[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Gostei bastante do desempenho do 3200G com a GTX 1650, dá pra tirar um bom proveito MESMO. Além de que o preço dela está aceitável, então provavelmente irei compra-la depois de uns meses. Será esse meu setup, logo mais estarei obtendo ele.
Eagle, novamente, muito obrigado! Você já me ajudou há uns anos atrás com meu pc batata, deu umas dicas e etc. Muito obrigado mesmo por tirar do seu tempo pra me ajudar com as minhas dúvidas.

Eu particularmente não curto muito a GTX 1650 por 2 fatores: primeiro, ela chegou mais cara e tinha performance inferior até mesmo que a RX 570 (vantagem apenas no consumo) e, segundo, a nVidia teve a "brilhante ideia" de colocar o NVENC da geração Volta (que é bem similar ao presente nas Pascal), ao invés de usar a versão presente nas Turing 1650 Super em diante. Entretanto, diante do cenário bizarro de preços no qual vivemos, a GTX 1650 acaba se mostrando uma "alternativa viável" pelo fato de ainda estar custando por volta dos R$ 1000, diferente do que está ocorrendo com a 570 e 580. É triste, mas é a realidade :feelbad:

Quanto à ajuda, foi um prazer poder ajudar :joia: Realmente já ajudei tanta gente aqui que fica difícil de lembrar de todo mundo que auxiliei no passado, mas de qualquer forma fico feliz que minha ajuda tenha dado fruto :D

Falouws :cool:
 
Eu particularmente não curto muito a GTX 1650 por 2 fatores: primeiro, ela chegou mais cara e tinha performance inferior até mesmo que a RX 570 (vantagem apenas no consumo) e, segundo, a nVidia teve a "brilhante ideia" de colocar o NVENC da geração Volta (que é bem similar ao presente nas Pascal), ao invés de usar a versão presente nas Turing 1650 Super em diante. Entretanto, diante do cenário bizarro de preços no qual vivemos, a GTX 1650 acaba se mostrando uma "alternativa viável" pelo fato de ainda estar custando por volta dos R$ 1000, diferente do que está ocorrendo com a 570 e 580. É triste, mas é a realidade :feelbad:

Quanto à ajuda, foi um prazer poder ajudar :joia: Realmente já ajudei tanta gente aqui que fica difícil de lembrar de todo mundo que auxiliei no passado, mas de qualquer forma fico feliz que minha ajuda tenha dado fruto :D

Falouws :cool:
kkkkk, caramba, mano, aí você mandou um parágrafo que vai me fazer pesquisar muito no google! Mas deu pra entender.
Só pra finalizar, brother, eu tava vendo as peças no Pichau e me liguei que faltava conferir a fonte. A melhor opção deles é uma Corsair CX550 - 80Plus bronze E PFC ativo. Ela é uma boa fonte? Aguentaria o upgrade pra GTX 1650 também? Adicionar ela + as rams 3000mhz 2x8 daria 2800, mas já aceitei que vou gastar um cadinho.
kkkkk, eu tô ligado, só de olhar esse tópico já dá pra ter uma noção.
 
kkkkk, caramba, mano, aí você mandou um parágrafo que vai me fazer pesquisar muito no google! Mas deu pra entender.
Só pra finalizar, brother, eu tava vendo as peças no Pichau e me liguei que faltava conferir a fonte. A melhor opção deles é uma Corsair CX550 - 80Plus bronze E PFC ativo. Ela é uma boa fonte? Aguentaria o upgrade pra GTX 1650 também? Adicionar ela + as rams 3000mhz 2x8 daria 2800, mas já aceitei que vou gastar um cadinho.
kkkkk, eu tô ligado, só de olhar esse tópico já dá pra ter uma noção.

O comentário do NVENC (hardware encoder integrado na GPU da nVidia) é mais voltado para quem vai gravar gameplays ou fazer streaming. Se você não vai fazer nenhum, nem outro, tanto faz a versão do NVENC que a GPU terá, pois isso não vai impactar na performance da placa em jogos :true:

Quanto à CX550, é uma boa fonte sim para o que ela propõe e, em especial, por ter garantia de 5 anos à nível nacional, mas eu ficaria tentado a pagar um pouco mais para levar a CM MWE 650W Bronze:


100W a mais por menos de R$ 15 a mais, então ao meu ver é mais vantajoso pegar esse modelo até para você não se preocupar tão cedo com upgrade de fonte quando for trocar de VGA :true:

Sim, ambas aguenta a 1650 com as mãos amarradas nas costas. Com a CM 650W, você poderia facilmente colocar uma RTX 2060/2700 ou RX 5700/5700XT, que são placas bem superiores tanto em performance quanto em consumo elétrico, e a fonte aguentaria tranquilamentoe :true:

Falouws :cool:
 
eu estou montando meu primeiro pc essa config aguenta gtaV no médio e the witcher 3 no médio também?
Processador AMD A8 9600 Bristol Ridge, 2 memórias da hyperX 4GB, PLACA DE VÍDEO MSI NVIDIA GeForce GTX 1050 TI 4G e um ssd de 240GB
Obrigado desde ja
 
pessoal, uma ultima duvida, me ajudaria muito se vocês conseguirem resolve-la
como dito anteriormente meu processador estragou e preciso att meu setup...
Estava de olha em alguns produtos:
-ryzen 5 3600xt
-Asrock b450m steel legend
-2 ram que ainda não escolhi (aceito recomendaçoes custo beneficio)


Vi que no brasil o valor destes produtos é bem elevado quando comparado com os importados, o processador é 1700 reais aqui equt la fora é 230 dolares e a placa mãe 850 reais aqui e 99 lá fora

tendo em vista que não tenho pressa pra receber os produtos não compensaria importar? ou os impostos+frete deixariam os produtos mais caros que comprados aqui?
 
Parece interessante mesmo, com certeza superior à CX650 que você iria receber. Se puder pagar a diferença, eu aconselho comprar.

acabei pegando essa mwe de 650w que vc sugeriu um outro post, obrigado!
 
Pessoal, no cenário de HOJE, vale a pena essa 2070 da ASUS?


R$2850 na Kabum com os cupons de 5%. Não achei nada melhor pelo preço (talvez uma 1080ti usada, mas prefiro comprar algo novo com garantia).

O que acham?
Mto cara, é loucura d+ pagar tdo isso numa vga. Tem alguma p/ ir usando provisoriamente? Se puder aguardar passar esse período do pandemia seria melhor, fora os lançamentos inevitáveis das rtx 3xxx/rx6xxx pro final do ano.

eu estou montando meu primeiro pc essa config aguenta gtaV no médio e the witcher 3 no médio também?
Processador AMD A8 9600 Bristol Ridge, 2 memórias da hyperX 4GB, PLACA DE VÍDEO MSI NVIDIA GeForce GTX 1050 TI 4G e um ssd de 240GB
Obrigado desde ja
Processador mto fraco, não dará conta nesses jogos. Essa 1050 ti é reaproveitada? Se for aquisição nova recomendaria pegar uma 1650/1650S, caso for reaproveitá-la e combinar tentaria fazer um esforço e pegar no mín um 1600af, pode ser q ache mto caro, mas te proporcionará maior longevidade. Placa mãe pelo - uma Gigabyte ab350m ds3h (recomendo tbm juntar um pouco + de grana e ir de Asrock b450m Steel Legend).

pessoal, uma ultima duvida, me ajudaria muito se vocês conseguirem resolve-la
como dito anteriormente meu processador estragou e preciso att meu setup...
Estava de olha em alguns produtos:
-ryzen 5 3600xt
-Asrock b450m steel legend
-2 ram que ainda não escolhi (aceito recomendaçoes custo beneficio)


Vi que no brasil o valor destes produtos é bem elevado quando comparado com os importados, o processador é 1700 reais aqui equt la fora é 230 dolares e a placa mãe 850 reais aqui e 99 lá fora

tendo em vista que não tenho pressa pra receber os produtos não compensaria importar? ou os impostos+frete deixariam os produtos mais caros que comprados aqui?
Economizaria trocando o 3600xt por um 3600 "normal s/ X", pois é mto caro e não há nenhuma vantagem pelo q custa. Bom, caso for importar existe o risco da "maravilhosa" RF taxar os seus produtos, nunca comprei nd fora, alguns importaram e disseram não foram taxados inserindo um tipo de rastreio, como vc diz q não tem pressa tvz valha o risco.
 
Mto cara, é loucura d+ pagar tdo isso numa vga. Tem alguma p/ ir usando provisoriamente? Se puder aguardar passar esse período do pandemia seria melhor, fora os lançamentos inevitáveis das rtx 3xxx/rx6xxx pro final do ano.


Processador mto fraco, não dará conta nesses jogos. Essa 1050 ti é reaproveitada? Se for aquisição nova recomendaria pegar uma 1650/1650S, caso for reaproveitá-la e combinar tentaria fazer um esforço e pegar no mín um 1600af, pode ser q ache mto caro, mas te proporcionará maior longevidade. Placa mãe pelo - uma Gigabyte ab350m ds3h (recomendo tbm juntar um pouco + de grana e ir de Asrock b450m Steel Legend).


Economizaria trocando o 3600xt por um 3600 "normal s/ X", pois é mto caro e não há nenhuma vantagem pelo q custa. Bom, caso for importar existe o risco da "maravilhosa" RF taxar os seus produtos, nunca comprei nd fora, alguns importaram e disseram não foram taxados inserindo um tipo de rastreio, como vc diz q não tem pressa tvz valha o risco.
Pior que não. Tô com uma 2060 super que tá meio problemática, preciso trocá-la

Até achei o preço dessa 2070 OK pelo momento em que estamos. Eu tinha uma GTX1070, então sem chance de arrumar uma plaquinha de entrada pra segurar até a chegada das 3070 haha
 
Boa noite! Possuo atualmente uma R5 2600 + B350 + RTX 2080. Pelo que percebi em alguns jogos (e pelo que me falaram), eu sofro com "gargalo" da CPU (jogo em FullHD). É isso mesmo?

Pretendo trocar a minha placa mãe e CPU para aproveitar melhor a minha placa de vídeo (FullHD). Eu estava pensando em uma X570 AORUS Elite Wifi + R7 3700X (EUA).
Me recomendam esse kit?

Desde já agradeço!
 
Boa noite! Possuo atualmente uma R5 2600 + B350 + RTX 2080. Pelo que percebi em alguns jogos (e pelo que me falaram), eu sofro com "gargalo" da CPU (jogo em FullHD). É isso mesmo?

Pretendo trocar a minha placa mãe e CPU para aproveitar melhor a minha placa de vídeo (FullHD). Eu estava pensando em uma X570 AORUS Elite Wifi + R7 3700X (EUA).
Me recomendam esse kit?

Desde já agradeço!

Por experiência própria, já vai sentir uma boa diferença na troca do 2600 pro 3700x.

Eu diria pra ver alguma B550 em vez da X570, olha que sou suspeito pra dizer isso possuindo uma. Diferença de recursos fica apenas na questão de suporte SLI/crossfire e mais conexões.

Como vai pegar no EUA, a gama de opções são bem grandes.
 
Boa noite! Possuo atualmente uma R5 2600 + B350 + RTX 2080. Pelo que percebi em alguns jogos (e pelo que me falaram), eu sofro com "gargalo" da CPU (jogo em FullHD). É isso mesmo?

Pretendo trocar a minha placa mãe e CPU para aproveitar melhor a minha placa de vídeo (FullHD). Eu estava pensando em uma X570 AORUS Elite Wifi + R7 3700X (EUA).
Me recomendam esse kit?

Desde já agradeço!

Acredito que sim. O 2600 é uma boa CPU para quem não é muito exigente no que diz respeito a atingir altas taxas de frames, especialmente em GPUs parrudas como a 2080.

Não sei quanto à placa em si, mas com certeza pegaria uma X570 no lugar de uma B550, ah não ser que o orçamento seja limitado e você quer economizar o máximo que puder.

Por experiência própria, já vai sentir uma boa diferença na troca do 2600 pro 3700x.

Eu diria pra ver alguma B550 em vez da X570, olha que sou suspeito pra dizer isso possuindo uma. Diferença de recursos fica apenas na questão de suporte SLI/crossfire e mais conexões.

Como vai pegar no EUA, a gama de opções são bem grandes.

Só lembrando que o chipset B550 não tem ligação com a CPU num link PCI-E 4.0, apenas 3.0, então tudo que trafega pelo chipset corre numa velocidade consideravelmente menor. Além disso, todo slot M.2 que seja ligado ao chipset não vai trabalhar na velocidade do PCI-E 4.0, apesar de ainda poder usar o protocolo NVME PCI-E 3.0 (limitado a 2x, pelo que andei vendo).

Como a grande maioria das B550 estão custando perto dos US$ 200, ah não ser que a pessoa queira WiFi integrado ou rede 2.5 Gbit presente em algumas B550, eu estaria tentado a pegar uma X570 pela flexibilidade de conexões oferecidas pelo mesmo.

Falouws :cool:
 
Mto cara, é loucura d+ pagar tdo isso numa vga. Tem alguma p/ ir usando provisoriamente? Se puder aguardar passar esse período do pandemia seria melhor, fora os lançamentos inevitáveis das rtx 3xxx/rx6xxx pro final do ano.


Processador mto fraco, não dará conta nesses jogos. Essa 1050 ti é reaproveitada? Se for aquisição nova recomendaria pegar uma 1650/1650S, caso for reaproveitá-la e combinar tentaria fazer um esforço e pegar no mín um 1600af, pode ser q ache mto caro, mas te proporcionará maior longevidade. Placa mãe pelo - uma Gigabyte ab350m ds3h (recomendo tbm juntar um pouco + de grana e ir de Asrock b450m Steel Legend).


Economizaria trocando o 3600xt por um 3600 "normal s/ X", pois é mto caro e não há nenhuma vantagem pelo q custa. Bom, caso for importar existe o risco da "maravilhosa" RF taxar os seus produtos, nunca comprei nd fora, alguns importaram e disseram não foram taxados inserindo um tipo de rastreio, como vc diz q não tem pressa tvz valha o risco.
eles importam usando aquele myvipbox?
 
Boa noite! Possuo atualmente uma R5 2600 + B350 + RTX 2080. Pelo que percebi em alguns jogos (e pelo que me falaram), eu sofro com "gargalo" da CPU (jogo em FullHD). É isso mesmo?

Pretendo trocar a minha placa mãe e CPU para aproveitar melhor a minha placa de vídeo (FullHD). Eu estava pensando em uma X570 AORUS Elite Wifi + R7 3700X (EUA).
Me recomendam esse kit?

Desde já agradeço!
Assim, só seria o caso se você estivesse mirando os 120fps+. Caso você tenha o setup da sua assinatura, não tem muito motivo para fazer esse upgrade.
Outra coisa que estaria limitando até o próprio 2600 é você estar usando apenas um pente de memória (single channel). Adicionar outro pente similar pra fazer um dual channel já ajudaria bastante.
 
Opa galera, vou pegar uma 1060 6gb pra usar com o meu i5 2500 8gb ram, eu já tive uma gtx 970 e não gostava da performance em alguns jogos quando exigia muita cpu, tinha um gargalo chato por causa do 2500.

Surgiu a oportunidade de pegar um i7 4790 +z97m plus+16gb, por 1500, vale?

Obrigado!
 
Opa galera, vou pegar uma 1060 6gb pra usar com o meu i5 2500 8gb ram, eu já tive uma gtx 970 e não gostava da performance em alguns jogos quando exigia muita cpu, tinha um gargalo chato por causa do 2500.

Surgiu a oportunidade de pegar um i7 4790 +z97m plus+16gb, por 1500, vale?

Obrigado!

Eu acho que não compensa, esses i7 são mto superfaturados. Eu mesmo to vendendo meu kit mobo + cpu da assinatura por 1600.
com 1500 você consegue pegar um kit ryzen 1600 novo
 
Só lembrando que o chipset B550 não tem ligação com a CPU num link PCI-E 4.0, apenas 3.0, então tudo que trafega pelo chipset corre numa velocidade consideravelmente menor. Além disso, todo slot M.2 que seja ligado ao chipset não vai trabalhar na velocidade do PCI-E 4.0

mesmo usando um ryzen 3a geração?
 
Eu acho que não compensa, esses i7 são mto superfaturados. Eu mesmo to vendendo meu kit mobo + cpu da assinatura por 1600.
com 1500 você consegue pegar um kit ryzen 1600 novo
Eu não cogitei ryzen porque achei que o desempenho seria muito inferior, lembro de ter visto sobre queda de desempenho devido as frequências da memória, isso ainda acontece?
 
Dá dó de comprar um kit haswell e com CPU travada ainda por cima. Ao mesmo tempo, tu vai ter que morrer mais que isso pra pegar um 1600AF + B350/B450 + 2x8Gb de qualidade por aqui, apesar de que, se pegar uma mobo B450, vai poder fazer um upgrade pra Zen 2 e Zen 3, então tem isso. Tem sempre a opção de pegar um Ryzen 5 no Aliexpress, mobo por aqui, e memórias por aqui (talvez no Ali se tiver saco de pesquisar e tentar a sorte), mas importar não é pra todo mundo.
 
Eu pegava o kit 1600AF e AB350M fácil. Você ainda pode colocar um 3600 ou 3700x no futuro, quando eles estiverem mais baratos por aqui ou usados na Aliexpress. A AB350M, apesar de ser uma mobo de entrada, ainda empurraria um over num 1600AF/2600 na faixa de 4.0Ghz sem fritar muito o vrm (eu não tentaria isso com um 2700). Stock, os 3600 e 3700x rodariam rindo numa dessas. Memórias em frequência alta tem mais a ver com o controlador de memória da CPU, que nos Zen+, que no caso é o 1600AF, são melhores que os Ryzen de 1° gen, então uns 3000 C15, 3200 C16 e tal seria mais fácil de fazer aí do que num Ryzen de 1° gen, apesar de não ser 100% garantidos (vai depender da qualidade das memos também). Num Zen 2 seria ainda mais tranquilo. Se tu levar em conta que teria que rodar @2666 numa H410, já ganhou por default a B350.

Enfim, não tem como recomendar esse kit Intel, independente de ter IPC e clocks melhores, e se sair melhor em certos jogos. Features a menos, possibilidade de colocar CPU iria até o 10400 somente, e mesmo assim não poderia usar memórias mais rápidas. Se tu não quer 144Hz cravados 100% do tempo, ir de 1600AF e mais tarde pular prum Zen 2 usado seria uma ideia muito melhor, pq não há nada NO MOMENTO que um 1600AF com um overzin de leve e over nas memos não carregue acima de 60fps sem problemas.

Agora, você falou da plataforma Intel ter +1 ou 2 gens de CPU. Normalmente é só +1 gen, e essa deve ser a Rocket Lake no começo do ano que vem. Se tu quiser tentar a sorte, é contigo mesmo. Vai que nos rocket lake vai rolar CPUs 6C/12T ou 8C/16T mais em conta, e com um TDP baixo o suficiente pra rodar nessa H410 sem dar problemas.

Valeu, cara!
Segui a sua dica e do EagleMan, comprei o R5 1600 AF + Mobo Gigabyte AB350M-DS3H v.2.0
Posso não ter suporte na nova geração dos Ryzen porém acredito que esse processador vai me servir por um bom tempo e quando não servir mais, dá pra por um 3600 ou 3700X como você recomendou trocando apenas o processador.



Sério? Então devem ter mudado o preço ou acabado o estoque, pois quando chequei o valor dele no Google na quinta ou sexta, ele estava custando R$ 600 na Kabum, contra quase R$ 780 do 1600 AF. Nesse caso, não tem muito o que fazer além de comprar o 1600 AF.

Quanto à diferença na placa-mãe, aí vai de você, mas só o fato dela me permitir colocar um futuro Ryzen 4000, mesmo que por meio de BIOS beta, já vale essa diferença. Não que a B350 não possa suportar (por meio de algum fabricante Pelé), mas oficialmente falando a AMD só dará suporte da B450 em diante pros Ryzen 4000. Caso você se contenta (mesmo que forçadamente por conta do orçamento) em ficar limitado até o Ryzen 3000, então pode pegar a B350 sem problema, desde que seja um Ryzen 3000 do 3700X tranquilamente.

Sim, o 1600 AF terá maior longevidade que o 10100 pelo simples fato de possuir mais threads. Mesmo que na prática ele entregue menos frames na média, no mínimo ele se sairá melhor nos jogos mais pesados que surgirem daqui em diante e você ainda terá threads de sobra para realizar outra atividade em segundo plano, coisa que provavelmente não será possível fazer no 10100, pelo menos não sem afetar consideravelmente a geração de frames no gameplay. Outro fator que também complica é a placa-mãe H410, que deve ter VRM limitante talvez até mesmo para dar conta de um possível upgrade para um 10400, por exemplo, enquanto que essa B350, apesar dela não aguentar um 3900X em stock, suportaria o 3600/3700X de boa.

O socket LGA 1200 da Intel só vai durar até a próxima geração, Rocket Lake, e depois a Intel vai substitui-la pelo novo socket entitulado LGA 1700, para acomodar o futuro Alder Lake. A AMD talvez esteja no mesmo barco (suportar mais uma geração e depois substituir o socket, mas isso é meio que esperado já que o socket existe desde 2017 e a AMD prometeu suporte até 2020, podendo ou não superar essa marca), mas mesmo que o Rocket Lake traga ganhos de IPC maiores do que aqueles vistos nas gerações anteriores, ele não será capaz de superar o Ryzen 4000 até mesmo em jogos (do ponto de vista de uma média geral). Portanto, investir na Intel pensando no futuro, hoje, sabendo de todos os problemas que ela vem enfrentando com falhas de segurança e, agora, com dificuldades nos seus processos litográficos, é furada :true:

Falouws :cool:

Valeu pelas dicas, fui pela indicação de vocês e comprei o R5 1600 AF + Gigabyte AB350.
 
Pessoal, bom dia!

Tenho um PC guerreiro que me acompanha há 6 anos mas após uns problemas decidi trocar. Estou pensando nessa configuração:

- CPU: Ryzen 5 3600
- MOBO: TUF Gaming X570-Plus
- Placa de Vídeo: RTX 2060 Super
- Memórias: 2x8GB G.Skill Trident Z Neo 3600MHz CL16

Do meu setup atual irei reutilizar a fonte (Corsair CX750) e os SSDs.

Acham que é um bom setup?

Obrigado desde já!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, só pra avisar. Vi um pessoal aqui dizendo que a B450 teria suporte para a nova geração de CPU da AMD mas, aparentemente, não irá mais:

2020-05-11-image-13-j.webp
 
Última edição:
pessoal, uma ultima duvida, me ajudaria muito se vocês conseguirem resolve-la
como dito anteriormente meu processador estragou e preciso att meu setup...
Estava de olha em alguns produtos:
-ryzen 5 3600xt
-Asrock b450m steel legend
-2 ram que ainda não escolhi (aceito recomendaçoes custo beneficio)


Vi que no brasil o valor destes produtos é bem elevado quando comparado com os importados, o processador é 1700 reais aqui equt la fora é 230 dolares e a placa mãe 850 reais aqui e 99 lá fora

tendo em vista que não tenho pressa pra receber os produtos não compensaria importar? ou os impostos+frete deixariam os produtos mais caros que comprados aqui?

Só compensaria importar se você não for taxado. Como tudo que vem dos EUA tem chances enormes de ser taxado (60% em cima do valor total, incluindo o frete), o custo final pode muito bem ficar maior do que compras os componentes aqui, que podem ser parcelados (obviamente com o aumento de custo envolvido) e terão garantia, diferentemente das peças compradas lá fora (ao menos garantia acionada pelo Brasil).

Também não é necessário pegar o 3600XT. O 3600 já entrega 95-98% da performance bruta do 3600X e custa mais barato.

Quanto à RAM, 2 pentes DDR4-3000 CL15 seria o mínimo que recomendo. Um dos kits mais recomendados aqui no ano passado foi o Crucial Ballistix Sport LT com a sigla "AES" no seu part number, o que indica que ela vem com chips de memória Micron E-Die, que são muito bons para overclocking no Ryzen, só perdendo para as Samsung B-Die.

Opa galera, vou pegar uma 1060 6gb pra usar com o meu i5 2500 8gb ram, eu já tive uma gtx 970 e não gostava da performance em alguns jogos quando exigia muita cpu, tinha um gargalo chato por causa do 2500.

Surgiu a oportunidade de pegar um i7 4790 +z97m plus+16gb, por 1500, vale?

Obrigado!

Não vale. 4C/8T, ainda mais de 6 ANOS atrás, não terão uma sobrevida muito grande, especialmente depois que os consoles novos forem lançados.

mesmo usando um ryzen 3a geração?

Sim, mesmo para quem usar Ryzen 3000 ou 4000 (CPUs, não APUs). A limitação é do próprio chipset e provavelmente existe para permitir que o mesmo pudesse ser refrigerado de forma passiva, diferentemente do que acontece com o chipset X570.

Eu não cogitei ryzen porque achei que o desempenho seria muito inferior, lembro de ter visto sobre queda de desempenho devido as frequências da memória, isso ainda acontece?

Sim, ainda acontece, mas o desempenho "inferior" acontecia mais na primeira geração dos Ryzen, que trabalhavam com uma latência interna maior. Isso foi levemente alterado na segunda geração (Zen+) e foi melhorado ainda mais nos Ryzen 3000 (Zen 2), como pode ser visto no vídeo abaixo:




Como você pôde perceber, se você pegar memórias de pelo menos 3000 MHz, a performance do Ryzen 3600 já é excepcional. Ele vai ganhar ainda mais performance se você colocar uma memória mais rápida do que isso? Vai, mas o ganho é surpreendente para justificar a diferença massiva no preço? Definitivamente, não... Vale à pena deixar de comprar o Ryzen pra ir de Intel por causa disso? Também não...

Pessoal, bom dia!

Tenho um PC guerreiro que me acompanha há 6 anos mas após uns problemas decidi trocar. Estou pensando nessa configuração:

- CPU: Ryzen 5 3600
- MOBO: TUF Gaming X570-Plus
- Placa de Vídeo: RTX 2060 Super
- Memórias: 2x8GB G.Skill Trident Z Neo 3600MHz CL16

Do meu setup atual irei reutilizar a fonte (Corsair CX750) e os SSDs.

Acham que é um bom setup?

Obrigado desde já!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, só pra avisar. Vi um pessoal aqui dizendo que a B450 teria suporte para a nova geração de CPU da AMD mas, aparentemente, não irá mais:

2020-05-11-image-13-j.webp

Com certeza um bom setup, mas eu pegaria a 5700 XT no lugar da 2060 Super, se o preço delas tiver equiparável. A 5700 XT é maior que a 2060 Super, então se ela tiver custando o mesmo ou mais barato, a performance x preço da Radeon sem dúvida será superior.

E quanto à imagem que você postou, ela é anterior à decisão da AMD que voltou atrás e vai permitir que os chipsets B450 e X470 suportem os Ryzen 4000 por meio de um update de BIOS beta, e este update até onde se sabe é um caminho sem volta: ele só vai permitir o suporte para a 4ª geração e, talvez, para a 3ª geração, mas as anteriores deixaram de funcionar após o fato por falta de espaço para armazenar o código de todas na ROM.

Falouws :cool:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo