Fluxo de ar vs pressão estática

jeffersonjoseval

Hungry Member
Boa noite pessoal, eu sempre tive duvida em qual fans eu ia colocar no meu water cooler, então eu vi essa material do ekwb sobre diferença entre fluxo de ar e pressão estática.
Vou postar a parte do artigo sobre tema do tópico, e também o link para quem quiser ler ele na integra.
"
Então, o que você precisa saber sobre os ventiladores do radiador? Existem dois tipos principais de ventiladores no mercado - aqueles que favorecem o fluxo de ar e aqueles que são otimizados para pressão estática. Ambos os tipos de ventiladores funcionarão, mas usar um ventilador de fluxo de ar otimizado em um radiador é como comer cozido com um garfo. Por que passar pelo problema quando você pode usar uma colher, certo? Nesta analogia, a colher seria o ventilador de pressão estática, a ferramenta adequada para o trabalho quando se trata de uso do radiador.

Os fãs são sempre rotulados com dois atributos principais:

1. pressão estática , que é frequentemente expressa em Pa ou mmH 2 0, e
  2. fluxo de ar , geralmente expresso em CFM ou m 3 / h .
Qual é o fluxo de ar ? Fluxo de ar é o volume de ar que um ventilador pode mover em um determinado período de tempo. Portanto, as unidades que expressam o fluxo de ar são metros cúbicos por hora ( m 3 / h ) e pés cúbicos por minuto (CFM). As pessoas muitas vezes cometem o erro e escolhem o ventilador com base no número de fluxo de ar. Quanto maior o número, mais ar se move o ventilador. Mas! Existe um mas! A rotulagem do fluxo de ar refere-se apenas a um ventilador que não tenha obstáculos na frente do ventilador ou atrás dele.

Isso nos leva à pressão estática e porque é tão importante. Nas palavras mais comuns, a pressão estática é a capacidade do ventilador de dominar os obstáculos. Se o obstáculo é um simples filtro de poeira em uma caixa ou as aletas de um radiador, um ventilador com alta pressão estática é a melhor escolha. Não faz grande diferença se o obstáculo estiver na frente ou atrás do ventilador. Existem algumas pequenas diferenças aerodinâmicas em como as lâminas e o fluxo de ar se comportam se o obstáculo estiver na frente ou atrás do ventilador, mas em cada um dos dois casos, uma certa quantidade de resistência ao fluxo estará presente. Com isso dito, o design da lâmina otimizado para pressão estática pode superar obstáculos com mais facilidade.
FPI é a rotulagem no radiador que significa Fin Per Inch . Quanto maior o número, mais densas as aletas do radiador e mais pressão estática é necessária dos ventiladores para um ótimo desempenho. A escolha de ventiladores otimizados para o fluxo de ar em um radiador denso é apenas um potencial desperdiçado, pois as pás do ventilador não conseguem empurrar o ar pelas aletas e o líquido não resfriará o suficiente.

Não se deixe enganar! Várias empresas lançam materiais de marketing que lhe dirão que seu ventilador é poderoso, que movimenta muito ar e que as lâminas oferecem um fluxo de ar focado. Bem, a maioria dessas alegações são apenas truques de marketing para vender o produto. Existe uma maneira muito simples de identificar se as pás do ventilador são fluxo de ar ou pressão otimizada."
segue o link do artigo: https://www.ekwb.com/blog/fans-for-liquid-cooling-what-you-need-to-know/

Vou deixar a página da noctua com todos os fans para vocês consultar e ver qual e o melhor para o seu water cooler.
https://noctua.at/en/products/fan

Última edição:
Eu estava com essa dúvida a poucos dias atrás e acabei sanando ela vendo um vídeo até meio antigo do Linus. Quero trocar os fans do meu CLC280 pois os originais são fortes, tem pressão alta mas são muito barulhentos e aí tava naquela de por fans RGB pois meu radiator fica na frente do case.. Depois de ver como realmente funciona, desisti do RGB e to namorando uns fans de 140 da Noctua que são silenciosos e tem bom fluxo junto com boa pressão estatica.

Obrigado por compartilhar a informação!

Última edição:
Esse modelo é considerado um bom fan? http://www.coolermaster.com/cooling/case-fan/sickleflow-120-2000rpm-red-led/

Comprei 4 dele para substituir os que virão no TG5 que comprei, que já soube serem ruins.

Rapaz, pelas especificações ele é bom sim.

Especificações:
• Ventoinha: 120 mm
• Velocidade: 2000 RPM ± 10%
• Fluxo de ar: 69,69 CFM
• Nível de ruído: 19dBA
• Cor: Preto
• Leds: 4 leds vermelho
• Pressão do ar: (mmH2O) 3.04 mm H2O
• Conector: 3 pinos (placa mãe)
• Vida útil: 50.000 hrs
• 4 Parafusos
• Cabo alimentação de 4 pinos