[TÓPICO DEDICADO] Franquia na banda larga fixa brasileira, discussões gerais sobre o tema

pelo menos pra mim não faz muito sentido existir uma regra que force a empresa a te fornecer uma certa taxa de qualidade

Para mim também não, mas infelizmente não estamos em um livre mercado. Onde o consumidor é o órgão aferidor de qualidade, se ele não gostou, cancela e vai para outro. Mas novamente, não estamos em um livre mercado, logo infelizmente tal regra é um mal necessário.
 
Não sei se alguém já fez esta conta:
Franquia_de_consumo.jpg


Vejam como a Vivo pretende reduzir a capacidade tráfego dos planos de Internet Fixa. É ridículo o que ela pretende fazer. E olha que nem fiz a conta do custo por gibabyte de cada plano em função do valor mensal pois isso iria demonstrar o aumento abusivo que os planos teriam uma vez que o volume de dados iria cair drasticamente mas o preço do serviço seria o mesmo.

Tenho um link PJ de 200/100, no mês que destroem de usar, dá 4 teras, olha que é para ~200 aptos. A grosso modo daria 5% do limite de tráfego.
 
  • Curtir
Reações: zex
Não sei se alguém já fez esta conta:
Franquia_de_consumo.jpg


Vejam como a Vivo pretende reduzir a capacidade tráfego dos planos de Internet Fixa. É ridículo o que ela pretende fazer. E olha que nem fiz a conta do custo por gibabyte de cada plano em função do valor mensal pois isso iria demonstrar o aumento abusivo que os planos teriam uma vez que o volume de dados iria cair drasticamente mas o preço do serviço seria o mesmo.

A algum tempo atrás eu fiz um post mostrando o aumento absurdo que seria o valor do plano com franquia em uma determinada velocidade vs um plano sem franquia de mesma velocidade..... A diferença de preço por GB com franquia passava de 40x do valor do GB no plano sem franquia... E ainda tem gente que defende essa me#^$ de franquia...
 
Última edição:
A algum tempo atrás eu fiz um post mostrando o aumento absurdo que seria o valor do plano com franquia em uma determinada velocidade vs um plano sem franquia de mesma velocidade..... A diferença de preço por GB com franquia passava de 40x do valor do GB no plano sem franquia... E ainda tem gente que defende essa me#^$ de franquia...

Não defende-se a franquia, mas eu defendo todo o tipo de projeto que pudesse regularizar a cobrança sobre as operadoras, desde que houvesse metas de cumprimento de expansão de rede, mínimo de público atendido, informação de capacidade de backbone, contratos de peering, tudo muito transparente, e de contra partida há a preservação da rede, desde que fosse de forma justa, na minha opinião marco zero seria necessário, quem tem contrato não deveria ter limite, novas aquisições ou mudança de contrato é feita a novação assim com o enquadramento nas franquias.

Tudo de forma justa, não com essas franquias ridículas de agora, fazendo com que o princípio de Neutralidade da rede seja algo real.

Da forma que que foi desenhada, seria goela abaixo, sem tratamento nem discussão, e isso operadoras e governo já viram que não vai acontecer.
 
Não defende-se a franquia, mas eu defendo todo o tipo de projeto que pudesse regularizar a cobrança sobre as operadoras, desde que houvesse metas de cumprimento de expansão de rede, mínimo de público atendido, informação de capacidade de backbone, contratos de peering, tudo muito transparente, e de contra partida há a preservação da rede, desde que fosse de forma justa, na minha opinião marco zero seria necessário, quem tem contrato não deveria ter limite, novas aquisições ou mudança de contrato é feita a novação assim com o enquadramento nas franquias.

Tudo de forma justa, não com essas franquias ridículas de agora, fazendo com que o princípio de Neutralidade da rede seja algo real.

Da forma que que foi desenhada, seria goela abaixo, sem tratamento nem discussão, e isso operadoras e governo já viram que não vai acontecer.

O que me deixa com raiva dessas atitudes dessas operadoras é o fato delas colocarem limites sem quererem compensar financeiramente o consumidor ... O consumidor compra um determinado serviço é natural que o mesmo exija o que comprou na integra, se a empresa não consegue cumprir com aquilo que vendeu( não importa o motivo) , ela deveria ressarcir a diferença financeira que não pode ser entregue por motivos estruturais da empresa ... Isso sim seria o mais justo....Mas não o fazem.. Quanto a franquia a minha briga é em relação ao aumento $$ absurdo que vai ter para ter o mesmo serviço....
 
Última edição:
O que me deixa com raiva dessas atitudes dessas operadoras é o fato delas colocarem limites sem quererem compensar financeiramente o consumidor ... O consumidor compra um determinado serviço é natural que o mesmo exija o que comprou na integra, se a empresa não consegue cumprir com aquilo que vendeu( não importa o motivo) , ela deveria ressarcir a diferença financeira que não pode ser entregue por motivos estruturais da empresa ... Isso sim seria o mais justo....Mas não o fazem.. Quanto a franquia a minha briga é em relação ao aumento $$ absurdo que vai ter para ter o mesmo serviço....
Com certeza amigo, o cidadão não vai contratar 200Mbps de internet para ficar vendo e-mails, beira o ridículo isso de impor um limite de uso.

Se o limite fosse algo mais realista para com os dias atuais como 800~900GB mensais, até tudo bem. Mas umas franquias ridículas que qualquer um, até um usuário de facebook da vida já estoura rapidinho.
 
Depois as caixas de emenda de fibra da Vivo começam a pegar fogo e ela não vai saber o motivo.
Não tô dizendo pra ninguém fazer isso, hein pessoal.
 
Depois as caixas de emenda de fibra da Vivo começam a pegar fogo e ela não vai saber o motivo.
Não tô dizendo pra ninguém fazer isso, hein pessoal.

Aqui vai ser o armário da Vivo que vão destruir, fibra aqui nesse fim de mundo só no pão integral mesmo...kkk

Por aqui tudo no velho e bom par metálico ainda. E dei sorte de poder ter 50Mbps da Vivo por morar a cerca de 450m da central deles.
 
Depois as caixas de emenda de fibra da Vivo começam a pegar fogo e ela não vai saber o motivo.
Não tô dizendo pra ninguém fazer isso, hein pessoal.

Aqui vai ser o armário da Vivo que vão destruir, fibra aqui nesse fim de mundo só no pão integral mesmo...kkk

Por aqui tudo no velho e bom par metálico ainda. E dei sorte de poder ter 50Mbps da Vivo por morar a cerca de 450m da central deles.

Lembro de certa vez no interior de São Paulo que alguém se revoltou e colocou fogo em um armário, no momento parecia uma forma de protesto, mas sabem qual foi a atitude da operadora? Ela simplesmente retirou o serviço da região, passou a régua e foi embora.

As operadoras estão nem ai, e se ainda perdermos a razão ao fazer vandalismo, elas simplesmente vão largar o barco ou te deixar com uma infra estrutura pior que antes.

Acho que a forma como o povo está pressionando está dando certo, embora eu tenha uma opinião difusa, não tiro o direito de quem se sente prejudicado de lutar.
 
Quantas pessoas que dependiam do telefone pra ganhar o dinheiro pra poder sustentar sua família ficaram a deriva...
Caso o armário fosse problemático, provavelmente o problema foi resolvido, mas a que custo? Pra mim os fins não justificam os meios...





Abraços
 
Quantas pessoas que dependiam do telefone pra ganhar o dinheiro pra poder sustentar sua família ficaram a deriva...
Caso o armário fosse problemático, provavelmente o problema foi resolvido, mas a que custo? Pra mim os fins não justificam os meios...





Abraços


Pois é. Vai queimar a rede da Vivo e quem se ferra são os clientes.
 
E pra compensar o prejuízo é capaz de aumentarem a conta do serviço! Huelandia!!!
 
Galera todo mundo sabe que a história de colocar fogo no armário foi em tom de brincadeira. Ninguém é vândalo e louco aqui para fazer isso.
 
O engraçado é ver os anos passar, e sempre o consumidor se dar mal.

Anatel está sendo gerenciada pelos politicos a mais de 17 anos e nunca tivemos uma pessoa do povão na sua diretoria - presidencia e o mesmo ocorre no ministerio das descomunicações.

Acho que o que deveriamos fazer é parar de se preocupar com a Franquia e exigir que a Anatel e Ministerio das Comunicações tenha somente pessoas ligadas ao povo e não as empresas de telecom.
 
O engraçado é ver os anos passar, e sempre o consumidor se dar mal.

Anatel está sendo gerenciada pelos politicos a mais de 17 anos e nunca tivemos uma pessoa do povão na sua diretoria - presidencia e o mesmo ocorre no ministerio das descomunicações.

Acho que o que deveriamos fazer é parar de se preocupar com a Franquia e exigir que a Anatel e Ministerio das Comunicações tenha somente pessoas ligadas ao povo e não as empresas de telecom.
Sempre é pessoas do alto escalão, quando não "ligadas" às operadoras, mesmo que "indiretamente" se é que você me entende ;)
 
Sempre é pessoas do alto escalão, quando não "ligadas" às operadoras, mesmo que "indiretamente" se é que você me entende ;)

tem muitos laranjas neste mercado, é bem possivel que os politicos sejam os verdadeiros donos da Oi, Vivo, Claro.

este ano vai ser a briga para liberar tudo para as grandes teles.

Só uma "lava jato da anatel" para limpar a sujeira deste mercado, e precisamos de uma para ontem.
 
tem muitos laranjas neste mercado, é bem possivel que os politicos sejam os verdadeiros donos da Oi, Vivo, Claro.

este ano vai ser a briga para liberar tudo para as grandes teles.

Só uma "lava jato da anatel" para limpar a sujeira deste mercado, e precisamos de uma para ontem.
Com certeza cara, a Anatel está um lixo, do lado das operadoras. Fiz uma reclamação tem uns 4 dias já da fatura errada da minha banda larga Vivo e até agora nada de contato da empresa.

Antigamente você fazia uma reclamação lá, dava 2 dias ou menos, alguém te ligava pedindo desculpas,te dando descontos pra caramba, te tratando como um rei.

Agora deixam que se exploda. Vou ter que registrar minha queixa no Consumidor.gov que parece não ter rabo preso com empresa alguma.
 
tem muitos laranjas neste mercado, é bem possivel que os politicos sejam os verdadeiros donos da Oi, Vivo, Claro.

este ano vai ser a briga para liberar tudo para as grandes teles.

Só uma "lava jato da anatel" para limpar a sujeira deste mercado, e precisamos de uma para ontem.

A Vivo é de um grupo europeu se eu não me engano acho que é de Portugal e da Espanha, e a Claro é do Mexicano Slim ....... Os políticos não precisam ser donos dessas empresas porque eles já recebem uma grana preta em propinas e estorções ....



Falar que não pode proibir o uso de franquias é uma piada de muito mau gosto..... Já se proíbe tudo quenté tranqueira nesse país, porque que não pode proibir as franquias também.....Se querem adotar franquias, então que façam preços GB consumido proporcionais ao dos planos sem franquia por...
 
Última edição:
Falar que não pode proibir o uso de franquias é uma piada de muito mau gosto..... Já se proíbe tudo quenté tranqueira nesse país, porque que não pode proibir as franquias também.....Se querem adotar franquias, então que façam preços GB consumido proporcionais ao dos planos sem franquia por...


Mas o que entendi é que definitivamente a anatel não vai liberar o uso de franquias por conta da medida provisória.
 
Com certeza cara, a Anatel está um lixo, do lado das operadoras. Fiz uma reclamação tem uns 4 dias já da fatura errada da minha banda larga Vivo e até agora nada de contato da empresa.

Antigamente você fazia uma reclamação lá, dava 2 dias ou menos, alguém te ligava pedindo desculpas,te dando descontos pra caramba, te tratando como um rei.

Agora deixam que se exploda. Vou ter que registrar minha queixa no Consumidor.gov que parece não ter rabo preso com empresa alguma.

Demoram em responder na Anatel e ainda não tem obrigação de cumprir nenhuma Lei, a Anatel criou um regulamento dos usuarios que é nada mais que uma copia do codigo de defesa do consumidor e as empresas podem descumprir a vontade que a Anatel quando questionada porque não faz elas cumprirem, responde, nós só encaminhamos a mensagem para a empresa, e a Anatel lava as mãos.

O mesmo está acontecendo com Consumidor.Gov, Procon, eles estão ao lado das empresas e o cliente tem que ir na justiça para ver se tem seus direitos respeitados, uma vergonha.

Para o seu caso, você pode tentar o consumidor e procon e em ultimo justiça, não espere muito do consumidor porque ele só encaminha as mensagens igual a anatel.

A Anatel deveria cumprir com as suas funções e parar de deixar o judiciario ficar lotado de assuntos que são a sua obrigação de cuidar.

Tem que ocorrer um panelaço na internet para acabar com essa impunidade ainda este ano o mais rapido possivel.

A Vivo é de um grupo europeu se eu não me engano acho que é de Portugal e da Espanha, e a Claro é do Mexicano Slim ....... Os políticos não precisam ser donos dessas empresas porque eles já recebem uma grana preta em propinas e estorções ....


Falar que não pode proibir o uso de franquias é uma piada de muito mau gosto..... Já se proíbe tudo quenté tranqueira nesse país, porque que não pode proibir as franquias também.....Se querem adotar franquias, então que façam preços GB consumido proporcionais ao dos planos sem franquia por...

As empresas sempre tem ligação com algum grupo de politicos, está em livros e artigos, noticias pela internet como ocorreu a criação desse oligopolio onde tem apenas 3 grupos dominando o mercado de banda larga nacional.

Em resumo, a VIVO, Oi, Claro é de um amigão de politico, cada um destes grupos tiveram informações priveligiadas para comprarem essas empresas em momentos certos, eles mentiram para os pequenos empresarios não participar da compra da telebras ou melhor, do aluguel da telebras e estao ate hoje sugando o que podem dos brasileiros.

eu sou contra qualquer franquia de dados, na fixa ou movel.
as empresas vivem em um mercado fechado onde os empresarios não podem usar a infraestrutura das empresas a preços competivivos e por esta razão pagamos os preços mais caros do mundo em todos os segmentos.

Mas o que entendi é que definitivamente a anatel não vai liberar o uso de franquias por conta da medida provisória.

é que o novo presidente está fazendo de conta que não vai fazer nada.

sempre é assim, quando entra um novo presidente ele se finge de morto para na surdina roubarem o maximo que puder para as empresas.

este presidente da anatel já foi da anatel e nada fez para os consumidores, ele é 100% das empresas.

é possivel que o temer assine um decreto para permitir a franquia, usando a liberação dos bens reversiveis como enganação.

ele libera os bens reversiveis de graça para as empresas e junto inclui a franquia de dados em alguma parte dos regulamentos.
 
Demoram em responder na Anatel e ainda não tem obrigação de cumprir nenhuma Lei, a Anatel criou um regulamento dos usuarios que é nada mais que uma copia do codigo de defesa do consumidor e as empresas podem descumprir a vontade que a Anatel quando questionada porque não faz elas cumprirem, responde, nós só encaminhamos a mensagem para a empresa, e a Anatel lava as mãos.

O mesmo está acontecendo com Consumidor.Gov, Procon, eles estão ao lado das empresas e o cliente tem que ir na justiça para ver se tem seus direitos respeitados, uma vergonha.

Para o seu caso, você pode tentar o consumidor e procon e em ultimo justiça, não espere muito do consumidor porque ele só encaminha as mensagens igual a anatel.

A Anatel deveria cumprir com as suas funções e parar de deixar o judiciario ficar lotado de assuntos que são a sua obrigação de cuidar.

Tem que ocorrer um panelaço na internet para acabar com essa impunidade ainda este ano o mais rapido possivel.

Sim, eu tenho ciência que a Anatel não vai ajudar muito, afinal parece que estão do lado da Vivo. Mas tentei pelo menos, de repente a empresa me retorna oferecendo um desconto ou pelo menos o porque do aumento tão brusco.

Caso eu me estranhe com a Vivo, saio fora. O serviço aqui onde moro de 50Mbps via par metálico é ótimo, não tenho problemas. Mas pagar quase 160 reais por um link de 50Mbps é complicado.

Agora com a NET investindo em infra e criando novos planos e tal, vejo com bons olhos o plano de 120Mbps deles por 169,90 ou algo assim.

Aqui como na rua passa as três maiores, ainda posso escolher a "menos ruim". Vamos ver como vai se dar a coisa daqui pra frente.
 
Pessoa estou com um problema aqui, ontem fiquei o dia todo com a internet lenta pra ser mais especifico ficou oscilando entre 1mb e 300kb sendo que tenho 35 mega da net, agora entrei no site da net é vi que eles já estão calculando consumo de internet e reduzindo a velocidade após ultrapassar o limite de 80gb, queria saber se eles já podem fazer isso pq não estou acompanhando muito sobre o limite na franquia e se alguém sabe alguma solução para internet voltar ao normal, já teste os cabos, desliguei o roteador por um tempo e ate agora nada de melhorar e não usei toda minha franquia ainda
 
Pessoa estou com um problema aqui, ontem fiquei o dia todo com a internet lenta pra ser mais especifico ficou oscilando entre 1mb e 300kb sendo que tenho 35 mega da net, agora entrei no site da net é vi que eles já estão calculando consumo de internet e reduzindo a velocidade após ultrapassar o limite de 80gb, queria saber se eles já podem fazer isso pq não estou acompanhando muito sobre o limite na franquia e se alguém sabe alguma solução para internet voltar ao normal, já teste os cabos, desliguei o roteador por um tempo e ate agora nada de melhorar e não usei toda minha franquia ainda

a NET está contando a franquia, mas ela não pode e nem está reduzindo a velocidade do pessoal. se você está tendo problemas de velocidade, liga no atendimento, pede reparo e desconto na conta, pelo inconveniente.
 
Sim, eu tenho ciência que a Anatel não vai ajudar muito, afinal parece que estão do lado da Vivo. Mas tentei pelo menos, de repente a empresa me retorna oferecendo um desconto ou pelo menos o porque do aumento tão brusco.

Caso eu me estranhe com a Vivo, saio fora. O serviço aqui onde moro de 50Mbps via par metálico é ótimo, não tenho problemas. Mas pagar quase 160 reais por um link de 50Mbps é complicado.

Agora com a NET investindo em infra e criando novos planos e tal, vejo com bons olhos o plano de 120Mbps deles por 169,90 ou algo assim.

Aqui como na rua passa as três maiores, ainda posso escolher a "menos ruim". Vamos ver como vai se dar a coisa daqui pra frente.

infelizmente a anatel está do lado da Vivo, Oi, NET e outras grandes.

o que irrita é saber que a anatel que deveria proibir estes aumentos bruscos da internet, a vivo não pode ficar aumentando o preço dos atuais clientes a cada 31 dias, ela conseguiu comprar a GVT e como parte das suas obrigações deveria ser manter os preços dos antigos clientes e não deteriorar o serviço.

160 reais por 50mb é insano em 2017, para quem oferecia 50mb por R$90, internet deve ser valor fixo sem aumento anual.

boa sorte com a anatel e antiga gvt, o jec pode ser uma solução como ultimo recurso, antes tem anatel, consumidor, procon.

seria tão facil, a anatel cumprir suas obrigações e atender os consumidores e impedir que as empresas abusem.

um funcionario da anatel ganha mais de R$10 mil reais e não ajudam o brasileiro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo