• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
opa.
estou querendo fazer um upgrade de memórias e gostaria de saber quais eu posso colocar na minha placa mãe MSI Z370 Tomawack.

atualmente são 2x 8gb 2133 que irei vender e quero deixar o pc mais fluido também com memórias de maiores velocidades. nas especificações da minha placa ela aceita até 4000(O.C) como que faz esse overclock? o que tem que mexer?

estava pensando em colocar memórias de 3000 ou 3200 pro pc ficar supimpa. talvez 16gb ou 32gb.

ah e qual CL eu procuro nas memórias? quando menor melhor?

Esse overclock na verdade é no processador, não na placa-mãe. É simplesmente uma opção na BIOS que vc altera.

Quanto menor o CL e maior o clock, melhor. O ponto ideal é 3000C15 ou 3200C16.
 
nao acho q vale a pena esperar pra lançar a prox geraçao. MAS os preços hoje estao ruins por causa de toda situaçao do corona, entao talvez vale esperar por esse outro motivo. Ainda assim ngm pode te dar nenhuma certeza q vai melhorar, só sei q hj ta ruim. boa sorte

Sobre memorias, o ryzen 5 3600 tira bom proveito de memorias 3200mhz ou mais, mas na pratica, vc só vai ver a diferença de 3000 pra 3200 ou msm 34666mhz se vc colocar um do lado do outro com algum software de monitoramento ativo pra ver a estabilidade de quadros. Isso pq a diferença é mais na estabilidade dos quadros q a cpu entrega (nao deixando cair) do que aumento da contagem de quadros, isso supondo q vc vai jogar a 144fps.
Resumindo, recomendo memorias 3200mhz, mas se as 3000mhz estiverem bem mais baratas pode ir nelas sem problema. Fora q dependendo da memoria 3000 q pegar da pra overclocar e por a 3200, as crucial 3000mhz cl15 tem fama de overclockar facil e costuma ter um bom preço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim, qnt menor o CL, mais janela vc tem pra aumentar ele pra ai poder aumentar a frequencia.
Mas CL nao é a unica coisa q vc tem q prestar atença, principalmente se ta querendo passar dos 3200mhz. O chip q vai dentro da ram é oq realmente importa (mas boa sorte procurando isso, pq é dificil de achar) bons chips sao ditos os q overclockam facil tipo o e-die da micron q vc acha dentro das crucial 3000mhz cl15 q tem um bom custo beneficio. De cabeça lembro q chips b-die da samsung tbm sao bons, vc acha eles em algumas memorias da corsair por exemplo, mas nao todas (por isso te desejei sorte antes). Nao sao os unicos, sao só os q lembro de cabeça.

E sobre fazer o overclock, da pra mudar pra perfil xmp, aumentar a frequencia, ver se da boot e chamar isso de overclock. Mas se vc quer fazer direito e ganhar o maximo de performace nao só com frequencia mas com os times, nao tem atalho, tem q estudar. Recomendo ler esse tópico pra começar: https://adrenaline.com.br/forum/threads/guia-completo-do-overclock-nas-memorias.329533/

Se quiser falar mais disso, recomendo abrir um tópico separado tbm.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

não quero fazer overclock não, só queria saber mesmo o que preciso fazer pra minha placa mãe aceitar essas memória de maiores frequência já que no site da MSI diz que precisa de Over nas frequência acima de 2666.

eu iria comprar marcas conhecidas como hyperx ou corsair. poderia me recomendar algum modelo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse overclock na verdade é no processador, não na placa-mãe. É simplesmente uma opção na BIOS que vc altera.

Quanto menor o CL e maior o clock, melhor. O ponto ideal é 3000C15 ou 3200C16.
mas o que eu preciso fazer? tem algum lugar que ensina isso?

clock de 3000/3200 está bom pra um i7 8700k?
 
não quero fazer overclock não, só queria saber mesmo o que preciso fazer pra minha placa mãe aceitar essas memória de maiores frequência já que no site da MSI diz que precisa de Over nas frequência acima de 2666.

eu iria comprar marcas conhecidas como hyperx ou corsair. poderia me recomendar algum modelo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


mas o que eu preciso fazer? tem algum lugar que ensina isso?

clock de 3000/3200 está bom pra um i7 8700k?
Sim, tem milhares de tutoriais no YouTube. É simples.

Pra jogar a 60 FPS num i7 não precisa gastar tanto com memória. Pode ir tranquilo de 2666 e ficar dentro do especificado pelo fabricante. Se for jogar a 144 FPS, convém pegar a memória mais rápida que puder gastar, desde que não tire dinheiro de outros componentes como placa de vídeo, SSD, etc.
 
não quero fazer overclock não, só queria saber mesmo o que preciso fazer pra minha placa mãe aceitar essas memória de maiores frequência já que no site da MSI diz que precisa de Over nas frequência acima de 2666.

eu iria comprar marcas conhecidas como hyperx ou corsair. poderia me recomendar algum modelo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


mas o que eu preciso fazer? tem algum lugar que ensina isso?

clock de 3000/3200 está bom pra um i7 8700k?
ahhhhhh entendi errado.
Se vc comprar uma memoria 3000, por exempo, a mobo vai usar ela a 2666mhz a principio (ou seja, a sua placa mae vai aceitar q memoria mais rapida msm se vc nao fizer nada). Ai basta ir na bios, trocar o perfil de memoria pra xmp e trocar a frequencia pra os 3000 exemplificados. é bem simples, como o cara de cima flw veja no youtube.
E vou concordar dnv com ele q 2666mhz é um bom patamar, só recomendaria mais q isso se a diferença de preço nao for grande.
 
Sim, tem milhares de tutoriais no YouTube. É simples.

Pra jogar a 60 FPS num i7 não precisa gastar tanto com memória. Pode ir tranquilo de 2666 e ficar dentro do especificado pelo fabricante. Se for jogar a 144 FPS, convém pegar a memória mais rápida que puder gastar, desde que não tire dinheiro de outros componentes como placa de vídeo, SSD, etc.
então tenho um i7 8700k com h100I v2, gtx1070, msi z370, alienware 24’ 240hz, ssd samsung evo de 500gb

acho que se colocar uma memória de 3000/3200 vai ter um ganho comparado as antigas 2133 correto?
 
então tenho um i7 8700k com h100I v2, gtx1070, msi z370, alienware 24’ 240hz, ssd samsung evo de 500gb

acho que se colocar uma memória de 3000/3200 vai ter um ganho comparado as antigas 2133 correto?
Terá, mas depende muito do jogo. A tendência é dar um gás a mais onde era CPU bound.
 
ahhhhhh entendi errado.
Se vc comprar uma memoria 3000, por exempo, a mobo vai usar ela a 2666mhz a principio (ou seja, a sua placa mae vai aceitar q memoria mais rapida msm se vc nao fizer nada). Ai basta ir na bios, trocar o perfil de memoria pra xmp e trocar a frequencia pra os 3000 exemplificados. é bem simples, como o cara de cima flw veja no youtube.
E vou concordar dnv com ele q 2666mhz é um bom patamar, só recomendaria mais q isso se a diferença de preço nao for grande.
ah, coisa simples de fazer então.

eu tinha visto 4x8gb hyperx 3000 cl15 ou 16 por 1.300. achei que estava um bom preço, acho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Terá, mas depende muito do jogo. A tendência é dar um gás a mais onde era CPU bound.
maioria dos jogos que eu jogo eu tenho problema com fps baixo. acredito eu que o problema é a memória ramo de 2133 pois o resto das configurações é top correto?
 
Boa tarde! Estou montando um desktop para dar de presente para o meu irmão de aniversario. Ele joga somente CS Go.
Deviado a atual situação e o uso dele, pensei na seguinte configuração:
Ryzen 3 3200(629 com frete) ou 2200 (490 com frete) Compensa os 140 reais de diferença? Tem muita diferença uma para a outra?
Asus A320m
Ram 8 gb (2x4)
fonte 450w (estou na duvida se compensa comprar uma de 500 ou 550)
OBS: mais para frente vou comprar uma rx570 tambem, enquanto isso ele usaria temporariamente o video integrado, sendo esse um dos motivos da escolha desse modelo.
Obrigado pela atenção!
 
ah, coisa simples de fazer então.

eu tinha visto 4x8gb hyperx 3000 cl15 ou 16 por 1.300. achei que estava um bom preço, acho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


maioria dos jogos que eu jogo eu tenho problema com fps baixo. acredito eu que o problema é a memória ramo de 2133 pois o resto das configurações é top correto?
de fato o resto da config é bom.
Mas frequencia de ram nao tem um impacto tao grande na performace. Oq exatamente quer dizer com fps baixo? ainda mais pq vc tem um monitor 240hz...
E vc monitorou o hardware com algum programa tipo afterburner + riva pra ver se por exemplo a vga ja nao esta a 100% ?
pode dar um exemplo concreto como: tal jogo, na qualidade tal e resoluçao tal esta rodando a tantos quadros por segundo, talvez com quedas em alguma situaçao especifica.
 
Boa tarde! Estou montando um desktop para dar de presente para o meu irmão de aniversario. Ele joga somente CS Go.
Deviado a atual situação e o uso dele, pensei na seguinte configuração:
Ryzen 3 3200(629 com frete) ou 2200 (490 com frete) Compensa os 140 reais de diferença? Tem muita diferença uma para a outra?
Asus A320m
Ram 8 gb (2x4)
fonte 450w (estou na duvida se compensa comprar uma de 500 ou 550)
OBS: mais para frente vou comprar uma rx570 tambem, enquanto isso ele usaria temporariamente o video integrado, sendo esse um dos motivos da escolha desse modelo.
Obrigado pela atenção!

O 3200 e uma revisão do 2200 com algumas melhorias e aumento de clock, veria no csgo algum teste no youtube se tem muita diferença, mas creio que pouca, pegaria logo uma de 500w, as vezes e quase o mesmo preço da 450w, de marcas confiáveis.
 
ah, coisa simples de fazer então.

eu tinha visto 4x8gb hyperx 3000 cl15 ou 16 por 1.300. achei que estava um bom preço, acho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


maioria dos jogos que eu jogo eu tenho problema com fps baixo. acredito eu que o problema é a memória ramo de 2133 pois o resto das configurações é top correto?
Depende do jogo, e depende do que vc considera baixo. Seria bom estarmos falando de algo específico, assim generalizado cabe qualquer tipo de interpretação.
 
Pessoal,

Sei que é relativo, mas o que vocês acham desse PC abaixo? O objetivo seria jogos multiplayer competitivos (CSGO, Battlefield, COD Warzone) e alguns de campanha (AC Odyssey, Tomb Raider, The Division etc) e gostaria ter a opção de jogar e fazer stream. A ideia é investir em um PC para ficar uns 3/4 anos sem update. Não ligo de jogar no Ultra, mas gostaria de um PC que rodasse jogos da geração atual pelo menos no médio, e o objetivo é ter um monitor 144hz 1ms (AOC 24g2 por ex). O objetivo inicial era montar um R5 3600, RTX 2060 Super, 2x8gb 3000mhz, B450 etc, mas com os valores atuais fugiu um pouco do orçamento e esse PC da pichau parece uma boa opção.


Provavelmente eu adicionaria um outro pente de memória (tem necessidade de ser 2x8gb 3000mhz ou 2666mhz é o suficiente?) e um SSD. Eu poderia fazer um upgrade na placa mãe e adquirir um kit de ventoinha 3x120mm se valesse a pena, pois ainda estaria no orçamento.

Eu tenho acompanhado o tópico e feito pesquisas, sei que muitas coisas são pessoais, mas seria ótimo ouvir opiniões de vocês.

Valeu de mais!
 
Boa tarde! Estou montando um desktop para dar de presente para o meu irmão de aniversario. Ele joga somente CS Go.
Deviado a atual situação e o uso dele, pensei na seguinte configuração:
Ryzen 3 3200(629 com frete) ou 2200 (490 com frete) Compensa os 140 reais de diferença? Tem muita diferença uma para a outra?
Asus A320m
Ram 8 gb (2x4)
fonte 450w (estou na duvida se compensa comprar uma de 500 ou 550)
OBS: mais para frente vou comprar uma rx570 tambem, enquanto isso ele usaria temporariamente o video integrado, sendo esse um dos motivos da escolha desse modelo.
Obrigado pela atenção!
CPU: 3200 vs 2200: No CSGO, a diferença é pequena. cerca de 5%. Além disso ambos ultrapassam e muito os 60FPS. Então a percepção de diferença seria ainda menor.
Fonte: 450W É o suficiente, mesmo considerando o upgrade. Ainda tem uma boa margem de segurança. Sugiro Corsair CX 450 Bronze.
 
boa placa mae.
HDMI mais recente nao serve pra nada, vc nao vai usar. E wifi é uma coisa q se vc usa pode vale a pena ja pegar imbutido em vez de pegar uma placa wifi pcie.
se quiser comparar placas de video, VRM é uma das coisas mais importantes por influenciar diretamente o qnt vc pode overclockar o cpu. Outro usuario acabou de compartilhar esse link com uma tier list pra comparar placas mae, vale olhar se estiver na duvida.

O resto da config pra rodar RDR 2 trnaquilo, reocmendo:
2x8gb ram 3000mhz cl15 da crucial (melhor custo beneficio q vc acha no br, pelo menos antes da crise) ela overcloca facil, entao vc deve conseguir pegar 3200mhz.
fonte corsair ou evga 550w com selo 80 plus
video: uma rx5700xt ou rtx2060 super acho o mais indicado
e de refriferaçao, pega um gabinete com o painel frontal em mesh (como o pichau gadit x) q nao tem erro, ai manda uns 4 fans q vai ter excelente air flow. O stock cooler da amd ja é bom, entao eu reocomendo vc usar ele e analizar como as temperaturas ficam pra decidir se vc quer ou nao investir mais em um cooler melhor.
Show de bola, brigadão pelas dicas!
Ajudou muito, vou começar a pesquisar.
 
de fato o resto da config é bom.
Mas frequencia de ram nao tem um impacto tao grande na performace. Oq exatamente quer dizer com fps baixo? ainda mais pq vc tem um monitor 240hz...
E vc monitorou o hardware com algum programa tipo afterburner + riva pra ver se por exemplo a vga ja nao esta a 100% ?
pode dar um exemplo concreto como: tal jogo, na qualidade tal e resoluçao tal esta rodando a tantos quadros por segundo, talvez com quedas em alguma situaçao especifica.
tipo: gta v com as coisas no alto, 1920x1080 240hz, fica abaixo dos 90fps, em qualquer parte do jogo

não tava querendo trocar de vga tão cedo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depende do jogo, e depende do que vc considera baixo. Seria bom estarmos falando de algo específico, assim generalizado cabe qualquer tipo de interpretação.
ao meu ver, maioria dos jogos ficam abaixo dos 90FPS, com médio/alto. falo em todos os jogos
 
Pessoal,

Sei que é relativo, mas o que vocês acham desse PC abaixo? O objetivo seria jogos multiplayer competitivos (CSGO, Battlefield, COD Warzone) e alguns de campanha (AC Odyssey, Tomb Raider, The Division etc) e gostaria ter a opção de jogar e fazer stream. A ideia é investir em um PC para ficar uns 3/4 anos sem update. Não ligo de jogar no Ultra, mas gostaria de um PC que rodasse jogos da geração atual pelo menos no médio, e o objetivo é ter um monitor 144hz 1ms (AOC 24g2 por ex). O objetivo inicial era montar um R5 3600, RTX 2060 Super, 2x8gb 3000mhz, B450 etc, mas com os valores atuais fugiu um pouco do orçamento e esse PC da pichau parece uma boa opção.


Provavelmente eu adicionaria um outro pente de memória (tem necessidade de ser 2x8gb 3000mhz ou 2666mhz é o suficiente?) e um SSD. Eu poderia fazer um upgrade na placa mãe e adquirir um kit de ventoinha 3x120mm se valesse a pena, pois ainda estaria no orçamento.

Eu tenho acompanhado o tópico e feito pesquisas, sei que muitas coisas são pessoais, mas seria ótimo ouvir opiniões de vocês.

Valeu de mais!

Esse esgotou iria nesses:



So dava um up na placa mãe, talvez um dual channel.
 
Última edição:
Olá pessoal,

Qual processador é o mais recomendado pra um PC pra jogos focando no melhor custo benefício?
Estou louco pra jogar Doom Eternal e até o 2016 que não joguei até hoje.

Para casar com uma GTX 1660, pensando apenas em jogos vale investir a mais num i5 9400f ou um i3 9100f já seria de bom tamanho? (ou correspondentes da AMD)
Não sou muito exigente em questão de querer jogar os jogos mais pesados todos no talo.
 
Olá pessoal,

Qual processador é o mais recomendado pra um PC pra jogos focando no melhor custo benefício?
Estou louco pra jogar Doom Eternal e até o 2016 que não joguei até hoje.

Para casar com uma GTX 1660, pensando apenas em jogos vale investir a mais num i5 9400f ou um i3 9100f já seria de bom tamanho? (ou correspondentes da AMD)
Não sou muito exigente em questão de querer jogar os jogos mais pesados todos no talo.

Novo esta tenso, se não tiver pressa pegaria um ryzen 2600 no aliexpress.
 
Olá pessoal,

Qual processador é o mais recomendado pra um PC pra jogos focando no melhor custo benefício?
Estou louco pra jogar Doom Eternal e até o 2016 que não joguei até hoje.

Para casar com uma GTX 1660, pensando apenas em jogos vale investir a mais num i5 9400f ou um i3 9100f já seria de bom tamanho? (ou correspondentes da AMD)
Não sou muito exigente em questão de querer jogar os jogos mais pesados todos no talo.
Se vc não faz questão de alta taxa de fps, recomendo r5 1600AF (embora agr esteja 1/2 caro comparado ao q custava uns 2~3 meses: 500~500)/r5 3500x (concorrente direto do 9400f). Está prestes a ser lançado o r3 3100/3300x, caso tenha visto, ele se mostrou mto bom nos testes contra o 7700k e até msm o 9400f + Gigabyte ab350m ds3h v2 (caso for usar em stock) + 2x8gb 3000mhz cl15 Crucial Ballistix Sports.
 
Pessoal, em relação à compatibilidade e refrigeração dos itens, esse PC gamer está OK?

Gabinete Cooler Master MB 511 ou Pichau Gadit X (qual deles vai entregar melhor refrigeração?)
Placa mãe Gigabyte Z390 M Gaming
Processador i5 9600k
Placa de Video EVGA GeForce RTX 2070 Super Black Gaming
SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2, Leitura 3500MB/s, Gravação 2400MB/s
Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650
Memória Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 16GB, 3000MHz, DDR4, CL16 (2x8).

Obrigado!
 
Pessoal, em relação à compatibilidade e refrigeração dos itens, esse PC gamer está OK?

Gabinete Cooler Master MB 511 ou Pichau Gadit X (qual deles vai entregar melhor refrigeração?)
Placa mãe Gigabyte Z390 M Gaming
Processador i5 9600k
Placa de Video EVGA GeForce RTX 2070 Super Black Gaming
SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2, Leitura 3500MB/s, Gravação 2400MB/s
Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650
Memória Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 16GB, 3000MHz, DDR4, CL16 (2x8).

Obrigado!
Apesar do i5 9600k ter melhor desempenho q os ryzen's 3ªG, trocaria por um destes, o r5 3600 pelo fato dele ser um cpu 6c/12t terá maior longevidade nos jogos + placa mãe Asus TUF Gaming x570 Plus (poderia até indicar uma b450, mas agr q a AMD anunciou q praticamente abriu mão da não compatibilidade dos ryzen's 4ªG às mobos antigas (série 3xx/4xx), ficando a decisão das fabricantes de disponibilizarem bios ou não, aí teria q ser x570 pra ter + ctz msm, talvez c/ pressão popular isso possa mudar. A não ser q vc compre p/ durar uns bons anos e trocar a plataforma td c/ ddr5).
Memória trocaria pelas 8gb 3000mhz cl15 Crucial Ballistix Sports, já q sobem bem em OC de freqs, já q os ryzen's beneficiam mto disso.
 
Apesar do i5 9600k ter melhor desempenho q os ryzen's 3ªG, trocaria por um destes, o r5 3600 pelo fato dele ser um cpu 6c/12t terá maior longevidade nos jogos + placa mãe Asus TUF Gaming x570 Plus (poderia até indicar uma b450, mas agr q a AMD anunciou q praticamente abriu mão da não compatibilidade dos ryzen's 4ªG às mobos antigas (série 3xx/4xx), ficando a decisão das fabricantes de disponibilizarem bios ou não, aí teria q ser x570 pra ter + ctz msm, talvez c/ pressão popular isso possa mudar. A não ser q vc compre p/ durar uns bons anos e trocar a plataforma td c/ ddr5).
Memória trocaria pelas 8gb 3000mhz cl15 Crucial Ballistix Sports, já q sobem bem em OC de freqs, já q os ryzen's beneficiam mto disso.
Obrigado pela resposta... Na verdade pensei também no R5 3600, porém andei lendo alguns relatos em relação a BIOS, placa mãe, atualização, etc, e resolvi ir de Intel mesmo...
Eu quero montar as peças e ligar o PC, sem me preocupar.. e pago mais por isso tranquilamente..

Vou olhar a sugestão das memórias. E quanto ao gabinete, refrigeração e ao Gammaxx 400? Ela dá conta do 9600k e do 3600? Além da compatibilidade das peças? Obrigado.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo