[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Boa tarde pessoal, sou novo no fórum e espero estar fazendo isto certo, gostaria de uma opinião sobre upgrade.
Meu pc é o seguinte:
Placa Mãe MSI X370 Sli plus
Processador AMD R5 3600 (cooler box)
Memoria Corsair Vengeance DDR4 2400mhz 2x8gb
VGA AMD Rx5700 xt mech oc
Monitor AOC
1 Ssd kingston uv500 480gb
1 hd 1Tb
Gabinete Gamemax M908
Eu jogo basicamente Apex Legends e Csgo. Posso fazer um upgrade e estou muito confuso no que investir, memorias, ssd M2 mais rápido ou water cooler.
Me ajudem pls .
 
Fala aí pessoal, beleza?

Então, eu tava dando uma olhada no grande Ray Trancing e achei sensacional de primeira impressão, queria saber a opinião de vocês sobre a tal tecnologia monstra hehe

Outro ponto que quero impor aqui para se encaixar no fórum é a questão de que se eu comprasse a queridinha RTX 2060 super eu conseguiria aplicar Ray Trancing com um 3600 ou se o processador não interfere nisso?

Valeu gurizada
Processador não tem nada a ver com RT. E essa tecnologia na minha opinião está em fase beta, você consegue resultados medianos com uma 2060S em 1080p.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde pessoal, sou novo no fórum e espero estar fazendo isto certo, gostaria de uma opinião sobre upgrade.
Meu pc é o seguinte:
Placa Mãe MSI X370 Sli plus
Processador AMD R5 3600 (cooler box)
Memoria Corsair Vengeance DDR4 2400mhz 2x8gb
VGA AMD Rx5700 xt mech oc
Monitor AOC
1 Ssd kingston uv500 480gb
1 hd 1Tb
Gabinete Gamemax M908
Eu jogo basicamente Apex Legends e Csgo. Posso fazer um upgrade e estou muito confuso no que investir, memorias, ssd M2 mais rápido ou water cooler.
Me ajudem pls .
Pega um Gammaxx GTE, SSD M2 para o Windows, um kit de memória @3200Mhz, e um monitor superior (144Hz?).
 
Fala aí pessoal, beleza?

Então, eu tava dando uma olhada no grande Ray Trancing e achei sensacional de primeira impressão, queria saber a opinião de vocês sobre a tal tecnologia monstra hehe

Outro ponto que quero impor aqui para se encaixar no fórum é a questão de que se eu comprasse a queridinha RTX 2060 super eu conseguiria aplicar Ray Trancing com um 3600 ou se o processador não interfere nisso?

Valeu gurizada

A tecnologia não é nada revolucionário (já temos isso no cinema há anos), mas sem dúvida é o futuro para os jogos se eles quiserem ter um pouco mais de realismo. Entretanto, por ser uma tecnologia que demanda muito poder de processamento, ainda não temos hardware suficiente para rodar tal tecnologia com uma boa taxa de frames, sem sacrificar qualidade ou resolução (incluindo o uso do DLSS):




Esse vídeo mostra claramente que, apesar de bonitos, os efeitos pesam MUITO até para uma 2060 Super, e o Peperaio teve que ou reduzir a qualidade geral do jogo ou do efeito, ou atrelar o uso do RT com o DLSS, a fim de gerar mais frames e uma experiência mais fluída por consequência. Eu sinceramente não pensaria em comprar nenhuma RTX com o intuito de rodar efeitos de RT, especialmente naqueles que saírem futuramente para a nova geração de consoles, pois não temos hardware potente e barato o suficiente para popularizar a tecnologia e, até isso acontecer, RT será facultativo nos jogos, não obrigatório (ter jogos que rodem isso de forma nativa, sem nenhuma forma de desativá-lo). Os futuros consoles, que virão com RT via hardware, facilitarão esse processo de disseminação do RT, mas acredito que ainda teremos que esperar 2-3 gerações de placas de vídeo até vermos uma potência decente e acessível para o mercado mainstream (vulgo placas do seguimento da RX 5600 XT e RTX 2060).

Boa tarde pessoal, sou novo no fórum e espero estar fazendo isto certo, gostaria de uma opinião sobre upgrade.
Meu pc é o seguinte:
Placa Mãe MSI X370 Sli plus
Processador AMD R5 3600 (cooler box)
Memoria Corsair Vengeance DDR4 2400mhz 2x8gb
VGA AMD Rx5700 xt mech oc
Monitor AOC
1 Ssd kingston uv500 480gb
1 hd 1Tb
Gabinete Gamemax M908
Eu jogo basicamente Apex Legends e Csgo. Posso fazer um upgrade e estou muito confuso no que investir, memorias, ssd M2 mais rápido ou water cooler.
Me ajudem pls .

SSD basicamente não dá FPS, mas seria interessante ter um outro SSD adicional para poder instalar mais jogos, ou quem sabe um HD de maior capacidade também, já que 1TB se mostra pouco para quem manter instalado vários jogos ao mesmo tempo.

Memórias mais rápidas também seria interessante, pois isso traria ganhos de performance para o teu 3600, especialmente na geração de frames mínimos. Entretanto, antes de decidir por fazer a compra de pentes novos, eu tentaria fazer OC na RAM primeiro, pra ver se é possível chegar a, pelo menos, 2933 MHz, mantendo o perfil de latências do XMP e com tensão por volta dos 1.35V. Se não for, aí você pensa em adquirir memórias mais rápidas em substituição às que você usa atualmente.

WC é desperdício para o 3600. Um cooler do tipo torre decente pode refrigerá-lo muito bem, obrigado, como o Gammax 400, GT ou GTE, da Deepcool, ou o Hyper 212 Black ou Black RGB, da Cooler Master.

Falouws :cool:
 
A tecnologia não é nada revolucionário (já temos isso no cinema há anos), mas sem dúvida é o futuro para os jogos se eles quiserem ter um pouco mais de realismo. Entretanto, por ser uma tecnologia que demanda muito poder de processamento, ainda não temos hardware suficiente para rodar tal tecnologia com uma boa taxa de frames, sem sacrificar qualidade ou resolução (incluindo o uso do DLSS):




Esse vídeo mostra claramente que, apesar de bonitos, os efeitos pesam MUITO até para uma 2060 Super, e o Peperaio teve que ou reduzir a qualidade geral do jogo ou do efeito, ou atrelar o uso do RT com o DLSS, a fim de gerar mais frames e uma experiência mais fluída por consequência. Eu sinceramente não pensaria em comprar nenhuma RTX com o intuito de rodar efeitos de RT, especialmente naqueles que saírem futuramente para a nova geração de consoles, pois não temos hardware potente e barato o suficiente para popularizar a tecnologia e, até isso acontecer, RT será facultativo nos jogos, não obrigatório (ter jogos que rodem isso de forma nativa, sem nenhuma forma de desativá-lo). Os futuros consoles, que virão com RT via hardware, facilitarão esse processo de disseminação do RT, mas acredito que ainda teremos que esperar 2-3 gerações de placas de vídeo até vermos uma potência decente e acessível para o mercado mainstream (vulgo placas do seguimento da RX 5600 XT e RTX 2060).



SSD basicamente não dá FPS, mas seria interessante ter um outro SSD adicional para poder instalar mais jogos, ou quem sabe um HD de maior capacidade também, já que 1TB se mostra pouco para quem manter instalado vários jogos ao mesmo tempo.

Memórias mais rápidas também seria interessante, pois isso traria ganhos de performance para o teu 3600, especialmente na geração de frames mínimos. Entretanto, antes de decidir por fazer a compra de pentes novos, eu tentaria fazer OC na RAM primeiro, pra ver se é possível chegar a, pelo menos, 2933 MHz, mantendo o perfil de latências do XMP e com tensão por volta dos 1.35V. Se não for, aí você pensa em adquirir memórias mais rápidas em substituição às que você usa atualmente.

WC é desperdício para o 3600. Um cooler do tipo torre decente pode refrigerá-lo muito bem, obrigado, como o Gammax 400, GT ou GTE, da Deepcool, ou o Hyper 212 Black ou Black RGB, da Cooler Master.

Falouws :cool:


Valeu por seu parecer da situação, me abriu a mente aqui e ajudou bastante, mas agora uma última dúvida, qual placa de vídeo recomendaria por um preço mais baixo, mas que entregasse um bom potencial como essa ou parecida? Já que o RT não vale a pena e sabemos que eles cobram a mais na rtx por ele kk
 
Valeu por seu parecer da situação, me abriu a mente aqui e ajudou bastante, mas agora uma última dúvida, qual placa de vídeo recomendaria por um preço mais baixo, mas que entregasse um bom potencial como essa ou parecida? Já que o RT não vale a pena e sabemos que eles cobram a mais na rtx por ele kk

RX 5700 ou 5700 XT. Se não me falhe à memória, a RX 5700 fica um pouco abaixo da 2060 Super (3% em média, para 1080p, segundo o Hardware Unboxed, e 4% em média para 1440p), enquanto que a RX 5700 XT fica um pouco abaixo da 2070 Super em termos de performance (senão me engano, 6% em média para 1440p).

Não sei se está assim, mas recentemente a Terabyteshop fez promoção do modelo Sapphire Pulse da 5700 XT. Ela estava saindo, à vista, por menos de R$ 2100, o que eu considero um preço muito bom, já que esse é um dos melhores projetos existentes dessa placa, junto com os modelos da Powercolor, Gaming OC da Gigabyte e a Gaming X da MSI. Evitaria a todo custo os modelos da Asus, especialmente a TUF, e só pegaria alguma coisa da XFX se realmente estiver MUITO mais barata que as demais opções que citei.

Falouws :cool:
 
Sim, está deixando de levar em consideração a opção do Ryzen da AMD, seja lá por qual motivo. Apenas gostaria de saber o motivo que te levou a ignorar uma CPU (Ryzen 7 3800X, mais precisamente) com o dobro de threads, que tem performance bastante similar, custa mais barato e com certeza terá maior longevidade que o seu "rival" direto...

Mas enfim, no que diz respeito às diferenças entre a Z370 e 390, lembre-se que não é só de recursos que vive a placa-mãe: VRM, para alimentar adequadamente essa criança gulosa, também é MUITO importante, especialmente em overclock (que acredito ser o seu caso, senão você não estaria pegando uma CPU com final K e uma placa com chipset Z, a única combinação possível que permite esta prática).

Com relação à RAM, você não precisa pegar necessariamente memórias nessa frequência, pois placas-mães com chipset Z permitem overclock na memória RAM também. De todo modo, as memórias que você citou estão caras pro que oferecem, então recomendo 2 pentes do modelo abaixo:


São boas para overclock, até mesmo com o Ryzen, e 16GB dela fica abaixo dos R$ 500.

Falouws :cool:

Eu, na verdade, tive dificuldades para fazer um comparativo dos dois, com o meu nível de conhecimento sobre a ADM, já que só tive intel e desde o começo da minha pesquisa, defini o intel como base do meu setup. Um fator que pesou também foi que, apesar de pouco, a média de FPS do i7 é maior.
Estou tentando ler um pouco sobre o Ryzen 3800x depois que você comentou sobre, mas ainda estou meio travado.

O que eu consegui levantar é que:
- A velocidade base do processador 0.3 Ghz maior (Apesar da turbo ser 0.4 menor);
- A frequência da RAM maior, suporta 3200Mhz vs 2666 do I7
- Tem 8 threads a mais (O que eu não entendi o que muda em desempenho, por ser leigo nisso);

A questão da longevidade por enquanto para mim é difícil de projetar.
O preço pra mim não soma tanto como um fator positivo, uma vez que vou comprá-lo no paraguai, onde o i7 9700kf está R$1632 e o Ryzen 3800x conseguiria 1799 pela Kabum.

Não terei tantas atividades simultâneas.
Apenas jogo+música, no máximo alguma gravação de tela rápida.

Poderiam me ajudar a desequilibrar essa balança?
 
Eu, na verdade, tive dificuldades para fazer um comparativo dos dois, com o meu nível de conhecimento sobre a ADM, já que só tive intel e desde o começo da minha pesquisa, defini o intel como base do meu setup. Um fator que pesou também foi que, apesar de pouco, a média de FPS do i7 é maior.
Estou tentando ler um pouco sobre o Ryzen 3800x depois que você comentou sobre, mas ainda estou meio travado.

O que eu consegui levantar é que:
- A velocidade base do processador 0.3 Ghz maior (Apesar da turbo ser 0.4 menor);
- A frequência da RAM maior, suporta 3200Mhz vs 2666 do I7
- Tem 8 threads a mais (O que eu não entendi o que muda em desempenho, por ser leigo nisso);

A questão da longevidade por enquanto para mim é difícil de projetar.
O preço pra mim não soma tanto como um fator positivo, uma vez que vou comprá-lo no paraguai, onde o i7 9700kf está R$1632 e o Ryzen 3800x conseguiria 1799 pela Kabum.

Não terei tantas atividades simultâneas.
Apenas jogo+música, no máximo alguma gravação de tela rápida.

Poderiam me ajudar a desequilibrar essa balança?
Os threads a mais são para tarefas simultâneas e renderização o que iria te ajudar em problemas de edição como os da Adobe. O aumento na potência da ram é considerável, mas existe o overclock, área que não predomino muito
 
Vamos lá, como as coisas azedaram um pouquinho aqui... vamos lá.
Não possuo um orçamento fixo, no entanto, preciso montar um pc para Games. Além de Games, vou streamar, youtube, utilizar também o google. Quando não estiver jogando, também irei usar photoshop, ilustrator e talvez alguns mais pesados também.

O que eu já tenho: Tenho uma Stealthxstream OCZ 500W 80 PLUS white. De preferência, não queria trocar ela, mas se necessário, fazer o quê né.
Tenho uma R7 265, mas apenas por enquanto, até o fim do ano a ideia é pegar pelo menos uma RTX 2060 SUPER ou uma 2070 SUPER, porém, vai depender.
Tenho preferência por processadores intel, mas meu negócio com um i7 8700 não deu muito certo, então agora o orçamento ficou mais apertado. Ah não ser que o i7 8700 volte a estoque em lojas como Kabum, pichau, terabyte, pois eles tinham um preço bem legal, principalmente a pichau, que era 1500, e eu achava que valia a pena. Desapertaria um pouco, mas não é mais a realidade hoje e eu não vou dar 2200 em um 8700 mesmo.

Pelas minhas preferências de Intel, eu pensei em um 8700k na kabum que ta por 1800 ou 1900, não lembro mais, mas sendo sincero... eu não queria o 8700k, pois não pretendo fazer OC, comparado com o i7 8700 que antes tava de 1500-1600, não acho que compense pra mim essa diferença de preço toda. E com o 8700k, meus gastos aumentariam muito, pois eu precisaria de uma z370 ou uma z390 boa pra atender bem o processador, além de um cooler beeem melhor q o eu pretendia por no 8700. Por isso, preciso de ideias. Ryzen de segunda geração não me agrada, até mesmo pelo preço comparado aos de terceira, mas também, na época de lançamento tiveram vários problemas de incompatibilidade com a memória, que perduraram por um tempo, então, prefiro me abster, apesar de não ouvir mais sobre isso agora. O desempenho dos de terceira geração também são bem superiores.

Outra coisa que eu não gostaria de fazer é OC em memória, ou OC em qualquer processador que seja, mesmo que desbloqueado. Bom, vamos lá, ideias?
 
Comprei um 2700X num preço bom só por causa do cooler Wrath Prism, eu jogo em 4K e a taxa de frames é até 60. Nesse caso devo ficar com o atual 3600 e só por o cooler desejado, ou fico com 2700X?
 
Vamos lá, como as coisas azedaram um pouquinho aqui... vamos lá.
Não possuo um orçamento fixo, no entanto, preciso montar um pc para Games. Além de Games, vou streamar, youtube, utilizar também o google. Quando não estiver jogando, também irei usar photoshop, ilustrator e talvez alguns mais pesados também.

O que eu já tenho: Tenho uma Stealthxstream OCZ 500W 80 PLUS white. De preferência, não queria trocar ela, mas se necessário, fazer o quê né.
Tenho uma R7 265, mas apenas por enquanto, até o fim do ano a ideia é pegar pelo menos uma RTX 2060 SUPER ou uma 2070 SUPER, porém, vai depender.
Tenho preferência por processadores intel, mas meu negócio com um i7 8700 não deu muito certo, então agora o orçamento ficou mais apertado. Ah não ser que o i7 8700 volte a estoque em lojas como Kabum, pichau, terabyte, pois eles tinham um preço bem legal, principalmente a pichau, que era 1500, e eu achava que valia a pena. Desapertaria um pouco, mas não é mais a realidade hoje e eu não vou dar 2200 em um 8700 mesmo.

Pelas minhas preferências de Intel, eu pensei em um 8700k na kabum que ta por 1800 ou 1900, não lembro mais, mas sendo sincero... eu não queria o 8700k, pois não pretendo fazer OC, comparado com o i7 8700 que antes tava de 1500-1600, não acho que compense pra mim essa diferença de preço toda. E com o 8700k, meus gastos aumentariam muito, pois eu precisaria de uma z370 ou uma z390 boa pra atender bem o processador, além de um cooler beeem melhor q o eu pretendia por no 8700. Por isso, preciso de ideias. Ryzen de segunda geração não me agrada, até mesmo pelo preço comparado aos de terceira, mas também, na época de lançamento tiveram vários problemas de incompatibilidade com a memória, que perduraram por um tempo, então, prefiro me abster, apesar de não ouvir mais sobre isso agora. O desempenho dos de terceira geração também são bem superiores.

Outra coisa que eu não gostaria de fazer é OC em memória, ou OC em qualquer processador que seja, mesmo que desbloqueado. Bom, vamos lá, ideias?
3700x e 3800x seria uma boa escolha para renderização de edições de imagem e vídeo já que tem mais núcleos e threads disponíveis, de intel infelizmente meu conhecimento é pouco e não curto muito. Junto a uma placa mãe boazinha tu conseguiria bons resultados sem nem precisar fazer overclock em memórias ou processador.
Espero ter ajudado em algo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comprei um 2700X num preço bom só por causa do cooler Wrath Prism, eu jogo em 4K e a taxa de frames é até 60. Nesse caso devo ficar com o atual 3600 e só por o cooler desejado, ou fico com 2700X?
E aí amigo, beleza?
Vi uns comparativos da Adrenaline e outros comparativos gringos e cheguei a conclusão que os dois são bem parecidos em desempenho, só o 2700x supera um pouco em renderização como nos programas da Adobe ou Photoshop, mas em games são quase que imperceptíveis a diferença, se você já tem o 2700x acredito não ser investimento comprar outro...
 
Comprei um 2700X num preço bom só por causa do cooler Wrath Prism, eu jogo em 4K e a taxa de frames é até 60. Nesse caso devo ficar com o atual 3600 e só por o cooler desejado, ou fico com 2700X?

Eu não entendi, você tem um 3600 e comprou o 2700X só por causa do cooler? :bwahaha:

No mais fica com o 3600 e vende esse 2700X, a performance de ambos é bem parecida e o 3600 é mais atual.
 
Eu, na verdade, tive dificuldades para fazer um comparativo dos dois, com o meu nível de conhecimento sobre a ADM, já que só tive intel e desde o começo da minha pesquisa, defini o intel como base do meu setup. Um fator que pesou também foi que, apesar de pouco, a média de FPS do i7 é maior.
Estou tentando ler um pouco sobre o Ryzen 3800x depois que você comentou sobre, mas ainda estou meio travado.

O que eu consegui levantar é que:
- A velocidade base do processador 0.3 Ghz maior (Apesar da turbo ser 0.4 menor);
- A frequência da RAM maior, suporta 3200Mhz vs 2666 do I7
- Tem 8 threads a mais (O que eu não entendi o que muda em desempenho, por ser leigo nisso);

A questão da longevidade por enquanto para mim é difícil de projetar.
O preço pra mim não soma tanto como um fator positivo, uma vez que vou comprá-lo no paraguai, onde o i7 9700kf está R$1632 e o Ryzen 3800x conseguiria 1799 pela Kabum.

Não terei tantas atividades simultâneas.
Apenas jogo+música, no máximo alguma gravação de tela rápida.

Poderiam me ajudar a desequilibrar essa balança?

Sim, a média de FPS é melhor na Intel, mas isso nem sempre implicará em maior fluidez nos games (você pode ter cenários onde o FPS médio é maior, mas há quedas e problemas de geração de frames, o que impacta negativamente no frametime, prejudicando sua experiência).

A questão da frequência é importante, mas não é fator decisivo para indicar quão rápido será um processador. O 2700X e o 3700X, ambos com 16 threads e trabalhando a 4.2 GHz all cores, o 3700X será mais rápido pelo simples fato dele ter vindo com melhorias internas na sua arquitetura (aumento do cache L3, melhoria na performance de cálculos de ponto flutuante, melhoria na controladora interna de memória e por aí vai).

No caso da frequência da RAM, ela é importante também e beneficia muito mais a AMD que a Intel no ganho de performance. Entretanto, no caso da AMD, qualquer placa-mãe deles, desde a A320 de entrada até a mais atual X570, possui capacidade para fazer overclock na memória ou usar memórias mais rápidas que aquelas oficialmente suportadas pela CPU, enquanto que, no caso da Intel, apenas placas-mães com chipset Z permitem tal overclock. Os Ryzen 3000 suportam nativamente memórias que rodam a 3200 MHz, mas você pode colocar memórias que rodam a 3600-3733 MHz com bastante facilidade (isso nas X570, as mais antigas e que não tem uma construção de PCB tão boa podem ter dificuldade de estabilizar nessas frequências), mas você não precisa de memórias tão rápidas para aproveitar a performance do Ryzen: memórias rodando a 3000-3200 MHz tem excelente custo x benefício, pois entregam boa performance sem necessariamente cobrar caro por isso (como ocorre nos modelos de 3600 MHz ou mais).

O 3700X/3800X possuem 8 núcleos reais, mas esses núcleos tem a capacidade de executar até 2 atividades ao mesmo tempo (desde que usem partes diferentes dentro do núcleo). Com isso, dependendo de quão otimizada seja o código do aplicativo rodado, ele pode distribuir melhor o loading do jogo nessas threads, ganhando performance. Seria como se a CPU simulasse que tem 16 núcleos, mas uma CPU com 16 núcleos reais, como é o caso do 3950X, entregaria maior performance num cenário onde a quantidade de núcleos que possui pudesse ser devidamente aproveitada. Hoje, já temos jogos que maximizam um "mísero" hexacore sem SMT ou HT (como é o caso dos AC Origins e Odyssey), e quando os novos consoles forem lançados, essa situação tenderá a se agravar à medida que os desenvolvedores vão amadurecendo seu conhecimento do novo hardware, que virá com 16 threads baseados no núcleo Zen2, ou seja, na mesma arquitetura presente no 3700X/3800X, mudando apenas o clock de trabalho. Logo, CPUs com mais threads terão maior longevidade se comparada com menores com menos threads.

Além disso, outro fator que me impede de recomendar Intel atualmente é o fato de que a atual arquitetura dela entrou em EOL (fim de vida) e será substituída, esse ano, por outra plataforma que usa um socket diferente, tornando a retrocompatibilidade inexistente. Logo, se você sentir necessidade de fazer um upgrade de CPU, trocando apenas ele, sua única opção seria o 9900K que, como você pode ter percebido nas suas pesquisas, é muito caro, não vem com cooler, esquenta pra burro (o que exige uma solução parruda para refrigerá-lo adequadamente) e consome muita energia mesmo sem estar overclockado. Já pro lado da AMD, eles prometeram suportar a plataforma AM4 até 2020, ou seja, a geração que provavelmente sair esse ano (Ryzen 4000) será suportada pelas placas-mães existentes; se você sentir necessidade futura de fazer upgrade, terá a opção, seja para uma CPU com mesma quantidade de núcleos, mas que entregue um melhor IPC (maior performance por núcleo), seja para uma CPU que entregue mais cores/threads (como é o caso do 3900X, com 12C/24T, do 3950X, com 16C/32T, e dos futuros lançamentos que tomaram o lugar deles de destaque).

Por mais que a Intel possa ser mais tentadora pelo fato de entregar mais FPS nos jogos, a diferença é muito pequena para justificar o investimento massivo numa plataforma EOL, que será substituída muito provavelmente ainda no primeiro trimestre desse ano ou no início do segundo).

Vamos lá, como as coisas azedaram um pouquinho aqui... vamos lá.
Não possuo um orçamento fixo, no entanto, preciso montar um pc para Games. Além de Games, vou streamar, youtube, utilizar também o google. Quando não estiver jogando, também irei usar photoshop, ilustrator e talvez alguns mais pesados também.

Se você vai usar o PC para jogos e streaming e também vai usar programas pesados, quanto mais núcleos/threads você fornecer a essas atividades, melhor será a sua performance.

Tendo isso em mente, é muito mais jogo pegar o 3700X/3800X, que custa na mesma faixa do 8700K e ambos possuem 2 núcleos/4 threads a mais que o concorrente da Intel. Quer economizar ainda mais, mesmo que sacrificando parte da performance em games? 2700 ou 2700X, que também possui 16 threads, mas utiliza arquitetura Zen+, que fica atrás na questão dos jogos. Outra alternativa seria pegar o 3600, pois ele possui as melhorias da arquitetura Zen2, o que faz com que ele entregue mais performance em jogos melhor que o 2700/2700X e mais próxima do 8700K, mas você provavelmente teria problemas ao fazer streaming (se a qualidade for muito elevada, idem pro 8700K) e ele não seria mais rápido nos workloads que o 2700/2700X, quiçá os octacores de 3ª geração.

Quanto à fonte, tendo em vista a idade dela e a defasagem no seu projeto, a troca dela por uma mais atual, e de melhor potência, seria indicada, especialmente se você optar pela 2070 Super.

Falouws :cool:
 
@_EagleMan_ Não me agrada mesmo os de segunda geração Ryzen... desempenho inferior, problemas de incompatibilidade que houveram na época. Em perfomance em jogos, o 3700x ainda perde pro i7 8700k, no entanto, embora o custo benefício do 3700x seja maior, tanto por ainda ser mais barato e também pela placa mãe ser mais barata, eu tenho umas ressalvas e algumas dúvidas:
O i7 8700k não é concorrente do 3700x, o concorrente do mesmo é o i7 9700k ou i9 9900k. Mesmo não sendo concorrente, o i7 8700k bate ele em games, embora tenha menos núcleos e threads, mas seria superior apenas in game, talvez em streaming o 3700x seja melhor, mas a minha maior dúvida é:
O 3700x pra encostar (ainda que perdendo), no i7 8700k (que nem o concorrente é), precisaria em OC? O mesmo vale pras memórias? Pq se for esse o caso, eu nunca vou encostar na perfomance do i7 8700k (que por vezes é até maior q o i9 em alguns jogos), pois como eu disse, eu realmente não irei fazer OC. Será que realmente vale a pena pegar o 3700x já q eu n vou dar OC? Eu não quero ter que fazer OC pra ter um desempenho HIGH-END, nesse ponto, talvez a intel tenha vantagem. Você poderia me tirar essa dúvida?
 
Boa tarde pessoal, sou novo no fórum e espero estar fazendo isto certo, gostaria de uma opinião sobre upgrade.
Meu pc é o seguinte:
Placa Mãe MSI X370 Sli plus
Processador AMD R5 3600 (cooler box)
Memoria Corsair Vengeance DDR4 2400mhz 2x8gb
VGA AMD Rx5700 xt mech oc
Monitor AOC
1 Ssd kingston uv500 480gb
1 hd 1Tb
Gabinete Gamemax M908
Eu jogo basicamente Apex Legends e Csgo. Posso fazer um upgrade e estou muito confuso no que investir, memorias, ssd M2 mais rápido ou water cooler.
Me ajudem pls .

Não recomendo watercooler para Ryzen 3600. O SSD que você já tem é rápido o suficiente, a não ser que você precise de mais espaço. Tente fazer um overclock na memória RAM pelo uso do programa Ryzen Dram Calculator, do 1usmus, usando para auxiliar o programa Thaiphoon Burner. Com isso, tente fazer um overclock para 3200 MHz. Caso consiga, ótimo. Caso não consiga, e queira muito dar uma desculpa para fazer upgrade, e consiga vender essas memórias, eu compraria um kit DDR 4 3600.
 
Boa tarde, estou procurando peças para montar um computador e após pesquisar cheguei em uma configuração para o PC, porém não tenho certeza se todas as peças são compatíveis... alguém poderia me ajudar nesse quesito?

Utilizei a plataforma Craft my Box e segundo ela as peças são compatíveis sim, porém gostaria de uma outra opinião.

link: https://craftmybox.com/build/qk59jE

OBS: A placa mãe na verdade será uma Biostar am4 x470gt8 racing M.2. Botei a asus prime x470 pro, pois a da biostar nao esta disponivel no site
 
Boa tarde, estou procurando peças para montar um computador e após pesquisar cheguei em uma configuração para o PC, porém não tenho certeza se todas as peças são compatíveis... alguém poderia me ajudar nesse quesito?

Utilizei a plataforma Craft my Box e segundo ela as peças são compatíveis sim, porém gostaria de uma outra opinião.

link: https://craftmybox.com/build/qk59jE

OBS: A placa mãe na verdade será uma Biostar am4 x470gt8 racing M.2. Botei a asus prime x470 pro, pois a da biostar nao esta disponivel no site
No geral está no caminho certo, porém...Trocaria essas memórias por kits @3000 ou @3200Mhz, pegaria um R5 3600 + Gammaxx GTE se a intenção for só jogar. A placa de vídeo era bom pelo menos uma 1660 Super, e a fonte dá pra ser tranquilamente uma CX550. E acredito que um SSD M2 128Gb seja mais vantajoso para usar só o Windows.
 
@_EagleMan_ Não me agrada mesmo os de segunda geração Ryzen... desempenho inferior, problemas de incompatibilidade que houveram na época. Em perfomance em jogos, o 3700x ainda perde pro i7 8700k, no entanto, embora o custo benefício do 3700x seja maior, tanto por ainda ser mais barato e também pela placa mãe ser mais barata, eu tenho umas ressalvas e algumas dúvidas:
O i7 8700k não é concorrente do 3700x, o concorrente do mesmo é o i7 9700k ou i9 9900k. Mesmo não sendo concorrente, o i7 8700k bate ele em games, embora tenha menos núcleos e threads, mas seria superior apenas in game, talvez em streaming o 3700x seja melhor, mas a minha maior dúvida é:
O 3700x pra encostar (ainda que perdendo), no i7 8700k (que nem o concorrente é), precisaria em OC? O mesmo vale pras memórias? Pq se for esse o caso, eu nunca vou encostar na perfomance do i7 8700k (que por vezes é até maior q o i9 em alguns jogos), pois como eu disse, eu realmente não irei fazer OC. Será que realmente vale a pena pegar o 3700x já q eu n vou dar OC? Eu não quero ter que fazer OC pra ter um desempenho HIGH-END, nesse ponto, talvez a intel tenha vantagem. Você poderia me tirar essa dúvida?

De fato, pra jogos, o desempenho dos Ryzen 2000 é inferior em comparação com os Ryzen 3000 e com o que a Intel ofereceu na geração passada e oferece agora, mas dependendo da sua necessidade com relação aos FPS gerados, eles ainda podem ser uma opção a ser considerada, mesmo que temporariamente. Os problemas de incompatibilidade ocorreram mais na primeira geração do que na segunda, mas é completamente entendível, já que estamos falando de uma arquitetura recém-lançada, que eles não tiveram tempo de refinar nos mínimos detalhes diante da escassez de recursos (pessoal, capital, etc.), e que acabaram lançando-a de forma prematura ao meu ver. Mesmo assim, eles tem tentado corrigir esses problemas por meio dos updates de BIOS e, pelo que vejo, grande parte dos problemas que davam em 2017 não ocorrem mais agora graças à essas atualizações.

Quanto à comparação do 8700K x 3700X no quesito performance em jogos, não é em todos os cenários que o 8700K fica na frente do 3700X (como pode ser visto aqui), mas é fato que a CPU da Intel ganha em alguns cenários onde o jogo roda melhor num cenário de baixa latência (uma das poucas vantagens que a Intel ainda tem frente ao Ryzen, devido sua arquitetura RingBus), de alto clock de trabalho (um dos motivos pelos quais a Intel ainda continua na frente, mesmo que por uma pequena margem, quando o assunto são jogos), ou quando o jogo é nitidamente compilado para rodar melhor na arquitetura da Intel (como é o caso do FC5 e New Dawn). Além do mais, mesmo sabendo que eles possuem quantidades diferentes de núcleos e threads, eu os considero concorrentes pelo simples fato de serem vendidos numa faixa de preço similar (mesma situação da época entre o 1700/1700X e o 7700K); dito isso, eu não considero o 3800X como concorrente do 9900K, mas o 3900X, já que esse último possui preço mais parecido com o praticado pelo processador da Intel, porém oferece mais núcleos e threads (que não necessariamente serão bem usadas nos jogos, mas sem dúvida trarão vantagens para quem faz streaming ou trabalha no PC).

O 3700X, para se equilibrar melhor na questão da performance em relação ao 8700K, não precisaria necessariamente de OC na CPU (até porque, graças ao Precision Boost, a performance out of the box dessa CPU é basicamente o máximo que ele consegue entregar), mas usar uma RAM mais rápida, com devido tuning nas latências, ajudaria o Ryzen a equilibrar melhor as coisas (eu sei que o vídeo não é necessariamente do 3700X, mas a realidade dele se aplica à CPU em questão):




OC na memória é muito simples de fazer: vai na BIOS, carrega o XMP, depois muda o multi da memória e o valor da tensão (se já não tiver rodando em 1.35V), "pronto". O chato mesmo é você fazer o ajuste fino, isto é, mudar os valores de latência para os menores possíveis, pois existem vários deles (primários, secundários e terciários, além de outros ajustes extras que podem ajudar na estabilidade do OC), mas graças à ajuda do Thaiphoon Burner (para identificar os chips de memória presente no teus pentes) e o DRAM Calculator, você consegue ao menor ter uma ideia de quais valores colocar em cada campo. Evidente que suas memórias podem não funcionar com os dados indicados pela calculadora, pois apesar dele usar o tipo de memória como referência, cada chip é único e aqui entra a famosa loteria do silício (pode pode ter tido a sorte de pegar um chip que sobe bem no OC, trabalhando com baixa latência, como pode ter pego algo que não sobe tanto, ou que só consegue trabalhar com uma latência mais folgada, reduzindo a performance final). Independente disso, pra garantir uma boa experiência de OC com o Ryzen, o ideal é comprar memórias que tenham chips conhecidamente bons para essa prática, como os Samsung B-Die (não costuma ser baratos), Micron E-Die (tem uma da Crucial, modelo 3000 MHz CL 15 que é facilmente encontrada na faixa dos R$ 200) e algum da Hynix aí que não me recordo o nome.
E mesmo que no final das contas você não queira fazer nada disso por achar chato, trabalhoso e tedioso (até eu, que sou entusiasta, tenho preguiça de fuçar com isso :haha: ), a performance continuará sendo muito boa (todos os Buyer's Guide do ano passado dos techtubers gringos não me deixam mentir) e a plataforma da AMD atual possui uma grande vantagem frente à da Intel: fator upgrade. Como citei num post anterior, a plataforma AM4 receberá os futuros Ryzen 4000, que, ao que tudo indica, receberão outro grande salto de performance; se você porventura gostar do ganho de performance e sentir a necessidade de fazer a troca, você terá essa opção, e não só para uma CPU com 8 cores, mas para uma com 12 e até mesmo com 16 cores (caso algum dia essa quantidade de núcleos venha ser usada de fato nos jogos). Já no caso da Intel, sua única opção seria sair de um 8700K para um 9900K, o que com certeza não sairá barato mesmo daqui uns anos, e pode até se tornar um upgrade problemático se você economizar na compra da placa-mãe agora (pegar uma que tenha VRM simples demais, e que venha com o MCE ativado de fábrica, função que os fabricantes usam para fazer OC de forma automática na CPU sem o consentimento do usuário; as Z390 surgiram exatamente para tentar sanar esse problema da alimentação do i9, além de oferecer alguns extras em termos de features). Isso, aliado ao fato de que os consoles da futura geração utilizaram núcleo Zen2 na CPU (vulgo, jogos melhor otimizados para arquitetura da AMD :freddy: ), são motivos suficientes para pegar um 3700X/3800X no lugar do 8700K/9700K, ou mesmo do 9900K, ao meu ver.

Falouws :cool:
 
No geral está no caminho certo, porém...Trocaria essas memórias por kits @3000 ou @3200Mhz, pegaria um R5 3600 + Gammaxx GTE se a intenção for só jogar. A placa de vídeo era bom pelo menos uma 1660 Super, e a fonte dá pra ser tranquilamente uma CX550. E acredito que um SSD M2 128Gb seja mais vantajoso para usar só o Windows.
Tenho um ssd sata de 128gb sobrando, então o outro seria para programas e jogos. Usarei tbm o pc para autocad, nesse caso troco o processador ou deixo o 2700x mesmo?
 
Tenho um ssd sata de 128gb sobrando, então o outro seria para programas e jogos. Usarei tbm o pc para autocad, nesse caso troco o processador ou deixo o 2700x mesmo?
O 2700X tem uma vantagem de uns 15~20% no Multicore sobre o 3600.
 
@_EagleMan_ Realmente, é broxante em questão ao upgrade. A próxima geração intel, os comet lake, irá utilizar outro soquete (LGA 1200), até onde eu sei, irão ser lançados esse ano, embora o previsto fosse para o fim do ano passado. Duvido muito que os preços praticados pela Intel nessa nova geração, seja tão competitivo em relação a AMD, embora eu ainda tenha essa esperança kkkkk, mas acho que, muito desse valor se deve ao fato dos processadores Intel virem com placa de vídeo integrada (ainda que uma piada) e os AMD não. Tem um pouco também de posicionamento de mercado, fazendo uma analogia, a Intel seria a apple, e a AMD, uma xiaomi da vida - sim, uma analogia bem simplista, até pq n conheço muito do Xiaomi, mas são os fucking chineses né kkkk
E brother, total, além de chato e tedioso essa questão do OC na memória, eu não faço ideia de por onde começar isso, nunca fiz OC em nada, pois sei que isso diminui a vida útil do equipamento, e eu gosto que meu dinheiro dure kkkk
Mas eu vi você falando sobre as marcas de memória, mas isso só se aplica na questão de OC né? Se eu não fizer OC, não preciso me preocupar com o fato de a memória funcionar ou não?
BTW, eu também vi que Ryzens não funcionam bem com memórias que operem abaixo de 3000 Mhz, então acho que esse deve ser o motivo para fazerem tanto OC. No entanto, eu, que não quero fazer OC, minha alternativa seria recorrer pra uma placa mãe mais potente que consiga trabalhar com memórias que operem em 3000+ Mhz sem OC? Nesse caso, aumentaria mais o custo de uma placa mãe, e a questão do CxB cairia um pouco.

A minha fonte q vc recomendou trocar, não sei se será possível trocar ela logo de cara, mas ela vem funcionando bem, e nas pesquisas que fiz, acabei encontrando que os ryzen meio que demandam um pouco mais da fonte do que a intel. Vale lembrar que, pra mim, o ideal seria pegar um i7 8700, pois n quero fazer OC mesmo, mas a falta de preços bons me faz recorrer a outras alternativas. Se eu pudesse iria até o paraguai onde um está custando 1511 R$, e pra mim valeria mt a pena com uma b360 de uns 460 R$ + 420 R$ em 8 GB de RAM, mas infelizmente não posso ir até lá, mas seria o cenário ideal pra mim, pois eu veria muito CxB nesse setup, pois nem mesmo a fonte seria necessário trocar por enquanto com um 8700 também :(
 
O 2700X tem uma vantagem de uns 15~20% no Multicore sobre o 3600.
Mais uma duvida, tanto no site da asus como no da biostar a lista de memórias é meio limitada. Varias memorias que olhei nao constavam nas listas de compatibilidade. Devo me preocupar ou seguir em frente?


Essa por exemplo não daria certo em ambas as placas? Ou realmente placas para amd são mais limitadas mesmo?
 
Mais uma duvida, tanto no site da asus como no da biostar a lista de memórias é meio limitada. Varias memorias que olhei nao constavam nas listas de compatibilidade. Devo me preocupar ou seguir em frente?


Essa por exemplo não daria certo em ambas as placas? Ou realmente placas para amd são mais limitadas mesmo?
Essas Predator geralmente funcionam em qualquer Mobo na frequência rotulada.
 
@_EagleMan_ Tanto pro 3600x ou 3700x, qual placa mãe você recomendaria e qual freq de memória? A marca, já me liguei nas q vc disse, mas a freq original delas deve ser de quanto pra placa e tal. Lembrando que to pensando no CxB, caso contrário melhor seria montar um intel.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo