Duvida - Montar sistema wireless para até +- 300 metros

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

alieng33k

Hungry Member
Registrado
Galera, tenho aqui em casa(1) internet 2mb e estou planejando montar um sistema wireless para compartilhar o sinal com outra casa(2), que situa-se a +- 300 metros da casa(1)
Pra ser mais específico, essa casas se localizam em uma chácara.

Tenho em mente alguns equipamentos para montar esse sistema, mas antes falar algo gostaria da opinião dos amigos aqui do fórum sobre esse assunto; equipamentos corretos e configuração dos mesmos. Já Googleei a respeito, mas ainda tenho dúvidas, espero que aqui eu consiga obter dicas do melhor custo benefico em equipamentos e configurações corretas...

Abraço a todos... :)
 
tem visada limpa de uma casa na outra? tipo, NADA no caminho mesmo...

http://www.ubnt.com/nanostationm
nsm_ant.jpg

nsm_perf.jpg
 
Última edição:
pode usar entao esse equipamento q te passei
Ubiquiti NanoStation M5... se precisa manda mp, eu trabalho com isso tambem xD
 
ola, depende da quantidade de tráfico que vc quer passar, se for so 2mb um ap simples em cada ponto e duas direcionais ja da conta e o custo vai ser reduzido, agora se vc quer passar mais de 10mb, ou usa esse nano m5 ou bullet m2 q é um pouco mais barato e provavelmente vc terá no minimo 40 mb usando o protocolo airmax blz ate mais.
 
Quanto seria o custo de todo equipamento cara?

Você precisa de dois equipamentos com antena integrada, para montar um link ponto a ponto.

Loja que vende produtos Ubiquiti: http://www.compredosul.com.br/ecomm...ede-sem-Fio-NanoStation---Bullet---NanoBridge

O custo total usando duas Nanostation Loco M5 + cabos e conectores fica em torno de R$ 480,00. Confirme com o fornecedor se acompanha o adaptador POE ( power over ethernet ).

A Nanostation é recomendada pela simplicidade na instalação.
 
Cara antes de sair gastando esta grana toda numa nanostation tenta a boa e velha solução da lata de pringles, não custa nada testar e ver como você se sai com ela, procurando com atenção há relatos de alcance de 200mts até 2Km com visada, link pra vc começar a pesquisa: http://pessoa.eti.br/main/2006/03/05/aumentando-o-alcance-de-um-link-wireless/ no maximo desta experiência e que você vai comer as batatinhas e postar aqui os resultados sobre ela. Francamente 480 dilmas é grana né? tenta ai que se funcionar você economiza uma grana pra outra coisa né?

Outra coisa pra te ajudar na pesquisa, da um google it com esta frase: estabelecer um link de 11mbps de 3km sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas

que você vai ler os testes sobre elas, pelo que você pode ver ele conseguiu ir muito mais longe que os outros relatos.
 
Última edição:
ja tentei usar latas aqui qdo comecei a usar redes de longa distancia
se vc tem mto tempo pra perder e gosta de se irritar a toa, boa sorte o/
 
Galera, desculpa a demora, estive sem internet por uns dias...enfim...

Estou estudando uns esquemas aqui, e tenho em mente usar mais um roteador no meu que já está instalado e funcionado...nesse segundo roteador eu rosquearia uma antena externa onde essa iria emitir o sinal até a casa (2) onde também teria uma outra antena que receberia o sinal através de um outro roteador que disponibilizaria a internet pelos ambientes dessa casa(2).

Se alguém conseguiu entender, saberia me dizer se daria certo?

Agradeço a todos pela util ajuda...

Abraços...
 
Galera, desculpa a demora, estive sem internet por uns dias...enfim...

Estou estudando uns esquemas aqui, e tenho em mente usar mais um roteador no meu que já está instalado e funcionado...nesse segundo roteador eu rosquearia uma antena externa onde essa iria emitir o sinal até a casa (2) onde também teria uma outra antena que receberia o sinal através de um outro roteador que disponibilizaria a internet pelos ambientes dessa casa(2).

Se alguém conseguiu entender, saberia me dizer se daria certo?

Agradeço a todos pela util ajuda...

Abraços...

nanostation ja eh um radio com antena integrada, unico cabo que voce liga eh o de rede, a energia eletrica sobe pro ele
mas se insiste em usar radio comum, na sua casa precisa de um access point e na casa2 precida de um radio em modo cliente (WISP)
 
cara dois bullet2 ou a versão m2 + duas antenas direcionais ja da conta do recado de boa, não precisa gastar muito, pois eles são baratos, ok ate mais
 
Ja pensou em comprar dois AP Linksys, e utilizar antenas de 21dbi ?

O meu Linksys que tenho no escritorio consigo enchergar ele a 300mts tranquilamente, tanto que consigo navegar de boa.
Nao precisa gastar uma super grana pra montar isto, que a galera ta conselhando, de uma conversada numa loja que mexa com radio, eles la te passam coisas filés.
 
compre 2 roteadores TL-WR841ND no minimo
compre 2 antenas aquario 25dbi direcional com 10metros de cabo ja grinpado incluido na antenas, coloque o primeiro roteador em modo AP, e aponte a antena para a outra antena e viseversa, e no 2º roteador habilite o WDS, e pronto, gerencie TODA a rede no 1º roteador!
fiz isso e a distancia era de 500 a 600 metros e mesmo assim com pouca visada, com arvores na frente, mesmo assim, consegui taxas reais de até 80mbps (por usar somente 1 antenas cada lado) e o ping na media de 1ms...
simples, bom e barato!

OBS: tudo homologado pela ANATEL e tudo nas frequencias, potencia etc que a anatel permite, ou seja, ela nao vai poder ir aí e te taca um processo igual o que ocorreu com um ser que ate postado aki!
 
Última edição:
Cara, nem perca tempo com 2,4Ghz... vai logo de 5,8Ghz.

Além de ter uma interferência menor, tem uma largura de banda maior.


As ideias de antena de grade, cabo, e rádios 2,4Ghz, esquece! Vai é gastar mais ainda com tudo isso!



Pra essa distância, 2 NanoLoco M5 resolvem o seu problema, e ainda terá um desempenho muito bom!
Sem contar que fica discreto, pode fixar em qualquer lugar pois é pequeno e leve.
Mas tem que ser NanoLoco M5... tem o NanoLoco 5, mas este não tem o protocolo Airmax que te dá uma largura de banda bem maior!


* Lembrando que... é importante que se tenha visada... consiga ver o outro ponto, sem nenhum obstaculo na frente, pois até uma arvore atrapalha.
 
Cara antes de sair gastando esta grana toda numa nanostation tenta a boa e velha solução da lata de pringles, não custa nada testar e ver como você se sai com ela, procurando com atenção há relatos de alcance de 200mts até 2Km com visada, link pra vc começar a pesquisa: http://pessoa.eti.br/main/2006/03/05/aumentando-o-alcance-de-um-link-wireless/ no maximo desta experiência e que você vai comer as batatinhas e postar aqui os resultados sobre ela. Francamente 480 dilmas é grana né? tenta ai que se funcionar você economiza uma grana pra outra coisa né?

Outra coisa pra te ajudar na pesquisa, da um google it com esta frase: estabelecer um link de 11mbps de 3km sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas

que você vai ler os testes sobre elas, pelo que você pode ver ele conseguiu ir muito mais longe que os outros relatos.

Tem o esquema todo no link (desenho e fotos), mas ainda não tive clareza de como montar essa doidera aí...mas quero tentar... :lol:
 
Tentar não custa nada só o valor das batatinhas e oque você não tiver de hardware. Como eu disse o pior que vai acontecer e você não conseguir, oque eu acho pouco provavel, não conseguir nada com este esquema. mas pelo menos vai comer as batatinhas hehehehe

Tenta ai e não esquece de mostrar os resultador não deixa no esquecimento o teu post, afinal quem ajuda quer saber se deu resultado né? :lol:
 
nanostation ja eh um radio com antena integrada, unico cabo que voce liga eh o de rede, a energia eletrica sobe pro ele
mas se insiste em usar radio comum, na sua casa precisa de um access point e na casa2 precida de um radio em modo cliente (WISP)

A solução é simples como o xCHapolim falou, usar dois nanostations vai resolver o problema, aliás, você não precisa ser um expert em redes wireless para configura-los. Usando bons equipamentos você vai economizar a longo prazo e caso seu link WAN venha a ser maior no futuro não vai ter problemas de gargalo.

Um fator importante é que o nanostation é resistente a intempéries.
 
Claro, solução de R$800/1000, é uma maravilha pra quem tem sobrando grana né? e quem não tem vai fazer oque? se afundar em prestação ou cartão de credito? se fosse pra fazer uma coisa destas eu já tinha indicado tudo que ele presisa pra fazer isso. imagino que a grana não ta sobrando no bolso do amigo que criou o post e pretende usar isso residencialmente, afinal ele não disse que tem grana sobrando pra estas soluções que eu considero caras para um usuario domestico.
 
Claro, solução de R$800/1000, é uma maravilha pra quem tem sobrando grana né? e quem não tem vai fazer oque? se afundar em prestação ou cartão de credito? se fosse pra fazer uma coisa destas eu já tinha indicado tudo que ele presisa pra fazer isso. imagino que a grana não ta sobrando no bolso do amigo que criou o post e pretende usar isso residencialmente, afinal ele não disse que tem grana sobrando pra estas soluções que eu considero caras para um usuario domestico.

Eepron, realmente essa é a minha situação...
Não disponho de tantos recursos assim, e a distancia entre as duas casas é relativamente pequena...uns 300 metros...como a escola, o trabalho, a namorada estão ocupando muito do meu tempo, não sobra uma brecha para eu poder fazer a antena de 'batata'...mas vou tentar sim...hehe...

Abraço a todos que estão se dispondo a ajudar...
 
Claro, solução de R$800/1000, é uma maravilha pra quem tem sobrando grana né? e quem não tem vai fazer oque? se afundar em prestação ou cartão de credito? se fosse pra fazer uma coisa destas eu já tinha indicado tudo que ele presisa pra fazer isso. imagino que a grana não ta sobrando no bolso do amigo que criou o post e pretende usar isso residencialmente, afinal ele não disse que tem grana sobrando pra estas soluções que eu considero caras para um usuario domestico.

Que solução de 800 pratas???? Ta meio por fora de preços hein amigo.

Um NanoLoco M5 deve se encontrar por menos de 250 dilmas.
E o Nano é completo... é rádio + antena, só vai precisar ligar o cabo de rede nele e nada mais!


Se for fazer os calculos de um roteador + cabo de descida (ou uma caixa hermetica se for deixar o roteador junto da antena) + os gastos pra fabricar uma antena
Talvez não vá ser tão diferente o que se vai gastar.

Sendo que, se usar o NanoLoco M5 pra esta solução, é garantia certa de bom funcionamento, com qualidade, e com uma Largura de Banda bem grande.
Se for usar roteadorzinho caseiro, em 2,4Ghz, fabricar antenas... além de perder um baita tempo, não vai ter garantia de bom funcionamento, nem qualidade... e se funcionar a contento, a largura de banda será MUITO menor.


Não é questão de solução pra 800 pratas... é MUITO menos do que isso!




Eepron, realmente essa é a minha situação...
Não disponho de tantos recursos assim, e a distancia entre as duas casas é relativamente pequena...uns 300 metros...como a escola, o trabalho, a namorada estão ocupando muito do meu tempo, não sobra uma brecha para eu poder fazer a antena de 'batata'...mas vou tentar sim...hehe...

Abraço a todos que estão se dispondo a ajudar...


Cara... de uma procurada pelos NanoLoco M5 pra você ver como não custa tão caro assim... se procurar bem, talvez encontre por pouco mais de 200 pratas cada um! Com certeza por menos de 250 cada você encontra!
Te indico o equipamento, porque é realmente bom... e o melhor de tudo pra você que está sem tempo é que é só conectar o cabo de rede nele, ligar e fazer uma configuração simples! Pois ele é tudo em um.
É rádio + antena... extremamente pequeno, leve, e muito fácil de fixa-lo em qualquer lugar.


NanoLoco M5 não é nada de equipamento profissional... muito pelo contrário!
Mas é o melhor custo x benefício, pode apostar!
 
Que solução de 800 pratas???? Ta meio por fora de preços hein amigo.

Um NanoLoco M5 deve se encontrar por menos de 250 dilmas.
E o Nano é completo... é rádio + antena, só vai precisar ligar o cabo de rede nele e nada mais!


Se for fazer os calculos de um roteador + cabo de descida (ou uma caixa hermetica se for deixar o roteador junto da antena) + os gastos pra fabricar uma antena
Talvez não vá ser tão diferente o que se vai gastar.

Sendo que, se usar o NanoLoco M5 pra esta solução, é garantia certa de bom funcionamento, com qualidade, e com uma Largura de Banda bem grande.
Se for usar roteadorzinho caseiro, em 2,4Ghz, fabricar antenas... além de perder um baita tempo, não vai ter garantia de bom funcionamento, nem qualidade... e se funcionar a contento, a largura de banda será MUITO menor.


Não é questão de solução pra 800 pratas... é MUITO menos do que isso!







Cara... de uma procurada pelos NanoLoco M5 pra você ver como não custa tão caro assim... se procurar bem, talvez encontre por pouco mais de 200 pratas cada um! Com certeza por menos de 250 cada você encontra!
Te indico o equipamento, porque é realmente bom... e o melhor de tudo pra você que está sem tempo é que é só conectar o cabo de rede nele, ligar e fazer uma configuração simples! Pois ele é tudo em um.
É rádio + antena... extremamente pequeno, leve, e muito fácil de fixa-lo em qualquer lugar.


NanoLoco M5 não é nada de equipamento profissional... muito pelo contrário!
Mas é o melhor custo x benefício, pode apostar!

Manolo, tem algum site com preço bem legal pra indicar?
 
Manolo, tem algum site com preço bem legal pra indicar?

Cara, aqui geralmente nós compramos de distribuidora mesmo.


Mas de lojas online, as que já comprei e tem o produto são estas:

Nessa loja o preço está no de mercado... mas se procurar bem, é capaz de encontrar até mais barato, veja na Compre do SUL:
http://www.compredosul.com.br/ecomm...z-COM-ANTENA-INTEGRADA-USO-INTERNO-OU-EXTERNO

Tem também a "Delta Wireless", mas lá o NanoLoco M5 está indisponível:
http://www.deltawireless.com.br/ecommerce_site/produto_18034_4288_Nano-Statoin-Loco-M5
E estava por apenas R$ 185,00.


Tem também o NanoLoco5... ele não é tão bom como o M5, pois não é MIMO e não tem o protocolo AirMax da Ubiquiti que dá um desempenho bem superior.

Quanto de banda que você pretende passar? só os 2Mb da internet?
Se for somente isso... até mesmo o NanoLoco5 comum te atende perfeitamente!

Na DeltaWireless tem o NanoLoco 5 comum:
http://www.deltawireless.com.br/eco...4288_UBIQUITI-NANOSTATION-LOCO-NS5-58GHZ-13DB



Usando qualquer um deles que ja é 5,8Ghz, que é uma frequencia que tem largura de banda muito maior que 2,4Ghz, terá uma rede muito boa... possibilitando até mesmo utilizar pra transferir dados com velocidade legal!



Mas se realmente tiver precisando economizar o maximo possivel, ainda tem os NanoStation 2,4Ghz... como esse distância ai é muito pequena, só vale apena usar a versão LOCO (tanto do 5, como do 2), que tem antena com menor ganho.

Na Delta Wireless tem o NanoLoco2, que é 2,4Ghz, não é mimo, e nem tem o protocolo AirMax... é B/G "comum".

Com ele, talvez conseguisse um LINK legal... porém, com uma largura de banda pequena! Em geral, se consegue no maximo uns 5Mb...

Mas se te antende...

http://www.deltawireless.com.br/ecommerce_site/produto_13089_4288_NANOSTATION-LOCO-24GHZ-8DB-SWX-NS2


É mais barato ainda!



Bem, de qualquer forma, estará bem servido... pois os produtos da Ubiquiti são excelentes!
E se te atende uma largura de banda pequena, pode até economizar comprando o Loco2 mesmo... mas se puder, compre o Loco M5, que terá uma largura de banda muito maior... talvez beirando uns 50Mb real.


Abraço
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo