[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
corre o risco de esperar também, piorar e ter que comprar mais caro rs
difícil decisão amigo
tem razão, tem isso também.. e pelo que to acompanhando desde dezembro é que não demora muito para piorar os preços.. escolhi a pior época para montar um pc pra jogar hahahah mas to vendo uns vídeos aqui e a combinação 10400f e 1660 podem me fazer feliz até o meio do ano que vem, que é quando realmente acredito que as coisas possam melhorar e fazer um up para configuração melhor. É isso, valeu amigo, me ajudou muito!!!
 
Fala meus caros. Hoje descobri que provavelmente minha Gigabyte 990Fxa UD3 provavelmente foi pro saco.
Neste sentido, gostaria de pedir para vocês conselhos para um upgrade na minha máquina da assinatura.
Compensa migrar para Intel na questão processadores? Ou os AMDs estão bons? Estou um pouco desatualizado dos componentes atualmente.
Consigo, um upgrade sem alterar a fonte?
 
Fala meus caros. Hoje descobri que provavelmente minha Gigabyte 990Fxa UD3 provavelmente foi pro saco.
Neste sentido, gostaria de pedir para vocês conselhos para um upgrade na minha máquina da assinatura.
Compensa migrar para Intel na questão processadores? Ou os AMDs estão bons? Estou um pouco desatualizado dos componentes atualmente.
Consigo, um upgrade sem alterar a fonte?
não precisa trocar a fonte..
vc quer uma máquina top? qual o orçamento?

hoje, uma máquina de bom CxB é essa que falei pra outro colega:
i5 10400F= 1099 (terabyte)
Placa mãe Gigabyte gaming B460 = 549 (kabum)
Crucial Ballistix Pichau 2x8gb 3000 = 470 (pichau)
Placa de video: 1650 Super = 1499 (kabum)
 
Fiz umas mudanças com base no que li aqui antes e fui atrás de algumas peças fora do kit da Pichau. Queria apenas uma opinião para saber se esse setup vai ficar interessante ou não.(se talvez uma peça não se encaixe com a outra, algo assim. Sou bem leigo nisso)

Placa-mãe: Asus Prime A320M-K/BR, AMD AM4, mATX, DDR4
Processador: AMD Ryzen 5 3400G, Cache 6MB, 3.7GHz (4.2GHz Max Turbo), AM4
Memória: 2x XPG Gammix D30, 8GB, 2666Mhz, DDR4, CL16
Armazenamento: SSD Lexar NS100, 256GB, SATA, Leitura 520MB/s
Cooler: DeepCool Gammaxx 400 V2, LED Vermelho, AMD/Intel

Estarei reaproveitando meu gabinete que atualmente é um Cougar Solution (https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-cougar-solution-2-usb-3-0-67m3) e futuramente pretendo trocá-lo também. De resto tenho uma fonte EVGA 600w, 2 HDs de 500Gb e uma GTX650 que por hora será mantida. (Minha mobo atual é uma M5A78L-M LX/BR com um FX-4200 e 2x4 GB instalado. É um bom upgrade, certo?) Ficou mais caro do que esperava, 2.500,00 em média, mas pelo visto tem peças superiores ao oferecido pela Pichau. Aceito sugestões do que mudar pois francamente preciso do upgrade antes que meu processador atual pare de funcionar de vez(ele ta com uns defeitos esquisitos demais)
 
Última edição:
Fiz umas mudanças com base no que li aqui antes e fui atrás de algumas peças fora do kit da Pichau. Queria apenas uma opinião para saber se esse setup vai ficar interessante ou não.(se talvez uma peça não se encaixe com a outra, algo assim. Sou bem leigo nisso)

Placa-mãe: Asus Prime A320M-K/BR, AMD AM4, mATX, DDR4
Processador: AMD Ryzen 5 3400G, Cache 6MB, 3.7GHz (4.2GHz Max Turbo), AM4
Memória: 2x XPG Gammix D30, 8GB, 2666Mhz, DDR4, CL16
Armazenamento: SSD Lexar NS100, 256GB, SATA, Leitura 520MB/s
Cooler: DeepCool Gammaxx 400 V2, LED Vermelho, AMD/Intel

Estarei reaproveitando meu gabinete que atualmente é um Cougar Solution (https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-cougar-solution-2-usb-3-0-67m3) e futuramente pretendo trocá-lo também. De resto tenho uma fonte EVGA 600w, 2 HDs de 500Gb e uma GTX650 que por hora será mantida. (Minha mobo atual é uma M5A78L-M LX/BR com um FX-4200 e 2x4 GB instalado. É um bom upgrade, certo?) Ficou mais caro do que esperava, 2.500,00 em média, mas pelo visto tem peças superiores ao oferecido pela Pichau. Aceito sugestões do que mudar pois francamente preciso do upgrade antes que meu processador atual pare de funcionar de vez(ele ta com uns defeitos esquisitos demais)
eu faria diferente amigo, vc quer para jogos ou uso cotidiano e profissional?

já que tem uma gtx650, ao invés do 3400g pegaria um i5 10400f que é praticamente o mesmo preço que esse 3400g porém MUITO melhor. Com uma placa mãe básica H410. Depois troca a placa de vídeo.

Se quiser melhor performance em jogos agora, pode pegar um i3 10100 que é 600 reais, também bem superior ao 3400g para jogos, utiliza cooler box e estica em uma placa de vídeo gtx1650 (vc poderia vender a sua 650 Tb nesse caso pra ajudar).

se o seu interesse não for jogos, ainda tem o Ryzen 1600af, que é pior em jogos que o 10100, mas melhor em multitarefas.

todas essas opções são bem melhores ao meu ver que o 3400g.
 
eu faria diferente amigo, vc quer para jogos ou uso cotidiano e profissional?

já que tem uma gtx650, ao invés do 3400g pegaria um i5 10400f que é praticamente o mesmo preço que esse 3400g porém MUITO melhor. Com uma placa mãe básica H410. Depois troca a placa de vídeo.

Se quiser melhor performance em jogos agora, pode pegar um i3 10100 que é 600 reais, também bem superior ao 3400g para jogos, utiliza cooler box e estica em uma placa de vídeo gtx1650 (vc poderia vender a sua 650 Tb nesse caso pra ajudar).

se o seu interesse não for jogos, ainda tem o Ryzen 1600af, que é pior em jogos que o 10100, mas melhor em multitarefas.

todas essas opções são bem melhores ao meu ver que o 3400g.

Primeiramente obrigado por responder! Então, eu preciso para jogos mas também pretendo utilizá-lo para fazer edição de imagens/video como um trabalho a parte para complementar a renda, entende? Não será foco mas se ele conseguir suprir a necessidade será excelente. Mas então, essa i5 10400f daria conta do recado? E quanto ao resto das peças? Sou muito leigo com montagem de computadores então acabo precisando tirar essas dúvidas... É um computador que pretendo não mexer por um tempo e talvez só fazer a melhoria da placa de vídeo como bem sugeriu.
 
Primeiramente obrigado por responder! Então, eu preciso para jogos mas também pretendo utilizá-lo para fazer edição de imagens/video como um trabalho a parte para complementar a renda, entende? Não será foco mas se ele conseguir suprir a necessidade será excelente. Mas então, essa i5 10400f daria conta do recado? E quanto ao resto das peças? Sou muito leigo com montagem de computadores então acabo precisando tirar essas dúvidas... É um computador que pretendo não mexer por um tempo e talvez só fazer a melhoria da placa de vídeo como bem sugeriu.
daria sim, ele bate no geral o 3400g com sobras.

vai ter que pegar uma placa mãe chipset h410 ou b460. pode pegar as mais baratas mesmo para seu uso.

sem trocar a placa de vídeo vai ter dificuldade nos jogos.
 
daria sim, ele bate no geral o 3400g com sobras.

vai ter que pegar uma placa mãe chipset h410 ou b460. pode pegar as mais baratas mesmo para seu uso.

sem trocar a placa de vídeo vai ter dificuldade nos jogos.

Infelizmente ainda não poderei mexer na placa de vídeo mas acredito que os jogos que eu já tenho terão uma melhora, certo? Ao menos na questão de travar já que o processador atual está zicado. kk Mas sim, futuramente vou trocar ela por uma melhor. E me fale, última dúvida... R$ 2.648,89 é um bom valor para todas essas peças juntas? No caso troquei a placa-mãe e o processador pelos que me recomendou.
Asus Prime H410M-A(R$ 499,90) e I5-10400F HEXA-CORE 2.9GHZ (4.3GHZ TURBO) 12MB CACHE (R$ 1.088,99)
 
Infelizmente ainda não poderei mexer na placa de vídeo mas acredito que os jogos que eu já tenho terão uma melhora, certo? Ao menos na questão de travar já que o processador atual está zicado. kk Mas sim, futuramente vou trocar ela por uma melhor. E me fale, última dúvida... R$ 2.648,89 é um bom valor para todas essas peças juntas? No caso troquei a placa-mãe e o processador pelos que me recomendou.
Asus Prime H410M-A(R$ 499,90) e I5-10400F HEXA-CORE 2.9GHZ (4.3GHZ TURBO) 12MB CACHE (R$ 1.088,99)
processador é isso mesmo.

pra pagar esse valor todo na h410 acho que compensa ir na b460 gigabyte gaming que tava 540 na kabum, por ser um chipset mais completo.
 
processador é isso mesmo.

pra pagar esse valor todo na h410 acho que compensa ir na b460 gigabyte gaming que tava 540 na kabum, por ser um chipset mais completo.

Coloquei uma Gigabyte B460M Gaming HD no lugar pelo valor que mencionou. Muito obrigado pela ajuda, vou fazer a compra!
 
Vou desabafar aqui porque estou irritado. Comprei uma x570 TUF Plus na Kabum pra colocar junto de um Ryzen 5900x. Sabia que a placa mãe só aceitava CPU Ryzen 5000 a partir de BIOS mais recente, e sabia que a mobo não tinha flashback. Então decidi entrar no suporte da Kabum e perguntar se essa placa viria com a BIOS atualizada, já pronta pros Ryzen 5000. Me responderam que sim, que ela chegava atualizada já pra mim. Chegou aqui em casa e... Não estava atualizada, veio com a BIOS 2407. Frustrante demais, agora ou é ter a trabalheira de retornar pra Kabum e torrar mais grana ainda numa placa acima ou encontrar algum lugar que tem CPUs mais antigas pra atualizar.

Se alguém for pegar essa placa mãe na Kabum, fiquem espertos.
 
Essa placa mãe Asus Prime A520M-A suporta processador AMD Ryzen 5 3600 ?
 
Essa placa mãe Asus Prime A520M-A suporta processador AMD Ryzen 5 3600 ?
Sim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, como ta a questão de compatibilidade de memoria com placa mãe.
Ia comprar a Memoria Crucial Ballistix 8GB (1x8) DDR4 3000Mhz Preta, BL8G30C15U4B | Pichau pra usar junto com a asus TUF gaming A520M-plus, mas olhei na lista de memorias compatíveis e ela não ta na lista (Apesar de ter uma com as configurações idênticas da mesma marca lá).

Isso costuma dar problema?
Geralmente não, as coisas eram mais complicadas na primeira geração. Hoje em dia é bem mais difícil dar problema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz umas mudanças com base no que li aqui antes e fui atrás de algumas peças fora do kit da Pichau. Queria apenas uma opinião para saber se esse setup vai ficar interessante ou não.(se talvez uma peça não se encaixe com a outra, algo assim. Sou bem leigo nisso)

Placa-mãe: Asus Prime A320M-K/BR, AMD AM4, mATX, DDR4
Processador: AMD Ryzen 5 3400G, Cache 6MB, 3.7GHz (4.2GHz Max Turbo), AM4
Memória: 2x XPG Gammix D30, 8GB, 2666Mhz, DDR4, CL16
Armazenamento: SSD Lexar NS100, 256GB, SATA, Leitura 520MB/s
Cooler: DeepCool Gammaxx 400 V2, LED Vermelho, AMD/Intel

Estarei reaproveitando meu gabinete que atualmente é um Cougar Solution (https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-cougar-solution-2-usb-3-0-67m3) e futuramente pretendo trocá-lo também. De resto tenho uma fonte EVGA 600w, 2 HDs de 500Gb e uma GTX650 que por hora será mantida. (Minha mobo atual é uma M5A78L-M LX/BR com um FX-4200 e 2x4 GB instalado. É um bom upgrade, certo?) Ficou mais caro do que esperava, 2.500,00 em média, mas pelo visto tem peças superiores ao oferecido pela Pichau. Aceito sugestões do que mudar pois francamente preciso do upgrade antes que meu processador atual pare de funcionar de vez(ele ta com uns defeitos esquisitos demais)
A configuração em si está OK, só é um pouco de desperdício vc comprar uma APU sendo que já tem uma placa de vídeo. Tá certo que a Vega 8 deve ter desempenho superior à GTX 650, mas se sua intenção é trocar em breve, então eu acho que compensaria mais pegar um 10400F + B460 ou H310, já que vc tem pelo menos uma placa pra dar vídeo. O kit Intel é mais barato e ligeiramente superior, apesar de ser mais complicado de fazer upgrades, pois geralmente o mercado de CPUs usados pra Intel é mais inflacionado e as mobos AM4 possuem mais opções de processadores.
 
Última edição:
Vou desabafar aqui porque estou irritado. Comprei uma x570 TUF Plus na Kabum pra colocar junto de um Ryzen 5900x. Sabia que a placa mãe só aceitava CPU Ryzen 5000 a partir de BIOS mais recente, e sabia que a mobo não tinha flashback. Então decidi entrar no suporte da Kabum e perguntar se essa placa viria com a BIOS atualizada, já pronta pros Ryzen 5000. Me responderam que sim, que ela chegava atualizada já pra mim. Chegou aqui em casa e... Não estava atualizada, veio com a BIOS 2407. Frustrante demais, agora ou é ter a trabalheira de retornar pra Kabum e torrar mais grana ainda numa placa acima ou encontrar algum lugar que tem CPUs mais antigas pra atualizar.

Se alguém for pegar essa placa mãe na Kabum, fiquem espertos.
Compra um processador da linha 3xxx baratinho, instala só pra atualizar a bios e devolve de novo só de sacanagem.

Kabum tem hora que é sacana d+.
 
Essa placa mãe Asus Prime A520M-A suporta processador AMD Ryzen 5 3600 ?
Sim, mas pelo q tão cobrando no 3600 não tá compensando mto não. Se for pegar um cpu no nível dele iria de 10400f + b460, vale + a pena saindo + barato. A não ser q já esteja planejando fazer um upgrade pros r5xxx futuramente.
 
Fala meus caros. Hoje descobri que provavelmente minha Gigabyte 990Fxa UD3 provavelmente foi pro saco.
Neste sentido, gostaria de pedir para vocês conselhos para um upgrade na minha máquina da assinatura.
Compensa migrar para Intel na questão processadores? Ou os AMDs estão bons? Estou um pouco desatualizado dos componentes atualmente.
Consigo, um upgrade sem alterar a fonte?

A fonte dá pra aproveitar sim, essas TX são boas.

Sobre Intel versus AMD depende do uso e do processador. Os dois possuem boas opções em diferentes segmentos. Se for high end para jogos é AMD (Ryzen 5000), se for algo mais balanceado pode ir de Intel ou Ryzen 3000 (o que for mais barato). Hoje em dia os Intel são mais CxB, especialmente o i3-10100 e o i5-10400. O i7-10700 já fica parelho com o 3700X. Acima disso a AMD está sem concorrência, a Intel vai anunciar em março os concorrentes da série 5000 da AMD.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde povo, tranquilos? Estou querendo(precisando na realidade) fazer um upgrade em meu computador e vi um kit interessante vendendo na pichau, no entanto não sei se estaria fazendo besteira em adquirir por este preço ou se de fato tá na faixa. Atualmente minha placa mãe é uma ASUS M5A78L-M LX/BR com um AMD FX-4200 instalado e 8 GB ram(2x4).

O produto que desejo adquirir é um AMD RYZEN 5 PRO 3350G QUAD-CORE 3.6GHZ (4.0GHZ TURBO) 4MB CACHE AM4, que virá em uma placa mãe A320M DDR4 sem marca especificada. 8 gb ram e acompanha um cooler da revendedora (PICHAU GAMING SAGE LED BRANCO, PG-SAOI-WHITE)
Optei em adicionar um pente a mais de memória(mesma frequência/tamanho) e um SSD de 256 GB onde tudo aqui sairá por R$2.107,02.

A questão é, vale a pena? Queria uma opinião já que a promoção dessas peças no site irá durar por apenas mais 48h e até lá precisarei me decidir. O resto de meu 'setup' consiste em apenas dois HDs de 500 GB cada, umafonte EVGA 600w e uma NVIDIA GTX 650(old, eu sei kkk)
R$ 2100 por APU + mobo + memória, é isso?

Eu acho que não compensa. Eu acho mais negócio pegar um i3-10100F + H310 + 2x8GB 2666 + RX 550. Desempenho superior por mais ou menos o mesmo valor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde pessoal
não achei tópico especifico...
extensor de cabo/sleeved
alguém indica alguma marca?
só achei da pichau ou rise mode
to pensando na rise mode 120,00 reais
mas queria algo com um acabamento mais refinado
Até onde eu acompanhei era isso, Rise Mode, Pichau, Lian-Li e Corsair. O problema é que existe um degrau muito grande entre as duas primeiras e as duas últimas. Eu tive um kit da Rise Mode e gostei dele, mas teve gente relatando problemas de superaquecimento. Sinceramente acho melhor deixar essas coisas pra lá, muito caro por algo puramente estético... mas enfim, só minha opinião.

Se sua fonte for "pic 3 em 1", passa uma fita em volta dos cabos e dá acabamento com velcro. Fiz isso na minha fonte antiga e ficou bem legal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera se eu comprar um ssd m.2 NVMe de 1tb pra colocar no PC q estou montando, vai ser necessário colocar um hd separado, ou o ssd consegue ficar de boa comigo instalando jogos e armazenando fotos e arquivos nele? Pq eu tenho um notebook, que só tem um hd de 1tb nele, e já tem quase 5 anos, e ele sempre aguentou bem kkkkk
Não sei se entendi muito bem sua pergunta, mas não tem problema nenhum ter só um SSD NVMe no sistema. Perfeitamente normal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite pessoal. Vou montar um novo PC pra jogos e faz mto tempo que não to por dentro das novidades. Dei uma lidas nas ultimas páginas mas não encontrei uma resposta que se encaixe necessariamente no que o preciso. Então vamos lá:

Grana: Entre 11 e 12k
PC completo sem periféricos nenhum e nem monitor.
Dou preferencia para processador intel e placa nvidia. Mas aceito sugestões AMD tbm.
Pgto seria à vista.

Quem puder ajudar, agradeço mto!

EDIT*
Alguém sabe chutar por cima por quanto posso vender esse meu PC da assinatura?
Depende do seu monitor e do que vc vai jogar. A informação primordial é o monitor, todo o setup gira em torno dele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Beleza galera
Queria que vocês me ajudassem a montar uma maquina completa com monitor até uns 5k
O que consigo montar com essa grana? Foco é jogos e se possível a 144h

Vlws!!
Vou fazer uma sugestão mas não sei se vai caber no orçamento, veja ai...

10100F (R$500)
H310 (R$450)
2x8GB 2666 (R$400)
GTX 1650 SUPER (R$1500)
SSD 240GB (R$230)
HD 1TB (R$200)
Fonte 450W (R$230)
Gabinete (R$200)
Monitor (R$1200)
R$ 4910

Por ai...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguma sugestão de processador, Tiago? A grana está curta, infelizmente. Pelo que li, me 4k a cpu não influi muito
CPU para 4K é 10400F. Se quiser economizar dá pra ir de 1600AF. Abaixo disso já fica complicado pra manter 60 FPS em todos os jogos, a não ser que vc esteja OK com isso. Se pra vc algumas quedas em alguns jogos mais pesados não é o fim do mundo, dá pra ir de i3-10100F.

Não se enganem com esse i3, apesar de ser o mais básico da linha, ele é um 4/8 equivalente aos i7 que a Intel vinha oferecendo desde então.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Prezados, bom dia!

CORRIGINDO O POST ANTERIOR


Felizmente, fui um dos felizardos que conseguiu “boletar” a
Placa de Vídeo Asus NVIDIA TUF RTX 3080, 10GB, GDDR6X - TUF-RTX3080-O10G-GAMING

a R$6175,00 na Kabum com um frete MONSTRO de R$269 para o Rio de Janeiro. Em relação a essa compra, tenho alguns tópicos que gostaria de, se possível, alguma ajuda ajuda:

1) A placa de vídeo vale a pena, farei uma boa compra dado o cenário atual?

2)Gostaria de ter pego a zotac 3080 a 5700, essa diferença razoável de preço vale a pena pela marca?

3) Qual seria a garantia dessa placa de vídeo? 1 ano? 2 anos? 3 anos?



4) Tenho um pc com um i5 e uma gtx 970 desde 2015 quye sempre me serviram muito bem. Ano passado comprei uma tv de oled LGC9 antes da pandemia, por isso que quero fazer o upgrade para 4k. Nesse sentido, será que essa placa aguenta um 4k até no médio por mais uns 5 anos? Sempre gosto de “trocar afrota” de 5 em 5 anos.



5) PRINCIPAL: Como o meu pc é antigo, vou ter que comprar palca mãe, processador, fonte e placa mãe. Drive de DVD e hd/ssd eu já tenho, não sei se aproveitarei o meu gabinete atual. Faltou alguma peça?

Gostaria de gastar até R$3500/4000 com tudo, totalizando o gasto de R$10.000. Alguém tem alguma sugestão legal?



Muitíssimo obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agradeço a todos pelas respostas! O meu PC é de 2015 com 14gb de ram ddr3, i5 4590 e geforce gtx 970.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agradeço a todos pelas respostas! O meu PC é de 2015 com 14gb de ram ddr3, i5 4590 e geforce gtx 970.

1) A placa de vídeo vale a pena, farei uma boa compra dado o cenário atual?
Com certeza! Uma compra excelente! Uma das melhores 3080 do mercado. Ela é TOP na medida, sem economia porca e sem desperdício supérfluo.

2)Gostaria de ter pego a zotac 3080 a 5700, essa diferença razoável de preço vale a pena pela marca?
Nossa, não! As ZOTAC são horríveis! Você fez a melhor compra possível pegando a TUF. Esquece ZOTAC.

3) Qual seria a garantia dessa placa de vídeo? 1 ano? 2 anos? 3 anos?
Asus infelizmente é 1 ano. Mas a placa é muito bem construída com componentes de primeira linha, chances mínimas de dar algum defeito.

4) Tenho um pc com um i5 e uma gtx 970 desde 2015 quye sempre me serviram muito bem. Ano passado comprei uma tv de oled LGC9 antes da pandemia, por isso que quero fazer o upgrade para 4k. Nesse sentido, será que essa placa aguenta um 4k até no médio por mais uns 5 anos? Sempre gosto de “trocar afrota” de 5 em 5 anos.
Depende do que vc joga, da qualidade gráfica e do FPS que vc pretende jogar. Se for pra jogar tudo no Ultra acima de 60 FPS, eu não acho que dura mais de 1 ano. Eu acho que em 2022 ela já vai sentir bastante dificuldade em manter esse ritmo. Se vc não vê problemas em jogar a 30 FPS ou no Médio, ai eu acho que consegue sim levar mais uns 3 anos. Mais que 3 anos acho muito difícil, visto que ela tem "só" 10 Gb de VRAM e eu imagino que para 4K vai ser um fator limitante nesse período.

5) PRINCIPAL: Como o meu pc é antigo, vou ter que comprar palca mãe, processador, fonte e placa mãe. Drive de DVD e hd/ssd eu já tenho, não sei se aproveitarei o meu gabinete atual. Faltou alguma peça?

Gostaria de gastar até R$3500/4000 com tudo, totalizando o gasto de R$10.000. Alguém tem alguma sugestão legal?

Pra jogar a 60 FPS vc pode ir de 10400F para manter sempre acima de 60 FPS independente do jogo. Se vc não vê problemas em quedas esporádicas em alguns jogos mais pesados, pode ir de i3-10100F ou 1600AF. Se vc pensa em longevidade, então é mais interessante focar em 3700X, 10700F, 5600X ou 5800X. Todos eles devem durar mais que os anteriores, ai depende do quanto vc pode gastar.

Eu iria de:

Intel:
10700F (R$2200)
B460 (R$700)
2x8GB 2666 (R$ 450)
R$ 3350

ou AMD:
3700X (R$ 2250)
B450 (R$700)
2x8GB 3200 (R$ 550)
R$ 3500

O kit Intel entrega mais FPS e o kit AMD pode ser ligeiramente superior em produtividade, dependendo da aplicação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera meu cunhado tá com 5k na mão, qual PC daria pra comprar??
Precisa de gabinete, fonte, mobo, processador, vga, memória, o SSD e monitor ele já tem
Não importa se eh AMD ou Intel (pendendo mais pra AMD pra upgrades futuros)
Ele curte joguinhos tipo satisfactory etc
O que dá pra comprar com esse budget??
Gabinete: R$ 300 (sugiro os Pichau)
Fonte: 450W (R$ 300)
Mobo: B460 (R$700)
CPU: 10400F (R$ 1100)
VGA: 1660 SUPER (R$ 1900)
Memória: 2x8GB 2666 (R$ 500)
R$ 4800

Equivalente AMD seria o 3600, mas custa mais caro e é ligeiramente inferior.
 
Última edição:
Sim, mas pelo q tão cobrando no 3600 não tá compensando mto não. Se for pegar um cpu no nível dele iria de 10400f + b460, vale + a pena saindo + barato. A não ser q já esteja planejando fazer um upgrade pros r5xxx futuramente.
É que pretendo ficar na plataforma AMD e com um bom processador, não pretendo trocar nada por uns 5 anos. O note que uso atualmente é um i5 e já possui quase 9 anos de uso.
Essa placa mãe Asrock A320M-HDV R4.0 seria uma boa para o Ryzen 5 3600?

Especificações
Marca

ASROCK
Modelo
A320M-HDV R4.0
Recursos Únicos
ASRock Super Alloy
- PCB de tecido de vidro de alta densidade
- PCB preto safira
ASRock Ultra M.2 (PCIe Gen3 x4 e SATA3)
ASRock Proteção total contra picos (para todas as portas USB, áudio e LAN)
ASRock Live Update e APP Shop
CPU
Suporta APUs AMD Socket AM4 Série A (Bristol Ridge) e CPUs Ryzen Series (Matisse, Picasso, Summit Ridge, Raven Ridge e Pinnacle Ridge)
Design 6 Power Phase
Suporta CPU de até 105W
Chipset
AMD Promontory A320
Memória
Tecnologia de memória DDR4 de canal duplo
2 x Slots DDR4 DIMM
CPUs da série AMD Ryzen (Matisse) suportam DDR4 3200/2933/2667/2400/2133 ECC e não ECC, memória sem buffer
CPUs da série AMD Ryzen (Pinnacle Ridge ) compatível com DDR4 3200+ (OC) / 2933 (OC) / 2667/2400/2133 ECC e não ECC, memória sem buffer
CPUs da série AMD Ryzen (Picasso) com suporte para DDR4 2933/2667/2400/2133 não ECC , memória sem buffer
CPUs da série AMD Ryzen (Summit Ridge) suportam DDR4 3200+ (OC) / 2933 (OC) / 2667/2400/2133 ECC e não-ECC, memória sem buffer
CPUs da série AMD Ryzen ( Raven Ridge) suporte DDR4 3200+ (OC) / 2933/2667/2400/2133 não-ECC, memória sem buffer
AMD 7 thAs APUs da série A suportam memória DDR4 2400/2133 não ECC e sem buffer
máx. capacidade da memória do sistema: 32 GB
contato ouro 15μ em slots DIMM
BIOS
128Mb AMI UEFI Legal BIOS com suporte para GUI
Suporta "Plug and Play"
Eventos de ativação em conformidade com ACPI 5.1
Suporta jumperfree
Suporte SMBIOS 2.3
Ajuste múltiplo de voltagem DRAM
Gráficos
Placa gráfica AMD Radeon ™ Série Vega integrada no APU da série Ryzen
Placa gráfica AMD Radeon ™ Série R integrada na APU série A
DirectX 12, Pixel Shader 5.0
Padrão de memória compartilhada de 2 GB. A memória compartilhada máxima suporta até 16 GB.
Três opções de saída gráfica: D-Sub, DVI-D e HDMI
Suporta monitor triplo
Suporta HDMI com máx. resolução de até 4K x 2K (4096x2160) a 24 Hz / (3840x2160) a 30 Hz
Suporta DVI-D com máx. resolução de até 1920x1200 @ 60Hz
Suporta D-Sub com máx. resolução de até 2048x1536 @ 60Hz
Compatível com sincronização labial automática, Deep Color (12bpc), xvYCC e HBR (áudio de alta taxa de bits) com porta HDMI (é necessário monitor HDMI compatível)
Suporta HDCP 1.4 com portas DVI-D e HDMI 1.4
Suporta reprodução Full HD 1080p Blu-ray (BD) com portas DVI-D e HDMI
Áudio
7.1 CH HD Audio (Realtek ALC887 / 897 Audio Codec)
Suporta proteção contra surtos
Rede
PCIE x1 Gigabit LAN 10/100/1000 Mb / s
Realtek RTL8111H
Suporta Wake-On-LAN
Suporta proteção contra raios / ESD
Suporta Ethernet 802.3az com eficiência energética
Suporta PXE
Slots
CPUs da série AMD Ryzen (Matisse, Summit Ridge e Pinnacle Ridge)
1 x Slot PCI Express 3.0 x16 (PCIE2: modo x16) APUs
AMD 7ª série A
1 x Slot PCI Express 3.0 x16 (PCIE2: modo x8)
CPUs da série AMD Ryzen (Picasso, Raven Ridge)
1 x Slot PCI Express 3.0 x16 (PCIE2: modo x8)
CPUs da série AMD Athlon
1 x Slot PCI Express 3.0 x16 (PCIE2: modo x4)
1 x Slot PCI Express 2.0 x1 Slot
Armazenamento
4 x Conectores SATA3 6.0 Gb / s, suporte RAID (RAID 0, RAID 1 e RAID 10), NCQ, AHCI e Hot Plug
1 x Entrada Ultra M.2, suporta M Key type 2242/2260/2280 M.2 Módulo SATA3 6.0 Gb / se módulo M.2 PCI Express até Gen3 x4 (32 Gb / s) (com Matisse, Picasso, Summit Ridge, Raven Ridge e Pinnacle Ridge) ou Gen3 x2 (16 Gb / s) (com A - APU da série e APU da série Athlon)
Conectores
1 x Conector de porta COM
1 x Conector TPM
1 x Intrusão de chassi e conector de alto-falante
1 x Conector de ventoinha de CPU (4 pinos) *
2 x Conectores de ventoinha de chassi (1 x 4 pinos, 1 x 3 pinos)
1 x Conector de alimentação ATX de 24 pinos -
1 x Conector de alimentação 12V de 4 pinos
1 x Conector de áudio do painel frontal
2 x Conectores USB 2.0 (suporta 4 portas USB 2.0) (suporta proteção ESD)
1 Conector USB 3.2 Gen1 (Suporta 2 portas USB 3.2 Gen1) (Suporta proteção ESD)
Painel Traseiro
1 x Porta de mouse / teclado PS / 2
1 x Porta D-Sub
1 x Porta DVI-D
1 x Porta HDMI
2 x Portas USB 2.0 (suporta proteção ESD)
4 x Portas USB 3.2 Gen1 (suporta ESD Proteção)
1 x Porta LAN RJ-45 com LED (LED ACT / LINK e LED SPEED)
Conectores de áudio HD: Entrada de linha / Alto-falante frontal / microfone
Software e UEFI
Software
- ASRock Motherboard Utility (A-Tuning)
- ASRock APP Charger
- ASRock XFast LAN
UEFI
- ASRock Full HD UEFI
- ASRock Instant Flash
- ASRock Easy RAID Installer
Monitor de Hardware
Sensor de temperatura CPU / Chassis
CPU / Chassis ventoinha Tacômetro
CPU / Chassis ventoinha silencioso
CPU / Chassis Fan multi-speed control
Detecção de CASE OPEN
Monitoramento de tensão: + 12V, + 5V, + 3,3V, Vcore
SO
Microsoft® Windows® 10 64-bit
Certificações
FCC, CE
Pronto para ErP / EuP (é necessária uma fonte de alimentação pronta para ErP / EuP)
Formato
Micro ATX: 23.0 cm x 20.1 cm
Design com Capacitores Sólidos
 
Última edição:
É que pretendo ficar na plataforma AMD e com um bom processador, não pretendo trocar nada por uns 5 anos. O note que uso atualmente é um i5 e já possui quase 9 anos de uso.
Essa placa mãe Asrock A320M-HDV R4.0 seria uma boa para o Ryzen 5 3600?

Especificações
Marca

ASROCK
Modelo
A320M-HDV R4.0
Recursos Únicos
ASRock Super Alloy
- PCB de tecido de vidro de alta densidade
- PCB preto safira
ASRock Ultra M.2 (PCIe Gen3 x4 e SATA3)
ASRock Proteção total contra picos (para todas as portas USB, áudio e LAN)
ASRock Live Update e APP Shop
CPU
Suporta APUs AMD Socket AM4 Série A (Bristol Ridge) e CPUs Ryzen Series (Matisse, Picasso, Summit Ridge, Raven Ridge e Pinnacle Ridge)
Design 6 Power Phase
Suporta CPU de até 105W
Chipset
AMD Promontory A320
Memória
Tecnologia de memória DDR4 de canal duplo
2 x Slots DDR4 DIMM
CPUs da série AMD Ryzen (Matisse) suportam DDR4 3200/2933/2667/2400/2133 ECC e não ECC, memória sem buffer
CPUs da série AMD Ryzen (Pinnacle Ridge ) compatível com DDR4 3200+ (OC) / 2933 (OC) / 2667/2400/2133 ECC e não ECC, memória sem buffer
CPUs da série AMD Ryzen (Picasso) com suporte para DDR4 2933/2667/2400/2133 não ECC , memória sem buffer
CPUs da série AMD Ryzen (Summit Ridge) suportam DDR4 3200+ (OC) / 2933 (OC) / 2667/2400/2133 ECC e não-ECC, memória sem buffer
CPUs da série AMD Ryzen ( Raven Ridge) suporte DDR4 3200+ (OC) / 2933/2667/2400/2133 não-ECC, memória sem buffer
AMD 7 thAs APUs da série A suportam memória DDR4 2400/2133 não ECC e sem buffer
máx. capacidade da memória do sistema: 32 GB
contato ouro 15μ em slots DIMM
BIOS
128Mb AMI UEFI Legal BIOS com suporte para GUI
Suporta "Plug and Play"
Eventos de ativação em conformidade com ACPI 5.1
Suporta jumperfree
Suporte SMBIOS 2.3
Ajuste múltiplo de voltagem DRAM
Gráficos
Placa gráfica AMD Radeon ™ Série Vega integrada no APU da série Ryzen
Placa gráfica AMD Radeon ™ Série R integrada na APU série A
DirectX 12, Pixel Shader 5.0
Padrão de memória compartilhada de 2 GB. A memória compartilhada máxima suporta até 16 GB.
Três opções de saída gráfica: D-Sub, DVI-D e HDMI
Suporta monitor triplo
Suporta HDMI com máx. resolução de até 4K x 2K (4096x2160) a 24 Hz / (3840x2160) a 30 Hz
Suporta DVI-D com máx. resolução de até 1920x1200 @ 60Hz
Suporta D-Sub com máx. resolução de até 2048x1536 @ 60Hz
Compatível com sincronização labial automática, Deep Color (12bpc), xvYCC e HBR (áudio de alta taxa de bits) com porta HDMI (é necessário monitor HDMI compatível)
Suporta HDCP 1.4 com portas DVI-D e HDMI 1.4
Suporta reprodução Full HD 1080p Blu-ray (BD) com portas DVI-D e HDMI
Áudio
7.1 CH HD Audio (Realtek ALC887 / 897 Audio Codec)
Suporta proteção contra surtos
Rede
PCIE x1 Gigabit LAN 10/100/1000 Mb / s
Realtek RTL8111H
Suporta Wake-On-LAN
Suporta proteção contra raios / ESD
Suporta Ethernet 802.3az com eficiência energética
Suporta PXE
Slots
CPUs da série AMD Ryzen (Matisse, Summit Ridge e Pinnacle Ridge)
1 x Slot PCI Express 3.0 x16 (PCIE2: modo x16) APUs
AMD 7ª série A
1 x Slot PCI Express 3.0 x16 (PCIE2: modo x8)
CPUs da série AMD Ryzen (Picasso, Raven Ridge)
1 x Slot PCI Express 3.0 x16 (PCIE2: modo x8)
CPUs da série AMD Athlon
1 x Slot PCI Express 3.0 x16 (PCIE2: modo x4)
1 x Slot PCI Express 2.0 x1 Slot
Armazenamento
4 x Conectores SATA3 6.0 Gb / s, suporte RAID (RAID 0, RAID 1 e RAID 10), NCQ, AHCI e Hot Plug
1 x Entrada Ultra M.2, suporta M Key type 2242/2260/2280 M.2 Módulo SATA3 6.0 Gb / se módulo M.2 PCI Express até Gen3 x4 (32 Gb / s) (com Matisse, Picasso, Summit Ridge, Raven Ridge e Pinnacle Ridge) ou Gen3 x2 (16 Gb / s) (com A - APU da série e APU da série Athlon)
Conectores
1 x Conector de porta COM
1 x Conector TPM
1 x Intrusão de chassi e conector de alto-falante
1 x Conector de ventoinha de CPU (4 pinos) *
2 x Conectores de ventoinha de chassi (1 x 4 pinos, 1 x 3 pinos)
1 x Conector de alimentação ATX de 24 pinos -
1 x Conector de alimentação 12V de 4 pinos
1 x Conector de áudio do painel frontal
2 x Conectores USB 2.0 (suporta 4 portas USB 2.0) (suporta proteção ESD)
1 Conector USB 3.2 Gen1 (Suporta 2 portas USB 3.2 Gen1) (Suporta proteção ESD)
Painel Traseiro
1 x Porta de mouse / teclado PS / 2
1 x Porta D-Sub
1 x Porta DVI-D
1 x Porta HDMI
2 x Portas USB 2.0 (suporta proteção ESD)
4 x Portas USB 3.2 Gen1 (suporta ESD Proteção)
1 x Porta LAN RJ-45 com LED (LED ACT / LINK e LED SPEED)
Conectores de áudio HD: Entrada de linha / Alto-falante frontal / microfone
Software e UEFI
Software
- ASRock Motherboard Utility (A-Tuning)
- ASRock APP Charger
- ASRock XFast LAN
UEFI
- ASRock Full HD UEFI
- ASRock Instant Flash
- ASRock Easy RAID Installer
Monitor de Hardware
Sensor de temperatura CPU / Chassis
CPU / Chassis ventoinha Tacômetro
CPU / Chassis ventoinha silencioso
CPU / Chassis Fan multi-speed control
Detecção de CASE OPEN
Monitoramento de tensão: + 12V, + 5V, + 3,3V, Vcore
SO
Microsoft® Windows® 10 64-bit
Certificações
FCC, CE
Pronto para ErP / EuP (é necessária uma fonte de alimentação pronta para ErP / EuP)
Formato
Micro ATX: 23.0 cm x 20.1 cm
Design com Capacitores Sólidos
amigo, o 320 é o chipset antigo.
parte pra uma a520.

 
Olá pessoal. Gostaria da opinião de vcs.
Segue minha configuração atual:
Processador - I7 860
Memoria - 8gb DDR3
Placa-mãe - DH55TC
Placa de vídeo - RX 570 4GB

Estou pensando já em médio/longo prazo para futuros upgrades e por isso, a princípio, iria investir mais na placa-mãe, buscando uma com mais recursos e com uma boa construção.
O que acham?
Placa-Mãe Asus ROG Strix B460-G Gaming, Intel LGA 1200, mATX, DDR4 - R$899
Processador Intel Core i3-10100F, Cache 6MB, 4.30 GHz, LGA 1200 - BX8070110100F - R$599
x2 Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16, Preto - HX426C16FB3/8 - 599,80


Boletei na sexta-feira, mas ainda não paguei, acham que vale a pena???
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo