• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Euro Truck Simulator 2

Muito massa a iniciativa mas não curti o angulo de giro, na espera de um que faça igual os caminhões e gire 1800 no total
Até onde sei acho que esses moza fazem 2700 (os melhorzinho claro), é configurável.
 
Muito massa a iniciativa mas não curti o angulo de giro, na espera de um que faça igual os caminhões e gire 1800 no total

Até onde sei acho que esses moza fazem 2700 (os melhorzinho claro), é configurável.

Como o colega falou, isso é configurável no software da base, qualquer base da MOZA hoje faz até 2700º, eu mesmo uso 1800º no ETS/ATS na minha R9 a bastante tempo sem problemas, inclusive eles aumentaram para 2700 a pouco tempo, antes era até 2000.

Achei legal demais esse aro, mas não tenho coragem de gastar tanto num aro só para caminhão hehehe, meu Moza CS já é grande o suficiente pra quando quero brincar de truck simulator.
 
Apesar de já ter ouvido falar desse jogo várias vezes no passado, só fui dar uma chance pra ele há algumas semanas atrás.

É surreal o que os mods conseguem fazer no jogo (ele original não me despertou muito interesse). Instalei o Rotas Brasil, Eldorado Pro, JBX, DLSS e alguns outros mods de física, tráfego e sons. A imersão com todos esses mods instalados em conjunto é simplesmente absurda e fica ainda melhor jogando em um monitor ultrawide. Muda completamente a cara do jogo.

Uma pena que a engine dele seja bem arcaica e péssima em termos de gerenciamento da CPU (aloca praticamente toda carga de processamento em apenas um núcleo, enquanto os demais ficam literalmente dormindo). Jogando em 4K no ultra, em mapas personalizados e com alguns mods instalados, tem momentos que cai pra menos de 40fps em trechos de cidade e com tráfego mais elevado, isso com um 5800X3D + 4090. Quando dá essas quedas, percebo que a GPU não passa de 40% de uso e a CPU também está praticamente dormindo.

Ouvi falar que a migração pra DX12/Vulkan estava nos planos da SCS, mas esses rumores são de 2021 e até agora nada de concreto. Creio que se essa migração acontecer e se for feita de forma decente, vai melhorar muito a performance nesses cenários que citei.
 
Apesar de já ter ouvido falar desse jogo várias vezes no passado, só fui dar uma chance pra ele há algumas semanas atrás.

É surreal o que os mods conseguem fazer no jogo (ele original não me despertou muito interesse). Instalei o Rotas Brasil, Eldorado Pro, JBX, DLSS e alguns outros mods de física, tráfego e sons. A imersão com todos esses mods instalados em conjunto é simplesmente absurda e fica ainda melhor jogando em um monitor ultrawide. Muda completamente a cara do jogo.

Uma pena que a engine dele seja bem arcaica e péssima em termos de gerenciamento da CPU (aloca praticamente toda carga de processamento em apenas um núcleo, enquanto os demais ficam literalmente dormindo). Jogando em 4K no ultra, em mapas personalizados e com alguns mods instalados, tem momentos que cai pra menos de 40fps em trechos de cidade e com tráfego mais elevado, isso com um 5800X3D + 4090. Quando dá essas quedas, percebo que a GPU não passa de 40% de uso e a CPU também está praticamente dormindo.

Ouvi falar que a migração pra DX12/Vulkan estava nos planos da SCS, mas esses rumores são de 2021 e até agora nada de concreto. Creio que se essa migração acontecer e se for feita de forma decente, vai melhorar muito a performance nesses cenários que citei.
De fato, a implementação de um novo motor gráfico se faz extremamente necessária.
 
  • Curtir
Reações: GRM
Não. ETS2 usa a Prism3D (própria da SCS). Acredito que se eles forem mudar de engine vai ser pra uma versão melhorada da Prism.

Em junho de 2021, eles citaram diversas coisas numa live no canal deles no youtube. Segundo o que foi dito, estavam trabalhando na migração para uma nova engine chamada "Core" e que por meio dela seriam implementadas novas funcionalidades e melhorias gráficas no futuro (entre elas DX12/Vulkan, melhorias no AA, etc). Porém, conhecendo a incompetência e a morosidade deles, nem crio mais expectativa.

O ápice da vergonha pra mim foi um sujeito aleatório ter melhorado de forma absurda o AA do jogo (por meio de um mod), sem sequer ter acesso ao código fonte dele. Enquanto a SCS, que tem uma cacetada de funcionários e um orçamento gigante, ignorou esse problema por mais de 10 anos (e continua ignorando).

Pra quem quiser ver o vídeo deles falando sobre essa nova engine (a partir dos 48:39):

 
Em junho de 2021, eles citaram diversas coisas numa live no canal deles no youtube. Segundo o que foi dito, estavam trabalhando na migração para uma nova engine chamada "Core" e que por meio dela seriam implementadas novas funcionalidades e melhorias gráficas no futuro (entre elas DX12/Vulkan, melhorias no AA, etc). Porém, conhecendo a incompetência e a morosidade deles, nem crio mais expectativa.

O ápice da vergonha pra mim foi um sujeito aleatório ter melhorado de forma absurda o AA do jogo (por meio de um mod), sem sequer ter acesso ao código fonte dele. Enquanto a SCS, que tem uma cacetada de funcionários e um orçamento gigante, ignorou esse problema por mais de 10 anos (e continua ignorando).

Pra quem quiser ver o vídeo deles falando sobre essa nova engine (a partir dos 48:39):


Em resumo:

Comunidade > SCS
 
  • Curtir
Reações: GRM
Em junho de 2021, eles citaram diversas coisas numa live no canal deles no youtube. Segundo o que foi dito, estavam trabalhando na migração para uma nova engine chamada "Core" e que por meio dela seriam implementadas novas funcionalidades e melhorias gráficas no futuro (entre elas DX12/Vulkan, melhorias no AA, etc). Porém, conhecendo a incompetência e a morosidade deles, nem crio mais expectativa.

O ápice da vergonha pra mim foi um sujeito aleatório ter melhorado de forma absurda o AA do jogo (por meio de um mod), sem sequer ter acesso ao código fonte dele. Enquanto a SCS, que tem uma cacetada de funcionários e um orçamento gigante, ignorou esse problema por mais de 10 anos (e continua ignorando).

Pra quem quiser ver o vídeo deles falando sobre essa nova engine (a partir dos 48:39):


Rapaz, tive conhecimento desse mod ontem, mas agora e pago hahahahahaha, pensando se vale a pena
 
Rapaz, tive conhecimento desse mod ontem, mas agora e pago hahahahahaha, pensando se vale a pena

Até uns dois meses atrás ainda era grátis, mas o cidadão cresceu o olho e além de decidir cobrar, também colocou um monte de firula nos arquivos do mod (pra tentar evitar pirataria). Eu já paguei dois meses (custa 1 dólar por mês), mas sinceramente não sei se vou continuar pagando por muito mais tempo. Embora tenha melhorado bastante o AA, ainda não é 100% perfeito. Testei as duas versões que ele disponibiliza (TAA e DLSS) e ainda noto algumas cintilações em certas árvores, placas e outras texturas (ficam piscando).

A propósito, recentemente o autor do mod foi banido do fórum da SCS e o tópico oficial do mod foi excluído de lá. Ouvi falar no Reddit que a SCS não gostou nem um pouco dele estar cobrando pelo mod e das firulas que ele estava colocando nos arquivos, que ferem a privacidade dos usuários (detecção de IP, informações de hardware, etc).

Em resumo:

Comunidade > SCS

Fato. Não só por esse mod de AA, mas por todos os outros que fazem uma diferença enorme na qualidade e imersão. Se não fosse a comunidade, esse jogo já teria morrido faz tempo.
 
Por falar em MODs,,

Seguem sugestões atualizadas:



 
Por falar em MODs,,

Seguem sugestões atualizadas:





Desses aí eu não uso nenhum.

Além dos mapas e caminhões "brasileiros", os que eu recomendo fortemente são esses:

HN Immersive Symbols Extreme, Sound Fixes Pack, Realistic Tyres, Realistic Rain by Darkcaptain, Real Traffic Density by Cipus, Real Interior Cams, Brazilian Traffic by Jazzycat, Clima Brasileiro (Ronaldo Simulator), Daniels Random Events, Realistic Truck Physics, Ultra Draw Distance, Grass 3.0 4K, Jerry's Route Adviser, Interior Cabin Lights, True Mirror FOV, Realistic Vehicle Lights, Realistic Lights Effect, Animated Steering Wheel, Realistic Brutal Graphics and Weather e Waze Navigation.

O jogo vira outro com todos eles instalados. Aprimora demais a imersão e "corrige" diversas falhas e incoerências que o jogo tem... Só basta ter cuidado na hora de ativar e priorizar cada um deles no gerenciador de mods, porque pode dar algum tipo de conflito ou ele acabar não sendo aplicado no jogo corretamente.

Também fiz algumas alterações no arquivo "config" pra aumentar o LOD do tráfego, luzes do ambiente, retrovisores, sombras, etc. Mas nesse caso só recomendo pra quem tem um PC intermediário ou high-end, porque já afeta de forma considerável a performance.
 
Desses aí eu não uso nenhum.

Além dos mapas e caminhões "brasileiros", os que eu recomendo fortemente são esses:

HN Immersive Symbols Extreme, Sound Fixes Pack, Realistic Tyres, Realistic Rain by Darkcaptain, Real Traffic Density by Cipus, Real Interior Cams, Brazilian Traffic by Jazzycat, Clima Brasileiro (Ronaldo Simulator), Daniels Random Events, Realistic Truck Physics, Ultra Draw Distance, Grass 3.0 4K, Jerry's Route Adviser, Interior Cabin Lights, True Mirror FOV, Realistic Vehicle Lights, Realistic Lights Effect, Animated Steering Wheel, Realistic Brutal Graphics and Weather e Waze Navigation.

O jogo vira outro com todos eles instalados. Aprimora demais a imersão e "corrige" diversas falhas e incoerências que o jogo tem... Só basta ter cuidado na hora de ativar e priorizar cada um deles no gerenciador de mods, porque pode dar algum tipo de conflito ou ele acabar não sendo aplicado no jogo corretamente.

Também fiz algumas alterações no arquivo "config" pra aumentar o LOD do tráfego, luzes do ambiente, retrovisores, sombras, etc. Mas nesse caso só recomendo pra quem tem um PC intermediário ou high-end, porque já afeta de forma considerável a performance.
Todos esses funcionam na última versão do jogo? O que desanima é que em cada update, quebram vários e tem que esperar atualização do mod, que as vezes nem vem.
 
Todos esses funcionam na última versão do jogo? O que desanima é que em cada update, quebram vários e tem que esperar atualização do mod, que as vezes nem vem.

Tô usando todos na última versão do jogo e funcionam perfeitamente. Alguns eu uso pelo workshop da Steam e outros eu baixei e coloquei na pasta de mods. Sobre as atualizações quebrarem alguns mods, depende muito do que foi feito nela. Se for uma atualização mais complexa, aí pode quebrar mesmo, mas quando não mexem em algo especifico na estrutura principal do jogo, geralmente eles continuam funcionando.

De qualquer forma, existem muitos mods idênticos e que servem para o mesmo propósito. Se um deixar de funcionar numa dessas atualizações, tenta procurar outro que faça a mesma coisa e que esteja atualizado. Desses aí que eu citei, a grande maioria foi atualizado logo quando saiu a versão 1.49 (no final do ano passado). Outros já são mais antigos, mas continuam funcionando.
 
Tô usando todos na última versão do jogo e funcionam perfeitamente. Alguns eu uso pelo workshop da Steam e outros eu baixei e coloquei na pasta de mods. Sobre as atualizações quebrarem alguns mods, depende muito do que foi feito nela. Se for uma atualização mais complexa, aí pode quebrar mesmo, mas quando não mexem em algo especifico na estrutura principal do jogo, geralmente eles continuam funcionando.

De qualquer forma, existem muitos mods idênticos e que servem para o mesmo propósito. Se um deixar de funcionar numa dessas atualizações, tenta procurar outro que faça a mesma coisa e que esteja atualizado. Desses aí que eu citei, a grande maioria foi atualizado logo quando saiu a versão 1.49 (no final do ano passado). Outros já são mais antigos, mas continuam funcionando.
Boa, vou seguir a lista e voltar a fazer uma entregas. Já tenho mais de 500 horas de jogo e estava sem jogar tem 1 ano +-. Comprei o mapa Eldorado e gostei bastante, não sei se você tem. Tem que ser bom na baliza, porque para estacionar tem alguns lugares que só Deus.
 
Comprei o mapa Eldorado e gostei bastante, não sei se você tem. Tem que ser bom na baliza, porque para estacionar tem alguns lugares que só Deus.

É bem bacana esse aí, mas faz tempo que os desenvolvedores não trazem nada de novo nele. O Rotas Brasil é o melhor pra mim, apesar de muitas vezes dar sono ficar dirigindo por aquela rodovia duplicada lá kkk. Sem o mod de tráfego fica pior ainda, porque a densidade de veículos é bem menor e você não precisa fazer muitas ultrapassagens.

Comprei o de Minas Gerais, o Sul Paraná + Sul Santa Catarina e tô curtindo também. O RBR eu deixei ele de lado. É bug atrás de bug e o autor do mapa não tá nem aí pra resolver, só quer lançar DLC nova pra vender e as partes antigas e com problema do mapa ele ignora. O pessoal vive reclamando lá na página do mapa no face e ele ainda acha ruim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



https://blog.scssoft.com/2024/04/american-truck-simulator-150-update.html

Sei que é sobre o ATS, mas dá pra ter uma ideia das mudanças que vão vir pro ETS2


TAA é uma bosta, mas é melhor do que aquele método de AA antigo. Pelo menos é um avanço pro futuro e já possibilita a chegada do DLSS quando migrarem de vez para o DX12.
 
Última edição:
É bem bacana esse aí, mas faz tempo que os desenvolvedores não trazem nada de novo nele. O Rotas Brasil é o melhor pra mim, apesar de muitas vezes dar sono ficar dirigindo por aquela rodovia duplicada lá kkk. Sem o mod de tráfego fica pior ainda, porque a densidade de veículos é bem menor e você não precisa fazer muitas ultrapassagens.

Comprei o de Minas Gerais, o Sul Paraná + Sul Santa Catarina e tô curtindo também. O RBR eu deixei ele de lado. É bug atrás de bug e o autor do mapa não tá nem aí pra resolver, só quer lançar DLC nova pra vender e as partes antigas e com problema do mapa ele ignora. O pessoal vive reclamando lá na página do mapa no face e ele ainda acha ruim.
Qual o melhor mapa na sua opinião? Comprei o Rotas Brasil há um tempo e acho ele muito bem trabalhado, mas ficar numa rodovia só cansa, sinto falta daquelas rodovias de uma faixa. Acabei pegando o EAA só pra teste e é legalzinho, mas tem muita coisa que precisa ser trabalhada, muito trecho que são só partes retiradas do mapa europeu (nem dá pra exigir tanto, é gratuito).
 
É bem bacana esse aí, mas faz tempo que os desenvolvedores não trazem nada de novo nele. O Rotas Brasil é o melhor pra mim, apesar de muitas vezes dar sono ficar dirigindo por aquela rodovia duplicada lá kkk. Sem o mod de tráfego fica pior ainda, porque a densidade de veículos é bem menor e você não precisa fazer muitas ultrapassagens.

Comprei o de Minas Gerais, o Sul Paraná + Sul Santa Catarina e tô curtindo também. O RBR eu deixei ele de lado. É bug atrás de bug e o autor do mapa não tá nem aí pra resolver, só quer lançar DLC nova pra vender e as partes antigas e com problema do mapa ele ignora. O pessoal vive reclamando lá na página do mapa no face e ele ainda acha ruim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



TAA é uma bosta, mas é melhor do que aquele método de AA antigo. Pelo menos é um avanço pro futuro e já possibilita a chegada do DLSS quando migrarem de vez para o DX12.
Não vão direto para o DX13?
 
Qual o melhor mapa na sua opinião? Comprei o Rotas Brasil há um tempo e acho ele muito bem trabalhado, mas ficar numa rodovia só cansa, sinto falta daquelas rodovias de uma faixa. Acabei pegando o EAA só pra teste e é legalzinho, mas tem muita coisa que precisa ser trabalhada, muito trecho que são só partes retiradas do mapa europeu (nem dá pra exigir tanto, é gratuito).

Em termos de qualidade, colocaria na ordem abaixo.

Rotas Brasil: Muito detalhado e bem otimizado. O problema dele é justamente isso que você mencionou, o mapa se concentra muito na rodovia em si, tem poucas estradas secundárias no decorrer do trajeto e as cidades são minúsculas. Acaba enjoando rápido.

Eldorado Pro: É muito mais desafiador e possui muitos locais pra explorar, mas várias partes mais antigas do mapa estão com uma qualidade bem abaixo dos trechos mais recentes. Não atualizam já tem um bom tempo, embora o desenvolvedor tenha dito recentemente que estava refazendo alguns trechos mais antigos e que iria trazer um novo na próxima atualização (não informou quando).

Minas Gerais: Muito bem detalhado, porém ainda é muito pequeno em comparação com os dois primeiros. O desenvolvedor vem mantendo atualizado e costuma trazer novos trechos a cada três meses mais ou menos.

Sul Paraná + Sul Santa Catarina: Bem detalhado e com muitas rodovias simples (o que aumenta o desafio e a diversão), porém tem poucas cidades e elas também são pequenas. Tem um bugzinho ou outro, mas nada que atrapalhe tanto.

RBR: Esse deveria estar acima de todos, mas a ganância do desenvolvedor em ficar lançando novas DLC's e o descaso dele pra corrigir bugs de trechos mais antigos, pra mim é inaceitável. Comprei a versão completa por R$ 100 na última promoção que fizeram e o que vi de paredes invisíveis nas rodovias, texturas faltando, árvores flutuando no céu, etc, não tá escrito.

O EAA nunca joguei, mas muita gente fala que é bem genérico em grande parte dos locais e por esse motivo nunca despertou meu interesse.

Não vão direto para o DX13?

Em 2021 disseram que estavam trabalhando na implementação do DX12/Vulkan, porém até o momento nada. Esse é o problema da SCS, falta de atenção ao que realmente importa pra comunidade e muita morosidade pra fazer algo. Olha o exemplo do AA no jogo... Precisou um cara aleatório desenvolver um plugin pro jogo, pra eles criarem vergonha na cara e implementarem uma solução semelhante por conta própria, sendo que esse era um dos principais problemas do jogo desde o seu lançamento.
 
SCS é uma equipe que parece ser muito preguiçosa, eles buscam min max entre fazer o mínimo pelo máximo de dinheiro. Quando eles falaram sobre elétrico parecia que seria algo bem mais para frente por causa dos colunas de recarga mas parece que pegaram um atalho bloqueando o uso do truck, só podendo usar em trabalho rápido e pelo jeito vai ficar só assim por muito tempo, que os mod se virem fazer o trabalho deles agora (certeza que é algo que eles pensam).

Sendo que não tem muito segredo, coloca as colunas em todo posto e pronto, só precisa mudar a skin e o consumo, como se fosse combustível normal mesmo e adicionar quick time para recarga, igual quando a gente descansa.

Elétrico é bem interessante, é um desafio a mais por causa da autonomia mas do jeito que estão pondo não tem muita graça, deve ser só viagens curtas para não precisar de recarga.

Agora é esperar que venha o mod para converter ele para combustível normal só em relação a gameplay e a gente faz de conta que esta recarregando.

Sei la as vezes eu dou uma viajada e vejo varias possibilidades para um jogo e sei que o que eu imagino não é tecnicamente impossível, trabalhoso mas não impossível mas na minha visão eles tem o necessário para fazer um jogo definitivo de transporte.

- Fazer um world truck simulator, com o mapa dos EUA e Europa, depois de finalizar eles adicionariam America Latina, Africa e Asia (os cara tem uns 20 anos para conteúdo para vender ou mais), com todos os seus veículos presos no continente que foram comprados.
- Variação de veiculo, caminhões menores, vans e outros de transporte leve, para quebrar um pouco da monotonia e dirigir algo mais rápido
- Opção de sair do caminhão (em areas especificas);
- Fazer engates manuais, checagem manual da vida do caminhão (checar motor, pneus etc)
- Em postos poder sair para checagem também, abastecimento manual e compras*
- Tour por concessionária, podendo entrar nos caminhões expostos etc.
- Missões especiais, outra coisa para quebrar o ritmo, podendo adicionar caminhão de bombeiro só para chegar o mais rápido possível entre o ponto A e B, ambulância etc. Poderiam até mesmo colocar a missão que aconteceu na vida real na Italia onde a policia usou sua lamborghini para levar um coração para transplante.
- Modo carreira e modo livre, sendo que carreira no estilo mais de sobrevivência, tendo que comprar comida ou agua por exemplo (podendo estocar isso no caminhão e sendo consumido de forma automática, sem uma barra necessariamente mas teria um aviso igual quando não dormimos se acabasse comida/agua), poderia ser comprado quando abastecemos por exemplo.
Ciclo anual, com as 4 estações do ano mudando o visual do mapa inclusive e você ter uma casa onde poderia descansar por X dias. (se quiser pular um pouco do inverno por exemplo).
Mas toda essa parte seria opcional e você poderia só usar modo livre que meio que seria algo como é agora.

E pode ser até impopular o que irei falar mas algo que justificaria todo esse esforço é transforma essa nova versão WTS em live service, compra jogo base e assina um passe de batalha, para ganhar tonelada de skins pra você (*roupas) e caminhão, alguns veículos etc.

O jogo seria ainda mais popular, mais focado em multiplayer e teria que focar em um só objetivo/jogo. Essas ideias descaracteriza um pouco o jogo? Sim mas vamos ser sincero, ele também não é um simulador, esta mais para um simcade, por isso é popular, esta mais para um jogo mesmo do que um simulador e trazer essas mudanças acho que faria facilmente dobrar ou triplicar o publico.
 
Última edição:
Testei a beta do ATS com a implementação do TAA e devo dizer que aquele plugin pago continua sendo a melhor opção de AA pro jogo (especialmente a versão que tem o DLSS). A implementação que a SCS fez ainda gera muito flickering e borrões (menos do que antes, mas ainda gera). Inacreditável como um cara aleatório e sozinho consegue fazer algo mais polido e bonito do que uma empresa grande e com vários programadores juntos (e olha que nem acesso a engine do jogo o sujeito tem).

Eu realmente espero que na versão estável já tenham melhorado o TAA de forma considerável, porque adoraria não ter que depender daquele plugin pra ter um AA decente. Não é nem pelos R$ 8 mensais, que é uma "mixaria", mas depender de uma única pessoa pra manter o plugin atualizado em todos os updates do jogo é complicado. O cara pode demorar pra atualizar ou simplesmente sumir do nada e aí já era.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo