Formado em ENGENHARIA! E Agora??

Nesse país só quatro coisas valem a pena:

- Médico
- Advogado
- Concursado
- Ganhador de Loteria





Foi exatamente o que eu disse, correr atrás o quanto antes, entretanto no atual estado desse país podre, ser bom em algo não é suficiente.
Correção, essas são as melhores ocupações pra quem nasceu sem talento nenhum, com vocação zero pra nada. Pois concursado faz prova e ganha bem pro resto da vida. Médico pegou o diploma ganha bem. Mas quem tem vocação e se dedica pode seguir qualquer outra área e se dar muito bem.

Advogado tira da lista pq tem um monte de formado em direito que não faz nem estágio direito.

O problema que a maioria das pessoas não gosta de trabalhar, não faz o mínimo esforço pra aprender algo e ainda se acha merecedor de salário bom. E o pior, acham que diploma universitário é conhecimento. Engenheiro ainda tem o CREA, tem piso salarial e várias leis que obrigam contratar engenheiro, quero ver como seria em profissões sem regulamentação.
 
Última edição:
Correção, essas são as melhores ocupações pra quem nasceu sem talento nenhum, com vocação zero pra nada. Pois concursado faz prova e ganha bem pro resto da vida. Médico pegou o diploma ganha bem. Mas quem tem vocação e se dedica pode seguir qualquer outra área e se dar muito bem.

Advogado tira da lista pq tem um monte de formado em direito que não faz nem estágio direito.

O problema que a maioria das pessoas não gosta de trabalhar, não faz o mínimo esforço pra aprender algo e ainda se acha merecedor de salário bom. E o pior, acham que diploma universitário é conhecimento. Engenheiro ainda tem o CREA, tem piso salarial e várias leis que obrigam contratar engenheiro, quero ver como seria em profissões sem regulamentação.
Huehuehue, vc acha que CREA resolve algo ? Como seria a profissão sem regulamentação ? Huehuehue.

Jovem gafanhoto a função do CREA é tomar quase 1mil reais do engenheiro todo ano, 90% dos engenheiros não tiram o CREA após término do curso e deixam para retirar caso seja necessário.

CREA ajuda em nada a vida do profissional. Outra vc acha que piso salárial resolve algo ? O mercado sempre acha um caminho de contornar isso, hoje a maioria dos engenheiros são contratados não como engenheiros, mas com posições de analista, supervisor, gestor, coordenador e etc, simplesmente para escapar das regulamentações.
 
Huehuehue, vc acha que CREA resolve algo ? Como seria a profissão sem regulamentação ? Huehuehue.

Jovem gafanhoto a função do CREA é tomar quase 1mil reais do engenheiro todo ano, 90% dos engenheiros não tiram o CREA após término do curso e deixam para retirar caso seja necessário.

CREA ajuda em nada a vida do profissional. Outra vc acha que piso salárial resolve algo ? O mercado sempre acha um caminho de contornar isso, hoje a maioria dos engenheiros são contratados não como engenheiros, mas com posições de analista, supervisor, gestor, coordenador e etc, simplesmente para escapar das regulamentações.
Vocês ainda tem alguma coisa, Muitos outros cursos não tem absolutamente nada, nem um piso pra ser ignorado muita profissão nem reconhecida é. Engenharia ainda é um dos cursos mais reconhecidos que tem. Eu já tive que pagar engenheiro por causa da legislação brasileira, fui reformar o AP e era obrigado assinar uma ART até pra mudar encanamento. Em outros cursos não existe nada nem perto disso. Engenheiros choram de barriga cheia neste tópico. A Lei Brasileira diz que é obrigado ter assinatura de engenheiro pra aprovar obras. Isso já coloca dinheiro na mão de muita gente.
 
Vocês ainda tem alguma coisa, Muitos outros cursos não tem absolutamente nada, nem um piso pra ser ignorado muita profissão nem reconhecida é. Engenharia ainda é um dos cursos mais reconhecidos que tem. Eu já tive que pagar engenheiro por causa da legislação brasileira, fui reformar o AP e era obrigado assinar uma ART até pra mudar encanamento. Em outros cursos não existe nada nem perto disso. Engenheiros choram de barriga cheia neste tópico. A Lei Brasileira diz que é obrigado ter assinatura de engenheiro pra aprovar obras. Isso já coloca dinheiro na mão de muita gente.

Olha que merda, vc foi OBRIGADO pagar pela assinatura de engenheiro.

CREA continua a não resolver em nada, sua visão é generalista "eu paguei por um engenheiro, o ramos esta bom d+", este tipo de situação é para criar reserva de mercado a uma minoria de profissionais, não atinge a grande maioria.

Mas entenda, eu acredito que toda regulamentação é uma bosta, sem CREA estaria melhor, por sinal na industria CREA indiferente.
 
Tu é obrigado a contratar um engenheiro pelo simples fato de segurança, os mais faceis de ganhar grana no Brasil é engenheiro Civil e Eletricista, Civil se não me engano consegue ganhar a vida de boas só assinando ART e fazendo cálculo estrutural em software, eletricista só assinando ART e projeto elétrico, pronto.

Fora que um engenheiro da computação pode assinar uma ART de projeto elétrico se não me engano, só que quem vai ser doido de fazer isso? CREA não presta, vale muito mais apenas nem que indiretamente se vincular a IEEE.
 
Me formei em Março de 2018 em engenharia mecânica pela UFSC.

Hoje sou engenheiro de recursos energéticos aqui nos Estados Unidos e faço design de parques eólicos e solares.

O que eu acho que fiz certo na faculdade de engenharia foi estagiar desde o início, no meu caso desde a segunda fase eu comecei a fazer estágio em laboratório da UFSC. O começo do curso eu era perdido e desinteressado pq apesar do estágio não me via trabalhando com aquilo (Projeto mecânico). Mas não larguei estágio nem quando as notas iam pro saco. Ai na quinta fase que tava tudo complicado (mecânica dos fluidos comendo o meu rabo) eu arranjei um estágio com projetos eólicos, me apaixonei, ajeitei minhas notas e acabei me formando em 5 anos na federal (só 11 dos 55 que começaram comigo). Com esse estágio de quinta e sexta fase, ja emendei o estágio obrigatório em eólica também só que nos Estados Unidos e quando me formei mandei currículo para todas as empresas do ramo e vim parar aqui no Colorado.

Infelizmente no Brasil ser engenheiro tá complicado, e por isso a pessoa tem que se jogar em estágio desde que possível, senão não tem experiência não tem isso, não tem aquilo. O conhecimento da universidade nunca será suficiente, inclusive parece desnecessário depois de começar a trabalhar mesmo na área.

Se gostas da área, não se desanima em enviar currículo e não ter nem resposta das empresas, mata no peito e continua tentando. Faz programa de trainee se for o caso, que mesmo muitas vezes sendo uma forma de resolver um problema ou aplicar um processo na empresa, de maneira barata pra eles, serve de experiência mesmo não contratando.

Boa sorte.
 
Me formei em Março de 2018 em engenharia mecânica pela UFSC.

Hoje sou engenheiro de recursos energéticos aqui nos Estados Unidos e faço design de parques eólicos e solares.

O que eu acho que fiz certo na faculdade de engenharia foi estagiar desde o início, no meu caso desde a segunda fase eu comecei a fazer estágio em laboratório da UFSC. O começo do curso eu era perdido e desinteressado pq apesar do estágio não me via trabalhando com aquilo (Projeto mecânico). Mas não larguei estágio nem quando as notas iam pro saco. Ai na quinta fase que tava tudo complicado (mecânica dos fluidos comendo o meu rabo) eu arranjei um estágio com projetos eólicos, me apaixonei, ajeitei minhas notas e acabei me formando em 5 anos na federal (só 11 dos 55 que começaram comigo). Com esse estágio de quinta e sexta fase, ja emendei o estágio obrigatório em eólica também só que nos Estados Unidos e quando me formei mandei currículo para todas as empresas do ramo e vim parar aqui no Colorado.

Infelizmente no Brasil ser engenheiro tá complicado, e por isso a pessoa tem que se jogar em estágio desde que possível, senão não tem experiência não tem isso, não tem aquilo. O conhecimento da universidade nunca será suficiente, inclusive parece desnecessário depois de começar a trabalhar mesmo na área.

Se gostas da área, não se desanima em enviar currículo e não ter nem resposta das empresas, mata no peito e continua tentando. Faz programa de trainee se for o caso, que mesmo muitas vezes sendo uma forma de resolver um problema ou aplicar um processo na empresa, de maneira barata pra eles, serve de experiência mesmo não contratando.

Boa sorte.

Engenharia Mecânica na UFSC é um "luxo". Curso difícil pra caramba mas o que se formam geralmente já saem pra fora do país.
Parabéns. Meu irmão é engenheiro e sei que é um curso "maldito".
 
Acho que isso de estagiar vale não só pra Engenharia mas para qualquer curso.

Sair da faculdade ja com experiência de trabalho, contatos, noção de mercado e etc, é algo que agrega em MUITO a sua vida. Suas chances de sair empregado em uma boa posição são extremamente superiores do que alguem que se forma sem nada.

Praticamente todos meus colegas que estagiaram enquanto faziam faculdade conseguiram emprego logo após se formar, ou na própria empresa, ou por indicação ou até mesmo em outras vagas (pois já tinham experiência).

De outras áreas, idem.

A vida academica e universitaria te ensina muita coisa, mas nem de perto te mostra como é o dia-a-dia de um ambiente de trabalho, onde as coisas são mais simples em certos pontos e mais complexas em outras. Nem sempre aquele aluno com notas altissimas consegue render bem no escritório. Ja vi casos de gente que eram gênios na universidade, tiravam só notas altas, mas não conseguiam passar ou ficar em um estágio sequer, e alunos que eram aqueles bem na "média" estavam em bons estágios e/ou empregos.

Ainda mais na minha área de Eng. Civil, onde você não precisa não só de conhecimento técnico, mas saber desenrolar e coordenar as coisas. 70% do meu tempo é praticamente resolvendo pepino e os outros 30% são mais voltados para uma área técnica. Mesmo essa área mais técnica, eu acredito que na faculdade quase não aprendi nada nas matérias sobre o que eu trabalho hoje me dia (instrumentação geotécnica).

Eu mesmo comecei a estagiar com 19 anos na área de Eng. Civil, tava no meu segundo ano de técnologo. Desse momento até hoje (24 anos) praticamente não parei de trabalhar, fiquei sem emprego por uns 2 meses (qnd acabou meu primeiro estágio e havia terminado o curso de técnologo) e depois consegui um novo estágio quando estava entrando na segunda faculdade.

Até arrisco em dizer que é melhor você adiar a conclusão da faculdade para conseguir um estágio, do que termina-lá sem nenhum. A não ser que seus planos estejam em abrir uma empresa, ja possuir um contato forte em algum local, ou seguir na carreira academica.
 
Última edição:
Engenharia Mecânica na UFSC é um "luxo". Curso difícil pra caramba mas o que se formam geralmente já saem pra fora do país.
Parabéns. Meu irmão é engenheiro e sei que é um curso "maldito".


Não acho que seja tanto quanto já foi no passado, quanto a parte de se formar e sair empregado com certeza não é fato. Tem gente que se formou comigo que ainda está ralando pra conseguir um emprego em qualquer lugar. E muitas outras não trabalham com engenharia, foram contratados em outras áreas como marketing, costumer success (Resultados Digitais engole engenheiros haha) e outras coisas que não são do lado técnico mas que as habilidades de engenheiro são valorizadas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo