O desempenho do PC do Forza Motorsport é altamente decepcionante
We tested the new Forza Motorsport game on PC. Unfortunately, its performance is currently disappointing even on a high-end configuration.
wccftech.com
Já se passaram seis anos desde que o último jogo Forza Motorsport foi lançado. A desenvolvedora Turn 10 Studios, baseada em Redmond, já havia mantido um cronograma constante, lançando uma nova parcela a cada dois anos desde que a série estreou em 2005 no console Xbox original.
A fase de desenvolvimento três vezes mais longa deveu-se a muitos fatores. COVID certamente contribuiu, como fez para qualquer jogo em desenvolvimento em 2020 e 2021. No entanto, a Turn 10 também desejava revisar muitos aspectos subjacentes do Forza Motorsport, principalmente o sistema de simulação física, que foi descrito como muito mais
realista . Em um exemplo notável, os desenvolvedores mencionaram um salto de fidelidade de 48x no modelo de colisão de pneus em comparação com o jogo anterior.
Sendo o primeiro jogo Forza lançado exclusivamente nos consoles Xbox Series S|X (além do PC), o novo jogo de corrida também apresentava uma nova versão do motor ForzaTech.
Antes do lançamento, os desenvolvedores reivindicaram grandes melhorias visuais, como neblina volumétrica, renderização baseada em física (PBR), um sistema de nuvem totalmente processual e reflexos de traçado de raio em tempo real e oclusão de ambiente (com iluminação global chegando ao jogo com um
post -lançamento de atualização ). No Xbox Series X, o jogo oferece três modos selecionáveis: Desempenho (4K, 60fps), Performance Ray Tracing (4K, ray-tracing, 60fps) e Visuals (4K, ray tracing, 30fps).
No entanto, este artigo é sobre a versão para PC. A Turn 10
compartilhou os requisitos oficiais do sistema há um mês , confirmando a presença dos upscalers NVIDIA DLSS 2 e AMD FSR 2.2, além do DirectStorage da Microsoft.
Pude conferir uma versão de análise de pré-lançamento (atualizada com o patch mais recente entregue há algumas horas) do Forza Motorsport em um PC que é muito mais poderoso do que o requisito ideal estabelecido pelo estúdio. Para ser claro, a especificação ideal é:
- AMD Ryzen 7 5800X
- RTX4080
- 16 GB de RAM
- SSD NvME
A configuração de teste está equipada com:
- AMD Ryzen 7 7800X3D
- RTX4090
- 32 GB de RAM DDR5
- SSD WD_BLACK SN850 NvME
Infelizmente, Forza Motorsport não funciona bem nesta fera de PC. Pelo contrário, é uma bagunça quase impossível de jogar com o ray tracing habilitado ao máximo (reflexos completos mais oclusão de ambiente), e nem mesmo o NVIDIA DLSS definido para o modo Performance (upscaling para 4K de 1080p) pode permitir atingir 40 quadros por segundo, como você pode ver no resultado da ferramenta de benchmark integrada acima.
Também testei o benchmark com o ray tracing completamente desligado. Infelizmente, a taxa de quadros só melhorou em 10FPS e a contagem de interrupções foi ainda maior.
Agora, deve-se notar que a ferramenta de benchmark é particularmente intensiva, uma vez que está programada para ocorrer no circuito de Hakone à noite, com muitas luzes ao redor. Em uma corrida rápida de jogo livre subsequente, encontrei o Grand Oak Raceway National Circuit com tempo nublado. Aqui, como você pode ver na segunda metade da captura de gameplay incorporada abaixo, a taxa de quadros foi muito maior que a do benchmark. No entanto, algumas gagueiras ainda estavam irritantemente presentes, mesmo com o ray tracing desativado.
Nossa análise completa do jogo será publicada em breve. Enquanto isso, já está claro que a Turn 10 tem muito trabalho a fazer no desempenho do PC. NVIDIA DLSS 3 e AMD FSR 3 podem definitivamente ajudar, mas não cabe apenas aos upscalers garantir uma experiência de jogo suave no PC. Forza Motorsport nem parece tão espetacular, para ser honesto. No momento, ele perde a comparação direta com Forza Horizon 5, que ainda parece incrível dois anos depois e funciona perfeitamente (como qualquer jogo de corrida deveria).