• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Fui de uma 1660 Super para uma RTX 3060 e o desempenho não condiz com o que deveria

O tal do gargalo é complicado explicar.

Mas basicamente pensa que você vai treinar corrida com um tri atleta profissional e prometem um ao outro a terminar a corrida junto. Nesse o caso o mais forte vai ditar o ritmo e você não vai aguentar e vai ficar muito difícil acompanhar ele. Só que ele sempre vai estar puxando mais e você vai ficar puto com ele e não vai dar conta fazendo os dois chegarem mais tarde no ponto final. Agora se você colocar uma mochila de 5kg nas costas dele, vai facilitar um pouco pra você pois ele vai correr mais lento e talvez até você tenha um desempenho melhor porque ele não vai estar te apressando.

O triatleta é tua placa de vídeo, você é o processador e a mochila de 5kg é a resolução maior. Se você meter o jogo em 4k, talvez seja uma mochila de 15kg.

Então ao aumentar a resolução, você exige mais da placa de vídeo fazendo com que ela por sí só entregue menos frames e talvez fique mais fácil do seu processador fazer a parte dele, aí esse caso bizarro de você ter melhora de performance com aumento de resolução.
Kk muito bom.

Só uma coisa. Eu vejo gente que compra 3080 ou similar com cpu fraca pra jogar em 4k, pensando que tá de boa, mas aumentar a resolução pra dar mais margem pra gpu, não faz o sistema magicamente ficar gpu bound onde antes era cpu bound. Um exemplo simples do RDR2. Tu tá pegando 50 fps na cidade do RDR2, gpu em 60% de uso, 1080p. Sobe pra 1440p pra ter uma qualidade melhor de imagem, mas mesmo assim na cidade, você continua com sei lá, 85% de uso, e os mesmos 50 fps. Você aumentou a resolução, melhorou a qualidade de imagem, mas a cpu continua não conseguindo entregar o a performance que a gpu quer, pq naquele cenário, a cpu simplesmente não segura o rojão. Mesma coisa pra situações que pedem cpu devido a quantidade de npc, ia física ou sei lá o quê. Quer mais fps num determinado jogo, não quer sofrer com stutter de cpu etc, invista numa cpu melhor. Mas é, supersampling é sempre bem-vindo.
 
haha achei mais facil de explicar assim, talvez os experts em eletrônica possam contestar a exatidão dela, mas serve pra ter uma ideia.

Provável, você vai ter que testar em cada cenário.

Tenta meter um overclock no teu processador, pode dar uma ajudada também.
Eu já fiz undervolt na minha antiga GPU (a bicha esquentava MUITO, era necessário), mas não fiz nem OC nem UV na RTX e nunca mexi no processador.
Vou dar uma pesquisada, mas é bem mais complexo do que a tentativa e erro no MSI Afterburner né?
 
Eu já fiz undervolt na minha antiga GPU (a bicha esquentava MUITO, era necessário), mas não fiz nem OC nem UV na RTX e nunca mexi no processador.
Vou dar uma pesquisada, mas é bem mais complexo do que a tentativa e erro no MSI Afterburner né?

Cara, acho que seja um pouco mais complexo mas como sua CPU é bastante comum no mercado, pode ser que ache alguns tutoriais bem precisos.
 
Tá com cara de CPU mesmo. Se você der um over de leve na tua CPU e a placa magicamente entregar mais desempenho, essa é sua resposta. Eu tenho aqui um Ryzen 1600X que é um pouco abaixo da tua CPU e se me lembro bem ele já começava (antigamente) a mostrar gargalo considerável em alguns jogos com uma 1070Ti (equivale a uma 2060 na maioria dos casos). Tem jogo hoje em dia que exige um pouco mais do CPU. Posso estar falando baboseira por conta do tempo longe desse mercado, mas do que eu lembro é isso aí.

Todavia, um amigo meu já teve um problema parecido e era a configuração do armazenamento dele que tava errada, o cara instalou o Windows com o SSD configurado em IDE. Eu nem sabia que dava pra fazer isso. Tivemos que formatar tudo e reinstalar o Windows. Com a placa antiga dele não dava merda sabe-se lá o motivo, mas com a nova, começou a aparecer um monte de problema, sendo que o cara tava com uma 1060 jogando em 720p (monitor pequeno que era o que ele tinha na época). Era pra placa sobrar, mas batia só 10~15% da antiga 660Ti que ele tinha. Não dizendo que isso pode ser o seu problema, mas as vezes o problema está onde você menos espera. Sujeira, cabo frouxo, SSD com problema, HDD com problema, alguma configuração errada... Dá uma geral no PC.
 
Aqui com minha rtx 3070 eu tinha um 3700x e troquei pelo 5800x e ganhei em média uns 30 fps em Full HD no warzone
 
Boas a todos!

Essa semana fiz um upgrade no meu kit aproveitando os novos preços das RTX. Troquei minha 1660 Super por uma RTX 3060 Eagle OC.
Restante do meu kit:

B450 AORUS M (versão BIOS F50, poderia atualizar pra F63, se não me engano)
2x8GB 3000Mhz DDR4 Geil Evo Potenza
Fonte Deepcool DA600 600W, 80 Plus Bronze
Ryzen 5 2600

Tá tudo certinho ai com a sua performance para um Ryzen 2600. Tá até MUITO boa, inclusive.

Vc só vai melhorar isso saltando para o Ryzen 3600 ou, preferencialmente, Ryzen 5600, já que vi que vc curte jogos competitivos online.

Quanto a resolução que falaram ai, cuidado. Resolução vai aumentar a sua qualidade de imagem, mas não vai te dar mais frames. Isso é impossível. O máximo que vai te dar são frames mais estáveis, pois mais baixos ou próximos. Mas nunca mais frames.

Quanto a benchmark e análises de sites, ignore tudo que vc vê por ai. Benchmark nunca reflete o que ocorre durante um jogo e todas as nuances. E muitas análises quando o jogo não possui benchmark, é um run de pouco mais de um minuto num cenário mto específico que não analisa nada de um jogo.
 
Boas a todos!

Essa semana fiz um upgrade no meu kit aproveitando os novos preços das RTX. Troquei minha 1660 Super por uma RTX 3060 Eagle OC.
Restante do meu kit:

B450 AORUS M (versão BIOS F50, poderia atualizar pra F63, se não me engano)
2x8GB 3000Mhz DDR4 Geil Evo Potenza
Fonte Deepcool DA600 600W, 80 Plus Bronze
Ryzen 5 2600

Eu sei que aparentemente o que ta segurando meu setup é o processador, mas por enquanto preferi investir numa GPU nova.
E minha exigência/uso nem é tão grande assim: Jogo em um monitor 27", 1080p e 144hz. Quero jogos como BF4 e Rainbow Six a 144fps e outros jogos não-competitivos a 80-100 fps.
Mas notei que, por exemplo, no BF4 não teve um salto bom em performance. Se manteve ali na oscilação de 120-180 fps jogando com texturas baixas, filtragem anisotrópica e malhas no ultra. Em mapas de conquest é normal ver os frames dropando pra 100 fps. Talvez seja pq o jogo é antigo e não otimizado para aproveitar o poderio das placas mais recentes?
No R6 eu travo meus fps a no máximo 150 pra não ficar forçando, mas em alguns mapas cai pra 90-100. Isso não deveria acontecer, certo? Ainda mais vendo a review aqui da Adrena mostrando que a média no Ultra 1080p passa dos 200 fps. No FarCry 6 a máquina mantém acima dos 90 fps na maior parte do tempo em qualidade gráfica bem boa.

Já dei um reset nos drivers via DDU, testei o DLDSR no BF4 e ficou legal, melhorando a imagem e mantendo a mesma taxa de frames praticamente.
Hoje vou testar no RD2 Online pra ver o que pego e posso adicionar aqui no tópico.

Enfim, deveria estar com mais performance mesmo ou é síndrome do PCista depois que faz upgrade e nunca está satisfeito? Hahahaha

EDIT: Não fiz overclock nem undervolt em nenhuma das peças.
Tenho uma RTX 3060 TI e também tenho uma GTX 1070.

Em jogos como PUBG não vi tanta diferença de performance em 1080p. Provavelmente meu processador esteja segurando a placa de vídeo ou o jogo não é bem otimizado.

No entanto, em jogos tipo campanha como DAYS GONE, HORIZON ZERO DAWN e etc. A diferença é bem grande.

No meu setup 2:
Ryzen 1600 + GTX 1070. A média de FPS no PUGB é de 120 FPS.
No meu antigo i7-5820K ou no RYZEN 3700x junto com a GTX 1070 eu conseguia em média 150/180 FPS dependendo do mapa.
 
Última edição:
Tenho uma RTX 3060 TI e também tenho uma GTX 1070.

Em jogos como PUBG não vi tanta diferença de performance em 1080p. Provavelmente meu processador esteja segurando a placa de vídeo ou o jogo não é bem otimizado.

No entanto, em jogos tipo campanha como DAYS GONE, HORIZON ZERO DAWN e etc. A diferença é bem grande.

No meu setup 2:
Ryzen 1600 + GTX 1070. A média de FPS no PUGB é de 120 FPS.
No meu antigo i7-5820K ou no RYZEN 3700x junto com a GTX 1070 eu conseguia em média 150/180 FPS dependendo do mapa.
Você meteu uma 3060ti num 1600 ou no 3700x?

É fato que alguns jogos não são bem otimizados, isso soma no meu setup com gargalo e aí piora um pouco mesmo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tá tudo certinho ai com a sua performance para um Ryzen 2600. Tá até MUITO boa, inclusive.

Vc só vai melhorar isso saltando para o Ryzen 3600 ou, preferencialmente, Ryzen 5600, já que vi que vc curte jogos competitivos online.

Quanto a resolução que falaram ai, cuidado. Resolução vai aumentar a sua qualidade de imagem, mas não vai te dar mais frames. Isso é impossível. O máximo que vai te dar são frames mais estáveis, pois mais baixos ou próximos. Mas nunca mais frames.

Quanto a benchmark e análises de sites, ignore tudo que vc vê por ai. Benchmark nunca reflete o que ocorre durante um jogo e todas as nuances. E muitas análises quando o jogo não possui benchmark, é um run de pouco mais de um minuto num cenário mto específico que não analisa nada de um jogo.
Pois é, nem aqueles benchmarks in-game acho que dão uma base boa. Melhor teste é jogando mesmo.

Sobre o processador, vou juntar uma grana e pegar um 5600 ou 5600x, aí acredito que aguente mais uns 2 ou 3 anos né?

Sobre os frames a mais usando o DLDSR, pior que pra mim funcionou assim no Far Cry 5 cara. Acredito que seja especificamente por causa do menor uso de CPU e mais de GPU, sei lá. Mas é um fato aqui, em 1440p ele pega 65-75 fps de média, e em 1080p nativo ele fica com média de 10 fps a menos. Vai entender.
 
Pergunta de leigo: mas aí meu CPU não deveria ficar em 100%? Ele fica nos 50-60%

Não, ele só vai bater 100% se usar todas as threads.
A maioria dos jogos usa 1~8 threads, e esses são bem espremidos, enquanto o resto fica livre. Por isso tu tá vendo esse uso de 50~60%.
Um upgrade pra um R5 5600 resolve sua vida.
 
Pergunta de leigo: mas aí meu CPU não deveria ficar em 100%? Ele fica nos 50-60%
Fiz um upgrade contrário, sai de uma 1660 super e um r7 1700 em overclock de 3.9, que fica praticamente igual a esse 2600, para um ryzen 5600x no começo do ano, principalmente pra pubg competitivo, e já deu uma baita diferença, principalmente nos hot drops onde no 1700 chegava a cair pra 60 fps, as quedas no hotdrop agora são bem menores, dei uma parada de jogar, mas acho que não chegava a cair a menos que 100.

Com certeza é o cpu que está limitando a 3060, ele já limitava a minha 1660 super, que subiu uns 10º graus de temp nos jogos, só pq o processador agora usa ela em 100% e antes não usava.


Meu próximo up agora é uma 3060 ti, mas vou esperar ficar menos de 3k
 
Você meteu uma 3060ti num 1600 ou no 3700x?

É fato que alguns jogos não são bem otimizados, isso soma no meu setup com gargalo e aí piora um pouco mesmo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pois é, nem aqueles benchmarks in-game acho que dão uma base boa. Melhor teste é jogando mesmo.

Sobre o processador, vou juntar uma grana e pegar um 5600 ou 5600x, aí acredito que aguente mais uns 2 ou 3 anos né?

Sobre os frames a mais usando o DLDSR, pior que pra mim funcionou assim no Far Cry 5 cara. Acredito que seja especificamente por causa do menor uso de CPU e mais de GPU, sei lá. Mas é um fato aqui, em 1440p ele pega 65-75 fps de média, e em 1080p nativo ele fica com média de 10 fps a menos. Vai entender.
Eu uso a RTX 3060 TI com o RYZEN 3700x.

Setup 1:
Ryzen 3700x + RTX 3060 TI.


Setup 2
Ryzen 1600 + GTX 1070.

------------------------------------------------------------------------
Eu sempre tive um certo problema com o desempennho da linha RYZEN. Pois, para mim apesar de saber que os Ryzen tem um ótimo CxB (por isso é minha escolha atual), eu sempre comparei a linha RYZEN (lançada em 2017) com a minha antiga plataforma X99 (lançada em 2014).



Exemplo:
i7-5820k + GTX 1070 (sem gargalo).
Ryzen 1600 + GTX 1070 (gargalo).


Resumindo: O Ryzen 1600 ctz está limitando a perfomance da RTX 3060.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo