Formado em ENGENHARIA! E Agora??

Atuo como Médico do Trabalho e é comum fazer exames admissionais de engenheiros recém-formados para cargos de ensino médio sem relação com engenharia, devido ao desemprego.

Montar um negócio próprio em uma área que não tem experiência, em um cenário de crise e investindo o pouco dinheiro que tem, provavelmente se mostrará uma forma trabalhosa de perder dinheiro.

Concursos públicos em receitas estaduais e federal e afins penso que seria a melhor opção, para quem quer abrir mão de ser engenheiro. Trabalha-se com pouca cobrança e o ganho é garantido.
 
Bom, se tudo der certo meio do ano estarei colando grau em Engenharia de Produção pelo Instituto Federal de MG com meus 26 anos de idade.

Porém atualmente com a situação da engenharia no Brasil o mercado estando em baixa, surge as dúvidas de qual o próximo passo caso não arrume um emprego na área. Estive recentemente olhando vagas e as empresas estão exigindo currículos com, especializações e PHD pra ganhar 3k não ta fácil.

Aqui mesmo no fórum entrei em outros tópicos falando sobre engenharia e vi como os engenheiros recém formados (até os veteranos) estão cada vez mais desacreditados de suas carreiras na área de formação, inclusive sou um desses.

Estive então pensando sobre o que deveria fazer para reverter essa situação e traçar um plano para que dê tudo certo na minha carreira. A pouco tempo tive uma experiência com a área de finanças e investimentos e fiquei encantado, acho que descobri o que realmente sempre quis fazer. Desde então pensei em algumas alternativas para não ser mais um engenheiro trabalhando de motorista de app (nada contra, trabalho digno). As opções que eu listei foram

1- Fazer uma pós, especialização na área de finanças para atuar em consultoria financeira, economia e investimentos. Acho que seja uma área na qual teria muito interesse em aprender e poder trabalhar. Porém não sei por onde começar, sem emprego na área, sem grana pra pagar pós.

2- Estudar para concurso (não sei quais concursos ainda)

3- Abrir um negócio próprio, porém nada definido do que seria, fico martelando na cabeça tentando ter algum insight, mas por hora é somente uma opção a se pensar.

Criei o tópico para que possamos discutir, espero que isso possa ajudar inclusive outros colegas que talvez estejam com essas indecisões.

Não vou ler todas as postagens, mas já inicio que vc esta todo errado na sua carreira.

Sou engenheiro mecânico formado pela PUC MG e hoje trabalho como líder em uma grande empresa na região metropolitana.

Deixa eu ver se entendi bem, vc passou 5 anos em uma federal e não atuou na área e muito menos engajou na pesquisa ? Esta todo errado, publicou quantos antigos nestes meio tempo ? Fez iniciação cientifica ? Vc esta no ninho da pesquisa e não entrou para pesquisa.

Não arrumou estagio ? Cara corre atras da área de pesquisa publica alguma coisa nesta final de curso, tenta uma iniciação cientifica e entra para o mestrado, bolsa é de 1.5mil, porem é melhor do que nada e quando o mercado aquecer vc pode lecionar para curso superior ganhando mais de 10mil ou continuar na carreira de pesquisador, doutorado é 2.2/2.5mil a bolsa e pós-doutorado é + de 4mil a bolsa, assim vai chegando em bolsas de maiores como muitos ganham ai dentro da federal.

Respondendo as suas perguntas:

1- Atuar como consultor financeiro, quem contratará um consultor financeiro que não tem know-how ? Consultor é para cara super experiente que trabalhou décadas e chegou um ponto que ganhava tanto que passou a atuar como PJ dando consultoria, se o foco de fazer a pós é para ser consulto, acho que perderá o seu tempo.

2- É uma boa, mas hoje um concurso é 5mil para 1 vaga.

3- 5 anos na faculdade e não rolou "insight" da startup, não será agora da noite para o dia que acontecerá, tente algo mais simples voltado para diversão, vender cerveja para universitário tonto da muito dinheiro.

Corre atras da pesquisa acadêmica, vc já esta dentro da federal, ou seja esta com a faca e queijo na mão, procurar os seus professores e jogar o lero, lero e publica uns 2 artigos até formar, entrar no mestrado ganhar 1.5mil + Uber, vc tira uns 5mil por mês tranquilo e quanto terminar tudo vc passa a lecionar em uma faculdade Uniesquina e ganhar o seu dinheiro.
 
Concurso público, mesmo que seja de Banco.
 
Opinião de quem nasceu na década de 70, está no mercado desde a de 90 e já viu muitas transformações:

Hoje em dia se você chacoalhar qualquer árvore vão cair pencas de advogados, engenheiros, programadores, publicitários, arquitetos e tudo o mais...

Entendam uma coisa: o mundo está ficando superlotado, tudo está saturado e vai piorar. Não há vagas para o "mesmo de sempre". Se você seguir o caminho comum, racional e lógico vai fracassar. Se você seguir a boiada vai pro matadouro.

A dica de ouro: NICHO. Hoje se você quiser prosperar, em qualquer área, local, país ou segmento terá que procurar um "nicho" de atuação. É difícil, exige percepção aguçada e é sempre extremamente técnico, mas é onde está o sucesso. Todas as áreas possuem esses "nichos" e estão carentes de profissionais, mas tem que garimpar pois são difíceis de achar.

Vou dar um exemplo: já ouviu falar em "Praticagem"? Um "prático" pode chegar a ganhar 200K/mês. Isso é um exemplo "extremo" de nicho.

.
 
Concurso público, mesmo que seja de Banco.

Porque fazer engenharia pra trabalhar em banco? :fanboys:
 
Observando os 10 anos que já estou no mercado de trabalho percebi que 1 tipo de pessoa não encontra trabalho. Os Egocêntricos. Aquela pessoa que acha que merece o melhor. Que jamais faria Uber ou trabalharia em emprego fora da área. Que só aceita salários acima de tal valor. Que pede demissão se no emprego o chefe só pedir coisas mecânicas de estagiário. É basicamente uma regra que pessoas assim fiquem sem emprego. Pois ficando fora do mercado acabam perdendo oportunidade de criar networking, perdem a chance de desenvolver uma habilidade. Não desenvolvem a negociação. Não são vistos por outras pessoas. Daí passa um tempo precioso e já era, nunca mais encontra nada. Acaba virando uma daquelas pessoas formadas e sem experiência real que não tem valor algum para o mercado, e depois vem falar que não acha emprego. Acaba sobrando apenas os concursos públicos, que são excelentes pra absorver este pessoal egocêntrico que não adquiriu capacidade de independência. É mais fácil encarar os livros e uma prova do que o mundo real.
 
Porque fazer engenharia pra trabalhar em banco? :fanboys:
 
Observando os 10 anos que já estou no mercado de trabalho percebi que 1 tipo de pessoa não encontra trabalho. Os Egocêntricos. Aquela pessoa que acha que merece o melhor. Que jamais faria Uber ou trabalharia em emprego fora da área. Que só aceita salários acima de tal valor. Que pede demissão se no emprego o chefe só pedir coisas mecânicas de estagiário. É basicamente uma regra que pessoas assim fiquem sem emprego. Pois ficando fora do mercado acabam perdendo oportunidade de criar networking, perdem a chance de desenvolver uma habilidade. Não desenvolvem a negociação. Não são vistos por outras pessoas. Daí passa um tempo precioso e já era, nunca mais encontra nada. Acaba virando uma daquelas pessoas formadas e sem experiência real que não tem valor algum para o mercado, e depois vem falar que não acha emprego. Acaba sobrando apenas os concursos públicos, que são excelentes pra absorver este pessoal egocêntrico que não adquiriu capacidade de independência. É mais fácil encarar os livros e uma prova do que o mundo real.


Concordo em partes..Mas vivemos num país onde é difícil obter reconhecimento e retorno financeiro condizente ao esforço empregado .Pra você receber 4 mil de salário hoje de forma formal é um sacrifício ..Se tu for ver os anúncios de emprego chega a dar depressão

Numa situação dessas prefiro trabalhar na informalidade como montar um lava car,ser cambista,produzir maquetes 3d etc ...Hoje o profissional é descartável ,mesmo o seniores (>>>50 anos ) estão sofrendo ,sendo desligados e encontrando recolocação com salários bem inferiores ,isso quanto conseguem retornar ao mercado .Pensando de forma racional o indivíduo tem que focar em adquirir sua casa dos 30-40 anos ,e dos 40-50 capital para empreender .Como alternativa segura só resta os concursos públicos e como profissão a Medicina ,onde os mais velhos tem valor pela experiência .
 
Concordo em partes..Mas vivemos num país onde é difícil obter reconhecimento e retorno financeiro condizente ao esforço empregado .Pra você receber 4 mil de salário hoje de forma formal é um sacrifício ..Se tu for ver os anúncios de emprego chega a dar depressão

Numa situação dessas prefiro trabalhar na informalidade como montar um lava car,ser cambista,produzir maquetes 3d etc ...Hoje o profissional é descartável ,mesmo o seniores (>>>50 anos ) estão sofrendo ,sendo desligados e encontrando recolocação com salários bem inferiores ,isso quanto conseguem retornar ao mercado .Pensando de forma racional o indivíduo tem que focar em adquirir sua casa dos 30-40 anos ,e dos 40-50 capital para empreender .Como alternativa segura só resta os concursos públicos e como profissão a Medicina ,onde os mais velhos tem valor pela experiência .

Sim, sei bem que é difícil ter um salário alto sendo empregado. Mas conseguir um emprego qualquer no início de carreira é a melhor forma de atingir o sucesso no futuro, por se relacionar com mais pessoas e adquirir habilidades. Daí a pessoa começa ir pra outros caminhos como trabalho informal, empreendedorismo. Sociedade em empresas. O que eu quis dizer é que não adianta a pessoa ficar em casa esperando o emprego dos sonhos pois isto Não acontece. O que funciona é entrar no mercado e esquecer o salário. Ir desenvolvendo a carreira, pra um dia ter uma boa fonte de renda. Meu irmão se formou engenheiro este ano, já teve diversos trabalhos, a maioria pagando pouco sim, hoje está em casa fazendo projetos, mas tudo está relacionado com as pessoas que ele conheceu nestes empregos. O negócio é ir formando a rede de contatos. Esta rede é mais importante do que qualquer coisa. E quem descarta empregos ruins não forma esta rede.

Eu hoje sou autônomo, Não preciso de emprego, mas se for ver meus clientes, 90% vem de contatos que tive no meu primeiro emprego. O gerente que fez minha primeira entrevista em 2008 é meu cliente. O funcionário que era chefe do setor na época e fez teste comigo é meu cliente. A empresa no geral é minha maior cliente. Fora as indicações. E eu tenho certeza que a maioria dos meus colegas de faculdade se recusariam a ter entrado nesta vaga que era bem ruim e pagava pouco. Mas também a maioria dos meus colegas de faculdade Não seguiu na carreira de formação.

Resumindo tudo que falei: Rede de contatos é tudo. Entrar em um emprego qualquer. Ir formando parcerias e crescendo. Com os relacionamentos dentro da empresa ideias vão surgindo e a pessoa cresce naturalmente. Se a empresa Não pagar bem ela já tem tantos contatos que parte pra outra, cria uma nova, vira autônomo. Mas sempre a rede de contatos é a responsável por essa evolução.
 
Última edição:
Porque fazer engenharia pra trabalhar em banco? :fanboys:
 
Observando os 10 anos que já estou no mercado de trabalho percebi que 1 tipo de pessoa não encontra trabalho. Os Egocêntricos. Aquela pessoa que acha que merece o melhor. Que jamais faria Uber ou trabalharia em emprego fora da área. Que só aceita salários acima de tal valor. Que pede demissão se no emprego o chefe só pedir coisas mecânicas de estagiário. É basicamente uma regra que pessoas assim fiquem sem emprego. Pois ficando fora do mercado acabam perdendo oportunidade de criar networking, perdem a chance de desenvolver uma habilidade. Não desenvolvem a negociação. Não são vistos por outras pessoas. Daí passa um tempo precioso e já era, nunca mais encontra nada. Acaba virando uma daquelas pessoas formadas e sem experiência real que não tem valor algum para o mercado, e depois vem falar que não acha emprego. Acaba sobrando apenas os concursos públicos, que são excelentes pra absorver este pessoal egocêntrico que não adquiriu capacidade de independência. É mais fácil encarar os livros e uma prova do que o mundo real.
Vc se contradiz na sua própria postagem, crítica fazer eng para trabalhar em um banco, na frase debaixo diz que quem não arruma emprego é quem é egocêntrico e não aceita trabalhar em outra área.

WTF?

Pagando bem que mal tem trabalhar em outra área, tipo o banco, um engenheiro ganha de 5mil a 7mil para trabalhar com um celular corporativo tocando 24hs, se o cara passar em um concurso para ganhar 5mil a 7mil tranquilo em um banco, o que tem de errado ?

Voltamos ao que vc disse, o profissional não pode ser egocêntrico e pensar que só quer exercer a formação que ficará desempregado.
 
É triste ter se matado para tirar graduação em engenharia para no final das contas, ver que todo o seu esforço foi de certa forma, inútil. Vou me formar nesse ano e quanto mais eu penso de forma profunda nisso, mais eu fico depressivo (literalmente). :(
Um amigo meu, recém formado e que durante todo o curso conseguiu estágio, agora está desempregado. Para contornar esse problema, ele resolveu dar aulas particulares de engenharia.

Meu amigo desde dos anos 80, formado na FEI em Engenharia mecânica, trabalhou 21 anos na HONDA, tentou aprender até japonês e agora está desempregado e não consegue colocação, nem para JR. ganhou metade ou menos. Pois exigem um inglês muito fluente e olha que ele morou na Inglaterra uns meses, estudando lá inglês. Um absurdo!

Aqui no Brasil é mais seguro ter concurso ou vc ir para o exterior onde te darão mais valor!
 
Vc se contradiz na sua própria postagem, crítica fazer eng para trabalhar em um banco, na frase debaixo diz que quem não arruma emprego é quem é egocêntrico e não aceita trabalhar em outra área.

WTF?

Pagando bem que mal tem trabalhar em outra área, tipo o banco, um engenheiro ganha de 5mil a 7mil para trabalhar com um celular corporativo tocando 24hs, se o cara passar em um concurso para ganhar 5mil a 7mil tranquilo em um banco, o que tem de errado ?

Voltamos ao que vc disse, o profissional não pode ser egocêntrico e pensar que só quer exercer a formação que ficará desempregado.
Uma coisa é primeiro emprego, outra objetivo final. Da forma como fala parece que é objetivo final ganhar 7k em um banco. E não tem nada ruim nisso se a pessoa assumir que cometeu um erro em fazer engenharia. Pois não tem muita lógica estudar engenharia se a meta é entrar em um banco. A pessoa estudou algumas habilidades pra no final ter que aprender outras completamente diferente? . Mas se for só pra ir criando contatos ótimo. Mas parece que você citou o banco por causa do salário maior que a média. Eu não daria conselhos pensando em salário. E sim em carreira. Pra mim banco ou supermercado estaria no mesmo patamar. Ambos igualmente fora da área.

Se o cara desistir do curso de engenharia é outra história. Mas eu estou pelo menos tentando um caminho pra aproveitar o curso.
 
Última edição:
Uma coisa é primeiro emprego, outra objetivo final. Da forma como fala parece que é objetivo final ganhar 7k em um banco. E não tem nada ruim nisso se a pessoa assumir que cometeu um erro em fazer engenharia. Pois não tem muita lógica estudar engenharia se a meta é entrar em um banco. A pessoa estudou algumas habilidades pra no final ter que aprender outras completamente diferente? . Mas se for só pra ir criando contatos ótimo. Mas parece que você citou o banco por causa do salário maior que a média. Eu não daria conselhos pensando em salário. E sim em carreira. Pra mim banco ou supermercado estaria no mesmo patamar. Ambos igualmente fora da área.

Se o cara desistir do curso de engenharia é outra história. Mas eu estou pelo menos tentando um caminho pra aproveitar o curso.

Vou perguntar, vc é formado em alguma área ? Principalmente engenharia o cara estuda uma pancada de coisa e estuda nada, sai do curso sabendo praticamente nada da realidade da função ou da indústria.

Então, como posso dizer "tanto faz" onde ele cair para trabalhar ou fazer carreira, know-how o cara só pegará quando fizer estágio ou trabalhar, quando forma sem uma experiência profissional na área o sujeito é um matemático, seja banco, lecionar e etc, envolvendo número está na área da pessoa kkkkkkkkkk.
 
Vc se contradiz na sua própria postagem, crítica fazer eng para trabalhar em um banco, na frase debaixo diz que quem não arruma emprego é quem é egocêntrico e não aceita trabalhar em outra área.

WTF?

Pagando bem que mal tem trabalhar em outra área, tipo o banco, um engenheiro ganha de 5mil a 7mil para trabalhar com um celular corporativo tocando 24hs, se o cara passar em um concurso para ganhar 5mil a 7mil tranquilo em um banco, o que tem de errado ?

Voltamos ao que vc disse, o profissional não pode ser egocêntrico e pensar que só quer exercer a formação que ficará desempregado.
Exato, contradições fortes.

No final de tudo todos querem o melhor sempre, a diferença é quem consegue X ou Y. Se concurso X é melhor que emprego Y, qualquer pessoa racional focara nisso, independente de ser egocêntrico ou não. Talvez tenha havido um leve recalque com os que escolheram outro caminho.

O "Free Will" vai até certo ponto, qualquer ser racional vai ponderar o esforço x retorno de suas atividades. É uma questão de eficiência, tempo não tem preço.
 
Tem um outro fator crítico, e fácil de ver, o sonho dos jovens.

Olhe as camisetas de formatura do ensino médio, cada profissão mais louca do que a outra, "engenheiro aeronáutico" "cirurgião cardiovascular" "juiz" " delegado".

Os jovens entram cheios de sonhos na faculdade, porém muitos não realizaram o sonho, muitas vezes não somos nós que escolhemos o nosso ramo de atuação, mas o mercado que nos abre porta.

O cara que entrou fazendo engenharia aeronáutica por exemplo, deve sonhar em ser projetista da Embraer, mas talvez termine, se der muita sorte, como um líder de produção da Embraer, pois não foi ele que escolheu, mas o mercado que abriu aquela porta, com esta porta aberta ele ainda precisa lutar muito para talvez mudar de cargo e concluir o sonho dele.

Problema do Brasil é o romantismo que diploma superior é garantia de emprego, aí o cara entra faz o curso nas coxas, não pesquisa, não faz estágio e forma como mais um e precisa rodar de Uber.
 
Meu amigo desde dos anos 80, formado na FEI em Engenharia mecânica, trabalhou 21 anos na HONDA, tentou aprender até japonês e agora está desempregado e não consegue colocação, nem para JR. ganhou metade ou menos. Pois exigem um inglês muito fluente e olha que ele morou na Inglaterra uns meses, estudando lá inglês. Um absurdo!

Aqui no Brasil é mais seguro ter concurso ou vc ir para o exterior onde te darão mais valor!

Existe a questão do cargo, também. Trabalhar em empresa japonesa, o cargo máximo que você pega é gerente. Acima disso, as únicas pessoas que conseguem são os próprios japoneses, pois segundo eles o resto não é "puro". :rolleyes:
 
Tem um outro fator crítico, e fácil de ver, o sonho dos jovens.

Olhe as camisetas de formatura do ensino médio, cada profissão mais louca do que a outra, "engenheiro aeronáutico" "cirurgião cardiovascular" "juiz" " delegado".

Os jovens entram cheios de sonhos na faculdade, porém muitos não realizaram o sonho, muitas vezes não somos nós que escolhemos o nosso ramo de atuação, mas o mercado que nos abre porta.

O cara que entrou fazendo engenharia aeronáutica por exemplo, deve sonhar em ser projetista da Embraer, mas talvez termine, se der muita sorte, como um líder de produção da Embraer, pois não foi ele que escolheu, mas o mercado que abriu aquela porta, com esta porta aberta ele ainda precisa lutar muito para talvez mudar de cargo e concluir o sonho dele.

Problema do Brasil é o romantismo que diploma superior é garantia de emprego, aí o cara entra faz o curso nas coxas, não pesquisa, não faz estágio e forma como mais um e precisa rodar de Uber.

Verdade! E isso tem ocorrido em vários países. Quando fui nos EUA em 2017, em San Francisco, peguei só Uber Lyft e o que eu vi de gente estrangeira lá dirigindo esse "táxi", tinha gente até do Iraque, Afeganistão, Brasil, Rússia no volante, conversei com eles, rs....

O problema do Brasil é que falta estágio para os recém formados. As empresas usam uma política de querer colocar um funcionário pronto, já qualificado e não dá chances para quem está começando! o_O
 
Tem um outro fator crítico, e fácil de ver, o sonho dos jovens.

Olhe as camisetas de formatura do ensino médio, cada profissão mais louca do que a outra, "engenheiro aeronáutico" "cirurgião cardiovascular" "juiz" " delegado".

Os jovens entram cheios de sonhos na faculdade, porém muitos não realizaram o sonho, muitas vezes não somos nós que escolhemos o nosso ramo de atuação, mas o mercado que nos abre porta.

O cara que entrou fazendo engenharia aeronáutica por exemplo, deve sonhar em ser projetista da Embraer, mas talvez termine, se der muita sorte, como um líder de produção da Embraer, pois não foi ele que escolheu, mas o mercado que abriu aquela porta, com esta porta aberta ele ainda precisa lutar muito para talvez mudar de cargo e concluir o sonho dele.

Problema do Brasil é o romantismo que diploma superior é garantia de emprego, aí o cara entra faz o curso nas coxas, não pesquisa, não faz estágio e forma como mais um e precisa rodar de Uber.

Sim de fato é um problema. Mas isso se deve mais ao status do que ao que a pessoa quer fazer. Tudo tem seu caminho espinhoso. Jovens são muito voláteis e podem se arrepender da escolha feita.

Trabalhando ao longo do tempo com logística eu gostaria de mudar de área ou ir para Farmácia com especialização para área reumatológica ou Medicina com especialização em reumatologia. Mas é muito dispendioso principalmente aqui na região. Posso dizer de maneira certa que jamais terei condições de faze-lo e não me arriscaria a utilizar o FIES pra ficar com a dívida próxima a 1 milhão de reais.

Farmácia Total das disciplinas do 1º período: R$ 1.547,60 Valor total com 23 créditos: 2164 r$
Medicina Valor da mensalidade: a partir de R$ 2.176,80 (12 créditos) Número total de crédito da primeira fase 33. Valor do crédito 2018: R$ 181,40 / 5986,20 r$ POR SEMESTRE

Verdade! E isso tem ocorrido em vários países. Quando fui nos EUA em 2017, em San Francisco, peguei só Uber Lyft e o que eu vi de gente estrangeira lá dirigindo esse "táxi", tinha gente até do Iraque, Afeganistão, Brasil, Rússia no volante, conversei com eles, rs....

O problema do Brasil é que falta estágio para os recém formados. As empresas usam uma política de querer colocar um funcionário pronto, já qualificado e não dá chances para quem está começando! o_O

Trabalhando na área de logística a alguns anos eu percebo que as coisas estão ficando cada vez mais bizarras. Sem sacanagem... principalmente porque minha cidade é portuária e vive disso.
Faculdade concluída pra ganhar 1330 reais sem benefícios. Idioma fluente + faculdade pra ganhar 1700 sem benefícios. Esse pessoal é tudo doido. Como as faculdades daqui são tudo particulares e nenhum mensalidade é menos de um salário mínimo. Sinceramente não faz sentido.

Conforme vagas abaixo se você chutar uma árvore vai ter 300 candidatos formados / que aceitam receber um salário muito abaixo.

-------

Vaga temporária inicialmente para 6 meses
02 vagas para Analista TI Jr ? Desenvolvedores Back End.
01 vaga para Analista TI Jr ? Desenvolvedor Full Stack

Bairro: Itaipava
Horário: 07h45 às 17h30 seg a sexta
Atividades: *Desenvolvimento de sistema interno da empresa (BIM).
Requisitos: Ensino superior completo ou cursando. Experiência na função. Domínio em CSS, HTML e JavaScript, conhecimento em jQuery, Bootstrap, ferramentas de versionamento de código (GIT), conhecimento em LESS ou SASS, REACT.JS, Angular 7 ou VUE. Js, Font-Awesome, ASP .NET MVC (CSHTML com sintaxe Razor), WebForms (Padrão de marcação ASPX), Conhecimento em Adobe XD é um diferencial, Conhecimento VS 2017/2019.
Salário: 2500,00 + alimentação na empresa e transporte

Auxiliar contábil
Itajaí - SC
Atuar no departamento contábil de escritório de contabilidade. Necessário experiência prévia e preferencialmente cursando ou formado em Ciências Contábeis. Horário de trabalho comercial. EScritório no Centro de Itajaí. Interessados enviar currículo por e-mail.


Assistente de Comércio Exterior
iTAJAI - SC
Realizar as instruções de embarques e enviar aos agentes no exterior. Conferir e dar tratativa na documentação de importação e exportação recebida dos exportadores no exterior. Enviar documentação para o importador. Lançar no sistema as informações referentes à importação aérea e marítima de veículos. Emitir as desconsolidações dos conhecimentos de carga marítimos (HBL), para posterior liberação das cargas no porto. Solicitar ao departamento de aduana a preparação de documentação específica Acompanhar a liberação alfandegária das cargas e junto aos armadores a chegada dos navios e a atracação junto ao porto. Providenciar o encerramento do processo, encaminhando os documentos ao financeiro para posterior cobrança do cliente. Realizar análise documental relativa as peças e materiais a serem importados conferindo INCOTERM, modal e demais informações. Atualizar planilha com o status de cada processo e posterior encaminhamento ao cliente. Ter experiencia em processos de Importação e Exportação. Se nao tiver experiencia em Importação e Exportação não enviar curriculo. Salario: Enviar pretensão salarial.

Já vou deixar avisado que as 2 ultimas vagas sao 1400 / 1600 respectivamente.

Total das disciplinas do 1º período: R$ 833,76 Ciências contábeis e Comércio Exterior

--------------------
 
Sim de fato é um problema. Mas isso se deve mais ao status do que ao que a pessoa quer fazer. Tudo tem seu caminho espinhoso. Jovens são muito voláteis e podem se arrepender da escolha feita.

Trabalhando ao longo do tempo com logística eu gostaria de mudar de área ou ir para Farmácia com especialização para área reumatológica ou Medicina com especialização em reumatologia. Mas é muito dispendioso principalmente aqui na região. Posso dizer de maneira certa que jamais terei condições de faze-lo e não me arriscaria a utilizar o FIES pra ficar com a dívida próxima a 1 milhão de reais.

Farmácia Total das disciplinas do 1º período: R$ 1.547,60 Valor total com 23 créditos: 2164 r$
Medicina Valor da mensalidade: a partir de R$ 2.176,80 (12 créditos) Número total de crédito da primeira fase 33. Valor do crédito 2018: R$ 181,40 / 5986,20 r$ POR SEMESTRE



Trabalhando na área de logística a alguns anos eu percebo que as coisas estão ficando cada vez mais bizarras. Sem sacanagem... principalmente porque minha cidade é portuária e vive disso.
Faculdade concluída pra ganhar 1330 reais sem benefícios. Idioma fluente + faculdade pra ganhar 1700 sem benefícios. Esse pessoal é tudo doido. Como as faculdades daqui são tudo particulares e nenhum mensalidade é menos de um salário mínimo. Sinceramente não faz sentido.

Conforme vagas abaixo se você chutar uma árvore vai ter 300 candidatos formados / que aceitam receber um salário muito abaixo.

-------

Vaga temporária inicialmente para 6 meses
02 vagas para Analista TI Jr ? Desenvolvedores Back End.
01 vaga para Analista TI Jr ? Desenvolvedor Full Stack

Bairro: Itaipava
Horário: 07h45 às 17h30 seg a sexta
Atividades: *Desenvolvimento de sistema interno da empresa (BIM).
Requisitos: Ensino superior completo ou cursando. Experiência na função. Domínio em CSS, HTML e JavaScript, conhecimento em jQuery, Bootstrap, ferramentas de versionamento de código (GIT), conhecimento em LESS ou SASS, REACT.JS, Angular 7 ou VUE. Js, Font-Awesome, ASP .NET MVC (CSHTML com sintaxe Razor), WebForms (Padrão de marcação ASPX), Conhecimento em Adobe XD é um diferencial, Conhecimento VS 2017/2019.
Salário: 2500,00 + alimentação na empresa e transporte

Auxiliar contábil
Itajaí - SC
Atuar no departamento contábil de escritório de contabilidade. Necessário experiência prévia e preferencialmente cursando ou formado em Ciências Contábeis. Horário de trabalho comercial. EScritório no Centro de Itajaí. Interessados enviar currículo por e-mail.


Assistente de Comércio Exterior
iTAJAI - SC
Realizar as instruções de embarques e enviar aos agentes no exterior. Conferir e dar tratativa na documentação de importação e exportação recebida dos exportadores no exterior. Enviar documentação para o importador. Lançar no sistema as informações referentes à importação aérea e marítima de veículos. Emitir as desconsolidações dos conhecimentos de carga marítimos (HBL), para posterior liberação das cargas no porto. Solicitar ao departamento de aduana a preparação de documentação específica Acompanhar a liberação alfandegária das cargas e junto aos armadores a chegada dos navios e a atracação junto ao porto. Providenciar o encerramento do processo, encaminhando os documentos ao financeiro para posterior cobrança do cliente. Realizar análise documental relativa as peças e materiais a serem importados conferindo INCOTERM, modal e demais informações. Atualizar planilha com o status de cada processo e posterior encaminhamento ao cliente. Ter experiencia em processos de Importação e Exportação. Se nao tiver experiencia em Importação e Exportação não enviar curriculo. Salario: Enviar pretensão salarial.

Já vou deixar avisado que as 2 ultimas vagas sao 1400 / 1600 respectivamente.

Total das disciplinas do 1º período: R$ 833,76 Ciências contábeis e Comércio Exterior

--------------------

Aceitam salário baixo porque não tem para onde correr! Quem pode sai do Brasil.
Daí as empresas aproveitam e pagam o que querem. Se o povo rejeitasse em sua maioria, daí as empresas aumentariam o salário! O problema no Brasil é que o povo não é unido!o_O
 
Tempos difíceis no Brasil atual. Por causa do decreto nº 9.507/2018 das terceirizações das áreas meio e das futuras privatizações cairá bastante o número de vagas em concursos públicos.
https://g1.globo.com/economia/concu...-terceirizados-na-administracao-publica.ghtml

O problema que vejo é que até estágio tá difícil de encontrar .Bolsas novas para iniciação científica por causa dos cortes na educação estão escassas.
Posso estar errado, mas quando nos formamos, se dermos azar de pegar uma época ruim de arrumar emprego, se em 2 anos não arrumarmos algo na área que nos formamos, será difícil voltar pra ela novamente.

Me formei em Engenharia e tive que trabalhar por mais de 2 anos com analista de qualidade em ISO 9001 ganhando 1,5K e que depois de 6 meses se tornou 1K trabalhando 3 dias por semana, pq a dona da empresa achou que estava ganhando demais rsrs.
A sorte é que em 2006 prestei concurso público e em 2007 fui chamado. Tive sorte pq teve baixa concorrência e teve concursos bons como da Receita e do ICMS na mesma época. O salário quando prestei era baixo para nível superior (por volta de 2K), mas quando fui chamado já tinha começado a pagar produtividade e subiu para 3K. Fiquei tentando prestar outros concursos mais uns 3 anos, mas depois casei e o tempo foi ficando mais escasso. Neste período, fiquei quase 5 anos em cargo de chefia, mas com as mudanças de direção acabei perdendo e hoje estou no mesmo cargo que entrei. Hj não executo um trabalho nada a ver com a minha área de formação, mas tenho um trabalho que dá pra pagar as contas.
 
Aceitam salário baixo porque não tem para onde correr! Quem pode sai do Brasil.
Daí as empresas aproveitam e pagam o que querem. Se o povo rejeitasse em sua maioria, daí as empresas aumentariam o salário! O problema no Brasil é que o povo não é unido!o_O

Gostaria só de citar uma coisa interessante. Eu particularmente sou muito desinteressado por aprender outro idioma. Mas entre um 2° e 3° idioma compensam muito mais que uma faculdade onde a logística e hotelaria são predominantes.

Estou vendo os valores de cursos em mandarim pra ver algo especifico no nicho de comex e conseguir ver muito conteúdo científico de lá. Só fiquei meio de cara com o que me foi respondido.

"Trabalhamos com as quatro habilidades: leitura, escrita, conversação e gramática,


As aulas de mandarim ocorrem duas vezes na semana, nossa professora é da área de Engenharia Ambiental,


Professora Laura veio de Taiwan e o material é produzido por ela mesmo.


Qualquer dúvida estamos à disposição. "
 
Concurso público, mesmo que seja de Banco.

Eu trabalho em um banco público e digo pra não esperar isso. Talvez se as empresas sobreviveram ao maldito do Paulo Guedes ainda aconteça algum concurso, do resto pode esquecer.
 
Eu trabalho em um banco público e digo pra não esperar isso. Talvez se as empresas sobreviveram ao maldito do Paulo Guedes ainda aconteça algum concurso, do resto pode esquecer.
Ainda está tendo alguns concursos, principalmente estaduais, eu mesmo acabei de ser chamado num TCE. Recentemente anunciaram que irão chamar o pessoal do concurso da CEF 2013-2014, tenho um amigo que ficou super bem classificado e nunca foi chamado, quem sabe agora não entra. Concurso na esfera Federal está triste, tem que tentar os estaduais/municipais, acabou de sair + de 100 vagas pro BRB (em Brasília).
 
O conselho maior, que eu gostaria de ter lido/ouvido uns 8 anos atrás, é, "se tu ficar parado, esperando a vaga dos sonhos, a vida passa, tudo passa, e tu fica". Os colegas de formatura que estão melhores financeiramente são os que tinham péssimas notas, e, analisando esse fenômeno, vi que eles são bem mais criativos, se for preciso, eles carregam concreto e cavam buraco, coisa que os que tinham as melhores notas (me incluo), não fazem/fizeram/fariam.

Exatamente, cheguei a comentar isso aqui. Eu e meu irmão temos este perfil, notas péssimas, dependências, mas trabalhamos em qualquer coisa, ele chegou a fazer serviço de pedreiro durante a faculdade de engenharia civil. Eu lavei carros antes da faculdade e tive a sorte de conseguir emprego já na primeira semana do curso de desenho industrial mas começando com serviço ruim e salário mínimo, cheguei a ter punição de carregar peso alguns dias pois uma vez o gerente entrou na sala e meu pc estava desligado só q foi bem na hora q eu tava reiniciando por estar travado. Mas muita gente pediria demissão na hora.

Conheço uma pessoa que é o inverso, já tem 32 anos e nunca teve emprego, ele só aceita entrar em concurso público e nunca passa. já perdeu a namorada, que poderia ter se casado pois ela Não aceitava sustentar ele. Resultado que os pais dele bancam até hoje e ele paga de gatão vivendo em academia e andando no carro dos pais.
 
Ok ..Isso é válido ..Porém vale ressaltar que se você deseja ser "expert" em algo tu deves ter foco e aplicação sobre determinado tema .Pra atuar como design não é necessário ter faculdade ..Entre ser um cara que ganha 1 mil na copiadora da facul e àquele que está desenvolvendo pra algum estúdio de ponta são anos de estudos,trabalhos realizados e muito talento .Claro,devemos diversificar dentro da nossa profissão ...Se tu é um funileiro de automóveis ,rola de ampliar o escopo e aplicar esse conhecimento em restauração de máquinas antigas,artigos de decoração etc .

Ruim do Brasil que não existe tantas atividades que exijam 'experts '..Quando você para pra analisar acaba-se ficando entre os profissionais da saúde e carreiras ligadas a burocracia estatal .Se for fazer outra graduação será medicina ,porém me arrependo de não ter ingressado num curso de Direito loga na 1 escolha,hoje estaria formando e certamente em vias de ser aprovado em algum concurso público .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo