• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Drivers oficiais para placas de vídeo AMD/NVIDIA

Usa o DCH, pode instalar por cima que fica de boa, depois vc só precisará baixar o painel da loja, vai aparecer uma mensagem com o link qdo reiniciar o computador.
mas agora cedo apareceu a 442.50 pra mim
Acho que vou att e ver se resolve a mensagem
 
Radeon Software Adrenalin 2020 Edition 20.2.2 Highlights

Fixed Issues
  • Performing a task switch with some Radeon Software features enabled or some third-party applications with hardware acceleration running in the background may cause a system hang or black screen.
  • Improvements have been made that allow for more responsive fan ramp up or fan ramp down times on Radeon RX 5700 series graphics products.
  • Performance Metrics Overlay and Radeon WattMan incorrectly report lower than expected clock speeds on Radeon RX 5700 series graphics products during gaming workloads.
  • When Instant Replay is enabled, a TDR or black screen may occur when launching games or applications.
  • A black screen may occur when toggling HDR on in the game settings of Battlefield™ V.
  • The Witcher 3: Wild Hunt™ may experience an application hang or black screen during certain parts of the game or intermittently during gameplay.
  • Some video content in Chrome™ may appear as a black screen or be unresponsive on Radeon RX 5000 series graphics products when hardware acceleration is enabled.
  • Metro Exodus™ may experience an application hang or TDR when choosing some specific dialogue prompts in the Sam’s Story DLC.
  • Grand Theft Auto™ V may experience an application crash when invoking Radeon Software’s overlay with third party OSD applications running.
  • Monster Hunter World™: Iceborne may experience intermittent crashes while idle or on the character creation screen.
  • Some games colors may appear washed out when HDR mode has been enabled in game and Windows® on Radeon RX 5700 series graphics products
  • After a Factory Reset installation with the ‘Keep My Settings’ option chosen, Instant Replay could fail to function if it was enabled in the previous Radeon Software installation.
  • When invoking Radeon Software’s overlay while a game is open users may observe flickering in the game or in the Radeon Software interface.
  • Radeon Software may experience a crash and error message when locking Windows® or performing a sleep or hibernate with the Radeon Software Streaming tab open.
  • A loss of display with working audio may be experienced on a limited number of displays when performing a mode change on Radeon RX 5000 series graphics products.
  • Radeon Software may fail to launch if Radeon Software’s overlay is disabled and a game is running in the background.
  • Battlefield™ V may experience an application hang or TDR after extended periods of play.
  • Some Origin™ games may fail to be detected or may detect the incorrect game title in Radeon Software.
  • Some productivity applications are being detected and listed in the Radeon Software games tab.
  • The Radeon Chill hotkey could sometimes continue to remain enabled once the user has removed or disabled the hotkey.
  • Red Dead Redemption™ 2 may exhibit blocky textures on snow covered terrain.
  • After resuming from sleep, Chrome™ may experience an application crash if video content was previously playing on Radeon RX 5700 series graphics products.
  • Radeon FreeSync status in Radeon Software may sometimes fail to update when enabling or disabling the feature through the display itself.
  • Fortnite™ may experience an application crash on Radeon RX 500 series Hybrid Graphics system configurations.
Known Issues
  • Enhanced Sync may cause a black screen to occur when enabled on some games and system configurations. Enhanced Sync has been temporarily disabled from the gaming profile and any users who may be experiencing issues with Enhanced Sync enabled should disable it as a temporary workaround.
  • Performance Metrics Overlay and Radeon WattMan incorrectly report higher than expected idle clock speeds on Radeon RX 5700 series graphics products. Performance and power consumption are not impacted by this incorrect reporting.
  • DOOM™ may experience an intermittent system hang or application crash during gameplay.
  • Desktop cursor may intermittently remain visible after toggling Radeon Software’s overlay in some games. A workaround is to bring up the game menu or task switch to refresh the cursor.
  • A system crash or hang may occur when running the Final Fantasy XIV: Shadowbringers™ benchmark.
  • The Gaming tab in Radeon Software may display some folder locations appearing as games.
  • Radeon Software may open with an inconsistent window size or may not keep its previously set size when opened.
  • Modifying the HDMI Scaling slider may cause FPS to become locked to 30.
  • Some games may exhibit stutter intermittently during gameplay on Radeon RX 5000 series graphics products.
  • Some games may experience stutter while using Instant Replay or third-party applications that stream or perform screen capture. A potential workaround is to disable these features or applications while gaming.
  • Although Radeon Software Adrenalin 2020 Edition 20.2.2 resolves many black screen issues, AMD is aware that some users may still experience black screen or system hang issues during extended periods of gameplay. AMD will continue to monitor and investigate reports of these issues closely.
Important Notes
  • This optional release of Radeon Software Adrenalin 2020 Edition is targeted towards resolving important issues reported by our community. We will be closely monitoring feedback on the release and encourage users to submit issues they encounter at www.AMD.com/Report.
  • AMD Ryzen™ Mobile Processors with Radeon™ Vega Graphics FAQ for Radeon Software Adrenalin 2020 Edition can be found here.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-20-2-2
 
Chegando em casa vou imediatamente instalar esta versão 20.2.2.
Em 4 dias com a placa, 2 dias tive problemas com tela preta e travamentos total do sistema.
 
Aqui pra mim foi solucionado o problema das telas pretas nos navegadores ao rodar vídeos do YouTube. Estou forçando o erro abrindo um zilhão de abas e não ocorreu mais.
Sobre as telas pretas/travamentos nos gameplays, ainda não tive os novamente. Bom, esse problema é bem aleatório, vou precisar de mais tempo pra ter certeza se foi resolvido mesmo ou não.
 
Aqui atualizei pro 442.50. Tudo perfeito.

Aliás, tem nem graça postar sobre driver Nvidia. Não dá tela preta, não trava nos jogos, não fica dando conflito com aplicativos etc. :bwahaha:

Pra não dizer que ele é 100% perfeito, ao atualizar zerou minhas configurações do Freestyle. Mas isso é simples de arrumar.
 
Por favor, e compartilha com a galera se o problema sanou.
Por mim o drive está aprovado. Sem tela preta. Sem problemas em nenhum dos meus jogos.
Unica coisa que deixei desativado por padrão foi o Enhaced Sync que no próprio release notes já diz que esta apresentando problemas. Quanto as outras funções está tudo rodando as maravilhas.
 
Trazendo o Review que fiz no tópico das Navi aqui:

Galera, já consegui conferir o driver 20.2.2 e já aviso que deve ser o melhor driver da nova edição de 2020.

Antes é bom comentar que tinha praticamente um mês que ela não lançava driver algum, então eu esperava que eles deveriam tentar trazer algo melhor, e realmente vieram com algo melhor; o que me surpreende...

Vou comentar as novidades que acho mais relevante e que afetam o funcionamento básico das Navi:

Pontos positivos:

* Problema com Downclock corrigido. (Finalmente não temos a oscilação nos Clocks da Memória e da GPU quando em carga).

* HDR também está corrigido. (As cores lavadas saíram e agora estão normais).

* Esse ponto é alteração; mas percebi que houve uma mudança no perfil automático da fan; as fans agora ficam paradas por mais tempo em temperatura maior e aumentam sua velocidade mais rápido quando começam a girar.

* Finalmente reconheceram que há problema no Enhanced Sync e recomendam a desativação até a possível solução nos próximos drivers. (A tecnologia está lá, mas o perfil "Jogos" não deixa ela ligada automaticamente como antes; ou seja, melhor desligar até resolver do que deixar funcionando de qualquer jeito né? Atitude correta da AMD, finalmente... ).

* A Tela Preta que faz a tela perder o sinal da imagem finalmente desapareceu.

* Não posso falar muito sobre instabilidade em jogos, pois os últimos jogos que joguei nos últimos drivers não estavam tendo esse tipo de problema (TDR, Artefato, etc...), mas reconheço que o problema existe em alguns jogos e a própria tentou resolver em alguns jogos também. Expectativa de que o problema seja cada vez menos comum.

Pontos Negativos:

* O problema de Stutter com a fan personalizada continua para quem tem o problema. (Ainda é obrigatório o tutorial).
Mas essa nota me chama atenção porque ela tem ciência de que existe o stutter, talvez só não tenha identificado o motivo, e poderia até ser esse que tanto falo: "Some games may exhibit stutter intermittently during gameplay on Radeon RX 5000 series graphics products".

* A AMD corrigiu o problema de Tela Preta no Chrome, em nota, mas diz está ciente de que o problema continua, também em nota. ( Esse aqui não é culpa só da AMD, precisa de atualização nos apps tbm, tanto que eu já tinha conseguido corrigir esse problema antes desse driver).

Esse problema não é exclusivamente da AMD, mas também das empresas que não estão otimizando seus softwares para aceleração de hardware nas VGAs AMD. (Nos apps que houve atualização, o problema foi resolvido).

*Gostaria de poder falar algo do Freensync, mas não tenho como utilizar a tecnologia.

Conclusão:

Esse é um driver com diversas soluções para bugs com maior evidência e relevância que estavam presente há pelo menos uns 10 drivers, e aparentemente realmente buscaram resolver nessa versão. Se conseguirem devolver o Enhanced Sync 100% funcional em breve e manter essas correções desse driver, no aspecto funcional básico, já estará quase perfeito. Vejo vários bugs menores com o painel do driver e os recursos de streaming, mas muitos estão listado, então a AMD deve ir resolvendo depois.

Acredito que o Problema do Stutter na fan vai passar despercebido; mas tem solução alternativa ao menos. (Já fiz relato para eles).
Um bom driver, no meu sistema, se faço o tutorial das fans, tudo corre praticamente 100%, faltando apenas o Enhanced Sync.:vinho:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui atualizei pro 442.50. Tudo perfeito.

Aliás, tem nem graça postar sobre driver Nvidia. Não dá tela preta, não trava nos jogos, não fica dando conflito com aplicativos etc. :bwahaha:

Pra não dizer que ele é 100% perfeito, ao atualizar zerou minhas configurações do Freestyle. Mas isso é simples de arrumar.
Pior que é verdade, falo por experiência. :haha: :haha3:
Mas por incrível que pareça, esse driver de agora está quase no ponto ideal... Se a AMD conseguir manter o que fez aqui e corrigir mais algumas coisas, vai diminuir muito o número de reclamações no lado vermelho.
A parte funcional está muito boa nessa driver, faltando apenas o Enhanced Sync, mas como ela reconheceu em nota, deve resolver em breve também.
Ah, tem o problema nas Fans, mas vou usando o tutorial até a AMD descobrir isso e resolver por conta própria.
 
Última edição:
Trazendo o Review que fiz no tópico das Navi aqui:

Galera, já consegui conferir o driver 20.2.2 e já aviso que deve ser o melhor driver da nova edição de 2020.

Antes é bom comentar que tinha praticamente um mês que ela não lançava driver algum, então eu esperava que eles deveriam tentar trazer algo melhor, e realmente vieram com algo melhor; o que me surpreende...

Vou comentar as novidades que acho mais relevante e que afetam o funcionamento básico das Navi:

Pontos positivos:

* Problema com Downclock corrigido. (Finalmente não temos a oscilação nos Clocks da Memória e da GPU quando em carga).

* HDR também está corrigido. (As cores lavadas saíram e agora estão normais).

* Esse ponto é alteração; mas percebi que houve uma mudança no perfil automático da fan; as fans agora ficam paradas por mais tempo em temperatura maior e aumentam sua velocidade mais rápido quando começam a girar.

* Finalmente reconheceram que há problema no Enhanced Sync e recomendam a desativação até a possível solução nos próximos drivers. (A tecnologia está lá, mas o perfil "Jogos" não deixa ela ligada automaticamente como antes; ou seja, melhor desligar até resolver do que deixar funcionando de qualquer jeito né? Atitude correta da AMD, finalmente... ).

* A Tela Preta que faz a tela perder o sinal da imagem finalmente desapareceu.

* Não posso falar muito sobre instabilidade em jogos, pois os últimos jogos que joguei nos últimos drivers não estavam tendo esse tipo de problema (TDR, Artefato, etc...), mas reconheço que o problema existe em alguns jogos e a própria tentou resolver em alguns jogos também. Expectativa de que o problema seja cada vez menos comum.

Pontos Negativos:

* O problema de Stutter com a fan personalizada continua para quem tem o problema. (Ainda é obrigatório o tutorial).
Mas essa nota me chama atenção porque ela tem ciência de que existe o stutter, talvez só não tenha identificado o motivo, e poderia até ser esse que tanto falo: "Some games may exhibit stutter intermittently during gameplay on Radeon RX 5000 series graphics products".

* A AMD corrigiu o problema de Tela Preta no Chrome, em nota, mas diz está ciente de que o problema continua, também em nota. ( Esse aqui não é culpa só da AMD, precisa de atualização nos apps tbm, tanto que eu já tinha conseguido corrigir esse problema antes desse driver).

Esse problema não é exclusivamente da AMD, mas também das empresas que não estão otimizando seus softwares para aceleração de hardware nas VGAs AMD. (Nos apps que houve atualização, o problema foi resolvido).

*Gostaria de poder falar algo do Freensync, mas não tenho como utilizar a tecnologia.

Conclusão:

Esse é um driver com diversas soluções para bugs com maior evidência e relevância que estavam presente há pelo menos uns 10 drivers, e aparentemente realmente buscaram resolver nessa versão. Se conseguirem devolver o Enhanced Sync 100% funcional em breve e manter essas correções desse driver, no aspecto funcional básico, já estará quase perfeito. Vejo vários bugs menores com o painel do driver e os recursos de streaming, mas muitos estão listado, então a AMD deve ir resolvendo depois.

Acredito que o Problema do Stutter na fan vai passar despercebido; mas tem solução alternativa ao menos. (Já fiz relato para eles).
Um bom driver, no meu sistema, se faço o tutorial das fans, tudo corre praticamente 100%, faltando apenas o Enhanced Sync.:vinho:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pior que é verdade, falo por experiência. :haha: :haha3:
Mas por incrível que pareça, esse driver de agora está quase no ponto ideal... Se a AMD conseguir manter o que fez aqui e corrigir mais algumas coisas, vai diminuir muito o número de reclamações no lado vermelho.
A parte funcional está muito boa nessa driver, faltando apenas o Enhanced Sync, mas como ela reconheceu em nota, deve resolver em breve também.
Ah, tem o problema nas Fans, mas vou usando o tutorial até a AMD descobrir isso e resolver por conta própria.
Que bom que estão melhorando os drivers.

Provavelmente não terei como testar este. Para minha alegria aquele rolo que narrei no tópico das Navi do comprador pedindo devolução da vga por hora foi resolvido. Dois dias depois ele cancelou o pedido de devolução. Sei lá o motivo, mas o importante é que cancelou.

Não postei nada lá atualizando, pois o cara é meio instável e tem 30 dias para devolver. Então melhor aguardar o prazo antes de soltar fogos. :true:

Por enquanto vou tentar ficar na Nvidia mesmo. AMD de novo só se surgir uma oferta irrecusável. Já me irritei bastante por causa desses drivers.
 
Pra mim permanece o problema de hdr em alguns jogos na 5700
 
Galera estou um pouco desatualizado, poderia me ajudar?

Como vocês atualizam sua Vgas hoje em dia? como buscam o melhor driver? Qual ferramenta utilizam para zerar os drivers da maquina? QUal site acompanham o desempenho dos drivers?

Obrigado.
 
Aqui atualizei pro 442.50. Tudo perfeito.

Aliás, tem nem graça postar sobre driver Nvidia. Não dá tela preta, não trava nos jogos, não fica dando conflito com aplicativos etc. :bwahaha:

Pra não dizer que ele é 100% perfeito, ao atualizar zerou minhas configurações do Freestyle. Mas isso é simples de arrumar.

Nvidia é a melhor, não adianta, sai mais caro mas compensa! Estou com o driver antigo, o 441.20 e roda tudo perfeito aqui! Qualquer jogo atual e não muito velho.;)
 
Que bom que estão melhorando os drivers.

Provavelmente não terei como testar este. Para minha alegria aquele rolo que narrei no tópico das Navi do comprador pedindo devolução da vga por hora foi resolvido. Dois dias depois ele cancelou o pedido de devolução. Sei lá o motivo, mas o importante é que cancelou.

Não postei nada lá atualizando, pois o cara é meio instável e tem 30 dias para devolver. Então melhor aguardar o prazo antes de soltar fogos. :true:

Por enquanto vou tentar ficar na Nvidia mesmo. AMD de novo só se surgir uma oferta irrecusável. Já me irritei bastante por causa desses drivers.
Ainda bem que resolveu o problema, não fico surpreso de vê o cara recuar com a devolução; claramente agindo de má fé e você pressionou ele, então esperava por uma reação semelhante. :vinho:
Vamos ver né? Esse Driver em si tá bem melhor que praticamente todos os últimos 10 drivers, agora é vê se a AMD não recua nessas melhorias e consegue melhorar mais, mas aqui tá praticamente 100% agora desde que use o tutorial das fans para resolver o stutter. Só está faltando o Enhanced Sync, mas ela colocou o problema em notas, então deve resolver em breve, vamos ver o que a AMD consegue fazer.

* O problema do Downclock foi completamente resolvido, isso foi o melhor desse driver. Eu tinha bastante oscilação na memória, agora está 100%.
 
Última edição:
Inclusive notei uma melhora nesse driver novo. Freestyle não estava funcionando no RE2, e agora está. :mr:

O que é esse Freestyle no Resident 2?
 
Tá complicado, todo driver da AMD que sai eu faço instalação limpa usando o DDU.

E vez ou outra quando logo no windows dá tela azul com erro Video TDR Failure - atikmpag.sys.

Com essa versão 20.2.2 está mais constante ainda.

Placa RX 5700 XT Sapphire Nitro+
 
Meus jogos estão rodando tudo perfeitamente. Não tive problema em nenhum jogo.
Porem ontem tive tela preta usando o Edge Chromium novamente. Más eu havia habilitado a aceleração de hardware de novo.
Como não resolveu eu desativei e vida que segue até consertarem isso.
Agora uma questão interessante e que não vi diferença nenhuma com esta função ativada ou desativada. Está sendo tão insignificante pra mim que fico me perguntando pra que ela serve. Alguém sabe dizer ?
 
alguem com problema de chiado no Home Theater ligado no HDMI da Radeon? Só tive esse problema nos 2 drivers de Fev/2020
 
Tá complicado, todo driver da AMD que sai eu faço instalação limpa usando o DDU.

E vez ou outra quando logo no windows dá tela azul com erro Video TDR Failure - atikmpag.sys.

Com essa versão 20.2.2 está mais constante ainda.

Placa RX 5700 XT Sapphire Nitro+

O jeito é vc ir para a Nvidia. Pense nisso, Think about!
 
Pro pessoal que tem NVIDIA, apesar de longo, vale muito a pena assistir esse vídeo inteiro, tem informações e dicas muito úteis sobre o painel de controle do driver, deixo ai a recomendação.

 
ji0BAfc.png


Por que o nível de desempenho é baixíssimo?

Nesse game, como em outros, com tudo no máximo e média de fps razoável, o driver acusa desmpenho ruim...


Sendo que particularmente no cemu, que me dá fps por volta de 50, o driver diz que é ótimo...

wbQ9B1D.png



E aqui a recomendaçao, que eu meio que tenho ignorado, considerando que o gameplay pra mim parece bem fluido, sem que eu perceba nada tavado ou lento.

74EHGrx.png





PS. Eu jogo em 2560x1080 com tudo no máximo, tanto no jogo quanto pelas definiçoes do driver.

8mgNFZE.png
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo