Doom 3 roda em Geforce 3 sim e não é quadro a quadro. Eu terminei ele na minha TI 200. AH! ATI em Opengl naquela época apanhava feio.
Depois as pessoas não entende pq eu me irrito com quem fala as coisas sem o MÍNIMO embasamento
concordo 1000000000000000000000% com o post, em cada palavra, mas quotei só essa parte pq é exatamente o que eu queria falar... Ainda com o agravante de Far Cry ter saído antes. E sobre a teoria conspiratória de DX, HL2 também tinha DX, pq não teve esse "apoio obscuro" da Microsoft tbm , já que seria um jogo maior e mais esperado que Far Cry? Saiu depois de Far Cry, e eu acho far cry mais bonito graficamente.
EDIT - Falar que doom 3 rodava em geforce 2 e 3 pegou pesado... rodar rodava, que nem crysis em uma 6600, ou seja, quadro a quadro... eu sei pq eu tinha uma radeon 9500 pro que era melhor que a maioria da série 5x da nvidia e ela peidou bonito.
1- Hl2 não só teve apoio explícito pra divulgar (leia-se) empurrar o dx9, como levou vários milhões de dólares pra fazer isso, pois seu jogo era basicamente dx8, divulgando o dx9 insistentemente ao mesmo tempo q metia o kct nas placas da Nvidia q eram a base do shader model 3.0, assim como a bosta da Crytek fez o Crysis em Dx9 e tenta empurrar o dx10, cortando os efeitos do Xp, pra ajudar a vender Vista, em vez de se preocupar com o próprio game e com seus próprios consumidores gamers . Mesma praça, mesmo banco, mesma história.
2- Rodava sim, rodava muito tranki em geforce 3 e um tempo depois eu peguei uma geforce2 TOP e rodava numa boa tbm, e radeon 8500 roda tbm.
"eu sei pq eu tinha uma radeon 9500 pro que era melhor que a maioria da série 5x da nvidia e ela peidou bonito."
Pra variar, mais um q usa emoção em vez da razão, a série 3 rodava bem, a geforce 4 rodava tranquilo e a série 5 rodava o jogo muito bem, inclusive o jogo foi feito pra série 5.
A Ati, como já dito, investiu no dx9, q usava precisão 24 bits, enquanto o doom3 foi desenvolvido usando a geforce 3 de base, e programado nas precisões tradicionais do Ogl, q como já foi apontado no tópico, foram mudadas pela microsoft devido a disputa com a Nvidia. Logo, as Placas da Nvidia rodavam o Opengl com fallbacks de 16bit de precisão, ou "half precision", portando tendo vantagem nesse jogo e desvantagem no farcry. A Ati por sua vez era projetada pra rodar com mais precisão, mas ao custo de pipelines menores portanto as vezes rodando melhor, e as vezes pior, mas sem possibilidade de avanço gráfico devido as limitações de suas pipelines e instruções, por isso o Hdr no Hl2 não foi implementado, assim como no Farcry só foi implementado deposi de um pacth, com a chegada da geforce 6, e a volta aos padrões originais do Directx/Ogl.
Isso prejudicou muito a Nvidia pois o enquanto rodava o Doom3 muito bem, no Farcry, tinha q rodar de forma diferente do q foi projetada, tendo mtas vezes q rodar em 32bits, q era uma feature praticamente experimental e ficava lenta demais pra ser usada principalmente em cenários grandes.
Fora o fato de q doom3 atrasou depois q a Ati vazou o Alpha, dando assim, tempo pro Farcry sair antes:
"Some speculated that id Software was targeting the 2002 holiday season, although others believed a 2003 release date would be more realistic. After E3, there was no further press release from id Software regarding the project; the company's website only had Return to Castle Wolfenstein as the latest game.
Late in 2002, a couple of employees at ATI Technologies leaked a development version of Doom 3 onto the Internet.
Next year, a new trailer was shown at E3 2003 and soon afterwards
the id Software homepage was updated to showcase Doom 3 as an upcoming project but it was also announced that Doom 3 would not be ready for the 2003 holiday season. According to some comments by John Carmack, the development took longer than expected. Originally, the game was planned for release around the same time as another highly anticipated game, Half-Life 2, in Christmas 2003. Doom 3, Half-Life 2, and Halo 2 were considered among the most anticipated games since their announcements in 2001/2002, though all three of them would not make the planned 2003 holiday season.
Tim Willits, IdSoftware:
"PG: And now, what is the official release date for Doom 3?
TW:
The official release date will be July 31st, 2003. I don't really have any comments to make on it, other than we have stuck to our words, "It's done when it's done," and well, it's done. I think that fans will appreciate a release date sooner than later, which would have been closer to the holiday season when you see the most sales. But we're not really fearful that our sales will fall short."
Por pura coincidência,
nessa época o "mundo" caiu em cima do Carmack, q tinha uma equipe reduzida pro Doom3, então vazaram o jogo, a Creative ameaçou entrar na justiça pois tinha a patente da matemática das sombras, a Microsoft fazia uma enorme pressão pro jogo sair exclusivamente ou ao mesmo tempo na versão pra videogame.
Ora bolas, pq vcs acham q o título do tópico é
"Ganância no mercado de games" e todo o tópico é sobre como essas baboseiras da Microsoft e interesses comercias prejudicaram a indústria de games pra plataforma PC????? E consequentemente estagnando os gráficos por anos e anos, apesar do aumento enorme na capacidade do hardware?
By John Carmack:
"
A test of the non-textured stencil shadow speed showed a GF3 about 20% faster
than the 8500. I believe that Nvidia has a slightly higher performance memory
architecture.
A test of light interaction speed initially had the 8500 significantly slower
than the GF3, which was shocking due to the difference in pass count. ATI
identified some driver issues, and the speed came around so that the 8500 was faster in all combinations of texture attributes, in some cases 30+% more. This was about what I expected, given the large savings in memory traffic by doing everything in a single pass.
A high polygon count scene that was more representative of real game graphics under heavy load gave a surprising result. I was expecting ATI to clobber Nvidia here due to the much lower triangle count and MUCH lower state change functional overhead from the single pass interaction rendering, but they came out slower. ATI has identified an issue that is likely causing the unexpected performance, but it may not be something that can be worked around on current hardware.
I can set up scenes and parameters where either card can win, but I think that current Nvidia cards are still a somewhat safer bet for consistent performance and quality.
On the topic of current Nvidia cards:
Do not buy a GeForce4-MX for Doom. (Ô BONS TEMPOS Q HAVIA GENTE SÉRIA NO MERCADO, PREOCUPADO EM FAZER O Q ERA BOM PROS GAMERS)
Nvidia has really made a mess of the naming conventions here. I always thought it was bad enough that GF2 was just a speed bumped GF1, while GF3 had significant architectural improvements over GF2. I expected GF4 to be the speed bumped GF3, but calling the NV17 GF4-MX really sucks.
GF4-MX will still run Doom properly, but it will be using the NV10 codepath
with only two texture units and no vertex shaders.
A GF3 or 8500 will be
much better performers. The GF4-MX may still be the card of choice for many people depending on pricing, especially considering that many games won’t use four textures and vertex programs, but damn, I wish they had named it something else."
É muito chato ser desmentido por gente q se basea em devaneios e impressões pessoais. Peço encarecidamente q as pessoas procurem ter embasamento antes de vir aqui falar de suas impressões pessoais, insinuando q minhas informações e declarações não são verdadeiras.
Isso é do meu arquivo pessoal, não só Doom3 era muito mais avançado tecnologicamente, como rodava MARAVILHOSAMENTE BEM numa geforce4, rodava com todos os efeitos em geforce 2 pra cima, só não foi implementado nas voodoo's pq a IdSoftware achava q ficaria feio demais, tipo .. Crysis em LOW por exemplo.
Não é apenas frustrante pq as pessoas discordam sem ter a mínima base, mas tbm por ser o motivo da indústria estar a porcaria q está, e dos gamers estarem jogando games q pouco evoluiram grafica e tecnicamente por causa das marmeladas e maracutais, e o hardware ter evoluido MUITO enquanto rodamos basicamente os mesmos efeitos do OPENGL do doom3, pois em vez do hardware seguir olhando PRA FRENTE, seguiu olhando PROS BOLSOS de Microsoft & Cia.
Eu não tenho fotos da geforce 3, mas tenho da geforce 2, rodando uma implementação
CASEIRA, no QUAKE1, com TODOS os efeitos de glare, shadows, sunshafts e etc...NUMA GEFORCE 2!
Por causa dessa implementação no quake1, feita por um ESTUDANTE, SOZINHO, ele foi contratado pra ajudar no desenvolvimento do QuakeWars. Isso é gente séria e competente, q sofre por causa de gente mentirosa e desonesta feito os Cvats da vida.
E doom3 nas voodoo, q a Id teve vergonha de fazer, mas q corresponderia +- a Crysis no LOW:
Então, pra quem ainda consegue fazer a proeza de não entender o intuito do tópico, é mostrar o quanto os GAMERS de hj estão sendo ENGANADOS e INDUZIDOS DESONESTAMENTE a trocar de hardware de 6 em 6 meses pra jogar games q não evoluem quase NADA. Taí o OPENGL fazendo na GEFORCE2 e no QUAKE1, coisas q o Dx9 mal faz direito HJ em dia. O intuito do tópico
NÃO dizer q um jogo ou outro é bonito ou feio ou bom ou ruim. Btw, eu era (e se houvessem estimativas confiáveis ainda seria) #1 / top10 no MP do Crysis no mundo inteiro, é CLARO q eu gosto do jogo, tenho uns 150.000 kills no MP, mas eu sei separar jogo de engine, beleza de politicagem, etc..etc..
Então ta ae champz, antes de concordar 1000000% com alguma coisa, por favor, se informe. É extremamente desagradável quando alguém fala q vc está errado sem ter nenhuma prova ou base pra te desmentir. Por isso q com o Soro, eu nem me dou mais ao trabalho de argumentar.
E outra, eu quero aprender tbm, e posso estar equivocado ou ignorando algum detalhe (oh yes, eu tbm sou ignorante, ninguém nasce sabendo e mto menos sabe tudo, ignorância não é chingamento, é uma condição humana). Pesquisem, estudem aprendam e pensem por vcs mesmos, pois é o dinheiro de vcs tbm q tá indo ralo a baixo pros bolsos dessa gente desonesta.
Ps. Há tbm declarações do Carmack e do Staff da ID indicando q o game estava pronto e seria lançado bem antes do q foi, e esse povo não é fanfarrão feito Cevat da vida, tentei achar, mas tá difícil, e tbm as atitudes "troll" das pessoas não animam muito, pois é mto chato provar, mostrar, embasar as coisas pra cehgar qqr um e simplesmente falar q eu to errado sem nem ter base nenhuma e nem a mínima consideração de se informar antes. Mas foi por isso q ele largou o Doom3 e foi se dedicar a física de foguetes, não pq ele era "um largado excêntrico". Doom3 tomou "tiro" de tudo quanto é lado, Microsoft, Ati, Valve, Crytek, Creative...e vem gente dizer q atrazou a toa? pffff :/
Directx Enganation Wins