[TÓPICO DEDICADO] GPUs Intel - Série Xe, informações, notícias, benchmarks, etc

Quantos anos levou nVidia e AMD para chegar no patamar de hoje?

Tudo depende da "pressa" da Intel em ter retorno sobre essa divisão,...eles vão ter que queimar muito dinheiro até ter um produto competitivo que bata de frente na mesma geração das outras concorrentes.

Eu até comentei que se não desse dinheiro eles iriam pular fora logo logo, mas BattleMage ainda é a 2a. geração deles.
nVidia tinha lançado a Riva 128 (2D) depois surgiu a TNT (3D), ai eles compraram a 3DFX (Voodoo) e lançaram a GeForce se não me engano.

AMD tá aí no mercado porque comprou ATi.

Acho que se a Intel continuar investindo poderá vir a concorrer sim.
O resultado da 770 é um bom sinal no meu ponto de vista para um começo, tá no caminho.

É uma pena a Matrox ter saído do mercado, era uma marca muito boa no 2D, superior a Riva 128 e TNT 64, mas não evoluiu e morreu,

É, aí vc tem um ponto. Ninguém começa gigante, mas agora quem tá começando (ou nem tanto) é a gigante Intel né... Ela já faz vídeo integrado ruim há muito tempo. Quero muito quebrar a cara com a Intel, mas eu esperava um começo melhor de uma empresa que já é tão gigante e tradicional.

Hate gratuito, comparar o grafico integrado de entrada com uma gpu dedicada....

A intel tem GPU mobile que bate de frente com RTX 2070...

Show, maravilha! Quero ver quando a turma que defende com unhas e dentes vai comprar as maravilhosas VGAs da Intel, já que ela já é tão boa assim. Quero ver quem será o primeiro corajoso do fórum.
 
É, aí vc tem um ponto. Ninguém começa gigante, mas agora quem tá começando (ou nem tanto) é a gigante Intel né... Ela já faz vídeo integrado ruim há muito tempo. Quero muito quebrar a cara com a Intel, mas eu esperava um começo melhor de uma empresa que já é tão gigante e tradicional.
O foco do iGPU da Intel nunca tinha sido até então ser competitivo contra as dedicadas, a gente que tinha uma expectativa diferente.

Vc se lembra do nForce, chipset de placa-mãe da nVidia,...era uma época que queríamos ter GeForce GT, mas era uma GeForce2 MX (mais lenta) soldado na placa-mãe para não comprar VGA dedicada e era controladora de HD, Som e Lan também.

igp128.jpg
mcpd.jpg


image036.gif


iGPU da Intel, além da dar vídeo, acelera encodamento e tarefas do pacote Adobe, nunca teve propósito gamer.

Agora que a Intel está entrando no mercado, e é diferente do início da aceleração 3D por hardware gráfico, existiam empresas para se comprar na época e absorver tecnologia, hoje depende de contratar os caras (bons ou não,...kkkk) de mercado e remar muito mais para desenvolver do zero.
 
Última edição:
O outro notebook é um Core i5 12450H (modelo voltado mais pra desempenho), um octa core com 12 threads (sendo 8 núcleos físicos)
Mas você pegou justamente o modelo com a iGPU capada. Esse modelo de processador é melhor para laptops com GPU dedicada, em que a iGPU é ativada quando roda na bateria.

Os i5 1135G7 e 1235U possuem igpus melhores (Iris Xe G7 80EUs, desempenho próximo a Vega 8 / 660M), por exemplo.

Estou pensando em montar um servidor Plex SFF, acho que vou colocar uma A380.
 
Mas você pegou justamente o modelo com a iGPU capada. Esse modelo de processador é melhor para laptops com GPU dedicada, em que a iGPU é ativada quando roda na bateria.

Os i5 1135G7 e 1235U possuem igpus melhores (Iris Xe G7 80EUs, desempenho próximo a Vega 8 / 660M), por exemplo.

Estou pensando em montar um servidor Plex SFF, acho que vou colocar uma A380.

Esse notebook não tem a menor pretensão gamer, até porque comprei pra minha mãe. Mas continuo achando sem perdão ser tão bosta em jogos básicos. Foi só um teste inocente, mas ok, sei que a Intel tá tentando deixar de ser tosca nesse ramo de uns tempos pra cá e quero realmente acreditar que ela não será um fracasso nessas GPUs dedicadas, embora não acredite ainda.
 
Intel lança driver para ARCs com melhoria de 5% a 48% em jogos DirectX11

"Se você gosta de jogar títulos mais antigos e possui uma GPU Arc da Intel, há boas notícias: A Intel ainda está melhorando ativamente o desempenho desses jogos. A atualização mais recente concentra-se em jogos DirectX11, com o objetivo de otimizar o desempenho na série Arc A (desktop/móvel) e Arc integrado (como na série Core Ultra). Esta atualização de driver promete aumentos de desempenho que variam de 5% a 48%, dependendo do jogo e das configurações.

Além disso, o driver corrige vários bugs em jogos como No Rest for the Wicked (corrigindo travamentos durante o prólogo) e Assetto Corsa, que apresentava problemas de tela cheia ao usar alt-tab. Correções para Halo Infinite com ray tracing e Diablo 4 também estão incluídas. No entanto, é importante notar que a lista de problemas conhecidos é bastante extensa. Para obter informações detalhadas, é recomendável verificar o tópico do driver. Se você encontrar algum desses problemas, lembre-se de que a Intel está trabalhando ativamente para resolvê-los. E se você se deparar com outros problemas não listados, não hesite em informar os engenheiros da Intel, pois eles também tratarão disso."

crY8g3Xz_o.png
 
Intel lança driver para ARCs com melhoria de 5% a 48% em jogos DirectX11

"Se você gosta de jogar títulos mais antigos e possui uma GPU Arc da Intel, há boas notícias: A Intel ainda está melhorando ativamente o desempenho desses jogos. A atualização mais recente concentra-se em jogos DirectX11, com o objetivo de otimizar o desempenho na série Arc A (desktop/móvel) e Arc integrado (como na série Core Ultra). Esta atualização de driver promete aumentos de desempenho que variam de 5% a 48%, dependendo do jogo e das configurações.

Além disso, o driver corrige vários bugs em jogos como No Rest for the Wicked (corrigindo travamentos durante o prólogo) e Assetto Corsa, que apresentava problemas de tela cheia ao usar alt-tab. Correções para Halo Infinite com ray tracing e Diablo 4 também estão incluídas. No entanto, é importante notar que a lista de problemas conhecidos é bastante extensa. Para obter informações detalhadas, é recomendável verificar o tópico do driver. Se você encontrar algum desses problemas, lembre-se de que a Intel está trabalhando ativamente para resolvê-los. E se você se deparar com outros problemas não listados, não hesite em informar os engenheiros da Intel, pois eles também tratarão disso."

crY8g3Xz_o.png
Vai ser interessante vermos a próxima geração da Intel, tomara que nada tenha mudado e consigam lançar placas competitivas, ao menos, até a linha high end (flagship já acho difícil)
 

Placas gráficas Intel Arc Battlemage X2 e X3 detectadas: até 448 EUs e interface de barramento de 256 bits​


As placas gráficas Arc Battlemage “X2” e “X3” foram identificadas com até 56 núcleos Xe2 e uma interface de barramento de 256 bits.

As novas informações sobre as placas gráficas Arc Battlemage “Xe2” da Intel vêm de nbd.ltd e Volza, que registram principalmente os dados alfandegários e de remessa em seus bancos de dados online.

De acordo com os novos dados, a Intel parece estar usando novos codinomes X2 e X3 para suas placas gráficas de próxima geração, embora não se saiba se essas são marcas oficiais ou apenas codinomes internos para as placas. Uma das placas foi listada em “Churchill Falls” e é supostamente um SKU cancelado baseado no dado BMG-G10.

Intel-Arc-Battlemage-X2-and-X3-Graphics-Cards-_1-1208x1456.png
Intel-Arc-Battlemage-X2-and-X3-Graphics-Cards-_2-1324x1456.png


Começando com os detalhes, primeiro temos a placa gráfica Intel Arc Battlemage “X3” que utiliza a matriz GPU BMG-G10. Este é um SKU principal que foi relatado há algum tempo, mas com base em relatórios recentes, parece ter sido cancelado. O espaço é preenchido com as matrizes BMG-G21 e BMG-G31.

Esperava-se que esta placa gráfica apresentasse 448 EUs ou 28 núcleos Xe2 e apresentasse um PCB de 8 camadas com uma interface de barramento de 256 bits. A placa gráfica apresentava 16 GB de memória GDDR6(x) e isso é o máximo de informação que podemos extrair sobre esta parte.



Agora não há evidências se este SKU ou GPU foi cancelada, exceto pelos rumores, mas seria bom ver a Intel fazendo uma placa gráfica de última geração como esta dentro de sua linha Arc Battlemage.

O segundo SKU é um mistério maior, já que não há como dizer qual GPU ela realmente abriga, mas vimos referências à matriz BMG-G21, então essa pode ser a apresentada nesta placa de vídeo. A GPU BMG-G21 já apareceu nos mesmos registros e a Intel parece estar testando uma série de dissipadores de calor com ventoinha ativa com essas amostras de engenharia.

Intel-Arc-Battlemage-X2-and-X3-Graphics-Cards-_4.png


Além dessas, as GPUs Intel Arc Battlemage BMG-G31 também apareceram há algum tempo com até 32 núcleos Xe2, metade da quantidade do chip BMG-G10.

O que realmente sabemos sobre as placas gráficas Intel Arc Battlemage é que elas podem oferecer até 50% de aumento de desempenho em relação aos chips Alchemist existentes, oferecer um novo mecanismo de ray tracing e alguns recursos realmente incríveis, como suporte VVC, além de melhorias em termos de suporte de software e driver. Espera-se que as GPUs Arc BMG “Battlemage” Xe2 da Intel sejam lançadas ainda este ano, portanto, fique ligado para mais informações.

Intel Arc Battlemage Graphics Card "Rumored" Specs:​

GRAPHICS CARD VARIANTARC B***ARC B***ARC A770
GPU DieArc BMG-G31Arc BMG-G21Arc ACM-G10
Process NodeTSMC 5nm?TSMC 5nm?TSMC 6nm
Die SizeTBDTBD406mm2
Shading Units (Cores)4096 (32 Xe2-Cores)2048 (16 Xe2-Cores)4096 (32 Xe-Cores)
GPU Clock (Graphics)TBDTBD2.10 GHz
Memory Capacity16 GB GDDR6(x)?12 GB GDDR6(x)?16 GB GDDR6
Memory SpeedTBDTBD17.5 Gbps
Memory Bus256-bit192-bit256-bit
BandwidthTBDTBD560 GB/s
TGPTBDTBD225W
Price (at launch)TBDTBD$349
News Source: @harukaze5719

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo