Este tópico tem como objetivo debater sobre os assuntos relacionados à Anatel, por exemplo, andamento de chamados abertos no site, informações, denuncias, etc. Não sei se todos sabem, mas a Anatel é responsável por dificultar entradas de outras operadoras em bairros e regiões de todo o Brasil, para favorecer uma operadora X (monopólio). Temos diversos casos e exemplos de lugares que são reféns da telefonica há anos, e nesses lugares já possui cabeamento pronto de outras operadoras, mas não se sabe por qual motivo, eles não estão autorizados a vender os serviços nessas regiões. Exemplo:
Onde eu moro tem no máximo speedy 2MB, mas a NET tem todo o cabeamento mas só é autorizada a vender o serviço de TV. Estranho, pois o cabeamento da TV é o mesmo usado para internet e telefone.
Abaixo tem o procedimento para abrir um chamado na Anatel e cobrar esclarecimentos e atitudes. Não aceite respostas do tipo "sua região não tem viabilidade técnica", "não temos previsão de quando teremos o serviço na sua região". Essas respostas são gravadas. Cobrem um contato do departamento de Engenharia, Projetos ou Superiores, nós temos sim o direito de saber a verdade de tudo isso.
Se aceitarmos essa situação e desistirmos dessa luta, ai eles continuarão deitando e rolando sobre nós. Temos que cobrar melhorias na infraestrutura de internet e informações mais detalhadas dos motivos pelo qual outras operadoras não podem prestar serviço em determinadas regiões (principalmente periferia).
O procedimento ta bem detalhado e passo-a-passo, que é pra motivar a todos a cobrarem esse órgão incompetente chamado Anatel e suas operadoras LIXOS!!!
É interessante todos nós informarmos os novos status, os contatos recebidos, o que eles falaram, etc. Se fecharem o chamado indevidamente na Anatel, REABRAM.
1) Acessar o site www.anatel.gov.br
2) Ao lado esquerdo tem um menu. Selecione FALE CONOSCO.
3) Depois carregará a página abaixo. Clique onde está destacado em amarelo: "serviço de atendimento via internet -Fale Conosco (clique aqui)".
4) Depois você tem que digitar seu CPF e a senha e clique no botão ENTRAR. Caso não tenha cadastro, tem o link "ainda não sou cadastrado".
5) Na página que irá carregar, na parte inferior você tem o link "Cadastrar Solicitação". Clicar nele.
6) Na tela seguinte, não escolha nenhuma operadora, apenas clique no botão Avançar, conforme imagem abaixo.
7) A próxima etapa é categorizar o chamado que você está abrindo. Conforme você vai selecionando ele vai passando para a próxima página. Você deve seguir essa sequência aqui:
Tipo de Atendimento: Reclamação
Serviço: Serviços da Anatel
Modalidade de Serviço: Atendimento
Motivo: Atuação da Anatel
Submotivo: Outros
Categoria: Não preencher, pois não tem opção para escolher. Depois que chegar neste campo "Categoria", clicar no botão AVANÇAR.
8) A tela seguinte é essa abaixo, onde você deve colocar o nome da ANATEL no campo "Nome da Prestadora". Depois de digitado clique no botão Avançar.
9) Pronto. Agora essa já é a parte final. No campo "Reclamado", selecione Anatel.
Na descrição, escreva o seu relato/revolta/denuncia, etc.. Depois clica no botão CONFIRMAR. Vai gerar um número de chamado. É importante que você coloque seus dados de contato dentro da descrição, pois nem sempre os dados cadastrados na Anatel estão atualizados. Segue abaixo a descrição que eu usei no meu chamado.
Minha descrição/Reclamação:
Boa tarde. Apesar do texto ser grande, espero que leiam até o fim, pois trata-se de uma situação crítica e que eu gostaria de entender a fundo o que acontece. Há 27 anos moro no mesmo endereço, em um bairro da periferia da zona leste de SP, bairro este que receberá a abertura da copa do mundo (Itaquera). Desde quando chegou a banda larga aqui na região (meados de 1999), assinei um plano do speedy e de lá pra cá tivemos mudanças onde fui obrigado a reduzir a velocidade para 2MB, que é a maior velocidade que a operadora dispõe hoje para a região. Somos reféns dessa operadora, hoje chamada Vivo, mas conhecida também como Telefônica (lixo). Vejo que outros bairros, principalmente os de classe média, há diversas opções de serviços de internet banda larga, diferente do que acontece nas periferias, onde somos obrigados a ter o que a operadora oferece, 2MB no máximo. Onde eu moro, possui cabeamento da NET, mas eles estão PROIBIDOS de vender o serviço de INTERNET e TELEFONE, e quem está proibindo? A ANATEL!!! Logo o órgão que deveria dar mais opções para a periferia, gerar concorrência de mercado, etc. Segundo uma pessoa da NET, as liberações são feitas através de concessões, e nas periferias (na minha região no caso), há uma exclusividade da VIVO. Estamos falando de monopólio mesmo? Por que a Anatel proíbe a NET de vender internet para o CEP "SEU CEP" número XX? Sendo que tem todo o cabeamento pronto? Somente o serviço de TV é liberado. A LIVETIM também relata isso. Gostaria de entender isso de uma maneira mais clara e esclarecedora. Meu telefone para contato é (11) XXXXX-XXXX
Onde eu moro tem no máximo speedy 2MB, mas a NET tem todo o cabeamento mas só é autorizada a vender o serviço de TV. Estranho, pois o cabeamento da TV é o mesmo usado para internet e telefone.
Abaixo tem o procedimento para abrir um chamado na Anatel e cobrar esclarecimentos e atitudes. Não aceite respostas do tipo "sua região não tem viabilidade técnica", "não temos previsão de quando teremos o serviço na sua região". Essas respostas são gravadas. Cobrem um contato do departamento de Engenharia, Projetos ou Superiores, nós temos sim o direito de saber a verdade de tudo isso.
Se aceitarmos essa situação e desistirmos dessa luta, ai eles continuarão deitando e rolando sobre nós. Temos que cobrar melhorias na infraestrutura de internet e informações mais detalhadas dos motivos pelo qual outras operadoras não podem prestar serviço em determinadas regiões (principalmente periferia).
O procedimento ta bem detalhado e passo-a-passo, que é pra motivar a todos a cobrarem esse órgão incompetente chamado Anatel e suas operadoras LIXOS!!!
É interessante todos nós informarmos os novos status, os contatos recebidos, o que eles falaram, etc. Se fecharem o chamado indevidamente na Anatel, REABRAM.
1) Acessar o site www.anatel.gov.br
2) Ao lado esquerdo tem um menu. Selecione FALE CONOSCO.
3) Depois carregará a página abaixo. Clique onde está destacado em amarelo: "serviço de atendimento via internet -Fale Conosco (clique aqui)".
4) Depois você tem que digitar seu CPF e a senha e clique no botão ENTRAR. Caso não tenha cadastro, tem o link "ainda não sou cadastrado".
5) Na página que irá carregar, na parte inferior você tem o link "Cadastrar Solicitação". Clicar nele.
6) Na tela seguinte, não escolha nenhuma operadora, apenas clique no botão Avançar, conforme imagem abaixo.
7) A próxima etapa é categorizar o chamado que você está abrindo. Conforme você vai selecionando ele vai passando para a próxima página. Você deve seguir essa sequência aqui:
Tipo de Atendimento: Reclamação
Serviço: Serviços da Anatel
Modalidade de Serviço: Atendimento
Motivo: Atuação da Anatel
Submotivo: Outros
Categoria: Não preencher, pois não tem opção para escolher. Depois que chegar neste campo "Categoria", clicar no botão AVANÇAR.
8) A tela seguinte é essa abaixo, onde você deve colocar o nome da ANATEL no campo "Nome da Prestadora". Depois de digitado clique no botão Avançar.
9) Pronto. Agora essa já é a parte final. No campo "Reclamado", selecione Anatel.
Na descrição, escreva o seu relato/revolta/denuncia, etc.. Depois clica no botão CONFIRMAR. Vai gerar um número de chamado. É importante que você coloque seus dados de contato dentro da descrição, pois nem sempre os dados cadastrados na Anatel estão atualizados. Segue abaixo a descrição que eu usei no meu chamado.
Minha descrição/Reclamação:
Boa tarde. Apesar do texto ser grande, espero que leiam até o fim, pois trata-se de uma situação crítica e que eu gostaria de entender a fundo o que acontece. Há 27 anos moro no mesmo endereço, em um bairro da periferia da zona leste de SP, bairro este que receberá a abertura da copa do mundo (Itaquera). Desde quando chegou a banda larga aqui na região (meados de 1999), assinei um plano do speedy e de lá pra cá tivemos mudanças onde fui obrigado a reduzir a velocidade para 2MB, que é a maior velocidade que a operadora dispõe hoje para a região. Somos reféns dessa operadora, hoje chamada Vivo, mas conhecida também como Telefônica (lixo). Vejo que outros bairros, principalmente os de classe média, há diversas opções de serviços de internet banda larga, diferente do que acontece nas periferias, onde somos obrigados a ter o que a operadora oferece, 2MB no máximo. Onde eu moro, possui cabeamento da NET, mas eles estão PROIBIDOS de vender o serviço de INTERNET e TELEFONE, e quem está proibindo? A ANATEL!!! Logo o órgão que deveria dar mais opções para a periferia, gerar concorrência de mercado, etc. Segundo uma pessoa da NET, as liberações são feitas através de concessões, e nas periferias (na minha região no caso), há uma exclusividade da VIVO. Estamos falando de monopólio mesmo? Por que a Anatel proíbe a NET de vender internet para o CEP "SEU CEP" número XX? Sendo que tem todo o cabeamento pronto? Somente o serviço de TV é liberado. A LIVETIM também relata isso. Gostaria de entender isso de uma maneira mais clara e esclarecedora. Meu telefone para contato é (11) XXXXX-XXXX