• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Eficiencia proximo dos 100%

jean_rocha87

know-it-all Member
Registrado
Apos muitas pesquisas para trocar minha fonte o maximo que achei fou uma nova fonte da OVZ que chega nos 90% de eficiencia, POREM....olha o que achei na net. Servidores google...atintindo mais de 99,9% na bateria de eficiencia...e de 92~95% na fonte...O que acham?pois para nos ja é dificil uma de 90%...imagina atingir picos de 95%seria uma boa...hehehhe

http://imasters.uol.com.br/artigo/1...lguns_segredos_de_design_de_servidores_chave/

site oficial.
http://news.cnet.com/8301-1001_3-10209580-92.html?part=rss&subj=news&tag=2547-1_3-0-20
 
Existem alguns erros de conceito/interpretação no artigo. Uma bateria fornecendo 12V tem rendimento bom porque não há transformações de energia, mas ela tem rendimento bem pior se incluirmos o gasto de energia para carregá-la e as perdas do carregador.

É verdade porém que um sistema UPS será menos eficiente. Um UPS também armazena energia em baterias, mas tem que reconverte-la em 110 Vca para uso e depois a fonte do micro tem que converter os 110 Vca em níveis baixos como 12Vcc. Usando pequenas baterias por servidor essas conversões extras são desnecessárias e o sistema como um todo terá desempenho melhor.
 
Ok, da bateria concordo, porem temos que ver que no proprio artigo esta falando que a Fonte chega atingir 95% de eficiencia,...
 
Ok, da bateria concordo, porem temos que ver que no proprio artigo esta falando que a Fonte chega atingir 95% de eficiencia,...

Analisando as fotos dá para ver que isso nem é tanto tecnologia avançada, mas sim o bom uso de uma tecnologia “normal”.

Veja que a placa mãe parece ter sido projetada para operar apenas com 12V, com isso a fonte precisa apenas de uma saída, nessa saída provavelmente foi instalada uma bateria em paralelo, resultado disso é que o PC (servidor) permanecerá em funcionamento mesmo sem energia na tomada.
Como o servidor todo só funciona com 12V a energia da bateria vai direto para a placa mãe, sem precisar de conversão alguma (como seria em um PC normal), não tendo perda de energia, alcançando assim a eficiência de 100% quando operando em bateria.

A fonte de 95% de eficiência não é nada extraordinário, já existe isso, uma fonte bem projetada consegue essa eficiência, levando em consideração também que a fonte só tem uma saída, 12V, fica mais fácil ainda.

Provavelmente esses processadores sejam de baixíssimo consumo, fazendo o servidor consumir pouca energia, assim as fontes não precisam fornecer muita potência e as baterias, por menor que sejam, conseguem uma boa autonomia. E, como vantagem, se consegue um aquecimento menor do servidor.
 
Lembro de ter lido sobre isso, é um sistema de alimentação totalmente customizado pra Google, mas há estudos da Intel se não me engano, em criarem um padrão novo de fontes que só possui uma linha de 12V ou seja, tudo dentro do PC seria alimentado somente com uma tensão.

Creio que isso será a tendencia num futuro próximo.
 
sim futuro....mas para nos ainda estamos nos 90% com a nova fonte da OCZ...mas é uma coisa que pode se pensar...bateria...fonte....uns...to tendo ideias...hauhauha....mas essas ideias...agora so no final do ano....chega de gastar grana no pc....
 
A bateria acho que dificilmente seria disponibilizada para um PC comum de mesa, essa é outra questão e não tem nada haver com a eficiencia de uma fonte.

No caso do google o uso de unidades separadas de alimentação por falta de energia, obtem-se uma eficiencia maior do que uma UPS centralizada, aqui a questão é manter operando os computadores caso falte fornecimento de energia e que isso seja feito de forma eficiente, com menor impacto ambiental.
 
sim futuro....mas para nos ainda estamos nos 90% com a nova fonte da OCZ...mas é uma coisa que pode se pensar...bateria...fonte....uns...to tendo ideias...hauhauha....mas essas ideias...agora so no final do ano....chega de gastar grana no pc....
Não sei se há 4 ou 5 anos atrás tinhas ou não PC, mas se sim, provavelmente assim como milhões de brasileiros tinhas ai uma fonte com pobres 65% de eficiência senão menor ainda. Essa mudança de tecnologia, essa evolução de lá para cá até que foi difícil, de um lado tecnologicamente e de outro culturalmente.
De agora para o patamar de 95 a 98% vai demorar provavelmente muito mais ainda e o ganho, a vantagem será menor ainda. Será mais fácil economizares energia pela elaboração de ótimas máquinas com menor consumo do que pela mudança de eficiência das fontes. Outro dia construi um PC para mim, destinado a fazer o up/down load na internet e servidor/gerenciador de arquivos na rede, um NAS praticamente, e já opera a um ano, ligado dia e noite, com uma consumo de apenas 28 Watts. Antigamente o PC que fazia algo semelhante a isso tinha uma demanda de 180 Watts. Desse modo foi mais importante o todo do que a eficiência da fonte simplesmente..

Se hoje adotares uma boa fonte com seus 85% de eficiência, levante as mãos para o céu, não te foque ai em coisa melhor..
Muitos usuários buscam na eficiência da fonte um modo de economizar energia, mas burramente colocam em suas configs a rodar 3 HD's, todos eles girando desesperadamente a 7200 RPM, e portanto gastando energia e fazendo barulho e calor, para uma vez por mês alguém pedir alguma coisa de algum deles..
Seria mais ou menos como você carregar em seu automóvel, para onde fosses, no porta-malas, um saco de 90 Kg de areia pois poderias algum dia encontrar um gato desamparado e vir a necessitar de areia para fazer uma caixinha de areia para o mesmo fazer as necessidades...

Abraço...
 
Não sei se há 4 ou 5 anos atrás tinhas ou não PC, mas se sim, provavelmente assim como milhões de brasileiros tinhas ai uma fonte com pobres 65% de eficiência senão menor ainda. Essa mudança de tecnologia, essa evolução de lá para cá até que foi difícil, de um lado tecnologicamente e de outro culturalmente.
De agora para o patamar de 95 a 98% vai demorar provavelmente muito mais ainda e o ganho, a vantagem será menor ainda. Será mais fácil economizares energia pela elaboração de ótimas máquinas com menor consumo do que pela mudança de eficiência das fontes. Outro dia construi um PC para mim, destinado a fazer o up/down load na internet e servidor/gerenciador de arquivos na rede, um NAS praticamente, e já opera a um ano, ligado dia e noite, com uma consumo de apenas 28 Watts. Antigamente o PC que fazia algo semelhante a isso tinha uma demanda de 180 Watts. Desse modo foi mais importante o todo do que a eficiência da fonte simplesmente..

Se hoje adotares uma boa fonte com seus 85% de eficiência, levante as mãos para o céu, não te foque ai em coisa melhor..
Muitos usuários buscam na eficiência da fonte um modo de economizar energia, mas burramente colocam em suas configs a rodar 3 HD's, todos eles girando desesperadamente a 7200 RPM, e portanto gastando energia e fazendo barulho e calor, para uma vez por mês alguém pedir alguma coisa de algum deles..
Seria mais ou menos como você carregar em seu automóvel, para onde fosses, no porta-malas, um saco de 90 Kg de areia pois poderias algum dia encontrar um gato desamparado e vir a necessitar de areia para fazer uma caixinha de areia para o mesmo fazer as necessidades...

Abraço...

Sim me recordo de antigamente,...componentes consumindo absurdos., mas tendo em vista dias como os de hoje, procuro alinha componentes de High performace mas tomando cuidado com energia, hoje tenho uma fonte que faz em media uma eficiencia de 72% se não me engano, mas tenho um micro destinado a games, e não a praticamente um NAS...como vc mesmo disse, porem quando eu ligo o PC fico com medo de consumo de energia, e tendo da melhor forma alinhar ajustes no micro, e componentes, tendo em vista que a dissipação de calor de componente consome uma energia...(perdida). A cada dia que passa, empresas se destacam por ter conseguido superar seus limites, como por exemplo a OCZ, o principal fator é a qualidade de seus componentes para se atingir melhor aproveitamento dos componentes, igual aos processadores são os componentes eletronicos,...ja estamos em uma fase que esta dificil cada vez mais melhorar, pois a estrutura deles esta na casa do 32nm(nos processadores), e quanto mais reduzir a esspessura das camadas menor vai ser o consumo. Tendo em vista varios fatores, um dos fatores que me preocupo é com a fonte. Pois não se adianta ter um sistema que consome seus 50W, mas esta ficando logo na entrada(fonte) 25W....Não sei se entendeu vamos a um exemplo pratico...

Tenho um sistema X...meu sistema com toda tecnologia que consegui com 1 hd...procesador com undervolt/clock...e outros ele consome apenas 100W(o sistema)
sendo assim minha fonte na saida tem 100W...para ela conseguir fornecer isso utilizamos a minha fonte como exemplo 72% de eficiencia....Então ele precisa ter na entrada 138,89W.
Ma o prncipal proposito deste topico, é a questão de quando chegaremos ao melhor desempenho da fonte em questão de eficiencoa. pois por exemplo que tenhamos a nova fonte da OCZ que chega a fornecer uma eficiencia de 90%....a mesma saida de 100W ela precisa apenas de 111,12W na entrada...

Se pensarmos apenas em 100W é "burrice" investir em uma fonte poderosa, com alto poder de eficiencia, pois fontes como essas são caras.

MAs pensamos em um computador que consuma na saida um valor de 550W. Pc que consuma isso não é dificil hoje em dia...para gamers e entusiastas.(o meu mesmo consome uma media de 450~500W sem muito disperdicio de energia...pois utilizo so 1 hd...1VGA...)

para esse PC de 550w que se utilize ele uma media de 6 horas por dia. No final do mes ele consumiu na saida um total de 99KW(99000W).

Agora faremo uma comparação.
Com a fonte de 72% de eficiencia. no final do mes ela consome 137.5kW
com a fonte de 90% de eficiencia. no final do mes ela consome 110KW

utilizando como base o valor da energia como R$0,45 por KW.

na fonte de 72% temos no final do mes um valor em real de R$61,87
ja na fonte de 90% temos um valor em real de R$49,50

Fora os desgastes dos componentes ligados a saida vai ser menor...e o o sistema de arrefecimento da fonte vai trabalhar muito mais sossegado, por ela não gerar tanto calor.


Por isso que eu destaco, o principal objetivo e pesquisarmos, e ficarmos em cima de fabricantes de fonte e novidades, para conseguirmos um maior aproveitamento da energia de entrada...e não jogando fora Watts.....
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo