[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Veja se não consegue de algum conhecido seu q tenha uma memória ddr4 dif. e possa emprestar p/ testar no slot 4. Pode ser q o slot 4 esteja c/ defeito.


Vale e mto pois ambos são cpu's de 6/12 vs 4/4 do seu 7400, fora o desempenho tanto single-thread, qnt multi-thread mto superior. Qlqr um dos 2 vai ser um baita upgrade comparado ao q vc possui atualmente.
Se for de 3600 recomendo: Gigabyte b450 Aorus M esta é a mínima q indico pois mto abaixo disso já não é mto aconselhável pela falta de um dissipador decente sobre os vrm's, ou junte um pouco + de $$ (uns 1,2k) e partir pra uma b550 tipo: Asus TUF Gaming b550 Plus, Msi b550 Pro vdh wi-fi, Msi MAG b550m Bazooka.
Se for de 10400f: a partir da Gigabyte b4460 d3h.
Qnt à longevidade eu optaria pela amd, vc pega um 3600 hj e dps pode fazer um upgrade lá na frente pra um 5700x 8/16 (qnd a AMD lançar as versões + em conta dos cpu's 8/16 e 6/12), pegando uma placa mãe série 500 é + ctz de ter att de bios pros ryzen's 5xxx, msm a AMD afirmando q as 400 receberiam att de bios tbm, mas é bom desconfiar.

Sigo essa mesma recomendação de placa mãe pra a configuração: ryzen 5 1600 af, rx 5600 xt, ram 2x8gb 2666mhz? A grana tá curta e queria pegar uma placa não muito cara, pode ser uma que não sirva pra próxima geração.
 
[DÚVIDA]

Olá. Tenho um pc com essas configurações: I5-2400, Placa mãe H61 Intel, 12gbram ddr3, placa de vídeo gtx1650 e 1tb hd. Gostaria de saber oq é mais recomendável q eu troque primeiro, buscando mais desempenho em jogos.

O miolo da máquina (CPU, RAM e GPU) e acrescentar um SSD para melhorar a responsividade geral do sistema e para instalação de alguns jogos nele a fim de melhorar o tempo de carregamento.

1600 AF + B450 é o mínimo que recomendo, mas se puder pegar um 3300X ou quem sabe um 3600 + B550, e 2x8GB DDR4-3000, seria o ideal.

Pessoal,

Por uma oportunidade, me desfiz do meu desktop, que tinha basicamente a seguinte configuração:

i5 3450

16,0GB RAM

Placa NVIDIA 1030GT

Fonte Corsair 500w


O meu uso é basicamente navegação, home office e vídeos. Não jogo no PC, não faço overclock. Quero instalar e esquecer. Este PC que eu tinha, durou quase 8 anos comigo, o que eu fiz foi trocar a Placa de Vídeo e aumentar a RAM enquanto tive ele. E ele me atendia bem, de 1 ano e meio pra cá que comecei a sentir necessidade de um poder de processamento melhor.

O que eu tenho hoje:

- Monitor UR550 (4k@60hz);

- Placa de vídeo Nvidia 1650GT, que recebi em um rolo. Nem abri ainda. Talvez nem seja usada no novo PC, pelo meu uso;

- Um SSD SATA Samsung SSD 860 EVO 500GB. E irei adquirir um SSD M2 Nvme.


Aí fiz uma configuração aqui, depois de muita pesquisa e gostaria que opinassem:

- Placa-mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus M (Tem que ser Micro-ATX, por questão de espaço. Meu gabinete era enorme, mas sem necessidade);

- Processador AMD Ryzen 5 3400G (Caso eu instalasse esse processador, para o meu uso daria pra assistir vídeos em alto birtrate em 4k@60hz, dispensando a Nvidia GTX 1650? Aproveitaria ao máximo meu monitor? Reforço que não irei jogar);

- Memória: Estou em dúvida, pois os preços são bem semelhantes e as especificações também. Tem que ser 16GB e fazer dual Channel.

- Gabinete: ainda indefinido, tem que ser Micro-Atx, mas tem que ter uma boa ventilação, vou aprofundar na busca;

- Fonte: Indefinida, depende do gabinete e estou pensando em investir em uma Modular para facilitar a instalação e circulação de ar.


O que vocês acham inicialmente do conjunto Placa-Mãe + Processador? Daria pra dispensar a GTX 1650 pro meu uso? E memória, o que indicam? Gabinete e Fonte vou dar uma pesquisada melhor.

Essa placa de vídeo que você recebeu no rolo é a GTX 1650? Se sim, é possível utilizá-la no seu futuro setup, pois aí você consegue economizar uma grana na aquisição da CPU, já que tanto o 3200G quanto o 3400G estão muito caros e existem opções mais baratas (e melhores) em termos de performance computacional (como o 3100 ou 1600 AF). OU você pode revender essa GTX 1650 e, com a grana, comprar ou o 3200G ou 3400G, mas estaria tentado a pegar o último por causa das threads extras que possui. Porém, vale lembrar que o 3200G/3400G não fazem 4K@60Hz com chroma subsampling em 4:4:4 (apenas 4:2:2 ou 4:2:0, não lembro exatamente qual agora), ou seja, você perderá parte da definição de cores se trabalhar com essa taxa de atualização (não sei dizer se o mesmo acontece com a GTX 1650). Além disso, em 4K@60Hz, ela só consegue exibir 8 bits de intensidade de cor, contra 10-12 bits em 1080p.

Quanto à placa-mãe, se esse modelo escolhido atende suas necessidades em termos de features e cabe no teu orçamento, então tá valendo, mas se você decidir por pegar um 3100, por exemplo, seria mais interessante ir de B550 por causa do suporte garantido de fábrica (não que a B450 não tenha suporte, mas dependendo da data do lote, ele pode não vir com a BIOS compatível para suportá-lo out of the box, exigindo uso de uma CPU compatível para realizar previamente o update da BIOS).

No tocante à memória, pode ser qualquer uma, desde que seja DDR4-3000 no mínimo. Gabinete eu realmente não tenho nenhuma indicação a fazer no momento.

Falando da fonte, é fato que os modelos semi e full modulares tendem a custar BEM mais que os modelos tradicionais, mas ao meu ver é um investimento que vale à pena, especialmente se a fonte tiver eficiência Gold ou superior. Como a intenção não é jogar e nem fazer nenhum upgrade extravagante no futuro, uma fonte de 500W mais do que sobra para o teu setup, mas não sei se vai ser fácil encontrar um modelo modular nessa faixa de potência (550W ou mais já é mais fácil; exemplo seria essa Super Flower, que não apresenta preço convidativo para a potência que entrega, mas as fontes ligeiramente mais baratas, apesar de entregarem 100-200W mais potência, não são completamente modulares e não possuem eficiência Gold. Como alternativa, temos a Corsair RM550X, Corsair TX550M, que é semi-modular, porém mais barata que as demais, e a Corsair SF450, caso você opte por um gabinete mais compacto e que suporte fontes no formato SFX).

Sim, daria para usar o 3200G/3400G para visualizar vídeos em 4K, com ressalvas à respeito da reprodução de cores que citei acima:






Pessoal vim uns meses atrás tira umas duvidas, e tava na espera do ryzen quarta geração mais ta demorando muito, entao estava pensando em fazer um upgrade basico, mais vi que o ryzen 3600x esta 1800R$, ficou muito caro.. então queria umas dicas de ate 3mil, pra comprar amanha. Se tiver algum site que parcela sem juros pra indicar melhor ainda.
Já tenho pra aproveita
1060 6GB
550CX
SSD 240GB
Gabinete

Então seria um processador, placa mãe, memoria e se precisar um water cooler se não preferia deixa pra depois.
Não queria pega esse 3600x por 1800R$ acho um absurdo então estava pensando em economizar o maximo.

Ai tava olhando uns preços
Achei o 3700x por 2mil a vista na kabum e 2400 a prazo
Uma B450M aorus 699R$ a vista
Uma B450M steel legend 829R$ a vista
2x8GB XPG 3200mhz 580R$

essa aorus é muito inferiro legend ? O que eu poderia pega sem ser isso que me daria um resultado bom ? Eu jogo um jogo que usa praticamente só o processador, tava pensando ate pega um intel por esse motivo.. me ajudem
Agradeço desde já

Você não precisa necessariamente pegar o 3600X. O 3600 é bem mais barato e entrega 97% da performance total do 3600X. Porém, é muito melhor pagar R$ 2K pelo 3700X do que R$ 1.8K pelo 3600X.

A Aorus M é uma das placas de entrada com recomendação mínima para o Ryzen. Não sei dizer se a Steel Legend é muito melhor que a Aorus M, mas é fato que a Steel Legend possui certas vantagens, como um segundo slot M.2 (que só comporta SSDs SATA) e uma porta USB do tipo C. Entretanto, na faixa de preço da Steel Legend já é possível adquirir alguma B550, que vai te proporcionar melhor VRM (para um futuro upgrade pro 3900X ou 5900X) e suporte ao PCI-E 4.0 para GPU e primeiro slot M.2

Quanto à trocar Ryzen por Core iX, não vale à pena fazer isso no momento, ao menos não até o lançamento dos futuros Alder Lake, que só deverão sair em 2022 ou depois.

Falouws :cool:
 
Fala galera tudo bom? primeira vez aqui pedindo ajuda, já li divesos tópicos mas ainda estou em duvida.
Sou engenheiro Civil e com novos projetos agora estou sofrendo pois meu pc atual está com dificuldades de carregar os programas. como Revit, Auto cad , Cype cad e Cype 3d , Lumion entre outros
Atualmente minha config é :
i7 3770k
8 gb ram
asus sabertooth z77
gtx 660 ti signature 2
sdd kingston 220 gb
hd 1 tb - n lembro a marca
Fonte corsair 550 w

gostaria de uma nova config atual e que perdure por uns bons tempos como minha config antiga durou
eu jogo alguns jogos como dota 2 , valorant , e por ultimo joguei GTA V que por minha surpresa o meu pc atual levou de boa.
a minha principal duvida é vi que muitos comentaram sobre o RYZEN 5 3600 em relação a CXB, porém o Ryzen 7 3700x seria a melhor opção por ser "mais potente" e assim aguentaria mais alguns anos em relação ao R5 ? pelos valores absurdos que estão as peças pensei em montar apenas Processador - Mb e memorias novas e usar minha fonte e Vga antigas.
nesse caso qual processador seria a melhor opção ?
 
Fala galera tudo bom? primeira vez aqui pedindo ajuda, já li divesos tópicos mas ainda estou em duvida.
Sou engenheiro Civil e com novos projetos agora estou sofrendo pois meu pc atual está com dificuldades de carregar os programas. como Revit, Auto cad , Cype cad e Cype 3d , Lumion entre outros
Atualmente minha config é :
i7 3770k
8 gb ram
asus sabertooth z77
gtx 660 ti signature 2
sdd kingston 220 gb
hd 1 tb - n lembro a marca
Fonte corsair 550 w

gostaria de uma nova config atual e que perdure por uns bons tempos como minha config antiga durou
eu jogo alguns jogos como dota 2 , valorant , e por ultimo joguei GTA V que por minha surpresa o meu pc atual levou de boa.
a minha principal duvida é vi que muitos comentaram sobre o RYZEN 5 3600 em relação a CXB, porém o Ryzen 7 3700x seria a melhor opção por ser "mais potente" e assim aguentaria mais alguns anos em relação ao R5 ? pelos valores absurdos que estão as peças pensei em montar apenas Processador - Mb e memorias novas e usar minha fonte e Vga antigas.
nesse caso qual processador seria a melhor opção ?
Quando o programa parar de funcionar você pode entrar no gerenciador de tarefas e tirar um print por favor.
 
Veja se não consegue de algum conhecido seu q tenha uma memória ddr4 dif. e possa emprestar p/ testar no slot 4. Pode ser q o slot 4 esteja c/ defeito.


Vale e mto pois ambos são cpu's de 6/12 vs 4/4 do seu 7400, fora o desempenho tanto single-thread, qnt multi-thread mto superior. Qlqr um dos 2 vai ser um baita upgrade comparado ao q vc possui atualmente.
Se for de 3600 recomendo: Gigabyte b450 Aorus M esta é a mínima q indico pois mto abaixo disso já não é mto aconselhável pela falta de um dissipador decente sobre os vrm's, ou junte um pouco + de $$ (uns 1,2k) e partir pra uma b550 tipo: Asus TUF Gaming b550 Plus, Msi b550 Pro vdh wi-fi, Msi MAG b550m Bazooka.
Se for de 10400f: a partir da Gigabyte b4460 d3h.
Qnt à longevidade eu optaria pela amd, vc pega um 3600 hj e dps pode fazer um upgrade lá na frente pra um 5700x 8/16 (qnd a AMD lançar as versões + em conta dos cpu's 8/16 e 6/12), pegando uma placa mãe série 500 é + ctz de ter att de bios pros ryzen's 5xxx, msm a AMD afirmando q as 400 receberiam att de bios tbm, mas é bom desconfiar.
Entendi, muito obrigado, e essas placas mães que você indicou, preciso atualizar a BIOS para rodar o processador ? E elas são compatíveis com uma GTX 1660 ? Obrigado !!!
 
Pessoal minha placa de vídeo acho que foi pro saco uma R9 280 , estava com o intuito de trocar processador , placa mãe , memória ram , e gabinete porém aconteceu esse imprevisto ontem , de minha placa de vídeo dar pau , será se compensa agora pegar uma placa de vídeo parruda tipo uma rlx 2070 pra essa configuração atual i5 4430 , b45m g43 military , ssd 120gb , hd 1tb caviar blue , Corsair cs 750m .
 
Fala galera tudo bom? primeira vez aqui pedindo ajuda, já li divesos tópicos mas ainda estou em duvida.
Sou engenheiro Civil e com novos projetos agora estou sofrendo pois meu pc atual está com dificuldades de carregar os programas. como Revit, Auto cad , Cype cad e Cype 3d , Lumion entre outros
Atualmente minha config é :
i7 3770k
8 gb ram
asus sabertooth z77
gtx 660 ti signature 2
sdd kingston 220 gb
hd 1 tb - n lembro a marca
Fonte corsair 550 w

gostaria de uma nova config atual e que perdure por uns bons tempos como minha config antiga durou
eu jogo alguns jogos como dota 2 , valorant , e por ultimo joguei GTA V que por minha surpresa o meu pc atual levou de boa.
a minha principal duvida é vi que muitos comentaram sobre o RYZEN 5 3600 em relação a CXB, porém o Ryzen 7 3700x seria a melhor opção por ser "mais potente" e assim aguentaria mais alguns anos em relação ao R5 ? pelos valores absurdos que estão as peças pensei em montar apenas Processador - Mb e memorias novas e usar minha fonte e Vga antigas.
nesse caso qual processador seria a melhor opção ?

Se a intenção é atualizar e passar alguns anos sem mexer, e você tem capital para bancar, o 3700X sem dúvida vai te proporcionar isso. Até diria para esperar o surgimento do 5800X, mas como você usa o PC a trabalho e já está passando perrengue com ele, esperar até Novembro/Dezembro para ver a cara de um processador novo deve estar nos teus planos. Não quer dizer que o 3600 não possa dar conta dessas tasks, mas existe a possibilidade do 3700X executá-las com maior rapidez/fluidez ou, melhor ainda, permitir a execução de mais tasks de forma simultânea por ter mais threads disponíveis.

O consumo do 3700X vs 3600 não é tão diferente, então sua fonte ainda dá conta (considerando que não seja muito velha, o que impacta na idade dos capacitores e na sua capacidade de entregar a potência rotulada, mas como você não está com problemas de instabilidade no momento, então ela ainda está atendendo ao meu vero).

Com relação ao resto das peças a serem adquiridas, recomendo uma B550 + 2x8GB ou 16GB (caso seus projetos demandem muita RAM e 16GB no total sejam insuficientes) DDR4-3000/3200 MHz.

Pessoal minha placa de vídeo acho que foi pro saco uma R9 280 , estava com o intuito de trocar processador , placa mãe , memória ram , e gabinete porém aconteceu esse imprevisto ontem , de minha placa de vídeo dar pau , será se compensa agora pegar uma placa de vídeo parruda tipo uma rlx 2070 pra essa configuração atual i5 4430 , b45m g43 military , ssd 120gb , hd 1tb caviar blue , Corsair cs 750m .

Só se você fizer upgrade o mais breve possível das demais peças, porque se tu comprar uma placa dessas para passar 6 meses ou mais com ela, você vai acabar perdendo muito dinheiro nessa compra, já que as novas placas serão lançadas até o final do ano e estarão disponíveis no próximo, o que fará o preço das antigas caírem.

No seu lugar, eu pegaria uma placa mais modesta, como a RX 580 8GB e tentaria trocar o miolo junto. Se não for possível, ao menos você não terá muito poder computacional desperdiçado por conta de gargalo gerado pelo teu atual setup.

Falouws :cool:
 
Se a intenção é atualizar e passar alguns anos sem mexer, e você tem capital para bancar, o 3700X sem dúvida vai te proporcionar isso. Até diria para esperar o surgimento do 5800X, mas como você usa o PC a trabalho e já está passando perrengue com ele, esperar até Novembro/Dezembro para ver a cara de um processador novo deve estar nos teus planos. Não quer dizer que o 3600 não possa dar conta dessas tasks, mas existe a possibilidade do 3700X executá-las com maior rapidez/fluidez ou, melhor ainda, permitir a execução de mais tasks de forma simultânea por ter mais threads disponíveis.

O consumo do 3700X vs 3600 não é tão diferente, então sua fonte ainda dá conta (considerando que não seja muito velha, o que impacta na idade dos capacitores e na sua capacidade de entregar a potência rotulada, mas como você não está com problemas de instabilidade no momento, então ela ainda está atendendo ao meu vero).

Com relação ao resto das peças a serem adquiridas, recomendo uma B550 + 2x8GB ou 16GB (caso seus projetos demandem muita RAM e 16GB no total sejam insuficientes) DDR4-3000/3200 MHz.



Só se você fizer upgrade o mais breve possível das demais peças, porque se tu comprar uma placa dessas para passar 6 meses ou mais com ela, você vai acabar perdendo muito dinheiro nessa compra, já que as novas placas serão lançadas até o final do ano e estarão disponíveis no próximo, o que fará o preço das antigas caírem.

No seu lugar, eu pegaria uma placa mais modesta, como a RX 580 8GB e tentaria trocar o miolo junto. Se não for possível, ao menos você não terá muito poder computacional desperdiçado por conta de gargalo gerado pelo teu atual setup.

Falouws :cool:
com essa rx580 eu conseguiria rodar os jogos em 1080 no ultra , mas eu Estava querendo trocar meu gabinete também , pegar outra placa mãe e já estava pensando em pegar um Ryzen 3600 + 2x memória 8gb ddr4 3000mhz , nem que eu Parcele tudo isso
 
Última edição:
Se a intenção é atualizar e passar alguns anos sem mexer, e você tem capital para bancar, o 3700X sem dúvida vai te proporcionar isso. Até diria para esperar o surgimento do 5800X, mas como você usa o PC a trabalho e já está passando perrengue com ele, esperar até Novembro/Dezembro para ver a cara de um processador novo deve estar nos teus planos. Não quer dizer que o 3600 não possa dar conta dessas tasks, mas existe a possibilidade do 3700X executá-las com maior rapidez/fluidez ou, melhor ainda, permitir a execução de mais tasks de forma simultânea por ter mais threads disponíveis.

O consumo do 3700X vs 3600 não é tão diferente, então sua fonte ainda dá conta (considerando que não seja muito velha, o que impacta na idade dos capacitores e na sua capacidade de entregar a potência rotulada, mas como você não está com problemas de instabilidade no momento, então ela ainda está atendendo ao meu vero).

Com relação ao resto das peças a serem adquiridas, recomendo uma B550 + 2x8GB ou 16GB (caso seus projetos demandem muita RAM e 16GB no total sejam insuficientes) DDR4-3000/3200 MHz.

Falouws :cool:
Então vi o lançamento da serie 5000 , mas não acredito que faça baixar o preços dos R 3000 , obviamente seria melhor pegar o modelo novo dos processadores mas como os preços estão já da pra imaginar os valores. vale a pena investir em uma B550 invés de uma B450 ? no momento não vejo necessidade para 32GB acredito que 2x8 sejam suficientes
 
com essa rx580 eu conseguiria rodar os jogos em 1080 no ultra , mas eu Estava querendo trocar meu gabinete também , pegar outra placa mãe e já estava pensando em pegar um Ryzen 3600 + 2x memória 8gb ddr4 3000mhz , nem que eu Parcele tudo isso

Todos os jogos? Infelizmente, não, mas será possível jogar com a maioria na qualidade alta, mantendo uma boa taxa de frames. Obviamente que estou falando apenas da GPU, pois a CPU também influencia consideravelmente na experiência, e como você tem apenas um quadcore bem antigo, nos jogos mais CPU bound como AC Odyssey, a CPU vai arregar e a GPU não será capaz de entregar todo seu potencial (digo por experiência própria com a minha RX 480 vs meu antigo i5-750 e agora com o Ryzen 3600).

A troca do miolo sem dúvida é recomendada, mas já que você ficou sem GPU, o importante é trocá-la primeiro e depois você vê o resto. Se der pra trocar tudo de uma vez, mesmo parcelando, melhor ainda, mas a escolha da GPU vai depender do quanto você tem disponível no orçamento. O mínimo que recomendo é uma RX 570/580 (modelos 8GB), mas uma GTX 1660 ou 1660 Super não seriam má ideia.

Então vi o lançamento da serie 5000 , mas não acredito que faça baixar o preços dos R 3000 , obviamente seria melhor pegar o modelo novo dos processadores mas como os preços estão já da pra imaginar os valores. vale a pena investir em uma B550 invés de uma B450 ? no momento não vejo necessidade para 32GB acredito que 2x8 sejam suficientes

Não vão, porque vão chegar num patamar de preço acima da série 3000, a fim de desovar seus estoques. Ano que vem, quando a Intel lançar o Rocket Lake deles, aí a AMD deve atacar com uma redução no preço.

Sim, vale à pena, não só pelo suporte ao PCI-E 4.0 (que será exigido em algum momento futuro nos jogos que saírem pros novos consoles), como por ter um VRM melhor também, que suporta até o 3900X sem muitos percalços (aa maioria das B450 não possuem essa qualidade).

Quanto à RAM, se 16GB são suficientes agora, então compre apenas essa capacidade, mas invista numa placa-mãe que te permita fazer upgrade para 32GB no futuro caso você sinta necessidade.

Falouws :cool:
 
Todos os jogos? Infelizmente, não, mas será possível jogar com a maioria na qualidade alta, mantendo uma boa taxa de frames. Obviamente que estou falando apenas da GPU, pois a CPU também influencia consideravelmente na experiência, e como você tem apenas um quadcore bem antigo, nos jogos mais CPU bound como AC Odyssey, a CPU vai arregar e a GPU não será capaz de entregar todo seu potencial (digo por experiência própria com a minha RX 480 vs meu antigo i5-750 e agora com o Ryzen 3600).

A troca do miolo sem dúvida é recomendada, mas já que você ficou sem GPU, o importante é trocá-la primeiro e depois você vê o resto. Se der pra trocar tudo de uma vez, mesmo parcelando, melhor ainda, mas a escolha da GPU vai depender do quanto você tem disponível no orçamento. O mínimo que recomendo é uma RX 570/580 (modelos 8GB), mas uma GTX 1660 ou 1660 Super não seriam má ideia.



Não vão, porque vão chegar num patamar de preço acima da série 3000, a fim de desovar seus estoques. Ano que vem, quando a Intel lançar o Rocket Lake deles, aí a AMD deve atacar com uma redução no preço.

Sim, vale à pena, não só pelo suporte ao PCI-E 4.0 (que será exigido em algum momento futuro nos jogos que saírem pros novos consoles), como por ter um VRM melhor também, que suporta até o 3900X sem muitos percalços (aa maioria das B450 não possuem essa qualidade).

Quanto à RAM, se 16GB são suficientes agora, então compre apenas essa capacidade, mas invista numa placa-mãe que te permita fazer upgrade para 32GB no futuro caso você sinta necessidade.

Falouws :cool:
Amigo muito obrigado aí pelas respostas , acha que pego um Ryzen 3600 + 2x4gb ddr4 , qual placa mãe pegar pra dar uns economizada pq também quero pegar um gabinete e estava pensando em um sharkoon lit200 e a placa de vídeo estou vendo se pega essa rx580 msm
 
Olá pessoal, minha placa mãe queimou (Asrock Killer Z270) e to com dificuldades de encontrar mobo dessa plataforma, pelo que estou vendo so coisa usada (e cara) agora e fico com o pé atrás. Voces partiriam para uma plataforma nova ou tentariam arranjar uma mobo usada?
 
Amigo muito obrigado aí pelas respostas , acha que pego um Ryzen 3600 + 2x4gb ddr4 , qual placa mãe pegar pra dar uns economizada pq também quero pegar um gabinete e estava pensando em um sharkoon lit200 e a placa de vídeo estou vendo se pega essa rx580 msm

Não há de quê :bat:

Se quer ir de 8GB inicialmente por limitações orçamentárias, sugiro pegar 1x8GB e, num futuro próximo, adicionar mais outro pente de 8GB para formar 16GB. 8GB há muito tempo não tem sido suficiente para atender as exigências dos jogos mais recentes, então partir para 16GB seria interessante a fim de você obter uma boa experiência, especialmente no FPS mínimo e na estabilidade do framerate.

Quanto à placa de vídeo, se a RX 580 tiver custando perto dos R$ 1300, então sugiro você pegar a RX 5500 XT 8GB:


Ela é uma placa que entrega mais performance que a 580, nem sempre por uma margem significativa, é verdade, mas ao menos consome menos energia no processo e, por consequência, esquenta menos também.

Quanto à placa-mãe, o mínimo que recomendo é uma B450, como a de baixo:


Até pode existir B450 mais barata do que essa, mas não deve ser por muito, então nesse caso a economia acaba não compensando.

No tocante ao case que você pretende comprar, o comprimento máximo de GPU que ele suporta são 35 cm, então basicamente ele comporta qualquer placa disponível no mercado ao menos no tocante ao comprimento.

Olá pessoal, minha placa mãe queimou (Asrock Killer Z270) e to com dificuldades de encontrar mobo dessa plataforma, pelo que estou vendo so coisa usada (e cara) agora e fico com o pé atrás. Voces partiriam para uma plataforma nova ou tentariam arranjar uma mobo usada?

Melhor partir para uma plataforma nova, pois mesmo que você consiga trocar essa placa-mãe, você vai pagar caro por essa troca e ainda continuará limitado a CPUs com 4 núcleos, talvez 8 threads (se você tiver um 7700 ou 7700K).

Como recomendação, sugiro o Ryzen 3600/3700X + B450/B550 (daria preferência pelo chipset mais recente) + 2x8GB DDR4-3000/3200 MHz.

Falouws :cool:
 
Não há de quê :bat:

Se quer ir de 8GB inicialmente por limitações orçamentárias, sugiro pegar 1x8GB e, num futuro próximo, adicionar mais outro pente de 8GB para formar 16GB. 8GB há muito tempo não tem sido suficiente para atender as exigências dos jogos mais recentes, então partir para 16GB seria interessante a fim de você obter uma boa experiência, especialmente no FPS mínimo e na estabilidade do framerate.

Quanto à placa de vídeo, se a RX 580 tiver custando perto dos R$ 1300, então sugiro você pegar a RX 5500 XT 8GB:


Ela é uma placa que entrega mais performance que a 580, nem sempre por uma margem significativa, é verdade, mas ao menos consome menos energia no processo e, por consequência, esquenta menos também.

Quanto à placa-mãe, o mínimo que recomendo é uma B450, como a de baixo:


Até pode existir B450 mais barata do que essa, mas não deve ser por muito, então nesse caso a economia acaba não compensando.

No tocante ao case que você pretende comprar, o comprimento máximo de GPU que ele suporta são 35 cm, então basicamente ele comporta qualquer placa disponível no mercado ao menos no tocante ao comprimento.



Melhor partir para uma plataforma nova, pois mesmo que você consiga trocar essa placa-mãe, você vai pagar caro por essa troca e ainda continuará limitado a CPUs com 4 núcleos, talvez 8 threads (se você tiver um 7700 ou 7700K).

Como recomendação, sugiro o Ryzen 3600/3700X + B450/B550 (daria preferência pelo chipset mais recente) + 2x8GB DDR4-3000/3200 MHz.

Falouws :cool:
Esse gabinete me parece bom e interessante https://www.amazon.com.br/gp/product/B07KTCX38L/?tag=mundoconectad-20 , cara agora estou em dúvida se pego uma rx580 , essa 5500xt ou a gtx 1660 , estava pensando em pegar somente a placa e o gabinete e em um futuro trocar o miolo .
 
Você não precisa necessariamente pegar o 3600X. O 3600 é bem mais barato e entrega 97% da performance total do 3600X. Porém, é muito melhor pagar R$ 2K pelo 3700X do que R$ 1.8K pelo 3600X.

A Aorus M é uma das placas de entrada com recomendação mínima para o Ryzen. Não sei dizer se a Steel Legend é muito melhor que a Aorus M, mas é fato que a Steel Legend possui certas vantagens, como um segundo slot M.2 (que só comporta SSDs SATA) e uma porta USB do tipo C. Entretanto, na faixa de preço da Steel Legend já é possível adquirir alguma B550, que vai te proporcionar melhor VRM (para um futuro upgrade pro 3900X ou 5900X) e suporte ao PCI-E 4.0 para GPU e primeiro slot M.2

Quanto à trocar Ryzen por Core iX, não vale à pena fazer isso no momento, ao menos não até o lançamento dos futuros Alder Lake, que só deverão sair em 2022 ou depois.

Falouws :cool:

Mais o 3600 tbm esta muito caro, acho que 1500R$, não entendi porque os 3600 subiram tanto e o 3700x esta no mesmo preço..

A b550 da steel legend ta por 1200 a vista e 1400 a prazo (vou compra prazo) na Kabum, o que você acha ? tem melhor por esse preço ou menos ?
e tem essa
Qual das 2 seria melhor ? a aorus ta 200 reais mais barata né

como não penso fazer um upgrade tão cedo e quando for fazer vou trocar tudo, não seria bom economizar na placa mãe ?? não teria uma b450 ou b550 barata que de pra rodar bem o 3700x e as memorias 3200mhz ?
olha essa por 700R$

E as memorias qual das 2 ou se tiver outra mais em conta me da uma dica


Processador vai ser o 3700x mesmo a não ser que tenha algum i7 que que consiga sair mais barato (to pagando 2100R$ a vista no 3700x to achando um pouco caro por isso tenho duvidas se um i7 do mesmo preço nao seria melhor já que da mais FPS em jogos)
Ele já vem com cooler né ? ou preciso compra um water cooler pra ele nao esquenta ? eu tenho um cooler raijintek 120mm sera que da pra aproveita ?
 
Última edição:
Aproveitando, existe alguma diferença de fato entre ssd normal ou m2 ? compensa ter os 2 , atualmente já possuo um kigston de 240 mas nao sei se compensa a compra de um m2
 
Porém, vale lembrar que o 3200G/3400G não fazem 4K@60Hz com chroma subsampling em 4:4:4 (apenas 4:2:2 ou 4:2:0, não lembro exatamente qual agora), ou seja, você perderá parte da definição de cores se trabalhar com essa taxa de atualização (não sei dizer se o mesmo acontece com a GTX 1650). Além disso, em 4K@60Hz, ela só consegue exibir 8 bits de intensidade de cor, contra 10-12 bits em 1080p.

Desde já, agradeço pela paciência e pela clareza nas informações!

Vamos lá:

É uma Asus Gtx1650 Oc 4gb Gddr5 128bit Ph-gtx1650-o4g. Gostei das possibilidades que você mostrou. Sobre a questão da placa de vídeo que tenho, fazer 4K@60Hz com chroma subsampling em 4:4:4, encontrei um link da Nvidia, que acredito que seja o que mencionou:

https://developer.nvidia.com/video-encode-decode-gpu-support-matrix

Mas justamente no modelo que eu tenho, tem um asterisco que diz o seguinte:

* = Turing GPU with Volta NVENC

Mas pelo o que eu entendi, e baseado nesta notícia (https://adrenaline.com.br/noticias/...ui-nvenc-turing-e-traz-encoder-de-video-volta), a questão seria mais voltada pro Enconder, pra quem quer fazer vídeos, o que não é o meu caso. E voltando a tabela do link da Nvidia, a minha placa diz o seguinte, na parte de NVDEC Support Matrix:


*H.265 (HEVC) 4:4:4

8 bit 10 bit 12 bit

YES YES YES


H.265 (HEVC) 4:2:0

8 bit 10 bit 12 bit

YES YES YES

H.264
(AVCHD)


YES

VP9
(AVCHD)


8 bit 10 bit 12 bit

YES YES YES

Com base nestas informações, dá pra afirmar que a GTX 1650 consegue fazer 4K@60Hz com chroma subsampling em 4:4:4? Se positivo, mudaria minha configuração pro seguinte:

Placa-mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus M (Tem o que eu necessito, é simples e sem frescuras)

Processador AMD Ryzen 5 3100

Memória XPG Gammix D30, 2x 8GB (Total 16GB), 3000MHz, DDR4, CL16

Placa de vídeo Asus Gtx1650 Oc 4gb Gddr5 128bit

Gabinete e fonte fica mais pra frente um pouco.


E aí, o que você acha agora? E quem quiser opinar também, fique à vontade.
 
Queria montar um PC pra games de 3500R$, mas n sei qual peças escolher, então gostaria de ajudas com peças. Eu quero jogar em modo janela, por que meu monitor é Ultra Wide e nem todos os jogos vão rodar em Ultra Wide (A resolução vai ser 1280x720 no modo janela), os jogos que eu estou mirando é Fortnite, CoD Warzone e um LoL, e de vez em quando fazer umas streamzinha

OBS: Já tenho uma fonte de 550W Bronze e o Gabinete, e estou bem perdido em procurar peças de PC :(
Se poder me ajudar com isso meus queridos, agradecido :)

Um gamer, usuário de Linux, que não gosta de BSOD :)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aproveitando, existe alguma diferença de fato entre ssd normal ou m2 ? compensa ter os 2 , atualmente já possuo um kigston de 240 mas nao sei se compensa a compra de um m2
a velocidade do M2 é mais rapido, mas SSD hoje em dia é quase igual a HDD, quanto mais espaço melhor (só com uma diferença de velocidade :) )
 
Esse gabinete me parece bom e interessante https://www.amazon.com.br/gp/product/B07KTCX38L/?tag=mundoconectad-20 , cara agora estou em dúvida se pego uma rx580 , essa 5500xt ou a gtx 1660 , estava pensando em pegar somente a placa e o gabinete e em um futuro trocar o miolo .

Gabinete é gosto pessoal, ao meu ver. Se você viu que ele atende suas necessidades, isto é, se cabe tudo o que você pretende colocar agora (sem nenhum conflito físico) e, talvez, no futuro, então pode comprar.

Quanto à placa de vídeo, a GTX 1660 de fato é mais rápida que as demais placas que supracitei, porém a sua GPU dificilmente será capaz de tirar proveito dessa performance extra pelo fato de estar limitada a 4 núcleos. Você até pode pegar a GTX 1660 agora e fazer o up futuro do miolo depois, mas não recomendo que você demore muito na realização desse upgrade porque quanto mais tempo você deixar sua GPU subutilizada, mais dinheiro você vai perder...

Por isso que dei a ideia de pegar uma placa mais modesta (mas não tão modesta assim) e fazer o up do miolo junto, pois assim você teria melhora de ambos os mundos (e com certeza o salto será grande em cima da sua antiga R9 280.

Mais o 3600 tbm esta muito caro, acho que 1500R$, não entendi porque os 3600 subiram tanto e o 3700x esta no mesmo preço..

A b550 da steel legend ta por 1200 a vista e 1400 a prazo (vou compra prazo) na Kabum, o que você acha ? tem melhor por esse preço ou menos ?

como não penso fazer um upgrade tão cedo e quando for fazer vou trocar tudo, não seria bom economizar na placa mãe ?? não teria uma b450 ou b550 barata que de pra rodar bem o 3700x e as memorias 3200mhz ?

E as memorias qual das 2 ou se tiver outra mais em conta me da uma dica


Processador vai ser o 3700x mesmo a não ser que tenha algum i7 que que consiga sair mais barato (to pagando 2100R$ a vista no 3700x to achando um pouco caro por isso tenho duvidas se um i7 do mesmo preço nao seria melhor já que da mais FPS em jogos)
Ele já vem com cooler né ? ou preciso compra um water cooler pra ele nao esquenta ? eu tenho um cooler raijintek 120mm sera que da pra aproveita ?

É, por esse preço de R$ 1500, o CxB do 3600 meio que vai pro saco... O 3600 deve ter subido de preço porque ele tem mais vazão nos estoques do que o 3700X, então ele está mais propenso à influência da constante flutuação da cotação do dólar.

Tem algumas opções nessa faixa de preço como a Asus TUF Gaming B550M-Plus, MSI MAG B550M Bazooka, além da MSI B550M Pro-VDH WiFi. Todas são ótimas opções e a escolha ficaria por conta da quantidade de features que elas oferecem e que você deseja ter. Se elas tem muitas "firulas" e você se contenta com uma placa-mãe mais básica (até pelo fato de, quando fizer o próximo upgrade), mas que dará conta do recado, então recomendo a Gigabyte B550M DS3H. Ou você pode economizar ainda mais pegando uma B450, como a Gigabyte B450 Aorus M, mas sinceramente essa é uma economia que não recomendo porque, primeiro, deprecia o valor de revenda futura do equipamento e, segundo, você perderá suporte ao PCI-E 4.0, algo que será utilizado (e talvez até exigido de forma obrigatória) em alguns dos futuros jogos, e é por esse motivo que eu não recomendo ir de Intel nesse momento.

Quanto às memórias, compre aquela que agradar no visual ou que pesar menos no bolso. Na prática, ambas são similares em performance, diferenciando-se apenas no preço, frete e garantia (Corsair tem garantia a nível nacional, ADATA eu já não sei).

O i7 até pode entregar mais desempenho em 1080p, mas a diferença será inferior à 10% e você, na prática, vai estar pagando muito mais do que isso para ter essa diferença:


E isso é o modelo mais barato, ainda tem o K e o KF que são ainda mais caros! :eca:

Aproveitando, existe alguma diferença de fato entre ssd normal ou m2 ? compensa ter os 2 , atualmente já possuo um kigston de 240 mas nao sei se compensa a compra de um m2

Depende do uso. É exclusivo para jogos? Se sim, não compensa, pois os loading times entre os SSDs SATA e M.2 NVME serão bem parecidos, salvo raras exceções que podem ser alguns segundos mais rápido, mas custarão muito mais caro, o que anula completamente sua vantagem. Agora, se é pro uso cotidiano e, especialmente, para trabalho, um M.2 NVME razoável pode fazer sim diferença, especialmente nos tempos de leitura e gravação de arquivos, de forma sequencial.

Desde já, agradeço pela paciência e pela clareza nas informações!

Vamos lá:

É uma Asus Gtx1650 Oc 4gb Gddr5 128bit Ph-gtx1650-o4g. Gostei das possibilidades que você mostrou. Sobre a questão da placa de vídeo que tenho, fazer 4K@60Hz com chroma subsampling em 4:4:4, encontrei um link da Nvidia, que acredito que seja o que mencionou:

https://developer.nvidia.com/video-encode-decode-gpu-support-matrix

Mas justamente no modelo que eu tenho, tem um asterisco que diz o seguinte:

* = Turing GPU with Volta NVENC

Mas pelo o que eu entendi, e baseado nesta notícia (https://adrenaline.com.br/noticias/...ui-nvenc-turing-e-traz-encoder-de-video-volta), a questão seria mais voltada pro Enconder, pra quem quer fazer vídeos, o que não é o meu caso. E voltando a tabela do link da Nvidia, a minha placa diz o seguinte, na parte de NVDEC Support Matrix:


*H.265 (HEVC) 4:4:4

8 bit 10 bit 12 bit

YES YES YES


H.265 (HEVC) 4:2:0

8 bit 10 bit 12 bit

YES YES YES

H.264
(AVCHD)


YES

VP9
(AVCHD)


8 bit 10 bit 12 bit

YES YES YES

Com base nestas informações, dá pra afirmar que a GTX 1650 consegue fazer 4K@60Hz com chroma subsampling em 4:4:4? Se positivo, mudaria minha configuração pro seguinte:

Placa-mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus M (Tem o que eu necessito, é simples e sem frescuras)

Processador AMD Ryzen 5 3100

Memória XPG Gammix D30, 2x 8GB (Total 16GB), 3000MHz, DDR4, CL16

Placa de vídeo Asus Gtx1650 Oc 4gb Gddr5 128bit

Gabinete e fonte fica mais pra frente um pouco.


E aí, o que você acha agora? E quem quiser opinar também, fique à vontade.

Quando citei a questão da intensidade de cor e do Chroma Sampling, eu me referi ao tipo de saída de vídeo que a placa suportava, pois processar esse tipo de conteúdo ela vai numa boa, mas exibir no monitor numa alta resolução, aliado aos 60 Hz, não é toda GPU que faz por questões de limitação da saída de vídeo (nas mais antigas, limitada à HDMI 1.4).

Eu cheguei a testar o vídeo integrado do 3200G numa TV LG 50UK6520 e eu até consegui colocar em 4K@60Hz, mas as cores ficaram limitadas da forma como expliquei anteriormente; não sei se foi culpa do cabo, mas eu ACHO que cheguei a utilizar um cabo HDMI 2.0 e a TV com certeza tem esse tipo de entrada. Entretanto, pode ter sido culpa da saída de vídeo da placa-mãe que estava usando, uma B450M Pro4 que diz o seguinte nas suas especificações: "Suporta HDMI com resolução máxima de 4K x 2K (4096x2160) @ 24Hz / (3840x2160) @ 30Hz". Talvez por isso que não consegui 4K@60Hz com chroma subsampling em 4:4:4, pois quando fiz o mesmo teste usando minha RX 480 (que tem saída HDMI 2.0b), na mesma TV, eu consegui 4K@60Hz e 4:4:4 no chroma, mas a intensidade de cores ficou limitada a 8 bits, mesmo eu utilizando um cabo HDMI 2.0 (não sei se a ou b, mas se tiver diferença significativa, então o downgrade nas cores deve ter vindo do tipo de cabo que usei, possivelmente HDMI 2.0a). Segue a imagem do teste que fiz:

hLwzhaW.png


Como a B450 Aorus M tem saída HDMI 2.0, segundo as especificações dela no site da Kabum, é bem provável que você consiga rodar em 4K@60Hz (já que o chip Vega presente no 3400G é de uma arquitetura mais recente), mas com a limitação apresentada na imagem acima, isto é, com 8 bits de intensidade de cores. Se tem como resolver, eu não sei, mas desconfio que o tipo de cabo pode ser o "salvador" desse problema.

Dito isso, você pode sim montar o PC apenas com o 3400G, mas considerando que o 3100 é mais barato, performa melhor e você já tem uma GTX 1650 "dando sopa" aí, talvez fosse mais interessante usar essa placa do que tentar vendê-la para recuperar uma parte da grana investida. E por mais que você não use esse PC para jogos agora, vai que bate uma vontade de fazer isso no futuro? A 1650 com certeza vai entregar mais performance nesse departamento que a Vega 11 presente no 3400G :true:

Falouws :cool:
 
É, por esse preço de R$ 1500, o CxB do 3600 meio que vai pro saco... O 3600 deve ter subido de preço porque ele tem mais vazão nos estoques do que o 3700X, então ele está mais propenso à influência da constante flutuação da cotação do dólar.

Tem algumas opções nessa faixa de preço como a Asus TUF Gaming B550M-Plus, MSI MAG B550M Bazooka, além da MSI B550M Pro-VDH WiFi. Todas são ótimas opções e a escolha ficaria por conta da quantidade de features que elas oferecem e que você deseja ter. Se elas tem muitas "firulas" e você se contenta com uma placa-mãe mais básica (até pelo fato de, quando fizer o próximo upgrade), mas que dará conta do recado, então recomendo a Gigabyte B550M DS3H. Ou você pode economizar ainda mais pegando uma B450, como a Gigabyte B450 Aorus M, mas sinceramente essa é uma economia que não recomendo porque, primeiro, deprecia o valor de revenda futura do equipamento e, segundo, você perderá suporte ao PCI-E 4.0, algo que será utilizado (e talvez até exigido de forma obrigatória) em alguns dos futuros jogos, e é por esse motivo que eu não recomendo ir de Intel nesse momento.

Quanto às memórias, compre aquela que agradar no visual ou que pesar menos no bolso. Na prática, ambas são similares em performance, diferenciando-se apenas no preço, frete e garantia (Corsair tem garantia a nível nacional, ADATA eu já não sei).

O i7 até pode entregar mais desempenho em 1080p, mas a diferença será inferior à 10% e você, na prática, vai estar pagando muito mais do que isso para ter essa diferença:


E isso é o modelo mais barato, ainda tem o K e o KF que são ainda mais caros! :eca:

Entendi, me ajuda a decidir qual dessas B550 eu pego então, qual tem mais vantagens ? a steel legend é a mais bonita só não sei dizer se é a melhor dessas ai

Agora achei essa b550 aorus elite por 1000R$ -200 que essas que você mando, o que você acha dela ? ela é inferior a essas que você mandou ? pq a b450 dela vejo muita gente usando
 
Última edição:
Entendi, me ajuda a decidir qual dessas B550 eu pego então, qual tem mais vantagens ? a steel legend é a mais bonita só não sei dizer se é a melhor dessas ai

Agora achei essa b550 aorus elite por 1000R$ -200 que essas que você mando, o que você acha dela ? ela é inferior a essas que você mandou ? pq a b450 dela vejo muita gente usando

A grande vantagem da Steel Legend ao meu ver é possuir um slot M.2 E Key dedicado ao WiFi, então mesmo que ela não venha com suporte de fábrica, é possível adquirir e instalar uma placa WiFi nesse formato. Também curto o fato dela possuir 6 slots SATA, mesmo sendo uma placa mATX, mas infelizmente isso gera 2 limitações: primeira, o slot M.2 secundário não roda 4 linhas PCI-E 3.0, apenas 2 e, segunda, se o slot M.2 estiver ocupado ou qualquer uma das portas SATA 5/6, o outro dispositivo será completamente desativado. Se você não faz questão do suporte nativo para WiFi e nem precisa de 6 portas SATA, eu pegaria fácil a B550M TUF, pois é mais barata, o slot M.2 secundário trabalha no PCI-E 3.0 4x e ela mantém a mesma velocidade da rede cabeada presente na Steel Legend, 2.5Gbit, além de vir com o mesmo codec de áudio.

B550M Aorus Elite é basicamente uma B550M DS3H com um design diferente. Ao meu ver, não vale o premium, especialmente não com esse esse espelho traseiro todo capado de portas USB e outras conexões. Se fosse para ir de uma Gibayte B550, que fosse pelo menos de Aorus Pro, mas ou está em falta, ou está custando mais que as outras placas citadas.

Falouws :cool:
 
A grande vantagem da Steel Legend ao meu ver é possuir um slot M.2 E Key dedicado ao WiFi, então mesmo que ela não venha com suporte de fábrica, é possível adquirir e instalar uma placa WiFi nesse formato. Também curto o fato dela possuir 6 slots SATA, mesmo sendo uma placa mATX, mas infelizmente isso gera 2 limitações: primeira, o slot M.2 secundário não roda 4 linhas PCI-E 3.0, apenas 2 e, segunda, se o slot M.2 estiver ocupado ou qualquer uma das portas SATA 5/6, o outro dispositivo será completamente desativado. Se você não faz questão do suporte nativo para WiFi e nem precisa de 6 portas SATA, eu pegaria fácil a B550M TUF, pois é mais barata, o slot M.2 secundário trabalha no PCI-E 3.0 4x e ela mantém a mesma velocidade da rede cabeada presente na Steel Legend, 2.5Gbit, além de vir com o mesmo codec de áudio.

B550M Aorus Elite é basicamente uma B550M DS3H com um design diferente. Ao meu ver, não vale o premium, especialmente não com esse esse espelho traseiro todo capado de portas USB e outras conexões. Se fosse para ir de uma Gibayte B550, que fosse pelo menos de Aorus Pro, mas ou está em falta, ou está custando mais que as outras placas citadas.

Falouws :cool:
Desculpe mais não compreendi a parte que desativara um dispositivo, é como se eu nao pudesse usar 2 ssd m.2 ? tipo eu tenho um sdd 240gb e quero compra um m.2 embreve, nao vou poder usar os 2 ?
Se for só pelo custo e as 2 placas forem iguais eu prefiro pegar a steel é so 60R$ de diferença, vou economizar na memoria pra compesanr, ia pega a corsair mais ai pego a xpg ate combina mais com a steel
é bem possivel que eu comprei um suporte pro wifi no futuro
 
glr por 100 reais mais ou menos de diferença qual vale mais a pena pegar

o r7 3800x

ou o r7 3700x

vou colocar na placa mãe asus tuf b550m plus
 
Desculpe mais não compreendi a parte que desativara um dispositivo, é como se eu nao pudesse usar 2 ssd m.2 ? Se for só pelo custo eu prefiro e as 2 placas forem iguais eu prefiro pegar a steel é so 60R$ de diferença, vou economizar na memoria pra compesanr, ia pega a corsair mais ai pego a xpg ate combina mais com a steel
é bem possivel que eu comprei um suporte pro wifi no futuro

Se você, por ventura, utilizar 6 drives SATA e quiser usar ao mesmo tempo o slot M.2 secundário, isso não será possível, pois uma vez que você ocupa a 5ª e a 6ª porta SATA da placa-mãe, o slot M.2 secundário será desativado e vice-versa. Se você pretende ocupar apenas 4 das 6 portas SATA disponíveis, então você terá condições de usar o segundo slot M.2.

glr por 100 reais mais ou menos de diferença qual vale mais a pena pegar

o r7 3800x

ou o r7 3700x

Por ser mais econômico e vier com o mesmo cooler do 3800X, eu ficaria com o 3700X (até pela diferença de performance entre eles não ser significativa ao ponto valer à pena pagar qualquer diferença de valor)

Falouws :cool:
 
Se você, por ventura, utilizar 6 drives SATA e quiser usar ao mesmo tempo o slot M.2 secundário, isso não será possível, pois uma vez que você ocupa a 5ª e a 6ª porta SATA da placa-mãe, o slot M.2 secundário será desativado e vice-versa. Se você pretende ocupar apenas 4 das 6 portas SATA disponíveis, então você terá condições de usar o segundo slot M.2.



Falouws :cool:
Entendi, como não vou usar 6 entao vou ficar com a Steel mesmo, mais bonita e combina com as xpg que é mais barata
Agradeço muito pela ajuda
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo