[TÓPICO DEDICADO] Franquia na banda larga fixa brasileira, discussões gerais sobre o tema

Quando o órgão público enrola de mais para liberar uma licença sem ter um motivo especifico( tipo um estudo da situação ou algo do tipo) , pode ter certeza de que eles querem é um cafézinho....... Ahhh se não pagar o café, eles empurram o processo lá pro final da fila ou largam abandonado dentro de uma gaveta, e nesse caso vão enrolando de propósito ... Não são todos os órgãos públicos que são assim mas graças a essa corrupção que temos no país a coisa ficou muito feia....

Mesmo em países que a "burrocracia" é muito muito menor, a franquia é justificável, espectro não se gera infinitamente, porém a franquia ela é um pouco mais generosa (nada de mais ainda assim) porém, o preço pra renovar ou de taxa extra é muito muito melhor. Aqui é sem cabimento, planos de 10MB por 1R$, porra 10MB é o tamanho de um site, só de acessar já era tua franquia. ai tu vai renovar é 1R$ 1R$ 1R$ 1R$ quando tu ver tu já gastou 50R$ nessa brincadeira, ai pra nao ficar chato tem os planos de 100mb POR SEMANA. Pra mim tinha que ser 1GB diários, 10GB semana, 50GB Mensal, pra internet móvel, ta ótimo, da pra viver tranquilo.
 
Mesmo em países que a "burrocracia" é muito muito menor, a franquia é justificável, espectro não se gera infinitamente, porém a franquia ela é um pouco mais generosa (nada de mais ainda assim) porém, o preço pra renovar ou de taxa extra é muito muito melhor. Aqui é sem cabimento, planos de 10MB por 1R$, porra 10MB é o tamanho de um site, só de acessar já era tua franquia. ai tu vai renovar é 1R$ 1R$ 1R$ 1R$ quando tu ver tu já gastou 50R$ nessa brincadeira, ai pra nao ficar chato tem os planos de 100mb POR SEMANA. Pra mim tinha que ser 1GB diários, 10GB semana, 50GB Mensal, pra internet móvel, ta ótimo, da pra viver tranquilo.

Quanto a franquia na internet fixa, eu não acho as franquias justificáveis porque esse problema de falta de infraestrutura é culpa das próprias operadoras, elas vendem mais do que conseguem entregar e isso no Brasil é considerado crime de estelionato.... Se não conseguem entregar, não deveriam estar vendendo produtos além do que podem entregar....

Agora imaginem de todo mundo resolve-se assinar a maior velocidade que a operadora dispõe na praça e durante os primeiros dias do mês resolvessem usar a metade dela ao mesmo tempo durante esse período , nunca que a operadora iria conseguir entregar toda essa demanda pela falta de infraestrutura e as franquias não iriam melhorar em nada isso ou seja o crime de estelionato continuaria a ocorrer......Pelo código penal a operadora tem que garantir 100% dos serviços que são pagos pelo cliente, mas não é isso que acontece na pratica, e pior , a própria Anatel atropela isso dando liberdade as operadoras de garantirem só 40% do serviço....

Esse exemplo que citei é possível de acontecer porque as próprias operadoras vendem sabendo que não podem entregar......Em resumo.... Porque que elas vendem planos de 50MB , 100MB , sendo que elas mal consegue entregar 15MB ???? Complicado ..... Quanto a franquias ou limitações de velocidade em outros países, Eu prefiro não opinar porque não sei se nesses países a legislação prêve crime de estelionato como acontece por aqui....... Não sei também como que nenhum Juíz , Deputado , Procom , etc.... foram atrás de processar as operadoras pro crime de estelionato......Não da pra entender....
 
Quanto a franquia na internet fixa, eu não acho as franquias justificáveis porque esse problema de falta de infraestrutura é culpa das próprias operadoras, elas vendem mais do que conseguem entregar e isso no Brasil é considerado crime de estelionato.... Se não conseguem entregar, não deveriam estar vendendo produtos além do que podem entregar....

Cara sério isso?
O limite da banda larga móvel não é operadora são as leis da física.
 
Essas franquias inventaram só para aliviar a rede dessas teles lixo que não querem investir em infraestrutura, querem é lucrar limitando os usuários e vendendo pacotes extras de dados.

Claro, não gastam 1 centavo com uma rede que está caindo aos pedaços em muitos lugares do País e ainda ganham uma grana vendendo pacotes de dados extras para as pessoas que precisam.

Assim fica fácil... lá fora tem franquia também, mas vi que uma lá começou a dar 1TB de dados para a pessoa usar. E a infra é colossal perto das nossas sucateadas aqui no Brasil.
 
Cabe a elas melhorar a infraestrutura.... São elas que estão oferecendo serviços upoticos , mesmo sabendo que não podem cumprir..... Então elas é que devem se adequar..... Se for assim eu ou começar a vender água mineral em uma garrafa de 3 litros, como se fossem 3 litros , pelo preço de 3 litros , mas só vou entregar 2 litros ainda impor uma franquia de que o comprado só pode usar 1 litro dos 2 recbidos ..... Depois ou alegar que o poço é limitado e que não posso atender todos os clientes....... ... Foi um exemplo em escroto, mas é isso que as operadoras fazem.......
 
Não tem fundamento nenhum as empresas usarem a desculpa de congestionamento na rede, e que franquia vai melhorar a qualidade do serviço. O que melhora qualidade é investimento e expansão na infraestrutura, essa conversa de limite é válido apenas para recursos LIMITADOS como agua, petróleo, etc...

É ridículo quererem limitar algo que para manter e melhorar depende apenas de investimento, internet não é algo palpável para você limitar, é como se você jogasse 100 pessoas em um galpão fechado e falasse que cada um podia respirar apenas 10 vezes por minuto sendo que a solução seria colocar algumas janelas.
 
Cabe a elas melhorar a infraestrutura.... São elas que estão oferecendo serviços upoticos , mesmo sabendo que não podem cumprir..... Então elas é que devem se adequar..... Se for assim eu ou começar a vender água mineral em uma garrafa de 3 litros, como se fossem 3 litros , pelo preço de 3 litros , mas só vou entregar 2 litros ainda impor uma franquia de que o comprado só pode usar 1 litro dos 2 recbidos ..... Depois ou alegar que o poço é limitado e que não posso atender todos os clientes....... ... Foi um exemplo em escroto, mas é isso que as operadoras fazem.......

Não tem fundamento nenhum as empresas usarem a desculpa de congestionamento na rede, e que franquia vai melhorar a qualidade do serviço. O que melhora qualidade é investimento e expansão na infraestrutura, essa conversa de limite é válido apenas para recursos LIMITADOS como agua, petróleo, etc...

É ridículo quererem limitar algo que para manter e melhorar depende apenas de investimento, internet não é algo palpável para você limitar, é como se você jogasse 100 pessoas em um galpão fechado e falasse que cada um podia respirar apenas 10 vezes por minuto sendo que a solução seria colocar algumas janelas.

Concordo com os 2 amigos, que melhorem sua infraestrutura e não venham querer cobrar do consumidor impondo franquias, que são um verdadeiro assalto à mão armada dissimulado.

Se tiver que ter franquia, que seja de 600, 700GB e um serviço de qualidade de primeiro mundo, como nos EUA e Canadá.

Cobrar franquia de 150GB numa internet de merda que é ruim para tudo é o fim dos tempos.
 
Temos que agir rápido para derrubar esse absurdo... uma petição online oficial seria um bom começo, juntar milhões de assinaturas e mandar pra Anatel.

Tem algo ainda mais eficaz:magico: ...

Que tal apoiar o projeto de lei que proibe justamente isso?
Em https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=125599 está o projeto de lei que está sobre consulta pública, o qual proíbe a implantação de franquia limitada nos planos de internet banda larga fixa (incluindo exatamente qual alteração será feita e o comentário do respectivo senador sobre ela):isso:.
Você precisa de criar uma conta no sistema do Senado Federal ou entrar com sua conta do Google:awesome: para apoiar ou não esse projeto. Compartilhe esse projeto com seus amigos e conhecidos sobre essa forma que o Senado Federal abriu para que a população discuta sobre essa questão.
 
Tem algo ainda mais eficaz:magico: ...

Que tal apoiar o projeto de lei que proibe justamente isso?
Em https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=125599 está o projeto de lei que está sobre consulta pública, o qual proíbe a implantação de franquia limitada nos planos de internet banda larga fixa (incluindo exatamente qual alteração será feita e o comentário do respectivo senador sobre ela):isso:.
Você precisa de criar uma conta no sistema do Senado Federal ou entrar com sua conta do Google:awesome: para apoiar ou não esse projeto. Compartilhe esse projeto com seus amigos e conhecidos sobre essa forma que o Senado Federal abriu para que a população discuta sobre essa questão.


Já apoiei!
 
Ahhhh Eu esqueci de mencionar que a adição de franquias pode ser considerado como aumento abusivo de preço, para o pessoal que já tem um contrato vigente ....... Isso segundo o código do consumidor Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 ,

CAPÍTULO VI
Disposições Gerais

SEÇÃO II
Das Cláusulas Abusivas
Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;
X - permitam ao fornecedor, direta ou indiretamente, variação do preço de maneira unilateral;
XI - autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito seja conferido ao consumidor;


http://www.idec.org.br/consultas/codigo-de-defesa-do-consumidor/capitulo-vi

Em fim motivos não faltam para que as franquias não saiam do papel........Uma pena é que esse governo e esses juízes são vagabundos de mais para ver esse tipo de coisa....
 
Última edição:
Ahhhh Eu esqueci de mencionar que a adição de franquias pode ser considerado como aumento abusivo de preço, para o pessoal que já tem um contrato vigente ....... Isso segundo o código do consumidor Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 ,

CAPÍTULO VI
Disposições Gerais

SEÇÃO II
Das Cláusulas Abusivas
Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;
X - permitam ao fornecedor, direta ou indiretamente, variação do preço de maneira unilateral;
XI - autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito seja conferido ao consumidor;


http://www.idec.org.br/consultas/codigo-de-defesa-do-consumidor/capitulo-vi

Em fim motivos não faltam para que as franquias não saiam do papel........Uma pena é que esse governo e esses juízes são vagabundos de mais para ver esse tipo de coisa....

Bingo!

A grande brecha da história é que a tarifação dos dados excedentes, que eles são obrigados a oferecer, não está estabelecida em lugar algum. Se eles são obrigados a oferecer algo mas não colocam essa tarifação, então a franquia excedente deve ser oferecida gratuitamente.
 
Anatel jogando junto com as empresas telefônicas, so no Brasil mesmo.
 
cada link diz uma coisa diferente, tá complicada a coisa.
 
A Anatel está no bolso das operadoras, então por ela irão colocar sim. Só teremos uma chance na justiça, e se todos entrarem nela quero ver o tumulto que vai dar, só que infelizmente no final o consumidor que vai se dar mal mesmo.
 
Parece uma novela mexicana do SBT :vish:
 
Idec rebate declarações da Anatel sobre modelo de cobrança na internet fixa

Jo%C3%A3o-rezende.jpg


Jornal GGN – No começo deste mês, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse que “não vai intervir ou regular no modelo de negócios do ambiente privado, deixando à escolha das operadoras a adoção ou não de franquias em planos de banda larga fixa”. A declaração foi mal recebida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).


O Instituto considerou o posicionamento “impróprio e inadequado” e disse que a fala demonstra “desrespeito e desconhecimento”. O pesquisador em Telecomunicações do Idec, Rafael Zanatta, afirmou que a Anatel tem ignorado os pedidos do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações para debater a questão da franquia de dados para a banda larga fixa, levando em conta o impacto social, os preceitos do Código de Defesa do Consumidor e as normas do Marco Civil da Internet.


“Como entidade de defesa do consumidor de relevância nacional e articuladora da Campanha Internet Livre, o Idec espera que as declarações do Sr. João Rezende não sejam compreendidas como decisões da Anatel”, disse Zanatta. O Instituto afirmou que vai buscar a garantia dos direitos onde for necessário, mesmo que precise apelar ao Legislativo e ao Judiciário.


“As declarações do Sr. João Rezende também podem anular a ideia de que a agência vai examinar o problema do ponto de vista técnico. Como presidente da Anatel, Rezende integra o Conselho Diretor e certamente tem grande influência em qualquer decisão”, afirmou Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec.
 
A franquia nada mais é que uma forma indireta de impedir que as pessoas façam upgrade na velocidade.

Como não dá mais pra voltar atrás, tipo, impedindo o povo de contratar 25, 35, 50, 60 Mega ou mais (na verdade sempre fizeram isso, com a chamada ancoragem de preço, as incontáveis mentiras sobre a capacidade que cada usuário pode contratar, a má vontade dos técnicos de resolver problema de sinal e tascar logo downgrade...), eles capam tudo.

O negócio é que não querem investir em fibra ou velocidades altas, aí entra a franquia, que é uma espécie de desestímulo que quer incutir que não precisamos de velocidades maiores.

No Brasil as coisas não são niveladas por cima, mas por baixo. A mesma operadora que anuncia hoje "50 Mega a R$ 50 no combo" é aquela que quer que você esgote o plano em 1 dia ou menos.

Só que esse é um caminho sem volta (no sentido de que precisaremos cada vez mais de banda), a menos que nego só use a internet pra ler emails e abrir sites de texto. Se usar pra ver vídeos, jogar, ver streaming, upar, etc., vai precisar cada vez mais de planos melhores.

Se antes haviam, sei lá, 1000 assinantes num armário usando ADSL porco, agora querem colocar 1000 usando VDSL, depois serão 1000 usando fibra, e ao invés de adotar políticas que visem permitir esse incremento na tecnologia, enfim, ao invés de planejar as coisas direito e prever que o consumo irá aumentar várias vezes em breve espaço de tempo, e aí será preciso construir backbones ou algo assim, nenhuma quer fazer isso, apenas sucatear o que já existe.

Eu assisti a um vídeo em que esse oligopólio é bem explicado, mas tenho pra mim que a solução não virá de dentro, mas quando uma empresa estrangeira resolver investir por aqui, como a Vivendi fez com a GVT e agora com o LIVE TIM.
 
A franquia nada mais é que uma forma indireta de impedir que as pessoas façam upgrade na velocidade.

Como não dá mais pra voltar atrás, tipo, impedindo o povo de contratar 25, 35, 50, 60 Mega ou mais (na verdade sempre fizeram isso, com a chamada ancoragem de preço, as incontáveis mentiras sobre a capacidade que cada usuário pode contratar, a má vontade dos técnicos de resolver problema de sinal e tascar logo downgrade...), eles capam tudo.

O negócio é que não querem investir em fibra ou velocidades altas, aí entra a franquia, que é uma espécie de desestímulo que quer incutir que não precisamos de velocidades maiores.

No Brasil as coisas não são niveladas por cima, mas por baixo. A mesma operadora que anuncia hoje "50 Mega a R$ 50 no combo" é aquela que quer que você esgote o plano em 1 dia ou menos.

Só que esse é um caminho sem volta (no sentido de que precisaremos cada vez mais de banda), a menos que nego só use a internet pra ler emails e abrir sites de texto. Se usar pra ver vídeos, jogar, ver streaming, upar, etc., vai precisar cada vez mais de planos melhores.

Se antes haviam, sei lá, 1000 assinantes num armário usando ADSL porco, agora querem colocar 1000 usando VDSL, depois serão 1000 usando fibra, e ao invés de adotar políticas que visem permitir esse incremento na tecnologia, enfim, ao invés de planejar as coisas direito e prever que o consumo irá aumentar várias vezes em breve espaço de tempo, e aí será preciso construir backbones ou algo assim, nenhuma quer fazer isso, apenas sucatear o que já existe.

Eu assisti a um vídeo em que esse oligopólio é bem explicado, mas tenho pra mim que a solução não virá de dentro, mas quando uma empresa estrangeira resolver investir por aqui, como a Vivendi fez com a GVT e agora com o LIVE TIM.
Bem essa cara, o consumidor cada vez mais consome conteúdo online seja streaming de vídeo, faz upload de arquivos para a nuvem, ouve música online, faz compras online, cursos online, tudo.

Como não querem investir em infraestrutura para que esse crescimento aconteça, inventam esse chute no saco que são as franquias, uma forma de as operadoras não terem custo de expansão e lucros imediatos.

E vivemos no Brasil, onde o órgão que devia REGULAR e DEFENDER o consumidor está falhando, e falhando muito. Nossa vida digital não pode desacelerar desse jeito por causa de lucro de empresas.

Temos que lutar contra esse mal. E se tiver que ter franquia, se "não puderem" colocar uma infraestrutura que preste, que coloquem franquias de 500~600GB, como em outros países. Que seja justa, só isso.
 
Uma observação bem acertada foi dita sobre limite de uso: a velocidade EM SI já te limita o quanto você consome num espaço de X dias.

Exemplo: 10 Mega sendo utilizado 24h/dia me dá, sei lá, 3 TB de franquia por mês. Ora, isso já é o máximo do máximo que eu posso gastar. Agora quando nego fala em 150 GB dentro de 50 Mega, é como se a conexão regredisse pra 56 Kbps, que em uso de 24h/dia me faria consumir esses 150 GB em 30 dias.

E mais: aquele vídeo do oligopólio mostrou que TODAS AS FRANQUIAS reduzem esse consumo em 99%. Ou seja, a operadora te vende um link que em 99% do tempo vai ficar ocioso, seria tipo me vender um headphone que de 10 níveis de volume, me vai entregar qualquer um, até mesmo o 10, só que depois de consumido, pelo resto desses 30 dias, vou ficar sem som (mudo) ou com o áudio extremamente baixo.

Sim, porque ou eles irão cortar a sua banda larga, ou irão capar a velocidade, como o NET Virtua diz que faz, reduzindo algo que tem, digamos, 10 Mega, pra 1 ou 0,5 Mega.

Em outras palavras, não estão te vendendo o 10 Mega, estão te vendendo 10 Mega por 6 horas, e pelas próximas 18h daquele dia, mais os outros 29 dias, estão te vendendo 0,5 ou 1 Mega.

Se isso fosse feito com qualquer outro serviço, os donos estariam mofando na cadeia. Mas no Brasil essas empresas são... intocáveis.

E mais: a comparação com o consumo de energia elétrica/água não faz o menor sentido, pois são duas coisas finitas. A energia não pode ser fornecida sem a água, pra começo de conversa.

Mas quando se fala de velocidade final que o consumidor terá, essa só faz crescer, e o preço por Mbps só fez cair. Tem locais aí dizendo que vão ofertar 10 Gbps. Ora, então qual é a solução?

Óbvio que não é querer meter os pés pelas mãos e ofertar velocidades como essas pra todo mundo. Que é exatamente o que a Vivo/GVT faz. Ela anuncia na TV "50 Mega a 50 reais no combo" (que já é uma mentira deslavada, pois a informação de que é no "combo" está oculta), aí quando nego liga pra contratar, não tem, porque a operadora joga outro caô, e te oferece algo inferior, tipo 25 Mega.

Mas por que diz que tem 50, então? Eu explico: porque a NET, Oi, etc. dizem também que tem as mesmíssimas velocidades. Aí fica essa guerra de estelionatários, e ninguém fiscaliza esse crime contra as relações de consumo que todas praticam.

Percebam que não estou falando sequer do Código do Consumidor, ou de alguma regulação da Anatel. Me refiro a isso aqui:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8137.htm

Leiam lá o que diz o artigo 7...

A solução eu já cansei de explicar, que é o PLANEJAMENTO CONSCIENTE. Exatamente o que a TIM faz com o LIVE: eles vão expandindo aos poucos, e devagarzinho mais pessoas vão contratando velocidades de verdade, e não fazem como Roma, que entrou em colapso depois que tomou tudo, e já não tinha mais como expandir seus territórios. E quando isso aconteceu com Roma, o império era uma sombra dos seus dias de glória, uma pálida lembrança em todos os sentidos.

A salvação da internet brasileira pra mim virá somente de grandes empresas internacionais investindo aqui, pra aumentar a competitividade. Podem pesquisar, em países tipo Canadá, em que meia-dúzia de empresas ditam tudo, a situação é até pior que aqui no Brasil.
 
Eu vejo nesse processo 3 lados, as operadoras de telecomunicação, os usuários e as empresas de tecnologia (Google, Face, Samsung, LG, Sony, Netflix, Micro$oft...), estas últimas estão omissas até o momento, apenas de expectadoras, mas são parte interessada na internet sem franquia, ou elas acham que se houver franquia de dados a curva de lucros delas continuará subindo, citando BuzzLightYear: "Para o infinito e além" ? É preciso que essa turma também entre no jogo e escolha o lado certo, o lado dos usuários, para continuarmos essa simbiose. A franquia de dados é danosa de todos os aspectos observados, vai obrigar o usuário a escolher por "QUILO" os conteúdos consumidos, dificultar o acesso a informação, aumentar o abismo social, atrasar a expansão tecnológica do Brasil, aumentar a demanda por locomoção, aumentar a poluição do ar nas cidades e aumentar a vulnerabilidade da rede. Tudo relacionado a imposição da franquia de dados na outra ponta termina com aumento, redução, diminuição ou algo danoso ao desenvolvimento da sociedade brasileira. Será que vão e vamos permitir que meia dúzia de empresas cause todos essas danos a toda uma população??
 
A franquia nada mais é que uma forma indireta de impedir que as pessoas façam upgrade na velocidade.

Como não dá mais pra voltar atrás, tipo, impedindo o povo de contratar 25, 35, 50, 60 Mega ou mais (na verdade sempre fizeram isso, com a chamada ancoragem de preço, as incontáveis mentiras sobre a capacidade que cada usuário pode contratar, a má vontade dos técnicos de resolver problema de sinal e tascar logo downgrade...), eles capam tudo.

O negócio é que não querem investir em fibra ou velocidades altas, aí entra a franquia, que é uma espécie de desestímulo que quer incutir que não precisamos de velocidades maiores.

No Brasil as coisas não são niveladas por cima, mas por baixo. A mesma operadora que anuncia hoje "50 Mega a R$ 50 no combo" é aquela que quer que você esgote o plano em 1 dia ou menos.

Só que esse é um caminho sem volta (no sentido de que precisaremos cada vez mais de banda), a menos que nego só use a internet pra ler emails e abrir sites de texto. Se usar pra ver vídeos, jogar, ver streaming, upar, etc., vai precisar cada vez mais de planos melhores.

Se antes haviam, sei lá, 1000 assinantes num armário usando ADSL porco, agora querem colocar 1000 usando VDSL, depois serão 1000 usando fibra, e ao invés de adotar políticas que visem permitir esse incremento na tecnologia, enfim, ao invés de planejar as coisas direito e prever que o consumo irá aumentar várias vezes em breve espaço de tempo, e aí será preciso construir backbones ou algo assim, nenhuma quer fazer isso, apenas sucatear o que já existe.

Eu assisti a um vídeo em que esse oligopólio é bem explicado, mas tenho pra mim que a solução não virá de dentro, mas quando uma empresa estrangeira resolver investir por aqui, como a Vivendi fez com a GVT e agora com o LIVE TIM.


Pra mim a franquia é uma forma de aumentar de forma absurda o valor o acesso a internet... Dependendo do plano esse valor pode chegar a aumentar em 40x o valor que já é pago hoje.....Uma conta simples como exemplo .... Uma internet "ilimitada" de 15Mb/s a R$50,00 por mês.... 15Mb/s / 8 bits = 1,875MB/s * 60s*60m*24h*30d = 4.860.000MB/1024= 4.747GB por mês a R$50,00 ....... Agora peguem o mesmo plano de 15Mb/s com franquia e comparem a diferença do preço por GB .... Não vou fazer a conta só para não assustar o pessoal.....
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo