No começo do jogo você ira pilotar naves pequenas, começando pelas fragatas(na sua primeira ou segunda semana de jogo) e partindo p/ as Cruisers(3 semana de jogo) a partir dai você já terá treinado muitas skills básica necessárias para o desenvolvimento dentro do jogo e já estará partindo para as Battlecruisers(usa o mesmo armamento das cruisers mais com uma capacidade de defesa e ataque elevados) o seu próximo passo agora depois de 40 a 60 dias será as Battleships
As Battleships(das naves primarias não capitais será sua maior nave por muito tempo) essa classe de nave le permite o uso de equipamentos ofensivo e defensivo bem maiores que as outras classes de naves, com essa nave você já poder enfrentar missões mais complicadas e é claro ganhar mais dinheiro, basicamente você ira pilotar esses 4 tipos de naves por um bom tempo até adquirir experiência necessária para novas classes de naves as chamadas "Tech 2"
As naves Tech 2 conhecidas também como T2 são baseadas nos ‘chassis’ das outras classes das naves anteriores (as battleships ainda não tem equivalentes T2) e com bônus e características extras:
- Interceptors; são baseadas nas fragatas, com características que permitem que sejam mais leves e rápidas, essas naves são as mais rápidas do jogo e tem como principal objetivo cobrir uma grande quantidade de espaço em um curto período de tempo e interceptar/segurar outras naves do jogo.
- Assault Frigates; outra classes de naves derivadas das fragatas, diferentemente das interceptors, as Assault Frigates ou ‘AF’ são naves pesadas e lentas, mais com elevada capacidade de fogo e defesa, comparadas as das Cruisers, são excelentes naves para destruir outras fragatas e interceptors.
-Heavy Assault Cruisers; baseadas nas Cruisers, essas naves como como principal vantagem comparadas a qualquer outra nave presente no jogo pela sua elevada capacidade de defesa e ataque(muitas vezes equivalentes ou superior as battleships) mais mantendo a manobralidade e velocidade das cruisers, algumas naves dessas classes de características e bônus muito interessantes como uma das heavy assaults ships das raça minmatar chamada ‘Vagabond’ com poder de fogo comparado a de uma battleship e velocidade de uma interceptor, no geral as Heavy Assault Ships são excelentes naves para que chamamos de Guerrilla Warfare.
-Command Ships; chamadas de naves endgame(pelo elevado requerimento em skill que pode demorar mais de 1 ano para que você pilote uma dessa) são espaçonaves baseadas nas Battlecruisers tendo como principal característica a elevada capacidade defensiva(superior as das battleships) e com poder de fogo altíssimo, outra característica interessante dessa classes de naves são a possibilidade de se usar módulos específicos que garante certo tipo de bônus (como por exemplo aumentar a velocidade) de todos os membros das sua fleet ou gang( também conhecido como party em outros MMOs)
Depois de acumular Skill Points, experiência e dinheiro você ira partir para as maiorias naves do jogo, as chamadas ‘Capital Ships’ são naves colossais que requerem muito tempo(mais de 1 ano de jogo) e também muito dinheiro(vários e vários meses de jogo) para serem pilotadas, por ordem de tamanho temos as:
-Carriers; Naves gigantescas muito maiores que as battleships com capacidade de usar os fighters que são pequenas naves controlados pelo jogador comparados aos drones(já bem menores que os fighters que poder ser usados em quelquer outra classe de nave do jogo) cada fighter tem poder de fogo comparado ao de um battlecruiser e dependendo dos módulos e skills cada carriers podem controlar até 15 desses.
-Dreadnaught; maiores que as carriers essas naves tem como principal objetivo carregar as maiores armas do jogo e com poder de fogo destruidor causados pela essas armas destruir outras capital ships e estações espaciais.
-Mother Ships; baseadas nas carriers, essas naves absolutas são capazes de caregar o dobro de fighers das carriers e com capacidade de defesa muito superior, são naves muito caras e apenas algumas poucas existem no jogo.
-Titans; a fronteira final em termos de nave do jogo, são as maiores naves do EVE maiores até que as colossais mother ships, com essas naves podem ser usadas com elas uma arma devastadora que em um raio extremamente grande destrói qualquer coisa que está no espaço, são naves que requer no mínimo 3 anos de jogo para pilotalas, dinheiro que apenas uma pessoa não consegue adquirir(é trabalho para centenas de pessoas durante vários meses de jogo).
Bom é uma explicação bem genérica mais da pra ter uma idéia das naves e suas classes presente no jogo, sem conta que ficar muita coisa de fora ai como as naves de logísticas e mineração.
Comparação dos tamanhos das naves: