Estabilizador, estourou, saiu fumaça e... segue funcionando?

artfurt

know-it-all Member
Registrado
Bom pessoal, aconteceu agora pouco isso.


Estava tentando ligar outro PC no estabilizador, um Microsol 1500VA. Tive que mudar o estabilizador de lugar, mas nao queria desligar o PC que está no nobreak então fiz o seguinte: Tirei o estab. da tomada e rapidamente coloquei a tomada do nobreak,que estava no estab, na parede.

Então arrumei tudo e fiz o processo iinverso: Tirei a tomada do nobreak da parede e coloquei a do estab. Então rapidamente para nao acabar a bateria do nobreak fui ligar o nobreak no estab. e deu um estouro razoável e saiu uma fumaça...sem cheiro e não durou 2 seg essa fumaça!!!!!!!


Na hora puxei a tomada do nobreak do estab, desliguei a chave on off e tirei da tomada.

Fui direto no fusivel e ele tava inteiro..abri o estabilizador e o capacitor estava inteiro, sem vazamento...o transformador parecia intacto tbm...

Só reparei um queimado no metal interno perto da tomada onde eu liguei o nobreak..parecia que algo havia se soltado dalí ou queimado.

Pensei na hora talves só queimou a essa tomada do estab... então fui testando uma por uma e o estab funcionou em todas as tomadas...:eek:



O que pode ter sido? Saiu fumaça, deu estouro...podia ter tirado uma foto do que eu achei que queimou, mas já parafusei a carcaça do estab...


Aguardo a análise dos amigos!
 
Você não quer uma análise e sim uma adivinhação... Com sua ajuda em desvendar, não necessita ninguém para atrapalhar.
Somente uma perguntinha para você.
- Para que, com qual finalidade, você usa estabilizador em informática?
 
Nossa... eu tentei, mas não entendi nada. Tira aqui, poe ali... caramba.

Bom, ao menos agora aprendeu que não se deve usar estabilizador né ?!?

Ainda bem que esse meu nobrek ( que também tem o maldito estabilisador ) não deu nada ainda.
 
Eu li, reli e treli. Acho que entendi. Realmente não dá para adivinhar, mas parece que ao plugar uma coisa na outra, estando ambas ou uma delas ligadas, ocorreu um pequeno curto e se chegou a dar estouro e fumaça provavelmente queimou algum componente não essencial ao funcionamento do tal estabilizador.

Como regra geral eu diria:

- Nunca plugue uma tomada com o aparelho ligado. Quando eu plugo um computador na parede, a fonte do computador está desligada. Quando eu ligo uma TV na tomada, a TV está desligada. E assim por diante.

- Nunca plugue um estabilizador num nobreak ou um nobreak num estabilizador. Isso é um contra-senso (ou contrassenso de acordo com a nova ortografia).

- De preferência, não plugue nenhum equipamento eletrônico moderno num estabilizador.

- Evite o uso de nobreak se não há cortes excessivos de energia na localidade.
 
Nossa... eu tentei, mas não entendi nada. Tira aqui, poe ali... caramba.

Bom, ao menos agora aprendeu que não se deve usar estabilizador né ?!?

Ainda bem que esse meu nobrek ( que também tem o maldito estabilisador ) não deu nada ainda.



Sobre o estabilizador, eu uso ainda somente por duas razões: Uma é devido ao fato que o nobreak não funciona direito lá em casa ligado diretamente na parede.

Naquele tópico "estab. x filtro de linha..." que me sugeriram chamar a cia. elétrica para fazer medições na voltagem que estaria chegando aos equipamentos. Mas o problema não foi resolvido totalmente. Ainda , em certos períodos do dia, o nobreak entra em modo de bateria e não sai mais, me obrigando a desligar o pc e aguardar a energia estabilizar novamente.

Mas comparado com antes, a melhora foi de 80%. Antes era a maior parte do dia ruim, agora é a menor...:slap:

E outra é que meu nobreak não está mais aguentando o PC+monitor+som...ele acusa overload principalmente quando estou jogando..e já chegou a desligar algumas vezes quando utilizava todos os equipamentos ligados nele.

O no-break é aqueles de 600va da APC. Certamente o PC em full load está consumindo mais do que isso, o que me obriga a passar algumas coisas pro estabilizador.:boring:





Eu li, reli e treli. Acho que entendi. Realmente não dá para adivinhar, mas parece que ao plugar uma coisa na outra, estando ambas ou uma delas ligadas, ocorreu um pequeno curto e se chegou a dar estouro e fumaça provavelmente queimou algum componente não essencial ao funcionamento do tal estabilizador.

Como regra geral eu diria:

- Nunca plugue uma tomada com o aparelho ligado. Quando eu plugo um computador na parede, a fonte do computador está desligada. Quando eu ligo uma TV na tomada, a TV está desligada. E assim por diante.

- Nunca plugue um estabilizador num nobreak ou um nobreak num estabilizador. Isso é um contra-senso (ou contrassenso de acordo com a nova ortografia).

- De preferência, não plugue nenhum equipamento eletrônico moderno num estabilizador.

- Evite o uso de nobreak se não há cortes excessivos de energia na localidade.



Pois é acho que o meu erro foi não ter desligado o estabilizador enquanto conectava o nobreak nele...:slap:

Quanto as outras sugestões já expliquei no meu post pro subzirow alí o porque...


Vou bater um foto do chamuscado na peçinha de metal quando chegar em casa...
É uma barrinha de metal bem fina, na cor dourada, que passa por todas as tomadas do estab. verticalmente...tem um fio soldado nela.
Bem próximo da tomada onde ocorreu o problema está essa mancha de queimado...
 
Sobre o estabilizador, eu uso ainda somente por duas razões: Uma é devido ao fato que o nobreak não funciona direito lá em casa ligado diretamente na parede.

O nobreak não funciona corretamente direto na parede, mas o PC provavelmente funciona. Já testou ele sem o nobreak? Esse nobreak da APC é reconhecidamente ruim. Deus me livre de um nobreak que além de já ter um estabilizador embutido, ainda por cima vai necessitar de ser plugado em outro estabilizador.

E outra é que meu nobreak não está mais aguentando o PC+monitor+som...ele acusa overload principalmente quando estou jogando..e já chegou a desligar algumas vezes quando utilizava todos os equipamentos ligados nele.

Mais um motivo para suspeitar que o problema maior aí é o nobreak e não a energia elétrica fornecida. Mesmo ruim, essa energia fornecida pela concessionária deve ser normal o bastante para tocar o computador normalmente. Sua fonte também não ajuda muito. Apesar de ser uma fonte com preço e aspecto de fonte de alta qualidade, na verdade é uma fonte de baixa eficiência e sem PFC ativo. Se fosse por exemplo uma Corsair poderia ser plugada numa tomada que fornecesse qualquer tensão entre 90 e 260V. Porém mesmo uma fonte bivolt manual sem PFC ativo tem obrigação de suportar as oscilações de corrente de uma tomada elétrica - e normalmente suporta. Acho que você pode de uma tacada só se livrar tanto do nobreak quanto do estabilizador e botar o PC direto na tomada ou de preferência num bom filtro de linha. Se fazendo isso o resultado for negativo, aí é hora de usar um nobreak sim, mas um nobreak melhor e mais forte que esse da APC.
 
O nobreak não funciona corretamente direto na parede, mas o PC provavelmente funciona. Já testou ele sem o nobreak? Esse nobreak da APC é reconhecidamente ruim. Deus me livre de um nobreak que além de já ter um estabilizador embutido, ainda por cima vai necessitar de ser plugado em outro estabilizador.



Mais um motivo para suspeitar que o problema maior aí é o nobreak e não a energia elétrica fornecida. Mesmo ruim, essa energia fornecida pela concessionária deve ser normal o bastante para tocar o computador normalmente. Sua fonte também não ajuda muito. Apesar de ser uma fonte com preço e aspecto de fonte de alta qualidade, na verdade é uma fonte de baixa eficiência e sem PFC ativo. Se fosse por exemplo uma Corsair poderia ser plugada numa tomada que fornecesse qualquer tensão entre 90 e 260V. Porém mesmo uma fonte bivolt manual sem PFC ativo tem obrigação de suportar as oscilações de corrente de uma tomada elétrica - e normalmente suporta. Acho que você pode de uma tacada só se livrar tanto do nobreak quanto do estabilizador e botar o PC direto na tomada ou de preferência num bom filtro de linha. Se fazendo isso o resultado for negativo, aí é hora de usar um nobreak sim, mas um nobreak melhor e mais forte que esse da APC.



Mas e para modems, caixas de som que são tudo 110v onde eu poderia ligar? Lembrando que a rede aqui no sul é 220v...


o que seria um filtro de linha bom? E supressor de surtos, não seria uma saída melhor que o estab/ nobreak?

E é garantido mesmo ligar o PC direto na tomada? Depois de anos usando um estabilizador/ nobreak a gente fica com receio...

O problema é que aqui acontece quedas muito rápidas de energia...ficar em uma rede assim sem nobreak dá medo...

sobre a fonte até acho ela boa, mas não confio em ligar direto na parede...recentemente um amigo meu teve a sua thermaltake 750w troughpower queimada assim...

Então APC é ruim? Que outros nobreaks eu poderia comprar?


um exemplo prático: Em um problema na rede elétrica, não seria melhor ter ao menos uma coisa pra queimar antes, do que colocar a fonte do PC no "pelotão da frente"?:p
 
Mas e para modems, caixas de som que são tudo 110v onde eu poderia ligar? Lembrando que a rede aqui no sul é 220v...

Aposto que se fosse uma geladeira 110V você saberia muito bem o que fazer, usar um transformador, por que com o PC teria que ser diferente???

o que seria um filtro de linha bom? E supressor de surtos, não seria uma saída melhor que o estab/ nobreak?

Filtro de linha bom = Supressor de surtos, seria um filtro de linha que tivesse capacidade de proteger.

E é garantido mesmo ligar o PC direto na tomada? Depois de anos usando um estabilizador/ nobreak a gente fica com receio...

Claro que é, o uso de estabilizadores é mito. Sua TV funciona bem, logo, seu PC também funcionará, isso é mais uma prova que a necessidade do estabilizador é por parte de seu nobreak e não pelo PC.

O problema é que aqui acontece quedas muito rápidas de energia...ficar em uma rede assim sem nobreak dá medo...

E nessas quedas o PC desliga? Usar um nobreak em uma rede assim me dá mais medo ainda.

sobre a fonte até acho ela boa, mas não confio em ligar direto na parede...recentemente um amigo meu teve a sua thermaltake 750w troughpower queimada assim...

A TV vc liga direto na tomada (parede :eek:), a TV LCD novinha, que custou R$ 3000 você liga direto na tomada, a geladeira que custou R$ 1500 você liga direto na tomada, o aparelho de som você liga direto na tomada. Pergunto: eles queimam toda hora? Eles funcionam erroneamente por estarem direto na tomada?

Com o PC não é diferente, na verdade o PC é mais robusto que esses outros equipamentos, suporta muito melhor variações de tensão. Só para efeito de comparação, provavelmente sua geladeira pode operar de 195 a 245V (se não me engano é isso), seu PC, mesmo tendo uma fonte sem PFC ativo, opera de 185V até 270V, muito mais que a geladeira, e você quer estabilizar isso??

Seu monitor opera de 90V até 264V, se sua fonte tivesse PFC ativo trabalharia na mesma faixa...


Então APC é ruim? Que outros nobreaks eu poderia comprar?

Não generalize, APC é quem fabrica os melhores protetores e nobreaks que temos. O problema é esse modelo, e mais um de 1200VA, ambos bivolt, projetados apenas para o mercado brasileiro, um desastre, a faixa de operação desses dois nobreaks em redes 220V é muito pequena, de 190V a 240V, se a tensão baixar a 190V eles entram na bateria, mas seu PC, sozinho, funcionaria muito bem.

um exemplo prático: Em um problema na rede elétrica, não seria melhor ter ao menos uma coisa pra queimar antes, do que colocar a fonte do PC no "pelotão da frente"?:p

Claro que sim, por isso se usa vários tipos de protetores de surtos, DPS no quadro de entrada de energia e no quadro de disjuntores, protetores de surtos (filtros de linha) antes de ligar o eletrônicos, proteção nos cabos de rede, TV, antena, etc. Tudo isso é para evitar que surtos não atinjam o seu PC, sejam surtos provocados por outros equipamentos ou por raios.

Agora um estabilizador, eles tentam manter a energia o mais perto de 115V, de modo bem lento, não estabilizaria um surto, não protegeria seu PC de um raio.
 
Claro que sim, por isso se usa vários tipos de protetores de surtos, DPS no quadro de entrada de energia e no quadro de disjuntores, protetores de surtos (filtros de linha) antes de ligar o eletrônicos, proteção nos cabos de rede, TV, antena, etc. Tudo isso é para evitar que surtos não atinjam o seu PC, sejam surtos provocados por outros equipamentos ou por raios.

Agora um estabilizador, eles tentam manter a energia o mais perto de 115V, de modo bem lento, não estabilizaria um surto, não protegeria seu PC de um raio.

Enfim, o problema dos APC é só com quem usa os modelos 220v... que azar quer nascido aqui!:sly:

Valeu pelas respostas. Bem esclarecedoras.


Não é que os produtos da APC sejam ruins, pelo contrário, costumam ser os melhores. Mas esse modelo específico de nobreak eu já tive um dele e, sinceramente, dei de graça para os outros. Além do que o Leonardo comentou, vou sugerir este outro tópico do Faller:
http://www.adrenaline.com.br/forum/energia/177067-de-220-volts-110-ter-que-estabilizador.html

Vou ler todo esse tópico, muito interessante, vlw!
 
Enfim, o problema dos APC é só com quem usa os modelos 220v... que azar quer nascido aqui!:sly:

Valeu pelas respostas. Bem esclarecedoras.

A APC tem ótimos modelos de nobreaks 220V, esses são entrada 220V e saída 220V (230V mais especificamente, não muda muito). Os "ruins" são exclusivamente dois modelos, um de 600VA e outro de 1200VA, ambos com entrada 110V e 220V e saída 115V.

Para quem mora em locais onde a energia é 220V (como nós) ainda é um pouco complicado em relação aos PCs, está sim aumentando a quantidade de equipamentos de informática que são bivolt, mas algumas coisas ainda insistem em virem com modelos exclusivamente 110V, caixas de som, inclusive modelos da Logitech e Edifier, alguns equipamentos de redes, roteadores, switchs, modens e é claro, bons filtros de linha...
 
pouco tempo atrás eu ficaria com medo de ler isso mas agora que uso filtro de linha fico sossegado.
 
O nobreak não funciona corretamente direto na parede, mas o PC provavelmente funciona. Já testou ele sem o nobreak? Esse nobreak da APC é reconhecidamente ruim. Deus me livre de um nobreak que além de já ter um estabilizador embutido, ainda por cima vai necessitar de ser plugado em outro estabilizador.

Sei lá... pode até ser ruim mesmo, mas até hoje nunca me deu problemas e não passa de 40% o consumo dele aqui. Até hoje, desde o dia em que comprei, ele esta funcionando normalmente sem problema algum. Alias, me salvou várias vezes nesse novo apartamento que costuma ter várias subtensões e quedas bruscas de energia.
 
Esse nobreak não é ruim em si, o único problema e a comutação pra bateria já em 190V, se a rede aí não chega a 190V, não vai ter problema, é um ótimo nobreak.

Aqui não tive mais problemas desde que a CIA Elétrica deu uma melhorada na rede de distribuição. Nunca mais entrou em bateria e raramente ouço um click de relé, já que ele tem apenas um estágio, na verdade dois, de regulação.
 
Aqui deu uma melhora também, eu acho que era mais porque era temporada e o prédio encheu de gente, cidade de praia é uma desgraça, o prédio enche de gente e com isso é muito mais ar condicionado etc etc...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo