• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Engenharia Civil] As mais famosas e imponentes pontes do mundo [FOTOS]

San Andreas

Active Member
Registrado
A gigantesca ponte suspensa do estreito de Messina na Itália terá o maior vão livre do mundo com 3.3 km e torres de 382 metros de altura


Em 06 de marco de 2009, o primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi autorizou a construção da ponte do estreito de Messina ligando a Itália a Sicília ao custo de 6.1 bilhões de euros (1.3 bilhões do governo italiano).

A ponte suspensa do estreito de Messina, que será inaugurada em 2016, terá o maior vão livre do mundo com 3.3 km e torres de 382 metros de altura. Será suspensa por 4 cabos de com 1.24 metros de diâmetro cada. Ao todo, 40 mil pessoas trabalharão na sua construção.



4-messina-straits-bridge.jpg


3-messina-straits-bridge.jpg


5-messina-straits-bridge.jpg




1satelliteimagejpg.jpg



2hpnkmb.jpg




r22qee.jpg



2hohg5v.jpg



nxo0ic.jpg






Maior ponte da Europa unirá Alemanha e Dinamarca pelo mar Báltico



Ponte vai unir a Alemanha e Dinamarca pelo Mar Báltico, anunciam governos

Ela vai ligar a ilha alemã de Femern à ilha dinamarquesa de Lolland.

Com 20 quilômetros de extensão, ela deve ficar pronta em 2018.




Quarta-feira , 3 de setembro de 2008



Dinamarca e Alemanha serão unidas em 2018 por uma ponte de 20 quilômetros que cruzará o estreito de Femern, no mar Báltico, segundo o acordo assinado nesta quarta-feira (3) pelos ministros de Transportes dos dois países.

A ponte, que unirá as ilhas de Femern, na Alemanha, e de Lolland, na Dinamarca, terá uma dupla via ferroviária e uma estrada com quatro faixas.

O projeto será financiado por pedágio e está previsto que seja inaugurado em dez anos.

Além disso, essa que será a ponte mais longa da Europa, permitirá conectar por terra a Alemanha com a península da Escandinávia através da ponte do Oresund, que já une Copenhague com a cidade sueca de Malmo.

O projeto terminará com a construção de um novo lance de via de 119 quilômetros entre Ringsted, ao sul de Copenhague, e Rodby, e outro de 89 quilômetros entre as cidades alemãs de Puttgarden e Lübeck.

O custo estimado da ponte chega a 32 bilhões de coroas dinamarquesas (4,3 bilhões de euros), que serão financiados de forma íntegra pela Dinamarca.

As autoridades dinamarquesas calculam em 26 anos o prazo para amortizar o custo do projeto.

Durante a assinatura do acordo, a ministra de Transportes dinamarquesa, Carina Christensen, destacou que o projeto beneficia motoristas, passageiros de trem e o mundo empresarial.

"As empresas poderão atender ao mercado com mais facilidade, com custos mais baixos e produtividade mais alta, que se traduzem em maior competência em benefício dos consumidores", declarou.

A ministra dinamarquesa destacou também a redução de emissões de CO2 que suporá em relação à atual rota que funciona na zona.


pontemarbaltico.jpg






A Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, Portugal (1998), deixará de ser a maior ponte em comprimento da Europa

800px-Ponte_Vasco_da_Gama.jpg
 
Última edição:
As mais famosas pontes antigas do mundo





A ponte suspensa John A. Roebling (1856), Cincinnati, Ohio, Estados Unidos, é uma das mais antigas pontes suspensas do mundo e suas torres são feitas de blocos de pedra.

Quando construída, era a maior ponte suspensa do mundo.


CovingtonKY_JARoeblingBridge.jpg






A ponte suspensa Clifton (1864), Inglaterra, foi projetada pelo famoso engenheiro inglês Isambard Kingdom Brunel, construtor de tuneis, ferrovias e pontes.

Ao invés de cabos, a ponte suspensa Clifton usa correias gigantes.


Clifton.bridge.arp.750pix.jpg


800px-Uk_bristol_csbchains.jpg


CliftonSuspensionBridgeTower.jpg






Manhattan Bridge - 1912

Manhattan_Bridge_2007.jpg






A ponte do Brooklyn (1883), Nova York, Estados Unidos, também possui torres de blocos de pedra.

Quando construída, era a maior ponte suspensa do mundo.


800px-NYCBrooklynBridge.jpg


740px-Brooklyn_Bridge_Postdlf.jpg






A lendária ponte ferroviária Fort, Escócia, Reino Unido (1890), é a mais famosa ponte em cantelever do mundo.

Forthrailbridgefromsouthqueensferry.jpg






A Tower (1894), Londres, Reino Unido, é a mais famosa ponte basculante do mundo.

800px-Tower_bridge_London_Twilight_-_November_2006.jpg






A Sydney Harbour (1932), na Austrália, é a mais famosa ponte em arco do mundo.

800px-Sydney_Harbour_Bridge_from_Circular_Quay.jpg







A Golden Gate (1937), São Francisco, Estados Unidos, com torres de aço, é mais famosa ponte suspensa do mundo.

Quando construída, era a maior ponte suspensa do mundo


800px-GoldenGateBridge-001.jpg
 
Última edição:
As mais famosas pontes modernas do Mundo





A ponte estaiada Millau (2007), na França, tem 2.4 km de comprimento e 7 torres sendo a maior com 343 metros de altura, o que a torna a mais alta torre de ponte do mundo.

millau_viaduct_1.jpg


Bridge.jpg






A Rio-Antirrio (2004), na Grécia, tem 2.8 km de comprimento e é a maior ponte estaiada do mundo.

rio.jpg


rio-bridge2.jpg






A ponte suspensa Great Belt (1998), na Dinamarca, com torres de concreto de 254 metros de altura, possui um vão livre de 1624 metros.

Os blocos de ancoragem de concreto ficam em ilhas artificiais.




10855528.jpg


greatbelt24ua.jpg


greatbelt.6850848_std.jpg


storebelt2nh.jpg
 
Última edição:
A ponte suspensa Akashi-Kaikyō (1998), no Japão, com torres de aço de 298 metros de altura, possui o maior vão livre do mundo com 1991 metros.


Cada cabo principal tem 1.12 metros de diâmetro e é formado por 36830 fios de aço de 5.23 mm de diâmetro que juntos tem 150 mil km de comprimento. Cada cabo pesa 56 mil toneladas e juntos suportam o peso de 118 mil toneladas do tabuleiro suspenso.

Cada grupo de 127 fios de aço são dispostos de forma hexagonal e formam 290 conjuntos de cabos hexagonais que são presos individualmente em uma armação de aço presa em um bloco de ancoragem de concreto de 350 mil de toneladas com 85 metros de largura mergulhado a 65 metros de profundidade em cada extremidade da ponte.


akashi_bridge1lg.jpg


akashi_bridge2lg.jpg


akashi_bridge3lg.jpg



bridge_01_L.jpg




Como em toda ponte suspensa, em cada extremidade da Akashi-Kaikyō há um bloco de ancoragem de concreto de 350 mil de toneladas com 85 metros de largura mergulhado a 65 metros de profundidade

AnchorageA2.gif



pojpakashi32.jpg




290 grupos hexagonais cada um contendo 127 fios de aço de 5.23 mm formam o cabo principal da Akashi-Kaikyō.


800px-Cable-Akashi.svg.png



20051013.jpg



pojpakashi53.jpg


pojpakashi56.jpg



JEF_042406_sm.jpg


JEF_042455_sm.jpg



3072159.jpg
 
Última edição:
Cara... essa ponte ferroviária FORT, na Escócia é simplesmente sensacional!
E essa foto então!?!!?

Parabéns! Mais um tópico á la San Andreas
 
mt foda o topic.. belissimas estruturas
 
excelente tópico

um fato importante são a idade dessas pontes, diferente daqui em muitos países elas têm a devida manutenção, por isso duram tanto tempo

Mas o Brasil tem pontes lindas e impressionantes também, seria interessante postar algumas. Vo mostrar só algumas aqui do RS que acho interessantes:

Viaduto 13, ferrovia do trigo, 143m de altura, terceiro maior viad. ferroviário do mundo

2245671084_4e2d516d7a.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_WrDcEMvIcN8/RtSkqIS3GtI/AAAAAAAAADM/9l3EwG2oZfA/s1600/ptjagu03.jpg

rscom80097f4b61c969a198c210c44f550e71.jpg

http://fotos.gruporscom.com.br/noticias/rscom80097f4b61c969a198c210c44f550e71.jpg

3507530132_a7a6b69e38.jpg

http://farm4.static.flickr.com/3361/3507530132_a7a6b69e38.jpg?v=0

Ponte sobre o rio Ibicui em Manoel Viana ~ 480m


Panoramio - Photo of Crepúsculo do IbicuÃ*
Panoramio - Photo of Ponte sobre o IbicuÃ* ao ocaso do Sol - Manoel Viana

Ponte em arco sobre o rio das Antas ~250m
ponteernestodorneles.jpg

http://www.serragaucha.com/portal/municipios/2/pontosturisticos/ponteernestodorneles.jpg
DCP_6360+ponte+veranopolis.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_8x27I4P6m...inmbOV6og/s400/DCP_6360+ponte+veranopolis.jpg

Ponto sobre o rio Jacuí ~800m
2187542912_ec8efd7d1d.jpg

http://farm3.static.flickr.com/2130/2187542912_ec8efd7d1d.jpg?v=0

Ponte internacional em Jaguarão ~350m
ptjagu03.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_WrDcEMvIcN8/RtSkqIS3GtI/AAAAAAAAADM/9l3EwG2oZfA/s1600/ptjagu03.jpg

Ponte do Guaíba
ponte.jpg

http://paginasampliadas.files.wordpress.com/2007/10/ponte.jpg

273574.jpg

http://ipt.olhares.com/data/big/27/273574.jpg

Ponte_do_Guaiba.JPG

http://www.portoalegre.rs.gov.br/passeio_virtual/images/Ponte_do_Guaiba.JPG

Viaduto da Mula Preta, também na ferrovia do trigo, 110m de altura (tem vários viadutos assim nessa ferrovia)

4-5-viaduto-mula-preta.jpg

http://minerva.ufpel.edu.br/~bira/blog/wp-content/gallery/v13/4-5-viaduto-mula-preta.jpg

videozinho dum trem passando (detalhe das 'sacadas' de refúgio para as pessoas que trepidam)
YouTube - Trem na Ponte Mula Preta Ferrovia do Trigo

ponte internacional de Uruguaiana, 1,6km
Ponte+Internacional+Urugaiana.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_glyLfBk9C...Kpdhcc/s400/Ponte+Internacional+Urugaiana.jpg

viaduto da cascata, Rota do Sol
viadutodacascatacz0.jpg

http://img148.imageshack.us/img148/8202/viadutodacascatacz0.jpg
 
Ponte 25 de Abril

A Ponte 25 de Abril é uma ponte pênsil rodo-ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada, em Portugal. A ponte atravessa o estuário do rio Tejo na parte final e mais estreita – o designado gargalo do Tejo.

Via A2 e Linha do Sul
Cruza Rio Tejo
Localização Lisboa, Portugal
Design Ponte pênsil
Maior vão livre 1 012,88 m
Comprimento total 2 277,64 m
Altura máxima 70 m (vão)
Início da construção 5 de Novembro de 1962
Data de abertura 6 de Agosto de 1966

Características técnicas

Outros dados relevantes sobre a Ponte 25 de Abril, à data da sua inauguração:

* 1 012,88 metros de comprimento do vão principal
* 2 277,64 metros de distância de amarração a amarração
* 70 metros de altura do vão acima do nível da água
* 190,47 metros de altura das torres principais acima do nível da água (o que a torna a segunda mais alta construção de Portugal e a ponte mais alta da Europa)
* 58,6 centímetros de diâmetro de cada cabo principal
* 11 248 fios de aço com 4,87 milímetros de diâmetro, em cada cabo (o que totaliza 54,196 quilómetros de fio de aço)
* 79,3 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal, Sul
* 30 quilómetros de rodovias nos acessos Norte e Sul com 32 estruturas de betão armado e pré-esforçado
o Estes resultados foram obtidos com a aplicação de 263 000 metros cúbicos de betão e 72 600 toneladas de aço.
 

Attachments

  • Lisboa_ponte25deabril.jpg
    Lisboa_ponte25deabril.jpg
    125.9 KB · Visitas: 730
  • ponte.jpg
    ponte.jpg
    109.4 KB · Visitas: 718
Baah muito bom esse tópico, gostei as fotos!
 
Maneiríssimo! De parabéns cara.
 
Tá valendo:

A ponte Hercílio Luz está localizada no estado brasileiro de Santa Catarina, foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina (ligando a parte continental da capital, Florianópolis, à parte insular).

A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339,471 metros de vão central e 221 metros de viaduto continental.

A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres medem 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43 metros.

Florianopolis_HLuz_bridge_sunset.jpg


Restauração

Uma parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis em 2005 proporcionará o início das obras de restauração da ponte Hercílio Luz. Conforme o governador Luiz Henrique da Silveira, disse antes de participar da festa de reveillon em Florianópolis "...no dia 17 de fevereiro de 2006 será assinada a ordem de serviço para início dos trabalhos de restauração, o qual proporcionará a recuperação da total capacidade de tráfego deste ícone, assim como em 1926".

Fonte: Wikipédia

Belo tópico :snap:
 
Ótimo tópico, ficou melhor ainda com a complementação do helldog.

Até agora estou impressionado com aquele cabo de 1,12m e sub-grupos exagonais...
 
simplesmente loka de mais essas fotos
;D
parabéns a todos
 
Eu que quero ser engenhero civil quando crescer hein...

Amei essas pontes
 
Outras pontes brasileiras:

Ponte Octávio Frias de Oliveira em São Paulo.
Comprimento total 1600 metros
Altura 138 metros

Ponte%20Octavio%20Frias.jpg


estaiada1.jpg


ponteEstaiada2008mai10.jpg


Ponte Juscelino Kubitschek, Brasília

Maior vão livre 240 m
Comprimento total 1200 m
Largura 24 m
Tráfego 50 mil veículos/dia (2007)[1]
Altura máxima 62 m

300px-Brasilia_JK_Bridge.jpg


311679_31.jpg


205013169_Ak7vh-S.jpg



Ponte de Todos - Newton Navarro, Natal

Comprimento total 1.781,60 m.
Largura
Altura 55,10 m (pista no vão central)
103,45 m (mastros principais)
Tráfego 25 mil veículos/dia

ponte-newton-navarro1.jpg


Ponte1.jpg


ponte-11.jpg


Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros
Comprimento total - 1800m, vão central 200m

1448980.jpg


27hd2.jpg


ponte.jpg


Ponte Rio-Niterói
Maior pilar 72 metros
Maior vão livre 300m
Comprimento total 13,29 Km
Tráfego 140 mil veículos/dia

pedro_henrique21.jpg


riodejaneiro_ponte_rio_niteroi.jpg


ponte_rio_niteroi_1974.JPG


ponte-rio-niteroi-4.jpg


Ponte Internacional da Amizade BR-PY
Comprimento total 552,4 metros
Altura 77 metros
vão com arco engastado de 290 metros.

Ponte_da_amizade.jpg


Ponte%20da%20Amizade.jpg


Ponte Pênsil de São Vicente, SP
Maior vão livre 180 m
Comprimento total 180 m

ver_imagem.php


2821524834_693db4c67d.jpg


vicente4.jpg


Ponte Rodoferroviária sobre o rio Paraná
extensão de 3700m com vãos de 100m

ponterodoferroviariaparrx3.jpg


Ponte internacional Brasil-Peru no Acre
Extensão da ponte: 240,00m / com vão central de 110m

peru2.jpg


P617003.JPG


Terceira Ponte, ES
3,3 km de extensão;
Vão central com 70 metros de altura; (Segundo maior do Brasil)
Vão livre com 260 metros (entre um pilar e outro)

621.jpg


1232302ti8.jpg


4629861.jpg


http://www.panoramio.com/photos/original/4629861.jpg


Viadutos da Rodovia dos Imigrantes, SP

Rodovia%20dos%20Imigrantes.jpg


Imigrantes_26_09.jpg


Fonte wikipedia
 
Eu só não sei como que a ponte Hercílio Luz, aqui de Fpolis demorou 4 anos pra ser construida e ja ta fazem 15 anos pra ser restaurada, uma vergonha
 
pois é, nem se estivessem construindo de novo demoraria tanto
 
O mais fod@ de todos os br deve ter sido "Viadutos da Rodovia dos Imigrantes, SP"
 
bao nao querendo criticar o criador do topico
seria interesse tbm falar "como" sao construidas essas pontes... as etapas, etc pq convenhamos varias dessas sao em lugares um pouco.."complicados

:yes:
 
Falando de pontes brasileiras tem essa aqui no interior do RS:
Fica sobre o Rio Jacuí entre São Jerônimo a General Câmara

pontecach.jpg


pontejacui.jpg


Essa abaixo é muito grande e cloquei link normal.
http://ajera.vilabol.uol.com.br/ponte.jpg
 
Srs...

Eu já passei nessa ponte Clifton. Mas era a noite. No verão, aos arredores de Bristol, tem concurso de balonismo. Essa ponte é tão alta que os balões passam por baixo dela!

img1043800x600.jpg
 
Fotos impressionante tiradas durante a construção das fundações e dos blocos de ancoragem da ponte Akashi-Kaiko

http://www.jb-honshi.co.jp/english/technology/con-sub.html



As duas fundações foram construídas em um dique seco, levadas até o local com o uso de rebocadores e depois foram afundadas e enchidas com concreto.

sub_02.jpg

Fundação



Cada um dos 290 grupos hexagonais (cada um contendo 127 fios de aço de 5.23 mm) é preso individualmente em uma estrutura de aço “enterrada” no bloco de ancoragem.

sub_11.jpg

Blocos de ancoragem
 
Nas pontes suspensas, o feixe de cabos é envolto por um “cilindro” de metal. Dentro desse cilindro circula ar seco (com baixíssima umidade), para preservar os cabos dos efeitos da corrosão.

Quando o cabo entra no bloco de ancoragem, ele se subdivide e cada cabo menor é preso em uma estrutura de aço que fica “mergulhada” no bloco de concreto, que pesa centenas de milhares de toneladas.

Um equipamento controla a umidade dentro do bloco de ancoragem. Sensores monitoram a vibração nos cabos.




As fotos abaixo são da ponte suspensa Forth Road, na Escócia, com mil metros de vão livre e cujo cabo tem 60 cm de diâmetro:

http://en.wikipedia.org/wiki/Forth_Road_Bridge





3030694812_a6aef50361_b.jpg


3030530744_f296611fd8_b.jpg


3030536904_7cd8373c03_b.jpg


4067337605_62e5c033e2_o.jpg


3030570690_bf464ee3e7_b.jpg


3029752933_e49d63c16d_b.jpg


3029671565_aa75a48767_b.jpg


3029716025_e89d0400af_b.jpg


3030544850_c1a682f78c_b.jpg


3029840751_d5ac2dcebe_b.jpg


3029819881_076a281024_b.jpg


3029784955_0c5d573eb6_b.jpg


3030634832_b69799c741_b.jpg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo