Easter Eggs e Outras Coisas Estranhas, Perturbadoras e Assustadoras nos Games

Zéduardo

know-it-all Member
Registrado

EASTER EGGS E OUTRAS COISAS ESTRANHAS, PERTURBADORAS E ASSUSTADORAS NO MUNDO DOS GAMES - PC

Easter Eggs são extremamente comuns no mundo dos games. Muitos deles são interessantes, engraçados e fazem referências a outros jogos ou às pessoas que os criaram. Porém alguns deles foram adicionados com o único objetivo de assustar ou perturbar o jogador. Essa última sentença também vale para alguns elementos inseridos no decorrer de alguns jogos ou fatos inseridos na estória de outros, quer eles sejam “jogados” na sua cara, quer sejam apresentados de uma forma mais discreta, sendo necessária uma análise um pouco mais detalhada para entender a implicação destes. A ideia do tópico é apresentar alguns desses (easter eggs, pontos da estória ou outras coisas) que são perturbadores, estranhos ou assustadores, talvez de um ângulo que você ainda não tenha notado.

O tópico é baseado numa série de artigos retirados do site Cracked.com. Alguns deles são traduzidos na íntegra, em outros foram adicionados alguns detalhes.

Antes de continuar, um aviso: O TÓPICO ESTÁ RECHEADO DE SPOILERS, PORTANTO SE VOCÊ PRETENDE JOGAR ALGUNS DOS JOGOS E NÃO QUER ESTRAGAR SUA EXPERIÊNCIA, NÃO CONTINUE LENDO. Você foi avisado.

Vamos a eles:

1 - World of Warcraft - Dungeons escondidas e crianças possuídas?

WoW pode ser um jogo com gráficos cartunescos que lembram jogos feitos para crianças, mas toda a estória do jogo é bem madura, falando de traições, assassinatos, magia negra e outras coisas bem lights quanto essas.

Em WoW, há uma dungeon que nunca foi aberta, fora da área chamada Karazhan. É uma dungeon que, aparentemente, foi descartada durante o processo de desenvolvimento. Na entrada da mesma, há um portão que você não consegue abrir ou passar. Quer dizer, quase. Usando alguns glitches do jogo, você pode atravessar esse portão. Lá dentro, você encontra isso:

azsinners.jpg


upsidedownsinners580-1313136156.jpg


Junto com o típico labirinto de túneis que você geralmente encontra em uma dungeon do WoW, você encontrará "Os Pecadores de Ponta Cabeça", que é exatamente isso: uma sala ou câmara embaixo d’água cheio de pessoas sem mãos e olhos, acorrentados de ponta cabeça deixadas lá para se afogarem. Segundo a especulação popular, a Blizzard deixou a dungeon de lado por medo de ter que subir a classificação do jogo de T (teen) para M (mature), mas não há como comprovar essa teoria.

Mas isso não é a única coisa estranha em WoW. O primeiro vilarejo que você encontra após sair da zona inicial dos humanos é chamado de Goldshire ou Vilaouros na versão traduzida e ele conta com seu próprio segredo sombrio. Uma casa que fica na beira do lago Crystal Lake, ao leste do vilarejo, geralmente está vazia. No entanto, as 7 da manhã no horário do servidor, você pode encontrar seis crianças em uma estranha formação.

55234.jpg


Achou estranho? Bom, antes elas costumavam ficar em formato de pentagrama.

creepy_kids_in_goldshire_11.jpg


Alguns jogadores ouvem barulhos estranhos, como gritos de banshees ou a voz de C’Thun, um antigo high-end boss, baseado no mito de Cthulhu dizendo: "você vai morrer". Você até pode seguir as crianças desde a cidade de Ventobravo, a capital dos humanos até a casa em Vilaouros, onde elas nunca quebram a formação.

[video=youtube;FPl8zhoqr74]http://www.youtube.com/watch?v=FPl8zhoqr74&feature=youtu.be[/video]

Mas o mais estranho de tudo é a música que toca quando você entra na casa:

[video=youtube;c1OESPtnmtU]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=c1OESPtnmtU[/video]

A música é totalmente customizada para aquele local e não é encontrada em nenhuma outra parte do jogo. Alguns especulam que essas crianças são uma pista que aponta para um evento envolvendo a Escória, grandes inimigos do mundo de WoW, outros que é uma referência ao jogo Diablo e outros que é uma referência ao filme Children of the Corn, filme de terror de 1984 baseado em um conto de 1978 de Stephen King. Nada foi confirmado pela Blizzard.

2 - Portal - GLaDOS Amarrada e Amordaçada

Há apenas dois personagens em Portal: o que você controla e uma IA demente chamada GLaDOS. Você passa o jogo todo pulando plataformas e resolvendo puzzles que GLaDOS deixa pra você, com a promessa de receber um bolo no final dos testes. Aos poucos você vai percebendo que alguma coisa muito errada está acontecendo. Finalmente, no final do jogo, você encontra a verdadeira GLaDOS, uma enorme entidade robótica. Você luta contra ela, vence e termina tudo bem... De uma certa forma. Mas dê uma olhada melhor em GLaDOS.

Logo de cara ela parece uma bagunça de maquinário e cabos, mas se você olhar com atenção, ela lembra uma figura humana pendurada de ponta cabeça. Isso não é uma coincidência: Se você jogar com os comentários dos desenvolvedores ligado, o diretor de arte do jogo, Jeremy Bennett, disse: "Nós estabelecemos um dispositivo mecânico enorme com uma figura robótica delicada pendurada nele, para transmitir tanto o poder bruto como a feminilidade de Glados." Originalmente, de acordo com Bennett, ela lembra uma versão de ponta cabeça de "O Nascimento de Venus" de Botticelli:

55241.jpg


Mas o modelo final não se parece em nada com isso. A postura está toda errada. Na verdade, um colunista do site game-ism, aponta que ela parece mais como uma mulher que foi amarrada e amordaçada:

55242.jpg


Essa figura faz mais sentido com uma outra questão, mostrada mais a frente.

3 - Braid - A Garota é Uma Bomba Atômica

Braid é um jogo indie de plataforma aclamado pela crítica. Você joga como Tim, um cara que pode reverter o tempo e usar seus poderes para achar uma princesa desaparecida, ao estilo Mario. Mas o gameplay simplista engana. O final simbólico e ambíguo aponta para uma estória maior e mais estranha, já que a princesa que você está tentando resgatar, não está exatamente feliz em te ver. Além disso, Braid tem um segredo arrepiante que você jamais poderia descobrir a não ser que seja psíquico. Ou alguém conte pra você.

Escondidas nos 5 mundos do jogo estão 7 estrelas. O jogo não dá qualquer indício de que elas estejam lá, sem achievments, sem pistas, nada. Você pode finalizar o jogo sem nem sequer saber que elas existem e, mesmo que você saiba disso, obtê-las é excepcionalmente difícil. Uma das estrelas requer que você espere duas horas na mesma tela e outra é impossível de se obter se você já completou o segundo mundo.

Então o que acontece depois que você pega todas as sete estrelas? A princípio nada. Mas se você retornar a última fase do jogo, há uma pequena diferença. A fase já é bem estranha pra começar: a princípio parece que você está ajudando a princesa a escapar de um cara mau, mas o que você está vendo é a situação inversa e na verdade a princesa está fugindo de você. Mas se você jogar essa fase depois de pegar as estrelas, a fase muda um pouco de modo que você pode alcançar a princesa e tocá-la... nesse ponto ela começa a piscar e você ouve o som de uma bomba nuclear detonando.

[video=youtube;4WNwVmWuyjo]http://www.youtube.com/watch?v=4WNwVmWuyjo#t=2m23s[/video]

Mas que m…? Então o jogo com inimigos bonitinhos, cenários coloridos e uma busca inocente pela princesa é uma metáfora para os criadores da bomba atômica, ou mais especificamente, como os criadores desejariam poder voltar o tempo e desfazer todo o dano. Além do mais o epílogo do jogo contém uma citação de Kenneth Bainbridge, um dos cabeças dos testes com a bomba.

55256.jpg


4 - Silent Hill 2 - O Final do Cachorro

A franquia Silent Hill é reconhecida como uma das franquias mais assustadoras já produzidas. Tem tudo desde deuses malignos, membros torcidos e objetos geométricos no lugar de cabeças, ou seja, esses jogos já são bem estranhos pra começo de conversa. No entanto, um final secreto de Silent Hill 2 consegue tornar tudo mais estranho ainda. O jogo é sobre James Sunderland, um viúvo que vai para uma cidade fantasma procurar sua mulher morta. Para ver o final citado aqui, é necessário terminar o jogo pelo menos uma vez e jogá-lo novamente para achar uma chave em forma de osso, que dá acesso a uma sala secreta.

Talvez leve uns 3 playthroughs pra você chegar nessa sala, mas todo o seu esforço é recompensado, porque quando você a abre a tal porta, isso é o que você encontra:

145667_v1.jpg


Um cachorro usando um headset fuçando num painel de controle. Aparentemente tudo o que aconteceu no jogo foi obra do tal cachorro.

145668.jpg


Percebendo que a procura por sua esposa foi totalmente em vão e tudo uma brincadeira armada pela porcaria de um cachorro, James se ajoelha e recebe umas lambidas na cara.

145670.jpg


Daí os créditos começam a rolar e uma música de circo começa a tocar, acompanhada do sons de cães latindo junto com fotos aleatórias. Realmente aleatórias.

145671_v1.jpg


145672_v1.jpg


145673_v1.jpg


A propósito, essa não é a última vez que um cachorro aparece na série. Em Silent Hill Origins, em um dos finais há um alien que aparece dentro de um feixe de luz para ajudar o protagonista a recuperar seu caminhão perdido. Faz ideia de quem estava com o alien?

145674.jpg


5 - Diablo 2 - A Fase Secreta das Vacas

Os jogos de Diablo são sobre matar Satan, então como você pode imaginar, os inimigos serão algo como demônios, esqueletos, dragões e vacas. Espera aí... Vacas? Exatamente. Hordas de vagas bípedes segurando machados.

145662.jpg


A explicação pra isso é que quando o primeiro Diablo foi lançado, um rumor bizarro começou a circular pela internet, dizendo que se você clicasse repetidamente numa vaca que ficava fora da cidade, você seria teleportado para a fase das vacas. Tudo foi só um rumor espalhado por pessoas entediadas que não tinham nada melhor pra fazer do que ver seus amigos perderem tardes inteiras clicando em vacas. A própria Blizzard declarou que não havia nenhuma fase das vacas... Daí eles incluíram a fase em Diablo 2.

[video=youtube;qSlGQpvl_IA]http://www.youtube.com/watch?v=qSlGQpvl_IA[/video]

Pra poder acessar essa parte, você tem que terminar o jogo uma vez e combinar dois itens específicos para criar o portal. Ao entrar no portal você passará para a "Fazenda Moo Moo" e começará a ser caçado por várias vacas assassinas. O líder delas é um poderoso bovino chamdo Cow King e contanto que você não o mate, você pode voltar para a fase quantas vezes quiser para coletar itens para o jogo normal.

145664.jpg


5 - Portal 2 - Mensagens Secretas e Outras Coisas Perturbadoras

Portal 2 nos trouxe um monte de segredos estranhos, alguns deles assustadores. Por exemplo, em uma das câmaras de teste do jogo, você pode encontrar uma sala escondida, assim como haviam áreas secretas no jogo original, mas esta tem uma surpresa perturbadora. Se você ficar perto o suficiente das paredes com grafite, você pode ouvir uma espécie de canto sem sentido. Ouça o arquivo de som retirado do jogo:

[video=youtube;MTJpYsfvM_Q]http://www.youtube.com/watch?v=MTJpYsfvM_Q&feature=youtu.be[/video]

Fica claro que é a voz de alguém, mas o que ele fala não faz nenhum sentido.

A especulação é que este canto provém de um personagem introduzido em uma história em quadrinhos que se passa entre os dois jogos, chamado Doug Rattmann, um esquizofrênico que foi o único sobrevivente do ataque de neurotoxina lançado por GLaDOS, antes dos eventos do primeiro jogo. Não se sabe se isso significa que Rattmann ainda está vivo e perambulando pelas dependências das instalações, mas o graffiti que encontramos nas paredes foram deixados por ele.

Na verdade, em outra de suas salas, se você trouxer um rádio, você pode ouvir algum tipo de ruído estridente e estranho (isso até te dá um achievment). Esse som estridente é um sinal de imagem SSTV criptografado, e se você decodificá-lo, vai descobrir que é uma referência a uma outra cena no jogo... que não aconteceu ainda.

70545_v1.jpg


Mas a coisa mais apavorante de tudo, não está nem mesmo no jogo. Pelo menos não tecnicamente. Os jogadores que decidiram navegar pelos arquivos de som de Portal 2 encontraram duas linhas de diálogo que foram gravadas mas que não foram inclusas na versão final do jogo. Mais especificamente, uma mulher um pouco agitada dizendo "Eu não quero isso". Se você já finalizou o jogo, vai saber que essa é a voz de Caroline protestando contra sua transformação em GLaDOS (talvez daí a ideia de ela parecer uma mulher amarrada mostrada no item 2?), mas esse som soa meio como estupro se você não conhecer o contexto. Tanto é que havia uma teoria de que J.K. Simmons, que fornece a voz para o chefe de Caroline, supostamente se recusou a gravar sua metade da cena, porque era muito perturbador, sendo deixada de lado pelos devs depois disso. Essa teoria é meio falha já que Simmons interpretou um nazista estuprador no seriado Oz, mas ainda assim, deixa a dúvida de por qual motivo esse diálogo foi retirado do jogo.

6 - Hitman Contracts - O fantasma escondido

Você não esperaria ver fantasmas em um jogo de ação furtiva como Hitman. A série é conhecida pela sua liberdade; você pode matar praticamente qualquer um que você encontre durante o jogo. Então por que eles se preocupariam em incluir algo que é completamente imune a balas?

Além de fazer você cagar nas calças, é claro.

[video=youtube;XRAx_4bmaj0]http://www.youtube.com/watch?v=XRAx_4bmaj0[/video]

A missão "Traditions of the Trade" se passa em um hotel, onde você tem que encontrar um dispositivo e matar alguns caras. Em um ponto durante a missão você se depara com esta porta:

70518_v1.jpg


A porta está fechada, mas se você usar o lockpick enquanto ninguém estiver por ali, você pode entrar em uma área escondida do hotel. Uma vez lá dentro, se você se apressar, você pode visualizar algo através de uma parede. Se você demorar muito, você não verá.

70525_v1.jpg


Neste ponto, você tem duas opções: você pode dar meia volta, fingir que não viu nada e continuar com o resto do jogo, ou você pode continuar e descobrir o que vem por aí. Se você continuar, você vai encontrar um policial que informa que houve um "acidente desagradável" em um dos quartos. Há sangue por todo o lugar, um corpo no chão e uma faca na parede.

70520_v1.jpg


E é aqui que a coisa fica assustadora: Vá até o banheiro e você verá uma mancha de sangue na parede e uma banheira cheia com mais sangue. Isso é tudo que você verá no banheiro, a não ser é claro que você olhe no espelho...

70519_v1.jpg


... Daí um fantasma aparece. Você ainda pode encontrá-lo no banheiro de outro quarto, enquanto um cara toma banho, o que mostra que aparentemente ele é um espírito do tipo voyeur.

70529_v1.jpg


O fantasma não tem qualquer relação com o enredo. Não é um achievment ou qualquer coisa assim, e você pode completar o jogo inteiro e ainda obter a mais alta classificação sem sequer saber de sua existência. A própria sala sangrenta é meio assustadora: essa não é a cena mais terrível de assassinato que você verá em Hitman, mas a diferença é que, em todos os outros casos, você sempre sabe o motivo exato por trás da tragédia.

Ah e como dito antes, você não pode matar um fantasma, certo? Aparentemente, neste jogo você pode. Duas vezes. Isso é provavelmente uma falha, mas ainda assim...

[video=youtube;V_z7AZR2euo]http://www.youtube.com/watch?v=V_z7AZR2euo#1m21s[/video]

7 - Vários Jogos - Todo Tipo de Sons Esquisitos

Aparentemente, os desenvolvedores gostam muito de esconder ruídos assustadores em jogos (Portal 2 não é o único). Se você ficar em determinados pontos dos mapas multiplayer em Call of Duty: World at War, você pode ouvir coisas agradáveis, como meninas chorando, sons de um piano, discursos do Exército Vermelho, pessoas sendo torturadas e até mesmo um discurso de Hitler.

[video=youtube;ts3__oSJIeU]http://www.youtube.com/watch?v=ts3__oSJIeU&feature=youtu.be[/video]

E se isso não é estranho o suficiente pra você, Call of Duty: Finest Hour tem uma sala escura cheio de velas e o fantasma de um menino sentado em um berço.

[video=youtube;c8emHxXQP5U]http://www.youtube.com/watch?v=c8emHxXQP5U&feature=player_detailpage#t=289s[/video]

Half-Life 2 e suas expansões também contêm coisas insanas. Por exemplo, os zumbis que você encontra com frequência durante o jogo costumam gritar de uma forma que já é desconcertante por si só. Só que o grito fica ainda mais estranho se você revertê-lo. Ao fazer isso você pode ouvir uma voz humana na maior parte gritando "Oh Deus, oh Deus, Deus me ajude".

[video=youtube;XhD-vd7PXY4]http://www.youtube.com/watch?v=XhD-vd7PXY4&feature=youtu.be[/video]

Na expansão Half-Life 2: Episode One, você também encontrará forças policiais da Cidade 17 que foram infectados e transformados em zumbis. Geralmente não dá pra entender o que eles dizem, mas com um pouco de manipulação de som, você pode ouvir algumas coisas perturbadoras. Essencialmente, essas coisas parecem estar revivendo seus últimos momentos humanos, usando palavras e frases como "infestação", "parasitas", "setor não é seguro" e "necróticos avistados". Isso é até compreensível do ponto de vista da estória. Veja a descrição do que acontece quando um headcrab (criaturas responsáveis pela transformação em zumbis) consegue "se juntar" a sua vítima:

Uma vez que consegue se unir a um hospedeiro, ele assumirá o controle de todas as suas funções motoras, sendo capaz de andar e atacar com as armas do hospedeiro. Através de algum processo biológico desconhecido, as mãos do hospedeiro se transformam em longas garras esqueléticas e um buraco enorme aparece em sua caixa toráxica, que com a ajuda das costelas do hospedeiro servindo como dentes, se tornam uma "boca" improvisada. A remoção do headcrab revela que a cabeça do anfitrião é dobrada de forma anormal para cima, seu cabelo está emaranhado de sangue, e seu rosto está pálido, com os olhos fechados e boca aberta, como se estivesse dando um grito. Os gritos abafados vindos dos zumbis indica que a vítima pode estar um pouco consciente de seu estado atual. Difícil de visualizar?

Zombie_up_sans_headcrab.jpg


Pronto, agora você pode dormir com esses sons e essa imagem na sua cabeça.

8 - The Elder Scrolls IV: Oblivion - Um Torneio que Mata Milhões

213071.jpg


Em Elder Scrolls IV: Oblivion, o conceito de "não no meu quintal" é levado a um nível extremo: Enquanto você vagar pelo deserto, você pode matar quem você quiser. Animais, demônios, ladrões - é praticamente uma temporada de caça no mundo aberto do jogo. Dentro das cidades muradas, no entanto, a vida de repente se torna sagrada. Se você matar alguém e for pego, então é cadeia pra você.

Felizmente, para aqueles que consideram o fato de não poder cometer assassinatos em absolutamente todos os lugares como um "game braking", a cidade Imperial oferece uma arena onde você pode competir contra outros guerreiros em troca de dinheiro, prêmios, e a fama de não ser perfurado pela espada de outro competidor.

Você ganha o Grande Campeonato da Arena após 22 partidas, o que por si só não é uma grande contagem de corpos, embora deva ser suficiente para satisfazer a sede de sangue inerente de qualquer jogador. Os poços de gladiadores eram bem pior do que isso. Certo?

Errado. Se você parar para fazer as contas, você percebe que mais do que 22 pessoas morreram. MUITO MAIS!

Na arena, quanto mais você ganha (ou seja, mata), mais alto você sobe na classificação. O jogo define que os adversários devem competir com outros de igual classificação, então quando você começa como um "pit dog", você só pode lutar contra outros "pit dog". Depois que você matou três dessa classificação, você será promovido para brawler e deve matar três adversários pra subir mais um posto. Parece simples, certo? Bem, nessa fase cada um de seus oponentes tem três mortes na conta, se não fosse assim, ele não seria um brawler. Ou seja, entre vocês quatro, houve 15 mortes no total. Talvez você já deve perceber onde isso vai dar.

O próximo título é "bloodletter", e cada um de seus três adversários também tem suas 15 mortes para chegar nesse rank. Até agora temos um total de 63 mortes. Isso vai continuando assim, com o número de mortes cada vez mais alto, até que você alcance o rank mais alto do campeonato, quando todos os seus adversários estão lá após deixar um rio de sangue de nada mais que 16.383 mortes. O grande campeão, que é seu próximo desafiante, é responsável por pelo menos essa mesma quantidade de mortes, já que ele lutou para se tornar grande campeão da mesma forma que você.

Esses números, no entanto, assumem que cada um de seus oponentes tem apenas o número mínimo de mortes necessárias para o título. Na prática, muitos terão mais. Um "pit dog", por exemplo, podia lutar contra outro que já tem duas mortes. Assim, se assumirmos que os seus adversários têm sempre o mesmo número de mortes, como você, usando a fórmula de 2 ^ n - 1 para determinar o número total de mortes depois de cada jogo, vemos que o número de mortes passou de 22 para...

... 4.194.303 mortes. Para um esporte. E isso é só você, por sinal – quantas pessoas desafiaram o grande campeão e não conseguiram? Seus caminhos resultaram em quase o mesmo número de mortes, e eles nem sequer conseguiram um título legal para mostrar por aí. Não é à toa que a população do jogo é de menos de mil pessoas. Genocídio é principal passatempo.

9 - BioShock: Infinite - Drogas de Estupro São Legais no Mundo

213073_v2.jpg


Mesmo sem a súbita revelação de que você é seu próprio vilão, BioShock: Infinite ainda é um dos jogos mais complexos e obtusos da história, e desvendar essa trama exige muita atenção aos diálogos e à contemplação sobre o que isso significa. Felizmente, armas gigantes e ajuda de poderes mágicos existem para contrabalancear a "parte tediosa de pensar".

Os poderes mágicos do seu personagem, conhecidos como Vigors, podem estragar a vida de seus inimigos em uma série de maneiras diferentes. Por exemplo, o primeiro que você encontra, Possession, permite que você coloque pessoas e máquinas sob seu controle, transformando-os em marionetes que fazem qualquer coisa que você quiser. Qualquer coisa.

Tudo isso é típico de um jogo - você usa as magias para ganhar uma vantagem sobre seus inimigos durante os todos tiroteios que você enfrenta - mas com um detalhe: Os Vigors que você usa estão disponíveis para todos os que vivem na cidade. Eles são vendidos abertamente, sem precisar nem ao menos de uma receita. Hmmm... O que será que bandidos depravados fariam com um elixir mágico que proporciona controle mental instantâneo sobre qualquer vítima?

Sim, enquanto você usa esse Vigor para transformar inimigos em zumbis descerebrados que matam outros inimigos para você, ele é comercializado no mundo do jogo como tendo uma utilização alternativa. Veja como os fabricantes anunciam o material:

213059.jpg


Exatamente. Usando o símbolo universal de romance e sexo: a cornucópia. Sim, isso é uma poção do amor, mas não o tipo inocente. Veja bem, os efeitos da posse duram por um curto período de tempo, de modo que usá-lo para dar o pontapé inicial no eterno romance está fora de questão. A sua utilização como um sedativo, por outro lado, é mais a cara do jogo.

213060_v1.jpg


Mas calma que fica ainda pior! Todo mundo em que você usou Possession, comete suicídio quando o efeito acaba. O custo? 50 dólares. O universo de BioShock, com conhecimento de causa, comercializa abertamente uma poção de estupro baratíssima, que fará com que as vítimas cometam suicídio em vez de apresentar queixa. Geralmente, o presidente do da companhia que fabrica o produto teria uma tonelada de explicações pra dar, mas parece que ele não é apenas o presidente, mas também um cliente.

10 - Portal - Os Companion Cubes Carregam Pessoas Mortas ou Debilitadas que Falharam nas Câmaras de Teste

Para um jogo conhecido principalmente pelo humor e por bolo, Portal é surpreendentemente assustador. Até mesmo os objetos inanimados são perturbadores. Veja o Companion Cube, por exemplo. Ele nada mais é que uma caixa grande pintada com um coração rosa. Apesar de só aparecer em uma fase no primeiro jogo, o Cube se tornou um dos personagens mais amados e memoráveis na história dos jogos.

213061_v2.jpg


O que poderia ser perturbador a respeito disso? Essa coisa é adorável! Bem, talvez nem tanto. Ao que parece, O Companion Cube contém o corpo de um ser humano, morto ou incapacitado, ou seja, um(a) ex-cobaia que não escapou do ataque de GlaDOS ou que falhou em um dos seus inúmeros testes.

Como apontado em vídeos como este, há uma teoria popular entre os fãs que observa todas as pequenas dicas do jogo sobre a verdadeira natureza do Cube. Primeiro, há uma sequência onde GlaDOS implica fortemente que o Cube é incapaz de sentir emoções ou de pensar, em seguida, o obriga a lançá-lo em um incinerador antes de poder seguir em frente.

Uma vez que você fizer isso, você irá desbloquear uma conquista chamada "Fratricide". Esse na verdade é um termo em inglês usado para o assassinato de um irmão ou irmã. Ok... Isso é apenas uma piada sem graça, certo? Errado.

[video=youtube;AjTmMLwH45Q]http://www.youtube.com/watch?v=AjTmMLwH45Q[/video]

Em seguida, ao longo do jogo você se depara com vários locais usados como esconderijo pelo Rattmann que como já mencionado antes, foi um dos poucos cientistas a sobreviver o ataque de GLaDOS. Nesses esconderijos, você pode observar várias coisas estranhas nas paredes. Tal como isto:

rat-man-den.jpg


E isto:

Portal_Ratman_scrawling.png


Na primeira foto, vemos o que é basicamente um santuário para o Companion Cube, antropomorfizá-lo em algo que não seja um banquinho. Mas a segunda foto é ainda mais estranha porque agora o Cube é colado sobre rostos aleatórios. Os rostos são quase certamente dos cientistas, amigos de Rattman, que não sobreviveram (repare no calendário ao lado, ele diz que são funcionários da Aperture Science). Amigos esses que Rattmann acreditava que tinham sido transformados em Companion Cubes.

Daí você tem as linhas de diálogo de GLaDOS que informa o jogador que o Cube não fala e que se ele, por um acaso, começasse a falar, deveria ser ignorado. Agora, quem já jogou esse jogo, sabe que tudo o que GLaDOS diz tem exatamente o objetivo de confundir o jogador. Talvez o objetivo fosse tentar impedi-lo de tentar entrar em contato com prisioneiro dentro do Cube pedindo ajuda, ou ainda de ouvir conselhos sobre armadilhas ou torrets espalhados pelas instalações, algo que poderia ser conhecido por pessoas que passaram por esses locais. O quadrinho que mostra a estória de Doug Rattmann, mostra que seu Cube constantemente conversava com ele, dando dicas sobre locais e perigos por vir.

Além disso, lembre-se de que você joga o Cube dentro do incinerador. Essa é a única vez que você pode fazer isso, todos os outros cubos (aqueles sem coração pintado) simplesmente se desintegram ao passar pelo Material Emancipation Grill. A função desse aparelho é não permitir a passagem de nenhum material proibido e, portanto, esses materiais são desintegrados imediatamente. Pessoas sendo testadas passam sem problemas por esse campo. Então a conclusão é que se você passasse pelo Grill com o Cube, ele teria deixado para trás o corpo ou os restos humanos de alguém que morreu durante o ataque ou os testes.

Isso poderia significar que aquela pelúcia bonitinha que você tem sobre sua cama em forma de Companion Cube, é na verdade a pelúcia de um caixão.

11 - Black and White 2 - O Jogo Sussurra Seu Nome

Black & White é um jogo de "simulador de deus", o que significa que você pode ser uma divindade benevolente que responde às orações de seus súditos ou uma que ri e bebe uma cerveja enquanto toda a população do seu mundo morre de fome. Tanto o original quanto sua sequência são grandes jogos para se jogar à noite usando fones de ouvido, devido a um recurso onde você vai, ocasionalmente, ouvir uma voz assustadora sussurrando "deaaaaath". Isso serve pra informar que um aldeão faleceu, mas quando você ouve esse sussurro diretamente em seu ouvido enquanto você está sentado sozinho em um quarto escuro, ele também serve como um lembrete amigável da sua própria mortalidade inevitável.

Mas não se preocupe, é apenas um jogo - não é como se o jogo sussurrasse essa palavra para você pessoalmente. O que é estranho é que, de vez em quando, em vez de dizer "death", a voz vai sussurrar seu nome real.

211841.jpg


Não há nenhuma explicação oficial para este divertido easter egg, mas pelo que os jogadores conseguiram reunir, o jogo pega seu nome ou quando você configura seu perfil ou a partir do próprio Windows. Sim, o jogo pode ser integrar com o seu programa de e-mail, nomear moradores com os nomes de seus amigos ou contatos e alertá-lo quando você recebe um novo e-mail.

Depois de o jogo ter encontrado o seu nome, ele verifica para ver se ele está na lista de nomes registrados, incluída nos arquivos do jogo e em seguida, toca esse som em horários aleatórios para assustar você. Aqui está o arquivo MP3 com todos os nomes da versão em Inglês. Eles tiveram o trabalho de gravar nomes diferentes para todos os idiomas disponíveis.

Se seu nome não está na lista e o jogo ainda o sussurra, você deveria chamar um exorcista.

12 - Bit.Trip Runner 2 - Slender Man Está Observando Você

Às vezes, os easter eggs mais sinistros estão onde menos se espera que eles estejam. Por exemplo, Bit.Trip Runner 2 é um jogo colorido onde tudo que você faz é saltar por plataformas e esquivar de inimigos enquanto seu personagem corre automaticamente através da fase. Isso é claro acompanhado de uma música legal e muitas cores. Ele é basicamente o que Pitfall para Atari seria se fosse feito por meio de um software atual (e possivelmente sob o efeito de drogas).

211859.gif


Dá pra perceber que este é um jogo perfeitamente inocente para todas as idades (e ainda por cima é narrado pelo dublador de Mario). Mas, como durante todo o tempo você está prestando muita atenção nos inimigos que você deve esquivar e plataformas que você deve pular, fica fácil não notar as coisas assustadoras que os devs colocam no fundo. Como nesta fase:

1024x576.resizedimage


Parece bastante inofensivo, certo? Como algo que você pode jogar com segurança com seus filhos sem medo de que eles vão sair e matar uma prostituta com um lança foguete e fugir em um carro roubado (mais alguém lembrou de FIFA 14?) pode ser assustador? Reconhece aquele cara ao fundo? Se sim, vai saber que esse é só o Slender Man, um ser sobrenatural que se especializa em perseguição e sequestro de crianças. E ele não aparece apenas uma vez, na verdade ele segue você por todo este nível. É o mesmo personagem exato da lenda urbana.

A pior parte é que a natureza hiperativa do jogo faz com que sua presença seja quase subliminar. Você está repetindo essa fase por repetidas vezes por meia hora (o jogo não tem vidas, se você morre, você simplesmente volta ao início), até que você faz uma pausa no momento certo e percebe que o Slender Man estava te observando o tempo todo.

1024x576.resizedimage


13 - Psychonauts - O Orfanato em Chamas

211863_v1.jpg


Psychonauts é o clássico cult aclamado pela crítica da Double Fine Productions. Estatisticamente falando, você pode não ter jogado, mas você provavelmente conhece alguém que já jogou.

É um jogo divertido e alegre sobre as crianças usando poderes psíquicos para se aventurar na mente de outras pessoas, como na fase Milla's Dance Party, onde você está dentro da cabeça de um de seus instrutores, Milla, uma mulher brasileira e otimista que ama a estética dos anos 70. Nada terrivelmente estranho até aí.

No entanto, se você encontrar uma sala secreta nessa fase, Milla vai avisá-lo pra ficar longe dali, dizendo que é "não é divertido" e que é "um estraga prazeres". Se você continuar, você pode encontrar um álbum que mostra que Milla trabalhava em um orfanato, cuidando de um grupo de crianças. Daí a coisa começa a complicar quando, em uma das imagens, Milla é mostrada do lado de fora do orfanato enquanto ele está pegando fogo. E então você vê crianças em chamas gritando e rodeando Milla.

211855_v2.jpg


Depois de folhear o álbum, nessa mesma sala você pode entrar em baú largo com um brilho vermelho vindo de dentro (mais uma vez desobedecendo os avisos de Milla pra não ir lá) onde você vai cair numa paisagem infernal, rodeado por fantasmas dizendo coisas como "Milla, por que você não nos ajudou?" e "Milla, por que você nos deixou morrer?".

[video=youtube;-ySSt2m_HLc]http://www.youtube.com/watch?v=-ySSt2m_HLc[/video]

Isso é bastante intenso, até mesmo para um jogo classificado como T (Teen). O que é ainda mais assustador é que se você vasculhar os arquivos do jogo, você pode encontrar linhas de diálogo da própria Milla. Parece que a ideia era que essa cena aparecesse no jogo, já que Milla grita coisas como "Ahh! O orfanato! Ele está pegando fogo!", "As crianças! Alguém salve as crianças!", "Oh, Deus, não!" e "Eles estão gritando!", além de gritos angustiados e soluços.

14 - Dead Space - O Destino de Sua Namorada Está Contido nos Títulos dos Capítulos

Dead Space é um jogo bem assustador. Você assume o papel de Isaac Clarke, um engenheiro de sistemas que faz parte de um grupo de resgate que atende um chamado de emergência da nave USG Ishimura. Grande parte do jogo você passa sozinho em ambientes apertados e escuros, tendo ocasionalmente o contato de outros tripulantes da nave. Um dessas tripulantes é Nicole Brennan, sua namorada.

Ao chegar a nave, logo de cara você percebe que algo muito errado está acontecendo, quando você presencia o ataque de algo alienígena. "Nicole" (aspas aqui são necessárias) faz sua primeira aparição física a Isaac à distância, quando ele foi instruído a obter uma chave na plataforma de mineração. Ela oferece ajuda para abrir a porta para Isaac, enquanto ele a defende dos Necromorphs, os alienígenas. Após isso ela promete encontrá-lo e depois desaparece até o penúltimo nível.

Pra resumir, nesse ponto Isaac se reúne com Nicole, alguns acontecimentos ocorrem e vocês dois tentam escapar juntos. Porém em um determinado ponto Nicole desaparece após agradecer Isaac por seus esforços, declarando que eles eram "um todo de novo". Pouco depois, Kendra, uma outra tripulante da nave, confirma para Isaac que Nicole estava morta o tempo todo e a mulher que falou com ele era somente uma alucinação, provavelmente causado pela demência que você vem desenvolvendo no decorrer do jogo.

Depois que Isaac escapa, Nicole faz sua última aparição mostrando sua verdadeira forma: uma alucinação decrépita e sangrenta.

Chapter_11_nicole_mines3.jpg


Bom,tudo isso é parte da estória do jogo e é revelado nos últimos momentos do mesmo. Mas existe uma outra forma de você saber do terrível destino de Nicole:

202790_slide.jpg

 
Última edição:
Bom topico

Não li tudo ainda(mta figura para ver perto dos chefes).
Mas essa do HL conhecia dá até arrepio se imaginar na pele do cara.
Meio que eu vivia o HL e jogo é tenso...
Pena que a Valve n sabe contar até o 3.

Dps que ler tudo edito aqui
 
Ótimo tópico. Poste mais, por favor.

Qualificado!
 
Muito fera,silent hill
meu deus , jogava esse jogo de noite, depois cagava de medo na hora de dormir
:poker:
 
Já qualifiquei o autor do topico, espero que de continuidade aii, estarei acompanhando
:thatfeel:

Outro que eu me cagava todo no PS2 era Fatal Frame. Ia dormir com dor no peito.
Fatal frame não cheguei a jogar, mas me lembro era bem sinistro tambem, rapaz o zangado lá do Youtube falou desse jogo aii, a historia é bem tensa mesmo

:fanboys: Japoneses
 
Última edição:
haha, nada a ver a do Oblivion... como se os caras da Bethesda tivessem feito as contas para tal coisa. Se formos levar a sério esses números, tem coisa muito mais estranha no jogo, como o fato do continente INTEIRO ter menos de 30 km² e menos de 1000 pessoas morando nele... a cidade imperial tendo menos habitantes que uma vila deserta da Idade Média, etc.

obs: ao contrário do que se pensa, no tempo dos romanos, dificilmente combate entre gladiadores acabavam em morte. O custo de comprar e treinar gladiadores era alto demais para que sempre morresse um ou outro.

o público em si dificilmente pedia pra matar um. Geralmente, pediam pra matar um gladiador SOMENTE se tivesse lutado MUITO mal, ou realmente causasse antipatia no público.

mais do que isso, existem coisas que aconteciam que Hollywood não mostra simplesmente pq o público, que não conhece Roma como ela realmente era, mas sim como Hollywood já mostrou, não acreditaria em tais coisas, apesar de serem verdade: os gladiadores mais populares faziam PROPAGANDA DE PRODUTOS AO ENTRAR NA ARENA... ganhavam muitos denariis e sestércios com isso! Exatamente... "Marcius Publius Gracchus, os melhores móveis em Roma!"
 
Baita tópico, adoro essas paradas.
 
A do Portal da Imagem STV só pode estar de brincadeira.

Antes de anunciar portal 2, a Valve fez uma campanha, aonde o pessoal da internet descobriu o proximo lançamento da Valve, as imagens STV voce conseguia apos ligar pra um numero BBS. Era uma campanha pra propaganda do jogo.
 
Caraca, as do portal e a do black and white deram até arrepio.

Ótimo tópico!:joia:
 
Seria legal o pessoal postar as notícias direto aqui, são só os links. :trollfail:
 
Valeu galera! Eu ia postar mais algumas interessantes, mas elas são de jogos de consoles e daí eu tirei pra evitar conflito com a área. Ainda assim, tem mais algumas legais de jogos de PC que pretendo postar.


Então, essa daí eu conhecia, só que li em alguns lugares que ela era fake e não estava no game. Não achei nada oficial sobre isso, então na dúvida resolvi não postar.

Acho que nenhum jogo tem mais easter eggs que GTA, principalmente San Andreas e GTAV. :joia:

Do GTAV: http://www.nerdmaldito.com/2013/09/veja-localizacao-de-todos-os-easter.html

Realmente. Os do SA eu conheço bem, mas não fazia ideia que no V tinham tantos. Os que eu conhecia eram os dos discos voadores. Depois vou dar uma lida com calma na página que você postou.

haha, nada a ver a do Oblivion... como se os caras da Bethesda tivessem feito as contas para tal coisa. Se formos levar a sério esses números, tem coisa muito mais estranha no jogo, como o fato do continente INTEIRO ter menos de 30 km² e menos de 1000 pessoas morando nele... a cidade imperial tendo menos habitantes que uma vila deserta da Idade Média, etc.

obs: ao contrário do que se pensa, no tempo dos romanos, dificilmente combate entre gladiadores acabavam em morte. O custo de comprar e treinar gladiadores era alto demais para que sempre morresse um ou outro.

o público em si dificilmente pedia pra matar um. Geralmente, pediam pra matar um gladiador SOMENTE se tivesse lutado MUITO mal, ou realmente causasse antipatia no público.

mais do que isso, existem coisas que aconteciam que Hollywood não mostra simplesmente pq o público, que não conhece Roma como ela realmente era, mas sim como Hollywood já mostrou, não acreditaria em tais coisas, apesar de serem verdade: os gladiadores mais populares faziam PROPAGANDA DE PRODUTOS AO ENTRAR NA ARENA... ganhavam muitos denariis e sestércios com isso! Exatamente... "Marcius Publius Gracchus, os melhores móveis em Roma!"

Com certeza eles não pensaram nisso quando criaram a arena, mas ainda assim é interessante ver como um negócio que parece simples, se visto de um outro ângulo pode se tornar muito maior.

A do Portal da Imagem STV só pode estar de brincadeira.

Antes de anunciar portal 2, a Valve fez uma campanha, aonde o pessoal da internet descobriu o proximo lançamento da Valve, as imagens STV voce conseguia apos ligar pra um numero BBS. Era uma campanha pra propaganda do jogo.

Existiram duas situações em que a Valve usou isso. Essa que você mencionou do Portal 1 é uma delas. A que eu postei realmente está dentro do segundo jogo.
 
Última edição:
Já que o tópico é sobre Easter Eggs, vou postar um que encontrei no Flight Simulator 2004 na cidade de Nova Iorque.

Tinha acabado de decolar de La Guardia e me deparo com o Godzilla na cidade:bwahaha:

Esse easter egg aparece sempre nos dias 29/04, fora ele a outros easter egg como meteoros, ovnis, galinhas voadoras rsrs, porem ate hoje só encontrei esse.

Segue as screens

godzilla1m.jpg


godzilla4.jpg


godzilla5.jpg


godzilla6.jpg
 
Ótimo tópico, infelizmente não consegui ver todos as fotos e vídeos pois estou no trabalho. Quando chegar em casa a noite eu vejo.

Aguardando novos posts iguais a esse.
 
Otimo post, é show ver as coisas que a galera encontra.
Unico easter egg que me lembro de momento foi achar o do Battlefield 3 sem ajuda , os dinossauros e o resto foi GTA SA.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo