Teve as mudanças de engine, que pra mim apartir que entrou a forstbite piorou o game, mas antes msm da ignite que seria o fifa ate o 14 no pc (13 no console) o jogo em si era bem balanceado, 15 com ignite do pc veio ja td desbalanceado mas era o primeiro da "next gen" da epoca.
Mas a diferença que falo se voce jogar tipo o 14 vs o 22 (ambos de pc) o sistema defensivo do 22 n é mais real nem melhor que do 14, o meio de campo no 14 funcionaria melhor, atk ate que esta igual.. tirando o fato de ter animação melhor pior, grafico pouco melhor, olhando somente a cadencia e gameplay do jogo, teve umas versões atras que ea todo ano tirava velocidade do jogo para deixar o jogo mais cadenciado hj em dia o fifa é uma correria, isso sem falar do UT, q la é uma velocidade mais ireal ainda
Acho que é bem complexo essa questão do equilíbrio, principalmente no FIFA 22 e recentes.
Eu mesmo, quase nem levo gol no FIFA 22; é raríssimo... Seja online, seja jogando contra o Ultimate, mas faço uma marcação de altíssimo nível (Marco com pressão, mas sem tirar os jogadores da sua posição), só dou desarme na hora certa, só faço pressão na hora certa... Uma vez ou outra levo um golzinho porque errar é humano. Além disso, mexo bastante na formação tática e nas instruções de time e individual de forma a me ajudar.
Inclusive, as características dos jogadores afetam bastante nesse aspecto também e não vejo ninguém nem falando.
Por exemplo, se você pegar o Alexander Arnold que é um dos melhores LD do mundo, a galera acha que ele tem que ser perfeito porque tem overall 90+; mas se você for olhar no plano de desenvolvimento dele; verá que ele é muito dedicado ao ataque e pouco a defesa; logo é natural que você tenha que dá instruções pra ele ficar mais recuado, e ainda assim ele sobe porque é um jogador muito ofensivo com pouca dedicação defensiva.... mas ai você coloca um volante pra cobrir ele e dá uma equilibrada.
Jogadores mais velhos... geralmente tem pouca dedicação ofensiva e defensiva, podem ter qualidade técnica, mas não dá pra espera volume de jogo e intensidade, por exemplo...
E por aí vai; tem muitos exemplos.
O FIFA, tem muito disso, você tem que reconhecer as debilidades e qualidade dos seus jogadores e montar o time nisso; acho que quase não levo gol justamente por que faço um nó tático e técnico muito bom já pensando nos jogadores que tenho; os anos meio que me ajudaram nisso.
Por isso que se você perguntar se eu acho o FIFA 22 equilibrado, eu vou te falar que acho sim... Pois quase não levo gol e ainda faço bastante, então isso é um sinal que é.
Não vejo meu time cometendo erros em campo, nem provoco eles... Com exceção dos escanteios que comentei; ali sinto que fugiu do controle.. é eu lutando contra o FIFA pra corrigir o erro do jogo.
Também achava o FIFA 14 equilibrado nas suas proporções, adorava aquele jogo, mas o FIFA 22, no quesito jogabilidade, pra mim; anos luz superior... Assim, respeito seu gosto e até entendo bastante seu pensamento porque vejo sentido de forma; mas consigo ver uma variedade de jogadas na Engine da Frostbite que na Ignite simplesmente não existia.
Por exemplo, consigo usar uma perna esquerda de forma voluntária, direita de forma voluntária, consigo executar as jogadas exatamente do jeito que vem na minha mente só usando corpo e agilidade; conduzir com uma perna, com a outra... a única limitação é realmente a qualidade técnica e física do jogador; mesmo ambos os jogos sendo de PC. Nos antigos você já tinha algumas coisas, mas eram mais limitados.
Quando entra o Hypermotion então, aí dá muito mais suavidade e qualidade em tudo.
Mas concordo que os FIFAs da Frostbite já teve sim alguns probleminhas; atualmente é que acredito ter chegado no ponto certo. EA vacilou demais.
A questão do UT é que lá o pessoal joga com as cartinhas; e é muito fácil montar times com overall alto mesmo no início; eu mesmo já brinquei lá apesar de não gostar muito, ganhava de boa porque os malucos lá acha que é só correr e tocar ping pong; aí passa mal quando joga contra time organizado. O jogo fica rápido e ping pong justamente porque os cards são níveis altos. Pensa: O jogador tem físico de altíssimo nível, tem toque e cruzamentos com perna direita e esquerda com qualidade técnica perfeita, e nem vou falar de drible...
Tu vai ver o time do cara, só no ataque: Pelé, Maradona, Ronaldo...
E é comum ainda...
Não curto lá; o jogo fica algo fora da realidade... O Sistema do UT é muito interessante; por isso que o povo vicia, mas tem esse lado.
Pra jogar Online, prefiro Temporada Solo/Coop e Pro Clubs. Geralmente jogo até atingir a melhor posição dos modos... Tirando um PSG dá vida que é muito desiquilibrado no ataque; o resto é bem tranquilo de jogar. Depois vou pro meu Carreira que fico feliz.