[DÚVIDA] Gargalo com I5 8400 + sli 1080ti??

gmcn01

Well-Known Member
Registrado
Boa tarde galera, um amigo meu tava montando um setup pra jogar tudo em 4k. Me pediu auxílio e eu falei pra ele que pra 4k vga é mais importante que cpu, e ele investiu em 2 x 1080ti zotac amp extreme mas comprou um i5 8400... Acho q ficou meio desequilibrado né? Acho que ele me entendeu mal.

Agora fiquei na dúvida, será que pra 4k realmente esse não irá entregar o desempenho desejado? Pq tb vi q em games esse 8400 ganha as vezes do 7700k e contra os ryzen então nem se fala né.

Oq vcs acham? Acho estranho alguem investir mais de 7 mil em 2x 1080ti e investir 800 num processador.
 
Eu acho que ele fez o certo...até pq esse i5 de oitava geração é bem forte (bem mais forte que os anteriores), e como vc mesmo disse o que mais conta em 4K é a VGA.

O grande problema do SLI, é que não é todo jogo que dá suporte. E os que dão nem todos tem uma implementação boa.
 
Boa tarde galera, um amigo meu tava montando um setup pra jogar tudo em 4k. Me pediu auxílio e eu falei pra ele que pra 4k vga é mais importante que cpu, e ele investiu em 2 x 1080ti zotac amp extreme mas comprou um i5 8400... Acho q ficou meio desequilibrado né? Acho que ele me entendeu mal.

Agora fiquei na dúvida, será que pra 4k realmente esse não irá entregar o desempenho desejado? Pq tb vi q em games esse 8400 ganha as vezes do 7700k e contra os ryzen então nem se fala né.

Oq vcs acham? Acho estranho alguem investir mais de 7 mil em 2x 1080ti e investir 800 num processador.

Então brother, eu não acho que é gargalo nenhum não. A config tá boa. O 8400 é uma ótima CPU com um ótimo IPC, tem "poucos" cores mas hoje em dia isso ainda não é importante.

ps: não desdenhe do Ryzen. Em muitos jogos em 4K o 1800x fica na frente do 8700K.
 
Eu acho que ele fez o certo...até pq esse i5 de oitava geração é bem forte (bem mais forte que os anteriores), e como vc mesmo disse o que mais conta em 4K é a VGA.

O grande problema do SLI, é que não é todo jogo que dá suporte. E os que dão nem todos tem uma implementação boa.
Então não preciso ficar cm a consciência pesada pelo que falei pra ele não né? Hahahah
 
Então brother, eu não acho que é gargalo nenhum não. A config tá boa. O 8400 é uma ótima CPU com um ótimo IPC, tem "poucos" cores mas hoje em dia isso ainda não é importante.

ps: não desdenhe do Ryzen. Em muitos jogos em 4K o 1800x fica na frente do 8700K.

Tenho pe atrás cm amd.. deve ser por isso, mas com relacao ao 8400 cm sli 1080ti sera q em 4k não dará gargalo msm? Nunca vi uma configuração assim ..geralmente quem tem grana pra um sli de 1080ti ...tem grana pra um i7 8700k
 
Então não preciso ficar cm a consciência pesada pelo que falei pra ele não né? Hahahah
 


Tenho pe atrás cm amd.. deve ser por isso, mas com relacao ao 8400 cm sli 1080ti sera q em 4k não dará gargalo msm? Nunca vi uma configuração assim ..geralmente quem tem grana pra um sli de 1080ti ...tem grana pra um i7 8700k

Chegou a procurar benchmark na internet? Eu acho que pra 60 Hz é pouco provável que um 8400 tenha algum problema.
 
Boa tarde galera, um amigo meu tava montando um setup pra jogar tudo em 4k. Me pediu auxílio e eu falei pra ele que pra 4k vga é mais importante que cpu, e ele investiu em 2 x 1080ti zotac amp extreme mas comprou um i5 8400... Acho q ficou meio desequilibrado né? Acho que ele me entendeu mal.

Agora fiquei na dúvida, será que pra 4k realmente esse não irá entregar o desempenho desejado? Pq tb vi q em games esse 8400 ganha as vezes do 7700k e contra os ryzen então nem se fala né.

Oq vcs acham? Acho estranho alguem investir mais de 7 mil em 2x 1080ti e investir 800 num processador.
tenho ctz que n vai ter gargalo.... mas a melhor opçao mesmo seria o i5 8600k... pra possiveis overclocks nessa configuraçao monstra
 
Chegou a procurar benchmark na internet? Eu acho que pra 60 Hz é pouco provável que um 8400 tenha algum problema.
Nao achei nenhum review com uma configuração parecida (8400 + sli 1080ti) ....
 
tenho ctz que n vai ter gargalo.... mas a melhor opçao mesmo seria o i5 8600k... pra possiveis overclocks nessa configuraçao monstra

Pois é...eu ate falei pra ele..mas ele disse q nao é fa de overclock...que queria só pegar instalar e jogar. Então afinal de contas ele fez uma boa escolha então. Qdo falei q importava mais a gpu do q cpu eu ainda assim pensei q ele pegaria um ryzen 1700, 8600k ou 8700 non k....kkkkkk mas qdo me falou q pegou o 8400 eu fiquei com medo de ter dado conselho errado pra ele
 
Um excelente setup. Em 2012 o pessoal era ainda mais bitolado do com tal gargalo. Eu usei uma 660ti e um i3 2100 por 1 ano e meio e tocou perfeitamente, então não acredite em tudo que falam sobre gargalo pois o pessoal vai te recomendar um i9 pra tocar isso aí.
Particularmente eu acredito que este i5 toque 90% destas 2 gpus em SLI. Aí fica a questão: quando vai existir um jogo que com 90% de 2xgtx 1080ti não segure 60frames em 4k? Só em 2025.
 
Um excelente setup. Em 2012 o pessoal era ainda mais bitolado do com tal gargalo. Eu usei uma 660ti e um i3 2100 por 1 ano e meio e tocou perfeitamente, então não acredite em tudo que falam sobre gargalo pois o pessoal vai te recomendar um i9 pra tocar isso aí.
Particularmente eu acredito que este i5 toque 90% destas 2 gpus em SLI. Aí fica a questão: quando vai existir um jogo que com 90% de 2xgtx 1080ti não segure 60frames em 4k? Só em 2025.


Pois é....mas sei la ne. Se ele optar por jogar acima de 144fps em ful hd será q não teria gargalo nao?
 
Pois é....mas sei la ne. Se ele optar por jogar acima de 144fps em ful hd será q não teria gargalo nao?
Não....
Esse processador é hexa core e tem um excelente IPC, suporta essas VGAs de boa...
 
Não....
Esse processador é hexa core e tem um excelente IPC, suporta essas VGAs de boa...

Nem com games q são mais cpu bound?

É verdade q sli em games 4k vale a prna?
 
Nem com games q são mais cpu bound?

É verdade q sli em games 4k vale a prna?
Cara o melhor seria um i7 8700k, porém o 8400 vai te entregar uma performance excelente, ainda mais se for em 4K.

Eu pegaria ele ao invés do 7700k sem pensar duas vezes, no futuro se precisar tem mais espaço pra mudar.

Uma dica que dou é, pega a config que você quer coloca no YouTube e vê como se sai nos games.
 
Cara eu estou com um i5 8400 + GTX1080FTW em uma 40MU6100 rodo jogos em 4k com alguns filtros desativados tipo AA (que é totalmente desnecessario nesse caso) e nao existe gargalo algum, ate acho que existe espaço sobrando no cpu.
 
Boa tarde galera, um amigo meu tava montando um setup pra jogar tudo em 4k. Me pediu auxílio e eu falei pra ele que pra 4k vga é mais importante que cpu, e ele investiu em 2 x 1080ti zotac amp extreme mas comprou um i5 8400... Acho q ficou meio desequilibrado né? Acho que ele me entendeu mal.

Agora fiquei na dúvida, será que pra 4k realmente esse não irá entregar o desempenho desejado? Pq tb vi q em games esse 8400 ganha as vezes do 7700k e contra os ryzen então nem se fala né.

Oq vcs acham? Acho estranho alguem investir mais de 7 mil em 2x 1080ti e investir 800 num processador.
Dependendo do que ele está jogando o mais provável é que o SLI não está escalando muito bem e qual é o monitor que ele está usando?
 
Para 4K foi uma boa escolha. Mas eu não indicaria SLI nem para um inimigo.:haha:

Vai passar muita raiva a não que ele joga apenas um ou outro lançamento que suporte SLI.
 
Dependendo do que ele está jogando o mais provável é que o SLI não está escalando muito bem e qual é o monitor que ele está usando?
Cara nem sei...isso eu realmente nao sei, vou perguntar pra ele depois.

Mas da última vez q fui na casa dele...ele tinha uma tv 4k da LG se não me engano
 
Para 4K foi uma boa escolha. Mas eu não indicaria SLI nem para um inimigo.:haha:

Vai passar muita raiva a não que ele joga apenas um ou outro lançamento que suporte SLI.

Comfesso q fiquei com inveja da configuração dele kkkkk mesmo tendo uma 1080ti e um 8700….. vi uns vídeos que em 4k na maioroa dos jogos o escalonamento tá excelente..menos em hitman e doom
 
Hoje em dia nem se eu tivesse dinheiro sobrando voltaria a fazer multi-gpu.
To na fase, menos é mais!
:vinho:
 
Boa tarde galera, um amigo meu tava montando um setup pra jogar tudo em 4k. Me pediu auxílio e eu falei pra ele que pra 4k vga é mais importante que cpu, e ele investiu em 2 x 1080ti zotac amp extreme mas comprou um i5 8400... Acho q ficou meio desequilibrado né? Acho que ele me entendeu mal.

Agora fiquei na dúvida, será que pra 4k realmente esse não irá entregar o desempenho desejado? Pq tb vi q em games esse 8400 ganha as vezes do 7700k e contra os ryzen então nem se fala né.

Oq vcs acham? Acho estranho alguem investir mais de 7 mil em 2x 1080ti e investir 800 num processador.

O uso da CPU, é limitado pela taxa de frames. Mitos como "4K não usa muito CPU" ou "4K não precisa de mais que quatro cores" não passam de balela e generalização da pior qualidade que os papagaios repetem como um mantra.


4K em 60 fps é uma coisa, 4K com um SLI de GTX 1080 ti ( 100 fps ) é outra muito diferente.

Não tem mistério, não existe uma mágica oculta que faz o CPU ser menos exigido em 4K, a lógica continua sendo a mesma de sempre; quanto mais fps maior é o uso da CPU.

q61IZKG.png
 
Última edição:
Acho que no geral a recomendação foi boa, até porque em 4K a taxa de frames não passará muito de 60. Pode ser que em alguns casos seja possível um gargalo, mas isso da pra resolver tranquilo na Config do game.
 
O uso da CPU, é limitado pela taxa de frames. Mitos como "4K não usa muito CPU" ou "4K não precisa de mais que quatro cores" não passam de balela da pior qualidade que os papagaios repetem como um mantra.



4K em 60 fps é uma coisa, 4K com um SLI de GTX 1080 ti ( 100 fps ) é outra muito diferente. Não tem mistério, esse SLI, com esse CPU não rola. O negócio ai é Ryzen R7 ou então um 7820X, talvez até um 8700K.

Perceba no gráfico que o uso da CPU acompanha a taxa de frames. Se a taxa de quadros caí, a utilização da CPU também caí.

6WjS5mc.png




Quem dita o uso da CPU é principalmente a taxa de quadros.


Ue.
Mas se é a taxa de quadros q limita e o cara copocar vsync em 60 fps ou limitar no rivatuner 60fps? Ja q nenhum monitor ou tv reproduz mais de 60 quadros em 4k?

Pq um sli desses deve levar qlqr jogo em mais de 60 fps constantes...ou bem perto disso, se mexer nas configurações.... não?
 
Ue.
Mas se é a taxa de quadros q limita e o cara copocar vsync em 60 fps ou limitar no rivatuner 60fps? Ja q nenhum monitor ou tv reproduz mais de 60 quadros em 4k?

Pq um sli desses deve levar qlqr jogo em mais de 60 fps constantes...ou bem perto disso, se mexer nas configurações.... não?
Se você limitar a taxa de frames limita também o uso da CPU. Mais frames=maior uso da CPU...

Quem faria um SLi de GTX 1080 ti pra rodar na taxa de frames de somente uma GTX 1080 Ti ?

Jogadores de CS go então não podem rodar a 300 fps pq não temos monitores baratos de 300Hz ?

SLI de GTX 1080 ti + i5 8400 não é muito indicado. Como não tem Hyper Threading ficam apenas six cores. Acima ou próximo de 100 fps deve gargalar a CPU, dependendo do jogo.
 
Última edição:
Se você limitar a taxa de frames limita também o uso da CPU. Mais frames=maior uso da CPU...

Quem faria um SLi de GTX 1080 ti pra rodar na taxa de frames de somente uma GTX 1080 Ti ?

Jogadores de CS go então não podem rodar a 300 fps pq não temos monitores baratos de 300Hz ?

SLI de GTX 1080 ti + i5 8400 não é muito indicado. Como não tem Hyper Threading ficam apenas quatro cores, acima ou próximo de 100 fps deve gargalar a CPU.
So passei para falar que ele não esta com o i5 7400 que é Quad,mas esta com o i5 8400 que tem 6 cores.
Mas eu direi sim que o i5 8400 seguraria sim as GTX 1080Ti,ou seja não tiraria proveito do SLI,pois precisa sim de processamento do CPU,sendo que o i5 8400 tem apenas 2.8Ghz de frequemcia...
A ideias dos caras comprar SLI de GTX 1080Ti para usar vsync...chega de internet por hoje...
 
Última edição:
So passei para falar que ele não esta com o i5 7400 que é Quad,mas esta com o i5 8400 que tem 6 cores.
Mas eu direi sim que o i5 8400 seguraria sim as GTX 1080Ti,ou seja não tiraria proveito do SLI,pois precisa sim de processamento do CPU,sendo que o i5 8400 tem apenas 2.8Ghz de frequemcia...
A ideias dos caras comparar SLI de GTX 1080Ti para usar vsync...chega de internet por hoje...
Corrigi.

O problema é que o pessoal acredita que por algum motivo mágico 4K usa menos CPU. Tinha até uns comédia dizendo que o CPU deve estar em 100% pra ter o melhor desempenho...bobagens que vem sendo difundidas com muito empenho... Os sites de review também não ajudam o pessoal que não tem muita experiência - São tendenciosos.
A realidade é muito simples; o uso de CPU acompanha a taxa de quadros. Se o CPU está próximo de 100% de uso então ele está próximo de gargalar e segurar a GPU.
 
Última edição:
pra duas 1080Ti é uma asneira colocar um i58400, nao faz qqr sentido isso, o cara investe em duas VGA top e caras, e ai vai cagar no processador pq vai subutilizar o Sli dessas placas!!!

nessa maquina tem que ser Core i7 o mais top...pronto, simples assim, quem quer botar pra foder tem que foder direito, nao ficar na meia foda!!! kkkkkkkkkkkk
 
fala galera

Estou dando uma de coveiro kkk... no momento estou com um i5 8600k@5.0, já tenho uma strix 1080ti e estou quase pegando outra, pois ganhei da minha velha uma 47 4k LG, gostaria de aproveitar este ambiente, será que este i5 segura este SLI, mesmo em resoluções mais baixas?

Abraços
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo