Física em jogos - nVidia x ATI!

panda vc ta equivocado denovo, a capa é mesma coisa sem o physx:thumbs_up

Não é não, ela muda bem até.

Não costumo entrar em discução sobre hardware até porque a gente sempre tem a tendência, com raras exceções, de justificar nosso investimento e quando há alguma inovação que nosso hardware não suporte tendemos a minimizá-la como está acontecendo neste tópico.

Quando estamos comparando hardware na hora de comprar, sempre levamos em consideração até mínimos detalhes quando preços são proximamente equivalentes. Tenho certeza que em uma escolha de placa com PhysX ou sem, sem levar em consideração se é ATI ou Nvidia, apesar de só a Nvidia ter, compraríamos a que ofecere este suporte. E aí está o ponto no qual me baseio pra considerar esta discução meio dor de cotovelo de quem não tem placa com PhysX. Porque não vem ninguém aqui reclamar que jogo não roda em SM 2.0? Ou que não roda em DX 8? Porque estamos conformados (e até gratos) com as inovações tecnológicas e o PhysX é uma delas. A tendência é o mercado se equilibrar e a ATI lançar algo equivalente ou até mesmo começar a usar o PhysX se ele engrenar, as transações comerciais que isto envolve não nos cabe analisar.

O PhysX é uma tecnologia relativamente nova, poucos jogos a tem, mas o fato é que as Nvidias tem e as ATIs não. Se desabilitar o PhysX nas Nvidias o jogo vai correr exatamente como nas ATIs então é inegável a vantagem tecnológica de comprar uma Nvidia. Há o lance do DX 10.1 nas ATIs, mas ainda não gerou impacto no mercado ou diferencial tecnológico.

Não digo que o PhysX vá se firmar como foi o Havoc no passado, mas se eu fosse comprar uma VGA agora levaria o suporte a PhysX em consideração.

Há uma perda de desempenho considerável quando ativado, aqui em uma GTX280 o jogo cai de 60 fps(devido ao vsync) para aproximadamente 35 fps, não acho que os efeitos ganhos justifiquem esta perda de desempenho, mas em uma situação de equivalência de preço, escolheria uma placa que tenha suporte ao PhysX.
 
Não é não, ela muda bem até.

Tem certeza?

Porque eu não percebi diferença nenhuma e a capa do Nite Owl no watchmen tinha PhysX e se movimentava, muito, mas muito diferente da do batman.

Vou testar de novo com e sem aqui para ver se muda. :yes:
 
eu tbm n percebi nenhuma diferença na capa com physx off ou ligado mas sei la tbm vou ver denovo
 
Tem certeza?

Porque eu não percebi diferença nenhuma e a capa do Nite Owl no watchmen tinha PhysX e se movimentava, muito, mas muito diferente da do batman.

Vou testar de novo com e sem aqui para ver se muda. :yes:

Puts até eu to ficando encanado agora... será que foi efeito psicológico mesmo? Vou dar uma olhada melhor nisto também... teve até um review que li que falava do detalhe da capa com PhysX on.
 
Se o psicológico ajudou eu não sei, pode até ser, só que a capa sem PhysX não se mexia direito. Vou jogar novamente quando chegar do trabalho com PhysX e sem PhysX, mas tive uma clara impressão que sem PhysX a capa é totalmente morta e segue movimentos já programados.

Enquanto com PhysX ela parecia aqueles panos de Mirrors Edge e tal.

Não vou dar 100% de certeza porque muitos aí estão dizendo que é impressão. Vou jogar novamente e postar aqui.
 
Sei de uma coisa..o panda deve ta desesperado com a ATI dele, vendi isso ai entaum panda, volta pra nvidia e seja feliz..aproveita q te compro ela...c for baratinha..pq ja q naum tem tecnologia eu pago bem barato:yes:
 
Eu tive esse problema com o PhysX, mas ele já estava instalado, inclusive, depois que re-instalei ele deu a mesma mensagem, dei ok e play de novo e só ai o demo funcionou
 
Realmente não existe physx na capa, foi comentado no forum oficial do jogo.

Tive problemas estranhos com physx aqui. Com antialiasing ligado, o jogo fica à 5fps, se desativo, vai para acima de 30 fps, mesmo em Physx High. Estranho... :wacko:
 
É. Parece que PhysX mais AA pesa d+. Aqui com 4xAA 1920x1080 PhysX High: 27~17FPS. Sem AA 42~35FPS.
 
Sei de uma coisa..o panda deve ta desesperado com a ATI dele, vendi isso ai entaum panda, volta pra nvidia e seja feliz..aproveita q te compro ela...c for baratinha..pq ja q naum tem tecnologia eu pago bem barato:yes:

Tô desesperado, não. Desempenho ótimo até em Full HD. Mas, tipo, eu ficaria puto se tivesse pago a mesma coisa que paguei numa nVidia. Como paguei 30% mais barato que a nVidia equivalente a ela, considero-me satisfeito.

É como comprar geladeira. Tem as outras e tem a Brastemp. Quem quiser a Brastemp vai ter de gastar um pouco mais.
 
É. Parece que PhysX mais AA pesa d+. Aqui com 4xAA 1920x1080 PhysX High: 27~17FPS. Sem AA 42~35FPS.

Colega, uma GTS250 de 512mb sofre um pouquinho no FullHD né?
Ainda colocar 4xAA e o physx no HIGH arrega de vez!

PS.: quais as diferenças do Physx no NORMAL pro HIGH?
 
Aqui em FullHD mais 4xAA e 16xAF a 250 GTS tá chorando em alguns jogos no Máximo do Máximo
 
Colega, uma GTS250 de 512mb sofre um pouquinho no FullHD né?
Ainda colocar 4xAA e o physx no HIGH arrega de vez!

PS.: quais as diferenças do Physx no NORMAL pro HIGH?

Do PhysX no medium ou os graficos em geral?
Porque a diferença do physX no medium pro high é que no medium não tem bandeiras e se não me engano os papeis no chão não "enrroscam" no pé do Batman, mais voam normal, se não me falha a memoria...

Eu percebi essas..
 
Eu percebi essas..

Eu não percebi. Com o physx no normal aqui os papeis continuaram "enroscando" no pé do Batman, e ainda tinham as bandeiras.

Acho que a diferença no normal é na intensidade das coisas. Não sei se foi impressão minha, mas acho que no normal tinham menos papéis no chão, e a fumaça tinha menos volume por exemplo.

Mas pra mim tanto faz, eu quase não tenho queda de desempenho jogando em normal ou high aqui.
 
Tô desesperado, não. Desempenho ótimo até em Full HD. Mas, tipo, eu ficaria puto se tivesse pago a mesma coisa que paguei numa nVidia. Como paguei 30% mais barato que a nVidia equivalente a ela, considero-me satisfeito.

É como comprar geladeira. Tem as outras e tem a Brastemp. Quem quiser a Brastemp vai ter de gastar um pouco mais.

pra vc v, quando falei em outro topico e ATI tem algumas imparcialidades, este physx é um..comprei a minha pra faze teste ..e naum arrependi..placa muito forte..tenho certeza q AMD/ATI naum vai deixa isso assim de qualquer jeito..deve vim algo por ai em breve, com este game ja saum dois q teve mesmo uma ideia legal sobre o physx..mais claro q apenas 2 é muito pouco em relação a gama de games q existem e os q estaum para serem lançados, mais c physx c torna padrão ai o bixo pega pro lado da ATI.
 
Ice, no normal não tem as bandeiras e diminuem os efeitos de fumaça.
 
Tô desesperado, não. Desempenho ótimo até em Full HD. Mas, tipo, eu ficaria puto se tivesse pago a mesma coisa que paguei numa nVidia. Como paguei 30% mais barato que a nVidia equivalente a ela, considero-me satisfeito.

É como comprar geladeira. Tem as outras e tem a Brastemp. Quem quiser a Brastemp vai ter de gastar um pouco mais.

Acho que é por ai mesmo, a questão é preço equivalente. Uma diferença de 30% me faria pegar uma ATI facil em placas de desempenho semelhante, mesmo sem physX.
 
Colega, uma GTS250 de 512mb sofre um pouquinho no FullHD né?
Ainda colocar 4xAA e o physx no HIGH arrega de vez!

PS.: quais as diferenças do Physx no NORMAL pro HIGH?

testei aqui via cpu na minha ATI, oq muda do normal pro high naum é pouco naum, as colunas das paredes q quebraum..os papeis c movimentaum mais e com maior intensidade, a fumaça é mais densa e tem mais em deternimados pontos, e as bandeiras c rasgando..e as fitas..normal enxuga bastante a fisica..c ligar AA e fullhd, nem nvidia vai guenta o jogo..ridiculo isso..acho q gt300 deve ficar bom, porem custando 600 a 700 dolares..infelizmente:confused:
 
testei aqui via cpu na minha ATI, oq muda do normal pro high naum é pouco naum, as colunas das paredes q quebraum..os papeis c movimentaum mais e com maior intensidade, a fumaça é mais densa e tem mais em deternimados pontos, e as bandeiras c rasgando..e as fitas..normal enxuga bastante a fisica..c ligar AA e fullhd, nem nvidia vai guenta o jogo..ridiculo isso..acho q gt300 deve ficar bom, porem custando 600 a 700 dolares..infelizmente:confused:

1920x1200 tudo high, physx high, AAx2, media de fps 45 aqui
 
1920x1200 tudo high, physx high, AAx2, media de fps 45 aqui

na sua placa né amigo, custa duas ATI da minha, maioria aqui tem 9800 ou 8800 e tambem 9600gt..ai a coisa pega né..gtx295 naum faz mais q obrigação..1300 reais a 1500 reais..imagina c foce 30fps.hehehe!

eu so enjuado, pra mim tem q c 60fps constantes..gt300 deve conseguir este feito no batman, tenho fé nisso!:whistle:
 
Bom, vou só reiterar o que meio que já comentei aqui.

A idéia do PhysX é legal, processar física pela GPU, dando um maior toque de realismo a determinados efeitos do jogo. Mas, sua execução ainda é muito precária, e a meu ver, não merece essa queda de performance abusrda que ocorre ao colocarmos os efeitos para funcionar.

Sem falar em alguns efeitos que não têm nada demais, e que poderiam ser executados com a mesma eficiência, com ou sem PhysX. A NVIDIA é tão ciente disso, que esses efeitos foram sumariamente removidos quando não se usa o PhysX, para dar essa falsa impressão de que eles são "exclusivos".

- O primeiro, e a meu ver, o mais escandaloso, é retirar toda e qualquer fumaça do jogo. Ué, custava nada deixar uma fumaça normal, sem ser volumétrica? Ou ela quer mesmo que eu acredite que eu preciso de PhysX para ter efeitos de fumaça convincentes?

- Quatro pilastras que se quebram e meia dúzia de ladrilhos que se soltam é cenário destrutível? E os jarros, as cadeiras, os vidros, e etc? Crysis faz tudo isso e muito mais, sem PhysX, com processamento por CPU, e com uma beleza e um impacto na performance muito mais eficientes.

- Efeitos de partículas em faíscas? Essa acho que eu não preciso nem comentar, né. É mais velho que a posição de obrar.

- Um efeito muito bacana do PhysX é o que atua nos tecidos. Aí eu concordo que até agora não vi ninguém fazer nada igual. Mas, custava nada deixar os panos lá, estáticos, só pra embelezar o cenário? Sem falar que a capa do Batman, mesmo sem PhysX, ainda continua com um efeito muito legal, o que leva a crer que esses efeitos que aparecem como "exclusivos" do PhysX podem não ser essa Coca-Cola toda.

Concordo que a NVIDIA pagou pela tecnologia, e precisa promovê-la. Só acho que essa tática de subestimar a inteligência do consumidor, querendo forçar você a acreditar que "precisa" do PhysX e de placas NVIDIA pra poder aproveitar o jogo com todos os seus recursos foi uma taticazinha muito da calhorda, e que eu, mesmo tendo uma VGA dela, achei repugnante.

O jogo poderia ter um visual belíssimo, com AA, fumaça, faíscas, tecidos pelo cenário, tudo isso com uma performance excelente, com placas de qualquer fabricante, sem PhysX. Só não vê isso quem não quer.
 
Po pessoal, mas vocês também já tão julgando tudo pela demo. Tem que esperar sair o full. Tem muitas chances de estar BEM mais otimizado no full. Até por causa dos drivers mesmo.

realmente tem que esperar o full, e talvez ate algum patch apos o full.
igual foi com mirrors edge... quando saiu mirrors edge todo mundo reclamada de slowdown com physx ligado, e sempre dava crash no jogo. depois do patch e os novos drivers melhorou muito



na sua placa né amigo, custa duas ATI da minha, maioria aqui tem 9800 ou 8800 e tambem 9600gt..ai a coisa pega né..gtx295 naum faz mais q obrigação..1300 reais a 1500 reais..imagina c foce 30fps.hehehe!

eu so enjuado, pra mim tem q c 60fps constantes..gt300 deve conseguir este feito no batman, tenho fé nisso!:whistle:

mas calcular fisica sempre foi um grande problema nos jogos, mesmo com as melhores vgas. eles melhoram muito as tecnicas pra processar fisica nos ultimos anos, mas acho que ainda tem muito a melhorar. acredito que nem as novas vgas high end com dx11 (proxima geraçao) vao conseguir rodar fisica com leveza.

vale lembrar que batman usa uma engine famosa por ser leve, e com essa fisica fica bem pesado. se fosse outra engine a coisa iria ficar bem pior. por agora ja acho suficiente rodar a 45fps em media, nao vejo necessidade de estar a 60fps ja que 45fps ja fica liso.

a fato é que a gente vai ter que esperar mais alguns anos pra aproveitar melhor essa tecnologia.



ps. fiz um teste com AAx4 pra ver como ficaria... comeu uns 5fps em relaçao a AAx2. porem nao tem necessidade de usar AAx4 nessa resoluçao, x2 ja quase todos serrilhados.




1920x1200 all high, physx high, AAx4, vsync off
(pesado/sem resize)

shippingpcbmgame2009081.jpg

shippingpcbmgame2009081.jpg

shippingpcbmgame2009081.jpg

shippingpcbmgame2009081.jpg

shippingpcbmgame2009081n.jpg

shippingpcbmgame2009081.jpg

shippingpcbmgame2009081o.jpg

shippingpcbmgame2009081.jpg

shippingpcbmgame2009081o.jpg

shippingpcbmgame2009081p.jpg
 
Li tdas as 27 paginas e até agora nao cheguei a conclusão !!!
as ATI vão habilitar o Physx ou não ???
 
Li tdas as 27 paginas e até agora nao cheguei a conclusão !!!
as ATI vão habilitar o Physx ou não ???

nao. (pelo menos nao pela gpu)

physx é da nvidia, nao tem nada a ver com o jogo
 
Bom, vou só reiterar o que meio que já comentei aqui.

A idéia do PhysX é legal, processar física pela GPU, dando um maior toque de realismo a determinados efeitos do jogo. Mas, sua execução ainda é muito precária, e a meu ver, não merece essa queda de performance abusrda que ocorre ao colocarmos os efeitos para funcionar.

Sem falar em alguns efeitos que não têm nada demais, e que poderiam ser executados com a mesma eficiência, com ou sem PhysX. A NVIDIA é tão ciente disso, que esses efeitos foram sumariamente removidos quando não se usa o PhysX, para dar essa falsa impressão de que eles são "exclusivos".

- O primeiro, e a meu ver, o mais escandaloso, é retirar toda e qualquer fumaça do jogo. Ué, custava nada deixar uma fumaça normal, sem ser volumétrica? Ou ela quer mesmo que eu acredite que eu preciso de PhysX para ter efeitos de fumaça convincentes?

- Quatro pilastras que se quebram e meia dúzia de ladrilhos que se soltam é cenário destrutível? E os jarros, as cadeiras, os vidros, e etc? Crysis faz tudo isso e muito mais, sem PhysX, com processamento por CPU, e com uma beleza e um impacto na performance muito mais eficientes.

- Efeitos de partículas em faíscas? Essa acho que eu não preciso nem comentar, né. É mais velho que a posição de obrar.

- Um efeito muito bacana do PhysX é o que atua nos tecidos. Aí eu concordo que até agora não vi ninguém fazer nada igual. Mas, custava nada deixar os panos lá, estáticos, só pra embelezar o cenário? Sem falar que a capa do Batman, mesmo sem PhysX, ainda continua com um efeito muito legal, o que leva a crer que esses efeitos que aparecem como "exclusivos" do PhysX podem não ser essa Coca-Cola toda.

Concordo que a NVIDIA pagou pela tecnologia, e precisa promovê-la. Só acho que essa tática de subestimar a inteligência do consumidor, querendo forçar você a acreditar que "precisa" do PhysX e de placas NVIDIA pra poder aproveitar o jogo com todos os seus recursos foi uma taticazinha muito da calhorda, e que eu, mesmo tendo uma VGA dela, achei repugnante.

O jogo poderia ter um visual belíssimo, com AA, fumaça, faíscas, tecidos pelo cenário, tudo isso com uma performance excelente, com placas de qualquer fabricante, sem PhysX. Só não vê isso quem não quer.

onde é q eu assino?:yes:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo