Entendendo um Dslam (armário óptico, rack outdoor, ura)

Parábens, seu tópico é maravilhoso.

Deixa eu tirar uma dúvida quem puder por favor me ajude:
à mais de um ano eu tenho o velox de 15mb, só que no último mês estou sofrendo muito com lentidão à ponto de às vezes sequer abrir páginas. O mais inacreditável é que de madrugada e geralmente em alguns momentos do dia a internet melhora (a velocidade aumenta mas não como os 15mb de antigamente).

O técnico já veio aqui em casa e informou que o problema não é aqui e nem é um problema que ele pode resolver, ele diz que é na central e que eu devo continuar reclamando. mas isso já tem um mês, tenho inclusive um protocolo aberto na Anatel.

O que pode ser esse problema? Alguém tem alguma idéia?
 
Parábens, seu tópico é maravilhoso.

Deixa eu tirar uma dúvida quem puder por favor me ajude:
à mais de um ano eu tenho o velox de 15mb, só que no último mês estou sofrendo muito com lentidão à ponto de às vezes sequer abrir páginas. O mais inacreditável é que de madrugada e geralmente em alguns momentos do dia a internet melhora (a velocidade aumenta mas não como os 15mb de antigamente).

O técnico já veio aqui em casa e informou que o problema não é aqui e nem é um problema que ele pode resolver, ele diz que é na central e que eu devo continuar reclamando. mas isso já tem um mês, tenho inclusive um protocolo aberto na Anatel.

O que pode ser esse problema? Alguém tem alguma idéia?

Isso é provável saturamento do dslam ou problema de rota, a solução para ambos é a gerência da Oi tomar providências, o que é muito demorado diga-se de passagem.
 
Isso é provável saturamento do dslam ou problema de rota, a solução para ambos é a gerência da Oi tomar providências, o que é muito demorado diga-se de passagem.

Muito obrigado pela resposta, mesmo você tem sido de grande ajuda aqui no fórum.
Só mais uma coisa: Será que se eu informar isso pro técnico ele poderá correr atrás de resolver?
 
Muito obrigado pela resposta, mesmo você tem sido de grande ajuda aqui no fórum.
Só mais uma coisa: Será que se eu informar isso pro técnico ele poderá correr atrás de resolver?


Olha, até podem resolver, mas normalmente tem que rolar um "cafezinho" para o técnico. Conversa com ele.

Abraços.
 
Só mais uma coisa, prometo não te pertubar mais, rs...
O que pode ter causado esse saturamento do dslam ou problema de rota?

O saturamento ocorre quando um dslam não suporta o número de clientes ligados a ele, neste caso a gerência tem que autorizar um aumento de banda neste dslam. Problema na rota ocorre normalmente por problemas nos roteadores de borda e/ou péssimos acordos de troca de tráfego e etc.

Faça um tracert para um Ip qualquer e veja como está a latência nos saltos.

Abraços;
 
Mosqueteirors, matei uma grande curiosidade, se eu pudesse te qualificava novamente.
 
Mosqueteirors, matei uma grande curiosidade, se eu pudesse te qualificava novamente.

Valeu Ganga, esse apoio é bacana para prosseguir os "trabalhos".

Abraços.
 
Vlw pelo esclarecimento Mosqueteirors, resolvi entrar na briga aqui com a Oi por isso , tô com uma conecção que está dando 63 Att e 10 SnR ou seja bem pior do que o By_Zaca ali e eles alegavam que não tinha porta , problema é que to longe a uns 5 Km da central e tem um dslam a 200 metros daqui(dentro do meu bairro) e agora eles falam que essa Dslam não atende a minha rua , como funciona essa questão, tem como sua coneção ser tao distante assim e o Dslam proximo a vc nao te conectar ? O cabeamento primario vem direto do Dg pro armario metalico da minha rua? e onde entra o secundário entao com Cev TAR e demais via poste ? queria que vc falasse um pouco mais de cabeamento primario e secundário se possivel, continuo acompanhando as atualizações O/\o
 
Um dslam pode estar ao lado de sua casa e a gerência não liberar cabeamento para a mesma. Infelizmente é bem comum, vi situações parecidas com o pessoal pagando por fora para os técnicos puxarem um cabeamento daquele dslam, assim fazem a manobra de porta para o dslam mais próximo.

O cabeamento primário está na central geral da operadora, o secundário vai até prédios ou TAR e depois vem um paralelo até sua casa, acontece que o problema de alguns dslams está exatamente no secundário que não há rota até sua casa, este é o problema.

Conversa com um técnico de campo, explica a situação e veja se há como te ajudarem.

Abraços.
 
Atualização 28/07/2012


*** Video: Instalação de linha Adsl em armário Metálico
 
Atualização 05/08/2012


Módulo de controle de Energia utilizado nos dslam's GVT
 
A Oi vai instalar um armário aqui perto de casa com capacidade de 2000 á 6000 portas da marca Shelton.

É uma boa marca? É um bom armário? Alguém tem alguma informação sobre ele?
 
A Oi vai instalar um armário aqui perto de casa com capacidade de 2000 á 6000 portas da marca Shelton.

É uma boa marca? É um bom armário? Alguém tem alguma informação sobre ele?

Não conheço este equipamento. Tem certeza que esse é o fabricante?
 
O primeiro técnico falou que era um Armário da Siemens, o segundo falou que era deste shelton(agora não sei se é marca ou modelo).

Será que ele não falou SHELF, neste caso seria o local ou ordem que fica o dslam no rack.
 
Será que ele não falou SHELF, neste caso seria o local ou ordem que fica o dslam no rack.
Não sei nenhum dos 2 parecia saber do que estavam falando. Ele falou que era armário de chão(grande) que iria ficar no meio da praça.

EDIT: Hoje de manhã eu fiquei sem internet por umas horas, fui falar com o técnico que estava no armário.
Ele disse que o cabo que minha ura usa é ctpapl e que estava trocando para xDSL, para suportar velocidades acimas de 15Mb. Também disse que o novo armário seria um "URÃO" bem mais largo do que o atual(o dobro). Tem 2 meses para ficar pronto, sendo que já estão há 2 semanas, portanto 1 mês e meio.
 
Última edição:
Atualizando: Falei com o técnico supervisor de novo e ele insiste que é xDSL, ainda falou que era uma mistura de fibra com cabo metálico(kkkkkkkkkk), e que eles começarão a fazer o armário semana que vem.
 
Atualizando: Falei com o técnico supervisor de novo e ele insiste que é xDSL, ainda falou que era uma mistura de fibra com cabo metálico(kkkkkkkkkk), e que eles começarão a fazer o armário semana que vem.

Fibra+Cabo metálico = VDSL/2

É o que imagino que esse serviço de fibra da Oi vai virar, um VDSL da vida.
 
Fibra+Cabo metálico = VDSL/2

É o que imagino que esse serviço de fibra da Oi vai virar, um VDSL da vida.
Você sabe que cabo é esse que eles falaram que usa aqui? ctpapl.

Eles estão aqui agora cabeando com um negócio que faz o cabo metálico enrolar no cabo de aço.

O supervisor falou que vai ser outra equipe que vai construir o armário.
 
Você sabe que cabo é esse que eles falaram que usa aqui? ctpapl.

Eles estão aqui agora cabeando com um negócio que faz o cabo metálico enrolar no cabo de aço.

O supervisor falou que vai ser outra equipe que vai construir o armário.

Este é o cabo comum usado pela operadora para aumentar o número de pares, normalmente utilizado com 10 a 1800 pares por cabo, neste caso estamos falando de cabo de cobre.

Abraços.
 
MosqueteiroRS,

Comprei no Ebay ( UK ) um modem HG612 da Huawei.
Utilizando os recursos deste modem descobri que o DSLAM é identificado como IKNS ( seria Ikanos ? ). Isto indica que o DSLAM é da Zhone ? ou existem outras marcas usadas pela GVT que usam chipset Ikanos ?
 
Este é o cabo comum usado pela operadora para aumentar o número de pares, normalmente utilizado com 10 a 1800 pares por cabo, neste caso estamos falando de cabo de cobre.

Abraços.
Hum, obrigado.

Um outro técnico que está instalando novos TARs aqui disse que vai haver um armário de poste entre o assinante e o urão. Fiquei intrigado isso é necessário para mim, já que ficarei a 100 metros do urão?

Ele disse que isso é um projeto piloto da OI que está trocando tudo até os FEs e que se der certo vai fazer em todos os lugares do rio.
 
Hum, obrigado.

Um outro técnico que está instalando novos TARs aqui disse que vai haver um armário de poste entre o assinante e o urão. Fiquei intrigado isso é necessário para mim, já que ficarei a 100 metros do urão?

Ele disse que isso é um projeto piloto da OI que está trocando tudo até os FEs e que se der certo vai fazer em todos os lugares do rio.

Pelo jeito vão instalar mini dslam, como já fazem em muitos lugares, você ficando a 100 metros tem boas chances de ficar na central.
------------
MosqueteiroRS,

Comprei no Ebay ( UK ) um modem HG612 da Huawei.
Utilizando os recursos deste modem descobri que o DSLAM é identificado como IKNS ( seria Ikanos ? ). Isto indica que o DSLAM é da Zhone ? ou existem outras marcas usadas pela GVT que usam chipset Ikanos ?

Eu conheço apenas a linha da zhone que usa esse chip em vdsl2.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo