• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Olá eu estou montando um pc não fisicamente
Meu pc vai ser :
Placa mãe: ASRock B450M Steel Legend micro atx
Processador: estou pensando no r5 2600 se tiver alguma sugestão com um preço igual...
Placa de vídeo: pensei numa rx 570 8gb hoje em dia e melhor ter mais gb na placa de vidio
Memoria ram: esse estou precisando de ajuda eu acho que vou colocar um slot com 16gb e mais para o futuro encho os outro slot quero colocar 16gb por que a placa e 64 gb nao que comprar 2x8
Ssd/hd: ssd de 500g para colocar progamas e jogos e o hd talvez 500gb também so para guardar arquivos que não são programas ou jogos talvez coloco.
Gabinete: estou pensando nessa
https://m.kabum.com.br/produto/1100...MIh9eNzoqu6QIViuThCh2NCQTtEAEYASAGEgLoX_D_BwE e bacana
Obiservação: esse e o primeiro pc que monto se tiver algum erro podem me falar e pode me ajudar? Me ajudem tambem na fonte

- Processador recomendaria o Ryzen 5 1600. Melhor custo-benefício.

- Placa de vídeo, a RX 570 serve, mas se puder gastar um pouco mais, vale a pena pegar a RX 580

- Sobre memória RAM, qualquer coisa acima de 16GB de RAM é exagero e gasto desnecessário. O novo Flight Simulator é o único jogo (simulador) que eu conheço que menciona 32GB de RAM no setup ideal, já o restante dos jogos mais pesados apontam que 16GB é o suficiente para rodar no ultra. Compre mesmo 2 pentes de 8GB.
 
- Sobre memória RAM, qualquer coisa acima de 16GB de RAM é exagero e gasto desnecessário. O novo Flight Simulator é o único jogo (simulador) que eu conheço que menciona 32GB de RAM no setup ideal, já o restante dos jogos mais pesados apontam que 16GB é o suficiente para rodar no ultra. Compre mesmo 2 pentes de 8GB.
Não e um gasto desnecessário imagina se depois eu presisar de mais
- Processador recomendaria o Ryzen 5 1600. Melhor custo-benefício.

- Placa de vídeo, a RX 570 serve, mas se puder gastar um pouco mais, vale a pena pegar a RX 580

- Sobre memória RAM, qualquer coisa acima de 16GB de RAM é exagero e gasto desnecessário. O novo Flight Simulator é o único jogo (simulador) que eu conheço que menciona 32GB de RAM no setup ideal, já o restante dos jogos mais pesados apontam que 16GB é o suficiente para rodar no ultra. Compre mesmo 2 pentes de 8GB.
Obrigado por me responder. Mais a questão da memoria está boa ? Tenho mais uma duvida é sobre a fonte não tem nenhum problema se sobrar wtts nela não? E a memoria ram pode ser a mesma frequência que a placa mãe ou o processador, ou isso não tem nada haver com o processador ?
 
Não e um gasto desnecessário imagina se depois eu presisar de mais

Tudo vai depender do seu uso, só você poderá dizer se 16GB são suficientes ou não para você. Para a maioria dos casos realmente 16GB é mais que suficiente, mas cabe a você analisar se o seu caso se enquadra na maioria.

No meu caso, montei a máquina da assinatura com apenas 16GB e não está sendo suficiente para o meu uso e acabei tendo que comprar mais um kit de 16GB porque costumo mexer com VMs, o que demanda uma quantidade de memória RAM maior para não prejudicar o desempenho da máquina real e das máquinas virtuais. Agora estou aguardando a boa vontade da Pichau de enviar meu kit que comprei na terça feira e teve pagamento aprovado na mesma hora, mas até hoje não foi enviado.
 
Tudo vai depender do seu uso, só você poderá dizer se 16GB são suficientes ou não para você. Para a maioria dos casos realmente 16GB é mais que suficiente, mas cabe a você analisar se o seu caso se enquadra na maioria.

No meu caso, montei a máquina da assinatura com apenas 16GB e não está sendo suficiente para o meu uso e acabei tendo que comprar mais um kit de 16GB porque costumo mexer com VMs, o que demanda uma quantidade de memória RAM maior para não prejudicar o desempenho da máquina real e das máquinas virtuais. Agora estou aguardando a boa vontade da Pichau de enviar meu kit que comprei na terça feira e teve pagamento aprovado na mesma hora, mas até hoje não foi enviado.
Eu falei em ter 2x16 pensando em que eu vou sair bo prejuizo se algum dia presisar das 64gb ram e ter que eliminar os 2x8gb para preencher o espaço tendo que comprar novos slot de memoria isso faz um pouco de sentido igual no seu caso vc colocou 2x8 ou 1 de 16gb? E agora vc tem que espandir.
 
Eu falei em ter 2x16 pensando em que eu vou sair bo prejuizo se algum dia presisar das 64gb ram e ter que eliminar os 2x8gb para preencher o espaço tendo que comprar novos slot de memoria isso faz um pouco de sentido igual no seu caso vc colocou 2x8 ou 1 de 16gb? E agora vc tem que espandir.

No meu caso peguei inicialmente 2x 8GB, ai agora peguei mais 2x 8GB e estou aguardando chegar.
 
Olá pessoal!

No final do ano passado iniciei a montagem do meu computador e estou com o dinheiro para finalizar. Iria comprar tudo na época, porém não foi possível, fui comprando aos poucos e agora estou finalizando.

Bem, de lá para cá as coisas mudaram bastante. Agradeço novamente aos que ajudaram anteriormente.
Faltam as últimas peças e antes de adquirir gostaria de orientação nestas últimas peças:

Os itens que tenho são:
- Processador AMD Ryzen 5 3600;
- Placa-Mãe Asus TUF Gaming X570-PLUS/BR;
- SSD Adata XPG SX6000, 1TB;
- Memória HyperX Fury, 8GB(x2), 2666MHz, DDR4; (hoje compraria diferente)

Bem. Resta a escolher a placa de vídeo, gabinete e uma pasta térmica.

Quanto a placa de vídeo, ia pegar a Galax RTX 2060, boletei por R$1.900,00, salvo engano, no final do mês, mas acabei não comprando. O que me sugerem de placa de vídeo com esta configuração?

Quanto ao gabinete não quero ter luzes, pode ser simples e eficiente. O que me sugerem destes:
https://www.pichau.com.br/gabinete-...MIgqPb-f6z6QIVrAiICR2R5wBaEAQYAiABEgK1fvD_BwE
https://www.amazon.com.br/Gabinete-En55576-Aerocool-Acessórios-Computador/dp/B014K34F4Y/ref=asc_df_B014K34F4Y/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379817895773&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=9636673695273695534&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1031473&hvtargid=pla-812932940115&psc=1
https://www.pichau.com.br/gabinete-...MI1fu2-5G06QIVApSzCh1EXQDTEAQYAyABEgLdXvD_BwE

Como podem perceber, como fui comprando aos poucos, fiquei mais folgado com o orçamento. Hoje tenho R$2.000,00 para a placa de vídeo (pode ultrapassar um pouco) e R$300,00 para o gabinete.
Infelizmente estou terminando com os preços em alta, mas como comecei, vamos terminar.

Grato pela ajuda de todos!
 
Não sei te responder muitas perguntas mais vou responder o que eu sei compre todas as peças juntas para testar se vc comprar separado e a garantia de uma acabar e vc for montar seu pc e der erro na peça vc nao pode reclamar kkkkk
Em alguns processadores ja vem a pasta termica isso e oque sei
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quanto ao gabinete não quero ter luzes, pode ser simples e eficiente. O que me sugerem
Olhe esses que achei bacana eu vou colocar o azul no meu pc mais se vc quer siples: o geito mais rapido de encontra um que vc gosta e ir no Google e pesquisar gabinete atx pelo formato de sua placa mãe ai vc vai em shopping la vc vai deslizando e vendo

 
Última edição:
Olá pessoal!

No final do ano passado iniciei a montagem do meu computador e estou com o dinheiro para finalizar. Iria comprar tudo na época, porém não foi possível, fui comprando aos poucos e agora estou finalizando.

Bem, de lá para cá as coisas mudaram bastante. Agradeço novamente aos que ajudaram anteriormente.
Faltam as últimas peças e antes de adquirir gostaria de orientação nestas últimas peças:

Os itens que tenho são:
- Processador AMD Ryzen 5 3600;
- Placa-Mãe Asus TUF Gaming X570-PLUS/BR;
- SSD Adata XPG SX6000, 1TB;
- Memória HyperX Fury, 8GB(x2), 2666MHz, DDR4; (hoje compraria diferente)

Bem. Resta a escolher a placa de vídeo, gabinete e uma pasta térmica.

Quanto a placa de vídeo, ia pegar a Galax RTX 2060, boletei por R$1.900,00, salvo engano, no final do mês, mas acabei não comprando. O que me sugerem de placa de vídeo com esta configuração?

Quanto ao gabinete não quero ter luzes, pode ser simples e eficiente. O que me sugerem destes:
https://www.pichau.com.br/gabinete-...MIgqPb-f6z6QIVrAiICR2R5wBaEAQYAiABEgK1fvD_BwE
https://www.amazon.com.br/Gabinete-En55576-Aerocool-Acessórios-Computador/dp/B014K34F4Y/ref=asc_df_B014K34F4Y/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379817895773&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=9636673695273695534&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1031473&hvtargid=pla-812932940115&psc=1
https://www.pichau.com.br/gabinete-...MI1fu2-5G06QIVApSzCh1EXQDTEAQYAyABEgLdXvD_BwE

Como podem perceber, como fui comprando aos poucos, fiquei mais folgado com o orçamento. Hoje tenho R$2.000,00 para a placa de vídeo (pode ultrapassar um pouco) e R$300,00 para o gabinete.
Infelizmente estou terminando com os preços em alta, mas como comecei, vamos terminar.

Grato pela ajuda de todos!

Até 2000 reais, creio que a melhor seria a GTX 1660 Super 6GB

Quanto ao gabinete, é mais questão de gosto pessoal. Há vários bons nessa faixa de preço.
 
Bom, estou em duvida se devo investir em um kit upgrade placa-mãe, memórias e processador ou em uma nova placa de video mantendo as minhas configs atuais...

Minhas configs atuais São:
i7 4790k
16 gb RAM DDR3
GTX 1060 6gb gigabyte
SSD 1 TB
FONTE Corsair 650W

estava pensando em uma placa de video melhor na faixa de uns 2500 a 3000 reais .. então me veio essa duvida se trocasse componentes como placa-mãe e o processador e a memória poder ter um ganho consideravel de desempenho (FPS ) ..

O que compensaria mais a placa de video ou a placa-mãe , memorias e o processador ??

Caso seja a placa de video mais compensador qual seria uma boa nessa faixa de preço.. eu andei pesquisando sobre a RX 5700XT thic ii ultra

https://versus.com/br/xfx-radeon-rx-5700-xt-thicc-ii-ultra

O que me aconselhariam ?
 
Bom, estou em duvida se devo investir em um kit upgrade placa-mãe, memórias e processador ou em uma nova placa de video mantendo as minhas configs atuais...

Minhas configs atuais São:
i7 4790k
16 gb RAM DDR3
GTX 1060 6gb gigabyte
SSD 1 TB
FONTE Corsair 650W

estava pensando em uma placa de video melhor na faixa de uns 2500 a 3000 reais .. então me veio essa duvida se trocasse componentes como placa-mãe e o processador e a memória poder ter um ganho consideravel de desempenho (FPS ) ..

O que compensaria mais a placa de video ou a placa-mãe , memorias e o processador ??

Caso seja a placa de video mais compensador qual seria uma boa nessa faixa de preço.. eu andei pesquisando sobre a RX 5700XT thic ii ultra

https://versus.com/br/xfx-radeon-rx-5700-xt-thicc-ii-ultra

O que me aconselhariam ?
Tua placa mãe é Z? Se puder fazer um overclock pode te ajudar bastante, a 1060 não usa todo o potencial do 4790k, e ele em overclock consegue empurrar praticamente uns 95% do que a 5700XT pode fornecer. Eu estou com 4.6ghz no 4790k e a 5700 XT PULSE, tive um ganho MUITO alto comparado a minha GTX 980, que no overclock que estava ficava uns 5% na frente da 1060 6gb de um amigo
 
R3v3ng3R, _EagleMan_ e brdtoledo, muito obrigado pelas dicas! Agora estou menos perdido, mas ainda preciso de mais uma ajudinha pra decidir o hardware final da máquina. Me digam, por favor, se tudo aqui combina ou se existe algum descompasso ou problema.

Processador - AMD Ryzen 7 3800X

Placa mae - Placa Mãe ASRock B450M Steel Legend. Vcs me recomendam trocar pela x570 por desempenho? A diferença vai ser significativa? Pq ela chega a ser 500 reais mais cara, custando 1300 reais. Ela tá overpriced? O brdtoledo citou um problema na outra placa de nao ter dissipador pra fazer render. Como eu nao entendo bulhufas, fico perdido sem saber se o problema é em todas b450 ou só naquela placa.

Placa de vídeo - GIGABYTE RADEON RX 5700 XT 8GB GAMING OC . Devo esperar a Nitro+ ou a red devil voltarem a um preço aceitável?

Memória - DDR4 Geil EVO X II RGB SYNC 16GB (2x8GB) 3200MHz. Vou seguir o conselho de vcs e peguei a mais barata 3200Mhz.

SSD - Estou em dúvida entre esta e esta. A diferença de preço é justificável?

Fonte - Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650

Gabinete - Este é o suficiente? Preciso comprar algum cooler ou fan adicional?

Vlw!
 
pessoal vocês tem mais contato com placas mãe de marcas diferentes, as fabricantes de placa estão usando qual parceria com empresas de som?

Som hoje é uma parte importante na escolha de uma placa mãe, qualidade, potência, opções de configuração de saida de audio,

minha gigabyte de 2011 usava parceria dolby digital, um dos melhores sons configurações e alturas de volume que ja tive numa placa mãe, dava pra usar cada entrada de som pro que quiser, dava pra espetar microfone no verde e fone no rosa e só configurar no menu de som que funcionava Perfeitamente. não vi isso na minha placa mãe nova, obrigando a espetar tudo em sua conexão especifica.

asrock pelo que vi continua com a SOUNDBLASTER vindo com o software ( Cinema )

minha x370 tem o cinema 3, deixa saudade em amplificação e e configurações de audio, mas ainda sim tem algumas configurações bem interessantes.

Se você, realmente, gosta de áudio e se preocupa com isso no PC, esquece áudio integrado e parte para uma interface.

Uma interface simples, já é melhor que qualquer áudio integrado.
 
R3v3ng3R, _EagleMan_ e brdtoledo, muito obrigado pelas dicas! Agora estou menos perdido, mas ainda preciso de mais uma ajudinha pra decidir o hardware final da máquina. Me digam, por favor, se tudo aqui combina ou se existe algum descompasso ou problema.

Processador - AMD Ryzen 7 3800X

Placa mae - Placa Mãe ASRock B450M Steel Legend. Vcs me recomendam trocar pela x570 por desempenho? A diferença vai ser significativa? Pq ela chega a ser 500 reais mais cara, custando 1300 reais. Ela tá overpriced? O brdtoledo citou um problema na outra placa de nao ter dissipador pra fazer render. Como eu nao entendo bulhufas, fico perdido sem saber se o problema é em todas b450 ou só naquela placa.

Placa de vídeo - GIGABYTE RADEON RX 5700 XT 8GB GAMING OC . Devo esperar a Nitro+ ou a red devil voltarem a um preço aceitável?

Memória - DDR4 Geil EVO X II RGB SYNC 16GB (2x8GB) 3200MHz. Vou seguir o conselho de vcs e peguei a mais barata 3200Mhz.

SSD - Estou em dúvida entre esta e esta. A diferença de preço é justificável?

Fonte - Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650

Gabinete - Este é o suficiente? Preciso comprar algum cooler ou fan adicional?

Vlw!

Trocar B450 por X570 por desempenho? Não, desempenho entre os chipsets é muito similar. O que pode acontecer é do VRM da B450 limitar a performance do 3800X quando ele for devidamente exigido, mas essa B450 tem VRM que aguenta tranquilamente o 3800X (3900X são outros 500). Agora, trocar a B450 por uma X570 com o intuito de ter a possibilidade garantida de migrar futuramente para um Ryzen 4000, que está prometendo ganhos de 10-20% de IPC, ou mesmo usar um Ryzen 3000 com mais que 8 núcleos? Aí com certeza é algo a se pensar... Essa X570 TUF da Asus chegou a custar pouco mais de R$ 1000 nas promoções que aconteceram ano passado, então o preço dela agora, apesar de maior, não está muito diferente do que vimos no passado. Claro que seria muito melhor poder pegá-la por uns R$ 1100 estourando, mas diante desse cenário de dólar a R$ 6, o preço cobrado por ela agora não está ruim ao meu ver, especialmente quando comparamos com outros modelos de X570 que custam BEM mais do que isso e nem sempre oferecem tantas features assim que justifiquem o preço adicional exorbitante.

Tanto a Nitro+ quanto a Red Devil tem excelentes projetos, mas acho inviável pensar na possibilidade que essas placas teriam redução de preço à curto prazo. TALVEZ num eventual lançamento das futuras RDNA 2.0 ou Ampere, com a intenção de desovar os estoques antigos, mas antes disso, com esse dólar maluco? Acho bem improvável... Mesmo assim, a Gaming OC é uma boa alternativa para quem não deseja gastar muito com as 5700 XT, pois tem um bom sistema de refrigeração também e, ao menos lá fora, é uma das 5700 XT mais baratas disponível.

Quanto ao SSD NVME, a diferença de preço não se justifica nesse caso, pois existem SSDs NVME nessa capacidade de 512GB que custam mais barato (não muito, mas custam). Porém, se você precisa desses 512GB, de alta velocidade, hoje não há muito o que fazer além de pagar o premium exigido. Se a intenção é colocar apenas Windows/programas no SSD e deixar o resto por conta do HD, então daria pra pensar em pegar o ADATA da Pichau.

No tocante ao gabinete, se ele te agrada esteticamente, possui portas USB frontais suficientes e na velocidade desejada (3.0, no caso) e é capaz de comportar todo o teu hardware atual e eventuais upgrades (de VGAs mais compridas, de mais unidades de armazenamento, seja SSD SATA ou HD mecânico), então pode comprar de boa.

Falouws :cool:
 
Não to falando dessa, essa aí é fera. To falando da B450 Asus Prime Gaming/Br, aquela placa mãe sem dissipador nos vrms que geralmente essas lojas que montam o PC pra ti tentam empurrar.
Não entendi uma coisa, você indica um 1600 AF e fala pra fugir dessa MB?? Ela não tem problema algum com esse processador. Se você indicasse algum processador de 100W até entenderia, mas os de 65W não vejo problema algum nessa MB.
 
Não entendi uma coisa, você indica um 1600 AF e fala pra fugir dessa MB?? Ela não tem problema algum com esse processador. Se você indicasse algum processador de 100W até entenderia, mas os de 65W não vejo problema algum nessa MB.

O problema é que, mesmo que inicialmente não haja problema em usar o 1600 AF nessa placa, se o usuário quiser por futuramente um 3800X/3900X, o VRM com certeza vai dar trabalho para entregar a energia necessária para alimentar essa CPU.

Como CPU é mais fácil de trocar que placa-mãe, é mais jogo comprar uma "placa-mãe definitiva" que seja capaz de suportar o futuro upgrade que você deseja fazer daqui uns anos.

Falouws :cool:
 
Como faz tempo que não pesquiso nada sobre DDR3, não tenho como indicar um modelo específico, mas se você comprar de marcas conceituadas no mercado, como as que citei no meu post anterior, dificilmente você terá problemas. Uma coisa que pode ajudar é comprar uma memória que esteja dentro da lista de compatiblidade da sua placa-mãe, o chamado QVL. Não quer dizer que todas as memórias que estejam fora dessa lista não irão funcionar, mas é 100% de certeza que as memórias contidas nela irão funcionar da forma como o fabricante as testou.

Diante do cenário da ausência de placa de vídeo, e considerando que você já tem 8GB de RAM (que não é a melhor maravilha do mundo, mas dá pra brincar desde que se tenha consciência das limitações impostas por essa quantidade), acho que você teria um salto performático muito mais interessante inserido uma placa de vídeo nova do que expandindo a sua RAM. Evidente que colocar 16GB em algum momento futuro seria necessário, mas ao menos a placa de vídeo que você comprar agora pode ser aproveitada num futuro setup que você eventualmente montar. Ao meu ver, seria o upgrade mais prudente nesse momento.

Falouws :cool:

A sim, agora entendi . Mas qual placa de video eu poderia colocar nesta placa mãe ? faz tempo que parei de acompanhar essas questães de PC então to bem perdido rs.. ela tem
1 x PCIe x16
2 x PCIe 2.0 x1
minha placa mãe..
 
O problema é que, mesmo que inicialmente não haja problema em usar o 1600 AF nessa placa, se o usuário quiser por futuramente um 3800X/3900X, o VRM com certeza vai dar trabalho para entregar a energia necessária para alimentar essa CPU.

Como CPU é mais fácil de trocar que placa-mãe, é mais jogo comprar uma "placa-mãe definitiva" que seja capaz de suportar o futuro upgrade que você deseja fazer daqui uns anos.

Falouws :cool:
É isso aí, então que indique uma MB com suporte aos futuros 4000, pois se o usuário quiser futuramente fazer o upgrade não terá dificuldade.
 
Concordo plenamente e é por isso que, se estivesse na sua situação, faria exatamente o mesmo: pegaria a X570 + 1600 AF e esperaria a situação melhorar para pegar um futuro 4600/4700.

Se você fosse pegar, por exemplo, a B350 agora e depois trocar primeiramente a placa-mãe, você não poderia usar o 1600AF nela, pois segundo aquele slide que a AMD divulgou no lançamento do 3300X, a B550 só é compatível com os Ryzen 3000 e 4000. A X570 mesmo perdeu compatibilidade com os Ryzen 1000 e APUs 2000, mas teve uma atualização de BIOS recente que inseriu o suporte aos Ryzen 2000G.



Como faz tempo que não pesquiso nada sobre DDR3, não tenho como indicar um modelo específico, mas se você comprar de marcas conceituadas no mercado, como as que citei no meu post anterior, dificilmente você terá problemas. Uma coisa que pode ajudar é comprar uma memória que esteja dentro da lista de compatiblidade da sua placa-mãe, o chamado QVL. Não quer dizer que todas as memórias que estejam fora dessa lista não irão funcionar, mas é 100% de certeza que as memórias contidas nela irão funcionar da forma como o fabricante as testou.

Diante do cenário da ausência de placa de vídeo, e considerando que você já tem 8GB de RAM (que não é a melhor maravilha do mundo, mas dá pra brincar desde que se tenha consciência das limitações impostas por essa quantidade), acho que você teria um salto performático muito mais interessante inserido uma placa de vídeo nova do que expandindo a sua RAM. Evidente que colocar 16GB em algum momento futuro seria necessário, mas ao menos a placa de vídeo que você comprar agora pode ser aproveitada num futuro setup que você eventualmente montar. Ao meu ver, seria o upgrade mais prudente nesse momento.



Com certeza na 3600 CL18-19-19-39, mas isso se você considerar válido pagar a diferença de preço entre elas.

É possível comprar o modelo de 3200 MHz e fazer OC para 3600 MHz, mas isso nem sempré é garantido. Portanto, se você quer fazer tuas memórias trabalharem a 3600 MHz, a única forma de garantir isso é comprando o segundo kit e usá-lo com os Ryzen 3000.

Falouws :cool:
Poise, então. Se eu fosse de B350 pra depois passar pra B550 + Ryzen4000 eu não iria trocar só a placa mãe primeiro não, pois sim ela é incompatível com o 1600af, não faria sentido, daí já iria trocar tudo junto direto mesmo: placa mãe e cpu.
Mas como falamos, é muito mais trampo e, possivelmente pelo dólar, o valor final iria sair similar ao pegar a x570 agora. Vou nela já.

Uma dúvida
Corsair H45 por 240 reais ou Gammaxx 400 White por 150 reais para o ryzen 5 1600af.
Penso em fazer um overzinho nele 🙂.

Dependendo do valor que chegar o 3300x aí abro mão do 1600af e air cooler e vou direto nele.
 
Última edição:
A sim, agora entendi . Mas qual placa de video eu poderia colocar nesta placa mãe ? faz tempo que parei de acompanhar essas questães de PC então to bem perdido rs.. ela tem
1 x PCIe x16
2 x PCIe 2.0 x1
minha placa mãe..

Primeiramente, por desencargo de consciência, recomendo você atualizar a BIOS da sua placa-mãe para a versão mais atual disponível, a fim de reduzir as chances de incompatibilidade de hardware da placa-mãe com a sua futura VGA.

Em tese, qualquer placa de vídeo que trabalhe no padrão PCI-E (basicamente todas as placas de vídeo atualmente vendidas no mercado) seria capaz de funcionar na sua placa-mãe. Fisicamente falando, não haveria limitações, mas do ponto de vista do software, pode haver conflitos que impeçam a VGA de funcionar perfeitamente (o que inicialmente pode ser identificado erroneamente como defeito na VGA) e é por isso que recomendei que você fizesse update na BIOS só por precaução.

Com relação ao modelo em si, a escolha vai depender do teu orçamento, mas hoje acho muito difícil recomendar qualquer coisa inferior à performance de uma RX 570 4GB (RX 580 8GB seria a escolha mais acertada aqui entre as duas). Do lado da nVidia, temos a GTX 1650 Super (4GB) e a 1660 6GB. A escolha vai depender do teu orçamento.

É isso aí, então que indique uma MB com suporte aos futuros 4000, pois se o usuário quiser futuramente fazer o upgrade não terá dificuldade.

Apesar de ser também contrário à indicação dessa placa, é possível fazê-lo DESDE que se deixe claro ao usuário que ele estará restringindo suas escolhas futuras para upgrades em virtude das limitações impostas pelo VRM da placa.

Poise, então. Se eu fosse de B350 pra depois passar pra B550 + Ryzen4000 eu não iria trocar só a placa mãe primeiro não, pois sim ela é incompatível com o 1600af, não faria sentido, daí já iria trocar tudo junto direto mesmo: placa mãe e cpu.
Mas como falamos, é muito mais trampo e, possivelmente pelo dólar, o valor final iria sair similar ao pegar a x570 agora. Vou nela já.

Uma dúvida
Corsair H45 por 240 reais ou Gammaxx 400 White por 150 reais para o ryzen 5 1600af.
Penso em fazer um overzinho nele 🙂.

Dependendo do valor que chegar o 3300x aí abro mão do 1600af e air cooler e vou direto nele.

Com certeza uma saiba decisão diante desse cenário de incertezas :true:

Com relação ao cooler, eu particularmente não sou muito chegado a WC, ainda mais esses de 120 mm, então sou suspeito para falar quando digo que preferiria o air cooler nesse caso, assim como preferi pegar um Hyper 212 Black RGB pro meu 3600 no lugar de um WC de 240 mm. Instalação mais simples (menos cabos/parafusos), não tem risco de vazamentos e se eventualmente a fan parar de funcionar, basta comprar uma nova, ou seja, custo de manutenção bem mais baixo.

Falouws :cool:
 
Apesar de ser também contrário à indicação dessa placa, é possível fazê-lo DESDE que se deixe claro ao usuário que ele estará restringindo suas escolhas futuras para upgrades em virtude das limitações impostas pelo VRM da placa.
Concordo com sua posição. Mas imagina um usuário básico, o cara vai comprar um processador mais "simples"...essa placa já dará para ele levar de boa. Ai ele resolve mudar para o Ryzen 9 3950X, a chance de dar ruim existe...apesar da Asus dizer que é compatível com tal processador. Eu sei que muitas vezes a diferença de preço é pouca, mas imagina 100 daqui, 200 dali e assim vai...no fim você consegue um passo a frente na VGA ou até mesmo um processador um pouco mais forte e que a MB consiga carregar de boa.

É basicamente o mesmo que vejo muita gente dizer + - assim: Olha, assim que comprar o processador já compre um WC ou um outro cooler, porque o box não da conta. Pô cara, o cooler box dá conta do recado para 95% das pessoas. Sempre vai ter que precise tirar um pouco mais do processador e precisará dessa solução, mas não são todos.

Mas segue o barco..e alias, acho muito interessante as suas contribuições aqui. Muito técnicas, detalhadas e ajuda muito a todos nós!!

Edit: Desculpa o edit, mas será que a Pichau seria maluca ou irresponsável de vender esse PC ( https://www.pichau.com.br/nvidia-rt...-super-ex-8gb-8gb-ddr4-hd-1tb-600w-spec-omega ) tendo como MB a Asus Prime B450M-Gaming/BR? Eu acho que não, porque já imaginou o desgaste da imagem e fora os custos com devoluções?
 
até que ponto a mudança ddr4 p ddr5 pode ser impactante?
considerando isso, fico pensando se vale a pena investir em chipsets 570 da amd ou da linha 400 da Intel, tendo em vista que 2021/2 tem novas placas com suporte DDr5 ai

se a diferença for significativa, algo que realmente muda os parametros, não seria mais seguro investir em algo no mais barato e pra curto prazo?
no caso, montando um pc, vc deixar pra investir mais em GPU, fonte, gabinete e compra o kit placa mae-cpu mais modesto, só pra levar até essa virada
 
até que ponto a mudança ddr4 p ddr5 pode ser impactante?
considerando isso, fico pensando se vale a pena investir em chipsets 570 da amd ou da linha 400 da Intel, tendo em vista que 2021/2 tem novas placas com suporte DDr5 ai

se a diferença for significativa, algo que realmente muda os parametros, não seria mais seguro investir em algo no mais barato e pra curto prazo?
no caso, montando um pc, vc deixar pra investir mais em GPU, fonte, gabinete e compra o kit placa mae-cpu mais modesto, só pra levar até essa virada
Pensei nisso tbm na hora de optar pela X570 agora, não sei o impacto da ddr5 mas até isso se solidificar no mercado como os preços e disponibilidade/acessibilidade ao público acho meio que esperar demais, não sei até onde valaria a pena.

Uma opção sim poderia pegar uma b450 agora e fazer up de cpu futuramente ate o limite dela que seria a 3a geração de ryzen esperando essa mudança pra ddr5, mas futuro incerto 😖
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Primeiramente, por desencargo de consciência, recomendo você atualizar a BIOS da sua placa-mãe para a versão mais atual disponível, a fim de reduzir as chances de incompatibilidade de hardware da placa-mãe com a sua futura VGA.

Em tese, qualquer placa de vídeo que trabalhe no padrão PCI-E (basicamente todas as placas de vídeo atualmente vendidas no mercado) seria capaz de funcionar na sua placa-mãe. Fisicamente falando, não haveria limitações, mas do ponto de vista do software, pode haver conflitos que impeçam a VGA de funcionar perfeitamente (o que inicialmente pode ser identificado erroneamente como defeito na VGA) e é por isso que recomendei que você fizesse update na BIOS só por precaução.

Com relação ao modelo em si, a escolha vai depender do teu orçamento, mas hoje acho muito difícil recomendar qualquer coisa inferior à performance de uma RX 570 4GB (RX 580 8GB seria a escolha mais acertada aqui entre as duas). Do lado da nVidia, temos a GTX 1650 Super (4GB) e a 1660 6GB. A escolha vai depender do teu orçamento.



Apesar de ser também contrário à indicação dessa placa, é possível fazê-lo DESDE que se deixe claro ao usuário que ele estará restringindo suas escolhas futuras para upgrades em virtude das limitações impostas pelo VRM da placa.



Com certeza uma saiba decisão diante desse cenário de incertezas :true:

Com relação ao cooler, eu particularmente não sou muito chegado a WC, ainda mais esses de 120 mm, então sou suspeito para falar quando digo que preferiria o air cooler nesse caso, assim como preferi pegar um Hyper 212 Black RGB pro meu 3600 no lugar de um WC de 240 mm. Instalação mais simples (menos cabos/parafusos), não tem risco de vazamentos e se eventualmente a fan parar de funcionar, basta comprar uma nova, ou seja, custo de manutenção bem mais baixo.

Falouws :cool:
O problema é a AMD por pressão da comunidade ou sei lá resolver dar suporte aos ryzen4000 na b450 e aí eu me fuderei bonito hehe, pois to com uma aqui Steel Legend lacrada que iria usar bem mais em conta $ e por isso irei devolvê-la e pegar a X570.
 
Pensei nisso tbm na hora de optar pela X570 agora, não sei o impacto da ddr5 mas até isso se solidificar no mercado como os preços e disponibilidade/acessibilidade ao público acho meio que esperar demais, não sei até onde valaria a pena.

Uma opção sim poderia pegar uma b450 agora e fazer up de cpu futuramente ate o limite dela que seria a 3a geração de ryzen esperando essa mudança pra ddr5, mas futuro incerto 😖
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O problema é a AMD por pressão da comunidade ou sei lá resolver dar suporte aos ryzen4000 na b450 e aí eu me fuderei bonito hehe, pois to com uma aqui Steel Legend lacrada que iria usar bem mais em conta $ e por isso irei devolvê-la e pegar a X570.
eu penso que ou vc pega a mobo mais modesta agora e espera pra investir em ddr5
ou vc pega uma x570, e entende que essa será sua configuração por muitos anos
pq trocar pra ddr5 dps parece loucura
 
Concordo com sua posição. Mas imagina um usuário básico, o cara vai comprar um processador mais "simples"...essa placa já dará para ele levar de boa. Ai ele resolve mudar para o Ryzen 9 3950X, a chance de dar ruim existe...apesar da Asus dizer que é compatível com tal processador. Eu sei que muitas vezes a diferença de preço é pouca, mas imagina 100 daqui, 200 dali e assim vai...no fim você consegue um passo a frente na VGA ou até mesmo um processador um pouco mais forte e que a MB consiga carregar de boa.

É basicamente o mesmo que vejo muita gente dizer + - assim: Olha, assim que comprar o processador já compre um WC ou um outro cooler, porque o box não da conta. Pô cara, o cooler box dá conta do recado para 95% das pessoas. Sempre vai ter que precise tirar um pouco mais do processador e precisará dessa solução, mas não são todos.

Mas segue o barco..e alias, acho muito interessante as suas contribuições aqui. Muito técnicas, detalhadas e ajuda muito a todos nós!!

Edit: Desculpa o edit, mas será que a Pichau seria maluca ou irresponsável de vender esse PC ( https://www.pichau.com.br/nvidia-rt...-super-ex-8gb-8gb-ddr4-hd-1tb-600w-spec-omega ) tendo como MB a Asus Prime B450M-Gaming/BR? Eu acho que não, porque já imaginou o desgaste da imagem e fora os custos com devoluções?

Eu não tiro sua razão e é por esse motivo que eu mesmo não recomendo essa placa nem mesmo para uma build simples. Por mais que o usuário que compre um 2200G agora e diga a si mesmo que não quer fazer upgrades futuros, vai saber o que poderá fazê-lo mudar de ideia amanhã... Logo, apesar de eu achar que ainda é possível a sua indicação impondo a restrição no tocante ao upgrade, prefiro indicar outra placa, mesmo que mais cara, já pra evitar esse tipo de dor de cabeça futuro.

Quanto à questão do 3700X + essa Prime, segundo os testes que o Peperaio fez recentemente, ela até aguenta o 3700X numa boa em gaming e até em rendering, então não é bem uma "cagada" a Pichau fazer esse combo. O problema será quando usuário quiser por o 3900X achando que é possível e levar aquele balde de água fria...

até que ponto a mudança ddr4 p ddr5 pode ser impactante?
considerando isso, fico pensando se vale a pena investir em chipsets 570 da amd ou da linha 400 da Intel, tendo em vista que 2021/2 tem novas placas com suporte DDr5 ai

se a diferença for significativa, algo que realmente muda os parametros, não seria mais seguro investir em algo no mais barato e pra curto prazo?
no caso, montando um pc, vc deixar pra investir mais em GPU, fonte, gabinete e compra o kit placa mae-cpu mais modesto, só pra levar até essa virada

Provavelmente será, mas ainda acho que será mais significativo para as APUs (que tem muita fome e sede por banda de memória) do que para as CPUs em si (que pode aliviar essa necessidade de banda por meio de caches maiores). E lembrando planos de lançamentos e estimativas de datas podem ser mudadas a qualquer momento, ainda mais nesse cenário de pandemia que não caminha tão cedo para um fim. Além disso, DDR5, quando for lançada, chegará inicialmente para os mobiles e servidores, depois para o desktop, e a produção inicial será tão escassa que não conseguirá atender a demanda, elevando e muito o preço do produto. Já vimos esse mesmo cenário com as DDR3 e 4 e duvido muito que o mesmo não aconteça com as DDR5 também. Além disso, por ser uma plataforma recém-lançada, os early adopters podem pegar o grosso dos problemas iniciais, assim como aconteceu com o lançamento dos Ryzen 1000.

Até concordo com a ideia de pegar algo mais barato e servir como quebra galho até o surgimento da futura plataforma com suporte ao DDR5 (considerando que o Ryzen 4000 seja a última geração a ser suportada na plataforma AM4), mas se você precisa de poder de fogo pra agora, esperar o surgimento do AM5 com seus produtos caríssimos (graças ao fator novidade, atrelado ao custo Brasil e ao dólar estratosférico) pode ser bem perigoso, especialmente com essa incerteza sobre o lançamento para o ano que vem.

O problema é a AMD por pressão da comunidade ou sei lá resolver dar suporte aos ryzen4000 na b450 e aí eu me fuderei bonito hehe, pois to com uma aqui Steel Legend lacrada que iria usar bem mais em conta $ e por isso irei devolvê-la e pegar a X570.

Tendo ou não pressão da comunidade, o fato é que haverá modelos de placas que não terão tal suporte por limitações físicas, seja do tamanho da BIOS, seja do VRM da placa. Portanto, se a AMD ceder (o que é possível, mas improvável até o momento) e esse suporte for universalizado para pelo menos as B450 e X470, não serão todas as placas que terão isso e, as que derem suporte, poderão ter múltiplas versões de BIOS para diferentes situações de upgrade (gente saindo do Ryzen 1000 para o Ryzen 4000, gente saindo do 2000 pro 4000, gente saindo do 3000 pro 4000 e por aí vai).

Mesmo custando mais caro, prefiro dar o tiro certeiro a ter que jogar verde pra tentar colher maduro :true:

Falouws :cool:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo