• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

eletrica, tubulação

bosalla

know-it-all Member
Registrado
preciso passar na tubulação nova, os cabos eletricos, o eng ja me passou a relação de cabos, fui fazer cotação e estão me cobrando muito, claro, não quero desmerecer trabalho de ninguem, mas não tenho 6 mil reais,

faço tomadas, troca de uma para aquelas que são duas no mesmo ponto,

mas passar fiação nunca fiz, acho que seja de um jeito, mas por isso estou aqui perguntando

é somente passar a fiação, não vou fazer a parte de disjuntor,

quero sair da caixa dos disjuntores e deixar os fios prontos nas tomadas, como faço ?

obrigado !
 
preciso passar na tubulação nova, os cabos eletricos, o eng ja me passou a relação de cabos, fui fazer cotação e estão me cobrando muito, claro, não quero desmerecer trabalho de ninguem, mas não tenho 6 mil reais,

faço tomadas, troca de uma para aquelas que são duas no mesmo ponto,

mas passar fiação nunca fiz, acho que seja de um jeito, mas por isso estou aqui perguntando

é somente passar a fiação, não vou fazer a parte de disjuntor,

quero sair da caixa dos disjuntores e deixar os fios prontos nas tomadas, como faço ?

obrigado !

compra um Passa-fios, é uns 15 reais . daí você enfia em um lado do conduíte e ele saírá na outra ponta, vai fazendo isso por partes até chegar onde quer. depois que a ponta saiu do outro lado você amarra todos os fios e puxa. Esse é um trabalho bem simples. Tem uns vídeos no youtube explicando.
 
Passar cabo elétrico é simples. Tem um bocado de videos no youtube mostrando.


Primeira coisa antes de tudo é pegar o diagrama elétrico e fazer a lista de materiais.
Qual a quantidade de circuitos e a metragem? Se puder use cabos de cores diferentes para cada fase e neutro, e obrigatoriamente use o verde ou brasileirinho para terra.
São circuitos de 10 ou 20 amperes (as tomadas de 10 amperes são diferentes das de 20 amperes, assim como a bitola do cabo)? Quantos pontos de emendas, derivação existem? As emendas serão feitas com solda ou conectores de emenda/derivação? Quantos terminais precisará? Tem alicate prensa terminais?
 
Passar cabo elétrico é simples. Tem um bocado de videos no youtube mostrando.


Primeira coisa antes de tudo é pegar o diagrama elétrico e fazer a lista de materiais.
Qual a quantidade de circuitos e a metragem? Se puder use cabos de cores diferentes para cada fase e neutro, e obrigatoriamente use o verde ou brasileirinho para terra.
São circuitos de 10 ou 20 amperes (as tomadas de 10 amperes são diferentes das de 20 amperes, assim como a bitola do cabo)? Quantos pontos de emendas, derivação existem? As emendas serão feitas com solda ou conectores de emenda/derivação? Quantos terminais precisará? Tem alicate prensa terminais?

são diferentes, tanto na ponta da tomada quanto no diâmetro do fio.
 
são diferentes, tanto na ponta da tomada quanto no diâmetro do fio.

:john: o que que é diferente?

812af4c8.jpg
 
:john: o que que é diferente?

812af4c8.jpg
diâmetro do furo é maior nas tomadas de 20A.Mas existem tomadas que as vezes "cabem" as duas.

normalmente tu vai usar 20A pra microondas, talvez geladeiras e maquinas de lavar antigas(acho que nessa última toda após 2008 é 10A no br)
 
Você tem que ver no projeto se o projetista incluiu "DR" no quadro geral.
Se tive,r vais gastar mais no uso dos neutros, explico ;
Com o DR, cada circuito tem que usar uma fase e o retorno do neutro para o DR, não poderás sair jampeando os circuitos.
O Dr é um dispositivo diferencial, em que a corrente que passa tem que ser a mesma que retorna. Qualquer diferença como por exemplo uma fuga nos cabos por problemas de isolamento ou alguém que tenha tomado um choque, a diferença vai aparecer e o dispositivo desarmará.
Este tipo de instalação se usa muito mais fios que o antigo, portanto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo