Kk muito bom.O tal do gargalo é complicado explicar.
Mas basicamente pensa que você vai treinar corrida com um tri atleta profissional e prometem um ao outro a terminar a corrida junto. Nesse o caso o mais forte vai ditar o ritmo e você não vai aguentar e vai ficar muito difícil acompanhar ele. Só que ele sempre vai estar puxando mais e você vai ficar puto com ele e não vai dar conta fazendo os dois chegarem mais tarde no ponto final. Agora se você colocar uma mochila de 5kg nas costas dele, vai facilitar um pouco pra você pois ele vai correr mais lento e talvez até você tenha um desempenho melhor porque ele não vai estar te apressando.
O triatleta é tua placa de vídeo, você é o processador e a mochila de 5kg é a resolução maior. Se você meter o jogo em 4k, talvez seja uma mochila de 15kg.
Então ao aumentar a resolução, você exige mais da placa de vídeo fazendo com que ela por sí só entregue menos frames e talvez fique mais fácil do seu processador fazer a parte dele, aí esse caso bizarro de você ter melhora de performance com aumento de resolução.
Só uma coisa. Eu vejo gente que compra 3080 ou similar com cpu fraca pra jogar em 4k, pensando que tá de boa, mas aumentar a resolução pra dar mais margem pra gpu, não faz o sistema magicamente ficar gpu bound onde antes era cpu bound. Um exemplo simples do RDR2. Tu tá pegando 50 fps na cidade do RDR2, gpu em 60% de uso, 1080p. Sobe pra 1440p pra ter uma qualidade melhor de imagem, mas mesmo assim na cidade, você continua com sei lá, 85% de uso, e os mesmos 50 fps. Você aumentou a resolução, melhorou a qualidade de imagem, mas a cpu continua não conseguindo entregar o a performance que a gpu quer, pq naquele cenário, a cpu simplesmente não segura o rojão. Mesma coisa pra situações que pedem cpu devido a quantidade de npc, ia física ou sei lá o quê. Quer mais fps num determinado jogo, não quer sofrer com stutter de cpu etc, invista numa cpu melhor. Mas é, supersampling é sempre bem-vindo.