• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

É muita sorte, 3 HDs darem defeito em um intervalo menor que 3 meses, haja coração

Fala de CMR?
O ideal para armazenar seria os WD red pro ou Seagate Ironwolf pro. Mas custam uma fortuna. Alguns da linha não pro ainda são CMR dependendo do modelo.
Acho que tem também a linha Exos da seagate, que a maior parte dos modelos são CMR, mas tem que verificar.

De toda forma sugiro ao criador do tópico a verificar essa questão de temperatura, 51 graus pra HD é considerado quente.
 
Eu comecei com uma plaquinha do Aliexpress com 14 portas satas BGA Intel J1900.

Ela custa 500 reais.
Da pra montar NAS bem barato hoje.
A diferença é praticamente nenhuma em relação a WD.

Sendo que WD é muito mais caro, por 0.3% de diferença de failure rate e inclusive teve um escândalo recente com a empresa escondendo informações dos compradores.


Nenhuma empresa é boazinha mas pessoal compra seagate barracuda de fontes duvidosas e justamente a maioria das reclamações são da Seagate porque vende mais e é mais barato, simples assim.
Amigo, tem como falar mais desse seu primeiro NAS? Quais placas seriam boas e qual sistema operacional nas placas, Ubuntu Server?
 
Amigo, tem como falar mais desse seu primeiro NAS? Quais placas seriam boas e qual sistema operacional nas placas, Ubuntu Server?
vc pode comprar uma controladora sas/sata com 2 portas e conectar até 8x HDs.
para montar um nas, vai precisar de um sistema tipo freenas ou aqueles que permitem replicar o sistema da Synology.
ou comprar um box pronto como Qnap, Asustor, Synology etc
 
Acho que tem também a linha Exos da seagate, que a maior parte dos modelos são CMR, mas tem que verificar.

De toda forma sugiro ao criador do tópico a verificar essa questão de temperatura, 51 graus pra HD é considerado quente.
Nesse print estava um pouco mais quente que o habitual pq estava fazendo renderização, no meu apertado gabinete microatx os HDs quase não tem ventilação e ficam no lado oposto do socket do cpu e logo ao lado da fonte, então absorvem bastante calor, mas geralmente eles ficam em 45°C, o que não é um maravilha mas é o melhor que da nesse case
 
Amigo, tem como falar mais desse seu primeiro NAS? Quais placas seriam boas e qual sistema operacional nas placas, Ubuntu Server?

A placa que eu comecei há muito tempo atrás (hoje meu servidor é um i7 6700k) foi essa aqui:

Ela consome menos de 30w e tem 13 portas SATA III.

Eu procurei rapidamente algo no aliexpress que fosse similar e não encontrei, então uma opção seria um PC antigo dando sopa e uma placa SAS, só que tem um belo de um porém nessa opção:

Eu uso um sistema chamado Unraid - que eu acho fenomenal - só que ele é um Slackware modificado então só algumas placas SAS funcionam.
Eu uso uma fujitsu 9211-8i que eu precisei atualizar o firmware de acordo com as instruções de um tópico no fórum do unraid.

Então tem esse porém...
Sobre o sistema é fenomenal por vários motivos, o principal deles é paridade:

Paridade funciona assim: seu HD que vai ser a paridade precisa ser o maior HD que você tem:


Esse é o meu sistema, a paridade é um HD de 18TB.
O que acontece com a paridade é que se qualquer HD morrer, ou se a paridade morrer, ou se eu quiser trocar algum HD por um maior, tudo que eu preciso fazer é tirar esse HD, colocar outro, setar no mesmo lugar e o sistema reconstroi os dados.

O único porém é se mais de 1 hd morrer ao mesmo tempo mas é muito raro isso acontecer.

E eu uso um SSD NVME como cache, isso serve pra 2 motivos, mover arquivos pra paridade é lento dependendo da sua CPU e eu uso o CACHE pra download, eu não baixo direto no array.

Fora isso, esse sistema fica ligado 24/7 rodando emby, minidlna e principalmente sonarr e radarr, tudo via docker container.

Não sendo o jack sparrow mas aqui funciona assim, Sonarr vê que saiu um episódio novo de algo que eu quero ver, pega de um indexer da usenet, envia pro sabnzbd, que baixa, sobe pro meu google drive business (ilimitado), atualiza o emby e manda uma mensagem pro meu celular avisando que tem episódio ou filme novo. Isso tudo com o drive sendo montado via rclone e compartilhado pra casa via SMB.

Esse tipo de funcionalidade é sem igual e quando você vai aprendendo a automatizar tudo, backup das suas coisas, de fotos, de trabalho, etc...
O PC principal fica somente para o sistema operacional, o resto é tudo no NAS, se precisar trocar o OS, você não se preocupa com backup, formata e pronto.

Enfim... Unraid é sensacional, eu recomendo demais pra qualquer um que tenha um punhado de arquivos que queira preservar e mesmo que eu não tivesse nada para guardar eu ainda usaria pela facilidade que é usar tudo via docker.
 
Pùtz, entendi 40%, mas peguei que você fez um setup profissa.
 
parei de comprar hd tdo na nuvem agora

FWmGXk1.png
eita e como rola esse esquema ai de capacidade "infinita"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me lembre de nunca mais comprar nada da seagate, todo HD que tive dessa empresa maldita apresentou bad blocks, a diferença é que antes eram HDs baratos de 500gb ou 1TB, mas agora a brincadeira ficou cara, três de uma vez, somando 8TB de danos!!! Lista dos condenados: Um seagate de 3TB que tenho há 4.5 anos, um Seagate de 4TB que comprei faz 3 meses e ta batendo agulha, e um seagate externo de 1tb com quase 5 anos que deixo conectado na TV pra assistir filmes, tudo isso em um intervalo menor que 90 dias

O de 3TB não está tão mal, e ainda funciona de boa, mas ja tem uma quantidade significativa de bad blocks, vou ter que aposentar logo
DXpeulH.jpg

O de 4TB não apresenta bad blocks, mas agulhinha fica batendo, como está na garantia vou trocar
LfNCA0V.jpg

Agora o caso do HD externo de 1TB, até ontem eu estava assistindo filme de boa na TV com ele, fui conectar hoje no pc hoje pra passar mais filmes e travou o explorer, fui checar e acusou ~900 bad blocks, e cada vez que ele "desliga" e liga de novo aumenta a quantidade deles, agora ta com quase 2 mil, não consigo nem salvar meu arquivos que estão nele, cursos, vários emuladores, centenas de GBs de filmes etc
NJGZUEp.jpg


Será que meu computador agora só quer SSD e está matando os HDs conectados? Será que dá pra recuperar alguma coisa do meu HD externo?
hoje os hd não estão durado muito o meu WD tem 2 anos e pouco e ja ta cheio de setores ruins
baixa a iso do win11 ou entra no modo de comando abre vários terminal (shift+f10) e roda
chkdsk unidade: /R e espera 8 horas +/-
faz pelo terminal que assim da pra passar em vários hds ao mesmo tempo
e estão muito quentes bota um cooler ae
 
Última edição:
Me lembre de nunca mais comprar nada da seagate, todo HD que tive dessa empresa maldita apresentou bad blocks, a diferença é que antes eram HDs baratos de 500gb ou 1TB, mas agora a brincadeira ficou cara, três de uma vez, somando 8TB de danos!!! Lista dos condenados: Um seagate de 3TB que tenho há 4.5 anos, um Seagate de 4TB que comprei faz 3 meses e ta batendo agulha, e um seagate externo de 1tb com quase 5 anos que deixo conectado na TV pra assistir filmes, tudo isso em um intervalo menor que 90 dias

O de 3TB não está tão mal, e ainda funciona de boa, mas ja tem uma quantidade significativa de bad blocks, vou ter que aposentar logo
DXpeulH.jpg

O de 4TB não apresenta bad blocks, mas agulhinha fica batendo, como está na garantia vou trocar
LfNCA0V.jpg

Agora o caso do HD externo de 1TB, até ontem eu estava assistindo filme de boa na TV com ele, fui conectar hoje no pc hoje pra passar mais filmes e travou o explorer, fui checar e acusou ~900 bad blocks, e cada vez que ele "desliga" e liga de novo aumenta a quantidade deles, agora ta com quase 2 mil, não consigo nem salvar meu arquivos que estão nele, cursos, vários emuladores, centenas de GBs de filmes etc
NJGZUEp.jpg


Será que meu computador agora só quer SSD e está matando os HDs conectados? Será que dá pra recuperar alguma coisa do meu HD externo?
Que programa é esse para eu testar os meus?
 
  • Curtir
Reações: T3A
Se fosse você analisaria outras questões como fonte, qualidade dos cabos sata e a própria estabilidade da máquina. Um PC com erro de hadware pode permanecer por anos sem travar ou reiniciar, mas mesmo assim com falhas que acabam aparecendo onde menos se espera.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo