G31-ES2C - qual a faixa de segurança do PCI-e?

andrel1p

Active Member
Registrado
Resolvi fazer overclock no meu e7400 e pra minha surpresa, com fsb em 335 eu peguei 3500mhz com temperatura de 57 graus em horas de full (medido com o Coretemp). A surpresa, foi devido ao fato que aos 2800mhz default ela pegava 54o. Intão, resolvi passar para a próxima fase, mas li que pci-express travado em 100 limita o fsb da placa em 340. Minha placa de vídeo é uma Zotac 9600gt, tenho uma audigy no pci normal e meu HD é Sata/300. Um amigo me falou que 110 é seguro, mas ele disse que muitos aconselham a não passar dos 105. Outro na faculdade disse que pegou 120 numa s2l sem nunca corromper nada no HD. Já existe algum consenso sobre isso?

Só estou postando, porque é realmente muito difícil filtrar essa pergunta em pesquisas. Valeu!
 
Ja ouvi dizer que pra pifar mesmo é 150...
Mas nunca testei nem vi quem testou.
Até 110 esta numa faixa segura de over.
Depois disso, ja não tenho opinião! :p
 
Vai subindo com PCI-e Travado em 100... Quando topar, você vai subindo o PCI-e de 5 em 5 mhz... Ae vai subindo o FSB até topar de novo...

Essa é a maneira mais segura de subir o FSB junto com o PCI-E.

falow
 
Topar que você diz é só não bootar né? Porque aqui fica estável até 1fsb antes do gargalo. Intão se até uns 110 ele botar, posso considerar como certo que não vai ter instabilidade causada pelo pci-e?
 
Eu não sei exatamente quantos mhz do PCI-E influencia no FSB... Por isso é bom testar de 5 em 5 no PCI-E pra ver até quanto o FSB pode subir com esse incremento.

Falow
 
Nunca vi Placa Mãe ou VGA dar problema por causa da frequencia do PCI-E, dizem que na 96GT sobe o seu clock junto com o PCI-E, não sei se isso procede.

Aqui oq acontece quando eu abuso do PCI-E no max diz que o Win foi corrimpido, mais ai é só voltar na BIOS e abaixar que volta ao normal.
 
Dizem que os HD´s SATA são os periféricos que mais dão problema com PCI-E muito alto.
Acho que por isso dá que o Win foi corrompido, no caso do 4870´s@over.
 
Amigo não faça isso! não suba mais o clock porque sua VGA usa o clock PCI-E para definir o clock da GPU através de um coeficiente multiplicador( ou seja, se esse coeficiente for hipoteticamente 6x então com FSB até 340mhz na sua MB, 6 x 100mhz = 600 na gpu, mas vc apenas setando 361 de FSB o PCI-E pula pra 107 x 6 CM já daria 642 no core!), a não ser q saiba o q está fazendo, ou seja, sendo de desejo overclockar também a VGA, e já obtendo qual é esse coeficiente através do clock padrão do core da sua VGA fazendo essa conta simples (dividindo o GPU core clock/PCI-E)... Em detrimento do que outros falaram aqui ESSA SUA placa-mãe não trava o PCI-E em 100 acima de 340 de FSB, limitação do chip7... daí recomendaria vc por no máximo 361 de FSB, o q já elevaria seu PCI-e para 107mhz... creio q isso leve a GPU da 9600GT a um clock ainda aceitável, mas já em overclock, além da interface de trabalho dela já estar em overclock, é overclock do overclock, portanto cuidado aí... Além do mais sua CPU a 3800 mhz seria muito mais q suficiente para uma série de VGAs top single GPU... quiçá para sua modesta 9600GT q está aquém do poderio de sua CPU, creio que 3300 já bastar-lhe-ia...
 
sim, eu ja tentei usar pci-e 120mhz numa mobo p35 e dava esse erro no windows.
mas na ga g31 usei até mais de 120mhz tranquilo...

vai saber...

com 120mhz no pci-e vc pega mais ou menos uns 400mhz no bus na g31

o problema eh q a sua 9600gt overclocka junto com o pci-e, entao qlq problema faça um downclock pelo rivatuner no windows =p
 
sim, eu ja tentei usar pci-e 120mhz numa mobo p35 e dava esse erro no windows.
mas na ga g31 usei até mais de 120mhz tranquilo...

vai saber...

com 120mhz no pci-e vc pega mais ou menos uns 400mhz no bus na g31

o problema eh q a sua 9600gt overclocka junto com o pci-e, entao qlq problema faça um downclock pelo rivatuner no windows =p

Na minha P35 DS3 dava para usar até 122MHz... agora na minha atual não boota nem em 105MHz :p
 
sim, eu ja tentei usar pci-e 120mhz numa mobo p35 e dava esse erro no windows.
mas na ga g31 usei até mais de 120mhz tranquilo...

vai saber...

com 120mhz no pci-e vc pega mais ou menos uns 400mhz no bus na g31

o problema eh q a sua 9600gt overclocka junto com o pci-e, entao qlq problema faça um downclock pelo rivatuner no windows =p

Rapz, não vai dar certo isso, vai dar *****, imagine o seguinte cenário, vai underclockar apenas no WINDOWS@! Talvez fique uma instabilidade monstra durante o post ou o boot, dando BOSD's, sequer inicializando o OS ou corrompendo o mesmo ! Recomendo não passar de 4GHZ na CPU, o q levaria a GPU da 9600GT para 660 MHZ, se e somente se o coeficiente multiplicador gerador do gpu core clock for 6X, até 6,5x acho q sua VGA aguenta! mais q isso é suicídio! Imagine outro cenário, multiplicador gerador de gpu core clock 7x, 7,5x, a GPU vai instabilizar! Acredito que você possa fazer essa redução do coeficiente por BIOSMOD na 9600GT! mesmo assim é risco demais para ganho algum, algo totalmente irracional e desprovido de razoabilidade... cuidado antes de fazer sugestões perigosas ou inconsequentes...
 
Isso de subir o pci-e nessas G31's da gigabyte se deve ao ótimo ICH7, já tive uma S2L com uma 73GT e já até coloquei 115mhz de pci-e, tranquilo.
 
Calma ai, li que se aparecer que corrompeu o windows é só voltar pra 100mhz. Voltando ao normal da pra entrar no windows sem ter que formatar? E outra coisa, botei o pci-e em 110 e o processador começou a ficar instavel em 370 (3885mhz). Até quanto é seguro subir no vcore (está em 1.248~1.264 no cpu-z) pra aguentar essa velocidade legal?
 
Até 1.35v de voltagem do processador tá bom.

Falow
 
Aumentei pra 1.35 e até pra 1.3625, não conseguiu estabilizar. Trava no Prime depois de uns 20 minutos trabalhando a 3800mhz. A memória está por em 724, pci-express em 107 e a tempeteratura do core na hora que trava é 60-64. Será que cheguei ao limite da cpu, ou talvez tenha que aumentar a voltagem do chipset e memória (ambos estão em default)?
 
Rapz, não vai dar certo isso, vai dar *****, imagine o seguinte cenário, vai underclockar apenas no WINDOWS@! Talvez fique uma instabilidade monstra durante o post ou o boot, dando BOSD's, sequer inicializando o OS ou corrompendo o mesmo ! Recomendo não passar de 4GHZ na CPU, o q levaria a GPU da 9600GT para 660 MHZ, se e somente se o coeficiente multiplicador gerador do gpu core clock for 6X, até 6,5x acho q sua VGA aguenta! mais q isso é suicídio! Imagine outro cenário, multiplicador gerador de gpu core clock 7x, 7,5x, a GPU vai instabilizar! Acredito que você possa fazer essa redução do coeficiente por BIOSMOD na 9600GT! mesmo assim é risco demais para ganho algum, algo totalmente irracional e desprovido de razoabilidade... cuidado antes de fazer sugestões perigosas ou inconsequentes...


9600gt passa de 700mhz facil, se ficar instavel é so fazer um biosmod baixando os clocks originais.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo