Finalmente Prenderam o Daniel Dantas!

Dantas volta a ser preso pela PF acusado de corrupção

SÃO PAULO (Reuters) - A análise de documentos apreendidos pela Polícia Federal e o depoimento de uma testemunha levaram novamente à prisão o banqueiro Daniel Dantas, acusado de tentativa de suborno, cerca de dez horas depois de ter sido solto, beneficiado por um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a Polícia Federal, os indícios colhidos há dois dias, data em que foi deflagrada a operação Satiagraha, que resultou na primeira prisão de Dantas, "fortaleceram a ligação entre o preso e a prática do crime de corrupção (suborno) contra um policial federal que participava das investigações".

O juiz da 6a Vara Federal Criminal de São Paulo, Fausto de Sanctis, segundo a assessoria de imprensa da PF, decretou a prisão preventiva do banqueiro. Anteriormente, o mesmo magistrado havia decidido pela prisão temporária de Dantas.

Ainda de acordo com a assessoria da PF, a prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser renovada por igual período. Já a preventiva não tem prazo legal para acabar, embora a jurisprudência brasileira aponte para o período máximo de 82 dias, que é a soma dos prazos estabelecidos para as etapas do processo.

Dantas havia sido libertado na manhã desta quinta-feira junto a outros oito suspeitos, graças a habeas corpus concedido pelo presidente do STF, Gilmar Mendes. No fim da tarde de quinta-feira, a medida que beneficiou o grupo ligado a Dantas foi estendida ao investidor Naji Nahas, ao ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e a mais nove acusados de cometer crimes financeiros. Todos eles foram presos na mesma operação da PF.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) acusam Dantas de oferecer, por meio de dois intermediários, 1 milhão de dólares a um delegado da PF para fazer com que os nomes dele, da irmã Verônica e do sócio Carlos Rodemburg fossem excluídos das investigações da operação Satiagraha. Dantas também queria que a PF abrisse inquérito contra um antigo adversário.

Em entrevista coletiva antes da divulgação da segunda prisão de Dantas, o advogado Nelio Machado, que representa o banqueiro, rebateu as acusações de suborno.

"Não tenho notícia de nenhum procedimento do senhor Dantas que não fosse por meio de seus advogados", disse. "Repilo qualquer acusação relacionada a suposto suborno", completou.

Indagado sobre a existência de imagens que comprovariam a tentativa de corromper o delegado, Machado disse: "Eu não sei explicar porque não sei o contexto dessas imagens."

Durante a operação, foram cumpridos 17 dos 24 mandados de prisão expedidos pela Justiça e realizados 56 mandados de busca e apreensão. A operação é resultado de investigações iniciadas há quatro anos, na qual a PF detectou a existência de duas supostas quadrilhas --uma delas seria encabeçada por Dantas e outra, por Nahas.

Os envolvidos são acusados de crimes como formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas e uso de informações privilegiadas em operações financeiras.

MENSALÃO

Segundo o MPF, Dantas cometeu crime de evasão de divisas por meio do Opportunity Fund nas Ilhas Caimã, entre 1994 e 2002.

O volume movimentado pode superar os 2 bilhões de dólares, que seriam, em parte, lavados com outras operações, como a compra de gado, segundo a polícia.

Figura polêmica do processo de privatização das empresas de telefonia do país, Dantas vendeu no fim de abril por cerca de 1,4 bilhão de reais as suas participações na Brasil Telecom e na Oi, que visam se unir para formar a maior companhia de telecomunicações do Brasil.

O dono do Opportunity é suspeito de ter contribuído para o escândalo do mensalão, uma vez que empresas das quais foi acionista --a Telemig e a Amazônia Celular-- fizeram depósitos em contas do empresário Marcos Valério, acusado de ter sido intermediário do esquema em que parlamentares teriam recebido dinheiro para dar apoio político ao governo no Congresso.

O Opportunity informou nesta quinta-feira que seus fundos de investimento "continuam operando normalmente".

Segundo a instituição, até 9 de julho, o saldo das movimentações realizadas por clientes em todos os fundos administrados pelo Banco Opportunity foi de 6,2 por cento do patrimônio total administrado, tomando-se como base o patrimônio líquido de aproximadamente 17 bilhões de reais, de acordo com dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid).
 
Eu me pergunto como os caras da Policia Federal tem ânimo pra trabalhar depois disso =/

Flws!

Cara, animo para trabalhar tem que ter senão o brasil se afunda mais no buraco em que está...o protógenes queiroz que prendeu o dantas foi o mesmo que prendeu a família maluf, e mesmo assim ele não desistiu de investigar colarinhos brancos, pago um pau pra esse cara mesmo, dá a cara a tapa, prende elite branca e não tá nem ai.

Falando em elite branca, rolava de fazer um bolão para ver com quanto tempo o dantas vai sair da cadeia:

renato.aka - Até Sábado (12/07/2008)
 
Eu se fosse da PF faria greve contra o Judiciario Brasileiro.
 
Cara, animo para trabalhar tem que ter senão o brasil se afunda mais no buraco em que está...o protógenes queiroz que prendeu o dantas foi o mesmo que prendeu a família maluf, e mesmo assim ele não desistiu de investigar colarinhos brancos, pago um pau pra esse cara mesmo, dá a cara a tapa, prende elite branca e não tá nem ai.

Falando em elite branca, rolava de fazer um bolão para ver com quanto tempo o dantas vai sair da cadeia:

renato.aka - Até Sábado (12/07/2008)

Elite Branca ehauaehahe. Gostaria que eu pudesse soltar um argumento desses mas ao contrario, sem ser banido do fórum.
 
Empresarios brasileiros, aparecendo em capa de revista, jornais, dando entrevistas e conselhos sobre negocios, o nariz mais alto que a testa...
E no final, não passam de simples LADRÕES, CORRUPTOS, etc...
 
Só eu que acho o cara um gênio?

Com toda certeza esse cara é um gênio do crime, Daniel Dantas é muito inteligente, só que ele não contava com os poucos hérois brasileiros que não desistiram, o Protógenes é um herói do Brasil, deveria ganhar uma medalha!

Esta pegando fogo esse lance do Dantas, jogaram a ***** no ventilador com vontade, se o Dantas não conseguir subornar mais ninguem ele vai ter que abrir a boca, aí que troço vai começar a ficar feio de verdade, vai sujar pro lado do PT, vai sujar pro lado do PSDB, Jose Serra, Lula, FHC, PF, Justiça e tudo mais o que vocês imaginarem, a ***** da corrupção vai respingar em quase todos!
 
Com toda certeza esse cara é um gênio do crime, Daniel Dantas é muito inteligente, só que ele não contava com os poucos hérois brasileiros que não desistiram, o Protógenes é um herói do Brasil, deveria ganhar uma medalha!

Esta pegando fogo esse lance do Dantas, jogaram a ***** no ventilador com vontade, se o Dantas não conseguir subornar mais ninguem ele vai ter que abrir a boca, aí que troço vai começar a ficar feio de verdade, vai sujar pro lado do PT, vai sujar pro lado do PSDB, Jose Serra, Lula, FHC, PF, Justiça e tudo mais o que vocês imaginarem, a ***** da corrupção vai respingar em quase todos!

Já estava na hora

Dantas: "Vou contar tudo! Detonar!"


Bob Fernandes


Os intestinos do Brasil.

Daniel Dantas está numa sala da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Seu advogado, Nélio Machado, está próximo.

Diante do banqueiro, o delegado que coordenou a operação Satiagraha, o homem que o prendeu por duas vezes em 48 horas. São 8 da noite da quinta-feira, 10 de julho.

Outros dois dos presos na operação acabam de ser libertados, habeas corpus do presidente do Supremo, Gilmar Mendes, concedidos ao megainvestidor Naji Nahas e ao ex-prefeito Celso Pitta.

Daniel Dantas parece exausto, rendido, mas não deixou de ser quem é. Obcecado por tudo que foca e toca, brilhante, genial, dizem mesmo os mais empedernidos adversários.

O tempo, pouco tempo, dirá o quanto há de cálculo, quanto há de desabafo no que começa a despejar sobre o delegado Protógenes Queiróz. Primeiro, a senha:

- Eu vou contar tudo! Vou detonar!

Antes ainda, o delegado lhe passa um calhamaço, o relatório das investigações, o fruto de anos de investigações, e diz, na longa conversa informal:

- ...sua grande ruína foi a mídia...você perdeu muito tempo com isso, leia esse capítulo sobre a mídia e entenda porque você está preso...sua defesa começa aqui, com todo o respeito que eu tenho ao seu advogado aqui presente...

Daniel lê, atentamente.

O delegado volta à carga.

- Não continue jogando seus amigos, seus aliados contra mim, isso não vai adiantar nada, como não adiantou...

Daniel, silencioso, parece concordar. O delegado prossegue:

- Se esse jogo continuar, a cada vez serão mais dez anos de prisão... eu tenho pelo menos 5 preventivas contra você, o trabalho do juiz De Sanctis é extraordinário, não há como escapar de novos mandados...e se você insistir agora será com a família toda...serão duzentos anos de prisão...

Silêncio, Protógenes Queiroz fecha o cerco:

- ...vamos fazer um acordo, você me ajuda e eu te ajudo....

Daniel, aquele que é tido e havido como uma mente brilhante, decide. O tempo dirá se cálculo ou rendição:

- Eu vou contar tudo!

E faz jorrar, devastador:

-...vou contar tudo sobre todos. Como paguei um milhão e meio para não ser preso pela Polícia Federal em 2004...

- Um milhão e meio? À época da operação Chacal, o caso Kroll...?

Prossegue a torrente de Daniel:

- ...tudo sobre minhas relações com a política, com os partidos, com os políticos, com os candidatos, com o Congresso... tudo sobre minhas relações com a Justiça, sobre como corrompi juízes, desembargadores, sobre quem foi comprado na imprensa...

O delegado, avança:

- Vamos fazer um acordo, mas é ponto de honra você não mentir. Não abro mão dessa investigação e seus resultados, mas muito mais fundamental é contar tudo sobre a corrupção no Brasil...quero saber a quem você pagou propina no Judiciário, no Congresso, na imprensa...

Em meio à torrente, em algum momento o advogado Nélio Machado pondera:

- ...você vai estar mais seguro na cadeia do que fora, fora você correrá risco de ser morto!

Daniel Dantas, o obcecado por tudo que toca e foca, a mente brilhante, aquele que mesmo os inimigos dizem ser um gênio, despeja:

- Eu vou detonar tudo!

Tarde da sexta-feira 11 de Julho. Daniel Dantas está na Superintendência da Polícia Federal, São Paulo, para ser ouvido formalmente pelo delegado Protógenes Queiróz. Três e meia da tarde. O depoimento está começando.

O advogado Nélio Machado, à porta da PF, informou ao reportariado que vai orientar seu cliente para nada dizer.

O tempo, pouco tempo, dirá se tudo não passou de exaustão, desabafo.

Se tudo foi só cálculo, ou, um mergulho definitivo, purificador, nos intestinos do Brasil.

fonte: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3003387-EI6578,00.html
 
LEIA!

policia federal uma vez investigou o governo MULA, e acusaram irregularidades, simplesmente o cara responsavel FOI "DEMETIDO", ou seja, quem está na ATIVA com o governo nunca fica preso meu amigo, NUNCA O SISTEMA deixa-se atingir, LULA É SUN OF BITCH.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo