Fiz uma doação e me senti um bosta depois

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Não entendi uma coisa... por que você doou dinheiro se o tratamento para Câncer, incluindo despesas como fraldas, curativos têm custo 100% gratuito no Brasil?
 
Não entendi uma coisa... por que você doou dinheiro se o tratamento para Câncer, incluindo despesas como fraldas, curativos têm custo 100% gratuito no Brasil?
Doei porque conheço o cara e ele pediu. Eu não sabia disso, será que ele não sabe? E isso realmente é verdade? A irmã ta na casa dele.
 
O tratamento é gratuito, mas manter a pessoa em casa, não.
 
Você se sentiu bem porque ajudou um conhecido, simples assim
 
O tratamento é gratuito, mas manter a pessoa em casa, não.
É sim, veja.

O município deve prover:

Moradia digna, alimentação e transporte através dos serviços de assistência social;
Acesso a serviços médicos, através das unidades de saúde;

Está tudo em Consitituição e muitas pessoas que vão atrás conseguem.
 
É sim, veja.

O município deve prover:

Moradia digna, alimentação e transporte através dos serviços de assistência social;
Acesso a serviços médicos, através das unidades de saúde;

Está tudo em Consitituição e muitas pessoas que vão atrás conseguem.
Não é uma burocracia sem fim? Ela está em fase terminal, não tem muito tempo pra ficar correndo atrás de nada que não seja ágil.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você se sentiu bem porque ajudou um conhecido, simples assim
Podia ser simples assim, mas toda ação quase sempre tem uma motivação no fundo que a gente nem se liga.
 
Última edição:
Hoje um colega do trabalho falou que estava com a irmã em estado terminal de câncer em casa e precisava de doação, fraldas, lençóis ou dinheiro. Ok.
Logo chamei ele e confirmei os dados pra doar 100 reais e ocorreu tudo certo, ele agradeceu e tudo muito bonito.

Fiquei me sentindo ótimo, fiz uma doação, mas logo depois comecei pensar, por que to me sentindo bem?
Será que é por que doar implica que estou me vendo como superior a pessoa que recebeu a doação? Será que todas as pessoas que doam só estão sendo egoístas?

Resumindo, to feliz pela doação, mas desconfio que o sentimento bom que vem não é algo tão altruísta assim, nada muito bonito.
Lembrei logo de um texto que diz que até a pessoa que se sacrifica pra salvar outra pessoa só faz isso porque ela vê um ganho pra ela, caso contrário, não fazia. Todos querem ganhar.

Enfim, fica aí o questionamento. Espero muito que eu tenha feito isso por ele e não por mim, mas sendo bastante curioso sobre o psicológico humano e tudo mais, não estou tão certo.
E ainda lendo "O Gene Egoísta" atualmente, só reforçou essa impressão que tive.
não precisa se sentir superior, oq fará diferença não são os seus 100 reais e sim a soma de todas as doações que ele conseguiu. Isso que é ser humano. Por mais estabilizado que seu amigo seja financeiramente é difícil sustentar uma situação adversa como esta. Fica tranquilo.

Faz parte do altruísmo se sentir bem por estar ajudando, não é egoismo.
 
não precisa se sentir superior, oq fará diferença não são os seus 100 reais e sim a soma de todas as doações que ele conseguiu. Isso que é ser humano. Por mais estabilizado que seu amigo seja financeiramente é difícil sustentar uma situação adversa como esta. Fica tranquilo.

Faz parte do altruísmo se sentir bem por estar ajudando, não é egoismo.
Não falei que me sinto e acho que nem entendeu o que eu quis dizer, mas ok..
 
É sim, veja.

O município deve prover:

Moradia digna, alimentação e transporte através dos serviços de assistência social;
Acesso a serviços médicos, através das unidades de saúde;

Está tudo em Consitituição e muitas pessoas que vão atrás conseguem.
Boa tarde!

Amigo, você está confundindo o direito a acesso com o acesso de fato. O direito ao tratamento de Câncer (assim como qualquer outra doença danosa) é gratuito pelo SUS. Contudo, nem todos adotam o tratamento gratuito devido as brechas de acolhimento e cuidado oriundas da natureza Estatal do sistema único e/ou não têm a possibilidade de realizar diversos tratamentos no Sistema único na prática - Tendo que, uma hora ou outra, buscar serviços particulares ou consorciais. As UNACON's do SUS são muito boas, tenho de admitir, contudo, não são todos os lugares que são abrangidos da mesma forma. Alguns tem de gastar com transporte de uma cidade a outra para realizar o procedimento.


__________________________________________________________________________

Quanto ao tópico.

Caro colega, as nossas dúvidas a respeito das nossas atitudes, em grande parte do tempo, são oriundas da nossa ânsia por respostas do subconsciente e, nisso, acabamos por desvirtuar o sentido original do fazer. Em palavras mais simples, é normal se sentir duvidoso a respeito da natureza de uma ação benevolente - Faz parte do cerne de se fazer uma boa ação duvidar o porquê de fazê-la.

Isto porque somos indubitavelmente questionadores e a verdade é que, toda boa ação gera recompensa individual. Ansear isso não é ruim. Pelo contrário, a busca do bem estar espiritual e interno é comum a todos os seres humanos. Se você a encontra realizando uma prática de doação e cuidado com o próximo, melhor ainda.
Acredito que essa frase seja de Jean-Luc Picard, um personagem ficcional, mas que explicita bem o que quero dizer:

"Os fins não justificam os meios. Contudo, os meios justificam os inícios"

 
Não falei que me sinto e acho que nem entendeu o que eu quis dizer, mas ok..
"Será que é por que doar implica que estou me vendo como superior" eu quis responder a isso. troque o "sentir" por "se ver" então. Mas mesmo assim não acho que quem doa se vê como superior. O gosto por ajudar é bem humano. E o cérebro nos recompensa com satisfação. Você deve estar achando que é errado sentir essa satisfação.
 
Problematizaram a "doação"...
 
Puts, vc faz a doação pq quer ajudar simples assim, não por egoismo ou superioridade, mas por ajudar.

Só e somente por isso.

Egoismo ou superioridade é a galera que ajuda e depois posta no instagram, chama o muleque de rua ou senhora e ajuda e posta o vídeo ajudando de dentro do seu carro importado, mostrando o relógio dourado no pulso e depois faz um vídeo motivacional dentro do carro com o foco no teto solar falando quanto sofreu e que gosta de ajudar.

Vc fez isso ? Não, então vida que segue, mas parece que esta aqui no fórum querendo contar que fez uma doação, ai se este é o caso, sim vc se encaixa no se sentir superior, contar que ajudou alguém.
 
Problematizaram a "doação"...
Vocês estão tão chatos com isso que conseguem ser piores que os problematizadores, supondo que tudo é problematização.
Eu fiz um questionamento sobre o ato de ajudar ser realmente altruísta ou motivado por algo mais egoísta, qual a problematização?

Ninguém problematizou nada aqui, menos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Puts, vc faz a doação pq quer ajudar simples assim, não por egoismo ou superioridade, mas por ajudar.

Só e somente por isso.

Egoismo ou superioridade é a galera que ajuda e depois posta no instagram, chama o muleque de rua ou senhora e ajuda e posta o vídeo ajudando de dentro do seu carro importado, mostrando o relógio dourado no pulso e depois faz um vídeo motivacional dentro do carro com o foco no teto solar falando quanto sofreu e que gosta de ajudar.

Vc fez isso ? Não, então vida que segue, mas parece que esta aqui no fórum querendo contar que fez uma doação, ai se este é o caso, sim vc se encaixa no se sentir superior, contar que ajudou alguém.
Parece que to aqui pra mostrar que fiz doação? É minha primeira postagem sobre doação, sou anônimo aqui e foram só 100 reais.. meu deus.
Vou editar o post e espero que desça logo, ja to arrependido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde!

Amigo, você está confundindo o direito a acesso com o acesso de fato. O direito ao tratamento de Câncer (assim como qualquer outra doença danosa) é gratuito pelo SUS. Contudo, nem todos adotam o tratamento gratuito devido as brechas de acolhimento e cuidado oriundas da natureza Estatal do sistema único e/ou não têm a possibilidade de realizar diversos tratamentos no Sistema único na prática - Tendo que, uma hora ou outra, buscar serviços particulares ou consorciais. As UNACON's do SUS são muito boas, tenho de admitir, contudo, não são todos os lugares que são abrangidos da mesma forma. Alguns tem de gastar com transporte de uma cidade a outra para realizar o procedimento.


__________________________________________________________________________

Quanto ao tópico.

Caro colega, as nossas dúvidas a respeito das nossas atitudes, em grande parte do tempo, são oriundas da nossa ânsia por respostas do subconsciente e, nisso, acabamos por desvirtuar o sentido original do fazer. Em palavras mais simples, é normal se sentir duvidoso a respeito da natureza de uma ação benevolente - Faz parte do cerne de se fazer uma boa ação duvidar o porquê de fazê-la.

Isto porque somos indubitavelmente questionadores e a verdade é que, toda boa ação gera recompensa individual. Ansear isso não é ruim. Pelo contrário, a busca do bem estar espiritual e interno é comum a todos os seres humanos. Se você a encontra realizando uma prática de doação e cuidado com o próximo, melhor ainda.
Acredito que essa frase seja de Jean-Luc Picard, um personagem ficcional, mas que explicita bem o que quero dizer:

"Os fins não justificam os meios. Contudo, os meios justificam os inícios"

Eu to lendo o livro do Richard Dawkins e talvez por isso veio o questionamento, talvez se analisando bem ao fundo, a doação é somente mais um ato egoísta.
Alguns defendem que ninguém toma atitude nenhuma se não ter algo a ganhar com isso, e talvez seja verdade.

Alguém que doa se sente bem ao dar, então o que pode estar em foco aqui é o sentimento que o doador vai ter, a recompensa dele, e não verdadeiramente o bem alheio.
Recebemos uma "recompensa emocional".

Mas a discussão foi uma bosta, uns não entenderam e outros já estão fazendo suposições nada a ver com o proposto. Enfim.. valeu pela resposta.
 
Última edição:
Vocês estão tão chatos com isso que conseguem ser piores que os problematizadores, supondo que tudo é problematização.
Eu fiz um questionamento sobre o ato de ajudar ser realmente altruísta ou motivado por algo mais egoísta, qual a problematização?

Ninguém problematizou nada aqui, menos.
Opa, deixei a problematização em vermelho para facilitar a sua compreensão, vlw flw, 2 vezes é o meu limite de postagens em um tópico problematizando doações.
 
Opa, deixei a problematização em vermelho para facilitar a sua compreensão, vlw flw, 2 vezes é o meu limite de postagens em um tópico problematizando doações.
Antes de querer facilitar a compreensão de algo você primeiro tem que compreender. Seguindo sua lógica infantil (pra não dizer pior) vários estudiosos do comportamento humano e suas motivações são problematizadores, afinal, questionam coisas que a grande maioria não se importa e nem acreditam ser passíveis de questionamento.

Pra falar tanta merda sem saber do que se trata, 2 parece um número gigantesco. Pena que não é 0, e que bom que é que 2. Sua opinião medíocre aqui é totalmente descartável.
 
Antes de querer facilitar a compreensão de algo você primeiro tem que compreender. Seguindo sua lógica infantil (pra não dizer pior) vários estudiosos do comportamento humano e suas motivações são problematizadores, afinal, questionam coisas que a grande maioria não se importa e nem acreditam ser passíveis de questionamento.

Pra falar tanta merda sem saber do que se trata, 2 parece um número gigantesco. Pena que não é 0, e que bom que é que 2. Sua opinião medíocre aqui é totalmente descartável.
Infelizmente na era atual ou você é um ignorante ou é um MIMIMI...Ficou fácil de refutar qualquer coisa que você não concorde, basta digitar 3 sílabas iguais
 
Doe sempre de forma anônima e nunca mais vai sentir este problema do tópico, simples assim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PS: além de manter o anonimato, caso não tenha condições de doar, ou até mesmo tendo condições, pedir mais ajuda para pessoas conhecidas, sem expor quem é o necessitado, também é um belo ato.
 
Alguns defendem que ninguém toma atitude nenhuma se não ter algo a ganhar com isso, e talvez seja verdade.
e outros defendem o contrário :true:
eu acredito que há pessoas que tomam atitudes sem querer ter algo em troca sempre... o mundo não é somente uma troca de favores... se um mendigo te pede 1 real ou se vc faz uma doação, vc espera algo em troca? eu não....
vc fez a doação, se sentiu bem, fica tranquilo, qual o mal nisso? vc tá achando q fez a doação por vc pra vc se sentir bem? não é por aí amigo! :mao:


e quanto a parte sublinhada ali... talvez seja verdade? bom, daí é você que decide :shrug:
 
eu acredito que há pessoas que tomam atitudes sem querer ter algo em troca sempre... o mundo não é somente uma troca de favores... se um mendigo te pede 1 real ou se vc faz uma doação, vc espera algo em troca? eu não....
vc fez a doação, se sentiu bem, fica tranquilo, qual o mal nisso? vc tá achando q fez a doação por vc pra vc se sentir bem? não é por aí amigo!
Pois é. A pessoa fala "talvez seja verdade" focando só no negativo. Talvez seja, talvez não. Que diferença faz?

Minha última doação fiz de maneira anônima. Certamente não esperei nada em troca, pois não há como.
E se fiz pra me sentir bem, é indiferente. O importante é que a doação foi feita.
 
Pois é. A pessoa fala "talvez seja verdade" focando só no negativo. Talvez seja, talvez não. Que diferença faz?

Minha última doação fiz de maneira anônima. Certamente não esperei nada em troca, pois não há como.
E se fiz pra me sentir bem, é indiferente. O importante é que a doação foi feita.
THIS!

:fechado:
 
Isso me lembra uma aula de filosofia que tive no ensino médio, não lembro direito agora o nome do filósofo em questão, mas dizia que o ato de doação era algo egoísta, pois ele faz isso para se sentir bem, o "sentir-se bem" após a doação feita é um sentimento egoísta.

Apenas divagando, não estou criticando ninguém.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo