• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Drivers oficiais para placas de vídeo AMD/NVIDIA

galera acho que o drive aqui pode tá cagando o desempenho da minha vga, há algum tempo eu iniciava qualquer jogo pesado ele rodava pouco tempo e reiniciava, depois de um tempo descobri que era a fonte ( fuante quase 7 meses teve umas 3-4 quedas de luz enquanto eu jogava) que deve te afetado a fonte e hoje eu desconfio que a placa de video também que depois que att o drive pro radeon 2020 voltou com esse problema, além de tá esquentando mais ( troquei de pasta térmica era mx4 e foi pra cooler master nano )

é só o drive ou pode algo dentro da vga que foi afetado como a fonte foi, e isso fica mais evidente quando eu estresso a vga ?
 
galera acho que o drive aqui pode tá cagando o desempenho da minha vga, há algum tempo eu iniciava qualquer jogo pesado ele rodava pouco tempo e reiniciava, depois de um tempo descobri que era a fonte ( fuante quase 7 meses teve umas 3-4 quedas de luz enquanto eu jogava) que deve te afetado a fonte e hoje eu desconfio que a placa de video também que depois que att o drive pro radeon 2020 voltou com esse problema, além de tá esquentando mais ( troquei de pasta térmica era mx4 e foi pra cooler master nano )

é só o drive ou pode algo dentro da vga que foi afetado como a fonte foi, e isso fica mais evidente quando eu estresso a vga ?
Dependendo do hardware/software o driver 19.12.3 pode (ou não) apresentar problema.
Se quiser ir do lado seguro, pode usar 19.10.2 e 19.12.1. Usei com Polaris e rodou tudo certinho. Utilize o DDU em modo de segurança para remover/instalar o novo driver.

Caso queira testar pode utilizar o driver 18.9.2. Esse usei N meses sem nenhum problema. Como não tem RIS, use somente para teste.

Sobre fonte com defeito, pode sim danificar componente dependendo do evento.
Sobre temperatura, pode ser referente a montagem do cooler (aplicação da pasta) ou mudança na temperatura ambiente.
Troca do processador ou mudar overclock pode alterar a temperatura interna no gabinete (+ ar quente). Nesse caso precisa verificar o fluxo de ar para evitar bolsão de ar quente preso.
 
Última edição:
Dependendo do hardware/software o driver 19.12.3 pode (ou não) apresentar problema.
Se quiser ir do lado seguro, pode usar 19.10.2 e 19.12.1. Usei com Polaris e rodou tudo certinho. Utilize o DDU em modo de segurança para remover/instalar o novo driver.

Caso queira testar pode utilizar o driver 18.9.2. Esse usei N meses sem nenhum problema. Como não tem RIS, use somente para teste.

Sobre fonte com defeito, pode sim danificar componente dependendo do evento.
Sobre temperatura, pode ser referente a montagem do cooler (aplicação da pasta) ou mudança na temperatura ambiente.
Troca do processador ou mudar overclock pode alterar a temperatura interna no gabinete (+ ar quente). Nesse caso precisa verificar o fluxo de ar para evitar bolsão de ar quente preso.
em relação a temp, sim aumentou, mas 7-8 graus é mais do que o normal quando aqui fica mais quente, e outra mesmo alterando o rpm da ventoinha a temp não abaixa, provavelmente o tempo de cura é maior do que eu imaginei.

mas acontenceu algo louco agora, peguei minha 5770 ( gpu backup por que ryzen n tem video integrado) ai coloquei a mesma pasta térmica e thermal pad da rx, e passei nos benchmark, e passou em tudo, a temp não tá muita alta pra o chip (60-70c) com 98% do fan, o fan é aquele cooler é mais porcaria que aqueles de brinquedo.

resumo da opera: tem algo nessa rx 580 que eu não sei oque é, eu desconfio que tem algum componente desregulado no pcb.

agora pergunto, vale a pena consertar ? tendo em vista que a placa tem 3 anos e o dissipador dela já ta oxidadado ( moro no rj)
 
em relação a temp, sim aumentou, mas 7-8 graus é mais do que o normal quando aqui fica mais quente, e outra mesmo alterando o rpm da ventoinha a temp não abaixa, provavelmente o tempo de cura é maior do que eu imaginei.

mas acontenceu algo louco agora, peguei minha 5770 ( gpu backup por que ryzen n tem video integrado) ai coloquei a mesma pasta térmica e thermal pad da rx, e passei nos benchmark, e passou em tudo, a temp não tá muita alta pra o chip (60-70c) com 98% do fan, o fan é aquele cooler é mais porcaria que aqueles de brinquedo.

resumo da opera: tem algo nessa rx 580 que eu não sei oque é, eu desconfio que tem algum componente desregulado no pcb.

agora pergunto, vale a pena consertar ? tendo em vista que a placa tem 3 anos e o dissipador dela já ta oxidadado ( moro no rj)
A fonte nova é a CX550 correto ? É uma boa fonte.
Pelo seu relato você TESTOU TUDO e com OUTRA placa de vídeo está funcionando certinho. Nesse caso, infelizmente, a RX 580 pode estar mesmo com algum defeito.
Pode testar a RX 580 em outro micro como medida adicional.
Se vale (ou não) consertar depende do orçamento. Existem empresas que testam e consertam, passando orçamento.
Eu não conheço nenhuma delas, mas é fácil de achar uma confiável pesquisando. De repente existe uma na sua cidade.

RX 580 8GB nova está custando ~850 reais.
RX 5500XT/GTX 1650S (sendo lançamentos) não virão com valor da RX 580 8GB. A RX 5500 XT chegou e está custando 1099 reais, muito caro.
Uma opção de upgrade é a GTX 1660S, de acordo com o teste do CB ~28% mais rápida que a RX 580. O ideal seria um pulo de 40-50%, mas é uma alternativa.
Se não me engano, essa semana tinha GTX1660S sendo vendida por 1099 reais.
 
A fonte nova é a CX550 correto ? É uma boa fonte.
Pelo seu relato você TESTOU TUDO e com OUTRA placa de vídeo está funcionando certinho. Nesse caso, infelizmente, a RX 580 pode estar mesmo com algum defeito.
Pode testar a RX 580 em outro micro como medida adicional.
Se vale (ou não) consertar depende do orçamento. Existem empresas que testam e consertam, passando orçamento.
Eu não conheço nenhuma delas, mas é fácil de achar uma confiável pesquisando. De repente existe uma na sua cidade.

RX 580 8GB nova está custando ~850 reais.
RX 5500XT/GTX 1650S (sendo lançamentos) não virão com valor da RX 580 8GB. A RX 5500 XT chegou e está custando 1099 reais, muito caro.
Uma opção de upgrade é a GTX 1660S, de acordo com o teste do CB ~28% mais rápida que a RX 580. O ideal seria um pulo de 40-50%, mas é uma alternativa.
Se não me engano, essa semana tinha GTX1660S sendo vendida por 1099 reais.
sim, é que antes eu tinha uma evga 600b, ela foi até guerreira, pela quantidade quedas de luz ela ter aguentado, mas provavelmente passou alguma coisa pra vga, ambas hoje funcionam para tudo, menos pra jogar, a fonte quando é estressada reinicia e o msm acontence com essa vga ( 580) que tem seus flash de uso por algumas horas, mas nunca estabiliza o uso em jogos, e muito menos no 3d mark.

eu passei essa 5770 no 3d mark 3 vezes e não reiniciou, a 580 passou 1 vez e depois as outras tentativas o pc reiniciou.

hoje irei fazer o ultimo teste com um drive de outubro na 580, se ela continuar reiniciando, o mistério será resolvido de uma vez.

em relação ao up, eu ia trocar ela no meio do ano pela possivel 5600xt ou a 5700, mas hoje vou já penso na 1660super como uma opção.
 
sim, é que antes eu tinha uma evga 600b, ela foi até guerreira, pela quantidade quedas de luz ela ter aguentado, mas provavelmente passou alguma coisa pra vga, ambas hoje funcionam para tudo, menos pra jogar, a fonte quando é estressada reinicia e o msm acontence com essa vga ( 580) que tem seus flash de uso por algumas horas, mas nunca estabiliza o uso em jogos, e muito menos no 3d mark.

eu passei essa 5770 no 3d mark 3 vezes e não reiniciou, a 580 passou 1 vez e depois as outras tentativas o pc reiniciou.

hoje irei fazer o ultimo teste com um drive de outubro na 580, se ela continuar reiniciando, o mistério será resolvido de uma vez.

em relação ao up, eu ia trocar ela no meio do ano pela possivel 5600xt ou a 5700, mas hoje vou já penso na 1660super como uma opção.
O driver 18.9.2 eu usei por muito tempo com a Polaris (nunca tive problema). Se quiser testar com essa versão pode usar sem medo.
As versões 2020, dependendo do hardware/software, não são estáveis; quer dizer, pode funcionar bem com uma pessoa; outra pode ter problemas.

19.10.2 e 19.12.1 eu utilizei e também não tive problema na minha configuração.
 
Olá, sou novato com GPU AMD, instalei semana passada o Adrenalin 2020 no meu PC recem montado. Estou tendo problemas com configurações de ventuinhas e perfis de desempenho e configurações para os jogos.

No caso das ventoinhas a GPU simplesmente ignora minhas configurações e fica no automático, pra funcionar tenho q resetar toda a configuração e setar denovo, mas quando reinicio o pc e entro no jogo novamente... as configurações são ignoradas.

Não conheço a versão anterior mas pelo que procurei funcionava sem bugs. Alguém teve o mesmo problema? Alguma sugestão para isso? Puta bagulho bugado. A placa é uma RX 580 da XFX, tenho que usar as configurações de ventoinha se nao a placa fica com 85º q loucura mano.
 
Olá, sou novato com GPU AMD, instalei semana passada o Adrenalin 2020 no meu PC recem montado. Estou tendo problemas com configurações de ventuinhas e perfis de desempenho e configurações para os jogos.

No caso das ventoinhas a GPU simplesmente ignora minhas configurações e fica no automático, pra funcionar tenho q resetar toda a configuração e setar denovo, mas quando reinicio o pc e entro no jogo novamente... as configurações são ignoradas.

Não conheço a versão anterior mas pelo que procurei funcionava sem bugs. Alguém teve o mesmo problema? Alguma sugestão para isso? Puta bagulho bugado. A placa é uma RX 580 da XFX, tenho que usar as configurações de ventoinha se nao a placa fica com 85º q loucura mano.
As versões 2020, dependendo do hardware/software, não são estáveis; quer dizer, pode funcionar bem com uma pessoa; outra pode ter problemas.
Por exemplo, a 19.12.3 funciona sem problema na RX 5700 do meu filho. Mas outros tem bugs com esse driver.

Eu uso Polaris desde 2016. O driver 18.9.2 é 100% estável com essas placas pela minha experiência. Só que não tem RIS.
Driver recente utilizei as versões 19.10.2 e 19.12.1 e não tive problema na minha configuração com Polaris.
Caso tenha mudado de Nvidia para AMD, o recomendado é fazer uma instalação limpa do Windows. A própria AMD recomenda o procedimento.

Acabei de testar perfil de fan custom (Wattman) no driver 19.12.1 e funcionou corretamente (reiniciei 2 vezes). Se estiver usando o MSI AB terá que verificar a aba compatibilidade do programa.
Caso queira usar o MSI AB, deixe tudo auto no Wattman para evitar conflito. Lembre que Nvidia não tem esses recursos no driver.

A temperatura do GPU depende do seu exemplar (chip), fabricante/modelo da placa de vídeo, temperatura ambiente e fluxo de ar do gabinete.
Os 3 primeiros não tem o que fazer. Por exemplo, dependendo do cooler, o GPU pode trabalhar quente.
Verifique o fluxo de ar no gabinete. Além disso você pode fazer undervolting, pesquise sobre o assunto, tem vários tutoriais na internet.


Aqui tem vários guias e explicações:

How to Configure AMD Radeon™ Settings to Get an Optimal Gaming Experience
How to Tune GPU Performance Using Radeon Wattman and Radeon Chill
How to Enable and Configure AMD Virtual Super Resolution
AMD Radeon™ Image Sharpening
How to Configure Radeon™ Chill and Radeon™ Anti-Lag | AMD
AMD Radeon™ Anti-Lag
Tecnologia Radeon FreeSync™ da AMD
Radeon ReLive
AMD Radeon™ ReLive FAQ
AMD FidelityFX
AMD Link
AMD Enhanced Sync
FRTC
 
Última edição:
O driver 18.9.2 eu usei por muito tempo com a Polaris (nunca tive problema). Se quiser testar com essa versão pode usar sem medo.
As versões 2020, dependendo do hardware/software, não são estáveis; quer dizer, pode funcionar bem com uma pessoa; outra pode ter problemas.

19.10.2 e 19.12.1 eu utilizei e também não tive problema na minha configuração.
vou fazer um teste hoje com o 19,10,2.

mas o problema é que a 580 ganhou muita performace com esse drive 2020, mas aqui como esse problema persiste há algum tempo acho que não seja problema de drive, mas irei testar pra ter certeza.
 
AC
 
vou fazer um teste hoje com o 19,10,2.

mas o problema é que a 580 ganhou muita performace com esse drive 2020, mas aqui como esse problema persiste há algum tempo acho que não seja problema de drive, mas irei testar pra ter certeza.

As memórias estão no slot 2 e 4? Se não, pode ser esse o problema, e não a placa.
 
As memórias estão no slot 2 e 4? Se não, pode ser esse o problema, e não a placa.
estão sim, até pq minha mobo não liga dual channel sem estar nos slot 1/3 ou 2/4.

é a vga mesmo, a minha antiga 5770 passa em todos testes de benchmark e 580 reinicia quando é exigida.

como ela juntamente com a fonte antiga ?( evga 600b) eram as unica peças antigas q passaram pelas quedas de luz que queimaram duas mobo minhas ( n tem aterramento aqui) e com isso eu decide até fazer o up logo e dessa vez comprei um filtro de linha bom.

porem a fonte e vga ficaram com algum problema, funciona somente em baixo estresse.
 
Olá, sou novato com GPU AMD, instalei semana passada o Adrenalin 2020 no meu PC recem montado. Estou tendo problemas com configurações de ventuinhas e perfis de desempenho e configurações para os jogos.

No caso das ventoinhas a GPU simplesmente ignora minhas configurações e fica no automático, pra funcionar tenho q resetar toda a configuração e setar denovo, mas quando reinicio o pc e entro no jogo novamente... as configurações são ignoradas.

Não conheço a versão anterior mas pelo que procurei funcionava sem bugs. Alguém teve o mesmo problema? Alguma sugestão para isso? Puta bagulho bugado. A placa é uma RX 580 da XFX, tenho que usar as configurações de ventoinha se nao a placa fica com 85º q loucura mano.

Usa msi afterburner? SE tiver instalado, REMOVE.

O que acontece é o seguinte, você cria o perfil de fan pelo driver e o MSI sobrepõem ignorando, aqui acontecia isso, passei a usar somente o software da AMD pra OC e curva de fan.
Pra fazer o monitoramento, HWINFO + RIVATUNER, só sem MSI AFTER.


Sou usario de XT, venho praticamente desde o lançamento da placa... o que posso dizer é que o ultimo driver aqui, é de longe o melhor até agora.
 
pessoal, fiz a instalação limpa do Windows 10, ao baixar e instalar o drive Nvidia 436.30, aparace a mensagem "o painel de controle nvidia não foi encontrado"
ja removi com DDU, passei ccleaner e nada.
teria alguma solução sem ser formatando ?

minha Vga é uma RTX 2060.
resolveu tua situaçao?
 
Usa msi afterburner? SE tiver instalado, REMOVE.

O que acontece é o seguinte, você cria o perfil de fan pelo driver e o MSI sobrepõem ignorando, aqui acontecia isso, passei a usar somente o software da AMD pra OC e curva de fan.
Pra fazer o monitoramento, HWINFO + RIVATUNER, só sem MSI AFTER.


Sou usario de XT, venho praticamente desde o lançamento da placa... o que posso dizer é que o ultimo driver aqui, é de longe o melhor até agora.
Então pra usar a curva de fan não pode usar o MSI?

Uma vez tentei, e tanto a curva de fan e o UV é resetado a desligar e ligar o computador novamente.
 
Então pra usar a curva de fan não pode usar o MSI?

Uma vez tentei, e tanto a curva de fan e o UV é resetado a desligar e ligar o computador novamente.
Não mano, não use o MSI pra nada, nem instale, use o HWINFO + RIVA separado.

É um pouco mais chato de aprender a configurar, mas depois que aprende é bem simples e é bem mais completo, pode por voltagens, consumo geral, entre várias coisas na tela.

Pra exibir FPS via RIVA, tu tem que ir nas opções do proprio riva e marcar a opção shown own statistics.


Ratificando, o MSI buga a curva do fan, fora que o MSI com as NAVI, tem um bug, que sempre que aumenta a curva de fan ele pisca a tela em preto, eu e outro usuário já tivemos esse problema.
Use o driver.
 
Não mano, não use o MSI pra nada, nem instale, use o HWINFO + RIVA separado.

É um pouco mais chato de aprender a configurar, mas depois que aprende é bem simples e é bem mais completo, pode por voltagens, consumo geral, entre várias coisas na tela.

Pra exibir FPS via RIVA, tu tem que ir nas opções do proprio riva e marcar a opção shown own statistics.


Ratificando, o MSI buga a curva do fan, fora que o MSI com as NAVI, tem um bug, que sempre que aumenta a curva de fan ele pisca a tela em preto, eu e outro usuário já tivemos esse problema.
Use o driver.
Aqui estou usando o MSI normalmente sem bugs, mas se o driver da amd não bugar igual antes de não carregar os perfis, irei voltar pro HW info.

Quando sobrar o tempo aqui faço o procedimento , vlw!

Se tiver como mostrar como colocou suas configurações para ser exibidas no overlay, agradeço :)
 
Uso o MSI Afterburner + RTSS aqui e nunca tive esses problemas relatados. Acredito que a grande maioria usa eles tb.
A curva de fan, undervolt eu seto pelo próprio Adrenalin, não mexo nisso pelo MSI. Ele é mais pelo overlay mesmo, que sempre tive o costume de usar.
 
Uso o MSI Afterburner + RTSS aqui e nunca tive esses problemas relatados. Acredito que a grande maioria usa eles tb.
A curva de fan, undervolt eu seto pelo próprio Adrenalin, não mexo nisso pelo MSI. Ele é mais pelo overlay mesmo, que sempre tive o costume de usar.
Cloudst69
Blz? Cara, meu processador e placa de vídeo são o mesmo seu. Pode, por favor, me passar as configuração que vc usa de Curva de fan, Undervolt, Etc.
 
MSI buga sim curva de fan dependendo da versão. Tem versão que não dá problema mas quando dá é bug com certeza. Eu não uso mais, faço ajuste no driver da AMD.

Afterburner é voltado para NVIDIA. O programa tem ajuste de compatibilidade para AMD, coisa que não existe para NVIDIA, não precisa.
 
Não mano, não use o MSI pra nada, nem instale, use o HWINFO + RIVA separado.

É um pouco mais chato de aprender a configurar, mas depois que aprende é bem simples e é bem mais completo, pode por voltagens, consumo geral, entre várias coisas na tela.

Pra exibir FPS via RIVA, tu tem que ir nas opções do proprio riva e marcar a opção shown own statistics.


Ratificando, o MSI buga a curva do fan, fora que o MSI com as NAVI, tem um bug, que sempre que aumenta a curva de fan ele pisca a tela em preto, eu e outro usuário já tivemos esse problema.
Use o driver.
Uso Afterburner+RTSS. Nunca tive problema algum.
 
Olá, sou novato com GPU AMD, instalei semana passada o Adrenalin 2020 no meu PC recem montado. Estou tendo problemas com configurações de ventuinhas e perfis de desempenho e configurações para os jogos.

No caso das ventoinhas a GPU simplesmente ignora minhas configurações e fica no automático, pra funcionar tenho q resetar toda a configuração e setar denovo, mas quando reinicio o pc e entro no jogo novamente... as configurações são ignoradas.

Não conheço a versão anterior mas pelo que procurei funcionava sem bugs. Alguém teve o mesmo problema? Alguma sugestão para isso? Puta bagulho bugado. A placa é uma RX 580 da XFX, tenho que usar as configurações de ventoinha se nao a placa fica com 85º q loucura mano.

A minha 5700XT da XFX teve que atualizar a BIOS e só assim voltou a rodar o fan
 
Cloudst69
Blz? Cara, meu processador e placa de vídeo são o mesmo seu. Pode, por favor, me passar as configuração que vc usa de Curva de fan, Undervolt, Etc.

Tá na mão:

Só a curva de fan que aumentei 5 em cada slot a partir do segundo (ficou 10-40-45-50-55).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo