• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Fonte Akasa de 350W

aline

know-it-all Member
Registrado
Meninos, há um tempo atrás tinha pedido a sugestão de um PC simples..
agora vou começar a compras as peças..eu queria saber se a fonte Akasa AK-P350G-BK 350W dá conta da seguinte configuração:

A64 X2 5000+ EE
AMD VS A6VMX
8600GT 256MB GDDR3
2GB DDR2 800MHz
HD 160GB Samsung SATAII
DVD-RW Samsung SH-S203D.

Ou seria melhor eu pegar uma Zalman 360B-APS?
desde já muchas gracias.
 
bom, 350w é mais que suficiente nessa config. tenho uma config parecida com uma fonte de 350w da huntkey e segurando na boa. agora, se tiver grana disponivel, pegaria com certeza uma zalman, só não peguei pois ia estourar meu orçamento, fica minha dica.

minha config,

e2160 - gigabyte p35-ds3 - 2gb 667 kingston - 200gb hh - dvd rw - placa de tv - 8600 gt
 
Akasa 350W dá conta sim do sistema.

Agora se tiver grana disponível, pegaria sim a Zalman 360W. Outra dica com a grana da Zalman, dá também para pegar uma Extream 450W.

Flw.
 
A Akasa 350watts é a fonte que eu indicaria pra quem quer economizar e manter qualidade bem acima das genéricas. Ela tem PFC passivo e parece ter eficiência máxima de 80%. Eu comprei uma pra um dos PCs aqui de casa e assim que chegar vou medir a eficiência dela com um alicate amperímetro e divulgo pra vocês. Ela me custou 94 reais mais frete.

Os relatos que li é que ela é bem silenciosa e esquenta pouco. Chegando, eu posto minhas impressões.
 
vou optar pela Akasa então..
o orçamento tá no limite, se caso acontecer de sobrar um dinheiro eu compro a Zalman..
mas por hora é a Akasa mesmo..

obrigado a todos.
ps. rau assim que chegar a sua fonte, poste as suas impressões sobre a mesma. :)
 
é uma fonte bem boa, e essa tua config se consumir 200w é muito.
Akasa 350w e AVC 350w sao boas opcoes (a AVC nao acha mais em territorio nacional ;/)
 
Oi, Aline! A AKASA chegou hj.

Não pude fazer todos os testes, como a medição de eficiência. Eu até teria como fazer, mas daria um trabalho do caramba e os resultados correriam risco de não serem exatos.

Primeiro, meu alicate amperímetro não mede corrente contínua! :( Segundo, eu sabia que teria que medir o consumo das coisas ligadas na saída da fonte, mas eu nem tava pensando em como eu ia fazer isso, quando caí na real vi que teria que medir o consumo em todas suas linhas e soma-las, pra depois medir o quanto q tava sendo consumido da tomada. Na verdade, o ideal era fazer isso tudo simultaneamente, mas não tenho como.

Eu poderia usar meu multimetro que mede corrente continua até 10A, mas como ele é daqueles vagabundos, os dados iriam divergir com a medição AC do Alicate amperímetro, que tb não é dos melhores, fora a trabalheira pq eu teria q medir em cima do fio descascado, teria que fazer umas adaptações aqui pra medir. Quando eu cai na real fiquei muito desapontado, achei q ia conseguir medir a eficiência. Que burrice a minha! :(

Outra coisa que to na dúvida agora é sobre o modelo da fonte. No site da Akasa internacional, diz que a fonte vem com PFC passivo, mas o código que tá na descrição do produto é o AKP-350PG, a fonte que veio pra mim é uma AKP-350G. Acho q ela não tem PFC passivo não. E outra coisa, no site diz q ela vem com 3 velcros pra organizar os cabos, essa que recebi não veio nenhum! :(

Sobre a fonte em si:

A maquina que ela ta ligada agora consome muito pouco, cerca de 61watts @ 220V em repouso no desktop e assim a fonte fica muito silenciosa, igual a Zalman. Botando a CPU pra 100%, depois de alguns minutos a ventilador dela sobe minimamente a rotação, o ruido a mais é irrisorio. O cooler da CPU encobre o barulho da fonte. Mas chegando o ouvido perto da fonte, ela é semelhante à Seventeam BKV com a mesma carga ou seja, silenciosa. A carga máxima que pus nele foi uns 90watts, nao tive ainda como colocar mais que isso pq a maquina aqui que eu poderia testa-la tava em uso no momento e não consome mito mais, uns 50watts a mais no máximo!

Em ACPI Standby, onde só a memoria RAM fica alimentaa, a fonte fica muito mais fria do que a Seventeam que dava pra sentir um certo calor em volta do gabinete. Nesse modo a linha 5vsb tá sendo utilizada pra alimentar a placa mãe e a RAM. Só daí da pra perceber que essa fonte parece ser um pouco mais eficiente que a Seventeam BKV, mas sem medir com diferentes cargas, não da pra saber direito.

As tensões ficaram estáveis com processamento em 100% ou em respouso e cool n' quiet ativo. A tensão na linha 12V variou de 11,99 com processador em 100% no CPU Stability e foi pra 12,09 em repouso. A linha 5V foi de 5.02 em repouso e 5.12 em Full. A linha 3.3 não medi...

Os valores de amperagem dela são:

AC INPUT:

115V = 7A
230V = 3.5A

DC OUTPUT:

3,3V = 20A
5V = 25A
12V1=10A
12V2=15A
-12V= 0.5A
5vsb=2,5A

MAXIMA POTENCIA COMBINADA entre 3,3 e 5V: 180W.

POT MAX: 350W.

EDITADO: Eu tinha esquecido de dizer que no site da Akasa diz que as linhas 12V combinadas só fornecem 12A! O que não permitirá mais do que 144watts disponiveis

O Acabamento exterior dela parece com o da Zalman 360/460watts. Todos os cabos são cobertos por uma malha preta, todos os conectores são semelhantes aos da Zalman tb.

Olhando ela pelas fendas de ventilação dá pra ver que o circuito de filtragem de ruidos ta la logo na entrada com uma bobina indutora de uns 15mm, 2 capacitores Y e um capacitor X2, depois disso só vi uma outra bobina indutora maior e de formato diferente logo antes da ponte de retificação, logo depois dessa bobina indutora tem outro capacitor X2 e mais dois Y, A ponte retificadora é "única" e não 4 diodos separados, os dados que consegui ler nela foram, T6KB 6076.

Consegui ver os dados de um dos capacitores de entrada, mas como ambos são iguais, são dois de 680uF 85 Graus Centigrados 200V, que veio escrito 200W (???)! A marca dos capacitores dessa fonte não parece ser dos melhores, os que vi só tinha um simbolo estilizado, um S ou um Y, parecido com os capacitores de umas fontes genéricas que eu já vi e sem nome. :/

Os dissipadores parecem de fonte genérica, fininhos, muito menores que da Seventeam BKV. E o ultimo detalhes que notei é que o fusível vem soldado na placa. :/ e é do tipo comum mesmo, de vidro. Na Seventeam eles são encaixados e do tipo cerâmico. Não sei se é cerâmico, mas ele não é de vidro com certeza, pq não da pra ver o seu interior.

Os transformadores parecem ter o mesmo tamanho ou um pouco maiores que os das 350BKV...

Sei não, fiquei tentado em abrir a fonte pra ve-la melhor, mas ela ta na garantia por 1 ano, quem sabe eu a abra antes de acabar a garantia... Olhando os componentes pelas frestas, eles não me parecem ser de muita qualidade não, parece ser uma genérica efeitada, com todos componentes faltantes numa genérica lá dentro, tipo as Leadership, espero estar enganado!


Eu queria poder realizar todos os testes com ela e elevar o consumo até os 350watts, mas não tenho como. Eu não posso nem comparar oonsumo dela lado a lado o da Seventeam pq a que eu tinha foi pro brejo. Eu fui fazer uns testes de consumo ligando ela no meu Nobreak APC pra ver o quanto o nobreak aguentava junto com minha maquina pessoal, só que a Seventeam ficava só num filtro 220V e o nobreak APC é 115V, ja viu a idiotice que eu cometi, ne? Quando voltei o PC pro lugar dele, deixei a chave do jeito que tava, daí quando foram ligar o PC novamente... Ainda tentei consertar a fonte antes de comprar a AKASA... Como os capacitores não estouraram, nem a fonte fez barulho algum, achei q so tinha estragado a ponte retificadora. Então botei outra parecida, mas não resolveu, o fusivel fica estourando, outras coisas tão em curto, suspeito dos transitores de entrada. Ela ta aqui parada, se eu por ventura vier achar de graça os componentes iguais ou melhores, eu boto ela na ativa denovo ou vendo pra alguém.

É isso aí que pude avaliar até o momento.
 
Vai de boa meu amigo tem uma X2 4200@2600MHz 2GB 800MHz 2x HD M2N-SLi e uma 8600GTS XXX e guento de boa...
 
Eu gostaria de acrescentar que em comparação com a etiqueta da Seventeam, a AKASA puxa menos corrente AC. Isso pode indicar um circuito mais eficiente. Se a etiqueta contiver informações verdadeiras, creio que seja isso, mas deixo as explicações com quem entende mais. Os dados:

Seventeam 350 BKV:

Corrente AC @ 230V: 5A
Corrente AC @ 115V: 8A

AKASA:

Corrente AC @ 230V: 3.5A
Corrente AC @ 115V: 7A

8800's@over,

Aguentar é uma coisa, aguentar em que condições é outra. Uma fonte pode aparentemente funcionar bem dando o máximo de si, mas como muito ripple na suas saídas, aquecendo-se mais e trabalhando ruidosamente. Tem que analisar essas coisas tb.


EDITADO:

Fiz um comparativo aqui:


com uma Zalman e o resultado que cheguei foi mais ou menos 10watts de diferença entre a AKASA e a Zalman com mesma carga

Tomando a informação de que a Zalman é 80% eficiente num nivel de 20-30% de carga, com essa diferença de 10watts, no caso foi uma diferença de 162watts pra Zalman e 172watts pra AKASA, assumo que a eficência da AKASA fica na faixa dos 70%, uns 75% pra ser exato.

Esse consumo aí ta contabilizando outras coisas além do consumo só do gabinete, mas o resultado não engana, já que a condição do teste foi a mesma pra duas fontes.

Em temperatura ambiente, 26 graus e nas condições acima, a AKASA foi levemente mais barulhenta que a Zalman, mas ainda bem silenciosa, acho que não ficou nem 5% mais barulhenta. Agora em comparação com as Seventeam BKV, nem compara, muito mais silenciosa e muito mais fria. Quando eu usava a Seventeam aqui ela chegava a vibravar quando a maquina estava mais ou menos nessa faixa de consumo aí, e esquentava toda lateral do gabinente, com a AKASA não percebi isso.

Essa AKASA deve ter eficiência máxima de 75% entre 30 a 50% de carga, mas com carga minima, deve ficar nos 70%.

Pra máquina que ela está, tá muito boa já, só não botei uma fonte com PFC ativo pq são muito caras pro que essa máquina vai fazer.

Acho que uma AKASA dessas deveria ser o tipo de fonte de todas máquinas tipo Posistivos da vida e máquinas montadas em lojas. A coisa deveria começar nesse nível e não encareceria praticamente nada o preço do produto, a maquina seria muito mais confortavel e silenciosa e pelo menos 10% mais eficiente no consumo eletrico comparado com fontes genéricas.

É isso aí. Se eu decidi abri-la antes da garantia, posto as fotos.

t+
 
_rau_,

se vc. ainda quiser tentar reviver a ST-350BKV para comparar, tente remover os dois varistores que ficam em paralelo com os eletrolíticos. Eles servem para proteção da entrada e costumam queimar quando a fonte é ligada em 220 V com a chave em 110 V como foi o seu caso.

16.jpg


São os dois componentes envoltos em termo-retrátil que ficam no meio dos eletrolíticos na foto acima. Sem eles vc. perde a proteção no caso de uma nova "vacilada", mas a fonte pode voltar a funcionar.

Se puder anote os códigos dos transistores e dos diodos schottky dessa ST; estou curioso para saber quais são... :)

PS.: é melhor trocar o ventilador dessa fonte também; ventilador sleeve-bearing vibra e faz barulho quando frio quando já está gasto.
 
Nada, os varistores já tinham ido em outra, já tinham salvado-a uma vez... :(

Eu tirei eles fora e pensei em comprar outros, se tivesse comprado, ela teria se salvado novamente, mas fui enrrolando, enrrolando...

Depois eu posto os valores do diodos pra vc.
 
Concerteza, da tranquilo, e com folga...fique tranquilo!

So nao coloco generica por causa da vga :D

[]s
 
Não seria melhor ter dito, "fique tranquilA"? --->> "alinests I'm a Girl". :)
 
Aqui uso a mais ou menos um ano uma Akasa 500W e nunca tive problemas com ela, recomendo!
 
Meninos, há um tempo atrás tinha pedido a sugestão de um PC simples..
agora vou começar a compras as peças..eu queria saber se a fonte Akasa AK-P350G-BK 350W dá conta da seguinte configuração:

A64 X2 5000+ EE
AMD VS A6VMX
8600GT 256MB GDDR3
2GB DDR2 800MHz
HD 160GB Samsung SATAII
DVD-RW Samsung SH-S203D.

Ou seria melhor eu pegar uma Zalman 360B-APS?
desde já muchas gracias.

ela afirmo que so homens frequentam a area de hardware :lol:
 
ela afirmo que so homens frequentam a area de hardware :lol:

quando tem homens e mulheres juntos, o plural é usado no masculino.

variação de número e gênero dos substantivos e mimimis...
 
Aline, pode pegar sem medo NENHUM.

Tenho notado em todo lugar um tendência a superestimar consumo de PC às vezes de forma absurda até.

Só pra ti ter uma idéia tenho um Q6600 em over numa P5W DH + 8800Gt XXX + X-Fi com drive frontal + 03 HDs SATA + 04 DVD-RWs + 02 controladores de fans com LCD + leior de cartões + Floppy + 08fans 80mm + zalman 9700 + cooler de chipset.... é coisa de montão, concorda?

Sabe quanto o zalman mede de consumo com OCCT + ATITools em full e gravando DVD???

330W, isso mesmo 330W.... então fica tranqüila aí.... fonte mais potente que 350-360W real só pra SLI/crossfire... e ainda tem gente que fala em fonte de 750W pra SLI de 8800GT ... tá louco :)
 
Você não pode somar o consumo total da sua máquina e dizer que uma fonte simplesmente por ser 350watts vai dar conta, pode ate dar, mas não é a forma correta de se fazer o calculo.

Essa potência está distribuida de forma diferente pelas linhas de força da fonte. Há que se calcular essa potência e verificar a demanda por cada periférico do PC. Uma fonte pode fornecer muita potência na linha de 5V e pouca na linha de 12V e ainda assim ser taxada como uma 420W. Lembrando que PCs atuais usam mais corrente na linha de tensão 12V do que 5V.

A grande discussão que existe nessa AKASA é a honestidade do fabricante na divulgação dos valores de corrente máxima nas linhas. Há uma divergência entre os valores do site da AKASA e da etiqueta da fonte...
 
Você não pode somar o consumo total da sua máquina e dizer que uma fonte simplesmente por ser 350watts vai dar conta, pode ate dar, mas não é a forma correta de se fazer o calculo.

Essa potência está distribuida de forma diferente pelas linhas de força da fonte. Há que se calcular essa potência e verificar a demanda por cada periférico do PC. Uma fonte pode fornecer muita potência na linha de 5V e pouca na linha de 12V e ainda assim ser taxada como uma 420W. Lembrando que PCs atuais usam mais corrente na linha de tensão 12V do que 5V.

A grande discussão que existe nessa AKASA é a honestidade do fabricante na divulgação dos valores de corrente máxima nas linhas. Há uma divergência entre os valores do site da AKASA e da etiqueta da fonte...

Rau, o que eu quis dizer é que, considerando-se uma fonte de boa qualidade, com projeto atual (12V forte), 350W dá e sobra pra praticamente qualquer PC "normal", entende?
Acredito que essa Akasa entregue 300W facilmente, e para o PC que ela quer montar... tá muito bom...
Esse consumo que passei é no full do full.. :) em idlle meu PC consome por volta de 200W...
 
_rau_,



Se puder anote os códigos dos transistores e dos diodos schottky dessa ST; estou curioso para saber quais são... :)


Deu um trabalho do cão dissoldar essas coisas aí e em retribuição quero que vc me ensine a testa-los! :p Acho que com a tensão errada devem ter estragado só o do primário, né? E a ponte retificadora, como testo tb?

Antes do "serviço":

DSC01973-1.jpg
[/IMG]

Transistores do primário:

DSC01974.jpg
[/IMG]

Transistores do secundário, "frente" e "verso" do dissipador:


DSC01975.jpg
[/IMG]

DSC01976.jpg
[/IMG]
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo