzen 5 3600 usa qual opção lá?
Ryzen 2 gen= ryzen 3000
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe me dizer se tem algum problema em eu utilizar diariamente o procODT em 60ohm? só assim consegui estabilizar o overclock.

@Samuel Demétrio não tem regra para o procodt, tem que testar. Eu parto de acordo com o que a calculadora sugere, caso nao dê certo, tento para mais ou para menos. Geralmente vai de primeira. O que pode também acontecer é a necessidade da mudança do procodt a medida que se sobe o clock da memoria. Eu usava 60 para o zen1, no zen2 estou nos 36.9, que é o valor em auto, e o mesmo que a calculadora me recomendou inclusive.

Fala pessoal
minha Ddr4 3200 usa chip nanya e não tem no Dram calulator...
tem algum que eu possa substituir?
ta em conjunto com uma x570 i aorus e um ryzen 3600

Vi aqui no forum, não sei se no tópico mesmo, que segundo um user que testou todos os profiles, as Nanya apresentam um comportamento bem parecido com um dos chips Hynix (acho que MFR, mas não tenho certeza), dá uma pesquisada aqui no tópico e na sessão de overclock que vc vai achar.

Tenho memórias 2133 mhz, é só abrir o programa e clicar no safe ?

E pronto, colocar na bios ?

Edit: estou vendo vídeos

UPGkrFY.png

Eu tenho que alterar tudo isso na BIOS ?

VRFCkhe.png

AN30R2D.png

1kB5tcS.png

Última edição:

UPGkrFY.png

Em teoria sim, mas cada memoria age diferente alem de reagir diferente aos diversos componentes da sua maquina. O mais correto seria voce ir experimentando algumas opçoes na BIOS e ver se consegue chegar mais longe ou se sera necessario fazer algum ajuste pra ter mais estabilidade.

Em teoria sim, mas cada memoria age diferente alem de reagir diferente aos diversos componentes da sua maquina. O mais correto seria voce ir experimentando algumas opçoes na BIOS e ver se consegue chegar mais longe ou se sera necessario fazer algum ajuste pra ter mais estabilidade.

Eu estava pensando em usar essas configurações via XMP ? O que acha ?

Mas como eu sei qual ajuste fazer para ter mais estabilidade ?

Muita informação

UPGkrFY.png

Eu tenho que alterar tudo isso na BIOS ?

VRFCkhe.png

AN30R2D.png

1kB5tcS.png

Todas essas prints do DRAM CALCULATOR, são mudanças que eu tenho que fazer na BIOS ?

Users who are viewing this thread

Voltar